Início Site Página 924

Polícia flagra mais de 100 bovinos sendo transportados sem nota fiscal, em Catalão

0
Foto: PRF/Reprodução

Policiais rodoviários federais, estavam em fiscalização na base da PRF, na BR 050 em Catalão, nesta quarta-feira (16), quando pararam os caminhões boiadeiros e, durante vistoria, desconfiaram da documentação apresentada.

Os 116 animais estavam em três caminhões de transporte de gado e os motoristas entregaram nota fiscal e guia de transporte animal – GTA, que são documentos necessários para o transporte, porém estavam em rota contrária do percurso autorizado.

A PRF solicitou apoio da Agrodefesa e Receita Estadual que confirmaram a fraude. Os documentos apresentados foram desconsiderados e os responsáveis pelos animais foram multados em mais de 50 mil reais para cada veículo pelos órgãos envolvidos.

Os caminhões estavam em rota para Minas Gerais e a documentação foi emitida para transporte dentro do estado para sonegação fiscal e isenção de tarifa na emissão de GTA.

O gado teve que retornar para as fazendas de origem e serão vistoriados pela Agrodefesa.

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da PRF Catalão-GO

Cobra é encontrada dentro de abrigo de cães em Goiandira

0
Foto: Corpo de Bombeiros

Uma jibóia foi encontrada dentro da baia de um abrigo de cães na tarde desta quinta-feira (17), em Goiandira, cidade a 17 km de Catalão.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h para retirar o animal no abrigo, que fica na rodovia GO-210. Com ajuda de equipamentos de proteção individual (EPI’s), os bombeiros retiraram a cobra.

O animal foi retirado em segurança e depois levado ao Cetas municipal.

As jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores, portanto não são venenosas. O animal mata sua presa por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo.

Ao contrário do que muita gente acredita, as serpentes assim não sufocam a presa ou quebram seus ossos. Um estudo sobre a constrição em jiboias mostrou que a constrição interrompe o fluxo sanguíneo (e, com isso, o fluxo de oxigênio), necessário para órgãos vitais como o coração e o cérebro, levando à morte em pouco tempo.

Publicado por: Badiinho Moisés

Após tragédia, chuva volta a cair em Petrópolis; Defesa Civil aciona 14 sirenes

0
Foto: R7/Reprodução

A chuva voltou a cair na cidade de Petrópolis, na Região Serrana, na tarde desta quinta-feira (17), dois dias após o pior temporal dos últimos 90 anos no município deixar mais de 100 mortos. Segundo reportagem do portal R7, a Defesa Civil acionou 14 sirenes para alertar a população sobre o risco de chuva forte.

Os moradores das localidades da 24 de Maio, Ferroviários, Vila Felipe (Chácara Flora), Sargento Boening, São Sebastião (Adão Brand, Vital Brasil) e Siméria receberam o aviso sonoro.

Também foi emitido alerta de mobilização para evacuação de moradores das áreas de risco do Quitandinha, por SMS e grupos de comunicação por aplicativo, em razão do volume de chuva que atinge a cidade no momento.

Há previsão de pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte principalmente entre os períodos da tarde de quinta (17), sexta (18) e sábado (19), com a possibilidade de raios e rajadas de vento forte.

Mais cedo, a prefeitura pediu que as pessoas se desloquem para locais seguros, como os pontos de apoio. Estas estruturas estão ativas nas escolas Marcelo Alencar, na avenida Amaral Peixoto; Chiquinha Rolla, na rua Campos – n° 1; e Escola Paroquial Bom Jesus, rua Dr. Thouzet, n° 820.

Nestes locais, a população receberá o suporte de profissionais de Assistência Social, Saúde, Educação, Agentes Comunitários, além da Defesa Civil.

A Defesa Civil orientou ainda que a população fique atenta aos avisos e siga as orientações de segurança. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Rua esvaziada

Em meio às buscas pelas vítimas, a cidade de Petrópolis ainda sofre com riscos de novos deslizamentos, o que pode atrapalhar o trabalho dos mais de 500 bombeiros que atuam no local.

Nesta tarde, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros evacuaram a rua Nova, na comunidade 24 de Maio, em Petrópolis, após

a ocorrência de um deslizamento no início da tarde desta quinta-feira (17).

Vítimas da tragédia

Ao menos 110 mortes já foram confirmadas pelas autoridades em Petrópolis, na Região Serrana, após um temporal atingir a cidade na quarta-feira (15). O município foi castigado pela enxurrada e deslizamentos. O volume registrado em seis horas foi maior do que o previsto para todo o mês de fevereiro.

De acordo com a última atualização da Polícia Civil, 116 pessoas continuam desaparecidas na cidade. Os registros foram feitos pela DDPA (Delegacia de Descoberta de Paradeiros), que integra a força-tarefa da instituição para atender as vítimas.

Os agentes da especializada estão percorrendo os pontos de apoio e abrigos da cidade para preencher formulários e confeccionar as formalidades necessárias.Os dados estão sendo cruzados com a relação do IML.

Durante o trabalho dos policiais da DDPA, três pessoas que constavam na lista de desaparecidos foram localizadas no Colégio Estadual Rui Barbosa. Outras 15 tiveram o óbito confirmado. Ao menos seis identificações estavam duplicadas.

Publicado por: Badiinho Moisés

Entenda por que está chovendo mais nesse verão

0
Foto: Pixbay/ Reprodução

A ocorrência de chuvas acima da média em quase todo o Brasil neste verão já estava sendo esperada pelos meteorologistas após o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) alertarem para esse cenário ainda em dezembro do ano passado. Essas são informações publicadas no portal R7.

Ao longo dos últimos quase dois meses, chuvas torrenciais foram registradas no sul de Minas Gerais, no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro, que teve a tragédia na cidade de Petrópolis como o episódio mais recente. As consequências foram alagamentos em vias urbanas, deslizamentos, prejuízos para comerciantes e moradores e muitas mortes.

O verão é a estação com as mais altas temperaturas do ano e também o período em que mais chove. Nessa época o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade. No entanto, segundo o professor e pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Wilson Roseghini, alguns fatores estão atuando em conjunto para a maior ocorrência de chuvas pelo Brasil.

Roseghini explica que existe uma zona de convergência — ou seja, uma região onde duas ou mais correntes de ar se encontram e interagem — chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que é de umidade e frentes frias.

A ZCAS se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atântico Sul, influenciando no tempo. No verão, segundo o professor, essa zona de convergência, ou faixa de nebulosidade, não consegue avançar muito pelo país e estaciona na região Sudeste, provocando chuvas.

“A ZCAS se forma quando uma frente fria está avançando pelo país — e isso acontece o ano inteiro, até mesmo no verão. Mas, como estamos na estação mais quente do ano, essas massas de ar polares são barradas e estacionam, geralmente na região Sudeste. E, quando isso acontece, sobretudo por cerca de três dias ou mais, essa massa de ar polar vira umidade e favorece a ocorrência de chuvas”, afirma.

El Niña

Outro fator que também está influenciando na maior incidência de chuvas pelo país, de acordo com o professor, é o fenômeno conhecido como La Niña, que consiste no resfriamento das águas do oceano Pacífico, que banha a costa oeste da América so Sul.

Em um primeiro momento, esse fenômeno favoreceu um posicionamento mais ao norte da ZCAS. Não por acaso, nos últimos dias de dezembro do ano passado, diversas regiões na Bahia e de Minas Gerais foram afetadas por chuvas torrenciais. Com o passar do tempo, no entanto, a La Niña foi se enfraquecendo, e suas consequências foram se alastrando pela região Sudeste do Brasil.

Vale ressaltar ainda que a La Niña também influencia outra zona de convergência chamada Intertropical (ZCIT), que, diferentemente da ZCAS, não é um sistema meteorológico regional, mas sim global. Trata-se de uma faixa de nebulosidade que circunda o planeta e oscila de acordo com as estações do ano.

A ZCIT transfere calor e umidade dos oceanos dos níveis inferiores da atmosfera das regiões tropicais para os níveis superiores da toposfera e para as médias e altas latitudes, ou seja, mais distantes da linha do Equador, favorecendo, dessa forma, a ocorrência de chuvas.

“No inverno, essa faixa de nebulosidade vai para o Hemisfério Norte — por isso é que lá é verão nesta época do ano. Já no nosso verão, esse sistema é empurrado para o Sul e vem ‘descendo’ até fevereiro ou março. Por esse motivo também é que as chuvas torrenciais começaram a ocorrer no Norte e no Nordeste do país e foram ‘descendo’ até a região Sudeste”, diz.

Publicado por: Badiinho Moisés

Catalão registra mais de mil casos de covid em menos de duas semanas

0
Foto: Reprodução

A primeira quinzena de fevereiro foi marcada por uma explosão de casos de covid-19 em Catalão. Nas duas primeiras semanas (entre os dias 01/02 e 11/02), o município contabilizou 1.113 casos da doença. A informação é de um levantamento feito pelo Blog do Badiinho levando em consideração os boletins divulgados diariamente pela Prefeitura de Catalão.

O menor índice de positivados do mês foi no dia 1°, quando 95 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Já o maior índice foi no dia 07/02 (segunda-feira), quando o boletim da prefietura apontou 234 testes positivos. Vale ressaltar que esse último dado pode ser explicado pelo represamento de casos durante o final de semana, e, por isso, só divulgado na segunda-feira com um número maior que o normal.

Pico da Ômicron 

Especialistas apontam que a causa da explosão de casos pode estar relacionada ao relaxamento de medidas de controle da doença somado à circulação da ômicron, variante do coronavírus que tem um potencial maior de transmissão.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) acredita que o pico da circulação da vaiante ômicron no estado pode acontecer ainda em fevereiro. A superintendente de vigilância em saúde, Flúvia Amorim, afirma que a estimativa é de que o ponto mais elevado de contaminações pelo coronavírus já tenha chegado ou passado no território goiano até o final do mês.

Diz ainda que a estimativa do pico não é algo concreto e fixo, já que não o cenário epidemiológico pode variar de acordo com o comportamento do vírus.

“Não tem como precisar, é uma estimativa. Nós avaliamos como aconteceu em outros países, quanto tempo demorou para ocorrer o pico em lugares como a África do Sul, por exemplo. No entanto, isso não significa que vai acontecer da mesma forma em Goiás”, declarou.

Publicado por: Badiinho Moisés

Mais de 50 policiais fazem operação contra o tráfico de drogas em Três Ranchos

0

 

Foto: Polícia Civil/ Reprodução

A polícia deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Lock Down na cidade de Três Ranchos. O objetivo é prevenir e reprimir a prática de tráfico de drogas na cidade turística.

Após levantamentos feitos pelas forças de segurança, a Polícia Civil fez buscas em vários locais do município.

A operação contou com cerca de 50 policiais civis e militares – com apoio das Delegacias do 1 e 2 DP de Catalão, Ipameri, Goiandira, Ouvidor e Três Ranchos, pela Polícia Civil, e do 18° BPM e da CPE/Catalão, pela Polícia Militar – e 16 viaturas, foram cumpridos 11 Mandados de Busca Domiciliar.

Durante as diligências foram aprendidas pequenas porções de drogas, as quais eram guardadas para uso próprio, e dois investigados foram autuados.

“Com mais essa Operação, as forças de segurança cumprem seu papel no combate à criminalidade, sendo que conforme orientações dos comandos da 9a DRP e do 9° CRPM outras operações desse porte serão desencadeadas nas demais cidades da região”, disse a polícia em nota à imprensa.

Publicado por: Badiinho Moisés

Número de mortos em Petrópolis passa de 100 

0

NL

Foto: ReproduçãoO Ministério da Defesa autorizou nesta quinta-feira (17/2) o emprego das Forças Armadas para atuar em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, alvo de fortes chuvas que causaram deslizamentos e enchentes e pelo menos uma centena de mortes. A informação é de acordo com o jornal Metrópoles.

Segundo o texto, as Forças Armadas vão atuar em apoio à Defesa Civil, em coordenação com os órgãos municipais, estaduais e federais, a fim de contribuir para a mitigação dos efeitos das chuvas na região.

A portaria foi assinada pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, que substitui o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que está afastado do Brasil por acompanhar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em viagem à Rússia e à Hungria. O texto foi publicado na edição desta quinta do Diário Oficial da União (DOU).

Até esta madrugada, foram confirmadas 104 mortes. Entre as vítimas, há pelo menos oito crianças. A quantidade de desaparecidos ainda está sendo contabilizada, mas o cadastro do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), feito até o início da noite de quarta-feira (16/2), indica que ao menos 35 pessoas são procuradas.

Publicado por: Badiinho Moisés

Saúde de Catalão segue vacinando crianças de a 11 e outras pessoas contra Covid-19 nesta quinta-feira (17)

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 6 a 11 anos de idade

 

Catalão segue  com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Nesta quinta-feira (17), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 6 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC.

Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca imunossuprimidos e população adulta para receberem a Terceira Dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 28 dias, para aplicação da terceira dose. E também convoca os adultos que receberam a segunda dose até o dia 17 de outubro.

A imunização está acontecendo hoje,  quinta-feira (17), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (17/10), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização acontecerá nesta quinta-feira (17), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

                                               
Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria Municipal de Saúde 

Quer trabalhar? Então confira em qual das 36 vagas da Secretaria do Trabalho e Renda desta quinta-feira (17/02) você se encaixa

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 17/02/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Ajudante de Carga e Descarga com experiência CNH “D”, masculino – 01 vaga;

2. Ajudante de Queijeiro com experiência, ambos sexos – 01 vaga;

3. Ajudante de Serralheiro, masculino – 01 vaga;

4. Almoxarife com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

5. Auxiliar de Linha de Produção com experiência, masculino – 02 vagas;

6. Chapeiro com experiência e disponibilidade de horários, ambos os sexos – 01 vaga;

7. Empacotador com experiência, masculino – 01 vaga;

8. Encarregado de Turno com disponibilidade de horário, experiência na área da alimentação será um diferencial, ambos os sexos – 01 vaga;

9. Entregador de Gás, com experiência , CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

10. Garçom com experiência e atendimento ao público, para trabalhar em período noturno, masculino – 01 vaga;

11. Jardineiro com experiência, masculino – 01 vaga;

12. Marceneiro ou Auxiliar de Marcenaria com experiência, masculino – 01 vaga;

13. Mecânico de Automóveis com experiência, masculino – 01 vaga;

14. Mecânico de Manutenção Industrial com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

15. Mecânico de Motos com experiência, masculino – 01 vaga;

16. Montador de Móveis com experiência, masculino – 01 vaga;

17. Motorista de Caminhão Caçamba com experiência na CTPS, CNH “E” e disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

18. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “D”, para também auxiliar na carga e descarga de mercadorias, masculino – 01 vaga;

19. Motorista Entregador, para trabalhar com entregas de aplicativo, moto própria, CNH “A”, ambos os sexos – 01 vaga;

20. Auxiliar de Serviços Gerais com experiência, masculino – 01 vaga;

21. Padeiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

22. Padeiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

23. Pedreiro, com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

24. Recepcionista Atendente, feminino – 01 vaga;

25. Recepcionista de Hotel com experiência na CTPS, para trabalhar das 18h às 06h, masculino – 01 vaga;

26. Repositor de Horti Fruti, masculino – 02 vagas;

27. Repositor de Mercadorias com experiência, para trabalhar de sexta à domingo, masculino – 01 vaga;

28. Técnico em Segurança do Trabalho, com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

29. Trabalhador Rural com experiência, para tirar leite e fazer queijos, morar em fazenda próximo a Davinópolis, masculino – 01 vaga;

30. Vendedor Interno com experiência, conhecimento no pacote Office, feminino – 01 vaga;

31. Vendedor Interno com experiência na área de construção civil, ambos os sexos – 01 vaga;

32. Vendedor Interno com experiência no ramo de ferramentas, masculino – 01 vaga;

33. Vendedor Pracista com veículo próprio, para trabalhar no ramo de produtos rurais, que tenha MEI ou que tenho interesse em abrir, ambos os sexos – 01 vaga.

 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

DESAPARECIDO: familiares de Divininho do Moto-Taxi estão à sua procura

0
Divininho do Moto-Taxi está desaparecido desde a manhã da última terça-feira (15). Foto: Arquivo da família

Os familiares de Divino Sebastião Faleiros de Melo, o ‘Divininho do Moto Taxi’, estão à sua procura desde a manhã da última terça-feira (15), quando saiu de sua casa no Bairro Castelo Branco, em Honda Civic de cor grafite.

Qualquer informação sobre o paradeiro do Divininho do Moto-Taxi, favor entrar em contato imediatamente pelo seguinte telefone: (64) 9 9261-5719.