No início desta semana, na última segunda-feira (14), o Blog do Badiinho reportou matéria relatando o grande volume de água que havia caído na madrugada, que de acordo com o climatologista da UFCAT, professor Rafael Ávila, foram 101,8mm de chuva em apenas 6 horas, e com isso, vários leitores e seguidores nas nossas redes sociais, enviaram fotos e vídeos de córregos e represas que transbordaram como a chuva volumosa.
“Observamos que as represas estão comportando a grande volume de água de acordo com esperado, não foi observado irregularidades na contenção e na vazão do volume e as estruturas se mantém preservadas”, concluíram os Sargentos Ricardo e Marinaldo do 10º BBM, responsáveis pela operação de monitoramento das represas em Catalão na última segunda-feira (14/02).
No dia 7 de janeiro deste ano, também por decorrência do grande volume de chuva, o Corpo de Bombeiros realizaram vistorias nas represas de Catalão.
Com a aprovação do primeiro autoteste de Covid-19 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a expectativa é que ainda em fevereiro o Brasil tenha nas prateleiras das farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados aproximadamente 20 milhões de exames para venda à população. Os preços vão variar de acordo com cada estabelecimento, mas a empresa responsável pela distribuição no país, a CPMH Produtos Hospitalares, prevê cobranças menores que as praticadas no mercado internacional e em comparação com as dos testes realizados em laboratórios.
“O custo para a população brasileira será muito mais competitivo do que os autotestes disponíveis na Europa e nos Estados Unidos, para adequar à nossa realidade”, declarou ao R7 o responsável técnico da empresa, Rander Avelar. Ele completou que, por não ter o serviço agregado de um profissional de saúde, “é lógico e o racional que o custo para o indivíduo seja menor do que o de um teste profissional feito em uma farmácia ou laboratório”. É possível encontrar testes rápidos em farmácias na faixa de R$ 50 a R$ 150.
O produto que obteve o aval da Anvisa recebeu o nome de Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno. Ele é produzido pela empresa chinesa Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology. A autorização da Anvisa foi concedida nesta quinta-feira (17), após a reguladora entender que os critérios técnicos de qualidade e desempenho definidos pela agência e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) haviam sido atendidos.
Na avaliação de Avelar, a primeira remessa que chegará ao país ainda representa “uma quantidade muito pequena frente à necessidade de testagem nacional”, mas novas requisições podem ser feitas de acordo com a demanda. “Do ponto de vista comercial, o fornecedor tem uma capacidade que pode ser escalável, e estamos muito confortáveis em aumentar ou ajustar a necessidade para importação ao mercado brasileiro.”
O responsável técnico avalia, no entanto, que é provável que outras empresas também obtenham autorização da Anvisa, o que aumentará a oferta. “É uma questão de tempo para se fazer uma análise com critério que sempre foi. Nossa Anvisa é considerada uma das melhores agências do mundo do ponto de vista de regulação sanitária”, afirmou.
Todos os processos de registro de produtos relacionados à Covid estão sendo priorizados pela Anvisa, garante a agência. Dos 69 pedidos de registro de autoteste junto à reguladora, 34 já foram distribuídos à área responsável, 17 aguardam mais documentos para prosseguir com o processo, 10 foram reprovados, 2 estão em análise e 4 estão com avaliação concluída, aguardando publicação no DOU (Diário Oficial da União). Essas avaliações pendentes de publicação oficial podem ter sido positivas ou negativas quanto à concessão de registro.
Como funcionará o autoteste
Apesar de o autoteste ser parecido com os testes rápidos já disponibilizados em farmácias, Avelar pondera que há diferença entre os produtos, e que, por isso, é necessário o registro de cada novo exame. “Não se trata do mesmo teste com apenas outra bula para o indivíduo fazer o autoexame. É um produto adaptado, com estudo de usabilidade, para que o consumidor possa utilizá-lo da forma correta.”
Nesse caso, por exemplo, o cotonete usado para a extração da amostra é menor do que os que acompanham testes laboratoriais. Além disso, ele é específico para coletas pelo nariz, e não avançam para a faringe. “Tudo é pensado para que o consumidor possa utilizá-lo de forma correta, diminuindo o risco de erro”, explica.
A indicação na bula é que o autoteste seja utilizado entre o primeiro e o sétimo dia do início de sintomas (como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo). Caso a realização do exame ocorra porque o indivíduo, sem sintomas, teve contato com alguém que testou positivo, a recomendação é aguardar cinco dias para realizar o autoteste.
Em cada caixa do produto haverá um exame de antígeno, contendo um cotonete nasal, um tubo com a solução para que a amostra seja diluída e o cartão que aponta o resultado, além da bula. Em até 15 minutos, o exame mostra se a pessoa está ou não com Covid-19. “Diferente do que se faz na farmácia ou laboratório, esse autoteste não tem uma indicação de diagnóstico, e sim de triagem, sendo necessário, no caso de um resultado positivo, que o indivíduo procure a unidade mais próxima de saúde para confirmar o diagnóstico”, alertou Avelar.
Policiais de Catalão apreenderam uma carga de drogas avaliada em 300 mil reais na noite desta quinta-feira (17), em Catalão. Aproximadamente 5 kg de cocaína escama de peixe (entorpecente considerado de alto valor para o tráfico de drogas) estavam escondidos no bagageiro do ônibus que saiu da pista e tombou em Campo Alegre de Goiás.
Foto: Polícia Militar/ Reprodução
O acidente foi em 15 de janeiro e deixou uma pessoa morta e mais de 20 feridas. Dois ocupantes fugiram sem prestar socorro. No ônibus haviam 53 pessoas quando saiu da pista e tombou na rodovia BR-050, entre Campo Alegre de Goiás e Ipameri.
De acordo com a polícia, depois do acidente o ônibus foi recolhido e estava no pátio de uma empresa de remoção. Foi então que depois de uma denúncia anônima os policiais acabaram encontrando a droga no bagageiro do veículo.
A principal hipótese levantada pela polícia sobre a causa do acidente é de que um dos motoristas, que revezava a direção, teria dormido ao volante. Ele foi arremessado para fora do veículo e teve a morte confirmada no local.
O ônibus partiu de Piripiri (PI) e seguia viagem para a capital paulista. A fuga da dupla sustenta a suspeita da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária de que o ônibus seja de origem clandestina, mas ainda não há confirmação por parte da perícia.
Wellington Borges, diretor da Casa de Apoio de Catalão Eurípedes Pereira, em Goiânia, confirmou em entrevista ao Badiinho que em quase 5 anos mais de 83 pessoas entre pacientes e acompanhantes foram atendidos na casa. Foto: Badiinho Moisés
Inaugurada em 2017, a Casa de Apoio de Catalão Eurípedes Pereira, situada em Goiânia, já atendeu um total de 83.219. A informação foi dita pelo próprio diretor do projeto, Wellington Aparecido Borges, em entrevista ao Blog do Badiinho nesta sexta-feira (18).
O local oferece abrigo e assistência a pessoas em condições de vulnerabilidade. O apoio consiste em acolher os pacientes temporariamente, principalmente os que precisam de Tratamento Fora do Domicilio (TFD) ou aqueles com agendamento de consultas, exames e cirurgias em todas as especialidades na capital.
“A gente faz esse trabalho, com todo o respeito aos pacientes. É muito gratificante pra todo mundo. Todos os pacientes são tratados com muito carinho”, diz o diretor.
Em entrevista ao Badiinho, o diretor afirmou que com a chegada da pandemia houve uma baixa na procura por atendimento (cerca de 12 mil pessoas só em 2020). O que explica isso é o alto índice de cancelamento de cirurgias em função da superlotação de hospitais públicos e particulares para tratamento de pacientes com covid-19.
Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, o ano de 2021 mal começou e já pensaram pelo local mais de 14 mil pessoas.
“Aqui tem dias que não tem menos que 10 carros. É uma logística grande que passa por aqui”, salientou.
São oferecidos dormitórios, quartos especiais para atender pacientes em situações mais críticas, conta com refeições como café da manhã, almoço e janta, além de transporte dos pacientes e acompanhantes em hospitais e clínicas, e até lavanderia.
Badiinho ao lado de todos os colaboradores da Casa de Apoio de Catalão Eurípedes Pereira, em Goiânia, capital de Goiás. Foto: Badiinho Moisés
Subiu para 130 o número de mortos na tragédia das chuvas em Petrópolis, na região serrana, na manhã desta sexta-feira (18). Ao menos 116 pessoas estão desaparecidas na cidade, segundo a última atualização da Polícia Civil. A informação é de uma reportagem do portal R7.
Na tarde desta quinta-feira (17), voltou a chover no município, que há dois dias foi castigado pela pior tempestade dos últimos 90 anos. A Defesa Civil acionou sirenes em 14 localidades e emitiu alerta de mobilização para evacuação de moradores das áreas de risco do Quitandinha.
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, foi possível ver que as ruas voltaram a ficar alagadas em alguns pontos, como no bairro Alto da Serra. Ainda há previsão de chuva até sábado (19).
As autoridades também continuam em alerta para riscos de novos deslizamentos. A rua Nova, na comunidade 24 de Maio, e a rua Teresa, na Vila Manoel Correa, foram interditadas. A Defesa Civil realizou a evacuação das áreas.
“De acordo com a análise de geólogos da Defesa Civil, a situação requer a ação de caráter preventivo, tendo em vista as grandes dimensões do bloco rochoso existente na região, que está localizado a montante da Rua Nova, em meia encosta”, informou por meio de nota.
As pessoas desalojadas foram encaminhadas para a Escola das Comunidades Santo Antônio, já que a estrutura para acolhimento da população que funcionava no bairro teve que ser desmobilizada por conta do risco no momento.
A orientação é que a população busque locais seguros, como os pontos de apoio. De acordo com a Defesa Civil, essas estruturas estão ativas nas escolas Marcelo Alencar, na avenida Amaral Peixoto; Chiquinha Rolla, na rua Campos, n° 1; e Escola Paroquial Bom Jesus, na rua Dr. Thouzet, n° 820.
Cerca de 500 bombeiros atuam nas buscas por vítimas em Petrópolis, com a ajuda de cães farejadores, viaturas do tipo 4×4 e botes, além de aeronaves das forças de segurança do Estado.
Secretaria da Economia do Estado de Goiás. Foto: Secom -Governo de Goiás/Reprodução
O Governo de Goiás publicou no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (18/02), o Edital de Chamamento Público de Restos a Pagar processados entre os exercícios financeiros de 2016 a 2018. Desta vez, os credores poderão receber débitos antigos, com valor original a partir de R$ 100 mil e, inclusive, dívidas superiores a R$ 1 milhão. O desconto mínimo é de 20%.
A renegociação atingirá débitos inscritos em restos a pagar e é feita por adesão, na qual os credores concordam com o desconto. Os créditos inscritos em dívida ativa do Estado de Goiás poderão ser utilizados como compensação dos débitos a serem negociados, conforme regulamento próprio. “Mais um avanço no equilíbrio das contas públicas e na melhoria da qualidade dos gastos, com um controle efetivo da prestação dos serviços”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.
A iniciativa foi proposta pela Secretaria de Estado da Economia. A titular Cristiane Schmidt explica que desde o início da administração o Estado adotou como regra o esforço fiscal. “Vislumbra-se uma situação melhor no curto prazo para as finanças estaduais, o que nos permite honrar, de forma mais segura e célere, as pendências deixadas por gestões passadas”, afirmou a secretária.
O edital está baseado na Lei 21.221/2021, que autoriza a renegociação dos débitos inscritos em Restos a Pagar Processados, no âmbito da administração pública estadual. Os credores devem manifestar interesse na negociação, e procurar a Secretaria da Economia, de 21 de fevereiro a 30 de março.
Todos os documentos relativos ao Edital, bem como a legislação, estão disponíveis no site da Economia, clicando no banner “Chamamento Público de Restos a Pagar”, ou direto em: www.economia.go.gov.br/chamamentopublico.
O seu final de semana está garantido no Fogão de Lenha Show com duas bandas, o Jeito Mineiro e os Garotos 100%, nesta sexta-feira (18) e sábado (19), a partir das 22 horas.
Lembrando que mulheres até às 22h não pagam ingresso e o acesso exclusivo ao Fogão de Lenha Show é pela Rua Augusto Silvestre (Rua da Transzero).
De acordo com pesquisadores japoneses, o subtipo BA.2 da Ômicron é mais grave e mais infeccioso do que a primeira linhagem da variante. Diante dessas descobertas, os cientistas apontam que a subvariante deve ser reconhecida como cepa única de preocupação. A informação foi publicada em uma reportagem do jornal Metrópoles.
Publicado na última segunda (14/2) na plataforma BioRxiv, o estudo indica que a sublinhagem vai se espalhar pelo mundo mais facilmente que a Ômicron original, o que representa um risco ainda maior para a saúde global. A publicação é um pré-impressão e ainda precisa ser revisada por pares.
Com base em dados epidemiológicos de vários países, cientistas das universidades de Tóquio, Kumamoto, Hokkaido e Kyoto afirmam que a velocidade de reprodução da BA.2 é 1,4 vez maior que a verificada para a primeira linhagem da Ômicron.
Em comparação à versão original, a BA.1 apresenta mais de 50 diferenças na estrutura viral. Essa quantidade equivale a quase o dobro das mutações que existiam entre a Delta e a primeira forma de coronavírus.
O que se sabe sobre a presença do subtipo da Ômicron no Brasil:
Segundo a análise, é provável que a BA.1 tenha surgido antes dos demais subtipos da Ômicron. Além disso, baseando-se nos resultados, os pesquisadores sugerem que a diversificação da Ômicron ocorreu na província de Gauteng, na África do Sul.
Embora BA.1 tenha se espalhado mundialmente antes, a frequência da linhagem BA.2 aumentou e ultrapassou a subvariante original em vários países, como Filipinas, Índia, Dinamarca, Cingapura, Áustria e África do Sul.
Resistência imunológica
Uma das mutações do subtipo ocorre na proteína Spike, responsável pela entrada do coronavírus nas células humanas. Essa mudança pode gerar alterações no contágio e na resistência imunológica. Para revelar as características de BA.2, os profissionais realizaram um ensaio clínico com formas do vírus e anticorpos gerados pela vacinação.
Assim como a linhagem original, a BA.2 também foi bastante resistente à proteção induzida pelas vacinas. Além disso, os dois tipos da Ômicron foram bastante resistentes aos anticorpos gerados pela contaminação da Delta e da Alfa.
“Esses dados sugerem que, semelhante ao BA.1, o BA.2 é altamente resistente aos antissoros induzidos pela vacinação e infecção com outras variantes do Sars-CoV-2”, afirma o estudo.
Manifestação da doença
Para investigar a dinâmica da replicação viral de BA.2 em organismos vivos, os pesquisadores conduziram experimentos de infecção em hamsters. Eles analisaram que os contaminados com a subvariante BA.2 ficaram mais magros e com mais distúrbios respiratórios, em relação aos animais que pegaram a BA.1. Tal fato indica que a nova linhagem é mais patogênica.
No primeiro dia depois da infecção, a quantidade de vírus BA.2 nos pulmões dos hamsters foi 9,3 vezes maior, em comparação com os pulmões dos animais contaminados com a forma original.
Após três dias de contato com o coronavírus, a linhagem inicial da Ômicron atingiu o seu ápice e tinha uma quantidade 5,4 vezes maior que o novo subtipo. No quinto dia, proteínas do vírus quase desapareceram nos pulmões contaminados com BA.1, mas permaneceram nos animais infectados com BA.2.
O climatologista, Rafael Ávila, disse que essas ocorrências poderão ocorrer em virtude de uma frente fria que está se deslocando pelo litoral norte do Rio de Janeiro e pelo Espirito Santo, a qual está associado ao transporte de umidades em baixos níveis da atmosfera e a passagens de cavados. Com relação as temperaturas, Ávila disse que os valores estão previstos entre 19ºC e 32ºC e a umidade relativa do ar ficará entre 40 e 98%.
Sobre dados do volume de chuva, Rafael Ávila disse as maiores chuvas neste mês foram no dia 06, sendo registrado um total de 110mm e o segundo volume maior de chuva do mês até o momento, foi registrado nessa semana, na madrugada de segunda-feira (14), quando em 06h choveu um total de 101,8mm.
O volume total durante todo o mês de fevereiro foi de 430,4mm, o equivalente a 119% com relação à média histórica e mais do que dobro esperado para todos este mês.
COMUNICADO DE ALERTA DO LABORATÓRIO DE CLIMATOLOGIA DA UFCAT
Uma frente fria em deslocamento pelo litoral norte do Rio de Janeiro e pelo Espírito Santo, associado ao transporte de umidade em baixos níveis da atmosfera e a passagem de cavados, que são áreas alongadas de baixa pressão atmosférica, indica previsão de que ao longo dos próximos dias na cidade de Catalão e região, haverá maior potencial para ocorrência de vendavais, raios e/ou chuva torrencial devido à combinação de calor e umidade com tendência de registros acumulados significativos com chuvas irregulares e pontuais. Em relação às temperaturas os valores previstos estão entre 19ºC a 32ºC e os índices de umidade relativa do ar entre 40% a 98%.