Na noite desta segunda-feira (19), um homem de 31 anos sofreu uma tentativa de homicídio em Catalão (GO). O crime aconteceu em frente à casa da vítima, localizada na Avenida A, no bairro Cidade Jardim.
Segundo testemunhas, dois homens em uma motocicleta se aproximaram do local e dispararam várias vezes contra o rapaz. Assim, três tiros atingiram sua cabeça, e ele caiu inconsciente na calçada. Logo após o ataque, os criminosos fugiram em alta velocidade. Até o momento, eles não foram localizados.
Familiares que estavam nas proximidades prestaram socorro imediato. Dessa forma, eles levaram a vítima ao pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia. De acordo com os primeiros relatos médicos, ele chegou ao hospital em estado gravíssimo.
Ação policial e investigação
Além disso, a Polícia Militar foi acionada rapidamente. Ao chegar, os policiais isolaram a área e iniciaram buscas pelos suspeitos. A Polícia Civil também compareceu, realizou a perícia e começou as investigações para esclarecer o caso.
Segundo a PM, o homem não tinha antecedentes criminais. Ele era conhecido por apresentar transtornos mentais, o que levantou a hipótese de que talvez não fosse o alvo principal dos disparos.
Até o momento, os autores seguem foragidos. O estado de saúde da vítima ainda não foi atualizado. Portanto, as autoridades pedem a colaboração da população. Qualquer informação que ajude a identificar os envolvidos pode ser repassada, de forma anônima, pelos canais oficiais da polícia.
Homem é baleado na cabeça no bairro Cidade Jardim – Foto: Thiago Silva/Diante do Fato
Os cursos superiores de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia deverão ser ofertados exclusivamente no formato presencial. A determinação está no novo decreto da Nova Política de Educação a Distância (EAD), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta segunda-feira (19), em Brasília.
Regras para os demais cursos
Conforme o decreto, os cursos da área de saúde e licenciaturas poderão ser oferecidos nos formatos presencial ou semipresencial (modelo híbrido). A medida visa garantir mais qualidade à formação dos estudantes.
Objetivos do novo marco regulatório
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o foco da nova política é “o estudante e a valorização dos professores”. Entre as prioridades estão:
Garantia de infraestrutura adequada nos polos;
Qualificação do corpo docente;
Valorização da interação e mediação;
Formação mais rica e integral, mesmo a distância.
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o novo marco oferece regras mais claras para assegurar a qualidade da oferta.
“Acreditamos que a EAD pode proporcionar uma experiência rica ao estudante, desde que haja compromisso com o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou o ministro.
Período de transição
As instituições de ensino superior terão dois anos para se adaptar gradualmente às novas regras.
Principais mudanças da nova política
Entre as principais novidades anunciadas pelo ministro Camilo Santana, destacam-se:
Limite de 70 alunos por professor ou mediador pedagógico em aulas online ao vivo;
Criação do modelo semipresencial, com parte das atividades físicas e parte online ao vivo (síncronas);
Mais atividades presenciais e avaliações, com infraestrutura física e tecnológica adequada nos polos EAD.
Requisitos dos polos EAD
Os polos de ensino a distância passarão a ser reconhecidos como espaços acadêmicos e deverão cumprir os seguintes requisitos:
Ter salas de coordenação;
Disponibilizar ambientes de estudo e laboratórios;
Garantir acesso à internet;
Não será permitido o compartilhamento de polos entre diferentes instituições.
Novo cargo: mediador pedagógico
O decreto também cria a função de mediador pedagógico, que deve possuir formação compatível com o curso e vínculo formal com a instituição. Esse profissional terá papel diferente do tutor, que antes desempenhava apenas tarefas administrativas.
As instituições devem informar o número de mediadores anualmente no Censo da Educação Superior.
Avaliações presenciais obrigatórias
O decreto determina que cada disciplina deverá ter ao menos uma avaliação presencial, que representará a maior parte da nota final, inclusive nos cursos EAD.
Formatos de oferta dos cursos
A nova política define três formatos de oferta para cursos superiores:
Presencial: predominância de carga horária física, com até 30% permitidos em EAD.
Semipresencial: mescla de atividades físicas (como estágios e práticas laboratoriais) e virtuais ao vivo, com mediação pedagógica.
A distância (EAD): carga horária majoritariamente a distância, mas com pelo menos 20% de atividades presenciais e/ou online síncronas. As provas presenciais são obrigatórias.
Além disso, o controle de frequência dos estudantes torna-se obrigatório em todos os formatos.
Tubulação pronta há três anos segue sem uso por falta de liberação
O superintendente da SAE (Superintendência Municipal de Água e Esgoto) de Catalão, Rogério Pires, afirmou ao Blog do Badiinhoque a obra de esgoto no Pontal Norte continua parada há mais de três anos. O motivo, segundo ele, é a ausência de liberação da Ecovias Minas Goiás para passagem da rede sob a BR-050.
Apesar de 30% do bairro já contar com tubulação instalada, a rede ainda não pode ser utilizada. Isso porque falta a conexão com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “Já solicitamos a liberação desde 2021. Como a concessionária não respondeu, agora entramos na Justiça para garantir esse direito”, declarou.
População continua usando fossas por falta de rede ativa
De acordo com Rogério, centenas de famílias ainda dependem de fossas sépticas por causa do atraso. Se a rede estivesse em operação, muitas casas já estariam ligadas diretamente à estação de tratamento.
Além disso, o restante do bairro ainda precisa receber a rede de esgoto. No entanto, enquanto a liberação não ocorre, o serviço não pode avançar. “Sem essa passagem, não conseguimos nem iniciar os 70% restantes”, afirmou.
Sistema de abastecimento de água também pode ser afetado
Outro ponto crítico envolve o sistema de abastecimento de água. A prefeitura pretende construir, no segundo semestre, um “linhão” — estrutura que levará água tratada da ETA até o Pontal Norte, Castelo Branco e Adjacências. No entanto, essa obra depende do mesmo trecho interditado pela concessionária.
Segundo o superintendente, a SAE já prevê esse problema e tenta resolvê-lo com antecedência. “Precisamos da liberação com urgência, pois essa obra é essencial para o futuro do bairro”, explicou.
Complexidade técnica exige mais de três anos de obra
Mesmo que a autorização saia ainda neste ano, Rogério estima que a conclusão total da rede de esgoto levará pelo menos três anos. Isso porque, além da tubulação, será necessária a construção de uma estação elevatória.
“Essa estrutura vai bombear todo o esgoto do bairro até a rede principal. Só depois poderemos garantir 100% de cobertura”, completou.
Falta de diálogo agrava situação, diz superintendente
Durante a entrevista, Rogério também criticou a postura da Ecovias Minas Goiás. Ele explicou que houve alterações no projeto de duplicação da BR-050 sem aviso prévio à prefeitura ou à SAE. Para ele, a concessionária deveria agir com mais sensibilidade.
“A duplicação é importante, claro. Mas não pode ignorar as necessidades da cidade. É preciso diálogo entre os responsáveis pelas obras e os gestores municipais”, reforçou.
Região tem mais de 40 mil moradores impactados
Os bairros afetados pelo impasse — como Pontal Norte, Jardim Planalto e Castelo Branco — somam mais de 40 mil habitantes. Por isso, o superintendente defende que o bem-estar dessas famílias deve estar em primeiro lugar.
“Estamos falando de uma cidade dentro de Catalão. Essas pessoas precisam de respeito, dignidade e infraestrutura básica”, finalizou.
SAE mantém canal aberto com a população
Por fim, Rogério reforçou que a SAE está à disposição dos moradores. Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão pode ser encaminhada diretamente ao órgão.
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou no sábado (17/5) o Decreto nº 10.693, que estabelece situação de emergência zoossanitária no estado. A ação visa prevenir a entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no território goiano, mesmo sem registros da doença até o momento, seja em em granjas comerciais, em aves silvestres ou de subsistência.
Contexto nacional: primeiro caso em aves comerciais no RS
A medida ocorre após a confirmação, em 15 de maio, do primeiro caso do vírus em aves comerciais no Brasil. O foco foi registrado em um matrizeiro no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A decisão de Goiás segue as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que prorrogou por mais 180 dias a emergência zoossanitária nacional por meio da Portaria nº 784/2025.
Histórico de prevenção em Goiás
Goiás já havia adotado uma postura preventiva em 2023, com o Decreto nº 10.297, também de emergência zoossanitária, que vigorou por 180 dias e foi prorrogado várias vezes. A nova publicação atualiza e reforça as estratégias de biossegurança em alinhamento com o governo federal.
Objetivos do novo decreto
O novo decreto, com validade de 180 dias, tem como principais metas:
Agilizar a mobilização de recursos em caso de surtos;
Fortalecer a coordenação entre instituições públicas e privadas;
Reforçar medidas de biossegurança e controle sanitário;
Mitigar o risco de entrada do vírus nos plantéis goianos;
Proteger a saúde humana e animal, conforme os princípios da Saúde Única;
Manter a estabilidade econômica e comercial do setor avícola estadual.
Importância estratégica da avicultura em Goiás
A avicultura é um setor fundamental para o agronegócio goiano e brasileiro. Em 2024, o Brasil produziu cerca de 15 milhões de toneladas de carne de frango, liderando o ranking mundial de exportação. Goiás ocupa a 4ª posição nacional, com destaque para os polos de Itaberaí e Rio Verde, o segundo e o sexto maiores do Brasil, respectivamente. No estado, o setor emprega mais de 240 mil pessoas diretamente.
Alerta para produtores e população
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destacou que a medida é estratégica para proteger a economia e os plantéis avícolas goianos. Segundo ele, “ações rápidas e coordenadas são fundamentais para evitar prejuízos sanitários e comerciais.”
O diretor de Defesa Agropecuária da Agência, Rafael Vieira, reforça que todos os elos da cadeia produtiva devem seguir rigorosamente as normas de biosseguridade e comunicar qualquer suspeita de doença em aves pelos canais oficiais da Agrodefesa.
Com informações da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás
Catalão (GO) – Um vídeo enviado ao Blog do Badiinhopor um morador do bairro Pontal Norte, nas proximidades da L2, em frente à empresa Ápice Guindastes, denuncia a formação de uma cratera que tem colocado motoristas em risco. Segundo o denunciante, veículos têm caído no local com frequência, o que vem gerando transtornos e indignação entre os moradores.
De acordo com os relatos, os problemas surgiram com o início das obras de duplicação do trecho urbano da BR-050. Desde então, os moradores afirmam viver um verdadeiro “inferno astral”, com buracos, desníveis e a falta de sinalização adequada na região.
Além dos acidentes causados pela cratera, os residentes do Pontal Norte também enfrentam dificuldades para entrar e sair do bairro. Eles pedem urgência na adoção de medidas por parte das autoridades e dos responsáveis pela obra, com ações que garantam segurança no tráfego e acesso digno à comunidade.
O Blog do Badiinho acompanha o caso e buscará posicionamento dos órgãos responsáveis.
A Secretaria do Trabalho e Renda, através do SINE, anunciou nesta segunda-feira (19/05/2025) a abertura de 251 oportunidades de emprego em várias áreas, abrangendo diferentes níveis de experiência e perfis profissionais. Confira os detalhes sobre as vagas, a documentação necessária e como se candidatar.
Oportunidades Disponíveis
As vagas disponíveis contemplam diversos setores e incluem várias funções. Veja alguns exemplos:
Ajudante de obras – 6 vagas
Auxiliar de linha de produção – 5 vagas (exige esforço físico)
Consultor/vendedor – 100 vagas
Pedreiro com experiência – 6 vagas
Motorista de ônibus urbano – 1 vaga (CNH “D” e curso de transporte de passageiros)
Assistente de vendas (estágio) – 1 vaga (bolsa R$550 + ajuda de custo + comissão)
Auxiliar de cozinha – 3 vagas (incluindo pizzaria e com ou sem comprovação de experiência)
Vendedor interno – 4 vagas (com ou sem experiência, conforme a vaga)
Atendente de balcão – 3 vagas (horário das 13h às 22h)
Repositor de mercadoria – 3 vagas
Auxiliar de jardinagem – 3 vagas
Operador de caixa – 4 vagas
Auxiliar de limpeza – 2 vagas
Garçom – 2 vagas
Padeiro com experiência – 2 vagas
Auxiliar de produção em pizzaria – 1 vaga (horário noturno)
Eletricista automotivo – 1 vaga
Mecânico de automóvel – 2 vagas
Atendente/Auxiliar de frios – 1 vaga (trabalho em câmaras frias, escala 6×1)
Comprador – 1 vaga (vaga preferencial para PCD, exige ensino superior e experiência)
Além disso, há oportunidades para profissões como acabador e cortador de mármore, açougueiro, auxiliar administrativo, auxiliar mecânico de refrigeração, babá, balconista, biomédico e fisioterapeuta na área estética, caldeireiro, camareiro, confeiteiro, dentista, empregado(a) doméstico(a), encarregado de obras, escovista, gerente de loja, massoterapeuta, mecânico diesel, montador de embalagens e estruturas metálicas, motorista carreteiro, operador de loja, passador(a) de roupa, pintor de automóveis, salgadeiro, serralheiro, servente de pedreiro, soldador e vendedor externo de serviços, entre outras.
Documentação Necessária
Para se candidatar, os interessados precisam apresentar:
Carteira de trabalho (física ou digital);
CPF;
Número do PIS.
Para mais detalhes, consulte o SINE de Catalão.
Importante: Caso algum dos documentos esteja ausente, o atendimento será negado. Além disso, as vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.
Como se Candidatar
Os candidatos devem comparecer ao SINE Catalão, onde poderão obter mais informações e realizar a candidatura. Este é um momento importante para aqueles que buscam uma chance de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.
Portanto, aproveite esta oportunidade para se conectar a vagas que promovem inclusão e diversidade, garantindo acesso a diferentes setores do mercado profissional.
O senador Wilder Morais (PL-GO), presidente estadual do Partido Liberal, afirmou que não existem obstáculos para uma eventual aliança com a primeira-dama Gracinha Caiado, caso ela dispute uma vaga ao Senado em 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao jornalista Altair Tavares, do Diário de Goiás.
“Você sabe da minha relação com o governador e com a Gracinha. Sempre caminhamos juntos aqui em Goiás. Temos uma boa convivência e nenhuma dificuldade nesse sentido”, destacou Wilder. Dessa forma, o senador deixou claro que uma composição entre PL e União Progressista, partido de Ronaldo Caiado, não está descartada.
Entretanto, ele ponderou que o PL também trabalha para lançar candidatura própria ao governo estadual. Segundo ele, a decisão será tomada no momento oportuno. “Tenho mais cinco anos e meio de mandato. Se, lá na frente, essa for a missão, estarei à disposição. Se o partido decidir, estarei pronto para cumprir”, reforçou.
PL quer disputar todos os cargos em Goiás
Durante a entrevista, Wilder enfatizou o crescimento do PL em nível nacional e regional. Conforme explicou, a executiva nacional da legenda orienta o fortalecimento da sigla em todos os estados — especialmente em Goiás. “O PL é o maior partido do Brasil. Já temos a maior bancada de deputados federais e, anteriormente, lideramos no Senado. Naturalmente, nosso foco agora é crescer ainda mais em Goiás”, afirmou.
Além disso, o senador garantiu que a legenda terá presença em todas as disputas. “Vamos lançar nomes fortes para o governo estadual, o Senado, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa. Estamos preparados para isso”, pontuou.
Declaração de Caiado sobre Bolsonaro fortalece aproximação
Ainda na entrevista, Wilder elogiou o posicionamento recente do governador Ronaldo Caiado, que declarou que anistiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro caso ocupasse a Presidência. De acordo com o senador, a fala tem forte impacto político.
“O governador Caiado tem experiência, liderança e coragem. Já foi deputado, senador e hoje é governador de um dos estados mais importantes do país. Sua defesa da anistia mostra postura de estadista e contribui para pacificar o Brasil”, avaliou Wilder.
Por fim, ele acrescentou que a fala de Caiado vai ao encontro do que defende o PL. “O Brasil inteiro está clamando por anistia. Caiado participou de eventos com Bolsonaro, caminhou conosco e agora se soma a esse esforço. Isso fortalece a relação entre o União Progressista e o nosso partido”, concluiu.
O adolescente Samuel Lopes Ferreira Rosa, de 16 anos, sofreu um grave acidente enquanto pilotava sua moto em Catalão, no sudeste de Goiás. Um carro avançou sobre sua pista e o atingiu com força. O impacto jogou o jovem contra a calçada e fez seu capacete voar longe.
Mesmo após a colisão, o motorista, que atua como médico, não parou. Ele continuou dirigindo com a moto presa à frente do carro e só parou dois quarteirões depois. Em seguida, desceu do veículo e ignorou completamente o estado da vítima. Um morador flagrou tudo em vídeo.
Equipes de resgate encaminharam Samuel ao Hospital São Marcos e, posteriormente, ao Hospital Regional de Itumbiara. De acordo com sua mãe, ele sofreu traumatismo craniano severo. “A rachadura no crânio vai da testa até a nuca. Fiquei sem chão. Só quero justiça”, relatou, emocionada.
Populares impediram fuga do motorista
Logo após o acidente, o médico tentou fugir, mas moradores o detiveram até a chegada da Polícia Militar. Dentro do veículo, os policiais encontraram diversas latas de cerveja. Apesar de se recusar a soprar o bafômetro, ele acabou preso em flagrante. A Polícia Civil o responsabilizou pelos crimes de embriaguez ao volante, lesão corporal grave e tentativa de fuga do local.
Juiz concede liberdade provisória com condições
Vídeo nas redes mostra revolta após médico atropelar jovem e arrastar moto por mais de 300 metros – Foto: Reprodução
Durante a audiência de custódia realizada neste sábado (17), o juiz Decildo Ferreira Lopes concedeu liberdade provisória ao médico Abel Martins Neto. A decisão incluiu o pagamento de uma fiança de R$ 10 mil, além do cumprimento de outras medidas cautelares.
O juiz avaliou que, embora as condutas do acusado sejam graves, ele não possui antecedentes criminais. Por isso, optou por medidas alternativas à prisão preventiva. O médico deverá manter o endereço atualizado e comparecer a todos os atos processuais.
Segundo o magistrado, a prisão provisória seria excessiva, já que o réu, mesmo se condenado, provavelmente cumprirá pena em regime menos rigoroso. O processo será redistribuído à Vara Criminal competente, que poderá reavaliar o caso.
Conselho de Medicina segue em silêncio
A reportagem tentou contato com o médico e com o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego). Até o fechamento desta matéria, nenhum deles havia se manifestado.
Uma câmera de segurança registrou o momento exato em que um carro atropelou Samuel Lopes Ferreira Rosa, de 16 anos, em Catalão (GO). Ele subia a Rua João Rabelo de Mesquita com sua motocicleta quando o motorista invadiu a pista e o atingiu violentamente. O impacto lançou o adolescente contra a calçada e fez o capacete voar por vários metros.
Apesar da gravidade da colisão, o condutor continuou dirigindo com a moto presa à frente do veículo. Ele percorreu dois quarteirões arrastando o veículo menor. Em seguida, parou e desceu, sem prestar qualquer tipo de socorro à vítima, que continuava caída no asfalto. Um morador gravou toda a cena.
Samuel segue em estado grave após atropelamento – Foto: Divulgação
Equipes de resgate levaram Samuel ao Hospital Regional de Itumbiara. Segundo a mãe do jovem, ele sofreu traumatismo craniano severo. A rachadura no crânio, conforme relatado, vai da testa até a nuca. “Fiquei sem chão. Só quero justiça para que outras mães não passem por essa dor”, afirmou.
Testemunhas relataram que o motorista tentou fugir logo após o acidente. No entanto, moradores o contiveram até a chegada da Polícia Militar. Os agentes encontraram diversas latas de cerveja dentro do veículo. Mesmo se recusando a soprar o bafômetro, o médico foi preso em flagrante.
Polícia responsabiliza motorista
A Polícia Civil confirmou que o médico segue preso, sem direito à fiança. Ele responderá por embriaguez ao volante, lesão corporal e tentativa de fuga do local do acidente. A investigação segue em andamento para reunir mais provas.
Conselho de Medicina ainda não respondeu
A reportagem tentou contato com o médico por telefone e e-mail, mas ele não respondeu. Também acionamos o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), que ainda não se manifestou.
O Hospital São Marcos, onde Samuel recebeu os primeiros atendimentos, informou que o estado de saúde do adolescente continua grave.
Vice-governador participou de missa em ação de graças pelo aniversário do presidente da Alego e reforçou que harmonia institucional tem gerado conquistas para a população
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou na última sexta-feira (16/05) de uma missa em ação de graças pelo aniversário do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto. A celebração aconteceu no Auditório Carlos Vieira, na sede da Alego, e contou com a presença de parlamentares, servidores e convidados.
Logo no início do evento, Daniel parabenizou Bruno Peixoto e elogiou sua atuação no comando da Casa. Em seguida, destacou a parceria entre o Legislativo e o Executivo como fator essencial para os avanços recentes no estado.
— Mantemos uma convivência baseada no respeito, na responsabilidade e no diálogo. Quando os Poderes atuam juntos, os resultados aparecem. Goiás tem avançado porque trabalha com união e foco no bem comum — afirmou o vice-governador.
Além disso, Daniel ressaltou que a liderança de Bruno contribui para a estabilidade política. Segundo ele, o clima de harmonia reforça a confiança da sociedade nas instituições públicas.
Durante a cerimônia, o padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Basílica da Sagrada Família, conduziu a missa. Em sua homilia, o sacerdote falou sobre gratidão e responsabilidade. Ele lembrou que o exercício da função pública exige espírito de serviço e renovação constante de propósitos.
Ao final da celebração, diversas autoridades elogiaram o trabalho de Bruno Peixoto. Muitos destacaram a importância do diálogo entre os Poderes como base para decisões que atendem os interesses da população.