19 de janeiro de 2022

Ambulatório é instalado no Hospital Materno Infantil para desafogar Unidade de Pronto Atendimento

Foto: Reprodução/Secom – Prefeitura de Catalão

O Secretário Municipal de Saúde (SMS), Velomar Rios, informou ao Badiinho que teve início aos atendimentos aos pacientes com síndrome respiratória no ambulatório instalado no Hospital Materno Infantil, com o objetivo de desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que nos últimos dias tem ficado lotada devido à grande procura de pessoas com síndrome respiratória  e com sintomas gripais.

Ao Badiinho, Velomar explicou que nesse novo ambulatório que vai funcionar de domingo a domingo das 07 às 22hrs, serão realizadas consultas de triagens com enfermeiros e consultas médicas, e no caso da necessidade de exames de análises clínicas, estes serão feitos no próprio ambulatório, e no caso de exames de imagens, estes serão encaminhados para unidades credenciadas junto a Secretaria de Saúde do município.

De acordo com Velomar, que vai conversar com o Badiinho em entrevista ao vivo pela página do Blog do Badiinho no Facebook, reavaliações serão feitas conforme aumento o recuo da demanda.

Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

Nas últimas três semanas, aumento na UPA foi de mais 100%, afirmou diretor da unidade

Procura por atendimento na UPA de Catalão aumentou mais de 100% nas últimas três semanas. Foto: Divulgação/Direção da UPA de Catalão

O diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão, Rosângelo Pereira, disse que nas últimas três semanas, a UPA registrou um aumento de mais de 100% nos atendimentos, dos quais, cerca de 60% deles são de pessoas apresentando sintomas gripais ou síndrome respiratória, classificando ainda o aumento devido a pandemia que assola o país e o mundo todo.

De acordo com Rosângelo, hoje, quarta-feira, 19 de janeiro, a UPA ainda recebe um número significativo de pacientes, porém, ele informou que está acompanhando os atendimento no ambulatório do Hospital Materno Infantil, onde segundo ele, a demanda também está grande, com os mesmos sintomas de pessoas que apresentam síndrome respiratória ou de gripes.

“Não digo que poderá diminuir o número de pessoas que procuram a UPA, mas afirmo que vai contribuir para agilizar e melhorar o atendimento”, afirmou Rosângelo Pereira, diretor da Unidade de Pronto Atendimento, afirmando ele que a unidade não recebe apenas pessoas com sintomas de gripe, síndrome respiratória, mas também na área de pediatria 24hrs, além de todas as demandas clínicas de todas as situações simples até as mais graves, não somente de Catalão, mas de dos municípios circunvizinhos.

Rosângelo Pereira, diretor da UPA de Catalão conversou com o Badiinho nesta quarta-feira (19). Foto: Reprodução

Ouça o áudio: 

 

Publicado por: Badiinho Moisés