Início Site Página 825

TRÂNSITO DE CATALÃO: SMTC ENCERROU MAIO AMARELO COM CAMPANHAS EDUCATIVAS NAS RUAS DEPOIS DE DOIS ANOS

0

A mensagem “Juntos Salvamos Vidas”,  foi o tema da campanha de 2022, e  foi levada para a comunidade em parceria com a Polícia Militar e Bombeiros.

Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) realizaram blitzens pelas ruas e avenidas de Catalão. Foto: Secom – Prefeitura de Catalão/Divulgação

Os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) voltaram a fazer blitzen e palestras educativas durante todo o Maio Amarelo, criado para conscientizar as pessoas sobre os perigos que o trânsito oferece. Dirigir seguro e respeitar todas as regras é fundamental para que o nível de acidentes diminua. A campanha ficou suspensa em 2020 e 2021 devido à pandemia do coronavírus.

O movimento Maio Amarelo teve o objetivo central de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Ele foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em Catalão, a SMTC, durante o mês de maio, coordenou blitzs com entrega de panfletos aos motoristas nas principais avenidas da cidade e a realização de palestras educativas nas empresas. As ações preventivas tiveram a participação do DETRAN e do grupo de Bombeiros Mirins de Catalão.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secom – Prefeitura de Catalão 

ENFERMEIRA ANA MARIA BORGES, ENCERRA SUA JORNADA NA SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CATALÃO, RECEBENDO O CARINHO E OS AGRADECIMENTOS DE SEUS COLEGAS

0
Enfermeira Ana Maria Borges, 67 anos, por 31 anos trabalhou na saúde pública de Catalão. Foto: Badiinho Moisés

Os colaboradores da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Moreira Castro, ou mais conhecido popularmente como o Postinho do Bairro São João, fizeram uma despedida em grande estilo para a enfermeira Ana Maria Borges, 67 anos de anos, que por mais de 30 anos serviu o município com excelência, e por isso, recebeu os carinhos e agradecimentos de seus companheiros (as) de trabalho, entre eles, os médicos Dr. Clarimundo Matias e do ortopedista Dr. Márcio Alves da Rocha.

Dona Ana Maria já passou por vários setores da Saúde Pública de Catalão, como Centro Odontomédico, Hemocentro, Postinho de Saúde da rua estreita, na área de vacinas, mas seu maior tempo foi no Postinho de Saúde do São João.

Margarida da Conceição Santos Rita, auxíliar geral no Postinho do São João, Dr. Clarimundo Matias, efermeira agora aposentada, Ana Maria Borges e o médico ortopedista, Dr. Márcio Alves Rocha. Foto: Badiinho Moisés

Assim como seus companheiros de trabalho (as), nós do Blog do Badiinho em nome de toda a população catalana, agradecemos os excelentes serviços prestados na saúde pública municipal de nossa cidade, e que curta bastante com muita paz e saúde e ao lado dos familiares o merecido descanso.

Publicado por: Badiinho Moisés 

CNH COM NOVA IDENTIDADE VISUAL COMEÇA A SER EMITIDA NESTA QUINTA-FEIRA (02/06)

0
Nova Carteira Nacional de Habilitação – Foto por: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) começa a emitir, a partir de 2 de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a nova identidade visual. A nova versão foi determinada pela Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e será impressa para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez a partir de junho

Devido à necessidade de ajustes no sistema das gráficas para a impressão do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, a emissão das CNHs estará suspensa do dia 30 de maio a 1° de junho em todo Estado. 

A nova versão da CNH terá as cores em verde e amarelo, identificação das categorias com equivalência internacional e, no verso, texto em português, inglês e espanhol facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro. No verso da CNH, além do QR Code o documento também terá um código de leitura internacional de dados.

A categoria da CNH ficará visível na primeira coluna junto a imagem do tipo de veículo o qual o condutor está habilitado. No canto superior direito do documento terá uma indicação por meio da letra P (se o condutor tiver apenas permissão para dirigir) e a letra D (se a CNH for definitiva).

O documento também terá um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. A nova CNH contará com mais dispositivos de segurança como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.

Os condutores que possuem o documento na versão antiga e dentro do prazo de validade não precisam se preocupar, pois o mesmo continuará válido até a sua data de vencimento para renovação. 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional e também serve como documento individual de identificação em todo País. 

A CNH está disponível na versão física e digital. O acesso à versão eletrônica é somente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado em aparelhos celulares com tecnologias Android e IOS.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações do Detran Goiás

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 48 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA QUARTA-FEIRA (01/06) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 01/06/2022 – Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Ajudante de Carga e Descarga, com experiência, masculino – 01 vaga;

2. Almoxarife, com experiência, CNH “AB”, disponibilidade para viajar, ambos os sexos – 01 vaga;

3. Arte Finalista, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Assistente Administrativo, com experiência, informática, masculino – 01 vaga;

5. Atendente Balconista, com experiência, para trabalhar no período noturno, masculino – 01 vaga;

6. Auxiliar de Escritório, com experiência, CNH “B”, masculino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Limpeza, com experiência em canteiros de obra, masculino – 01 vaga;

8. Auxiliar de Linha de Produção, com experiência, para trabalhar com produção de ração, masculino – 01 vaga;

9. Balconista de Açougue, com experiência, masculino – 01 vaga;

10. Borracheiro, masculino – 01 vaga;

11. Eletricista Auxiliar, com disponibilidade para viajar, masculino – 02 vagas;

12. Eletricista, com experiência na CTPS e experiência em reformas de alternadores e motores de partida, ambos os sexos – 01 vaga;

13. Eletricista Automotivo, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

14. Entregador de Gás, com experiência, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

15. Estoquista, para trabalhar como estagiário, masculino – 01 vaga;

16. Gerente Administrativo, com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

17. Lubrificador de Maquinas, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

18. Mecânico Automotivo de Linha Pesada, com experiência em Ônibus, ambos os sexos – 01 vaga;

19. Montador de Moveis, com experiência, masculino – 01 vaga;

20. Montador de Moveis, com experiência, masculino – 01 vaga;

21. Motorista de Escolta, com cursos em dia, averbados na CNH, credencial de batedor, possuir CNH”C” e disponibilidade para viajar, ambos os sexos – 01 vaga;

22. Motorista de Caminhão, com experiência na CTPS, CNH “D” ou “E”, masculino – 01 vaga;

23. Motorista de Micro Ônibus, com experiência na CTPS, CNH “D” ou “E”, curso de transporte de passageiros, ambos os sexos – 01 vaga;

24. Motorista Entregador, para auxiliar na carga e descarga, CNH “C”, masculino – 01 vaga;

25. Motorista Entregador, com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

26. Motorista Entregador, com experiência na CTPS, disponibilidade de horário, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

27. Oficial de Serviços Gerais, vaga exclusiva para PCD, ambos os sexos – 02 vagas;

28. Padeiro, com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

29. Pedreiro, com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

30. Pizzaiolo, com experiência, masculino – 01 vaga;

31. Recepcionista de Hotel, com experiência na CTPS, para trabalhar das 07:00 as 19:00 horas, ambos os sexos – 01 vaga;

32. Servente de Obras, com experiência na CTPS, masculino – 03 vagas;

33. Servente de Obras, masculino – 03 vagas;

34. Soldador, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

35. Técnico em Informática, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

36. Técnico em Planejamento, com experiência na área de faturamento, emissão e demissão, desejável estar cursando Administração ou Ciências Contábeis, ambos os sexos – 01 vaga;

37. Trabalhador Rural, com experiência na CTPS, para trabalhar em Campo Alegre, masculino – 01 vaga;

38. Vendedor Interno e Externo, para vendas de cursos profissionalizantes, ambos os sexos – 02 vagas;

39. Vendedor Externo, com experiência, CNH “AB”, ambos os sexos – 01 vaga.

 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO SEGUE VACINANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTRA COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA (01/06)

0
Foto: Reprodução


Covid-19: Saúde convoca crianças de 5 a 11 anos para receberem a vacina pediátrica

A aplicação será tanto para primeira quanto para segunda dose.

Catalão segue a todo vapor com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para crianças. Hoje, quarta-feira (01), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade. E também será aplicada a segunda dose nas crianças que receberam a primeira dose da Pfizer, entre os dias 17 de janeiro a 4 de abril.

-Ambas aplicações estão sendo realizadas no Centro Integrado da Mulher (CIM), das 09h às 14h.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a segunda dose da CoronaVac

Intervalo entre doses da vacina CoronaVac é de 28 dias.

Hoje, terça-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira dose da CoronaVac entre os dias 26 de janeiro a 02 de maio.

A aplicação do imunizante está acontecendo em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro Integrado da Mulher (CIM);

-Das 09 horas às 16 horas e 30 minutos.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

 

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

 

Vacinação infantil em Catalão

Até terça-feira (31), 6.850 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 68,5% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento 4.282 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca adolescentes de 14 a 17 anos para receberem a Terceira Dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescente de 14 a 17 anos que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 01 de fevereiro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (01), das 08 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão 

HOSPITAL MATERNO INFANTIL VOLTA COM AMBULATÓRIO PARA SUSPEITAS DE COVID-19 E SINTOMAS GRIPAIS; ATENDIMENTO RETORNARÁ NESTA QUARTA-FEIRA (01/06)

0

“A medida visa principalmente desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Av. Lamartine Pinto de Avelar. A mesma vem enfrentando superlotação devido ao aumento de casos de Covid-19 em paralelo aos casos de dengue na cidade”, afirma nota emitada pela prefeitura.

Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

Com registro de alta no diagnóstico de novos casos de covid-19, de dengue e de sintomas gripais, o que tem sobrecarregado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na busca da população por atendimento médico, o secretário de Saúde, Velomar Rios, confirmou que o ambulatório que havia sido montado em janeiro deste ano no Hospital Materno Infantil (HMI), será reaberto novamente para atendimento de suspeitas de Covid-19 e de pessoas que apresentam sintomas gripais.

No final da tarde de ontem, segunda-feira (30), a assessoria de comunicação da Prefeitura de Catalão emitiu um comunicado informando a população da reabertura do ambulatório do Materno Infantil, porém, sem a confirmação da data.

Ao Badiinho, o secretário de Saúde informou que o atendimento no Hospital Materno Infantil será 07h às 22 horas de segundas às sextas-feiras, e nos finais de semana (sábado e domingo) será das 07h às 19hrs, afirmando que o atendimento será especificamente para suspeitas de covid-19 e o paciente que apresentar sintomas gripais, demais atendimentos seguem na UPA de Catalão.

Atualmente, conforme informou Velomar Rios, cerca de 550 a 600 pessoas são atendidas diariamente na Unidade de Pronto Atendimento de Catalão (UPA).

Leia a nota na íntegra emitida pela comunicação da Prefeitura de Catalão na última segunda-feira (30/05):

Comunicado| Secretaria de Saúde abrirá ambulatório de atendimento especial aos pacientes com sintomas gripais
Tendo em vista o aumento do número de casos de síndromes gripais no município nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde abrirá novamente o Ambulatório de Atendimento Especial para essa demanda.
O serviço, já instalado dentro do Hospital Materno Infantil, contará com duas salas: triagem e consultório médico. O atendimento será a partir do dia 01 de junho, das 07 horas às 22 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos, das 07 horas às 19 horas.
O atendimento no novo Ambulatório atenderá por livre demanda todas as pessoas que apresentarem, exclusivamente, sintomas gripais e de dengue, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza, dores musculares e nas juntas, dentre outros.

SECOM – Prefeitura de Catalão 

Publicado por: Badiinho Moisés

AO INAUGURAR SEDE DO UNIÃO BRASIL, CAIADO DESTACA: “GOIÁS É RICO, SE NÃO DEIXAR ROUBAR, TEM DINHEIRO PARA ATENDER POPULAÇÃO”

0

Lideranças de 12 partidos aliados reforçam apoio à reeleição do atual governador. Espaço localizado no setor Bueno, em Goiânia, abrigará partido com o maior número de mandatos no Estado.

Foto: Reprodução

Pré-candidato à reeleição, o governador Ronaldo Caiado comandou, na noite da última segunda-feira (30/05), a inauguração da nova sede do diretório estadual do União Brasil – legenda criada com a fusão do DEM com o PSL, em fevereiro. Localizado na rua T-37, no setor Bueno, em Goiânia, o espaço também será ponto de organização de diretórios municipais da legenda recém-criada e de reuniões da pré-campanha ao governo. Durante o ato promovido pelo União Brasil, aproximadamente 200 lideranças, de 12 legendas aliadas, respaldaram o projeto eleitoral do atual governador.
 
Ao fazer o discurso de encerramento da reunião, Ronaldo Caiado citou avanços em diversas áreas como segurança pública, saúde e educação, além das políticas sociais implementadas pela atual gestão como os programas ‘Mães de Goiás’ e ‘Bolsa Estudo’. “Goiás é um Estado rico, se não deixar roubar, tem dinheiro para atender as demandas da população”, pontuou Caiado ao lembrar que herdou um dos Estados com pior gestão fiscal do País.
 
Durante o evento, o presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, também relembrou as dificuldades enfrentadas pelo atual governador quando assumiu a gestão, em janeiro de 2019, além do enfrentamento à pandemia da Covid-19 durante dois anos consecutivos. Mesmo em meio às dificuldades, para o emedebista, “o governador tem realizado muitos investimentos Goiás afora”.

Foto: Reprodução

 
Pré-candidato a vice-governador ao lado de Caiado, Daniel Vilela também ressaltou as mudanças que ocorreram no Estado na administração atual. “A grande transformação que Goiás vive é a mudança de conceito ético, administrativo e político que o governador e seus colaboradores têm empreendido em Goiás. Nos governos anteriores nós ficamos famosos pelos escândalos de corrupção”, relembrou.
 
A defesa de uma administração séria, distante dos escândalos de corrupção e que conquistou, com muito esforço, o reequilibro das contas do Estado pautou os principais discursos durante a inauguração da nova sede do União Brasil. Para os aliados, o ‘modelo Caiado’ de administrar deve pautar a campanha à reeleição em contraponto aos potenciais adversários nas eleições de outubro.
 
Durante o evento, 12 partidos reforçaram a aliança em torno do União Brasil pela reeleição de Caiado na disputa eleitoral de outubro: MDB, Progressistas, PSD, PTB, PDT, PV, PSC, Solidariedade, Avante, PRTB, Podemos, Consciência 91. Pelo menos 200 lideranças políticas de todas as regiões do Estado compareceram ao ato político.
 
Com tantos apoios, Caiado demonstrou entusiasmo para a nova empreitada eleitoral que se aproxima. “Eu sou apaixonado por campanhas. Eu gosto de sentir a energia do eleitor. Chegar perto e ver a vontade da população. Ver aquilo que está no olho do eleitor. E essa política que nós sabemos fazer”, conclamando os correligionários a se empenharem. “Não é a política de se esconder nas dificuldades, de enfrentar as dificuldades. Jamais me acovardei diante das dificuldades, pelo contrário, aí que eu cresço”, ressaltou o pré-candidato.
 
O presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox (PSD) discursou em nome dos 23 prefeitos presentes à reunião. “Vou andar os 246 municípios de Goiás e mostrar o que o Caiado fez”, anunciou. Com uma gestão comemorada como municipalista, Caiado soma apoio de mais de 200 dos 246 prefeitos de Goiás.
 
O deputado federal Adriano do Baldy (Progressistas) também elogiou a atual gestão do Estado ao dizer que o Caiado “em três anos transformou a história de Goiás”. Em complemento, o colega Lucas Vergílio (Solidariedade) destacou a abertura ao diálogo promovida pelo chefe do Executivo. “Caiado tem dado exemplo e tem um diálogo excepcional”, elogiou. O deputado estadual Rafael Gouveia (Republicanos) destacou o alinhamento do Legislativo com o sucesso do atual governo. “Nós estamos cumprindo a promessa do senhor de devolver Goiás aos goianos”.

Foto: Reprodução

 
Aprovação

Caiado também destacou o resultado do levantamento realizado pelo Instituto Exata OP, divulgado em maio, em que ele foi avaliado como o terceiro governador com a maior aprovação popular do País – e o mais bem avaliado entre os gestores que estão em primeiro mandato, com 59,1% de aprovação.  “É muito importante para nós goianos ver o Estado hoje se destacando no cenário nacional”, comemorou a ex-senadora Lúcia Vânia (União Brasil), pré-candidata a deputada federal.

 
Representando os partidos aliados também compareceram à inauguração do diretório do União Brasil Eurípedes do Carmo (PSC), Eduardo Macedo (PTB), Denes Pereira (PRTB), Thialu Guioti (Avante), Felipe Cortês (Podemos), Edmilson (Consciência 91), Joel Sant`Anna Braga (PP), Cristiano Cunha (PV) e Dra. Cristina Lopes (PDT).
 
Também estiveram presentes os deputados estaduais Amaury Ribeiro, Dr. Antônio, Chico KGL, Virmondes Cruvinel, todos do União Brasil; Francisco Oliveira (MDB), Júnio Pina (PRTB), Cairo Salim (PSD), além de ex-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, classistas e religiosas de diversas regiões de Goiás.

 

ROLO COMPACTADOR CIRCULA HÁ VÁRIOS DIAS PELAS RUAS DO SETOR DONA MATILDE; MORADORES RECLAMAM DE ESTRAGOS NO ASFALTO E TEMEM ABALAR ESTRUTURA DAS CASAS

0
Moradores da Vila Matilde reclamam de rolo compactador circulando todos os dias. Foto: Reprodução

Moradores das Ruas Eslovênia, Barca e Trieste, no Setor Dona Matilde, estão revoltadíssimos com um rolo compactador que há cerca de 30 dias passa pelas ruas acima citada para irem até o barracão construtora, localizado na Rua São Miguel, no Setor Vila Maria.

De acordo com relatos dos próprios moradores, todos os dias ele circula de uma área perto do viaduto próximo a estrada das mineradoras, circulando pelas ruas citadas acima até a Vila Maria.

A queixa dos moradores é que o asfalto está sendo danificado, além deles temerem comprometer as estruturas de casas por ele está passado.

Um dos denunciantes, afixou o celular em um suporte da sua motocicleta e filmou como está ficando o asfalto pelas ruas por onde o rolo compactador, e afirmam que ainda nessa semana vão acionar o Ministério Público local.


 

Publicado por: Badiinho Moisés

DESABASTECIMENTO: BOLSONARO DIZ QUE HÁ RISCO DE FALTAR DIESEL E FALA EM RACIONAMENTO

0
O presidente Jair Bolsonaro afirma que ainda há estoque de diesel para 40 dias. Foto: Alan Santos/PR

Em Manaus (AM), o presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu que há um risco real de desabastecimento de diesel no país, e que isso pode levar ao racionamento do combustível. “Nós precisamos de refino. Se o mundo subir muito o preço dos combustíveis, não destilar lá fora, não refinar, pode faltar, não só para nós, para o mundo todo”, disse. 

Bolsonaro também explicou o motivo de o Brasil comprar combustíveis no mercado externo: “Temos que importar gasolina e diesel porque não temos capacidade de refino”. A entrevista foi gravada no sábado (28), durante a viagem à capital do Amazonas, e foi ao ar ontem, segunda (30), no programa Alerta Nacional, da RedeTV!. O presidente foi a Manaus para participar de um evento religioso.

Bolsonaro afirma que, mesmo sem novas importações, ainda há estoque de combustível suficiente para garantir 40 dias de abastecimento. Entretanto, ele diz não descartar a hipótese de fazer uma campanha para incentivar a economia de diesel no caso de a crise se agravar. 

A possibilidade de faltar diesel no Brasil veio a público no início da semana passada, quando um ofício com alerta foi enviado pela Petrobras ao Ministério de Minas e Energia.

Menos reajustes

Na mesma entrevista, o presidente disse que o governo trabalha para reduzir a frequência dos reajustes nos combustíveis, sugerindo que não sejam mais feitos automaticamente, de acordo com a política de preços da Petrobras. “Trocamos o ministro de Minas e Energia e agora estamos buscando trocar o presidente da Petrobras. O que nós estamos sabendo é uma caixa-preta, muitas vezes. Você não tem informações. O tal do PPI, paridade de preço internacional, nós queremos saber a mecânica disso”, declarou.

O PPI (preço de paridade de importação) é uma política, adotada pela estatal, que leva em conta a variação do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional para definir os preços que serão cobrados pelos combustíveis internamente.

“Isso foi feito no início do governo Temer. Toda vez que sobe lá fora, sobe aqui dentro. E, pelo que parece, pelo estatuto da Petrobras, essa paridade de preço internacional não precisa ser reajustada automaticamente, ela tem um espaço de até um ano. E, no final do ano, você faz uma conta de chegada, tendo em vista o lucro da Petrobras, com a parte que vai para o governo federal”, disse.

Por causa da guerra na Ucrânia, o comando da Petrobras vai tentar segurar os reajustes de combustíveis e permitir uma maior “previsibilidade” de preços. A ideia de Bolsonaro é reduzir a frequência dos reajustes, já que o impacto da inflação preocupa o comitê de sua campanha à reeleição.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Fonte: Portal R7 

ENEL LEVA CARAVANA DE SERVIÇOS A IPAMERI

0

Projeto oferece troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros serviços. 

Foto: Ascom – Enel/Reprodução


A Enel Distribuição Goiás leva a
Caravana #EnelporVocê para Ipameri nesta quarta-feira (1°), das 9h às 17h. Os clientes do município poderão trocar lâmpadas gratuitamente, contar com serviços oferecidos por uma Loja de Atendimento Móvel e se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Na oportunidade, também serão trocadas 60 geladeiras de clientes pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Adicionalmente, a companhia realizará um mutirão de manutenções e podas no município.  


A Caravana #EnelporVocê será realizada em frente à Prefeitura, onde os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 4 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel também ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos, ligações novas e trocas de titularidades. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica. 
 


Durante todo o dia, a companhia também fará um mutirão de manutenções e inspeção de 15 quilômetros de redes elétricas. Ao todo, 15 equipes atuarão na correção de anomalias, poda de árvores e limpeza de mais de 6 mil metros quadrados faixas de servidão, a fim de controlar a vegetação em contato coma rede elétrica. “O trabalho em formato de mutirão antecipa alguns trabalhos previstos no nosso plano de manutenções e atende algumas demandas da própria prefeitura, nossa parceira neste projeto”, explica o responsável pela Unidade Operativa Sul da Enel Distribuição Goiás, Romolo Yamamoto.
 

Troca de geladeiras vão ser realizadas na cidade de Ipameri. Foto: Ascom – Enel/Reprodução

Investimentos 


Desde 2017, a Enel Goiás já 
investiu cerca de R$ 20 milhões no sistema elétrico de média e baixa tensão de Ipameri, principalmente em obras para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, novas conexões rurais e urbanas, manutenção e digitalização das redes existentes, expansão do sistema e conexão de novos clientes.  

Na alta tensão, em 2018, a Enel inaugurou a Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Cristalina-Luziânia, uma obra de R$ 20 milhões que beneficiou tanto Ipameri como Cristalina e Luziânia. Em 2020, a empresa também investiu R$ 50 milhões no sistema elétrico da cidade, entregando a uma nova linha de alta tensão e a nova Subestação Paineiras, em parceria com o Grupo Lasa Lago Azul. A obra permitiu que a empresa conseguisse atender às solicitações de liberação ou aumento de carga, permitindo a conexão de novos clientes ao sistema ou mesmo aumentando a potência fornecida, possibilitando ampliações de negócios, especialmente da produção rural tão forte na região. 


Romolo explica que esse investimento contínuo tem contribuído para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, refletindo em melhorias nos indicadores de qualidade medidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 
Em 2018, um ano depois de a Enel ter assumido a distribuidora, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia (FEC) de 11,54 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média (DEC) de 30,58 horas. Este ano, em março de 2022, os indicadores de qualidade apontaram melhoras expressivas: o FEC caiu para 7,22 vezes ao ano (-37%) e o DEC baixou para 19,11 horas (-38%).  


Ele ressalta que parte desse resultado foi obtido com a intensificação do número de manutenções preventivas e corretivas no município. Aliadas às manutenções, a Enel também tem investido fortemente na 
digitalização da rede elétrica de Ipameri, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Esses equipamentos podem ser religadores automáticos ou chaves telecomandadas de redes trifásicas. Até o momento, 27 telecontroles já estão em operação no município.  


Além dos equipamentos tecnológicos instalados nas redes trifásicas, a companhia tem investido em aparelhos automáticos para redes monofásicas rurais, os chamados 
TripSavers. “O TripSaver substitui as chaves fusíveis tradicionais, que são conhecidas pelos clientes como ‘bananas’ ou ‘canelas’. Quando ocorre um desarme na rede que possui uma chave fusível, causada por um efeito transitório, como o toque da vegetação ou de um animal, por exemplo, é preciso que uma equipe vá ao local para rearmá-la. Nos pontos onde existem os TripSavers, ocorre o rearme automático do circuito. O equipamento é programado e faz três tentativas, sendo uma a cada 12 segundos. Se depois dessas três manobras o circuito continua desarmando, o equipamento entende que não é somente uma falha transitória e desarma, sendo necessário o envio de uma equipe para percorrer a rede e entender qual é a causa daquela falha. Nos estudos que fizemos para trazer essa tecnologia para Goiás, identificamos que cerca de 70% das ocorrências rurais eram causadas por defeitos transitórios, daí a importância desse equipamento. Atualmente, Ipameri já conta com três equipamentos como esse em operação”, descreve.   


Para os próximos anos, a companhia reafirma o compromisso de continuar investindo em melhorias para o sistema elétrico do município, tanto em manutenções quanto na expansão das redes de alta, média e baixa tensão, atuando de forma preventiva e corretiva, com utilização de materiais de alta qualidade, tecnologia de ponta e mão de obra qualificada. 
“As melhorias já são muito significativas, mas sabemos que esse ainda não é o cenário ideal. Por isso, seguimos com um robusto plano de investimentos para entregar um fornecimento de energia com a qualidade que os clientes de Ipameri precisam e merecem”, finaliza. 

 


Serviço 
 

Caravana #EnelPorVocê em Ipameri 

Quando: quarta-feira (1°) 

Horário: 9h às 17h.  

Solenidade de abertura: 9h. 

Local: Avenida Pandiá Calógeras, em frente à Prefeitura.