Início Site Página 898

GOIANDIRA RECEBE EQUIPE DE MÉDICOS NO PROGRAMA CAMPO SAÚDE

0
Foto: Secom – Pref. de Goiandira/Divulgação

O último sábado (12/03), em Goiandira, foi marcado por várias atividades importantes e logo cedo foi o início da primeira edição do Projeto Campo Saúde, O programa que tem o objetivo de desenvolver ações básicas na área da saúde e cidadania em prol dos moradores.

Programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de (Faeg) e apoio do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Goiandira.

E na manhã deste sábado não foi diferente, realizando diversos atendimentos para os goiandirenses nas seguintes especialidades:Com atendimentos na área de saúde como clínico Geral, Urologia, Oftalmologia, Eletrocardiograma, Exame Preventivo (Papanicolau), Exame PSA (Antígeno Prostático Específico), Teste de Glicemia e Aferição da Pressão Arterial entre outros..

O evento contou com a presença de várias autoridades, Deputado Estadual Bruno Peixoto, Prefeito de Corumbaiba,o assessor do Deputado Federal Zé Mário Schreiner,Vitor Hugo, Prefeito de Corumbaíba Sebastião Rodrigues Gomes Filho, Prefeito de Nova Aurora João Pimenta de Pádua Júnior, seu vice Danilo Araújo, o presidente da câmara de vereadores de Nova Aurora Jerry Faleiros, presidente do Sindicato Rural de Goiandira Gilberto Borges e vereadores de Goiandira.

Para a secretária de Saúde de Goiandira Laiane Fernandes, o Campo Saúde tem exercido um importante papel para as famílias no Estado e não poderia ser diferente em Goiandira. “O Senar possui inúmeras ações voltadas para a promoção social, e o Campo Saúde tem se destacado por disponibilizar, em um só evento, diversos atendimentos para os moradores da cidade.

O Campo Saúde foi realizado na Escola Municipal Santa Maria Goretti, um espaço amplo concedido pela Secretaria Municipal de Educação através da Secretária Carla Cristina, que além do espaço auxiliou muito a equipe de saúde recebendo as autoridades e equipes de médicos.

A secretária de Saúde Laiane, agradece os colaboradores da Prefeitura e CRAS que auxiliaram os pacientes nos atendimentos durante todo evento de forma voluntária.

Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação

 

Publicado por: Badiinho Moisés/ Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Goiandira

CICLO DE PALESTRAS DA ESCOLA NOVA ACRÓPOLE ACONTECE NESTA SEMANA, EM CATALÃO

0
Foto: Reprodução

Acontece em Catalão um  ciclo de palestras com o tema Conhece-te a ti mesmo. Evento será entre os dias 14 e 17 de março às 19h na escola Nova Acrópole. Interessados podem entrar em contato  pelo WhatsApp ou Telegram: (64) 9.9991-7888.

 

SOBRE A NOVA ACRÓPOLE 

Nova Acrópole é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 60 países há 63 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seu Curso de Filosofia para Viver adaptado para mais de 30 línguas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas em todo o mundo que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor. Conheça mais em nossa página , ou visitando uma de nossas sedes.

Imagem: Divulgação

CATALÃO: COMPLEMENTO CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL OFERECE VAGA DE ESTÁGIO

0

Para você que é estudante de Contábeis ou Administração de Empresas entre o 2º ao 6º período, a Complemento Contabilidade e Gestão Empresarial, está ofertando uma vaga de estágio, e os interessados devem enviar currículo exclusivamente no seguinte e-mail: [email protected] .

Imagem: Divulgação

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

SAÚDE DE CATALÃO SEGUE APLICANDO DOSES DE VACINAS CONTRA COVID-19 NESTA SEGUNDA-FEIRA; VEJA EM QUEM E ONDE SÃO OS LOCAIS

0

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose


O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (14), das 09 horas às 11 horas em um único ponto de vacinação (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS/Secom – Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade

 

Catalão segue a todo vapor com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Hoje, segunda-feira (14), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro Integrado da Mulher – no complexo do Hospital Materno Infantil;

-Das 11 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.


Vacinação infantil em Catalão

Até quinta-feira (10), 5.972 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 59,7% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento apenas 638 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Imagem: SMS/Secom – Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina


O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (14), das 09 horas às 11 horas em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

-com imunodeficiência primária grave;
-em quimioterapia (câncer);
-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
-portadores de HIV/ Aids;
-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
-em uso de drogas modificadores da resposta imune;
-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
-pacientes em hemodiálise;
-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS/Secom – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (14/11), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (14), das 09 horas às 1 horas em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Imagem: SMS/Secom – Prefeitura de Catalão

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Secom – Prefeitura de Catalão 

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 125 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA (14/03) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 14/03/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Ajudante de Carga e Descarga com experiência na CTPS, masculino – 03 vagas;

2. Atendente de Balcão com experiência, feminino – 01 vaga;

3. Auxiliar Administrativo com experiência na CTPS, informática, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 02 vagas;

5. Auxiliar de Marceneiro com experiência, masculino – 01 vaga;

6. Auxiliar de Mecânico com experiência, masculino – 01 vaga;

7. Balconista de Açougue com experiência, feminino – 01 vaga;

8. Caldeireiro com experiência na CTPS, masculino – 12 vagas;

9. Carpinteiro com experiência na CTPS, experiência em obra vertical, masculino – 25 vagas;

10. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vagas;

11. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 05 vaga;

12. Copeiro com experiência na CTPS, com disponibilidade de horários, para trabalhar também nos finais de semana, masculino – 01 vaga;

13. Cozinheiro de Restaurante com experiência, feminino – 01 vaga;

14. Cozinheiro com experiência de preferência industrial, com disponibilidade para trabalhar em escala 12×36 e 6×1, feminino – 01 vaga;

15. Cuidador de Idosos com experiência e referências, feminino – 01 vaga;

16. Eletricista Predial com experiência na CTPS, NR-10 E NR-35, masculino – 01 vaga;

17. Eletricista Automotivo com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

18. Empacotador com experiência, masculino – 01 vaga;

19. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Margom III, feminino – 01 vaga;

20. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Reserva Campo Belo, que saiba cozinhar, feminino – 01 vaga;

21. Encarregado de Obras, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

22. Entregador de Gás, CNH “A”, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

23. Entregador de Gás com experiência, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

24. Garçom com experiência na CTPS, com disponibilidade de horários para trabalhar inclusive nos finais de semana, masculino – 01 vaga;

25. Gerente de Auto Center com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

26. Instalador de Alarmes com experiência, masculino – 01 vaga;

27. Jardineiro com experiência, masculino – 01 vaga;

28. Lavador de Veículos, masculino – 01 vaga;

29. Mecânico de Linha Pesada com experiência, masculino – 01 vaga;

30. Mecânico Manutenção de Máquinas Industriais com experiência na CTPS, masculino – 10 vagas;

31. Auxiliar de Mecânico com experiência em maquinas pesadas ou automotivas, masculino – 01 vaga;

32. Oficial de Serviços Gerais com experiência, masculino – 01 vaga;

33. Operador de Caixa com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

34. Operador de Empilhadeira com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

35. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

36. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

37. Pintor de Obras com experiência na CTPS, experiência em acabamento, masculino – 01 vaga;

38. Recepcionista com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

39. Auxiliar de Serviços Gerais para trabalhar em Madeireira, masculino – 02 vagas;

40. Auxiliar de Serviços Gerais para fazer serviço de roçagem, limpeza e manutenção, masculino – 01 vaga;

41. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

42. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 15 vagas;

43. Soldador com experiência na CTPS, masculino – 03 vagas;

44. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS em área civil, ambos os sexos – 01 vaga;

45. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para trabalhar próximo à região de Olhos D’água que fica em torno de 30km de Catalão, casado, sem filhos – 01 vaga;

46. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para morar a 12km de Catalão, masculino – 01 vaga;

47. Trabalhador Rural com experiência em ordenha, para trabalhar em Chácara próximo ao Adubos Araguaia, masculino – 01 vaga;

48. Vendedor de Telemarketing com experiência, ambos os sexos – 02 vagas;

49. Vendedor Interno com formação em Técnico Agrícola, Agropecuária ou afim, ambos os sexos – 02 vagas.

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

PERITA CRIMINAL QUE FORJOU PRÓPRIO ATENTADO PODE SER PRESA, DIZ POLÍCIA

0
Foto: Redes Sociais/Reprodução

A Polícia Técnico-Científica (SPTC) informou por nota, que a perita criminal e chefe do Núcleo de Polícia Científica de Caldas, Káthia Mendes, vai responder criminal e administrativamente por seus atos, podendo perder o emprego e até ser presa. A posição vem após a Polícia Civil (PC) concluir que a mulher planejou o próprio atentado com a ajuda de um comparsa, que também irá responder. Ambos confessaram. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

“A Polícia Científica reforça que de forma alguma coaduna com condutas desta natureza; e ao mesmo tempo registra que a Perita Criminal irá responder por todos os seus atos, tanto no âmbito Criminal (bem como seu comparsa), quanto no âmbito da Corregedoria de Polícia; com penas que podem chegar a mais de 12 anos, e com a possível perda do cargo, uma vez comprovados todos os elementos já obtidos em sede de Investigação Policial”, informou a PTC.

Ainda segundo a Polícia Técnico-Científica, o resultado da investigação surpreendeu a todos. “Choque ainda maior por conta do dever inerente às suas carreiras – em especial a de Perito Criminal – qual seja, o de dizer sempre a verdade.”

Vale lembrar, a perita criminal foi baleada no peito em Caldas Novas, na noite de quinta-feira. Ela estava em seu carro no momento em que foi atingida, segundo a Superintendência da PTC. Bombeiros foram acionados para prestar os primeiros socorros e encaminharam a Káthia consciente para atendimento hospitalar em local não revelado. De acordo com a SPTC, ela passou por cirurgia e não corre risco de morte.

 

Investigação

Segundo a polícia, um ex-servidor que trabalhava com a perita disse que foi responsável por atirar contra a mulher a pedido dela. Conforme nota divulgada neste sábado (12), o homem informou que retornou ao posto da SPTC em Caldas Novas, onde, no dia seguinte ao atentado, guardou a arma no mesmo armário com as chaves fornecidas pela perita.

“A arma foi apreendida pelas equipes da Polícia Civil no local por ele indicado, dentro do Posto de Atendimento da SPTC em Caldas Novas, que era coordenado pela perita.” A perita, além de confessar, apresentou mais detalhes da ação, segundo a polícia. O inquérito policial será finalizado e encaminhado ao Judiciário.

Ao Mais Goiás, a polícia informou que ela planejou o ataque contra si mesma para conseguir um reposicionamento dentro da instituição. “Mais detalhes sobre isso serão informados em momento oportuno pela autoridade policial.”

 

Publicado por: Badiinho Moisés

JORNALISTA AMERICANO É MORTO EM KIEV, APONTAM AUTORIDADES UCRANIANAS

0
Foto: Reprodução

O jornalista americano Brent Renaud, de 50 anos, foi morto neste domingo (13/03) por tropas russas na cidade de Irpin, região de Kiev, na Ucrânia, segundo informações da polícia local. A notícia foi divulgada pelas autoridades ucranianas no Facebook. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.

O tiroteio que vitimou o jornalista também feriu outros dois correspondentes internacionais. Policiais disseram que os repórteres foram resgatados e levados para o hospital da capital, Kiev. O estado de saúde deles ainda é desconhecido.

Em um vídeo publicado no Twitter, uma das vítimas explica o que aconteceu. “Nós estávamos atravessando a primeira ponte, indo filmar refugiados deixando (a cidade). Fomos passar por um ponto de checagem, quando começaram a atirar”, contou o jornalista, que não teve o nome divulgado.

O profissional diz que não sabia o que tinha acontecido com Brent Renaud, que estava com ele. “Vi que ele tinha sido atingido no pescoço e saía muito sangue”, afirmou, sem ter a informação ainda de que o colega havia morrido.

A imagem publicada nas redes sociais mostra o crachá de identificação que Brent usava no momento em que foi atacado pelos soldados russos. O documento apresenta o jornalista como correspondente do New York Times, mas ele já não fazia trabalhos para a empresa norte-americana desde 2015.

O jornal divulgou nota sobre o assunto. “Nós estamos profundamente tristes com a morte de Brent Renauds. Brent era um talentoso videojornalista que contribuiu com o New York Times ao longo dos anos”, publicou no Twitter.

“Apesar de ter contribuído no passado com o jornal (mais recentemente em 2015), ele não fazia nenhum trabalho para o Times na Ucrânia. Foi reportado que ele trabalhava para o jornal porque estava usando crachá de quando atuou pelo Times anos atrás”, conclui o comunicado.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

EM GOIÂNIA, CRAC DE CATALÃO É GOLEADO PELO GOIÁS E ELIMINADO DO CAMPEONATO GOIANO; TIME CATALANO ESTÁ GARANTIDO NA SÉRIE D DO BRASILEIRÃO 2023

0
CRAC de Catalão perdeu para o Goiás pelo placar de 3 a 0, mesmo resultado sofrido no estádio Genervino da Fonseca, em Catalão. Foto: Badiinho

O Goiás goleou o CRAC de Catalão mais uma vez na semifinal do Goianão 2022, neste domingo (13), por 3 a 0. O verdão não um fez bom primeiro tempo, mas soube administrar as oportunidades que teve e com uma bela atuação no segundo tempo, garantiu sua vaga nas semis da competição. Os jogadores Nicolas marcou dois gols e Vinícius completou a goleada.

Com o resultado, o Goiás conseguiu a melhor campanha do Goianão até aqui e se chegar à final irá decidir todos os jogos na Serrinha. Agora, o Verdão irá encarar o Iporá, com o primeiro jogo no Ferreirão. Já o CRAC de Catalão, foi eliminado, mas conquistou vaga na série D do Brasileirão 2023.

Foto: Badiinho

Ficha Técnica
Goiás Esporte Clube 3 X  0 CRAC de Catalão
Segunda partida das quartas de final do Goianão 2022

Data: 13 de Março de 2022
Horário: 16h
Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia

 

Amarelos: Eduardo (CRA)

Gols: Nicolas (47′ 1t e 2′ 2t),  Vinícius (44′ 2t) – (GOI)

Árbitro: Victor Lucas Pereira

1º Assistente: Hugo Correia

2º Assistente: Matheus Galvão

4º Árbitro: Michelle Safatle


Goiás Esporte Clube: 
Tadeu; Manguinho (Fellipe Bastos), Caetano, Da Silva e Arthur (Danilo Barcelos); Auremir, Diego e Elvis; Vinícius, Luan (Apodi) e Nicolas (Pedro Raul).

Técnico: Bruno Pivetti 

 

CRAC de Catalão: Dida; Duda, Gabriel Perez, Matheus Cambuci (Tchô) e Eduardo; Marquinho Bento, Igor Caetano (Amorim), Igor Vinícius (Luís Felipe) e Maurício (João Victor); Janderson e Kayron (Hugo).

Técnico: Wilson Gottardo

 

 

CONFIRMADO: CATALANO AMADO BATISTA FAZ SHOW EM CATALÃO AINDA NESTE MÊS DE MARÇO NO FOGÃO DE LENHA SHOW

0
Amado Batista fará show em sua cidade natal ainda neste mês de março. Foto: Reprodução

Está confirmado, pode agendar aí, o catalano Amado Batista vai cantar em Catalão no Fogão de Lenha Show ainda neste mês de março, conforme informou Helson Barbosa, o Caçula, afirmando que assinará o contrato nesta segunda-feira, 14 de março, e feito isso, poderá dar mais informações.

A primeira e única vez que o catalano Amado Batista cantou em Catalão foi no início dos anos 2000, em inauguração de obra de canalização do Córrego Pirapitinga, próximo a represa do Haley.

 

SOBRE AMADO BATISTA

Nascido em Catalão no dia 17 de fevereiro de 1951, cantor Amado Batista vai cantar pela segunda vez em Catalão ainda neste mês de março. Foto: Reprodução.

Nascido em Catalão (GO), Amado Batista é de família humilde e simples, e foi em Goiânia que montou sua loja de discos, onde tudo começou.

Com uma carreira sólida e de grande sucesso, foi em 1985 que Amado recebeu, no programa “Cassino do Chacrinha” (Rede Globo), seu 1º disco de diamante, criação feita pelo próprio Chacrinha para homenageá-lo. Não existia essa premiação pela Associação de Phonogramas; ele a criou justamente por Amado ter vendido mais de 1 milhão de discos em menos de 1 ano, tendo 4 discos de platina. Hoje em dia, infelizmente, essa homenagem não existe mais. Amado Batista possui uma verdadeira galeria de prêmios espalhadas pela parede de sua casa, reunidos através de tantos anos de trabalho.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

CATALÃO: LIBERAÇÃO DE MÁSCARAS DEVE SER TEMA DE DISCUSSÃO ENTRE O COMITÊ NESSA SEGUNDA

0
Secretário de Saúde de Catalão, Velormar Rios. Foto: Arquivo/Badiinho

O secretário municipal de Saúde de Catalão, Velomar Rios, deve levar a questão da liberação de máscaras nessa segunda-feira (14/03) ao Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento à Covid-19. Não há nada definido ainda, mas a expectativa é de que haja uma discussão. O Blog do Badiinho conversou com membros do comitê, que afirmam que o grupo já estava conversando sobre essa possibilidade há alguns dias.

Caso haja um consenso a favor da desobrigação do uso da proteção facial, o comitê irá enviar ao prefeito Adib Elias (PODEMOS), que deve decidir se acata ou não a recomendação.

Na última quinta-feira (10/03), o governo do estado recomendou desobrigação do uso de máscara em ambientes abertos. A medida só pode ser aceita por municípios que alcançaram vacinação contra covid igual ou acima de 75% da população com mais de 5 anos, com o esquema primário completo (segunda dose ou única). De acordo com o comitê de Catalão, a cidade já passou dessa marca na cobertura vacinal.

O estado apenas recomendou, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) deu autonomia aos municípios para tomarem decisões em seus territórios. No entanto, a recomendação da autoridade sanitária do Estado, serve como balizamento para os gestores e para os órgãos de controle.


Leia também:

-GOIÁS VAI DISPENSAR USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (14/03)


Cautela

“Em se tratando de pandemia, a cautela e a prudência sempre têm o seu lugar. Por isso mesmo estabelecemos critérios mínimos, e o principal deles é a cobertura vacinal de 75%”, explica o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, destacando que as evidências e os estudos mostram que há segurança quando se alcança esse nível de população vacinada.

O uso de máscaras, como equipamento de proteção individual deve continuar sendo incentivado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, mesmo em locais abertos e sem aglomeração.

O corpo técnico da SES-GO orientou que a flexibilização aconteça de forma gradativa, baseando-se no cenário epidemiológico atual e nas evidências científicas nacionais e internacionais.


Vacinação

Atualmente, há 148 municípios com cobertura dentro do preconizado pela recomendação. Mas, esse é um número dinâmico, passível de atualização diária.

No estado, há 2.240.488 pessoas em atraso. Outros 800.842 goianos ainda não tomaram a segunda aplicação.

 

Publicado por: Badiinho Moisés