Início Site Página 895

SAÚDE DE CATALÃO VACINA CRIANÇAS CONTRA COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Saúde convoca crianças de 11 anos para receberem a segunda dose da vacina Comirnaty


Intervalo entre doses da vacina Comirnaty é de 56 dias.

Hoje, quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica da vacina contra Covid-19 em crianças de 10 a 11 anos que receberam a primeira dose da Comirnaty – produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório de biotecnologia alemã BioNTech –  nos dias 17,18 e 19 de janeiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

 

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

 

Vacinação infantil em Catalão

Até terça-feira (15), 46.091 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 60,9% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento apenas 841 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade

 

Catalão segue a todo vapor com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Nesta quarta-feira (16), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.


Vacinação infantil em Catalão

Até terça-feira (15), 46.091 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 60,9% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento apenas 841 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Imagem: SMS – Secom/Prefeitura de Catalão 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da SMS – Secom/Pref. Catalão 

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 86 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA QUARTA-FEIRA (16/03) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 16/03/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).


1. Analista de Marketing com experiência e informática, ambos os sexos – 01 vaga;

2. Atendente de Balcão com experiência, masculino – 01 vaga;

3. Auxiliar de Expedição com informática, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Auxiliar de Marceneiro com experiência, masculino – 01 vaga;

5. Auxiliar de Mecânico com experiência, masculino – 01 vaga;

6. Caldeireiro com experiência na CTPS, masculino – 12 vagas;

7. Carpinteiro com experiência na CTPS, experiência em obra vertical, masculino – 25 vagas;

8. Copeiro com experiência na CTPS, com disponibilidade de horários, para trabalhar também nos finais de semana, masculino – 01 vaga;

9. Espeteiro experiência, para fabricar espetinhos de carne, ambos os sexos – 01 vaga;

10. Cozinheiro de Restaurante com experiência, feminino – 01 vaga;

11. Cozinheira com experiência, para lavar e passar roupas também, trabalhar no bairro das mansões, feminino – 01 vaga;

12. Cuidador de Idosos com experiência, para trabalhar de Segunda a Sexta, das 07h às 17h e Sábado das 07h às 12h, ambos os sexos – 01 vaga;

13. Eletricista (Técnico em Eletrotécnica) com experiência, caso tenha experiência em Pivô de Irrigação será um diferencia, necessário disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

14. Empacotador com experiência, masculino – 01 vaga;

15. Encarregado de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

16. Entregador de Gás, CNH “A”, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

17. Entregador de Gás com experiência, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

18. Farmacêutico com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

19. Gerente de Auto Center com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

20. Instalador de Alarmes com experiência, masculino – 01 vaga;

21. Lavador de Carros e Estofados com experiência, masculino – 01 vaga;

22. Mecânico de Linha Pesada com experiência, masculino – 01 vaga;

23. Mecânico Manutenção de Máquinas Industriais com experiência na CTPS, masculino – 10 vagas;

24. Mecânico Manutenção de Máquinas Industriais com experiência na CTPS, masculino – 8 vagas;

25. Auxiliar de Mecânico com experiência em maquinas pesadas ou automotivas, masculino – 01 vaga;

26. Monitor de Câmeras com conhecimento em informática, para trabalhar em escala 12×36, ambos os sexos – 02 vagas;

27. Operador de Caixa com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

28. Operador de Caixa com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

29. Recepcionista com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

30. Redator que esteja cursando superior em administração, letras ou afins, feminino – 01 vaga;

31. Auxiliar de Serviços Gerais para fazer serviço de roçagem, limpeza e manutenção, masculino – 01 vaga;

32. Soldador com experiência na CTPS, masculino – 03 vagas;

33. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS em área civil, ambos os sexos – 01 vaga;

34. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para morar a 12km de Catalão, masculino – 01 vaga;

35. Trabalhador Rural com experiência em ordenha, para trabalhar em Chácara próximo ao Adubos Araguaia, masculino – 01 vaga;

36. Vendedor Interno com formação em Técnico Agrícola, Agropecuária ou afim, ambos os sexos – 02 vagas;

37. Vendedor Interno com experiência, feminino – 01 vaga;

38. Vendedor Interno com experiência, ambos os sexos – 01 vaga.

 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

ANEEL APROVA R$ 5,3 BI AO SETOR ELÉTRICO; TARIFA DEVE AUMENTAR EM 2023

0
Foto: Reprodução

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou nesta terça-feira (15) a contratação de um empréstimo de até R$ 5,3 bilhões pelo setor elétrico com o objetivo de fazer frente aos custos adicionais decorrentes da crise hídrica enfrentada no ano passado. A informação foi publicada no Portal R7.

Os recursos serão emprestados por um pool (conjunto) de bancos públicos e privados e têm como objetivo diluir os impactos financeiros da escassez hídrica em 2021 e reduzir a alta da energia neste ano. Em contrapartida, os consumidores pagarão o empréstimo em parcelas, por meio de um encargo na conta de luz que será cobrado a partir de 2023.

O financiamento a ser tomado pelas distribuidoras pode, porém, chegar a R$ 10,5 bilhões caso sejam necessários mais recursos para arcar com custos de um leilão emergencial de energia realizado no ano passado.

A operação foi estruturada com o apoio do governo após a bandeira tarifária “escassez hídrica” não ter sido suficiente para pagar integralmente os custos de termelétricas acionadas em 2021, quando as hidrelétricas sofreram com a pior seca em mais de 90 anos.

O financiamento também deverá cobrir custos com a importação de energia de outros países e com o bônus dado a consumidores do mercado regulado que reduziram voluntariamente o consumo de energia. Também foram contemplados na conta diferimentos homologados pela Aneel em processos tarifários de 2021 e 2022.

A proposta aprovada em reunião extraordinária prevê uma operação financeira com valor-teto de R$ 5,3 bilhões e liberação de recursos prevista para a primeira quinzena de abril. O valor aprovado ficou um pouco abaixo dos R$ 5,6 bilhões indicados inicialmente em consulta pública, após revisão de alguns parâmetros.

A Aneel também abriu espaço para que as distribuidoras acessem uma segunda parcela de recursos, de até R$ 5,2 bilhões, para arcar com custos de uma contratação de energia realizada pelo governo num momento crítico da crise hídrica.

Essa segunda tranche está pendente de nova avaliação pela agência. A Aneel entende que, no momento, ainda não há clareza sobre quais serão os custos dessa licitação ao mercado cativo para o período de maio a dezembro deste ano.

A cifra total ficou aquém da cifra de R$ 15 bilhões que chegou a ser projetada pelo mercado no fim do ano passado, quando os reservatórios das hidrelétricas estavam em condições piores e o saldo negativo para as distribuidoras era maior.

Impacto na tarifa

Segundo a Aneel, a operação evitará uma “sanfona tarifária”, isto é, uma alta muito expressiva num primeiro momento com o repasse dos custos, seguida de uma queda acentuada após a quitação da conta.

Essa é a segunda ajuda financeira aprovada para o setor elétrico em menos de dois anos. Em junho de 2020, as distribuidoras contraíram um financiamento emergencial, a Conta-Covid, para compensar a perda de receita que tiveram com a pandemia de Covid-19 e garantir o fluxo de pagamentos no setor.

Publicado por Badiinho Moisés

VÍDEO: MULHER E BEBÊ SÃO ARREMESSADOS DE DENTRO DE FUSCA APÓS PORTA ABRIR EM ROTATÓRIA DE CATALÃO

0
Foto: Instragram – Blog do Badiinho/Reprodução

Na manhã̃ de hoje, terça-feira (15), câmeras de monitoramento de um estabelecimento comercial na Avenida Joao Neves Vieira ( Avenida da represa), flagram o momento exato em que uma mulher com um bebê caíram de dentro de um Fusca após a porta abrir, bem no momento em que o condutor fazia a rotatória Avenida. O acidente foi em frente ao bar DBB.

De acordo informações, o bebê teve ferimentos no rosto, porém, procurado pelo Badiinho, o Corpo de Bombeiros afirmou não ter recebido nenhum chamado para atendimento da ocorrência.

O vídeo com o flagrante, mostra a importância do uso dos dispositivos de segurança como a cadeirinha ou assentos para as crianças, bem como o próprio cinto de segurança.

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

MINISTRO DA SAÚDE CONFIRMA DOIS CASOS DA VARIANTE DELTACRON NO BRASIL

0
Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta terça-feira (15) que o Brasil tem dois casos positivos da variante Deltacron, uma combinação de mutações da Delta e da Ômicron. Os casos, segundo o ministro, foram detectados no Amapá e no Pará. A informação foi publicada no Portal R7.

“Essa é uma variante de importância que requer monitoramento”, destacou Queiroga. Por outro lado, o ministro minimizou os possíveis impactos da nova variante no Brasil ao afirmar que a identificação dos casos “é fruto do fortalecimento da capacidade genômica no Brasil”.

“Vivemos em um ambiente pandêmico, surgem variantes do vírus, algumas variantes são de importância, outras são de preocupação. Tudo o que acontece nos países nós observamos”, completou. Queiroga afirmou, ainda, que o Brasil vive uma desaceleração de novos casos e que há cidades brasileiras em que a situação epidêmica está sob controle.

Mesmo com a situação epidemiológica mais favorável, o ministro frisou a necessidade de manter a vigilância e a capacidade de resposta do sistema de saúde. Por parte da população, a orientação é clara: “Se eu tiver que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço. É importante. Então, se você não tomou, procure uma unidade de saúde”, alertou Queiroga.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

MULHER RECEBE CACHAÇA NO LUGAR DE ÁGUA DENTRO DE HOSPITAL

0
Foto: reprodução

Uma mulher recebeu cachaça no lugar de água no Hospital Municipal de Santa Teresinha, na Bahia. Zenilda Lisboa, 37 anos, procurou o atendimento de emergência no último sábado (12) sentindo fortes dores no estômago. A informação foi publicada no jornal Terra e repercutiu vários outros portais de notícia do país.

Ao ser atendida, a lavradora foi informada que precisaria passar a noite em observação. Foi aí que recebeu a bebida alcoólica no lugar da água. Zenilda divulgou um vídeo nas redes sociais contando o que aconteceu.

“Eu estava com a garganta seca, com dificuldade para respirar. Eu pedi água para a enfermeira. Ela foi buscar e quando voltou com o copo, eu bebi. E identifiquei que não era água, era bebida alcoólica. Passei mal, vomitei…”, conta Zenilda.

A equipe do Terra entrou em contato com a Secretaria Municipal de Santa Terezinha, mas não teve retorno. Quando o site pediu esclarecimentos sobre o caso, a atendente desligou o telefone.

Também tentamos contato com o Hospital Municipal de Santa Teresinha, mas ninguém atendeu aos telefonemas.

Publicado por: Badiinho Moisés

ALERTA: NÚMERO DE CASOS DE DENGUE TRIPLICAM NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2022, EM CATALÃO

0
Foto: Reprodução

De acordo com o Departamento de Combate a Vetores (Decove), só nos dois primeiros meses de 2022, o número de casos de dengue em Catalão triplicou. Desde janeiro, já foram registrados 606 casos da doença (clínicos e epidemiológicos) – até 07 de março.

Em 2021, foram notificados 208 casos, com apenas 1 morte registrada na cidade.

Ainda de acordo com a Decove, 4 bairros de Catalão registraram maior número de focos do mosquito. São eles: Jardim Paraíso, Santo Antônio, Ipanema e Teotônio Vilela.

O cuidado, principalmente nessas áreas, deve ser redobrado. O alerta foi feito pela própria Prefeitura de Catalão.

Atualmente, Catalão tem o índice predial de 1,9%, que indica médio risco. Ou seja, são necessárias conscientização e ações em conjunto, para prevenir e combater o Aedes aegypti (transmissor dos vírus da dengue, zika e da chikungunya) e a única forma de controlar essas doenças é eliminando os focos de proliferação do inseto. Portanto, a participação de todos é fundamental.

No estado

Goiás é o Estado brasileiro com mais casos confirmados de dengue em 2022. Segundo dados divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde, foram 18.408 confirmações da doença em solo goiano até a semana 6 deste ano. A segunda unidade federativa com mais casos é São Paulo, com 12.329 infectados. A informação foi publicada no jornal A Redação.

No País, já estão notificados pelo Ministério da Saúde, segundo o boletim publicado, 70.555 infecções por dengue desde o início do ano. Com o total de casos em Goiás, apenas os números do território goiano representam o valor equivalente a 26,09% das confirmações de todo o Brasil.

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás notificou quatro mortes por dengue em 2022. Além destes, outros oito óbitos estão em investigação. Somente nas primeiras seis semanas do ano, o aumento das ocorrências foi de 215% se comparadas ao mesmo período de 2021.

Publicado por: Badiinho Moisés

INSCRIÇÕES PARA O FIES TERMINAM ÀS 23H59 DESTA TERÇA (15)

0
Foto: Reprodução

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam às 23h59 desta terça-feira (15). Segundo a Agência Brasil, a data do resultado da chamada regular que, anteriormente, seria divulgado hoje, também, mudou. Será publicado no dia 18 de março, no portal Acesso Único. https://acessounico.mec.gov.br/

“O MEC [Ministério da Educação] decidiu ampliar o prazo após identificar lentidão e interrupções pontuais na performance da solução tecnológica, durante poucos minutos, no sistema eletrônico de inscrição. A instabilidade, ocorrida apenas no final da noite do último prazo previsto para inscrição, que seria no dia 11, foi pontual, tanto que somente foi percebida por quem acessava o sistema, no horário próximo do encerramento do prazo de inscrição”, justificou a pasta.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos. Outra exigência para inscrição é não ter zerado a redação.

Novo cronograma do Fies

Dia 15 de março – último dia para inscrição;

Dia 18 de março– resultado da chamada única e lista de espera;

De 21 a 23 de março – prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular;

De 24 de março a 4 de maio – prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Estudantes inadimplentes já podem renegociar dívidas com Fies

Cerca de 1 milhão de estudantes já podem renegociar as dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação, o total de inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento, já alcança 51,7% dos estudantes com financiamento e soma R$ 9 bilhões em prestações não pagas.

Para os estudantes que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso, o desconto é de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes.

Publicado por: Badiinho Moisés

DENGUE: PROCURA POR REPELENTES DISPARA EM FARMÁCIAS DE CATALÃO

0
Foto: Reprodução

Com a alta dos casos de dengue com a chegada do mês de março, aumentou consideravelmente a procura por repelentes nas farmácias de Catalão. Logo com a circulação das notícias sobre notificações de casos de suspeitas das doença, várias pessoas correram às drogarias para adquirir o produto.

Um farmacêutico de Catalão conta que nesse ano a procura foi tanta que ele já começou a perceber falta nas distribuidoras.

“Com certeza. Quanto mais tem a procura, mas o preço aumenta. Já está tendo falta de repelentes até para repor o estoque”, disse.

 

Dados

Só nos dois primeiros meses deste ano, o número de casos de dengue em Catalão triplicou. Desde janeiro, já foram registrados 606 diagnósticos positivos (clínicos e epidemiológicos), segundo o Departamento de Combate a Vetores (Decove) – até o dia 07 de março.

No ano passado, foram notificados 208 casos, com apenas 1 morte registrada em Catalão.


Brasil em alerta

Dados do Ministério da Saúde, do boletim InfoDengue da Fiocruz e das secretarias municipais e estaduais de saúde indicam que o Brasil corre grande risco de enfrentar uma epidemia de dengue este ano.

Em épocas sem pandemia, epidemias de dengue já significam um fardo para o sistema de saúde. Diante da nova onda de covid, e com o avanço da variante ômicron, o temor é que haja uma pressão ainda maior em um setor que já está sobrecarregado. Além disso, há preocupação em relação ao diagnóstico, já que dengue e Covid-19 podem ter sintomas semelhantes.

O úlltimo boletim do governo federal revelou que em janeiro deste ano foram registrados 40.127 casos de dengue no país. O número é 48,1% maior que no mesmo período do ano passado.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

VÍDEO: MARIDO ESPANCA MORADOR DE RUA APÓS FLAGRÁ-LO FAZENDO SEXO COM A ESPOSA, EM CIDADE DO ENTORNO DO DF

0
Foto: Metrópoles/ Reprodução

O personal trainer Eduardo Alves foi acusado de agredir um morador em situação de rua no Jardim Roriz, em Planaltina-GO, no entorno do Distrito Federal. Na madrugada de quinta-feira (10/3), o agressor, de 31 anos, teria flagrado a mulher tendo relações sexuais com o homem. Câmeras de monitoramento do bairro gravaram a violência. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.

O site apurou que a companheira dele e a sogra saíram de casa a fim de ajudar o homem que estava na rua. Depois as duas teriam se separado, mas o educador físico ficou preocupado com a esposa, já que não conseguia falar com ela pelo telefone. Ele, então, teria “orado e pedido um sinal de Deus” para encontrá-la.

Eduardo foi até o Centro de Ensino Fundamental Paroquial. Quando chegou mais perto, viu estacionado o carro em que a mulher havia saído. Ao se aproximar, flagrou a esposa e o morador em situação de rua fazendo sexo dentro do veículo.

O marido teria entrado no carro e começado a agredir o homem. À Polícia Civil do DF (PCDF) o personal declarou acreditar que se tratava de um estupro. No entanto, a própria mulher disse, aos policiais, que as relações foram consentidas.

A esposa do educador físico afirmou aos policiais que tinha interesse em ajudar pessoas vulneráveis por meio da igreja. No hospital, ela disse a um amigo que havia recebido uma “mensagem de Deus” para ajudar o homem com quem foi flagrada transando.

Todos foram conduzidos à 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina), que investiga o caso. O morador em situação de rua também foi levado ao hospital. Ele apresentava machucados no rosto e estava com os dois olhos roxos. Apesar disso, ele passa bem. O personal prestou depoimento e foi liberado. Ele poderá responder por lesão corporal.

Após a publicação deste texto, o agressor se manifestou, por meio de nota enviada à reportagem, reafirmando que a mulher fora vítima de violência sexual. Segundo ele, a mulher estava em surto psicótico e, assim, não teria havido relação extraconjungal consensual e sim um estupro. O caso, porém, não foi registrado desta forma na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que segue investigando a ocorrência.


Publicado por: Badiinho Moisés