Início Site Página 836

IDOSA MORRE APÓS PICAPE DESGOVERNADA CAIR DE CIMA DE PONTE DE APROXIMADAMENTE DE 4 METROS DE ALTURA, EM NOVA AURORA DE GOIÁS

0
Idosa acabou morrendo após carro em que ela estava cair de cima de uma ponte de aproximadamte 4 metros de altura, em Nova Aurora de Goiás. Foto: Whatsapp/Reprodução

Uma verdadeira tragédia aconteceu na vizinha cidade de Nova Aurora de Goiás, na manhã desta segunda-feira (16). Uma idosa (idade não informada) morreu após um Picape Fiat Strada cair de cima de uma ponte, na Rua Goiandira , em Nova Aurora de Goiás, cidade localizada a 40 quilômetros de Catalão.

Até o momento, as autoridades competentes não divulgaram as causas que levaram o carro a despencar da ponte, no qual estavam um casal de idosos. O óbito da idosa foi constatado ainda no local, enquanto o idoso, condutor do veículo foi trazido para Catalão por unidade de resgate do Corpo de Bombeiros com um corte na cabeça.

De acordo com a própria Polícia Militar de Nova Aurora de Goiás, eles foram acionados por volta das 10hrs para atenderem o acidente, e ao saberem da gravidade acionaram imediatamente equipes de resgate para socorrem as vítimas.

Ponte de onde carro caiu tem aproximadamente 4 metros de altura. Foto: Whatsapp/Reprodução

De acordo com informações, o casal havia parado a picape na porta da casa da filha, foi quando repentinamente a caminhonete desceu de ré desgovernada, supostamente sem freio. Um morador das proximidades teria relatado que o veículo desceu ziguezagueando, bateu em um portão e caiu na ponte que está quebrada, provocando o óbito da idosa conhecida como Dininha, e tanto ela e sua família são pessoas muito queridas na cidade de Nova Aurora.

Até a publicação da matéria, as idades dos idosos não haviam sido informadas. 

APÓS COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS E UMA MOTO, CARROS PARAM NA PORTA DE MOTEL; FINAL SEMANA EM CATALÃO FOI MARCADO PELOS ACIDENTES

Foto: Redes Sociais/Reprodução


No último final de semana, mais precisamente no sábado, 14 de maio, por volta das 16hrs, um acidente em que se envolveram dois veículos de passeio e uma motocicleta, na GO 330, perímetro urbano de Catalão que está em obras de duplicação, deixou uma jovem de 23 anos de idade ferida.

Os bombeiros que estiveram no local para socorrer a vítima, informou que a jovem de 23 anos de idade conduzia a moto, teve um corte na face, escoriações por várias partes do corpo e foi levada para o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Catalão por uma equipe dos bombeiros.

Chamou a atenção, foto que circulou nas redes sociais dos dois veículos envolvidos que pararam em cima da mureta de um motel que fica nas margens da GO 330, no sentido Ipameri/Catalão.

Outros dois acidentes registrados em Catalão no último final de semana, tabém chamaram a atenção. 

OUTROS DOIS ACIDENTES DE MAIOR GRAVIDA FORAM REGISTRADOS


Condutor perde o controle, saí da pista, e capota veículo na BR-050 deixando duas pessoas feridas

Foto: 10º BBM/Divulgação

Também no sábado (14), só que um pouco mais cedo, por volta das 11 horas, uma saída de pista seguida de capotamento na BR-050, próximo ao posto de atendimento da concessionária que administra a rodovia federal, já nas proximidades do distrito de Pires Belo, deixou um homem de 41 anos e uma jovem de 27 anos de idade com vários ferimentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no local havia um veículo Toyota Hilux SW4 na faixa de domínio da rodovia, com o teto apoiado ao solo e as rodas para cima. Quando a equipe dos bombeiros chegaram no local do acidente, socorristas da concessionária já havia retirado as vítimas do veículo. 

O condutor da SW4, um homem de 41 anos de idade, foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Catalão pelos bombeiros consciente, com ferimentos no tórax e no ombro esquerdo.  Sua acompanhante, uma jovem de 27 anos de idade, estava politraumatizada e após receber os primeiros socorros pelos paramédicos da concessionária que administra a rodovia BR-050, foi levada para o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

Colisão entre carro e moto deixa três pessoas feridas

Foto: 10º BBM/Divulgação

Uma colisão entre um carro e uma moto, por volta da 06h50 manhã de ontem, domingo (15), na Avenida José Marcelino, deixou três pessoas feridas, as quais, de acordo com os bombeiros que atenderam a ocorrência, tiveram ferimentos no pé, pernas e fêmur, sendo elas encaminhadas ao Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Catalão.

Conforme narra o histórico da ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros, as três vítimas, estavam na mesma motocicleta, sendo um condutor de 32 anos, uma mulher de 28 anos, e uma jovem de 23 anos de idade.

 

Públicado por: Badiinho Moisés 

IMPLANTES DÃO CÁRIES? DR. ALEXANDRE GOES DA ORAL UNIC RESPONDE

0
Dr. Alexandre Goes – Diretor Clínico na Oral Unic Catalão. Foto: Badiinho/Arquivo – Blog do Badiinho

O diretor clínico da Oral Unic Catalão, Dr. Alexandre Goes, que costumeiramente uma vez por semana traz informações sobre saúde bucal, qual é o melhor tratamento para sua saúde bucal, além de tirar dúvidas recorrentes de diversos pacientes, como a da nossa última live, onde o Dr. Alexandre respondeu se implantes dão cáries.

Implantes dão cáries? De acordo com Dr. Alexandre Goes, a resposta é NÃO, implante não dá cárie.  Porém, Dr. Alexandre destaca a importância de você continuar higienizando corretamente sua boca, principalmente fazendo o uso diário e corretamente do fio dental, além da escovação diversas vezes ao dia, para evitar inflamação na gengiva e outros desconfortos que a falta de higienização dos ocasiona.

Assista a live com o Dr. Alexandre José Goes, e se informe sobre saúde bucal:


SOBRE A ORAL UNIC CATALÃO

Inaugurada em Dezembro de 2020, a Oral Unic Implantes Catalão – GO faz parte de uma rede de clínicas especializadas em Implantes Dentários com sedação consciente e estética bucal, oferecendo tratamentos odontológicos com equipamentos de ultima geração.

Composta por profissionais experientes proporcionamos um tratamento único para cada um dos nossos pacientes. Além de ser especializada em Implantes contamos com uma gama de tratamentos como Lentes de Contato Dental, Bichectomia, Clareamento Dental, Ortodontia, Endodontia e mais, tudo com estrutura completa e  Raio-x Panorâmico para fazer com que seu tratamento fique ainda mais rápido, fazendo tudo em um só lugar sem precisar sair da clínica.

Montada por ambientes aconchegantes pensamos em todo layout da clínica que proporcionam o bem-estar do primeiro contato até o final do seu tratamento odontológico.

A Oral Unic, em Catalão, está situada na Av. Doutor Lamartine Pinto de Avelar, 635 Quadra 20 Lote 20, ao lado da Agência da Caixa Econômica Federal.

Fone: (64) 3442-5001 – (64) 98171-5001 (Zap)

Email: [email protected]

Foto: Divulgação

 

COM QUEDA NAS TEMPERATURAS E PROXIMIDADE DE INVERNO, GOVERNO DE GOIÁS CONVOCA POPULAÇÃO A SE VACINAR

Queda da temperatura facilita circulação de vírus de doenças respiratórias. Pessoas dos grupos de risco que não se vacinaram contra a influenza, nem receberam a segunda dose de reforço contra a Covid correm risco de desenvolver doenças graves

A imunização é necessária para proteger contra doenças graves, principalmente, nesta época do ano, com a queda das temperaturas no Estado. Foto: Britto

O Governo de Goiás orienta as pessoas que integram os grupos de risco e que ainda não se vacinaram contra a Influenza e contra a Covid-19 a procurarem os postos de saúde o mais breve possível para se protegerem contra os vírus que podem causar doenças graves. No frio, a circulação de vírus causadores de doenças respiratórias é maior e consequentemente o números de casos.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Flúvia Amorim, alerta que a imunização é necessária para a proteção das pessoas, principalmente, com a proximidade do inverno, quando há queda nas temperaturas. “A população tem a vacina ao alcance de suas mãos. É imprescindível que os cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade, tanto idosos quanto imunossuprimidos, procurem os centros de saúde para se imunizarem. A vacina salva vidas”, pontua.

As temperaturas devem baixar consideravelmente já a partir dos próximos dias. Conforme previsões do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a chegada de uma frente fria de origem polar deve atingir, na próxima semana, a Região Centro-Sul do País. A temperatura poderá chegar a até 5 graus Celsius em Goiânia e ficar abaixo de zero em municípios do Sul do Estado, entre eles Jataí e Mineiros. Nos municípios do Norte, como Porangatu, onde faz calor na maior parte do ano, a temperatura deve cair para 9 graus.

Baixa cobertura vacinal

O Governo de Goiás, por meio da SES, disponibiliza vacinas contra a Influenza e contra a Covid-19 em todos os municípios do Estado, em centros de saúde localizados em pontos estratégicos e de fácil acesso. Apesar disso, os índices de vacinação contra a gripe permanecem bem abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Os dados da SES revelam que a cobertura vacinal da Influenza nos idosos está em 37%; nas crianças de 6 meses a menores de 5 anos alcança apenas 16% e nas gestantes, 13%. A campanha de vacinação teve início em 4 de abril e prossegue até 3 de junho com o propósito de imunizar contra a doença todas as pessoas que compõem os grupos prioritários.

Outra situação que preocupa as autoridades de saúde é a baixa adesão à segunda dose de reforço (DR2) contra a Covid-19. Essa dose, que garante uma proteção maior, é indicada para pessoas com 60 anos ou mais e as que são imunossuprimidas. De acordo com os dados da SES, a DR2 foi aplicada em 152.694 pessoas. Já em relação a primeira dose de reforço, a quantidade de pessoas que ainda estão em atraso é de 2.678.917 pessoas.

Flúvia Amorim relata que a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid é fundamental para garantir a proteção das complicações relacionadas à doença nas pessoas que integram os grupos de risco. “Buscar um posto de vacinação é fundamental neste momento. Quem tem direito à vacina deve se imunizar”, reforça.

QUEM RETIRAR PRESERVATIVO SEM CONSENTIMENTO DURANTE ATO SEXUAL, PODERÁ SER PUNIDO

0
Foto: Reprodução

Um novo Projeto de Lei, que está em tramitação na Câmara Federal, visa punir em até quatro anos de prisão a pessoa que remover, propositalmente, o preservativo durante o ato sexual, ou deixar de usá-lo, sem o consentimento do parceiro ou parceira. O texto é de autoria do deputado federal Delegado Marcelo Freitas (União Brasil – MG)

De acordo com o texto base da proposta, “o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, passa a vigorar acrescido do artigo 215-B, com o texto abaixo: Remover propositalmente o preservativo, durante o ato sexual, ou deixar de colocá-lo, sem o consentimento do parceiro ou da parceira. Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, se o ato não constitui crime mais grave”.

Na visão do deputado federal, a pessoa que comete este tipo de ação acaba induzindo a vítima a acreditar que está praticando um ato sexual seguro. Todavia, de forma escondida ou camuflada, o preservativo é retirado em o consentimento do parceiro (a) e é dado continuidade no ato sem o uso do mesmo. Ainda de acordo com o parlamentar a prática é denominada, em inglês, como stealthing.

Desta forma, o texto diz que mesmo que a relação seja consentida, a remoção do preservativo altera a situação em que a vítima se encontra, o que acaba tornando o ato abusivo. O autor da proposta diz ainda que “sem uma legislação específica tratando do tema, pessoas que, de fato, são abusadas sexualmente, continuarão sem o amparo que deveriam receber de nossa sociedade”.

Antes de ser aprovado, o texto ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal.

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações do Dia Online

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 70 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA (16/05) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 16/05/2022 – Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria, masculino – 01 vaga;

2. Ajudante de Carga e Descarga, com experiência, masculino – 01 vaga;

3. Armador de Ferragens, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

4. Auxiliar de Expedição, masculino – 02 vagas;

5. Auxiliar de Limpeza, com experiência, feminino – 01 vaga;

6. Auxiliar de Limpeza, com experiência, feminino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Limpeza, feminino – 02 vagas;

8. Auxiliar de Limpeza, com experiência, disponibilidade de horário, feminino – 04 vagas;

9. Auxiliar de Linha de Produção, com experiência, vaga exclusivos para PCD, ambos os sexos – 01 vaga;

10. Balconista de Açougue, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

11. Balconista de Açougue, ambos os sexos – 01 vaga;

12. Balconista de Açougue, ambos os sexos – 01 vaga;

13. Borracheiro, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

14. Borracheiro, masculino – 01 vaga;

15. Conferente de Mercadoria, com experiência, informática, ambos os sexos – 02 vagas;

16. Costureira, ambos os sexos – 01 vaga;

17. Estoquista com experiência na CTPS, com conhecimento em peças automotivas, masculino — 01 vaga;

18. Garçom com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

19. Gerente Administrativo, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

20. Mecânico de Manutenção Industrial, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

21. Montador de Moveis, com experiência, masculino – 01 vaga;

22. Montador de Vidros Automotivos, CNH “B”, masculino – 01 vaga;

23. Motorista de Guincho Pesado, com experiência na CTPS, CNH “E”, ambos os sexos – 01 vaga;

24. Motorista de Micro-Ônibus, com experiência na CTPS, CNH “D” ou “E”, curso de transporte de passageiros, ambos os sexos – 01 vaga;

25. Motorista Entregador, com experiência, masculino – 01 vaga;

26. Oficial de Serviços Gerais, com experiência, feminino – 01 vaga

27. Auxiliar de Serviços Gerais, para trabalhar em turno, feminino – 02 vagas;

28. Pedreiro, com experiência em reboco, masculino – 01 vaga;

29. Pintor de Automóveis, com experiência, masculino – 01 vaga;

30. Recepcionista de Hotel, com experiência na CTPS, para trabalhar das 07:00 as 19:00 horas, ambos os sexos – 01 vaga;

31. Repositor de Mercadorias, com experiência na CTPS, masculino – 03 vagas;

32. Serralheiro, com experiência, masculino – 01 vaga;

33. Servente de Obras, com experiência, masculino – 04 vagas;

34. Servente de Obras, com experiência na CTPS, masculino – 06 vagas;

35. Supervisor de Vendas, com carro próprio, ambos os sexos – 01 vaga;

36. Técnico em Segurança do Trabalho, com experiência na CTPS, para ficar alojado há cerca de 110 km de Catalão, masculino – 01 vaga;

37. Trabalhador Rural, para morar em uma fazenda em Três Ranchos, com experiência e referências. Cuidar e tratar do gado, tirar leite (ordenha mecanizada), cuidar de criação (aves, cães, suínos), pomar, gramado, horta e piscina. Manter pastos e quintal roçados e limpos, manutenção de cercas. Trabalhar com trator e implementos para plantio de lavoura, masculino – 01 vaga;

38. Vaqueiro com experiência, para trabalhar a 110 km de Catalão, casado, masculino – 01 vaga;

39. Vendedor Interno, com experiência em informática, masculino – 01 vaga;

40. Vendedor Interno, com experiência, masculino – 01 vaga;

41. Vendedor Interno, com experiência no ramo Óptico e vendas, feminino – 01 vaga;

42. Vendedor Externo, para trabalhar com vendas de plano de telefonia, ambos os sexos – 10 vagas;

43. Vendedor Externo, com veículo próprio, masculino – 01 vaga.

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO COMEÇA VACINANDO CRIANÇAS CONTRA COVID-19 COM 1ª E 2ª DOSE

0
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Covid-19: Saúde convoca crianças de 5 a 11 anos para receberem a vacina pediátrica


A aplicação será tanto para primeira quanto para segunda dose.

Catalão segue com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para crianças. Hoje, segunda-feira (16), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade. E também será aplicada a segunda dose nas crianças que receberam a primeira dose da Pfizer, entre os dias 17 de janeiro a 21 de março.

Ambas aplicações serão realizadas no Centro Integrado da Mulher (CIM), porém em horários diferentes:

-1ª dose: das 09h às 16h30;

-2ª dose: das 09h às 14h

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão


Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a segunda dose da CoronaVac


Intervalo entre doses da vacina CoronaVac é de 28 dias.


Hoje, segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da CoronaVac entre os dias 26 de janeiro a 18 de abril.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Centro Integrado da Mulher (CIM);

Das 09 horas às 16 horas e 30 minutos.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

MORRE AOS 38 ANOS DENTISTA QUE CAIU DE CAMINHONETE EM MOVIMENTO EM NOVA AURORA

0
Foto: Redes Sociais/Reprodução

Morreu neste domingo (15/05) o dentista que caiu de uma caminhonete em Nova Aurora, cidade a 39 km de Catalão. Higor Fabricio Martins Raimundo, de 38 anos, ficou 29 dias internado e não resistiu.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o que teria causado o acidente. As informações sobre horário e local do velório não foram divulgadas pela família à imprensa.

Amigos se solidarizaram nas redes sociais e lamentaram a morte do dentista:

“Éh meu amigo… Deus precisou de você aí. E tenha certeza que você vai fazer uma falta danada aqui! Vai com Ele, nosso inesquecível Dr. Higor, porque o céu deve estar em festa te esperando!”, escreveu um amigo.

Higor foi socorrido em estado grave após cair de uma caminhonete na GO-210, no dia 16 de abril. De acordo com a equipe médica, o homem teve traumatismo craniano e foi encontrado pela equipe de resgate desmaiado.

Dois dias depois, ele passou por uma cirurgia e precisou ficar sedado na UTI de um hospital especializado em neurologia, em Goiânia.

Higor estava em uma cavalgada quando entrou na carroceria de uma caminhonete e caiu quando ela ainda estava em movimento, na rodovia GO-210.

Ao Blog do Badiinho, a família do dentista disse que sequer conhece o motorista da caminhonete e não sabe por que Higor entrou no veículo. Até então, familiares consideravam que foi um acidente, mas disse que ainda não apurou o que de fato ocorreu.

Investigações

De acordo com a Polícia Civil, as informações sobre as causas estão “desencontradas”, e que, diante disso, ainda não é possível afirmar que o motorista não estava no local quando a Polícia Militar chegou para fazer o registro da ocorrência.

“Os fatos estão bastante controversos. Porém, até o presente momento, essa informação de que o motorista não estava no local não procede”, disse a polícia civil.

O motorista e os bombeiros que socorreram a vítima prestaram depoimento na delegacia sobre a versão dele de como os fatos aconteceram.

 

Leia também:

-É GRAVE O ESTADO DE SAÚDE DO DENTISTA QUE CAIU DE CAMINHONETE EM MOVIMENTO, DIZ FAMÍLIA

-POLÍCIA ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR COMO DENTISTA CAIU DE CAMINHONETE EM MOVIMENTO

-FAMILIARES E AMIGOS DE DENTISTA QUE CAIU DA CARROCERIA DE CAMINHONETE, EM NOVA AURORA DE GOIÁS, FAZEM CAMPANHA PARA AJUDAR ALTO CUSTO DO TRATAMENTO

 


Publicado por: Badiinho Moisés

CHUVA VEIO PARA TRAZER O FRIO, MAS PREOCUPAÇÃO DE CLIMATOLOGISTA É COM RISCO DE QUEDA DE GEADA

 A cidade de Catalão registrou nas últimas horas, ou seja, da madrugada até as 09hrs manhã deste domingo (15), um significativo volume de chuva, um total de 35mm conforme dados das estações de meteorologia, o que já era previsto, de acordo com o Rafael Ávila, climatologista, professor e coordenador do laboratório de climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Leia também:

-ALERTA: FRIO VAI CHEGAR COM FORÇA E TEMPERATURAS PODEM CAIR PARA 3ºC EM CATALÃO E REGIÃO



PREOCUPAÇÃO DE CLIMATOLOGISTA É COM RISCO DE GEADA

Foto: Divulgação

Ao Badiinho, Rafael Ávila, disse que sim, a chuva da madrugada e manhã deste domingo (15) é o fator que contribuirá para início da queda de temperatura, informando ele que o frio deve ser sentido mais intensamente a partir da madrugada de hoje para amanhã, segunda-feira (16), porém, a previsão do avanço da massa de ar polar que vai derrubar a temperatura consideravelmente, é a partir dessa terça-feira, 17 de maio.

O alerta e preocupação do especialista, é que os catalanos e goianos da nossa região e de todo o Estado, não estão familiarizados com esse clima de frio tão severo que poderemos passar nesses próximos dias, quando os ponteiros em Catalão e na nossa região, podem baixar para 3 graus célsius (3ºC).

 Veja abaixo as estimativas de quantos graus célsius podem baixar nas cidades do sudeste goiano:

-Catalão: 3ºC

-Ouvidor: 4ºC

-Três Ranchos: 4ºC

-Goiandira: 3ºC

-Ipameri: 3ºC

-Pires do Rio: 2ºC

O monitoramento prossegue por meio do Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, e ao longo das próximas horas, os especialistas vão continuar transmitindo mais informações sobre o avanço da massa polar com dados atualizados das temperaturas que serão registradas.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

MUNDO JÁ REGISTRA 450 CASOS DE HEPATITE AGUDA MISTERIOSA EM CRIANÇAS

0
Foto: Pixbay/ Reprodução

Doze crianças já morreram em todo o mundo devido à hepatite aguda misteriosa. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, foram registrados, em dezenas de países, 450 casos da doença inflamatória que afeta o fígado de crianças. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.

Autoridades sanitárias de dezenas de países estão intrigadas com os casos de hepatite aguda de origem desconhecida que têm afetado crianças e adolescentes desde, pelo menos, outubro do ano passado, segundo o Portal R7.

A maioria dos casos mundiais foi detectada no Reino Unido (176) e nos EUA (110) até agora, mas a falta de vigilância em alguns países pode estar mascarando a verdadeira escala do surto. No Brasil, o Ministério da Saúde informou que monitora 29 casos suspeitos em oito estados.

Nessa sexta-feira (13/05), o número de casos suspeitos de hepatite aguda subiu para 15 no estado de São Paulo, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do governo estadual. Os casos foram registrados nos municípios de São Paulo, São José dos Campos, Fernandópolis e Itápolis.

“A Secretaria de Estado da Saúde monitora os pacientes e aguarda a conclusão dos exames diagnósticos e de toda a investigação epidemiológica. Portanto, é precipitada a confirmação da doença no estado, uma vez que somente a conclusão diagnóstica poderá determinar a doença”, informou o governo em nota.

Os principais sintomas registrados em hospitais de todo o mundo são icterícia (pele e parte branca dos olhos amareladas), que se dá pela incapacidade do fígado em processar de forma ideal os glóbulos vermelhos do sangue, e manifestações gastrointestinais, como dor abdominal, vômito, diarreia e náusea.

Outros sinais de doença aguda do fígado podem incluir:

• febre;

• cansaço;

• perda de apetite;

• dor abdominal;

• urina escura;

• fezes de cor clara; e

• dor nas articulações.

Publicado por: Badiinho Moisés