Início Site Página 904

PODEMOS ANUNCIA A DESFILIAÇÃO DO DEPUTADO ARTHUR DO VAL

0
Foto: reprodução

O Podemos anunciou nesta terça-feira (8) a desfiliação do deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, que pediu a saída da legenda após o vazamento de áudios sexistas sobre as mulheres ucranianas. A informação foi publicada no Portal R7.

Em nota, o partido afirmou que o pedido foi aceito. “No dia da mulher (8 de março), Podemos recebe e acata desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em cassação do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias”, afirmou a agremiação. Ao frisar a data de 8 de março, o partido fez alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça.

Na gravação que motivou a polêmica, Arthur do Val falou sobre as ucranianas que presenciou em viagem ao país, que enfrenta uma guerra com a Rússia, e disse que elas “são fáceis porque são pobres”. Ele afirmou ter viajado ao local em missão humanitária. Após o vazamento, Do Val pediu desculpas pelas declarações e disse que errou.

“Esperamos que este triste episódio mostre à sociedade que também é tempo de oportunidade para mudança e de pôr fim no machismo estrutural e no preconceito de qualquer tipo, seja de raça, cor, religião ou condição social”, disse a deputada federal Renata Abreu, presidente do partido.

Como consequência, Arthur do Val foi alvo de ao menos 12 representações no Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e deverá responder a um processo que poderá culminar com advertências, suspensão ou até sua cassação.

Até a tarde desta segunda-feira (7), o Conselho de Ética havia recebido nove representações individuais e três coletivas, a maioria pedindo a cassação do deputado por quebra de decoro. Parlamentares de partidos de esquerda, centro e direita estão entre os que pedem a perda do mandato de Arthur do Val.

Paralelamente, as falas do deputado geraram uma crise também dentro do Podemos. O pré-candidato à Presidência da República e ex-juiz Sergio Moro já havia cobrado publicamente o partido na última sexta-feira (4), afirmando que não poderia dividir palanque com uma pessoa com o comportamento apresentado por Arthur do Val.

Nesta terça, o partido confirmou a desfiliação do deputado, que antes era afiliado ao DEM e havia se juntado ao Podemos em janeiro, na esteira da filiação de Moro. Arthur do Val era membro do MBL (Movimento Brasil Livre), que apoia a candidatura do ex-juiz ao Planalto, mas também anunciou sua saída do coletivo. O deputado abriu mão ainda da pré-candidatura ao governo de São Paulo.

Publicado por: Badiinho Moisés

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 113 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA QUARTA-FEIRA (09/03) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 09/03/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Ajudante de Carga e Descarga com experiência na CTPS, masculino – 03 vagas;

2. Almoxarife com experiência em estoque, informática, “CNH” “AB”, masculino – 01 vaga;

3. Almoxarife com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Assistente Administrativo com experiência e disponibilidade de horários para trabalhar das 12h às 21h48, necessário noções em Logística e conhecimento no Pacote Office e Internet, masculino – 01 vaga;

5. Atendente de Lanchonete com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

6. Auxiliar de Estoque com disponibilidade de horários, masculino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 02 vagas;

8. Auxiliar de Limpeza para trabalhar com limpeza industrial, masculino – 10 vagas;

9. Balconista de Açougue com experiência, feminino – 01 vaga;

10. Caldeireiro com experiência na CTPS, masculino – 12 vagas;

11. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

12. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

13. Copeiro com experiência na CTPS, com disponibilidade de horários, para trabalhar também nos finais de semana, masculino – 01 vaga;

14. Cozinheiro de Restaurante com experiência, feminino – 01 vaga;

15. Cozinheiro com experiência de preferência industrial, com disponibilidade para trabalhar em escala 12×36 e 6×1, feminino – 01 vaga;

16. Eletricista Predial com experiência na CTPS, NR-10 E NR-35, masculino – 01 vaga;

17. Eletricista Automotivo com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

18. Empregada Doméstica com experiência e referência, para fazer todo serviço de casa, inclusive cozinhar, para trabalhar no bairro Leblon, feminino – 01 vaga;

19. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Margom III, feminino – 01 vaga;

20. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Reserva Campo Belo, que saiba cozinhar, feminino – 01 vaga;

21. Garçom com experiência na CTPS, com disponibilidade de horários para trabalhar inclusive nos finais de semana, masculino – 01 vaga;

22. Jardineiro com experiência, masculino – 01 vaga;

23. Lavador de Veículos, masculino – 01 vaga;

24. Mecânico Manutenção de Máquinas Industriais com experiência na CTPS, masculino – 10 vagas;

25. Auxiliar de Montagem e Instalação de Equipamentos, masculino – 06 vagas;

26. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “A”, masculino – 01 vaga;

27. Oficial de Serviços Gerais com experiência, masculino – 01 vaga;

28. Operador de Empilhadeira com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

29. Operador de Empilhadeira com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

30. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

31. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

32. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

33. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

34. Pintor de Obras com experiência na CTPS, experiência em acabamento, masculino – 01 vaga;

35. Auxiliar de Serviços Gerais para trabalhar em Madeireira, masculino – 02 vagas;

36. Auxiliar de Serviços Gerais para fazer serviço de roçagem, limpeza e manutenção, masculino – 01 vaga;

37. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

38. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 15 vagas;

39. Soldador com experiência na CTPS, masculino – 03 vagas;

40. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS em área civil, ambos os sexos – 01 vaga;

41. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para trabalhar próximo à região de Olhos D’água que fica em torno de 30km de Catalão, casado, sem filhos – 01 vaga;

42. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para morar a 12km de Catalão, masculino – 01 vaga;

43. Trabalhador Rural com experiência em ordenha, para trabalhar em Chácara próximo ao Adubos Araguaia, masculino – 01 vaga;

44. Vendedor Interno com experiência em ferragista ou materiais para construção, ambos os sexos – 01 vaga;

45. Vendedor Interno com formação em Técnico Agrícola, Agropecuária ou afins, ambos os sexos – 02 vagas;

46. Vendedor Interno com experiência, ambos os sexos – 01 vaga.

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO SEGUE IMUNIZANDO ADOLESCENTES E ADULTOS CONTRA COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA; VEJA QUEM E ONDE SÃO OS PONTOS

0
Foto: Reprodução

Saúde aplicará reforço para quem ainda não recebeu a segunda dose da JANSSEN


A imunização será para quem tomou a primeira dose até o dia 31 de Julho.

 

Atenção pessoas que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Janssen): a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca para a aplicação do reforço do imunizante. O chamado é para quem tomou a primeira dose até o dia 31 de Julho. 

A aplicação está acontecendo hoje, quarta-feira (09), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos. Apenas um ponto de atendimento funcionará:

-Centro Integrado da Mulher (CIM).

É OBRIGATÓRIO levar carteira de vacinação (comprovando a primeira dose), documento oficial com foto, CPF e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (09), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):


-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (09/11), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (09), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

                                               
Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão

 

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose

 

O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização acontecerá nesta quarta-feira (09), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão

Saúde convoca gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e população adulta para receberem a Terceira Dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as gestantes e puérperas (12 a 17 anos) e população adulta (acima de 18 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 09 de novembro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (09), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da SMS – Catalão

EM CATALÃO, CRAC E GOIÁS DÃO INÍCIO NA JORNADA POR UMA VAGA NA SEMIFINAL DO GOIANÃO 2022

0
Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC de Catalão). Foto: Matheus Almeida/Facebook

O Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC de Catalão) e o Goiás duelam nesta quarta-feira (09/08), no estádio Genervino da Fonseca, às 19h30, primeira das duas partidas das quartas de final do Goianão 2022. O Leão do Sul chega para a fase do mata-mata após conquistar sua vaga na última rodada da primeira fase, enquanto o Goiás se classificou de forma antecipada e ainda como líder geral da competição.

Pelo lado do Goiás, o técnico Bruno Pivetti tem à disposição todos do elenco para a partida contra o CRAC de Catalão. De acordo com o site Esporte Goiano, o meia Elvis que cumpriu suspensão contra o Grêmio Anápolis está de volta ao time, e será o camisa 10 da equipe. Pivetti ainda poderá contar com novas caras, como é o caso do zagueiro Yan Souto, de 20 anos de idade, ex-Floresta, que já foi regularizado, e o lateral esquerdo Danilo Barcelos, que veio do Fluminense.

Do lado do CRAC de Catalão, donos da casa, o treinador Wilson Gottardo conta com o retorno de três jogadores que cumpriam suspensão na última rodada contra o Atlético Goianiense. O zagueiro Matheus Cambuci, o volante Luís Felipe e o atacante João Victor cumpriam suspensão automática, mas voltaram, e agora são opção de Gottardo. O lateral direito Igor Pupinski ainda é dúvida para a partida em decorrência de problemas musculares.

CRAC de Catalão vai contar com apoio de sua torcida no Genervino da Fonseca, em Catalão. Foto: Matheus Almeida/Facebook

 

Ficha Técnica
CRAC de Catalão X Goipas Esporte Clube
Primeira partida das quartas de final do Goianão 2022

Data: 06 de Março de 2022
Horário: 19h30
Local: Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão

 

Árbitro: Eduardo Tomaz 
Assistentes: Adriano Mendes e Alexandre Amaral

CRAC de Catalão: Dida; Duda, Anderson Alagoano, Matheus Cambuci e Magalhães; Marquinhos Bento, Luís Felipe e Maurício; Ygor Vinícius, Kayron e Janderson.
Técnico: Willson Gottardo 

 

Goiás Esporte Clube: Taedu;Maguinho, Caetano, Reynaldo e Arthur; Caio Vinícius, Fellipe Bastos e Elvis; Apodi, Vinícius e Pedrol Raul.
Técnico

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações do Esporte Goiano

VACA FOGE DO MATADOURO, INVADE LOJA E PROVOCA CORRERIA: ‘LEVOU TUDO PELA FRENTE’

0
Foto: captura

Uma vaca pesando aproximadamente 170 kg fugiu da balsa que a transportava para um matadouro, tumultuou o trânsito e invadiu uma loja localizada em uma das principais avenidas de Parintins, no Amazonas. A informação é do jornal “Amazonas Atual”.

Vídeos gravados na segunda (7) por moradores mostram o momento em que a vaca sai da frente de um posto de gasolina e corre em direção ao estabelecimento comercial. Câmeras de segurança registraram a entrada inusitada e o desespero dos funcionários.

“Levou tudo pela frente. Foi por pouco mesmo, foi Deus mesmo. Quando a gente conseguiu fugir, ela já estava em cima”, disse a dona da loja, Lidyane Mororó, 40.

A vaca passou por uma porta que fica ao lado do caixa e chegou até o quintal, onde quebrou uma cerca de madeira durante a fuga. Em outra gravação, um cachorro aparece correndo atrás da fugitiva no depósito de produtos.

A proprietária contou que estava distraída quando ouviu o grito de uma das atendentes. “Só deu tempo de ouvir: ‘Lá vem o boi (sic)’. A força dele era muito grande, arrebentou até uma parede. Na hora do sufoco, era um empurrando o outro, então até machuquei o pulso, mas não foi nada de grave”, relatou ela.

Foram necessários pelo menos dez homens para conter o animal, que havia pulado da embarcação durante a ancoragem em um porto do município.

A vaca foi dopada e foi levada a um matadouro da cidade, sem conseguir, portanto, concretizar sua fuga.

“Senti pena”

Embora assustada com o ocorrido, Lidyane afirmou ter sentindo pena da vaca, que, segundo a comerciante, aparentava estar desesperada. “Eu senti pena, e falava para que não matassem ela. É um animal irracional né, não sabia o que estava fazendo”, lamentou ela.

Segundo Pedro Souza, presidente de uma ONG de proteção a animais no Amazonas, a vaca estava sendo transportada legalmente. Porém, as condições do translado não foram as adequadas e evidenciam uma má qualidade nos serviços.

“Quando atracam o barco, muitas vezes perto do Centro, às vezes fogem [animais]. O porto fica numa parte alta, então não tem cais. Os animais não conseguem ser retirados automaticamente para dentro do matadouro e isso faz com que possa acontecer esse tipo de incidente”, explicou ele.

Para o ativista, o animal estava assustado e teve uma reação comum diante da situação, além de ter ficado sujeito a violências e a acidentes no meio urbano.

“Às vezes o animal corre doido pela cidade. Por sorte não foi muito longe. Mesmo assim, vai continuar sem um agente de controle para ver como esses animais são transportados do porto para o matadouro”, ressaltou Souza.

A reportagem do “Amazonas Atual” entrou em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que disse criar políticas de fiscalização do translado de animais, mas explicou que a execução das medidas, no entanto, cabe ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. O órgão estadual não atendeu às ligações.

Publicado por: Badiinho Moisés

DR. ALEXANDRE GOES, DIRETOR CLÍNICO DA ORAL UNIC CATALÃO, FALA SOBRE A SEMANA DE PLANTÃO

0
Dr. Alexandre Goes – Diretor Clínico na Oral Unic Catalão. Foto: Badiinho

 O Badiinho começou a semana na Oral Unic Catalão, onde o Dr. Alexandre José Goes, diretor clínico da unidade trouxe informações a respeito da semana especial de plantão.

“Essa é nossa semana especial de plantão, onde de hoje (segunda, 07 de março) até sábado (12/03), nós vamos estar aqui na Oral Unic, falando com você, paciente que já esteve aqui fazendo sua avaliação, ou para que não veio, nos procure ainda nessa semana, pois esses plantões acontecem duas vezes ao ano”, alertou Dr. Alexandre Goes.

O diretor clínico da Oral Unic Catalão, Dr. Alexandre Goes, explicou que a Semana Especial de Plantão, visa adequar as condições de tratamento a sua realidade, onde a equipe Oral Unic consegue oferecer alguns benefícios aos pacientes, tornando possível a tão sonhada reabilitação oral que você precisa e sonha.

De acordo com Dr. Alexandre, as pessoas que usam próteses moveis, dentaduras ou tem o sonho em ter os dentes fixos novamente, pois essa semana é de esforço para tornar possível a realização desse sonho.


VEJA O QUE DISSE DR. ALEXADRE GOES SOBRE A SEMANA DE PLANTÃO NA ORAL UNIC CATALÃO: 

 

SOBRE A ORAL UNIC CATALÃO

Um dos consultório da Oral Unic Catalão. Foto: Divulgação

Inaugurada em Dezembro de 2020, a Oral Unic Implantes Catalão – GO faz parte de uma rede de clínicas especializadas em Implantes Dentários com sedação consciente e estética bucal, oferecendo tratamentos odontológicos com equipamentos de ultima geração. 

Composta por profissionais experientes proporcionamos um tratamento único para cada um dos nossos pacientes. Além de ser especializada em Implantes contamos com uma gama de tratamentos como Lentes de Contato Dental, Bichectomia, Clareamento Dental, Ortodontia, Endodontia e mais, tudo com estrutura completa e  Raio-x Panorâmico para fazer com que seu tratamento fique ainda mais rápido, fazendo tudo em um só lugar sem precisar sair da clínica.

Montada por ambientes aconchegantes pensamos em todo layout da clínica que proporcionam o bem-estar do primeiro contato até o final do seu tratamento odontológico. 


A Oral Unic, em Catalão, está situada na Av. Doutor Lamartine Pinto de Avelar, 635 Quadra 20 Lote 20, ao lado da Agência da Caixa Econômica Federal.

Fone: (64) 3442-5001 – (64) 98171-5001 (Whatsapp )

Email: [email protected]

GOVERNADOR RONALDO CAIADO ENCAMINHA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI COM REAJUSTE DE 10,16% A SERVIDORES ESTADUAIS

0

Aumento, que não era concedido ao funcionalismo público desde 2016, deve constar já na folha salarial de março. Percentual beneficiará ativos e inativos e é fruto de acordo entre Estado e sindicatos representativos.

O governador Ronaldo Caiado encaminha à Assembleia projeto de reajuste de 10,16% aos servidores públicos estaduais, já na folha de março. Foto: Júnior Guimarães

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde desta terça-feira (08/03), reajuste salarial de 10,16% a servidores ativos e inativos do Estado. O percentual foi fruto de negociação e consenso junto aos sindicatos representativos. “Conseguimos chegar a um canal de diálogo aberto e vamos discutir esse assunto todos os anos”, garantiu o governador. O projeto de Lei foi encaminhado para apreciação na Assembleia Legislativa de Goiás.

“Por que nós antecipamos a negociação? Porque se nós deixássemos passar 2 de abril, nós só poderíamos ajustar em 5%, pois já estaria no período do processo eleitoral”, explicou Ronaldo Caiado. O governador pediu urgência na tramitação na Casa de leis para que o acréscimo no contracheque seja efetuado já a partir da folha de março. Assim, o impacto financeiro previsto neste ano será de R$ 787,1 milhões. Para 2023, e ano subsequente, de R$ 944,5 milhões.

O governador afirmou que o acordo coletivo pelo reajuste e a abertura de diálogo para negociações anuais são um feito histórico. “Soubemos conversar e vamos encerrar a gestão, se Deus quiser, sem greve, sem desentendimento, nenhuma radicalização com servidores, porque eles são fundamentais para o sucesso do governo”, pontuou durante a coletiva. Ele estava acompanhado do secretário-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, que conduziu as tratativas.

O funcionalismo público estadual não recebe essa atualização salarial desde 2016. Após três anos de uma gestão focada no equilíbrio das contas, Caiado pôde abrir as negociações junto às entidades de classe para atender a demanda dos servidores estaduais. A margem de aumento está adequada às limitações legais impostas ao Governo de Goiás em função da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ocorrida em dezembro último.

Caiado relacionou o benefício concedido aos servidores à conduta austera do atual governo. Quando assumiu o Estado, em 2019, o cenário era de dívidas e calotes. Desde então, tem reestruturado a máquina pública, o que trouxe equilíbrio às contas. Mais recente, a adesão ao RRF devolveu a Goiás a capacidade de novos investimentos.

O acordo sobre o percentual envolveu um debate classificado pelo governador como extremamente educativo e produtivo. “Eles [representantes sindicais] viram a transparência dos dados, a abertura do diálogo e, da mesma maneira, eles se comportaram com respeito àquilo que é a governabilidade do Estado e também em relação às demandas que, neste momento, o governo pôde atendê-los”, salientou Caiado.


Educação

O Governo de Goiás também havia anunciado, ainda no mês de fevereiro, o pagamento do piso salarial aos professores da rede estadual de ensino. Com a medida, 25.352 servidores, entre ativos e aposentados, tiveram o reajuste e os vencimentos passaram a ser de R$ 3.845,63 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Outros 34.068 profissionais da educação, entre ativos e aposentados, já recebem acima do piso nacional, e, anteriormente estava previsto o reajuste salarial de 7,43% (Professor III) e 5,30% (Professor IV), no entanto estes índices foram revistos, e todos terão o mesmo acréscimo dos demais servidores do Estado, que é de 10,16%. Um projeto de lei específico para a Educação será enviado à Assembleia.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

CIRCUITO DE PESCA ESPORTIVA ENTREGA MAIS DE R$ 80 MIL EM PREMIAÇÃO, EM TRÊS RANCHOS

0
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação

A abertura do Circuito Goiano de Pesca Esportiva 2022, em Três Ranchos, entregou mais de R$ 80.000,00 reais em premiação. O evento foi nesse sábado (5) e contou com mais de 300 participantes.

A competição aconteceu no Lago Azul, local que atrai turistas de várias partes do Brasil. Por ser de modalidade esportiva, após serem capturados todos os peixes foram devolvidos ao lago.

“Quem gosta de pescar, sabe o tanto que essa atividade recarrega as energias”, disse o assessor especial do Governo de Goiás, Luiz Sampaio.

Circuito Goiano de Pesca – foto: reprodução

Em meio à paisagem deslumbrante do pôr do sol do Lago Azul, mais de 100 embarcações saíram em busca da premiação. A atividade acontece justamente depois que o nível do lago subiu após a Agência Nacional das Águas (ANA) aprovar um plano de contingência para possibilitar a elevação das águas no local, o que contribui para a prática dessa modalidade esportiva. A elevação do nível do Lago Azul tem prazo determinado até abril.

O prefeito da cidade, Hugo Deleon (CIDADANIA), também participou da competição. O chefe do executivo entrou em um barco e pescou um peixe de 34 centímetros.

Foto: redes sociais/ Reprodução

“O evento torna nossa cidade visível, e é isso que uma cidade turística precisa. O evento vem engrandecer muito e somar na economia do nosso município”, disse o prefeito.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

LAVADEIRA E PASSADEIRA DE ROUPAS, EM CATALÃO, PEDE DOAÇÕES PARA REALIZAR CIRURGIA DE AMPUTAÇÃO DA PERNA

Dona Hesana, 58 anos de idade, lavadeira e passadeira de roupas, é mãe de três filhas e avó de quatro netos. Após ter trombose na perna esquerda, tendo ela perdido um dos dedos, nem mesmo a morfina tem tirado suas dores, e médico pediu com urgência a amputação do membro para evitar complicações mais severas.

Badiinho esteve com a Dona Hesana para ajudar na campanha de arrecadação para levantar valor da cirurgia de amputação da perna esquerda. Foto: Instagram – Blog do Badiinho

Catalão, 08 de Março de 2022, concidentemente dia que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Badiinho foi convidado a ir até a casa da Dona Hesana Aparecida Soares, 58 anos de idade, lavadeira e passadeira, mãe de 3 filhas e avó de 4 netos. Dona Hesana contraiu um problema vascular no pé esquerdo, o que lhe ocasionou uma trombose. Necrosada, será necessária a amputação do membro urgentemente, pois nem mesmo a morfina está tirando sua dor.

Com dedos do pé necrosado, Dona Hesana precisa realizar amputação da perna com urgência, e para isso, precisa arrecadar o valor da cirurgia que é de R$ 10 mil reais. Foto: Badiinho Moisés

Dona Hesana fez todos os procedimentos para conseguir a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, a burocracia para a liberação do custeio é muito grande, e devido médico pedir urgência na realização da cirurgia devido aos riscos de complicações, amigos e familiares resolveram fazer uma campanha par arrecadar o valor da cirurgia que será realizada no Hospital São Nicolau, tendo um custo de pouco mais de R$ 10 mil reais.

Valor do procedimento de amputação da perna de Dona Hesana será pouco mais de R$ 10 mil reais. Foto: Arquivo da Família/Reprodução

Você que sempre nos ajudou, pode mais uma vez amenizar a dor e o sofrimento dessa mulher guerreira, doando o valor que seu orçamento permitir. Veja abaixo como doar:

 

CHAVE PIX (CPF): 01982470100

NOME: JOSIANE FERREIRA DA SILVA (FILHA)

DOAÇÕES EM DINHEIRO E INFORMAÇÕES

RUA SANTA MARTA, 351, BAIRRO TRÊS CRUZES

FONE E WHATSAPP: (64) 9 9644-6928

 

ASSISTA O VÍDEO DA VISITA DO BADIINHO PARA DONA HESANA:

 

Deus lhe recompensará em dobro!

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés

QUATRO BAIRROS DE CATALÃO ASCENDEM MAIOR ALERTA DE DENGUE; VEJA QUAIS SÃO

0
Foto ilustrativa/ reprodução

Dados divulgados pela Decove revelam que 4  bairros de Catalão registraram maior número de focos do mosquito. São eles: Jardim Paraíso, Santo Antônio, Ipanema e Teotônio Vilela. O cuidado, principalmente nessas áreas, deve ser redobrado. O alerta foi feito pela Prefeitura de Catalão nessa segunda-feira (7).

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou ainda que o último ranking divulgado pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a), apontou que mais de 80% dos focos do mosquito transmissor estão nas residências da população.

“É crucial verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou até dentro de casa”, disse a comunicação municipal.

Neste período do ano, as chuvas se tornam mais recorrentes, o que favorece o aumento da incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso que é preciso evitar o acúmulo de água parada em ambientes domésticos.

Em 2022, foram registrados exatos 606 casos positivos (clínicos e epidemiológicos) e notificadas mais de 620 residências com criadouros do mosquito – dados confirmados pelo Departamento de Combate a Vetores (Decove) – até o dia 07 de março.

Em 2021, foram notificados 208 casos, com apenas 1 morte em Catalão. Ou seja, só nos dois primeiros meses deste ano, triplicou o número de casos de dengue na cidade, em relação ao ano passado.

Atualmente, o município apresenta o índice predial de 1,9%, que indica médio risco. Ou seja, são necessárias conscientização e ações em conjunto, para prevenir e combater o Aedes aegypti (transmissor dos vírus da dengue, zika e da chikungunya) e a única forma de controlar essas doenças é eliminando os focos de proliferação do inseto. Portanto, a participação de todos é fundamental.

Giovani Franco, diretor do Departamento de Combate a Vetores (Decove), explica sobre a importância de intensificar as ações de prevenção:

“A gente vive um período de chuva mais intenso que o normal, que favorece o acúmulo de água e exige mais atenção por parte dos cidadãos. Durante nossas visitas nas residências, pedimos que as pessoas pelo menos 1 vez na semana, verifiquem se existe algum tipo de depósito de água no quintal e que façam o descarte correto do lixo. São atitudes simples, mas eficazes no combate do Aedes”, pontuou Giovani.

O secretário de Saúde do município, Velomar Rios, chama a atenção da população para o trabalho em conjunto, com intuito de eliminar o mosquito.

“O poder público faz sua parte. Além de campanhas de conscientização e visitas nas residências, os agentes de endemias fazem operação de bloqueio por UBV Costal (uso de pulverizações, considerando uma distância de 150 m, a partir do caso notificado). Mas, já que 80% dos focos encontram-se dentro das residências, é preciso mobilizar a sociedade para combater o foco da doença. A população é parte fundamental para evitar a reprodução e proliferação do mosquito Aedes aegypti”, enfatiza o secretário.

Com o alerta e o chamamento da população, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Vetores, lembra que, para auxiliar nessa força-tarefa, o telefone do disque dengue continua disponível: 3442-5449.


Prevenção

Atitudes simples, como retirar água de qualquer recipiente, podem ter um grande efeito na luta contra a proliferação do mosquito e, consequentemente, do vírus. Veja outras formas de eliminar os focos de larvas do mosquito:

– Tampe os reservatórios e caixas d’água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

– Limpe ralos e canaletas externas;

– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.


Sintomas

O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todas causam os mesmos sintomas, sendo que a infecção tende a ser mais danosa ao corpo, caso haja reincidência da doença.

É comum, também, que as pessoas não desenvolvam sintomas da doença, fazendo com que elas combatam o vírus, sem nem saber que estão infectadas. Para todas as outras pessoas, havendo qualquer um dos sintomas a seguir, procure rapidamente por um médico, para um atendimento eficaz.


Publicado por: Badiinho Moisés