Início Site Página 886

GOIANDIRA: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E GOVERNO DE GOIÁS ENTREGAM 57 CARTÕES DO PROGRAMA MÃES DE GOIÁS

0
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação

Na manhã da última terça-feira (22/03), a Prefeitura de Goiandira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social  em parceria com o Governo do Estado, entregou cartões do Programa Mães de Goiás para 57 famílias goiandirenses. A distribuição de benefício social garante repasse mensal de R$ 250 a mulheres em situação de vulnerabilidade, com filhos de até seis anos, que tenham os dados e informações atualizadas no Cadastro Único do Governo Federal. De posse do cartão, as mães poderão ir às compras em estabelecimentos comerciais credenciados, como supermercados e farmácias.

A representante do Governo do Estado de Goiás, Yara Pimenta, Assistente do Gabinete de Políticas Sociais, informou que o programa vai atender cerca de 100 mil mães em Goiás. O aporte total será de R$ 219 milhões, por meio do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás).

Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação

A primeira-dama e secretária de assistência social de Goiandira, Cleonice Maria Grigório Peixoto, destacou que o programa contribuirá para aquecer o comércio local. “Além de ajudar quem precisa, esse programa também movimentará a economia local, uma vez que é um recurso de fora injetado no município”.

O prefeito de Goiandira, Allisson Peixoto, em sua fala, agradeceu o olhar social do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, com as pessoas de vulnerabilidade social e, anunciou, que em breve serão anunciados mais benefícios para as famílias goiandirenses que necessitam de atenção básica. “Fico extremamente feliz e grato pelo governador Ronaldo Caiado prestigiar Goiandira com obras, recursos e investimentos na área social. Essa é a parceria em que verdadeiramente acredito, de ações, de compromissos cumpridos. Tudo que fizerem para Goiandira, com certeza, terá meu reconhecimento e gratidão”, enalteceu o gestor goiandirense”, destacou Allisson Peixoto.

Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação
Foto: Ascom – Pref. de Goiandira/Divulgação 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Ascom – Prefeitura de Goiandira 

PROCON GOIÁS VAI PENALIZAR PLANOS DE SAÚDE QUE NÃO ATENDEM CRIANÇAS AUTISTAS

0

Segundo relatos das mães, há mais de 600 crianças em todo o Estado na lista de espera pela autorização do início do tratamento e essa mesma espera já se arrasta por mais de cinco meses, em alguns casos. Além de não conseguirem acesso à terapia intensiva, quando surge a vaga, os planos de saúde não cumprem a carga horária ideal para o tratamento.

Foto: Reprodução

O novo superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, recebeu na última terça-feira (22/3) as advogadas Letícia Amaral e Maíra Tomo, que representam um grupo de mães e pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ‘Mães em Movimento pelo Autismo’ que estão enfrentando dificuldades para receber o tratamento terapêutico adequado para os seus filhos, por parte dos planos de saúde Unimed e Hapvida. O gerente de Fiscalização do órgão, Antonisio Teixeira, também participou da reunião acompanhado de dois fiscais.

Segundo relatos das mães, há mais de 600 crianças em todo o Estado na lista de espera pela autorização do início do tratamento e essa mesma espera já se arrasta por mais de cinco meses, em alguns casos.


Falta de acesso ao tratamento

“Um dos principais problemas é a falta de acesso ao atendimento prescrito pelo médico assistente de uma criança autista. Então, os pais ao receberem o diagnóstico, são direcionados pelos planos de saúde às clínicas da rede credenciada, acreditando que vão receber o tratamento adequado de forma intensiva nas horas prescritas de terapias que constam no laudo médico e chegando ali têm uma negativa”, comenta Letícia.

Além de não conseguirem acesso à terapia intensiva, as mães contam que quando finalmente surge a vaga, os planos de saúde não cumprem a carga horária ideal para o tratamento capaz de contribuir para o desenvolvimento dos pacientes. Essa carga horária é prescrita pelos médicos assistentes nos laudos de diagnóstico. Outro problema é que muitas vezes, os profissionais não são especializados em análise comportamental, ou seja, não são devidamente capacitados para exercer a função.

A demora no tratamento, que é considerado emergencial, acarreta na regressão dessas crianças. De acordo com a advogada Maíra Tomo, o Procon Goiás é um órgão que pode constatar a violação dos direitos das crianças autistas, visto que elas estão sendo negligenciadas. “A criança tem direito à intervenção precoce e intensiva. Não pode ficar em uma fila de espera aguardando o dia em que o plano vai prestar esse serviço. Precisamos de uma fiscalização da entrega imediata, do efetivo serviço que está sendo prestado, que deve ser uma terapia especializada aplicada a essas crianças com evidências científicas”, diz.

“O mais desesperador é que quando uma criança é diagnosticada de forma precoce, se ela não tem acesso àquilo, ela vai perder a oportunidade, de se tornar uma criança funcional, que vai conseguir ir para a escola e ser um adulto produtivo e ir para o mercado de trabalho”, pondera Letícia.


Fiscalização

O superintendente assumiu o compromisso com as mães de tomar uma medida efetiva no que diz respeito à fiscalização do cumprimento da Resolução Normativa nº 469 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que impede o limite de cobertura dos planos de saúde (limitação do número de sessões) para o tratamento com uma equipe multidisciplinar, e penalizar os planos de saúde que vêm desrespeitando a legislação.

O não atendimento às crianças configura má prestação de serviço. “Eu convivo com crianças autistas, que são filhos de amigos próximos e sou bastante sensível a essa causa. Portanto, essa luta será uma prioridade na minha gestão à frente do órgão”, afirma.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do Procon Goiás

MORADOR DE RUA AGREDIDO POR PERSONAL NO DF DEU ENTREVISTA AO SITE METRÓPOLES : “NÃO ME ARREPENDO”

0
Givaldo Alves concedeu entrevista para site de Brasília-DF. Foto: Reprodução/Youtube

O morador de rua Givaldo Alves de Souza, de 48 anos, agredido pelo personal trainer Eduardo Alves após ser flagrado tendo relações sexuais com a mulher dele, contou não ter se arrependido, mesmo depois da surra que levou. O sem-teto defende que foi abordado pela companheira do educador físico e convidado a fazer sexo dentro de um carro.

Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Givaldo deu detalhes do encontro com a mulher e garantiu que não houve qualquer tipo de violência. No entanto, não havia imaginado que se tratava de uma mulher casada. A abordagem, segundo o morador de rua, ocorreu na rodoviária da cidade e ambos seguiram no carro da mulher para um local afastado.

Baiano, Givaldo Alves reafirmou — como fez em depoimento à polícia — que a relação com a mulher foi consensual e que, inclusive, foi convidado por ela a entrar no veículo dela, mesmo após dizer que não “teria tomado banho”. “Eu andava pela rua e ouvi um grito: ‘Moço, moço’. Olhei para trás e só tinha eu. E ela confirmou comigo dizendo: ‘Quer namorar comigo?’”.

“Moça, eu não tenho dinheiro, sou morador de rua. Não tenho dinheiro nem para te levar ao hotel. Então, ela disse: ‘Pode ser no meu carro’”, iniciou.

 

A entrevista

A confusão em Planaltina envolvendo o casal e o morador de rua que ganhou repercussão nacional, até o momento, tinha apenas a versão contada pelo personal trainer. O educador físico alegou que a companheira estava em surto psicótico e, por essa razão, teria sido vítima de um suposto estupro.

Givaldo desafiou o personal a provar que teria havido a violência sexual. “Eu achava que era uma mulher em busca de carinho e satisfação. Acho que o senhor [o personal] deveria rezar para Deus e pedir sabedoria para agir em momentos de desespero, porque ele pode colocar tudo a perder. O senhor se expõe, usando mentira. Reflita um pouco”, disse o morador de rua.


Leia também: 

-VÍDEO: MARIDO ESPANCA MORADOR DE RUA APÓS FLAGRÁ-LO FAZENDO SEXO COM A ESPOSA, EM CIDADE DO ENTORNO DO DF

-MORADOR DE RUA AGREDIDO POR PERSONAL PEDE VAGA EM ABRIGO E TEME REPRESÁLIAS

-MORADOR DE RUA AGREDIDO POR PERSONAL É RETIRADO DA CIDADE PARA SUA SEGURANÇA  

 

Publicado por: Badiinho Moisés

CICLISTA É ATROPELADA POR AVESTRUZ EM FUGA NA ARGENTINA

0
Foto: captura/reprodução

Uma mulher foi “atropelada” por um avestruz enquanto andava de bicicleta em uma rua de Ranchos, em Buenos Aires, na Argentina. Vídeo feito por câmera de segurança flagrou o momento em que o animal foge pela pista e atinge a ciclista, que cai da bike. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.

O episódio inusitado ocorreu na segunda-feira (21/3), segundo o jornal The Mirror. Nas imagens é possível ver que o avestruz avista a mulher e tenta desacelerar, sem sucesso.

A cena também é observada por dois cães, que parecem assustados. Ao avistarem a mulher caída, moradores saem dos comércios ao redor para tentar ajudá-la.

Conforme o Mail Online, a ciclista quebrou o punho e sofreu um grande corte na cabeça após a colisão. Uma testemunha chamou o serviço de emergência da cidade e a mulher foi levada ao hospital.

Publicado por: Badiinho Moisés

SAÚDE RECOMENDA 2ª DOSE DE REFORÇO PARA IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS

0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

O Ministério da Saúde (MS)  recomenda segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos com mais de 80 anos. A aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que o imunizante seja preferencialmente da Pfizer.

“Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço aos idosos acima de 80 anos. A imunização deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que a aplicação seja efetuada, preferencialmente, com a Pfizer”, informou a pasta por meio das redes sociais.

Desde dezembro, o ministério já orientava a aplicação de uma dose de reforço apenas para as pessoas maiores de 18 anos imunossuprimidas. Com a nova informação, a pasta amplia o público-alvo para este novo esquema vacinal.

Além da Pfizer, o ministério disse que as vacinas da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas na aplicação da segunda dose de reforço, independentemente do imunizante anterior.

A pasta reforça que há doses suficientes da Pfizer para aplicação neste grupo de idosos.

“Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas no novo reforço, independentemente do imunizante anterior. O MS reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Vários estados informam que também têm esses imunizantes em estoque”, disse o ministério.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Agência Brasil

GOVERNO DE GOIÁS E OVG OFICIALIZAM INCLUSÃO DE MAIS 5 MIL ESTUDANTES NO PROBEM

0

Com entrada de novatos, número de beneficiados com política pública estadual no primeiro semestre deste ano vai para 12 mil. Recém-chegados já receberão aporte retroativo referente ao mês de janeiro.

O governador Ronaldo Caiado e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, durante evento que oficializou inclusão de mais 5 mil bolsistas no programa ProBem. Foto: Junior Guimarães.

O Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) oficializaram, ontem, quarta-feira (23/3), em evento no Teatro Goiânia, a inclusão de 5 mil novos bolsistas no Programa Universitário do Bem (ProBem). Com a entrada destes estudantes, que já receberão o valor retroativo referente ao mês de janeiro, o número de pessoas beneficiadas com a política pública no primeiro semestre de 2022 sobe para 12 mil. “É um evento que faz com que a gente se sinta realizado. Sempre tive a convicção de que nunca vamos tirar o Estado das dificuldades e as famílias da condição de vulnerabilidade, se não investirmos em Educação”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

O líder do Executivo ressaltou a importância de uma formação acadêmica. “O cidadão com profissão tem independência e liberdade. Do contrário, fica subordinado a situações que nem sempre são corretas e, muito menos, dignas”. Isso em vista, preparou toda uma estrutura de governo que desse aos alunos a tranquilidade de cursar 100% sua faculdade. “São ações assim que interrompem o ciclo da pobreza em Goiás”, assinalou Caiado. Ele ainda destacou que o programa passa a pagar imediatamente os contemplados. “Não tem aquilo de esperar seis meses; até porque o estudante não pode esperar”, frisou.

Criado durante a atual gestão, o ProBem busca democratizar o acesso ao ensino superior utilizando o Cadastro Único (CadÚnico), banco nacional de dados, para identificar famílias em situação de vulnerabilidade social. Hoje, alunos e alunas de 230 municípios, de 69 diferentes cursos e distribuídos em 94 instituições, recebem o benefício. São ofertadas bolsas parciais (50% do valor da mensalidade), com limite de R$ 650, e bolsas integrais (100% do valor da mensalidade), limitadas a R$ 1,5 mil. Para estudantes de medicina e odontologia, o aporte financeiro sobe para R$ 2,9 mil (bolsas parciais) e R$ 5,8 mil (bolsas integrais).

“Com o novo programa feito pelo governador, junto com os deputados estaduais, houve uma mudança real para que o ProBem chegasse aos jovens que realmente precisavam, e não por conotação política”, salientou a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado. “Caiado sempre acreditou que, ao oportunizar esses jovens, estamos dando uma chance ao Estado de Goiás. Sabemos que, ao cursar uma universidade, o jovem em vulnerabilidade muda não só a sua vida, mas a de sua família”, completou.

Nayara Gomes, bolsista estudante de odontologia, não conteve as lágrimas ao ver na plateia sua maior incentivadora. Só graças à insistência da mãe que a jovem se inscreveu. “Teve uma época que tinha pensamentos negativos e pensei em desistir. Fiquei em choque ao ver que estava aprovada”, relatou ao falar em nome de todos os contemplados. “Não tive a oportunidade que hoje minha filha está tendo”, afirmou Érica dos Santos Machado, mãe de Sheillany Machado, de 18 anos, que cursa estética cosmética. “Tenham coragem de sonhar alto e a certeza de que, nessa caminhada, vocês não estão sozinhos. Trabalhamos todos os dias para dar a vocês o respaldo necessário para cursarem uma universidade com sucesso”, complementou Gracinha.

Foto: Junior Guimarães.

Mais oportunidades

Foto: Junior Guimarães.

O ingresso no mercado de trabalho, por meio do banco de oportunidades, que oferece cursos e estágios associados à área de formação do bolsista, além da participação em projetos sociais e iniciativas humanitárias, como doação de sangue, são algumas das estratégias de inclusão promovidas pelo programa. O ProBem tem, por exemplo, parceria com 22 bancos de sangue de Goiás. Familiares dos contemplados recebem ainda acompanhamento integral por meio de uma rede socioassistencial.

“Essa foi uma inovação com o objetivo de preparar o universitário de forma integral para o mundo do trabalho”, enfatizou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado. “E como ninguém faz nada sozinho, é preciso agradecer nossos parceiros”, reconheceu, citando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Grupo Novo Mundo, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO).

O presidente do Grupo Novo Mundo, Carlos Luciano Ribeiro, afirmou que o ProBem é uma oportunidade também para as empresas, “ávidas por gente com vontade, que tem sonho, que gosta de aprender e trabalhar.” Superintendente de Atendimento do Ciee, Luiz Coppola parabenizou Caiado pelo o que chamou de “grande política pública de inserção da juventude no mercado de trabalho”.

“Façam proveito desta grande oportunidade para poderem trabalhar em qualquer área, com muito amor e respeito ao ser humano”, congratulou a deputada federal e líder da bancada goiana no Congresso Nacional, Flávia Morais, que exaltou o governador. “Se não fosse o senhor, com tanta força e pulso, não teríamos um programa de apoio aos nossos universitários.”

Foto: Junior Guimarães.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais Wellington Matos de Lima (Desenvolvimento Social) e Joel Sant’Anna Braga Filho (Indústria, Comércio e Serviços); o deputado federal Delegado Waldir, e os estaduais Coronel Adailton e Rafael Gouveia.

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

COREIA DO NORTE DISPARA MÍSSIL INTERCONTINENTAL EM SEU TESTE MAIS PODEROSO DESDE 2017

0
Foto: R7/Reprodução

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental (ICBM) nesta quinta-feira (24), disseram Coreia do Sul e Japão, que ficaram indignados com o teste mais poderoso de Pyongyang desde 2017. A informação foi publicada no Portal R7.

A Casa Branca condenou “fortemente” o teste que “aumenta desnecessariamente as tensões” e prometeu “tomar as medidas necessárias para garantir a segurança dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão”, disse sua porta-voz Jen Psaki.

Em Seul, os militares sul-coreanos anunciaram uma barragem de mísseis terrestres, aéreos e marítimos em resposta. E o Japão chamou o disparo do projétil, que caiu dentro de sua zona econômica marítima exclusiva, “escandaloso e indesculpável”.

A Coreia do Norte realizou uma dúzia de testes de mísseis este ano em uma série sem precedentes que desafia as sanções das Nações Unidas sobre seu programa nuclear e de armas.

Pyongyang suspendeu oficialmente os testes de longo alcance enquanto o líder Kim Jong Un se engajou em negociações de alto nível com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que entrou em colapso em 2019 e está paralisada desde então.

Esta foi uma “violação da suspensão dos lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais prometidos por Kim Jong Un à comunidade internacional”, disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em comunicado.

“Isso representa uma séria ameaça à península coreana, à região e à comunidade internacional”, disse ele, acrescentando que também é uma “clara violação” das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O míssil foi lançado na quinta-feira antes das 16h00 (07h00 GMT) do distrito de Sunan, na capital, provavelmente na mesma área de onde um teste falhou na semana passada, e desenhou uma parábola de 6.200 quilômetros, indicou o Joint Chefes de Estado-Maior de Seul.

De acordo com o vice-ministro da Defesa japonês Makoto Oniki, o míssil voou por 71 minutos e pousou cerca de 150 km a oeste de sua costa norte, dentro de sua zona econômica exclusiva.

A Coreia do Norte está ameaçando “a paz e a segurança do Japão, da região e da comunidade internacional… Isso não pode ser aceito”, disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

“Este é um ato escandaloso e imperdoável”, acrescentou o líder, que está em Bruxelas para uma reunião dos líderes do G7.


“O momento perfeito”

A Coreia do Norte há muito aspira ter um ICBM capaz de transportar várias ogivas e, de acordo com os Estados Unidos e a Coreia do Sul, está testando o Hwasong-17, um poderoso míssil intercontinental apresentado pela primeira vez em outubro de 2020.

Apesar do endurecimento das sanções internacionais, Pyongyang está se apegando ao programa de Kim Jong Un para modernizar suas forças armadas.

Na semana passada, realizou um teste fracassado que, segundo analistas, seria um Hwasong-17 que explodiu em pleno voo sobre sua capital.

“Pyongyang tentou disparar um ICBM no aeroporto de Sunan na semana passada, mas falhou”, disse Go Myong-hyun, pesquisador do Asan Institute for Policy Studies.

“Então, foi lançado hoje para corrigir esse bug e porque precisa concluir sua tecnologia ICBM imediatamente”, acrescentou.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul alertaram este mês que Pyongyang estava se preparando para lançar um ICBM e havia lançado componentes do Hwasong-17 disfarçados de satélites espaciais.

A Coreia do Norte disparou três desses mísseis, o último deles em novembro de 2017, o Hwasong-15, considerado poderoso o suficiente para atingir o território continental dos Estados Unidos.

“Kim Jong Un quer se estabelecer como o líder que desenvolveu com sucesso armas nucleares e ICBMs”, disse Ahn Chan-il, professor de estudos norte-coreanos, à AFP.

Esses lançamentos ocorrem na véspera do 110º aniversário do nascimento do fundador da Coreia do Norte e avô do atual líder Kim Il Sung. O regime costuma celebrar esses eventos mostrando sua capacidade militar.

Além disso, Pyongyang está aproveitando a instabilidade internacional devido à invasão da Ucrânia, que alienou ainda mais Washington com Moscou e Pequim, bem como o processo de transição na Coreia do Sul até que o presidente eleito Yoon Suk-yeol tome posse em maio.

“Kim provavelmente sente que é o momento perfeito para desenvolver ICBMs”, disse Ahn Chan-il.


Publicado por: Badiinho Moisés

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 54 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA QUINTA-FEIRA (24/03) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 24/03/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Açougueiro com experiência em desossa, ambos os sexos – 01 vaga;

2. Analista de Marketing com experiência e informática, ambos os sexos – 01 vaga;

3. Arte Finalista com conhecimento no Corel Draw, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Assistente Administrativo com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

5. Assistente Comercial com experiência na CTPS, disponibilidade de horário, conhecimento em área contábil ou afins será um diferencial, ambos os sexos – 01 vaga;

6. Atendente Balconista com experiência, para trabalhar de terça à domingo, das 13h às 21h30, feminino – 01 vaga;

7. Atendente de Balcão com experiência, masculino – 01 vaga;

8. Atendente de Lanchonete com experiência na CTPS, para trabalhar em escala 12×36, necessário veículo próprio, ambos os sexos – 02 vagas;

9. Auxiliar Administrativo com experiência na CTPS, conhecimento no pacote Office, para trabalhar de terça a domingo das 12h30 às 18h30, ambos os sexos – 01 vaga;

10. Auxiliar Administrativo com experiência em atendimento ao público e informática, ambos os sexos – 01 vaga;

11. Auxiliar de Cozinha com experiência, para trabalhar de segunda a sábado, das 15h às 23h, feminino – 01 vaga;

12. Auxiliar de Escritório com experiência na CTPS, moto própria, CNH “A”, conhecimento em NF, masculino – 01 vaga;

13. Balconista de Açougue com experiência, masculino – 01 vaga;

14. Caseiro com experiência e referências, que seja casado e não tenha filhos, masculino – 01 vaga;

15. Chapeiro de Restaurante com experiência e disponibilidade para trabalhar em escala 12×36, ambos os sexos – 02 vagas;

16. Churrasqueiro com experiência para trabalhar de segunda a sábado, das 15h às 23h, masculino – 01 vaga;

17. Copeiro com experiência na CTPS, com disponibilidade de horários para trabalhar também nos finais de semana, masculino – 01 vaga;

18. Espeteiro experiência, para fabricar espetinhos de carne, ambos os sexos – 01 vaga;

19. Cozinheiro com experiência na CTPS em alimentação industrial, com disponibilidade de horários para trabalhar em escala 12×36 e 6×1, feminino – 01 vaga;

20. Eletricista (Técnico em Eletrotécnica) com experiência, caso tenha experiência em Pivô de Irrigação será um diferencia, necessário disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

21. Eletricista com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

22. Encanador com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

23. Estoquista com experiência na CTPS, disponibilidade de horários e habilidade com Excel, ambos os sexos – 01 vaga;

24. Farmacêutico com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

25. Garçom com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

26. Garçom com experiência para trabalhar de terça a domingo, das 15h às 23h, masculino – 01 vaga;

27. Garçom, masculino – 01 vaga;

28. Gerente Administrativo com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

29. Jardineiro com experiência, masculino – 01 vaga;

30. Lavador de Carros e Estofados com experiência, masculino – 01 vaga;

31. Mecânico Manutenção de Máquinas Industriais com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

32. Montador de Andaimes com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

33. Motorista Entregador com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

34. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, para trabalhar em escala 12×36, masculino – 01 vaga;

35. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, disponibilidade de horários, para trabalhar com a entrega de gás, masculino – 01 vaga;

36. Mototaxista, com moto própria, “CNH A” – ambos os sexos;

37. Oficial de Serviços Gerais para trabalhar das 12h às 19h, se Segunda a Sexta, e no Sábado das 06 às 13h, masculino – 01 vaga;

38. Auxiliar de Serviços Gerias com experiência, masculino – 01 vaga;

39. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

40. Repositor de Mercadorias para trabalhar em Supermercado, masculino – 01 vaga;

41. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

42. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência em área civil e documentação de segurança, ambos os sexos – 01 vaga;

43. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS, para se alojar a 110km de Catalão, masculino – 01 vaga;

44. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, casado, para trabalhar em Fazenda a 12km da cidade de Catalão, masculino – 01 vaga;

45. Trabalhador Rural com experiência na CTPS, para lidar com gado de corte e morar em uma fazenda na região da Custódia, casado, masculino – 01 vaga;

46. Vendedor Interno com experiência, feminino – 01 vaga;

47. Vendedor Pracista com experiência para vender planos funerários, masculino – 01 vaga;

48. Vistoriador de Veículos com conhecimento em mecânica, CNH “AB”, masculino – 01 vaga.

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO SEGUE VACINANDO CRIANÇAS E ADULTOS CONTRA COVID-19 NESTA QUINTA-FEIRA

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade

 

Catalão segue a todo vapor com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Hoje, quinta-feira (24), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a segunda dose da CoronaVac


Intervalo entre doses da vacina CoronaVac é de 28 dias.

Hoje, quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira dose da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan –  entre os dias 26 de janeiro a 24 de fevereiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 8 a 11 anos para receberem a segunda dose da vacina Pfizer


Intervalo entre doses da vacina Pfizer é de 56 dias.

Hoje, quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 8 a 11 anos que receberam a primeira dose da Comirnaty – produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório de biotecnologia alemã BioNTech –  entre os dias 17 a 27 de janeiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

 

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

 

Vacinação infantil em Catalão

Até quarta-feira (23), 6.282 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 62,8% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento 1.534 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Saúde convoca população adulta para receber a Terceira Dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca a população adulta (acima de 18 anos), que recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 23 de novembro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, quinta-feira (24), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos, em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (24/11), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização está acontecendo hoje, quinta-feira (24), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são da SMS – Pref. de Catalão 

DETENTO ENTRA EM PRESÍDIO COM BRAÇO ENGESSADO E POLICIAIS DESCOBREM CELULARES, EM BH

0
Foto: Sejusp/Divulgação

Um homem que seria admitido no Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte, tentou entrar na penitenciária com um braço engessado nessa terça-feira (22). Os policiais, no entanto, descobriram que dentro do gesso estavam dois celulares, cinco chips de operadoras telefônicas, dois fones de ouvido e um carregador de celular. A informação foi publicada pelo Portal Bhaz e divulgado pelo site Metrópoles.

Como se não bastasse, após exames com um ortopedista, foi constatado que o homem preso não tinha nenhuma fratura ou lesão no braço. O gesso tinha apenas o objetivo de esconder os objetos, visualizados por meio do scanner corporal da penitenciária.

Foto: Sejusp/Divulgação

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) ainda divulgou informações sobre outra apreensão inusitada em um presídio do estado. Na segunda-feira (21), policiais penais encontraram três carregadores de celular e três cabos USB dentro de uma maçã enviada por Sedex ao Presídio de Guanhães I, no Vale do Rio Doce.

Os materiais foram apreendidos por policiais penais da unidade durante procedimento de revista nas encomendas enviadas para os detentos. Os carregadores e cabos foram inseridos na fruta por meio de um corte, e a maçã foi colada após a inserção.

Foto: Sejusp/Divulgação

Ainda conforme a Sejusp, a Polícia Penal de Minas Gerais realiza, diariamente, procedimentos minuciosos de revista em itens encaminhados por familiares via Sedex. Os agentes também fazem rondas diárias nos perímetros de segurança das unidades para impedir tentativas de entrada de objetos ilícitos.


Publicado por: Badiinho Moisés