14 de fevereiro de 2022

Em apenas 6h, Catalão registra mais de 100mm de chuva; alagamentos são registrados e represas e córregos transbordaram

Imediações do bosque do Veredas dos Buritis ficou completamente alagado. Foto: Redes Sociais – Enviada por Thiago Silva – DF/Reprodução

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), repassados ao Blog do Badiinho pelo professor Rafael Ávila, do Laboratório de Climatologia da UFCAT, foram registrados na madrugada de hoje, segunda-feira (14), em cerca de 6h, o total de 101,2 mm de chuva.

Ávila também informou que a Estação Meteorológica Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já registram um total de 110,8 mm e 52,4 mm entre os dias 6 e 7 de fevereiro, e durante os 14 dias do mês, em Catalão já choveu 311.6 mm, o que representa 58% acima da média histórica.

Volume de chuva faz algumas represas transbordarem

Córrego no Alvino Albino também transbordou. Foto: Redes Sociais – Enviada por Thiago Silva – DF/Reprodução

Logo no início da manhã desta segunda-feira (14), o Badiinho recebeu de moradores do Residencial Alvino Albino, vídeos e imagens de uma avenida tomada por água na avenida principal do setor, que de acordo com informações dos moradores, são de um córrego que transbordou e impossibilita a trafegabilidade.

No Maria Amélia 2, onde existe uma represa em uma propriedade rural, ela também transbordou e invadiu uma rua sem asfalto na sua margem.

Represa no Maria Amélia 2 também transbordou. Foto: Edmar Oliveira – Leitor/Reprodução

Outro ponto também afetado e que chegou ter algumas ruas interditadas, foi nas imediações das três represas do Monsenhor Souza, após elas começarem a transbordarem.  

Represa do Monsehor Souza transbordou com grande volume de água da chuva iniciada na madrugada desta segunda-feira (14). Foto: Redes Sociais – Enviada por Thiago Silva – DF/Reprodução
Ruas das imediações das três represas do Monsenhor Souza tiveram que ser interditadas nesta manhã. Foto: Redes Sociais – Enviada por Thiago Silva – DF/Reprodução

Um rio de água parada se formou nas imediações do Parque Ecológico do Vereda dos Buritis, próximo ao Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC).

Questionados, a comunicação do Corpo de Bombeiros de Catalão informou que não havia realizado intervenções e que não houve acionamento para atendimento de ocorrências relacionadas a chuva.

O climatologista, professor Rafael Ávila, informou que o grande volume de chuva deve continuar ao longo dessa semana.

Imagem é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEH-GO), e mostra a formação do núcleo de instabilidade durante a madrugada. Imagem: Reprodução.


ASSISTA ALGUNS VÍDEOS DISPONÍVEIS EM NOSSO INSTAGRAM:

 

nbsp;


Publicado por: Badiinho Moisés/ Colaborou com essa matéria, Thiago Silva, do Diante do Fato com envio de fotos e vídeos.