15 de março de 2022

ALERTA: NÚMERO DE CASOS DE DENGUE TRIPLICAM NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2022, EM CATALÃO

Foto: Reprodução

De acordo com o Departamento de Combate a Vetores (Decove), só nos dois primeiros meses de 2022, o número de casos de dengue em Catalão triplicou. Desde janeiro, já foram registrados 606 casos da doença (clínicos e epidemiológicos) – até 07 de março.

Em 2021, foram notificados 208 casos, com apenas 1 morte registrada na cidade.

Ainda de acordo com a Decove, 4 bairros de Catalão registraram maior número de focos do mosquito. São eles: Jardim Paraíso, Santo Antônio, Ipanema e Teotônio Vilela.

O cuidado, principalmente nessas áreas, deve ser redobrado. O alerta foi feito pela própria Prefeitura de Catalão.

Atualmente, Catalão tem o índice predial de 1,9%, que indica médio risco. Ou seja, são necessárias conscientização e ações em conjunto, para prevenir e combater o Aedes aegypti (transmissor dos vírus da dengue, zika e da chikungunya) e a única forma de controlar essas doenças é eliminando os focos de proliferação do inseto. Portanto, a participação de todos é fundamental.

No estado

Goiás é o Estado brasileiro com mais casos confirmados de dengue em 2022. Segundo dados divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde, foram 18.408 confirmações da doença em solo goiano até a semana 6 deste ano. A segunda unidade federativa com mais casos é São Paulo, com 12.329 infectados. A informação foi publicada no jornal A Redação.

No País, já estão notificados pelo Ministério da Saúde, segundo o boletim publicado, 70.555 infecções por dengue desde o início do ano. Com o total de casos em Goiás, apenas os números do território goiano representam o valor equivalente a 26,09% das confirmações de todo o Brasil.

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás notificou quatro mortes por dengue em 2022. Além destes, outros oito óbitos estão em investigação. Somente nas primeiras seis semanas do ano, o aumento das ocorrências foi de 215% se comparadas ao mesmo período de 2021.

Publicado por: Badiinho Moisés