Termina nesta quinta-feira (10/3) o prazo final para o contribuinte de Catalão pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2022) em cota única com desconto de 20% ou em até 3 parcelas mensais e sucessivas (sem desconto). Se optar pelo pagamento parcelado, os vencimentos serão: 10/03, 10/04 e 10/05/2022.
As guias para pagamento podem ser geradas pela Internet, por meio do site da Prefeitura de Catalão (sem cobrança de taxas) ou emitida na prefeitura ou no Creas.
Segundo o secretário de finanças Élcio Augusto, 45% dos contribuintes já aproveitaram o desconto e efetuaram o pagamento.
“A maioria das pessoas deixa para o último dia. Por isso, nossa expectativa é de que este percentual aumente para 70% até amanhã”, disse o secretário.
Toda pessoa física ou jurídica que detém a propriedade de um imóvel deve pagar o devido IPTU. O cálculo do desse imposto é feito com base no chamado valor venal do imóvel, que representa o preço imediato de venda da propriedade com base em critérios como localização, metragem, idade da construção, qualidade construtiva e acabamento.
Depois de apurar esse valor, a prefeitura aplica as alíquotas, descontos e acréscimos correspondentes para chegar à cobrança final do IPTU.
Quem não pagar o IPTU pode ter o débito inscrito na dívida ativa do município e sofrer execução judicial. No limite, o contribuinte pode até ter seu imóvel penhorado se não regularizar sua situação com a prefeitura, além de ficar impedido de vendê-lo.
Um jovem de 24 anos foi levado para a delegacia após agredir a pauladas um homem de 48 anos no Bairro São João, na noite da última terça-feira (8/3), em Catalão.
Em depoimento, o jovem disse que cometeu a agressão porque se irritou por a vítima ter lhe pedido para mostrar as partes íntimas.
Após ser atacado, os amigos do homossexual partiram para cima do agressor. Nessa hora, a polícia chegou no local e dispersou a confusão.
A vítima precisou ser atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levada ao Pronto Socorro da Santa Casa. Já o rapaz que iniciou as agressões não quis receber atendimento médico e foi conduzido para a Central de Flagrantes.
A PM disse que o jovem ainda não tinha nenhuma passagem pela polícia.
Jornalista é contado para concorrer Câmara Federal, e assim, representar a imprensa goiana no Congresso Nacional. Foto: Reprodução
MDB, Podemos e Patriota lutam para conquistar o passe do jornalista Matheus Ribeiro, ex-apresentador da TV Anhanguera e Record TV.
O josmalista já se considera pré-candidato a deputado federal e mantém conversas com o Patriota de Jorcelino Braga, com o Podemos de Felipe Cortês e com o MDB de Daniel Vilela.
A pergunta que se faz nós bastidores políticos é: qual dos três partidos vai levar o passe do repórter que se tornou uma estrela nacional ao apresentar o “Jornal Nacional” e, depois, assumir a homossexualidade.
Fontes dizem que Matheus Ribeiro está examinando em qual partido será mais fácil se eleger deputado. Há quem postule que, dada sua popularidade, pode integrar a lista dos possíveis campões de votos (capitaneada por Flávia Morais, Zacharias Calil e Lissauer Vieira). O jornalista já é visto como um “puxador” de votos.
Novo percentual alcança 34.068 docentes e se soma a série de benefícios concedidos aos servidores da educação estadual desde 2019.
O governador Ronaldo Caiado anuncia pagamento de 10,16% ao funcionalismo público estadual. Acréscimo também será pago, já na folha de março, aos 34.068 professores P3 e P4. Foto: Secom – Governo de Goiás/Divulgação
Com o anúncio do Governo de Goiás do pagamento do reajuste ao funcionalismo público estadual, os 34.068 professores das categorias P3 e P4 terão mudança na recomposição salarial que foi anunciada, ainda no mês de fevereiro. Agora, a alíquota será de 10,16% para os profissionais que receberiam um reajuste de 7,43% (Professor III) e 5,30% (Professor IV). Mesmo índice aplicado aos demais servidores do Estado.
O pagamento do piso nacional aos professores e o reajuste dos salários dão seguimento à política de reconhecimento e valorização dos servidores, instituída, ainda em 2019, como prioridade das ações do Governo. Para além do anunciado, profissionais da educação estadual já tinham recebido, em 2021, recomposição dos vencimentos. Outros benefícios financeiros, como ajuda de custo, auxílio aprimoramento e bônus, concedidos desde 2019, alcançaram todos os trabalhadores da educação de Goiás.
“Nenhum professor da rede estadual vai receber menos do que o piso nacional da categoria”, assegurou o governador Ronaldo Caiado, durante o anúncio do pagamento do novo valor do piso que, para 2022, é de R$ 3.845,63.
Ao todo, 26.295 mil professores, sendo 16.278 da ativa e 10.027 aposentados, terão salários no valor do novo piso salarial profissional nacional do magistério público da Educação Básica. Conforme a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que instituiu o piso para os professores de todo o país, esse valor de R$ 3.845,63, corresponde à carga horária de 40 horas.
Reajustes salariais já pagos
O pagamento do novo piso salarial nacional e o reajuste de vencimentos dos profissionais da Educação que já recebiam valores maiores do que o piso agora anunciado se somam, progressivamente, aos reajustes já ocorridos nos salários do pessoal da rede pública estadual de ensino.
Nesta gestão, o Governo de Goiás já tinha pago outras duas recomposições. No primeiro, professores efetivos P1 e P2 do quadro permanente e professores assistentes do quadro transitório tiveram reajuste de salários de 12,84%. Os docentes em contrato temporários tiveram seus salários reajustados em 64,61%, um aumento histórico.
Outra recomposição contemplou professores P1, P2, do quadro transitório e em contratos temporários com um aumento de 4,52%. Os docentes P3 e P4 e os servidores administrativos efetivos e em contrato temporário tiveram reajuste salarial de 7,20%, a partir de outubro de 2021.
Outros benefícios
No final de 2020, uma ajuda de custo foi destinada a todos os servidores da Secretaria da Educação, totalizando investimentos de R$ 92,1 milhões. Outra ajuda de custo também foi paga aos profissionais no final de 2021. Todos os servidores receberam, juntamente com o pagamento de novembro, de acordo com a carga-horária, recursos de incentivo à aquisição e adoção de tecnologia. Os investimentos nesta ação foram de R$ 120 milhões.
Além do Auxílio-Alimentação, no valor de R$ 500,00 retornado aos servidores da educação em fevereiro de 2019, desde outubro de 2021, todo o pessoal da pasta recebe também um Auxílio-Aprimoramento Continuado, de R$ 500,00.
E, no final do terceiro ano da gestão estadual, os trabalhadores da área receberam um Bônus por Resultados, pagos aos professores no mês de dezembro/2021 e aos servidores administrativos em janeiro/2022. O bônus foi de até 98% da remuneração.
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são da Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás
A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (9/3) um prêmio acumulado em R$ 107 milhões.As seis dezenas do concurso 2.461 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, 750, na cidade de São Paulo. A informação foi publicada no Agência Brasil.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
Segundo a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal, e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 535 mil de rendimento no primeiro mês.
O governo federal publicou nesta quarta-feira (9) uma medida que zera as alíquotas do PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes sobre o gás de cozinha. A regra vale para o produto envasado em recipientes de até 13 kg e destinado ao uso doméstico. A informação foi publicada no Portal R7.
O gás de cozinha ultrapassou os R$ 100 em todas as regiões do país, de acordo com dados do último levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo). O preço mais elevado é encontrado no Centro-Oeste, com variação entre R$ 109,40 e R$ 140,00.
Em meio à disparada do petróleo, após a invasão russa da Ucrânia, o governo espera uma decisão do Parlamento sobre um projeto de lei que altera a forma de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações que envolvem combustíveis.
O texto deve ser analisado no Senado nesta quarta-feira. Segundo a proposta, a alíquota do ICMS na comercialização de gasolina, etanol, diesel, biodiesel, gás de cozinha, derivados de gás natural e querosene de aviação seria cobrada sobre o valor fixo por litro, e não pelo preço do produto. Além disso, o imposto incidiria apenas uma vez no decorrer da cadeia de circulação dos combustíveis.
“Serão de três a quatro semanas focados exclusivamente em equipes de tapa-buracos. Quando se sai do período chuvoso, você consegue uma performance melhor da massa asfáltica. É o momento de eliminar os buracos, concentrando as 40 equipes de manutenção nisso”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia, com divulgação do site Diário de Goiás.
Sales destaca que também haverá ações imediatas em locais onde exista algum processo erosivo. Todo o trabalho, segundo o secretário, é para chegar a abril com toda a malha viária “sob controle e sem pontos críticos”.
Depois disso, o foco passa às obras de sinalização e intervenções menores, como construção de retornos e trevos. “A partir dessa data (abril) também vai, gradativamente, recolocando as obras no trecho antes do período de chuva e colocando as novas que foram licitadas dentro do período”, completou.
Foto: Goinfra/Secom – Governo de Goiás
Recursos
A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022 foi aprovada com previsão de investimento de R$ 3 bilhões. Porém, boa parte deste valor será consumido com opagamento da data-base dos servidores públicos, que terão reposição de 10,16%. Uma das pastas mais afetadas é a Goinfra, de acordo com Sales.
“Todos tiveram que fazer um esforço grande para ceder orçamento para concessão da data-base dos servidores. Parte substantiva desse valor estava na Goinfra, mas considero tão importante quanto (o reajuste). O estado não funciona sem seus servidores”, destaca.
Ele, porém, diz que ainda há fonte para investimentos. “Houve essa diminuição, mas temos uma parcela considerável para investimentos e vamos fazer ampliações de rodovias neste ano”, ressaltou.
Municípios goianos com cobertura vacinal contra Covid-19 acima de 75%, na população com mais de 5 anos de idade, poderão abolir a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos partir da próxima segunda-feira, 14 de março. A recomendação constará de Nota Técnica a ser emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) ainda nesta semana, informa matéria do O Popular na tarde desta quarta-feira (09).
De acordo com o Secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, o piso de 75% objeta atender os municípios que “fizeram de casa”. “Isso é importante, porque tem município que fez o dever de casa e avançou muito na vacina, e tem município que não”, declarou.
A evolução de casos no Estado será acompanhada pela rede Sentinela para síndrome gripal, que será ampliada para 25 unidades com capacidade para fazer o sequenciamento genômico das variantes do coronavírus causador da Covid-19.
Goiânia é um dos municípios que se enquadram nos aptos a liberarem o uso de máscara em público. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital tem 75,3% de sua população com mais de 5 anos totalmente vacinada (segunda ou dose única).
A pasta destacou que foram 2.716,086 aplicadas até o momento.
Foto: Wender Borges – Drone Super Catalão/Blog do Badiinho
A diretoria do Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC de Catalão) confirmou que em homenagem as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem, terça-feira, 8 de março, as torcedoras do Leão do Sul não vão pagar entrada para assistir a primeira partida das quartas de final, entre CRAC e Goiás, no estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, às 19h30 de hoje, quarta-feira (09).
De acordo com o dirigente Rogério Mesquita, a ideia era permitir a entrada das mulheres que tivessem vestidas com a camiseta do CRAC de Catalão, porém, segundo ele, está tendo falta de camisetas nas lojas de Catalão, e por isso, as mulheres terão trânsito livre no estádio Genervino da Fonseca com ou sem camiseta, mas a diretoria pede para as torcedoras que tiverem a camiseta, que usem, ou usem vestimentas com as cores azul e branco.
O valor da entrada para a partida de hoje é R$ 40 reais, mas para os homens que estiverem com a camiseta do Leão, o valor será de R$ 20 reais.
Torcedora do CRAC de Catalão sob olhar atento na partida. Em comemoração ao mês da mulher, diretoria não vai cobrar entrada delas nesta quarta-feira (09). Foto: Wender Borges – Drone Super Catalão/Blog do Badiinho.
PAZ NO FUTEBOL
Ao Badiinho, a diretoria do CRAC de Catalão informou que as torcidas organizadas local irão se encontrar com as organizadas do Goiás Esporte Clube, indo na contramão do que está acontecendo em vários estádios do Brasil, principalmente em Minas Gerais com registro de brigas com cenas de violência e até mesmo mortes durante confrontos entre torcidas adversárias.
De acordo com Mesquita, as torcidas organizadas do CRAC de Catalão entram juntas no estádio com as torcidas do Goiatuba e do Atlético Goianiense, dando exemplo de paz.
Durante todo o campeonato deste ano, o único incidente registrado foi diante do Vila Nova, onde membros da organizada do time da capital foram flagrados jogando pedras e chutando estruturas do estádio ocorrido no dia 30 de janeiro.
Para promover a paz entre torcedores, o torcedor esmeraldino que estiver com a camiseta do Goiás, pagará apenas R$ 20 reais pelo ingresso, informou Rogério Mesquita.
Nem mesmo medicamentos como morfina tem feito com que dor seja amenizada, disse Dona Hesana ao Badiinho. Médico pediu urgência para amputação da perna. Foto: Badiinho.
O problema é que devido a burocracia do Sistema Único de Saúde (SUS) e ela não pode mais esperar, o Badiinho foi acionado para que fosse iniciado uma campanha nas suas redes sociais, afim que de que Dona Hesana possa fazer a cirurgia de amputação da perna. Desde a hora que o Badiinho esteve na casa da Dona Hesana, por volta das 17h de ontem até o momento, pouco mais de R$ 1 mil reais já foram doados, e por isso, suas doações e compartilhamentos são importantíssimos.
LAVADEIRA E PASSADEIRA DE ROUPAS, EM CATALÃO, PEDE DOAÇÕES PARA REALIZAR CIRURGIA DE AMPUTAÇÃO DA PERNA
Badiinho esteve com a Dona Hesana para ajudar na campanha de arrecadação para levantar valor da cirurgia de amputação da perna esquerda. Foto: Instagram – Blog do Badiinho
Dona Hesana Aparecida Soares, 58 anos de idade, lavadeira e passadeira, mãe de 3 filhas e avó de 4 netos. Dona Hesana contraiu um problema vascular no pé esquerdo, o que lhe ocasionou uma trombose. Necrosada, será necessária a amputação do membro urgentemente, pois nem mesmo a morfina está tirando sua dor.
Dona Hesana fez todos os procedimentos para conseguir a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, a burocracia para a liberação do custeio é muito grande, e devido médico pedir urgência na realização da cirurgia devido aos riscos de complicações, amigos e familiares resolveram fazer uma campanha par arrecadar o valor da cirurgia que será realizada no Hospital São Nicolau, tendo um custo de pouco mais de R$ 10 mil reais.
Você que sempre nos ajudou, pode mais uma vez amenizar a dor e o sofrimento dessa mulher guerreira, doando o valor que seu orçamento permitir. Veja abaixo como doar:
CHAVE PIX (CPF): 01982470100
NOME: JOSIANE FERREIRA DA SILVA (FILHA)
DOAÇÕES EM DINHEIRO E INFORMAÇÕES
RUA SANTA MARTA, 351, BAIRRO TRÊS CRUZES
FONE E WHATSAPP: (64) 9 9644-6928
Valor do procedimento de amputação da perna de Dona Hesana será pouco mais de R$ 10 mil reais. Foto: Arquivo da Família/Reprodução