Início Site Página 926

Saúde de Catalão volta vacinar crianças de 5 a 11 anos de idade; outras pessoas seguem sendo vacinadas contra Covid-19 nesta quarta

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade

 

Catalão segue com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Nesta quarta-feira (16), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC.

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose

 

O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (16), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca imunossuprimidos e população adulta para receberem a Terceira Dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 28 dias, para aplicação da terceira dose. E também convoca os adultos que receberam a segunda dose até o dia16 de outubro.

A imunização acontecerá nesta quarta-feira (16), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (16/10), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização está nesta quarta-feira (16), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

                                               
Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

Temporal em Petrópolis mata 18 pessoas e causa dezenas de deslizamentos

0
Ainda não há informações sobre desaparecidos, desalojados ou desabrigados. Foto: Reprodução/Twitter

O temporal em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, já causou a morte de pelo menos 18 pessoas, segundo informação do Corpo de Bombeiros do estado, e dezenas — mais de 60 — deslizamentos nesta terça-feira (15). Não há informações sobre desaparecidos, desalojados ou desabrigados. 

O volume de precipitação na região foi extremamente acima do normal nesta terça. Em seis horas, choveu o total que era esperado para todo o mês de fevereiro. As enxurradas fecharam as ruas de acesso ao centro da cidade e causaram a suspensão do fornecimento de energia em algumas regiões. A correnteza ainda arrastou carros, invadiu lojas, mercados. Vídeos nas redes sociais também mostraram o desabamento de uma escola da cidade. 

O governador do estado, Cláudio Castro (PL-RJ), deve visitar o local para acompanhar os trabalhos de resgate. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Leandro Monteiro, também participará da operação.

“Oito ambulâncias vão ajudar no socorro às vítimas. Cento e vinte bombeiros estão trabalhando, e mais sessenta seguirão para Petrópolis. Todo o governo está mobilizado para atender as vítimas e ajudar o município”, afirmou Castro em redes sociais. 

O ministro Rogério Marinho determinou a ida do secretário nacional de Defesa Civil ao município para acompanhar o resgate. “Estamos em contato com a prefeitura e faremos todos os esforços para socorrer as vítimas. Nossa Defesa Civil Nacional está trabalhando com as defesas civis do estado e município”, afirmou. 

No verão de 2011, Petrópolis registrou uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil, após fortes temporais. As autoridades estimam que 918 pessoas morreram e 30 mil ficaram desabrigadas após o episódio.  

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do R7

Menino morre após engolir balão de festa em Luziânia

0
Foto: Reprodução

Um menino de 10 anos morreu após engolir um balão de festa, no último sábado (12). O caso aconteceu na cidade de Luziânia, entorno do Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, a criança estava na casa de uma amiga da mãe, na companhia de outras crianças, quando tudo aconteceu. A informação é do jornal Mais Goiás.

O relato policial afirma que, por razões ainda desconhecidas, o menino colocou o balão na boca e tentou engolir, mas ficou engasgado. Como se sentiu sufocado, foi até a cozinha para beber água e contou que havia engolido um balão de festa. Momentos depois, ele desmaiou.

Imediatamente, o menino foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Ingá, em Luziânia. Lá, recebeu atendimento, mas não resistiu e morreu.

À reportagem, a Secretaria de Saúde de Luziânia disse que ‘não tem autorização para repassar informações sobre o atendimento oferecido’.

O delegado Fabiano Medeiros, responsável pela investigação, informou que a equipe policial irá ouvir a mãe do menino e outras testemunhas que estiveram na casa no dia do ocorrido. O objetivo é entender o que aconteceu e constatar se houve algum culpado ou se foi apenas um acidente.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

Após entrega de motoniveladora, clima esquenta entre prefeitos de Catalão e Goiandira

0
Deputado José Nelto esteve na cidade de Goiandira na tarde da última segunda-feira (14) para entregar motoniveladora. Foto: Badiinho Moisés


Na tarde de ontem, segunda-feira (14), o deputado federal José Nelto (Podemos) esteve visitando alguns municípios da nossa região, entre eles  Catalão, Ipameri e Goiandira.

Em Goiandira, o deputado foi fazer a entrega simbólica de uma  Motoniveladora (Patrol) no valor de R$ 1 milhão de reais, onde estava acompanhado do vice-prefeito de Goiandira, Nelsimar Santana, vereadores, do Secretário de Infraestrutura do município, além do prefeito de Catalão, Adib Elias, que foi acompanhado de Leovil Júnior seu secretário de Habitação e pré-candidato a deputado estadual, além de outros secretários de Catalão.

O cerimonial do evento, justificou a ausência do prefeito de Goiandira, Allisson Peixoto, afirmando que estava em uma viagem previamente agendada, porém, a ausência do Chefe do Executivo de Goiandira não agradou Adib Elias, que disparou críticas a Allison, afirmando que ele só faz entregas dos benefícios na presença de deputados e senadores.

Outro ponto destacado por Adib, foi com relação a apoio político, onde de acordo com o prefeito de Catalão, Adib Elias, alguns deputados enviam mecharias de ajuda para amarrar apoios, referindo-se ao deputado estadual Bruno Peixoto.


ASSISTA O VÍDEO E VEJA A FALA DO PREFEITO ADIB (A PARTIR DOS 32 MINUTOS):

Ainda na noite de ontem, segunda (14), o prefeito de Goiandira, Allisson Peixoto, usou suas redes sociais para esclarecer sua ausência e ainda rebater as críticas de Adib Elias através de um vídeo.

De acordo com Allisson, ele teria tentado reagendar com a assessoria de José Nelto o dia da entrega do maquinário, pois de acordo com ele, o motivo de sua viagem teria sido justamente para receber um caminhão poli guincho em Anápolis nesta mesma data, o qual queria fazer a entrega dos dois benefícios com grande festa, porém, afirmou que já havia ido em Goiânia no dia 18 de janeiro e até gravado um vídeo com o deputado José Nelto, explicando ele que não teve maldade com o intuito, agradecendo ele o deputado pelo grande e importante benefício ao município.

Assista o vídeo:

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

Mulher e criança são encontradas mortas dentro de casa, em Jataí

0
Foto: captura/ Reprodução

Uma mulher e uma criança da mesma família foram encontradas mortas dentro de uma residência na rua Deputado Honorato de Carvalho na Vila Santa Maria, na manhã desta terça-feira (15), em Jataí, na região sudoeste de Goiás.

Informações preliminares se dão conta de que se trata de duas pessoas do sexo feminino que aparentemente foram mortas com golpes de faca há alguns dias.

Os corpos das vítimas ainda não foram identificados, e nem a motivação do crime.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

Governo de Goiás planeja abrir 9 concursos públicos que podem ofertar até 8.900 vagas

0

Editais para Secretaria de Estado da Administração (Sead) e Goinfra já foram publicados. Estão em fase de preparação quatro certames da Segurança Pública, dois para professores da rede pública estadual e da UEG e outro para analistas e técnicos ambientais.

Foto: Secom/Reprodução

O Governo de Goiás planeja realizar pelo menos nove concursos públicos em 2022, com a abertura de aproximadamente 8.900 vagas. Dois editais já foram publicados: da Secretaria de Estado da Administração (Sead), com 329 cargos de Analista de Gestão Governamental, e da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com 10 oportunidades para gestor de engenharia.

As inscrições para os cargos da Sead já podem ser feitas no site da banca organizadora, no endereço: www.institutoaocp.org.br. O concurso disponibiliza 329 vagas de analista de gestão governamental, cujo vencimento mensal é R$ 4.838,66, mais auxílio alimentação de R$ 500. A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, de caráter classificatório. As vagas são para as seguintes áreas: agrimensura, arquitetura, engenharia, gestão e desenvolvimento de pessoas, licitações e contratos, tecnologia da informação, contabilidade e orçamento e finanças. As inscrições seguem abertas até 14 de março de 2022. Os candidatos devem pagar uma taxa no valor de R$ 100,00.

Para as vagas oferecidas no concurso público da Goinfra será necessário formação superior em engenharia civil. A seleção dos candidatos terá três etapas: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; prova dissertativa de caráter classificatório e eliminatório; e prova de títulos, de caráter classificatório. A taxa para participar do certame é de R$ 140,00, e a remuneração dos servidores selecionados será de R$ 11.700,00 com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O período para inscrição será de 23 de fevereiro a 24 de março, no endereço eletrônico: www.idib.org.br. As informações sobre os concursos podem ser acessadas no site da Escola de Governo (www.escoladegoverno.go.gov.br).

: Editais já publicados da Sead e Goinfra ofertam 339 vagas para profissionais com formação superior em diversas áreas do conhecimento. Foto: Secom/Reprodução


Segurança Pública

Grande parte das vagas previstas para 2022 está concentrada no setor da Segurança Pública, com previsão de quatro certames, com abertura de 3.376 oportunidades. O ato de autorização da realização das seleções foi realizado em outubro de 2021. Esses concursos públicos estão em fase de definição junto às comissões dos órgãos.

Há previsão de provimento de 1.670 vagas para Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e 612 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO). Haverá ainda concurso para provimento de cargos pertencentes ao quadro de pessoal da Delegacia-Geral da Polícia Civil (DGPC), em um total de 850 vagas distribuídas entre delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas.

Ainda na área da Segurança Pública, está autorizada a realização do certame que visa a contratação de auxiliares de autópsia, peritos e médicos legistas para a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), totalizando 230 vagas.

Mais oportunidades

Também estão autorizados pelo governador Ronaldo Caiado e em fase de planejamento, pela Sead, outros dois concursos públicos, em que os editais serão publicados ainda neste ano. São eles: Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – 5.050 vagas para Professores (nível III) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) – 98 vagas, sendo 63 para Analista Ambiental e 35 para Técnico Ambiental.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) também abrirá seleção com 94 vagas para docentes de Medicina, com a contratação de forma parcelada dos novos professores.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás

Catalão abre inscrições para Bombeiro Mirim 2022

0
Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições do Programa Educacional Bombeiro Mirim 2022. O programa educacional é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás que visa atender crianças de 8 a 10 anos.

O programa é totalmente gratuito, onde as crianças terão noções de civismo, cidadania e disciplina, além de conhecimentos básicos de bombeiro como: prevenção e combate a incêndios, resgate, salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura, dentre outros.

Para participar, a criança deve estar matriculada e frequentar a escola.

Serão 25 vagas no período vespertino, às terças e quintas-feiras. Metade das vagas são destinadas às famílias com renda até um salário mínimo e meio.

As inscrições podem ser feitas de 11 a 22 de fevereiro de 2022, em nosso portal: bombeiros.go.gov.br, ou no 10º Batalhão Bombeiro Militar, sito à Rua Araguaia, nº 72, Centro, Catalão-GO.

O Sorteio dos inscritos, ocorrerá no dia 25 de fevereiro, no 10º Batalhão Bombeiro Militar.

Os responsáveis pela criança, deverão estar presentes e de posse dos seguintes documentos:

1) Certidão de nascimento da criança;

2) Comprovante de inscrição; e

3) Comprovante de renda.

Imagem: Divulgação/10º BBM

 

Publicado por: Badiinho Moisés

Em Cumari, homem de 31 anos foi preso suspeito de importunar sexualmente mulher em ponto de ônibus; vítima levou tapa nas nádegas

Após ser preso em Cumari, homem foi trazido para Catalão e levado para a Unidade Prisional onde segue detido a disposição da Justiça. Foto: Captação de Vídeio/PC-GO.

Um homem de 31 anos de idade foi preso pela Polícia Civil ontem, segunda-feira (14), em Cumari, cidade localizada a 35 quilômetros de Catalão. O homem, segundo informações, teria praticado o crime de importunação sexual contra uma mulher de 35 anos de idade que aguardava a chegada do ônibus em um ponto da cidade.

De acordo com Polícia Civil, a investigação, na última segunda-feira (14), por volta de 5h da manhã, a vítima encontrava-se num ponto de ônibus da cidade de Cumari, quando o homem, sem seu consentimento, deu um tapa em suas nádegas. A vítima procurou a Polícia Civil e registrou ocorrência.

A comunicação da Polícia Civil disse que, considerando a conduta do suspeito, a equipe de policiais civis realizou diligências visando localizar e capturar o homem, sendo ele encontrado, recebendo voz de prisão.

O homem foi encaminhado até a delegacia de polícia de Cumari,  onde foi autuado em flagrante pelo crime de Violação Sexual (art. 215-A, do CP), com pena prevista de 1 a 5 anos de reclusão e, após cumpridas todas as diligências de praxe por parte da Polícia Civil, o homem foi encaminhado a Unidade Prisional de Catalão, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

Publicado por: Badiinho Moisés

Pesquisa está sendo realizada em Três Ranchos para mapear casas de veraneio no município

0
Pesquisa está sendo feita para levantar a capacidade desses empreendimentos, que se tornaram os principais meios de hospedagem em Três Ranchos. Foto: João Paulo/Arquivo – Blog do Badiinho

O Observatório da Goiás Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo de Três Ranchos, realiza desde ontem, segunda-feira(14/02), uma pesquisa para mapear as casas de veraneio no município.

Segundo a coordenadora do Observatório, Giovanna Tavares, o objetivo é levantar a capacidade desses empreendimentos, que se tornaram os principais meios de hospedagem em Três Ranchos.

Os dados irão embasar o planejamento de novos eventos e de políticas públicas na cidade turística.

Para responder ao questionário é preciso acessar o link: https://forms.gle/BEUHmZZK99vLn6G2A

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Goiás Turismo Notícias

LUTO NO JORNALISMO: Morre vítima de um AVC, o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, aos 81 anos

0
De acordo com a família, a causa da morte de Jabor foram complicações do acidente vascular cerebral. Foto: Reprodução/Rede Globo.

Morreu o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, aos 81 anos, na madrugada desta terça-feira (15/2). Ele estava internado desde o dia 17 de dezembro no Hospital Sírio-Libanê, em São Paulo, após sofrer um AVC.

De acordo com a família, a causa da morte foram complicações do acidente vascular cerebral.

O jornalista nasceu em 12 de dezembro de 1940, no Rio de Janeiro. Em mais de 50 anos de carreira, ele passou pelo cinema, jornal, TV e rádio, falando sobre política e mais. Em seus filmes, ele comentava sobre a sociedade brasileira.

Diretor do Cinema Novo, o cineasta inaugurou a linha do “cinema verdade” de Jean Rouch, aproximando a câmera das pessoas nas ruas e dando destaque às contradições da classe média, da qual o próprio fazia parte.

Seu primeiro filme foi A Opinião Pública, de 1967, um marco no documentário brasileiro moderno.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Infomações são do Metropóles