13 de março de 2022

CATALÃO: LIBERAÇÃO DE MÁSCARAS DEVE SER TEMA DE DISCUSSÃO ENTRE O COMITÊ NESSA SEGUNDA

Secretário de Saúde de Catalão, Velormar Rios. Foto: Arquivo/Badiinho

O secretário municipal de Saúde de Catalão, Velomar Rios, deve levar a questão da liberação de máscaras nessa segunda-feira (14/03) ao Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento à Covid-19. Não há nada definido ainda, mas a expectativa é de que haja uma discussão. O Blog do Badiinho conversou com membros do comitê, que afirmam que o grupo já estava conversando sobre essa possibilidade há alguns dias.

Caso haja um consenso a favor da desobrigação do uso da proteção facial, o comitê irá enviar ao prefeito Adib Elias (PODEMOS), que deve decidir se acata ou não a recomendação.

Na última quinta-feira (10/03), o governo do estado recomendou desobrigação do uso de máscara em ambientes abertos. A medida só pode ser aceita por municípios que alcançaram vacinação contra covid igual ou acima de 75% da população com mais de 5 anos, com o esquema primário completo (segunda dose ou única). De acordo com o comitê de Catalão, a cidade já passou dessa marca na cobertura vacinal.

O estado apenas recomendou, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) deu autonomia aos municípios para tomarem decisões em seus territórios. No entanto, a recomendação da autoridade sanitária do Estado, serve como balizamento para os gestores e para os órgãos de controle.


Leia também:

-GOIÁS VAI DISPENSAR USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (14/03)


Cautela

“Em se tratando de pandemia, a cautela e a prudência sempre têm o seu lugar. Por isso mesmo estabelecemos critérios mínimos, e o principal deles é a cobertura vacinal de 75%”, explica o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, destacando que as evidências e os estudos mostram que há segurança quando se alcança esse nível de população vacinada.

O uso de máscaras, como equipamento de proteção individual deve continuar sendo incentivado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, mesmo em locais abertos e sem aglomeração.

O corpo técnico da SES-GO orientou que a flexibilização aconteça de forma gradativa, baseando-se no cenário epidemiológico atual e nas evidências científicas nacionais e internacionais.


Vacinação

Atualmente, há 148 municípios com cobertura dentro do preconizado pela recomendação. Mas, esse é um número dinâmico, passível de atualização diária.

No estado, há 2.240.488 pessoas em atraso. Outros 800.842 goianos ainda não tomaram a segunda aplicação.

 

Publicado por: Badiinho Moisés