Um homem que seria admitido no Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte, tentou entrar na penitenciária com um braço engessado nessa terça-feira (22). Os policiais, no entanto, descobriram que dentro do gesso estavam dois celulares, cinco chips de operadoras telefônicas, dois fones de ouvido e um carregador de celular. A informação foi publicada pelo Portal Bhaz e divulgado pelo site Metrópoles.
Como se não bastasse, após exames com um ortopedista, foi constatado que o homem preso não tinha nenhuma fratura ou lesão no braço. O gesso tinha apenas o objetivo de esconder os objetos, visualizados por meio do scanner corporal da penitenciária.
Foto: Sejusp/Divulgação
A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) ainda divulgou informações sobre outra apreensão inusitada em um presídio do estado. Na segunda-feira (21), policiais penais encontraram três carregadores de celular e três cabos USB dentro de uma maçã enviada por Sedex ao Presídio de Guanhães I, no Vale do Rio Doce.
Os materiais foram apreendidos por policiais penais da unidade durante procedimento de revista nas encomendas enviadas para os detentos. Os carregadores e cabos foram inseridos na fruta por meio de um corte, e a maçã foi colada após a inserção.
Foto: Sejusp/Divulgação
Ainda conforme a Sejusp, a Polícia Penal de Minas Gerais realiza, diariamente, procedimentos minuciosos de revista em itens encaminhados por familiares via Sedex. Os agentes também fazem rondas diárias nos perímetros de segurança das unidades para impedir tentativas de entrada de objetos ilícitos.
Show do cantor Luan Santana em praça pública, em Catalão, em setembro de 2019, seis meses antes da pandemia. Foto: Arquivo – Blog do Badiinho.
Vários promotores de eventos em Catalão entraram em contato com o Badiinho para anunciarem a retomada de eventos na cidade, isso após mais de 2 anos paralisados devido a pandemia da Covid-19.
Com queda acentuada dos casos graves da doença, seguido da baixa no número de internações, e principalmente, com a redução no número de óbitos, aos poucos os dados possibilita a retomada de várias atividades, entre elas, o de setor de eventos, o mais afetado nessa pandemia.
Em Catalão, somente neste primeiro semestre ao menos três shows de grande porte devem ocorrer na cidade, um deles já confirmado, o do catalano Amado Batista que vai acontecer no Fogão de Lenha Show, no dia 20 de abril. O segundo show com grande estrutura é com a dupla Bruno e Marrone, e está previsto para acontecer no mês de maio.
Ainda no mês de maio, conforme circula nos bastidores, a própria prefeitura estaria organizando um show com dupla de sertaneja feminina para celebrar o ‘Dia das Mães’.
Para o segundo semestre, confirmados estão a Festa do Gravata com show da dupla Israel e Rodolfo, além da grandiosa e centenária Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, inclusive com possibilidade do retorno das tradicionais barraquinhas.
“Agradeço a confiança dos promotores de eventos que confiam a exclusividade na divulgação de suas agendas aqui conosco, e aguardem, porque as melhores e mais populares, ou melhor, as festas do povão você ficará sabendo aqui, como por exemplo o retorno tão esperado das tradicionais festas de roça”, disse Badiinho.
A defesa do jovem de 20 anos, detido em Catalão suspeito de prática ilegal da profissão, disse que o rapaz não fingia ser advogado e que tudo não passou de um equivoco. Afirmou também que o suspeito exercia apenas a função de “apoio administrativo”. A declaração foi feita por meio de nota ao Blog do Badiinho nesta quarta-feira (23).
O jovem, natural do Ceará, foi conduzido para a delegacia junto com outros três colegas de trabalho nessa terça-feira. O grupo atuava num escritório recém-inaugurado no centro da cidade quando foi surpreendido pela chegada dos policiais. Eles assinaram um TCO e foram liberados no mesmo dia.
Segundo a polícia, no local eram prestados serviços de consultoria jurídica sem a presença de advogado, o que configura exercício ilegal da profissão. A defesa contesta essa versão.
Confira a nota na íntegra:
O Advogado(a) é o profissional que exerce a advocacia, e para exercer profissão tão digna, é necessário estar devidamente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.
A Barros Advocacia, vem respeitosamente, combater os equívocos levantados pela subseção da OAB em Catalão. No dia 22/03/2022 recebemos a visita do ilustríssimo Presidente da OAB nesta cidade, e, infelizmente a nossa equipe de advogados devidamente inscritos nos quadros da OAB/GO, não estava presente.
Lamentável, levar um secretário atendente para prestar depoimento na Delegacia, sem ao menos sequer, um indício de autoria de crime algum, é estar movimentando a Delegacia, utilizando do dinheiro público sem fundamento.
No crachá do nosso funcionário consta como prova, de que, em momento algum, ele finge de Advogado. Conforme crachá está descrito: apoio administrativo!
Configura-se Exercício ilegal da profissão quando o cidadão exerce atividade econômica ou anuncia que a exerce sem preencher as condições, subordinadas por lei, inteligência do art. 47 da Lei das contravenções penais. De forma que, o advogado conta com o apoio de secretários, que possam auxiliar no atendimento aos clientes, seja telefone ou pessoalmente, não existindo regramento que proíbe o advogado de contratar pessoas que o auxiliem.
Louvável a atitude do Presidente para proteger a advocacia, bem como a sociedade.
Deplorável, quando o mesmo Presidente diz que dentre o grupo de advogados existe advogado de fora como se forasteiro fosse, não importa de onde seja a inscrição originária do causuístico, o advogado pode atuar em todo território nacional, e desde que, mais de 6 causas em outro Estado, tenha a carteirinha suplementar, a OAB é para todos os advogados devidamente inscritos, e não admite preconceito em relação a naturalidade do advogado.
Confesso que tal ofensa afetou tanto moral, quanto o psicológico de toda uma equipe de advogados, e estamos á disposição da OAB, de toda sociedade para quaisquer esclarecimentos.
Finalizando, o advogado é indispensável a administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, de acordo com a inteligência do art. 133 da constituição Federal.
Após três anos de investigação, a polícia concluiu, nesta quarta-feira (23/03), que uma facção criminosa de Catalão agia em esfera nacional com a ajuda de uma advogada criminalista, de 33 anos. Oito integrantes do grupo foram indiciados e vão responder na Justiça por diversos crimes.
Entre os crimes, a quadrilha deve responder por associação criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
De acordo com o delegado Fernando Maciel, responsável pelo caso, o grupo está envolvido, inclusive, em tentativas de envio de chips e telefones celulares para dentro do presídio.
Foto: Polícia Civil/ reprodução
A investigação revelou que os indiciados são líderes do crime organizado na região de Catalão e possuem posições e funções de destaque dentro da facção. A maioria dos outros integrantes da quadrilha já estava presa.
Ainda segundo o delegado, pode haver uma nova investigação para apurar outras ramificações desse caso. Fernando Maciel diz que o inquérito corre e sigilo e que, por isso, não é possível dar detalhes de como os suspeitos agiam.
Em preparação para as eleições de outubro, ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou do ato ao lado de novos integrantes da legenda. Foto: Reprodução.
Depois de sair do PSDB, partido que ajudou a fundar e foi sua casa por 34 anos, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se filiou, nesta quarta-feira (23), ao PSB. O nome dele está na reta final de articulação para ocupar o posto de vice na chapa do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano.
Em seu discurso, Alckmin criticou indiretamente o presidente Jair Bolsonaro, citou líderes do novo partido, pregou a candidatura de Lula, que, para ele, representa “esperança”, e defendeu união diante do pleito eleitoral que se avizinha.
“Não tenho dúvida de que o presidente Lula, se Deus quiser eleito, vai reinserir o Brasil no cenário mundial. Ele vai alargar o horizonte do desenvolvimento econômico e vai diminuir essa triste diferença social que nós temos no país”, afirmou Alckmin.
O ex-governador lembrou da disputa travada com Lulaem 2006 — o petista ganhou a eleição. “Nunca colocamos em risco a questão democrática. O debate era de outro nível. Nunca se questionou a democracia”, disse.
O novo filiado contou se sentir em casa e parabenizou o PSB por seus quadros e objetivos políticos. “Esse partido, que tem história, tem compromisso com a população. Aliás, me sinto em casa porque temos uma origem quase comum”, relatou, acrescentando que a social democracia e o socialismo nasceram com base em princípios das lutas trabalhistas e sociais.
Alckmin criticou Bolsonaro, ainda que de forma indireta. “A primeira tarefa é combater a mentira, que é o que há de pior para o regime democrático. Aqueles que agem de maneira displicente com o resultado das eleições estão na verdade ofendendo a democracia. [Os] Que ameaçam o Parlamento ou que agridem o Supremo Tribunal Federal estão agredindo a democracia”, argumentou.
As últimas palavras de Alckmin no discurso, que já adota tom eleitoral, foram uma referência a Mário Covas e também uma indireta a Lula. “Apoiar não significa deixar de emitir discordância. Lealdade é valor praticado entre companheiros, mas há uma lealdade que se sobrepõe, que é lealdade ao destino do país. E é essa lealdade que aqui nos une e nos congrega”, finalizou.
Em seu discurso, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que os partidos progressistas devem se unir no pleito eleitoral com o objetivo de bater na candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro.
“Não se tratará, nessa disputa presidencial, entre esquerda e direita, se trata de uma disputa entre a democracia e o arbítrio, entre a civilização e a barbárie, entre manter o país em condições inaceitáveis nos âmbitos político, econômico e social e tirar o país e virar a página da história”, disse.
Para Siqueira, Bolsonaro é uma “figura nefasta” que chegou ao comando do país como resultado da falência do sistema político, embora este tenha produzido conquistas sociais. “Essa anomalia precisa ser encerrada.”
Alckmin deixou o ninho tucano após depositar seu voto no governador gaúcho Eduardo Leite durante as prévias presidenciais do partido. O PSDB escolheu João Doria, atual governador de São Paulo, como pré-candidato.
O ex-governador expressava a aliados a vontade de voltar ao comando do Palácio dos Bandeirantes, mas viu seus planos ruir após Doria, antes considerado aliado, optar pelo vice Rodrigo Garcia como candidato do partido ao Governo no Estado, o que iniciou o movimento de Alckmin para sair da legenda.
Duas pessoas morreram em um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (23/03) na BR-070, próximo a Aragarças, região oeste de Goiás. A colisão frontal ocorreu no km 450 da rodovia e envolveu um Chevrolet Cobalt e um ônibus.
No carro de passeio viajavam o motorista e um carona, eles ainda não foram identificados.
Segundo relatos do condutor do ônibus que seguia de Goiânia/GO para Canarana/MT, ele seguia normalmente em sua mão de direção quando, inesperadamente, o Cobalt que estava no sentido contrário e com os faróis desligados, bateu de frente com o coletivo.
Foto: Reprodução
Com o impacto, um dos ocupantes foi lançado para fora do veículo e o outro ficou no interior do carro, eles que não usavam cinto de segurança não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
No ônibus que transportava 57 passageiros, o condutor teve ferimentos leves e nenhum passageiro saiu ferido. A empresa responsável pelo coletivo providenciou outro veículo e deu continuidade à viagem.
Em reunião nesta terça-feira (22), o Fórum dos Governadores decidiu autorizar a prorrogação por mais 90 dias do congelamento do PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina, o etanol e o gás de cozinha. Também foi anunciada a decisão de definir a alíquota única de ICMS sobre diesel na próxima quinta-feira (24).
A decisão ainda precisa ser oficializada pelo Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal), na próxima quinta-feira. O congelamento foi definido em novembro do ano passado e prorrogado em janeiro deste ano para até 31 de março.
A definição foi anunciada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, que frisou que o congelamento já foi adotado e que mesmo assim houve aumento no preço dos combustíveis. Para ele, isso mostra que o problema não é o ICMS. “Precisa ter uma política de ampliação de produção de gasolina e diesel dentro do Brasil. O Brasil é autossuficiente em petróleo, mas é um país dependente de compra de gasolina e diesel de outros países”, afirmou.
A avaliação dos governadores é que o ICMS não é o motivo do aumento no preço dos combustíveis, mas sim a política de paridade ao preço internacional adotada pela Petrobras.
Em atendimento ao projeto de lei aprovado no Congresso no último dia 10, e já sancionado pelo Executivo, os governadores também decidiram adotar um novo cálculo do ICMS sobre o diesel. A lei é amplamente questionada pelos gestores, que pretendem ir ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra ela.
Imaginando a resistência dos governadores, os parlamentares incluíram no projeto a determinação de que os gestores adotem nova alíquota sobre o ICMS para combustíveis e que o cálculo do tributo sobre operações que envolvem diesel deverá ser feito com base na média móvel dos preços médios praticados ao consumidor final nos 60 meses anteriores. Assim, o valor seria bem abaixo do praticado no momento.
Para evitarem isso, eles decidiram alterar logo o cálculo do imposto sobre o diesel. No caso dos outros combustíveis, mantiveram o congelamento do PMPF, e não há previsão de revisarem a alíquota para eles.
Um vazamento de amônia num frigorífico deixou sete funcionários hospitalizados em Pires do Rio, cidade a 116 km de Catalão. O caso foi nessa terça-feira (22/03).
Segundo a empresa Friato, os trabalhadores foram levados ao Hospital Municipal da cidade, já tiveram alta e passam bem.
O frigorífico, que trabalha com a produção de aves, disse que teve falta de energia no local e as atividades voltaram ao normal depois que técnicos em segurança confirmarem que o vazamento foi controlado.
Em nota, a Enel afirmou que houve uma ocorrência transitória, às 04h07min, que durou apenas um segundo. A distribuidora declarou ainda que as interrupções transitórias na rede elétrica podem acontecer por vários motivos externos.
Nota da Enel na íntegra
A Enel Distribuição Goiás informa que, no caso da empresa em questão, houve uma ocorrência transitória às 04h07min do dia 22, com duração de 01 segundo. A Enel reitera que as interrupções transitórias na rede elétrica podem ocorrer por diversos fatores externos e que, por esse motivo, as empresas que operam com atividades que oferecem qualquer tipo de risco devem possuir sistemas de proteção adequados em operação que sejam capazes de absorver o impacto desses eventos externos, bem como garantir a segurança de operação de suas plantas.
coordenador estadual de Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde de Goiás disse que bombas pesadas para veículos (carros fumacês) foram adquiridas. Foto: Reprodução
O avanço da dengue em Goiás fez o Estado chegar a segunda posição em número de mortes pela doença em 2022, com 6 casos já nos primeiros 3 meses do ano. Apenas a Bahia está a frente. Além disso, os goianos lideram uma lista com mais casos confirmados da doença no país, chegando a 35 mil contaminados.
Durante entrevista exibida no Jornal Brasil Central Edição da Noite desta segunda-feira (21), O coordenador estadual de Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde de Goiás, Murilo do Carmo, afirmou que vários fatores contribuiriam para estes resultados ruins no estado, como a circulação de dois tipos de vírus, a dengue tipos 1 e 2. “Nós temos um intenso período chuvoso no Estado de Goiás. Isso fez com que aumentasse a oferta de água nos criadouros e aumentasse a quantidade de Aedes aegypti. Somado a isso, a baixa adesão da sociedade em ajudar o poder público a conter o avanço dessa doença”, analisou.
VOLTA DOS CARROS FUMACÊS E OUTRAS AÇÕES PARA CONTER AVANÇO DA DENGUE EM GOIÁS
Em resposta ao grande número de doentes e recorde de casos fatais, Murilo do Carmo falou das ações que estão sendo tomadas pela Secretaria da Saúde, como aquisição de bombas pesadas para veículos (conhecidas como carros fumacês), inseticidas e medicamentos. Além da qualificação dos profissionais de saúde para diferenciar os casos de dengue, covid, chikungunya, zika vírus e direcionar corretamente o tratamento para cada caso. “A nossa intenção com isso é minimizar o efeito da dengue na sociedade goiana”, justificou.
Coordenador estadual de Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde de Goiás, Murilo do Carmo. Foto: Reprodução
Pulicado por: Badiinho Moisés/Com informações da ABC Digital
Henrique Barbos, o radialista Barbosinha, faleceu na manhã desta quarta-feira (23). (Foto: Arquivo pessoal)
Morreu nesta quarta-feira (23), em Goiânia, o radialista Henrique Barbosa dos Santos, mais conhecido como Barbosinha. Ele tinha 75 anos de idade. A informação é do Diário de Goiás.
O radialista estava internado depois de ter passado por uma cirurgia no peritônio. Ele apresentou dores abdominais e foi hospitalizado na UTI.
O profissional era uma das principais vozes do rádio da capital. Ele estava trabalhando na Rádio Sucesso. Ele apresentava um programa que levava seu nome. O radialista ficou conhecido, especialmente, pelos programas que apresentava durante as madrugadas.
Informações do velório e sepultamento não haviam sido divulgadas até a publicação da matéria.