Início Site Página 905

MAIS DE 150 MULHERES PARTICIPAM DE COMPETIÇÃO DE CICLISMO EM TRÊS RANCHOS

0
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação

Em primeira edição, o concurso “Elas no Pedal” reuniu mais de 150 mulheres nesse domingo (6/3), em Três Ranchos. O projeto, realizado pela JC Bike, em parceria com a prefeitura da cidade, teve como objetivo comemorar o Dia Internacional da Mulher.

A competição contou com a premiação de uma bicicleta e presença de várias participantes de cidades vizinhas, como Catalão, Goiandira e Ouvidor. Secretárias da prefeitura também entraram do percurso, como forma de incentivar as competidoras.

Todas as participantes usaram uma camiseta rosa, que estava incluída na inscrição. A largada foi na Praça das Mães e seguia em direção à zona rural da cidade por meio de dois trajetos diferentes. Um, de 20 km, e outro, de 40 km, para atletas mais experientes.

Por meio da Secretaria de Ação Social, a primeira-dama, Alexandra Custódio, proporcionou um almoço gratuito às mulheres na Escola Municipal Santa Rita de Cássia.

“A gente tem que ter esse cuidado de pensar que a mulher não está só ali no dia-a-dia sendo mãe, esposa. Ela precisa ter participação efetiva no seu lazer. Essa foi nossa finalidade: proporcionar um dia de prazer para elas”, disse a comunicação da prefeitura.

Com o sucesso do projeto, a expectativa é de que no ano que vem havia outra edição na mesma época.

Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação
Foto: Vinícius Martins – VM Drone/Divulgação

Publicado por: Badiinho Moisés

PIX ALCANÇA NOVO RECORDE DE TRANSAÇÕES DIÁRIAS

0
Foto: reprodução

O Pix, ferramenta de transferências instantâneas do Banco Central (BC), bateu um novo recorde de transações diárias na última sexta-feira (4).

Na ocasião foram realizadas 58.531.277 de operações em tempo real, maior número já registrado pelo sistema, superando o recorde anterior de 54,6 milhões, alcançado um mês antes, no dia 4 de fevereiro.

Em dezembro de 2021, o sistema alcançou recorde de transações mensais com 1,4 bilhões de transferências realizadas, conquista atribuída ao periodo de festas, pagamento do 13º salário e acerto de eventuais férias e recessos.

Em janeiro, os números recuaram para 1,3 bilhões de transações, movimentando R$640 bilhões no pais.

De acordo com as informações mais recentes do BC, o Pix já possui mais de 408,6 milhões de chaves cadastradas no país, sendo que 153 milhões são aleatórias, 100,9 milhões com CPF, 87,8 milhões utilizam o número do telefone e 59,9 milhões apostam no e-mail.

São mais de 122 milhões de usuários registrados até o momento, sendo que 113,6 milhões são pessoas físicas e 8,4 milhões são pessoas jurídicas.

A ferramenta segue se consagrando como uma das opções de transferência bancária mais utilizadas pelos brasileiros, apesar de ter pouco mais de um ano de lançamento, sua facilidade de uso além de gratuidade para pessoas físicas faz com que o Pix alcance números impressionantes.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: AINDA HÁ MUITO A SE AVANÇAR NO BRASIL

0
Tania Ziulkoski – Fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM)

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é um importante marco para relembrar as conquistas já alcançadas ao longo dos últimos séculos e, principalmente, refletir sobre os problemas de gênero ainda existentes no mundo. Há 90 anos, por exemplo, conquistamos no Brasil o direito ao voto feminino. O Estado do Rio Grande do Norte foi pioneiro nesse movimento e garantiu, em 1928, o direito de mulheres votarem e serem votadas. Nesse cenário, Alzira Soriano se tornou a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina.

A demanda ganhou força no início do século XX, mas foi concretizada apenas em 1932, quando o novo código eleitoral do país entrou em vigor. Dois anos depois, em 1934, o voto feminino passou a ser previsto pela Constituição. Após quase um século desde esse momento histórico, o quanto avançamos no sentido de garantir representatividade e voz às mulheres? Essas equivalem a mais da metade da população e do eleitorado brasileiro. Mais de 77 milhões de brasileiras devem votar nas eleições de outubro. Apesar da maioria absoluta, seguem sendo minoria nos espaços políticos de tomada de decisão

É importante reconhecer que os últimos anos trouxeram avanços importantes. O pleito eleitoral municipal realizado em 2020 bateu recordes percentuais de mulheres eleitas, em especial para os cargos de vice-prefeitas e vereadoras, com aumento de 16,52% e 16,05%, respectivamente. Quando nos referimos ao cargo de prefeita municipal, o aumento foi sutil, mas permanecemos à espera de que esse crescimento de fato ocorra de maneira desejável

O ano de 2020 foi o primeiro em que os partidos políticos se viram obrigados a investirem proporcionalmente nas candidaturas femininas. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a proporção dos fundos eleitoral e partidário transferida para as candidatas deveria ser igual ou superior ao número de mulheres concorrendo. Além disso, desde 2009, as cotas de gênero vêm trazendo um impacto positivo nas candidaturas femininas, ainda que pequeno. Em 2020, as indicações de candidatas ficaram acima do percentual obrigatório de 30%, mostrando que alguns partidos têm valorizado a nomeação de mulheres para além do que a Lei define.

Por outro lado, a não fiscalização leva a questões que vão além da consolidação de uma política representativa. A falta de controle e punição estimula a manutenção de candidaturas fictícias ou laranjas, ou seja, mulheres que sequer sabiam ser candidatas, mas que foram usadas pelos partidos de modo que pudessem cumprir a cota e lançar suas candidaturas mais competitivas. A construção de um cenário político onde todas se sintam representadas e que os cargos de poder político sejam ocupados de forma a ser um reflexo mais fidedigno de seus eleitores e eleitoras, levando em conta a diversidade que é a população brasileira, ainda parece ser um sonho distante. É inegável que esforços estão sendo empreendidos com vistas à reversão desse cenário

No entanto, consolidar um caminho de presença maciça das mulheres na política vai além do estabelecimento de cotas percentuais mínimas de gênero. Redes de fortalecimento e incidência de lideranças, movimento de voluntárias que buscam fortalecer e tornar competitivas as candidaturas femininas já vêm há anos fazendo o papel na sociedade. Já passou da hora de os partidos e a justiça fazerem a sua parte. Apenas um esforço conjunto de todos vai conseguir reverter e manter percentuais desejáveis de mulheres ocupando espaços de poder na política.

Um consenso é a necessidade de tornar as candidaturas femininas mais competitivas em todos os espaços e não apenas durante o período eleitoral. É fundamental que mais mulheres estejam presentes dentro das estruturas partidárias para que sejam também agentes tomadoras de decisão. Além disso, é fundamental não apenas elegê-la, mas construir um espaço onde sua governança seja possível

Cabe destacar que durante a pandemia de Covid-19, que ainda coloca o mundo em sobressalto, surgiram exemplos de gestão feminina como fator determinante para o bom desempenho de enfrentamento do coronavírus, com práticas precisas, ágeis e eficientes. Nova Zelândia, Bangladesh e Taiwan são países-exemplo que, em comum, possuem uma mulher à frente de seus governos. No Brasil, dados das pesquisas periódicas realizadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para acompanhamento da pandemia demonstram que em Municípios com prefeitas no comando o número de vítimas foi 43% menor no Brasil. Isso comprova que as mulheres atuam com extrema eficiência na gestão pública.

JUDICIÁRIO GOIANO RETOMA ATIVIDADES PRESENCIAIS INTEGRALMENTE A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO

0
Sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Foto: Divulgação

Com a diminuição de casos de Covid-19 e Influenza H2N3 no âmbito nacional, com reflexos em Goiás, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) retomará as atividades presenciais para todas as situações em que não for conveniente a realização de ato virtual, a partir do dia 11 de março.

Desde o início deste ano, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, havia autorizado a redução do número de servidores, colaboradores e estagiários em trabalho presencial considerando o aumento dos casos de contágio pela nova variante da Covid-19 (Ômicron) e, ainda, a circulação no Brasil do vírus Influenza H3N2. O Decreto Judiciário n° 06/2022, que disciplinava a questão, tem vigência até esta quinta-feira (10) e não será prorrogado.

Em parecer, o diretor do Centro de Saúde do TJGO, Paulo Henrique Fernandes Sardeiro, sugeriu o retorno das atividades presenciais no Poder Judiciário Estadual em decorrência da diminuição de casos das duas doenças. Segundo boletim integrado da Covid-19, do dia 2 de março, a ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no âmbito estadual é de 52,76%; nas enfermarias a taxa de ocupação é de 32,31% (estadual). “Cabe ressaltar que a retomada das atividades deve ser realizada utilizando todos os protocolos de segurança visando evitar a disseminação dos vírus”, alerta o diretor.

Com isso, o Decreto Judiciário n° 2.437/2021, que determinou a retomada das atividades presenciais, seguirá sua integral vigência, devendo ser respeitadas todas as orientações e observações sobre as normas de segurança e os protocolos de biossegurança recomendados para prevenir a transmissão e o contágio pela Covid-19 e pela Influenza H3N2.

A Presidência do TJGO também ressalta que o teletrabalho continua em vigência, na forma disciplinada na Resolução TJGO nº 176/2021, e que todas as unidades do Poder Judiciário adotaram a modalidade do Juízo 100% Digital, logo as audiências seguem acontecendo, em regra, na modalidade virtual, assim como o atendimento dos advogados, conforme Decreto Judiciário nº 2.125/2020.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são do Rota Jurídica

GOVERNO DE GOIÁS INVESTE MAIS DE R$ 420 MILHÕES EM PROGRAMAS SOCIAIS, DE EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PARA MULHERES

0

Iniciativas beneficiam mais de 268 mil goianas, acolhendo mães em situação de vulnerabilidade, empreendedoras, estudantes e chefes de família.

Mulheres com filhos de até seis anos de idade recebem cartão do programa Mães de Goiás, benefício confere R$ 250 por mês. Foto: Secom-Governo de Goiás/Divulgação 

De mães em situação de vulnerabilidade a estudantes e empreendedoras, o Governo de Goiás trabalha para reduzir as desigualdades sociais e econômicas que afetam as mulheres do Estado. As ações somam investimentos de mais de R$ 420 milhões e contemplam cerca de 268 mil beneficiárias. O programa Mães de Goiás, que concede R$ 250 mensais para a alimentação das crianças de 0 a 6 anos, chega ao final deste mês de março com 100 mil cartões distribuídos em todas as regiões goianas, com mais de R$ 250 milhões investidos.

Na saúde feminina, o programa Dignidade Menstrual está auxiliando 146 mil goianas com a distribuição de absorventes. Na preparação para a vida profissional, o Programa Universitário do Bem (ProBem) investe R$ 140 milhões para que 19 mil estudantes façam seus cursos superiores. Além disso, o Governo incentiva o empreendedorismo feminino com o Programa Crédito Social, que já distribuiu R$ 3,4 milhões para que 1.313 mulheres pudessem abrir o próprio negócio.

Também para mães, especificamente as mais jovens, o Programa Meninas de Luz começou a ser expandido pelo Estado e investe R$ 2,7 milhões na assistência às gestantes e na preparação para chegada do bebê. A iniciativa ampara e orienta adolescentes, jovens e mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, chegando a cerca de 1.877 gestantes, sendo 1.368 em Goiânia e 509 no interior.

“Governar é melhorar a vida da pessoa, cuidar da pessoa”, afirmou o governador Ronaldo Caiado ao citar as ações que beneficiam as mulheres, crianças e toda a família. “As mulheres goianas são o esteio do lar. O trabalho vai resolver a situação do ponto de vista financeiro, da autoestima e da capacidade de sustentar a própria família”, completou o chefe do Executivo.

Para a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, as ações e políticas públicas evidenciam que “o Governo de Goiás e o governador Ronaldo Caiado acreditam na força, coragem e fé de cada mulher”.

Entre as 100 mil contempladas pelo Mães de Goiás está a dona de casa Adriana Neide Ribeiro, de São João D’Aliança. Com três filhos, ela diz que o crédito mensal vai garantir melhor qualidade de vida à família. “Vai ajudar, e muito. Acho que o mais caro hoje é a alimentação, então vou poder comprar o essencial que precisamos todo mês”, disse Adriana.


Empreendedorismo e educação

Miriã de Souza Santiago é estudante de Educação Física e beneficiária da bolsa concedida pelo Programa Universitário do Bem (ProBem) da OVG . Foto: Secom-Governo de Goiás/Divulgação


As ações implementadas na atual gestão também deram oportunidade para as empreendedoras. Entre março e outubro de 2020, esteve em vigor o Programa Mulher Empreendedora, da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) que liberou quase R$ 27,84 milhões em financiamentos para mulheres microempreendedoras individuais (MEI), e para empresas de micro e pequeno portes comandadas por empreendedoras.

Lançado em abril de 2021, o Programa Crédito Social concede benefício de até R$ 5 mil para a compra de equipamentos e insumos para abrir o próprio negócio. As interessadas precisam realizar, previamente, cursos de capacitação profissional. Desde que foi criado, 1.313 mulheres já foram contempladas com o programa.

A educação para mulheres também é prioridade no Programa Universitário do Bem, da OVG, que concede descontos parciais ou de até 100% no valor da mensalidade, além de oferecer oportunidades de estágio, cursos de capacitação e participação em projetos sociais. Dentre os bolsistas, as mulheres são maioria, representando 75% dos contemplados.

Uma delas é a estudante de Educação Física, Miriã de Souza Santiago, de 28 anos. “A bolsa de estudos vai garantir a realização do meu sonho de ter um diploma superior. É o maior e melhor presente que já ganhei na vida”, afirma. Casada e mãe de duas crianças, de 6 e 8 anos, ela disse que o programa vai beneficiar o seu futuro e o das filhas. “Vou estudar, dar bom exemplo para as minhas filhas e ter condições de auxiliá-las, garantindo que elas também possam estudar no futuro”, completa Miriã.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

PARA VOCÊ MULHER: MUNICÍPIO PROMOVE CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE UTERINO

0
Imagem: Reprodução

O mês de março marca um período de atenção especial. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte entre as mulheres no mundo.

Engajada no tema, a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo a campanha Março Lilás. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau. Nesse contexto, especialmente no mês da Mulher, as coletas de exame preventivo serão intensificadas no município.

A campanha seguirá durante o mês de março em todas unidades básicas de saúde do município. De segunda a sexta-feira, as mulheres poderão comparecer às UBS’s das 7h às 17h para fazer a coleta. No Dia D, marcado para 12 de março, o horário será das 08h às 15 horas. O atendimento será gratuito, basta a paciente apresentar documento original com foto (RG), comprovante de endereço e cartão SUS, para que a equipe possa atualizar seu cadastro.

Imagem: SMS/Secom – Prefeitura de Catalão

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Secretaria Municipal de Saúde  – Secom/Prefeitura de Catalão

ALVO DE PEDIDOS DE CASSAÇÃO, ARTHUR DO VAL DIZ QUE LUTA CONTRA ‘INJUSTIÇA’

0
Foto: R7/reprodução

O deputado estadual por São Paulo Arthur do Val (Podemos), alvo de 12 representações no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo em razão de falas sexistas sobre ucranianas, afirmou nesta segunda-feira (7) que lutará contra o que chamou de “injustiça”. A informação foi publicada no Portal R7.

Em nota divulgada no início da noite, ele fez menções ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que ele os tem como inimigos e que enfrenta privilégios.

Ele reiterou que deu uma declaração lamentável e pediu desculpas pelo fato. Disse ainda que perdeu sua noiva e prejudicou amigos.

A polêmica começou na sexta-feira, quando um áudio do deputado sobre ucranianas vazou. Ele afirma na gravação que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Compara ainda uma fila de refugiadas da guerra com a fila de uma balada no Brasil, chamando as europeias de “deusas”.

O vazamento do áudio deverá levar o deputado a enfrentar um processo de cassação de mandato na Alesp.

Veja na íntegra a nota divulgada pelo deputado nesta segunda-feira.

Sou um líder político com posições claras. Combato a corrupção, enfrento privilégios e tenho como inimigos Lula e Bolsonaro. Não querem retirar meus direitos políticos por ter roubado, por ter aparecido com dinheiro na cueca ou feito rachadinha, coisas que graças a Deus nunca fiz. Se fizesse isso, tenho certeza que jamais perderia meu mandato. Dei uma declaração lamentável, admito e peço desculpas por isso; além de tudo, perdi minha noiva e prejudiquei meus amigos. Isso tudo é sinal dos tempos: ladrões ficam impunes, gente honesta perde o mandato. Lutarei até o fim contra esta injustiça.

Publicado por : Badiinho Moisés

MORADORES DO VILA MARIA E MARIA AMÉLIA AINDA RELATAM DESEBASTECIMENTO DE ÁGUA; “QUEDA DE ENERGIA NA CAPTAÇÃO GEROU PROBLEMA E SISTEMA DEVE SER NORMALIZADO HOJE”, AFIRMA SAE

0
Foto: Reprodução

Até a noite de ontem, segunda-feira (07), e início da manhã de hoje, terça-feira (08), moradores de bairros como o Vila Maria, Castelo Branco, Maria Amélia, e outros das partes altas de Catalão, ainda relataram com a interrupção no fornecimento de água, que de acordo com eles, teve início no final de semana.

 “Sábado e domingo tivemos queda de energia na captação de água, mas acreditamos que nessa noite (ontem – segunda-feira, 07) até a manhã desta terça-feira (08), todo o bombeamento estará normalizado, afirmou uma servidora da Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE).

Leia também: 

-CATALANOS RELATAM DESABASTECIMENTO DE ÁGUA; COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA AFIRMA QUE FALTA DE ENERGIA GEROU PROBLEMA EM BAIRROS ALTOS

 

Publicado por: Badiinho Moisés

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 74 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA TERÇA-FEIRA (08/03) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 08/03/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Almoxarife com experiência em estoque, informática, “CNH” “AB”, masculino – 01 vaga;

2. Assistente Administrativo com experiência e disponibilidade de horários para trabalhar das 12h às 21h48, necessário noções em Logística e conhecimento no Pacote Office e Internet, masculino – 01 vaga;

3. Atendente de Lanchonete com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

4. Auxiliar Administrativo com experiência na CTPS, experiência comprovada em Departamento Financeiro, Departamento Pessoal e Recursos Humanos, ambos os sexos – 01 vaga;

5. Auxiliar de Estoque com disponibilidade de horários, masculino – 01 vaga;

6. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 02 vagas;

7. Auxiliar de Limpeza para trabalhar com limpeza industrial, masculino – 10 vagas;

8. Balconista de Açougue com experiência, feminino – 01 vaga;

9. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

10. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

11. Cozinheiro com experiência de preferência industrial, com disponibilidade para trabalhar em escala 12×36 e 6×1, feminino – 01 vaga;

12. Eletricista Predial com experiência na CTPS, NR-10 E NR-35, masculino – 01 vaga;

13. Eletricista Automotivo com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

14. Empregada Doméstica com experiência e referência, para fazer todo serviço de casa, inclusive cozinhar, para trabalhar no bairro Leblon, feminino – 01 vaga;

15. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Margom III, feminino – 01 vaga;

16. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Reserva Campo Belo, que saiba cozinhar, feminino – 01 vaga;

17. Entregador de Gás, CNH “A”, masculino, disponibilidade de horário – 01 vaga;

18. Jardineiro com experiência, masculino – 01 vaga;

19. Lavador de Carros e Estofados com experiência, masculino – 01 vaga;

20. Lavador de Veículos, masculino – 01 vaga;

21. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “A”, masculino – 01 vaga;

22. Oficial de Serviços Gerais, com experiência em elétrica e hidráulica, masculino – 01 vaga;

23. Oficial de Serviços Gerais com experiência, masculino – 01 vaga;

24. Operador de Empilhadeira com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

25. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

26. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

27. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

28. Pintor de Obras com experiência na CTPS, experiência em acabamento, masculino – 01 vaga;

29. Repositor de Mercadorias, para trabalhar em supermercado, ambos os sexos – 01 vaga;

30. Auxiliar de Serviços Gerais para trabalhar em Madeireira, masculino – 02 vagas;

31. Auxiliar de Serviços Gerais para fazer serviço de roçagem, limpeza e manutenção, masculino – 01 vaga;

32. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 15 vagas;

33. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS em área civil, ambos os sexos – 01 vaga;

34. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para trabalhar próximo à região de Olhos D’água que fica em torno de 30km de Catalão, casado, sem filhos – 01 vaga;

35. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para morar a 12km de Catalão, masculino – 01 vaga;

36. Trabalhador Rural com experiência em ordenha, para trabalhar em Chácara próximo ao Adubos Araguaia, masculino – 01 vaga;

37. Vendedor Interno com experiência em ferragista ou materiais para construção, ambos os sexos – 01 vaga;

38. Vendedor Interno com experiência, ambos os sexos – 01 vaga.

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO SEGUE APLICANDO DOSES DE VACINAS CONTRA COVID-19; VEJA OS LOCAIS E QUEM PODE SER VACINADO

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade

Catalão segue a todo vapor com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Nesta terça-feira (08), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante está acontecendo em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.

 

Vacinação infantil em Catalão

Até segunda-feira (07), 5.867 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 58% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento apenas 423 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a segunda dose da Coronavac

Nesta terça-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira dose da CoronaVac nos dias 26, 28, 31/01 e no dia 04, 08/02.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.

 

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

 

Vacinação infantil em Catalão

Até segunda-feira (07), 5.867 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 58% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento apenas 423 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina


O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanaspara aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (08), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

                                               
 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

 

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose


O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (08), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias). 

 

Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (08/11), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (08), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da SMS – Catalão