Início Site Página 837

CAMINHÃO BASCULANTE QUE TRANSPORTA O NIÓBIO DA MINA BOA VISTA PARA BRITADOR PEGOU FOGO NA TARDE DESTE SÁBADO (14)

Caminhão basculante pegou fogo na mina de nióbio da mineradora CMOC, em Catalão. Foto: Badiinho/Leitor

Na tarde deste sábado (14), o Badiinho recebeu imagens de um caminhão basculante que pegou fogo dentro da Mina Boa Vista da Mineradora CMOC Brasil, em Catalão, e que pertence a uma empresa de transportes, que fazem o fretamento do nióbio na Mina Boa Vista e descarregam no britador para que ele seja beneficiado.

Apesar da cabine do caminhão ter ficado destruído pelas chamas, felizmente nenhum trabalhador ficou ferido e as causas do incidente ainda são desconhecidos.

Apesar da cabine do caminhão ter ficado destruído pelas chamas, felizmente nenhum trabalhador ficou ferido. Foto: Badiinho/Enviada por leitor

 

Publicado por: Badiinho Filho

PREÇO DA GASOLINA SOBE PELA QUINTA SEMANA SEGUIDA NO BRASIL

0
Foto: internet/ Reprodução

O preço máximo da gasolina comum já supera R$ 8 por litro nos postos de combustíveis de 11 estados do país. Segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), realizado entre os dias 8 e 14 de maio, o valor máximo encontrado foi de R$ 8,990, no Rio de Janeiro. A informação foi publicada no Portal R7.

Esse preço da gasolina comum já é igual ao valor máximo do mesmo combustível aditivado. No estado do Piauí, além do preço máximo, o valor médio também ultrapassou a barreira dos R$ 8. Pernambuco é o estado com o preço máximo mais baixo, de R$ 8,070.

O preço médio do combustível nos postos do Brasil registrou leve alta de 0,04%, na quinta semana seguida, e o litro atingiu R$ 7,298, novo recorde de preço.


Confira os 11 estados com valor acima de R$ 8 Reais 

Alagoas – R$ 8,090

Bahia – R$ 8,420

Ceará – R$ 8,200

Minas Gerais – R$ 8,390

Pará – R$ 8,150

Paraná – R$ 8,290

Pernambuco – R$ 8,070

Piauí – R$ 8,290

Rio de Janeiro – R$ 8,990

Rio Grande do Sul – R$ 8,010

São Paulo – R$ 8,590

Impacto na inflação

A alta dos combustíveis é um dos fatores que mais pressionam a inflação. Em abril, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), a inflação oficial, alcançou 12,13% no acumulado dos últimos 12 meses. A gasolina e o diesel juntos acumulam alta de 33,2%.

Na terça-feira (10), a Petrobras autorizou o aumento do diesel nas refinarias. O preço médio de venda do combustível às distribuidoras passou de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro, reajuste de 8,8%. Dessa vez, a gasolina e o gás de cozinha não tiveram reajuste.

O reajuste do diesel provocou crítica dos caminhoneiros, que voltaram a discutir uma paralisação nacional por causa do preço do combustível. A medida também foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Os aumentos têm preocupado o goveno federal, principalmente em ano eleitoral. No dia seguinte ao do aumento do diesel, Bento Albuquerque foi exonerado do cargo de ministro de Minas e Energia. No lugar dele, assumiu o economista Adolfo Sachsida. Com a escalada da inflação, o governo busca uma solução para a política de preços.

Nesta sexta-feira (13), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça atendeu a um pedido de Bolsonaro, que tentava garantir a redução do ICMS sobre o combustível prevista em lei aprovada pelo Congresso em março, alvo de manobra dos estados para manter a arrecadação.


Publicado por: Badiinho Moisés

SAQUE DE ATÉ R$ 1.000 DO FGTS É LIBERADO A 3,8 MILHÕES NESTE SÁBADO

0
Foto: Reprodução

A Caixa Econômica Federal libera neste sábado (14) mais um lote do saque extraordinário de até R$ 1.000 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Serão beneficiados 3,8 milhões de trabalhadores nascidos em maio, num total de R$ 2,7 bilhões. A informação foi publicada no Portal R7.

Todos os trabalhadores com saldo disponível do FGTS têm direito ao benefício de até R$1.000. O calendário de pagamento (veja abaixo) vai até o dia 15 de junho, mas o valor ficará disponível até 15 de dezembro deste ano.

O crédito é feito pela Caixa de forma automática em conta digital aberta em nome do trabalhador, que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. A previsão é que sejam beneficiados 42 milhões de trabalhadores e liberados R$ 30 bilhões.

Confira o calendário

Nascidos em janeiro – 20 de abril

Nascidos em fevereiro – 30 de abril

Nascidos em março – 4 de maio

Nascidos em abril – 11 de maio

Nascidos em maio – 14 de maio

Nascidos em junho – 18 de maio

Nascidos em julho – 21 de maio

Nascidos em agosto – 25 de maio

Nascidos em setembro – 28 de maio

Nascidos em outubro – 1º de junho

Nascidos em novembro – 8 de junho

Nascidos em dezembro – 15 de junho

Como movimentar o saldo

Após o crédito dos valores, pelo Caixa Tem é possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas.

O valor também pode ser transferido para outras contas bancárias. É possível ainda realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas lotéricas.

Quem tem direito?

Neste ano, cada trabalhador poderá retirar até R$ 1.000, independentemente do número de contas que tenha no fundo. Se o resgate não for realizado, os recursos voltarão para a conta vinculada do FGTS.

Caso o trabalhador tenha mais de uma conta no FGTS, o saque será feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Quem antecipou o saque-aniversário do FGTS e ficou com o valor bloqueado na conta não poderá retirá-lo nesta etapa. Isso ocorre porque a nova rodada de saques só poderá ser feita para contas com recursos liberados.

Outros motivos para o bloqueio são por determinação judicial, pedido de devolução de valor recolhido a maior pelo empregador e dados inconsistentes.

E se o valor não for creditado?

Caso o crédito do saque extraordinário não seja disponibilizado de forma automática, o trabalhador deverá acessar o aplicativo FGTS, no menu “Saque Extraordinário”, confirmar/complementar os dados cadastrais e clicar em “Solicitar Saque” para liberação do valor.

Os trabalhadores que não utilizaram o saque emergencial do FGTS em 2020 podem precisar atualizar o cadastro e solicitar o saque no aplicativo FGTS, sem precisar ir a uma agência. Nesse caso, o crédito será realizado na próxima data do calendário.

Quem não quiser sacar

O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque extraordinário do FGTS, para que sua conta do FGTS não seja debitada. Nesse caso, ele deverá acessar a nova versão do aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Após a realização do crédito na conta digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar pelo desfazimento do crédito automático, também pelo app FGTS, até 10 de novembro de 2022.

Segundo a Caixa, caso o crédito dos valores tenha sido feito na conta digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 15 de dezembro deste ano, os recursos retornam à conta do FGTS.

Publicado por: Badiinho Moisés

CONDUTOR PERDE O CONTROLE, SAÍ DA PISTA, E CAPOTA VEÍCULO NA BR-050 NO FINAL DA MANHÃ DESTE SÁBADO; DUAS PESSOAS FICARAM FERIDAS

Foto: 10º BBM/Divulgação

No final da manhã deste sábado (14), por volta das 11 horas, uma saída de pista seguida de capotamento na BR-050, próximo ao posto de atendimento da concessionária que administra a rodovia federal, já nas proximidades do distrito de Pires Belo, deixou um homem de 41 anos e uma jovem de 27 anos de idade com vários ferimentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no local havia um veículo Toyota Hilux SW4 na faixa de domínio da rodovia, com o teto apoiado ao solo e as rodas para cima. Quando a equipe dos bombeiros chegaram no local do acidente, socorristas da concessionária já havia retirado as vítimas do veículo.  

O condutor da SW4, um homem de 41 anos de idade, foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Catalão pelos bombeiros consciente, com ferimentos no tórax e no ombro esquerdo.  Sua acompanhante, uma jovem de 27 anos de idade, estava politraumatizada e após receber os primeiros socorros pelos paramédicos da concessionária que administra a rodovia BR-050, foi levada para o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O condutor teria informado a equipe do Corpo de Bombeiros, que o acidente ocorreu no momento em que ele realizava uma ultrapassagem vendo ele a sair da pista que é duplicada após perder o controle e capotando na sequência.

Foto: 10º BBM/Divulgação

 

Publicado por: Badiinho Moisés

ELEIÇÕES 2022: GOIÁS CONTA COM OITO PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO

0
Sendo um dos estados com mais nomes do governo, Goiás pode chegar a ter mais um na lista, com a decisão de Marconi Perillo. Foto: Reprodução

No início do mês passado (2 de abril) foi encerrado o prazo para filiações partidárias, e com isso, até então, oito nomes se firmaram como pré-candidatos ao Governo de Goiás, porém, esse número pode ir para nove, caso o ex-governador Marconi Perillo confirme pré-candidatura também nos próximos dias.

Cumprindo o calendário da Justiça Eleitoral, os partidos devem realizar suas convenções para confirmação dos nomes que passarão de pré-candidatos para candidatos entre 20 de julho e 5 agosto. As convenções partidárias são os eventos das agremiações partidárias que deliberam sobre coligações da chapas, lançando de forma oficial os seus candidatos. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas dos escolhidos na convenção. Feito isso, um dia depois, os candidatos já poderão dar início nas suas campanhas  com realização de comícios, caminhadas, distribuição de material gráfico e divulgação de propaganda na internet.

No leque de escolha do eleitorado goiano estão os nomes do atual governador Ronaldo Caiado que tentará reeleição pelo União Brasil, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriotas), deputado federal Major Vítor Hugo (PL), ex-governador José Eliton (PSB), Wolmir Amado (PT), Edgar Diniz (Novo), Helga Martins (PCB) e Wesley Garcia (PSOL).

Conheça o perfil de cada um deles abaixo: 

RONALDO CAIADO

Governador Ronaldo Caiado é pré-candidato a reeleição pelo União Brasil. Foto: Reprodução

O atual governador de Goiás conta com nove partidos para dar sustentação ao seu projeto eleitoral, possibilitando que saia na frente com o maior tempo de propaganda eleitoral. Ao seu lado, além do próprio União Brasil, está o MDB, de Daniel Vilela, Solidariedade, PRTB, PSC, Avante, PV, Podemos e PTB.

 

GUSTAVO MENDANHA

Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha é pré-candidato a governador pelo Patriotas. Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, além do próprio Patriotas, conta com o Democracia Cristã, Agir, Partido da Mobilização Nacional, Patriota e Por Mais Brasil 35. Conhecido e popular em sua cidade, Aparecida de Goiânia, a qual administrou por duas vezes, foi vereador e vice-prefeito ao lado de Maguito Vilela, bem como na região metropolitana, seu maior desafio é se tornar conhecido no interior de Goiás.

 

MAJOR VÍTOR HUGO

Deputado federal Major Vitor Hugo é pré-candidato pelo Partido Liberal (PL). Foto: Reprodução

O retrato do bolsonarismo em Goiás, o fiel apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), é a carta na manga da direita conservadora em Goiás. Vítor Hugo brigou pelo apoio do PL, visto que, até então, havia sido declarado pelos dirigentes da sigla em Goiás, Flávio Canedo e Magda Mofatto, sendo de Mendanha, independente de escolha partidária, e assumiu a presidência do partido recentemente.

Na Câmara dos Deputados, Vítor Hugo é lider do Governo e chegou a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, conseguiu se eleger sendo “mochilado” pelo deputado federal Delegado Waldir Soares (União Brasil).

 

JOSÉ ELITON

Ex-governador José Eliton é pré-candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foto: Reprodução


O ex-presidente tucano é advogado e fazendeiro. Em 2018, quando era governador de Goiás, concorreu a reeleição e alcançou apenas 13% das intenções de voto, ficando atrás de Caiado (com 59%) e Daniela Vilela (16%).

 

WOLMIR AMADO

ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado é pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Foto: Reprodução

O petista, ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), tenta se eleger em um estado que, desde 1982, quando foram restauradas as eleições diretas,  acumula derrotas no Estado. É esperado que o partido faça uma composição com o PSB para a criação de uma frente ampla de oposição.

 

EDIGAR DINIZ

Professor Edigar Diniz é pré-candidato ao Governo de Goiás pelo Partido Novo. Foto: Reprodução

Pela primeira vez, o Novo lançou um pré-candidato ao Governo de Goiás. Diniz é formado em Ciências da Computação, mestre em Engenharia de Software e pós-graduado em Docência Universitária. Fundador e CEO da empresa Otimize-TI, o empresário é membro do conselho da Associação Guardiões do Amor Maior, movimento que realiza ações sociais voluntárias.

HELGA MARTINS

Professor Helga Martins é pré-candidata ao Governo de Goiás pelo Partido Comunista do Brasil (PCB). Foto: Fábio Lima

A única mulher na disputa é professora do curso de Direito na Universidade Federal de Jataí (UFJ). Essa é a quinta vez que o Partido Comunista Brasileiro lança pré-candidatura ao governo.

 

Publicado por: Badiinho Moisés – Com algumas informações do Jornal Opção 

INFLAÇÃO FORÇA MUDANÇA DE HÁBITOS NO SUPERMERCADO, APONTA ABRAS

0
Foto: Reprodução

Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o brasileiro teve que mudar os hábitos no supermercado em março por causa da inflação. Os itens mais buscados têm sido os de marca própria, em média 15% mais baratos que os de marcas líderes. Nas redes, os produtos representam entre 20% e 30% do consumo. A informação foi publicada no Portal R7.

Ainda de acordo com a associação, os consumidores passaram a diversificar os canais, o que aumentou o número de compras online, estão se planejando mais para ir menos vezes aos pontos de compra, procuram alimentos com embalagens em que o desembolso é menor ou que tenham o desconto “família” e têm priorizado marcas mais em conta. Além disso, o brasileiro também passou a racionar mais as compras.

 

Consumo nos lares

O consumo no primeiro trimestre teve alta de 2,59%. A projeção é que para o ano haja um aumento de 2,80%. Em março, o crescimento em relação a fevereiro foi de 6,38%. Já em comparação ao mesmo período de 2021, as compras realizadas pelas famílias subiram 2,41%.

De acordo com a associação, o saque de R$ 1.000 do FGTS, o pagamento antecipado da primeira parcela do 13° salário e o Auxílio Brasil têm contribuído para o crescimento do consumo.


Preço da cesta básica

A cesta básica Abras, composta de 35 produtos usados em larga escala, acumula alta de 5,11% no trimestre. Em 12 meses, o aumento é de 15,45%. O vilão é o tomate, que subiu 27,22% em março e teve aumento anual de 122,68%.

O Sul tem a cesta básica mais cara do país no momento (R$ 814,48). Também é a região com maior variação mensal de preço, 3,38%, o que representa um crescimento de R$ 26,63.

Logo depois, vem a cesta básica da região Norte, que custa R$ 806,98. Houve alta dos produtos de R$ 14,55 (1,93%).

A cesta básica dos estados do Sudeste teve alta de 3,16% em março, mas tem o maior acúmulo em 12 meses (18,67%). Ela custa em média R$ 722,14 na região, depois de ficar R$ 22,14 mais cara em março.

Os produtos da cesta no Nordeste também tiveram um crescimento robusto em um ano (18,08%). A alta mensal foi de 1,93%. Porém têm o menor o preço entre as regiões (R$ 665,66). Os produtos subiram R$ 12,06, em comparação a fevereiro.

Já no Centro-Oeste, que teve a menor variação mensal (1,58%), o preço da cesta chegou a R$ 672,41, tendo um aumento de R$ 10,42.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

LAGO AZUL: ‘RESERVATÓRIO SERÁ PRESERVADO’, DIZ HUGO DELEON APÓS REUNIÃO EM BRASÍLIA

0
Reservatório de Três Ranchos deve sim, ser preservado, afirmou prefeito Hugo Deleon. Foto: João Paulo/Reprodução

O prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon (CIDADANIA), afirmou que o reservatório da cidade vai ser preservado. A declaração foi dada depois de uma reunião em que o chefe do executivo participou no Ministério de Minas e Energia na última quinta-feira (12/05), em Brasília. Também esteve presente na reunião o vice-prefeito Haroldo Calaça (DEM).

O intuito da reunião foi discutir políticas públicas da região de Três Ranchos para saber como deve ficar o nível do reservatório a partir de agora.

Reunião no Ministério de Minas e Energia. Foto: Facebook/Reprodução

O plano de contingência que foi aprovado pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), o qual permitia um considerável aumento do nível do Lago Azul para impulsionar o comércio e turismo, terminou no último dia 30 de abril. Com o fim do acordo, as autoridades políticas do município precisaram saber como deve ficar essa situação a partir de agora, e pensar num projeto em que continue beneficiando a economia através do lago.

“Tivemos importantes Informações, e informações muito boas, de que o nosso reservatório será, sim, preservado”, afirmou o prefeito.

Vale ressaltar que haverá uma baixa no nível das águas do Lago Azul nos próximos dias em razão da excassez, já que passou a época das chuvas. Mas nos próximos anos haverá o aumento novamente, segundo Hugo Deleon.

O plano de recuperação do reservatório do município tem por finalidade beneficiar a economia, tendo em vista que com a alta do nível das águas do Lago Azul, atividades como pesca, turismo e outras atividades que podem gerar emprego e renda.

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

BANDIDOS USAVAM CARRO PARA DERRUBAR VÍTIMAS NO MEIO DA RUA E MATAR A TIROS EM VIANÓPOLIS

0

Uma sequência de assassinatos está sendo apurada pelas polícias civil de Vianópolis e Orizona, na Região Sul de Goiás. As investigações estão todas em torno de uma lista assassinatos e tentativas de homicídio que aconteceram em 2021. O que chamou a atenção dos investigadores é que os bandidos usavam sempre a mesma tática para cometer os crimes. De acordo com as delegacias responsáveis pelo caso, os crimes teriam sido motivados por “disputas territoriais encampados por facções criminosas”.

O primeiro assassinato motivado por essa rixa aconteceu em maio de 2021, quando os criminosos que dirigiam um carro clonado (Renault/Duster) renderam e derrubaram um motociclista na rua e mataram a tiros. Dois suspeitos foram presos em setembro.

A segunda morte foi julho e aconteceu da mesma forma. Os assassinos estavam no mesmo carro e perseguiram um ciclista que ia cedo trabalhar, passando pela rodovia GO-010, em Vianópolis. Os criminosos derrubaram o ciclista na estrada e deram vários tiros.

Em julho, a polícia conseguiu encontrar o carro clonado usado pelos bandidos. Além disso, os policiais civis descobriram que o veículo foi roubado em Taguatinga-DF.

Quando as investigações desse segundo assassinato foram concluídas, quatro suspeitos foram identificados e indiciados por homicídio qualificado. Neste mês de maio/2022, dois deles, de 21 e 23 anos, foram presos.

O terceiro deles, Vanderley da S. Borges, com passagens por tráfico e roubo, está foragido. A polícia divulgou a foto dele para tentar encontrá-lo.

Ja o quarto suspeito foi indiciado e deve responder ao processo em liberdade.

Publicado por: Badiinho Moisés

“A GENTE SÓ QUER SABER CADÊ ELA”, DIZ IRMÃO DE MULHER QUE SUMIU HÁ SETE DIAS EM APARECIDA

0
Foto: Reprodução

Os familiares da Luiza Helena Pereira, de 38 anos, buscam notícias sobre a diarista, que está desaparecida há sete dias. Segundo eles, a última vez em que tiveram contato a mulher foi durante uma confraternização de parentes na sexta-feira passada (6), no Bairro Jardim das Acácias, em Aparecida de Goiânia. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

De acordo com o irmão, Magno Pereira, no dia seguinte a família estranhou que Luiza não tivesse enviado nenhuma mensagem para nenhum deles. Magno afirma que, por volta das 15h da tarde de sábado, o namorado, J.B.C.F., foi até a casa da mulher, que mora ao lado do pai idoso, e contou que Luiza teria ido até a Rua 44 com a irmã dele.

“Meu pai escutou o barulho do portão e perguntou para ele (namorado) onde estava a Luiza. Ele respondeu que ela tinha ido na 44 com a irmã dele. Aí ficamos esperando. No domingo, dia das mães, nós passamos o dia na casa do meu pai, fazemos isso desde que nossa mãe faleceu, e era para ela ter chegado, mas não chegou. Entramos em contato com a irmã dele que, supostamente, tinha ido na 44 com a Luiza, mas ela (irmã do namorado) negou”, conta o familiar.

Registro na delegacia

Na segunda-feira (9), os familiares foram até a delegacia de Aparecida de Goiânia e registraram o boletim de ocorrência. Eles alegam que a Polícia Civil não dá a devida atenção para o caso e afirmam que a família faz buscas particulares e repassam todas as informações que colhem para a polícia, mas não recebem retorno.

“A gente só quer saber cadê ela (Luiza), não vemos buscas de cães farejadores na chácara dele ou na casa dela, não sabemos qual foi o trajeto que ele fez com o carro dela na madrugada ou onde está o telefone dela. No WhatsApp, o visto por ultimo está marcando no sábado”, relata.

A patroa de Luiza relatou para a família que recebeu uma mensagem pelo contato de Luiza onde ela pediu uma transferência via PIX. Não se sabe ainda quem foi o autor.

Atenciosa com a família

Magno conta que Luiza tem três filhos do antigo relacionamento e é atenciosa com a família. “Nossa mãe faleceu em 2003, desde então é a Luiza quem cuida do meu pai. Ele sempre trabalhou, comprou o carro dela, o lote, conseguiu construir a casa, cuidou dos filhos de 11, 17 e 20 anos, é independente”.

“É uma mulher que está desaparecida e parece que tratam com muito descaso. Falam tanto que tanta coisa está acontecendo com as mulheres e já passou da hora de mudar isso. Se não, minha irmã vai ser só mais uma mulher a entrar para as estáticas”, completa Magno.

Posicionamento da Polícia Civil

O desaparecimento está sob a investigação da delegada Luiza Veneranda, que ao Mais Goiás informou que não irá comentar sobre o caso, mas afirmou que não há mandados de prisão em aberto.

Publicado por: Badiinho Moisés

COLISÕES DE VEÍCULOS CONTRA POSTES CRESCEM 30% EM GOIÁS NO ÚLTIMO ANO

0
Foto: DICT/ Reprodução

O número de colisões de veículos contra postes de energia elétrica aumentou mais de 30% em Goiás no último ano. O dado preocupa e endossa a crescente violência no trânsito no estado. A informação foi publicada no Portal 6.

O levantamento foi realizado pela Enel Goiás e divulgado nesta quinta-feira (12). Ele apontou que, nos últimos quatro anos analisados, o número de postes danificados por veículos teve um aumento de 52,7%.

A companhia informou que, nos quatro primeiros meses de 2019, cerca de 1.100 colisões contra postes de energia elétrica foram contabilizadas. Em 2022, neste mesmo período de tempo, o número registrado foi de 1.680. Ou seja, houve o registro de aproximadamente 14 batidas por dia.

Segundo o responsável por Operação e Manutenção da Enel, Ícaro Barros, essas ocorrências são mais comuns próximo ao final de semana, entre sexta e segunda-feira.

A distribuidora ainda informou que quando esse tipo de colisão acontece, a empresa precisa ser imediatamente comunicada para que possa tomar os cuidados necessários. O atendimento é feito pelo número 0800-062-0196.

 

Orientações

Se o motorista atingir um poste de energia elétrica, deve tomar uma série de medidas de segurança.

Caso o acidente envolva queda de cabos, é recomendado que o condutor permaneça dentro do veículo e sem tocar em partes metálicas até que seja socorrido, medida que também deve ser seguida caso o poste caia sobre o automóvel.

Por segurança, sob nenhuma hipótese se deve tocar em um cabo que esteja caído, assim como tentar realizar o isolamento da área sozinho. Pedestres também precisam se manter longe do local e acionar a empresa.

 

Violência no trânsito

Na última semana, Goiás observou uma onda de violência no trânsito. Somente no fim de semana, em Goiânia, foram cinco acidentes com vítimas fatais.

Um levantamento realizado pelo Portal 6 mostrou que o número de acidentes cresceu 10% na capital goiana neste ano.

 

Publicado por: Badiinho Moisés