Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, vai para leilão no dia 24 de maio deste ano para quitação de dívidas trabalhistas. Foto: Wender Borges – Drone Super Catalão/Blog do Badiinho
O Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC de Catalão)está tentando na Justiça algum acordo para não acabar perdendo o Estádio Genervino da Fonseca em um leilão. O time é alvo de dezenas de processos trabalhistas entre 2013 e 2016 e pretende entrar com recurso.
O leilão está marcado para acontecer em 24 de maio deste ano, mas os advogados do clube pretendem renegociar a dívida.
O estádio foi avaliado em mais de R$ 42 milhões. Com o leilão, o valor arrecadado deve ser usado para saldar dívidas trabalhistas.
Fontes consultadas pelo Blog do Badiinho afirmam que na época, a dívida era em torno de R$ 9 milhões, e que hoje o valor já passa de 11 milhões.
“A busca é para, dentro do mérito, suspender o leilão e buscar um acordo com os credores”, disse um advogado.
Aproximadamente 100 ex-prestadores de serviço do clube ficaram sem receber, de acordo com os bastidores do processo.
Ainda não tem uma data definida para decisões, já que o clube ainda não foi intimado pela Justiça. Após ser intimado, terá um prazo de 15 dias. Mas, desde já, a equipe jurídica do time tenta antecipar algum acordo.
Diante deste cenário, há pouco tempo o prefeito Adib Elias (PODEMOS) sancionou uma lei que considera o Genervino da Fonseca como um patrimônio histórico da cidade.
Sendo assim, quem arrematar o estádio em um eventual leilão, fica impedido de utilizar o espaço para construção.
Um homem de 35 anos foi encontrado morto e com o rosto desfigurado na casa onde morava em Pires do Rio, a 116 km de Catalão. O caso aconteceu no domingo (6/3) e ainda está sendo investigado pela Polícia Civil, classificado como crime de homicídio.
Um parente foi quem encontrou o corpo. Quando chegou em casa, no Setor Parque Mosaico, o familiar viu manchas de sangue no chão e as seguiu o rastro até um cômodo da residência, onde encontrou a vítima ensanguentada com o rosto desfigurado. A Polícia Militar foi acionada na sequência.
Militares compareceram e acionaram a Polícia Técnico-Científica para fazer a perícia. O corpo foi liberado para o Instituto Médico Legal (IML) de Caldas Novas. Peritos disseram aos PMs que os ferimentos foram provocados por algum objeto de madeira ou ferro.
A policia realizou buscas pela região, mas ninguém foi preso até o momento. A vítima não tinha registro criminal.
O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que busca a identificação e localização do suspeito.
As pessoas e empresas que têm valores a receber esquecidos em instituições financeiras poderão saber a quantia e agendar o saque a partir desta segunda-feira (7). O calendário será escalonado, de acordo com a data de nascimento ou abertura da empresa. Hoje serão beneficiados os nascidos antes de 1968 e empresas abertas antes dessa data.
De acordo com uma reportagem do Portal R7, o serviço por meio do SVR (Sistema Valores a Receber), do Banco Central, abriu as consultas em 14 de fevereiro, para que se pudesse verificar se havia valores em contas bancárias. Agora será possível fazer a consulta para saber qual é o valor e agendar o resgate.
A primeira etapa prevê 28 milhões de pessoas e empresas com dinheiro a receber, num total de R$ 3,9 bilhões. A segunda etapa deve começar em 2 de maio, com mais R$ 4,1 bilhões para serem resgatados.
No caso de existência de saldos residuais em instituições financeiras, o próprio site informa data e horário de retorno para agendar a retirada. Para isso, é preciso ter conta nível prata ou ouro do portal gov.br, que demandam mais autenticações como reconhecimento facial e autorização via aplicativo.
Confira o calendário
– 7 a 11 de março
Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate no site valoresareceber.bcb.gov.br. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.
– 14 a 18 de março
Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, com repescagem em 19 de março, das 4h às 24h.
– 21 a 25 de março
Para quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, com repescagem em 26 de março, das 4h às 24h.
– Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa.
O BC afirma que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisarão se preocupar. O direito a receber os recursos é definitivo, e os valores continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.
Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rapidamente.
Passo a passo para o saque
Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo.
Passo 2
Fazer login com a conta gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deverá fazer o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas do tipo bronze) no site ou no aplicativo gov.br. O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.
Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade.
Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:
“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou email informados para combinar com a instituição a forma de retirada.
Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.
No último balanço, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.
Um homem de 47 anos foi esfaqueado após xingar a mãe de um colega de trabalho em Ipameri, a 61 km de Catalão. O crime foi na noite desse domingo (6/3). O suspeito é um jovem de 24 anos, que fugiu do local. A vítima da agressão teve que ser socorrida ao hospital em estado grave.
Suspeito e vítima moravam num alojamento perto da prefeitura da cidade e trabalhavam juntos em uma obra. O chefe deles contou à polícia que os dois passaram a tarde em um bar, e começaram a discutir depois que a vítima xingou a mãe do suspeito.
A confusão foi ficando acalorada e o colega deu ao menos três facadas no homem e depois fugiu com a arma do crime.
Testemunhas acionaram os bombeiros para socorrer a vítima. Segundo a corporação, o homem estava com cerca de três a quatro perfurações, uma delas na região do peito.
O rapaz foi encaminhada para um hospital da cidade, mas como o estado de saúde dele piorou, precisou ser transferido a um hospital de Goiânia.
Até agora o suspeito não foi localizado. O caso foi registrado como tentativa de homicídio. A polícia civil já abriu um inquérito para apurar o caso.
Digitalização é acompanhada por ampliação dos canais de acesso. Alternativas incluem ambiente virtual e também com interação presencial, como ocorre nos balcões e em mais de 60 agências dos Correios
“Com investimento em tecnologia e digitalização, estamos trazendo Goiás para o mundo digital com agilidade e qualidade de atendimento a todos”, comenta o governador Ronaldo Caiado. Foto: Secom-Governo de Goiás/Reprodução
Em pouco menos de dez meses, o programa Expresso, criado pelo Governo de Goiás com o propósito de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços estaduais, já disponibiliza mais de 100 interações totalmente digitais pelo portal www.expresso.go.gov.br. Além disso, desde maio de 2021 o Estado distribuiu mais de 70 totens de autoatendimento, entregou oito agências do Expresso Balcão e iniciou, em parceria com os Correios, operação em mais de 60 municípios.
O programa consolidou a política de universalização da oferta de serviços. “Com investimento em tecnologia e digitalização, estamos trazendo Goiás para o mundo digital com agilidade e qualidade de atendimento a todos”, comenta o governador Ronaldo Caiado.
Os atendimentos no portal Expresso englobam serviços como agendamento presencial nas unidades do Vapt Vupt, emissão de boletos do Ipasgo, inscrição ao processo seletivo do programa CNH Social do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e entre outros. O Expresso também disponibiliza aplicativo para smartphone, disponível gratuitamente em todas as lojas virtuais.
Expresso Totem
O governador Ronaldo Caiado ao lado de totem do Expresso. Equipamentos estão localizados em pontos estratégicos, como nas unidades do Vapt Vupt na capital e interior do Estado. Foto: Secom – Governo de Goiás/Reprodução
Com proposta de modernizar a interação com os cidadãos de forma desburocratizada e com mais agilidade, os totens de autoatendimento estão localizados em unidades do Vapt Vupt ou prédios municipais. O equipamento conta com serviços como consulta de débitos estaduais e emissão de segunda via da conta de água.
O serviço pode ser acessado em todas as unidades do Vapt Vupt localizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia e Trindade. Os equipamentos também estão disponíveis nas agências de Alexânia, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Campos Belos, Formosa, Goianira, Inhumas, Iporá, Itauçu, Morrinhos, Mozarlândia, Nerópolis, São Luís de Montes Belos, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Além desses locais, também há totem de autoatendimento na sede do Detran, na capital, e nas prefeituras de Acreúna, Águas Lindas, Alexânia, Aragarças, Aruanã, Caldas Novas, Cidade Ocidental, Goianésia, Iporá, Itapaci, Itapuranga, Jataí, Nova Crixás, Novo Gama, Padre Bernardo, Paraúna, Rio Verde, São Luís dos Montes Belos, Vila Propício.
Balcão e Correios
O Expresso Correios disponibiliza serviços públicos estaduais em 62 municípios goianos. Atendimento ocorre nas agências dos Correios dessas cidades. Foto: Assessoria Correios/Reprodução
Os cidadãos com pouca familiaridade com as plataformas virtuais também estão sendo contemplados com a oferta de atendimentos oferecidos pelo programa. O Expresso Balcão, presente em Divinópolis, Joviânia, Goianápolis, Porteirão, Rio Quente, Nova América e Varjão, oferece as mesmas funcionalidades do formato digital, mas com interação com um atendente. A modalidade é fruto de parceria entre Estado e prefeituras e deve ser disponibilizada a um total de 30 cidades neste primeiro semestre.
A parceria com os Correios também está levando os serviços do Governo de Goiás a várias regiões do Estado. São 62 municípios contemplados com esse tipo de atendimento, disponível nas agências da instituição. Nesta etapa, estão sendo realizados atendimentos das Secretarias de Economia e Segurança Pública e do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo).
Expresso Balcão de Porteirão de Goiás. Modalidade está disponível em sete municípios. Foto: Assessoria Seds/Reprodução
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secom – Governo de Goiás
A vítima conduzia uma motocicleta e seguia no sentido Bom Jesus de Goiás para Itumbiara quando colidiu frontalmente com uma carreta que seguia no sentido oposto.
Com o impacto, o senhor não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do caminhão foi submetido ao teste de bafômetro e não estava alcoolizado.
A rodovia ficou totalmente interditada por cerca de duas horas e foi liberada por volta das 20h20.
Secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, durante coletiva à imprensa após reunião com entidades sindicais sobre reajuste salarial a servidores. Foto: Hegon Corrêa
O Governo de Goiás e representantes do funcionalismo público estadual reuniram-se na última sexta-feira (04/03) para avaliar uma proposta de reajuste salarial aos servidores do Estado. Após uma série de tratativas, o índice possível de reajuste pode chegar a 10,16%. O percentual será objeto de avaliação das entidades de classe e volta para definição junto à administração estadual amanhã, terça-feira (08/03).
A proposta de aumento, que não ocorria desde 2016, resulta de negociação junto a oito sindicatos representativos e está adequada às limitações legais impostas ao Governo de Goiás em função do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). “Essa revisão anual serve para tratar de forma isonômica todo servidor ativo e inativo”, declarou o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, durante coletiva à imprensa.
O secretário reforçou que os profissionais merecem ser valorizados e as condições para essa negociação é fruto da conduta austera da atual gestão. “Pela primeira vez temos condições de sentar e discutir isso, mantendo sempre a responsabilidade e não prometendo acima do que pode ser feito”, declarou.
Quando a atual gestão assumiu o Estado, em 2019, o cenário era de dívidas e calotes. Desde então, tem promovido uma profunda reestruturação da máquina pública, o que trouxe equilíbrio às contas. Mais recente, a adesão ao RRF, concluída em dezembro do ano passado, devolveu a Goiás a capacidade de investimento.
A iniciativa dá prosseguimento à política de valorização profissional estabelecida na gestão atual que já consolidou promoções, progressões e benefícios para quase 75 mil servidores da segurança pública, saúde e educação. “Assumimos o compromisso de aguardar até que eles dialoguem com seus respectivos representados”, ponderou Lima sobre a deliberação que segue até a próxima semana.
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações de Petras Souza via Secretaria de Estado de Comunicação- Secom
Um cigarro eletrônico explodiu na boca de um cantor do Distrito Federal e as imagens viralizaram nas redes sociais. As câmeras de segurança da casa de Lélio Guedes, 45 anos, gravaram o momento. Apesar do susto, o cantor não se feriu.
O vídeo também foi divulgado pelo site Metrópoles na última sexta-feira, 04 de março.
Nas imagens é possível ver o momento em que Lélio leva o cigarro, conhecido com vaper, à boca. Quase que imediatamente, o aparelho explode e o cantor o solta no chão. “Eu não prestei atenção que a tampa do som, onde o cigarro ficou, estava queimada. Quando eu fui tragar começou a sair a faísca. Foi a hora que eu joguei ele para cima”, explica.
Lélio afirma que, apesar do susto, ele não se feriu e nenhum item da casa sofreu danos maiores. “Foi a primeira vez que eu fumei e pode ter certeza, não vou fumar mais”, declara. O cantor diz que tentou entrar em contato com o fabricante do cigarro, mas, até o momento, não conseguiu. “É bom para prevenir que outras pessoas passem pelo o que eu passei”, comenta.
A agência ucraniana Ukrinform divulgou nesta segunda-feira (7) que o prefeito de Gostomel, Yuriy Prylypko, foi assassinado pelas tropas russas. Também morreram no ataque dois de seus assessores.
De acordo com reportagem do Portal R7, o Conselho Rural de Gostomel, cidade a noroeste da capital, Kiev, confirmou a informação. “O chefe da comunidade de Gostomel, Yuriy Ilyich Prylypko, foi morto enquanto distribuía pão aos famintos e remédios aos doentes, confortando pessoas atormentadas e desesperadas. Para isso, os ocupantes o mataram a tiros, junto com seus companheiros de armas Ruslan Karpenko e Ivan Zoria”, disse o comunicado.
A agência informa que Prylypko não se escondeu. “Ele poderia ter suportado os ataques em um porão, e ninguém o culparia por isso.”
“Mas as pessoas esperavam por ele, viam nele esperança, acreditavam nele. Então ele fez sua escolha. Morreu pela comunidade, morreu por Gostomel, morreu como herói. Memória eterna e nossa gratidão”, escreveu o conselho.
No domingo (6), o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, concedeu o título de “Cidade Heroína” a seis regiões e vilas ucranianas, incluindo Gostomel, que estariam se defendendo bravamente dos invasores russos.
Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade
Catalão segue com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Na próxima segunda-feira (07), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.
A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.
Para pedestres
-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;
-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.
Documentos obrigatórios
A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina .Todos originais e cópias.
Vacinação infantil em Catalão
Até sexta-feira (04), 5.806 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 58,07% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento apenas 184 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças para receberem o reforço.
Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão
Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose
O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.
A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (07), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).
Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão
Saúde convoca gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e população adulta para receberem a Terceira Dose
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as gestantes e puérperas (de 12 a 17 anos) e população adulta (acima de 18 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 07 de novembro, para aplicação da terceira dose.
A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (07), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
Documentos
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.
Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão
Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina
O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.
A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (07), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:
com imunodeficiência primária grave; • em quimioterapia (câncer); • transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores; • portadores de HIV/ Aids; • em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; • em uso de drogas modificadores da resposta imune; • com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; • pacientes em hemodiálise; • pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).
Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão
Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (07/11), para aplicação da dose reforço (quarta dose).
A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (07), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:
-com imunodeficiência primária grave;
-em quimioterapia (câncer);
-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
-portadores de HIV/ Aids;
-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
-em uso de drogas modificadores da resposta imune;
-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
-pacientes em hemodiálise;
-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Documentos obrigatórios
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.
Pessoas “imunossuprimidas”
Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.
Sobre imunossupressão
O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.
A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.
Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.
Recomendação do Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.
Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.
Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da SMS – Catalão