Início Site Página 888

ELEIÇÕES 2022: JÂNIO DARROT DECLARA APOIO À REELEIÇÃO DE CAIADO

0

Ex-tucano reuniu lideranças políticas durante almoço em sua chácara, em Trindade, ocasião em que o prefeito Marden Júnior (Patriota) também aderiu à pré-campanha. Governador diz que união de forças ocorre na hora certa, e que “pode ser determinante para sucesso do projeto de 2022”.

Anúncio de apoio de Jânio Darrot a Ronaldo Caiado (DEM) foi durante almoço que reuniu lideranças políticas em sua chácara, em Trindade,Capital da Fé. Foto: Divulgação.

O ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (Patriota), anunciou nesta terça-feira (22/3) seu apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), classificado por ele como um político de credibilidade nacional. “O senhor merece respeito, tem uma história que poucos homens possuem. É um dos maiores líderes da política brasileira”, afirmou Darrot durante almoço que reuniu lideranças políticas em sua chácara na Capital da Fé.

Caiado disse que o apoio de Darrot é, até o momento, o fato mais emblemático de sua pré-campanha. “Me atrevo a dizer que pode ser determinante para o sucesso do nosso projeto de 2022”, avaliou o governador, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado. O pré-candidato explicou que a articulação para tal aliança vem sendo construída já há algum tempo, com a participação de amigos em comum. “Foi na hora certa e na data certa que aconteceu essa grande junção de forças, do Jânio e demais”, pontuou.

Ex-prefeito de Trindade e ex-presidente do PSDB em Goiás, durante cumprimento ao governador de Goiás. Foto: Divulgação.

Quem também declarou apoio ao projeto de Caiado foi o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota). “Aliados à juventude, aliados à uma direção que vem de Deus, por meio de pessoas mais experientes. É assim que vamos construir o Estado e a cidade que nós todos queremos e necessitamos. Trindade é Ronaldo Caiado e Daniel Vilela”, mencionando o presidente do MDB Goiás, pré-candidato a vice-governador na chapa de Caiado.

O governador chamou a adesão do atual e do ex-prefeito de Trindade ao projeto político como um “marco no processo eleitoral de 2022”, e que essa decisão vai repercutir nos quatro cantos de Goiás. “Vocês alavancaram a nossa capacidade de continuar com a perspectiva real de melhorar a vida dos goianos”, garantiu. Darrot representa “mais um goiano que tem compromisso com o Estado”, continuou Caiado.

Para Darrot, caminhar ao lado do governador é motivo de orgulho. Ele lembrou que lá em 2010, quando iniciava sua trajetória política na condição de candidato a deputado estadual, já tinha Caiado como referência. “Grande líder que defendia Goiás no Congresso Nacional”, salientou. “Então, estou muito feliz de poder voltar a caminhar junto. O senhor vem demonstrando em todo Estado que veio para fazer a diferença na vida dos goianos. Está entregando obras e serviços importantes, organizou a casa”, enumerou.

Pré-candidato a vice-governador, Daniel Vilela (MDB) falou sobre sua admiração pela amizade entre seu pai, Maguito Vilela, e Darrot. E que receber apoio de pessoas públicas como ele elevam a certeza de que o projeto político liderado pelo governador Ronaldo Caiado está no caminho certo. “Estamos muito leves e felizes, porque estamos entre pessoas de bem, de bons princípios, e que querem o melhor para o nosso Estado. E essa é a grande razão dessa unidade, queremos continuar fazendo com que Goiás avance”, opinou.

Governador Caiado e o presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela durante o evento de anúncio de apoio de Jânio Darrot. Foto: Divulgação. Foto: Divulgação

Segundo o deputado estadual Francisco de Oliveira, a chapa pela reeleição de Caiado tem ficado cada dia mais forte e sólida. Citou, como exemplo, que Daniel Vilela somou bastante ao entrar para o grupo. Agora, Darrot e Marden. “É um projeto para Goiás. Sei que Caiado vai escrever seu nome, em letras garrafais, como o melhor governador que o Estado já teve”, apostou.

Compareceram ao evento o prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlão da Fox; os prefeitos Pábio Mossoró (Valparaíso), Hermano de Carvalho (Aruanã), Naiçotan Leite (Iporá) e Job de Deus (Santa Bárbara). Também estiveram presentes os deputados federais Delegado Waldir e João Campos, os deputados estaduais Amauri Ribeiro, Bruno Peixoto e Tales Barreto, além de autoridades de Trindade, a primeira-dama, Dona Dorinha (mãe do prefeito Marden Júnior), o vice-prefeito, pastor Alcione, o presidente da Câmara, Weslley Bueno; vereadores e lideranças políticas regionais.

Jânio Darrot reuniu lideranças políticas durante almoço em sua chácara, em Trindade, ocasião em que o prefeito Marden Júnior (Patriota) também aderiu à pré-campanha. Foto: Reprodução

 

Publicado por: Badiinho Moisés

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 43 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA QUARTA-FEIRA (23/03) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 23/03/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Açougueiro com experiência em desossa, ambos os sexos – 01 vaga;

2. Almoxarife com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

3. Analista de Marketing com experiência e informática, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Arte Finalista com conhecimento no Corel Draw, ambos os sexos – 01 vaga;

5. Assistente Comercial com experiência na CTPS, disponibilidade de horário, conhecimento em área contábil ou afins será um diferencial, ambos os sexos – 01 vaga;

6. Atendente Balconista com experiência, para trabalhar de terça à domingo, das 13h às 21h30, feminino – 01 vaga;

7. Atendente de Balcão com experiência, masculino – 01 vaga;

8. Auxiliar Administrativo com experiência em atendimento ao público e informática, ambos os sexos – 01 vaga;

9. Auxiliar de Escritório com experiência na CTPS, moto própria, CNH “A”, conhecimento em NF, masculino – 01 vaga;

10. Balconista de Açougue com experiência, masculino – 01 vaga;

11. Caseiro com experiência e referências, que seja casado e não tenha filhos, masculino – 01 vaga;

12. Chapeiro de Restaurante com experiência e disponibilidade para trabalhar em escala 12×36, ambos os sexos – 02 vagas;

13. Espeteiro experiência, para fabricar espetinhos de carne, ambos os sexos – 01 vaga;

14. Eletricista (Técnico em Eletrotécnica) com experiência, caso tenha experiência em Pivô de Irrigação será um diferencia, necessário disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

15. Eletricista com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

16. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Pio Gomes, feminino – 01 vaga;

17. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Alto da Boa Vista, feminino – 01 vaga;

18. Encanador com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

19. Estoquista com experiência na CTPS, disponibilidade de horários e habilidade com Excel, ambos os sexos – 01 vaga;

20. Farmacêutico com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

21. Garçom com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

22. Garçom, masculino – 01 vaga;

23. Gerente Administrativo com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

24. Jardineiro com experiência, masculino – 01 vaga;

25. Lavador de Carros e Estofados com experiência, masculino – 01 vaga;

26. Mecânico Manutenção de Máquinas Industriais com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

27. Montador de Andaimes com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

28. Motorista Entregador com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

29. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, disponibilidade de horários, para trabalhar com a entrega de gás, masculino – 01 vaga;

30. Mototaxista, com moto própria, “CNH A” – ambos os sexos;

31. Oficial de Serviços Gerais para trabalhar das 12h às 19h, se Segunda a Sexta, e no Sábado das 06 às 13h, masculino – 01 vaga;

32. Auxiliar de Serviços Gerias com experiência, masculino – 01 vaga;

33. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

34. Repositor de Mercadorias para trabalhar em Supermercado, masculino – 01 vaga;

35. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

36. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência em área civil e documentação de segurança, ambos os sexos – 01 vaga;

37. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS, para se alojar a 110km de Catalão, masculino – 01 vaga;

38. Torneiro Mecânico com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

39. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para lidar com gado de corte e morar em uma fazenda na região da Custódia, casado, masculino – 01 vaga;

40. Vistoriador de Veículos com conhecimento em mecânica, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E CRIANÇAS SEGUEM SENDO VACINADAS CONTRA COVID019 NESTA QUARTA-FEIRA, EM CATALÃO

0
Foto: Reprodução


Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade

Catalão com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil.  Hoje, quarta-feira (23), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS/Secom – Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a segunda dose da CoronaVac

Hoje, quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira dose da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan –  entre os dias 26 de janeiro a 23 de fevereiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

 

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS/Secom – Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 9 a 11 anos para receberem a segunda dose da vacina Pfizer


Intervalo entre doses da vacina Pfizer é de 56 dias.

Hoje, quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 9 a 11 anos que receberam a primeira dose da Comirnaty – produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório de biotecnologia alemã BioNTech –  nos dias 17,18,19,24,25 e 26 de janeiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.


Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.


Vacinação infantil em Catalão

Até terça-feira (22), 6.250 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 62,5% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento 1.365 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Imagem: SMS/Secom – Pref. Catalão

 

Repescagem: Saúde convoca população de 18 anos ou mais para receber a primeira dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 18 anos ou mais para aplicação da primeira dose.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (23), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):

Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS/Secom – Pref. Catalão

 

Saúde convoca população adulta para receber a Terceira Dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca a população adulta (acima de 18 anos), que recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 23 de novembro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (23), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos, em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS/Secom – Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (23/11), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização acontecerá nesta quarta-feira (23), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

                                               
Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Imagem: SMS/Secom – Pref. Catalão

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da SMS – Prefeitura de Catalão

GOIANA ENVIA ÁUDIO DESESPERADO PARA MARIDO APÓS PERDER ÔNIBUS E VIRALIZA NA WEB

0
Foto: Reprodução

A goiana Patrícia Souza Duarte, de 42 anos, viralizou em um aplicativo na internet depois de enviar um áudio desesperada para o marido. Na gravação, a mulher esbraveja após entrar, por engano, no ônibus errado. Ela entrou no coletivo em Goiânia e foi parar na cidade de Trindade, a 23 km de onde mora. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

“Meu bem, cê [sic.] acredita que eu peguei o capeta do ônibus que vai para Trindade? Que inferno! Agora eu desci do ponto e vou pegar voltando para o [terminal] Padre Pelágio. Cê pode vir me buscar no Padre Pelágio!” diz ela no áudio.

Ao Mais Goiás, Patrícia explicou que gravou o áudio no final do ano passado de forma espontânea para o marido. Ela só decidiu divulgar o vídeo em um aplicativo na web na última quarta-feira (16). Sem nenhuma pretenção, o vídeo conquistou várias pessoas e viralizou. Até o início da tarde desta segunda-feira (21), a publicação já tinha mais de 600 mil visualizações.

“Minha reação foi totalmente espontânea, jamais imaginei que poderia ter essa repercussão! Decidi publicar para amigos próximos e porque achamos muito engraçado depois que passou o fato! Vi que com esse áudio muitos se identificaram com a situação e fico muito feliz por ter feito muitas pessoas rirem um pouquinho”, explicou.

Segundo a goiana, ela trabalhava como encarregada no Hospital Geral de Goiânia (HGG) e pegava todos os dias o ônibus da linha 113, que sai da capital para Goianira, que é a cidade onde ela mora. Porém, por desatenção, entrou no ônibus errado e parou em Trindade.

Ela explica que o audio não foi de aborrecimento com o companheiro, mas sim do seu próprio descuido. “Quando meu marido foi me buscar e me viu ele disse: “Que loucura, meu bem, cê me mata do coração!”, comentou.

No momento em que enviou o audio, Patrícia afirma que nem percebeu a reação das pessoas ao redor, já que estava gritando. Mas afirma que todos que escutam próximo dela “choram de rir”.

Ouçam o áudio: 


Publicado por: Badiinho Moisés

CATALÃO: GRUPO É DETIDO POR PRESTAR SERVIÇOS IRREGULARES COM AJUDA DE ADVOGADA DE GOIÂNIA

Foto: Reprodução

Quatro pessoas foram levadas para a delegacia suspeitas de praticar exercício ilegal da profissão, nesta terça-feira (22/03), em Catalão. O grupo atuava num estabelecimento no centro da cidade.

Na fachada dizia “Se você tem conta de luz em seu nome, você tem dinheiro a receber: a correção do ICMS é feita dos últimos 5 anos. E revisão do FGTS de 1999 2015”. O atendimento que estava sendo feito no local inclua, além da abordagem e consulta, a realização do cálculo e análise de possível direito de indenização aos clientes.

Entretanto, nenhum dos quatro suspeitos eram portadores da Carteira Profissional da Advocacia. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. O grupo deve responder por exercício ilegal da profissão.

Foto: Polícia Civil/Reprodução


No local, foram apreendidos diversos documentos que comprovam os atendimentos, como um livro caixa que registava as finanças. As Investigações já se dão conta de que o grupo cobrava em torno de R$ 150,00 por atendimento.

O principal suspeito, idealizador da prática, é um jovem de 20 anos natural do município de Jardim, na região metropolitana de Cariri, no estado do Ceará, e havia chegado recentemente em Catalão. Um dia após ter aberto o estabelecimento, a polícia descobriu que o serviço era prestado de forma irregular. Estima-se que 30 clientes passaram pela consulta.

Suposta comparsa 

Foto: Polícia Civil/ Reprodução

De acordo com o delegado Vagner Sanches, responsável pelo caso, o suposto falso advogado estaria recebendo orientações de uma advogada de Goiânia, e ela teria lhe dado orientações de como prestar o serviço irregular aos clientes. Ela também pode responder por contravenção de exercício ilegal da profissão.

Sobre o suposto envolvimento da advogada de Goiânia, a OAB subseção Catalão emitiu uma nota dizendo que já identificou que houve a participação de advogados inscritos, que atuaram em favor do exercício profissional pelos “não inscritos”, e afirmou que vai adotar uma “postura enérgica” junto ao Tribunal de Ética de Goias e Minas Gerais para as devidas punições.

“A OAB-GO recomenda a quem for contratar advogado para que solicite sua identificação profissional, onde consta o número de inscrição ou procure informações junto a OAB-GO, como forma de se proteger daqueles que ignoram a lei e podem prejudicar o cidadão que deposita confiança em quem não possui habilitação junto à instituição de atividade privativa da advocacia”, diz a nota.


Investigações

Foto: Polícia Civil/Reprodução

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Catalão, Thadeu Aguiar, acompanhou a ação da polícia e disse que recebeu de um amigo um pedido de averiguação sobre a identidade de dois advogados que constavam em um cartão sem telefone. Segundo Thadeu, o fato chamou a atenção por não serem da cidade e pelos relatos de estar sendo anunciado a prestação do atendimento em um rádio local.

Para o delegado Sanches, o que chama a atenção é que, após ser detido, o suspeito procurou um advogado de Catalão para defendê-lo do caso, e não a advogada de Goiânia que supostamente passava as orientações indevidas.

O Blog do Badiinho não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos para comentarem o caso.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

CASOS DE DENGUE EM GOIÁS AUMENTAM 260% NA COMPARAÇÃO COM O INÍCIO DE 2021

0
Foto: Reprodução

Goiás registra aumento de 260% nos casos notificados e confirmados de dengue nas 10 primeiras semanas de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. A décima semana vai de 7 a 14 de março. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

Neste ano, foram 54.081 notificações e 21.389 ocorrências confirmadas. Em 2021, foram 15.020 e 9.485 respectivamente, no mesmo período.

Ao se comparar apenas a décima semana de cada ano, o aumento foi de 55%: 3.165 casos em 2022 contra 2.037, em 2021.

A Secretaria Estadual de Saúde já confirmou cinco mortes por dengue neste ano, em Alexânia, Goiânia, Inhumas, Itaberaí e Itapaci. Existem 43 casos suspeitos, a maioria na capital (11).

Em todo o ano de 2021, foram 31 mortes. Naquele ano, na décima semana não havia mortes confirmadas e eram seis casos suspeitos. As informações estão no site Indicadores da Saúde, da secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO).

 

Justificativa

O coordenador geral de Ações Estratégicas em Dengue do Estado, Murilo do Carmo, explica que o aumento se justifica por vários fatores. Segundo ele, em Goiás circulam dois tipos, o Dengue 1 (clássico) e Dengue 2 (mais agressivo). “Quanto mais tipos, maior o número de casos.”

Além disso, ele afirma que as chuvas aumentam a “oferta de água nos criadouros, que também aumentam a quantidade de mosquitos. Outro fato é a baixa adesão das pessoas em ajudarem o poder público. 90% dos criadouros são em casas”. Ele cita que o ciclo de vida do mosquito é de sete dias. “E poder público não tem condição de ir de sete em sete dias na casa das pessoas.”

Murilo diz que o cenário de Covid-19 está arrefecendo, mas pede a colaboração da população, pois uma seria preocupante uma associação com uma pandemia de dengue. “Precisamos evitar. A população precisa ajudar. Averiguar a casa dez minutos por semana, evitar qualquer coisa que acumule água parada. Os locais fechados também devem ser inspecionados semanalmente pelos proprietários.”

De acordo com ele, o Estado já prepara os carros fumacê para o combate ao mosquito.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

MULHER QUE AMEAÇOU MATAR GUSTTAVO LIMA FOI PRESA HORAS ANTES DO SHOW

0
Foto: Reprodução

No último fim de semana, o vídeo em que uma mulher ameaça Gusttavo Lima de morte chocou os fãs. As imagens postadas nas redes sociais, em que a autora dos ataques aparece com uma arma e afirma que o sertanejo faria seu último show, passaram a viralizar momentos antes da apresentação do cantor na cidade de Palmas, capital do Tocantins. No entanto, para o alívio dos fãs, a mulher foi reconhecida e presa horas antes da atração.

Segundo o jornal Correio Braziliense, a assessoria de Gusttavo Lima afirmou que não chegou a reforçar a segurança do cantor, embora tenha tomado conhecimento do conteúdo em que a mulher, que foi identificada como traficante “Banguela”, da região sul de Palmas, chegou a declarar: “Gusttavo Lima, vai ter tiro depois da saída lá [do show]. Nóis vai colar daquele jeito. Vai ser o último show, viu? Vai vendo”.

Apesar do susto, não houve nenhum acontecimento atípico no show ‘Embaixador in Palmas’, realizado pelo cantor na última sexta-feira (18), no Estádio Nilton Santos.

 

Leia também: 

-MULHER EXIBE ARMA E AMEAÇA GUSTTAVO LIMA: ‘VAI SER O ÚLTIMO SHOW’

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés

MORADOR DENUNCIA QUE TAPARAM BURACO NO ASFALTO COM CACHORRO DENTRO, EM ITUMBIARA

0
Foto: Surgiu/Reprodução

Um morador denuncia que taparam um buraco no asfalto com um cachorro dentro em Itumbiara, na Região Sul de Goiás. O salgadeiro Frederico Antônio Dias Barbosa, de 21 anos, disse que o animal já estava morto e que, após jogarem massa asfaltica sobre ele, parte do cão ficou exposta. Segundo ele, a população da cidade está revoltada. A informação foi publicada no site Surgiu.

“Isso é um pecado. Todos na cidade estão revoltados com isso. Viram que o cachorro já estava morto lá dentro do buraco, jogaram a massa asfáltica em cima e parte do cachorro ficou para fora do asfalto. É revoltante”, desabafou o morador.

O caso aconteceu na segunda-feira (21), na Avenida Dr. Celso Maeda, no Bairro Santa Rita. De acordo com o morador, no dia, um amigo passou pelo local e viu o animal coberto por asfalto no buraco. Ele disse que ficou indignado e, como mora perto, foi até lá e verificou a situação.

“Eu moro na rua, passei lá e vi também. Ontem estavam fazendo uma operação de tapar buracos no local. O famoso ‘tapa-buraco’”, disse.

A Prefeitura de Itumbiara disse que nenhum servidor da Secretaria de Obras e Pavimentação Asfáltica tapou o buraco com o cachorro lá dentro e que “alguma pessoa, por má-fé, cavou o buraco e jogou o animal dentro, cobrindo com asfalto”.

Ainda de acordo com a prefeitura, o rolo compressor que passa sobre a massa asfáltica pesa quase 10 toneladas e, “se tivessem tapado o buraco com o animal dentro, não sobraria nada dele”. Apesar disso, a equipe da prefeitura foi até o local nesta terça-feira (22) e retirou os restos do cão.

A Polícia Civil de Itumbiara informou que o delegado soube do caso pela imprensa e que está tomando as providências. Por enquanto, de acordo com a corporação, não há informações sobre a investigação.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

CHINA: APÓS QUEDA DE AVIÃO, AUTORIDADES NÃO ENCONTRARAM SOBREVIVENTES NEM CAIXAS-PRETAS

0
Foto: Reprodução

Nenhum sobrevivente foi encontrado até agora após o acidente de um Boeing 737 com 132 pessoas a bordo, que caiu no sul da China na última segunda-feira (21), anunciou um oficial da aviação civil nesta terça-feira (22). A informação foi publicada no Portal R7.

A aeronave, que transportava 123 passageiros e nove tripulantes, caiu na região de Guangxi, quando fazia a viagem entre Kunming (sudoeste) e Cantão (sul).

“Até agora, as equipes de busca e resgate não encontraram sobreviventes”, disse Zhu Tao, chefe do departamento de segurança da aviação civil, a repórteres. As caixas-pretas ainda não foram encontradas, ressaltou.

“Tendo em conta que a investigação está apenas começando, não podemos ter uma opinião clara sobre as causas do acidente, com base nas informações que temos”, completou.

Partes do Boeing 737-800 ficaram espalhadas entre árvores carbonizadas pelo fogo após a queda da aeronave. Restos queimados de documentos e carteiras também foram vistos, informou a mídia estatal.

O veículo, que descreveu a situação como “sinistra”, disse que a possibilidade de que todos a bordo tenham morrido não pode ser descartada.

O local do acidente é cercado por montanhas em três lados, com apenas um pequeno caminho de acesso. A previsão era de chuva na região nesta semana. Escavadeiras abriam caminho para o local nesta terça-feira, mostraram imagens na televisão estatal.

Mais cedo, imagens de vídeo do Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista, mostraram equipes de busca e salvamento e forças paramilitares escalando colinas cobertas de árvores e colocando marcadores onde os destroços foram encontrados.

A polícia montou um posto de controle na vila de Lu, na chegada ao local, e impediu a entrada de jornalistas.

Várias pessoas se reuniram perto do local do acidente na terça-feira para uma pequena cerimônia budista.

Uma equipe de investigação enviada pelo Conselho de Estado dará detalhes do esforço de busca e resgate e da procura pelos gravadores de voo em uma entrevista coletiva na noite desta terça-feira, informou a televisão estatal.

O último acidente que envolveu a queda de um jato comercial na China ocorreu em 2010 e matou 44 das 96 pessoas a bordo.

Publicado por: Badiinho Moisés

FESTA DO GRAVATA: DUPLA ISRAEL E RODOLFO FAZ SHOW EM CATALÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2022

0
Gravata confirmou show da dupla Israel e Rodolfo, em Catalão. Foto: Reprodução

Aos poucos os shows com duplas sertanejas e artistas consagrados no cenário nacional vão sendo anunciados para acontecerem nos próximos meses na cidade de Catalão. Com a vida voltando ao normal, quem anunciou que está voltando, é o considerado Rei da Festa, Pedro Gravata, que já anunciou que a Festa do Gravata vai acontecer em Catalão no segundo semestre deste ano, entre os meses de junho, julho ou agosto.

Sem divulgar a data, Gravata disse ao Badiinho, que até o momento, o que está confirmadíssimo é o show com a dupla Israel e Rodolfo e que o evento será na Arena Rifertil (Estádio Genervino da Fonseca), e que mais detalhes serão repassados ao blogueiro posteriormente.