Início Site Página 816

2ª NOITE DO FLASH BACK NO FOGÃO DE LENHA SHOW, É NESTA QUARTA-FEIRA (15), VÉSPERA DE FERIADO

0


A primeira edição foi um sucesso, que teve direito a #TBT neste ano, e a 2ª Noite do Flash Back vai ser nesta quarta-feira, 15 de junho, véspera de feriado, no Fogão de Lenha Show, em Catalão.

Além da Banda Potência e do cantor Bruno Vilassa,  o DJ Marcelo Silver vai fazer você viajar no tempo com aquele som que marcaram os anos 70, 80, 90 e 2000, em um ambiente repleto de amigos.

Lembrando a você que para o seu maior conforto e segurança, o melhor acesso ao espaço Fogão de Lenha Show é pela Rua Augusto Silvestre (Rua da Transzero) pelo Castelo Branco e Residencial Liz.

Os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada no Disque Bebidas e no Parada 1000. Você também pode reservar a sua mesa com o Caçula: (64) 9 8126-9671 ou 99248-6825 Marcelo Silver.

Imagem: Divulgação/F.L.S

Publicado por: Badiinho Moisés 

GOIÁS EM MOVIMENTO: CAIADO AUTORIZA RECUPERAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS EM GOIANDIRA

0

Obras serão geridas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes com investimento total de R$ 1,7 milhão para recapeamento de trechos urbanos indicados pela prefeitura local.

Verador Romes (PDT), primeira dama Cleonice, prefeito Allisson (UB), Governador Ronaldo Caiado (UB) e a veradora professora Joana (UB). Foto: Badiinho Moisés

O governador Ronaldo Caiado assinou na tarde desta terça-feira (14/06) a ordem de serviço que autoriza o início das obras do programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios em Goiandira, no Sudeste goiano. O Estado investirá mais de R$ 1,7 milhão para recuperar o asfalto de ruas e avenidas da cidade.

“Vocês vão ver aqui uma recuperação que será realizada com o que tem de melhor em termo de asfalto. Isso aqui será mantido tranquilamente pelos próximos 12, 15 anos”, garantiu o governador ao vistoriar as obras na Rua Joaquim Neto. Em seguida, será realizada a sinalização das vias recuperadas.

“Estamos caminhando por Goiás, mostrando a parceria do Governo do Estado. Sabemos as dificuldades dos prefeitos e estamos contribuindo por meio do programa Goiás em Movimento”, afirmou Caiado sobre a iniciativa, que é gerida pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). “Não existe governador que toca um Estado sozinho. Se não houver essa parceria não consigo levar benefício e desenvolvimento aos municípios”, completou.

O cronograma da frente de serviços em Goiandira prevê recuperar mais de 76,7 mil metros quadrados de asfalto. As ruas e avenidas que receberão recapeamento foram selecionadas pela própria gestão municipal, conforme demanda da cidade. “Muito importante essa ação. A gente vai recapear 70% do município”, disse o prefeito Allison Peixoto. “É uma honra muito grande ter o senhor como parceiro”, finalizou o gestor municipal.

Governador Ronaldo Caiado (UB) exibe Ordem de Serviço (OS) para recuperação de ruas e avenidas da cidade de Goiandira por meio do programa Goiás em movimento. Foto: Badiinho Moisés

O Goiás em Movimento – Eixo Municípios tem o objetivo de reconstruir a pavimentação, e não tapar buracos. Isso eleva a qualidade e, consequentemente, melhora as condições de tráfego urbano. O programa auxilia principalmente as prefeituras mais carentes, que enfrentam dificuldades para fazer a manutenção da malha viária. O Estado já supera a marca de 50 municípios atendidos pela iniciativa.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Goiandira, Neusmar Santana; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Osvaldo Garcia; e os prefeitos Jânio Pacheco (Ipameri), Marcelo Paiva (Anhanguera), João Batista Davi Rios (Cumari), João Pimenta de Pádua Júnior (Nova Aurora) e Cébio Machado Nascimento (Ouvidor).

Foto: Lucas Diener
Foto: Lucas Diener

 

VEJA OS VÍDEOS DA COBERTURA FEITA PELO BADIINHO:

 

Leia também: 

-CAIADO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO E LANÇA RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DE RUAS DE GOIANDIRA NESTA TERÇA-FEIRA (14)

-GOIÁS EM MOVIMENTO: CAIADO ANTECIPA AGENDA PARA ÀS 14H30, EM GOIANDIRA

CASO VALÉRIO LUIZ: JURADO PASSA MAL EM GOIÂNIA E JURI É ADIADO PELA QUARTA VEZ

0

Sessão foi remarcada para o dia 5 dezembro.

Jornalista Valério Luiz. Foto: Reprodução

O júri popular do caso Valério Luiz foi adiado mais uma vez após um dos sete jurados passar mal e deixar o isolamento durante a madrugada desta terça-feira (14). Ele teria saído do hotel e ido sozinho em casa tomar remédio, o que resultou na quebra de isenção. Diante do ocorrido, o juiz Lourival Machado, da 2ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri, dissolveu o conselho de sentença. 

“Triste notícia a dar a todos. A nossa sessão infelizmente se encerra agora. Vou ser obrigado a dissolver o conselho de sentença. Um jurado passou mal e não tem condições de continuar. Nova data para o julgamento foi marcada para o dia 5 de dezembro”, disse o juiz.

Esta terça-feira seria o segundo dia do julgamento dos envolvidos na morte do radialista Valério Luiz. Ontem, primeiro dia da sessão do júri popular, foram 12 horas de oitiva de testemunhas de arroladas pelo Ministério Público. Foram quatro depoimentos, sendo um deles, de quatro horas.

Júri do caso Valério Luiz: Foto: Acaray Martins/ Centro de Comunicação Social do TJGO


Morte em 2012

Foto: Laerte Júnior

Valério Luiz foi morto a tiros, aos 49 anos, quando saía da rádio em que trabalhava, no dia 5 de julho de 2012. Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público, o crime foi motivado pelas críticas constantes de Valério Luiz à diretoria do Atlético Goianiense, da qual Maurício Sampaio, um dos réus, era vice-diretor. Atualmente, ele é vice-presidente do Conselho de Administração.

Além de Maurício Sampaio, respondem pelo crime Urbano de Carvalho Malta, acusado de contratar o policial militar Ademá Figueiredo para cometer o homicídio contra o radialista; Marcus Vinícius Pereira Xavier (que está em Portugal), que teria ajudado os demais a planejar o homicídio do radialista; e Djalma Gomes da Silva, que teria ajudado no planejamento do assassinato e também atrapalhado as investigações.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do Rota Jurídica 

POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS DE CATALÃO E FAMILIARES CELEBRAM O ‘DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE’ DOANDO NO HEMOCENTRO

0

No Hemocentro de Catalão, a maior baixa nos estoques são de bolsas de sangue do tipo negativo.

Hemocentro de Catalão. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

Para celebrar o ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’, celebrado hoje, 14 de junho, bem como o ‘Junho Vermelho’, policiais rodoviários federais e seus familiares estarão indo até o Hemocentro de Catalão para uma doação em massa de sangue, que veio justamente em um momento em que o estoque de bolsas de sangue encontra-se baixíssima, principalmente os de tipos negativos.

Recomendações para o dia da doação: nunca vá doar sangue em jejum;- faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;- não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;- evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;- evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes a doação;- interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem as seguintes profissões: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

 

Quem não pode doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;- mulheres grávidas ou amamentando;- pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas;- usuários de drogas;- aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

 

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

A direção do Hemocentro de Catalão ainda destaca a importância da doação de medula óssea, e a pessoa que queira doar, basta ir até o Hemocentro de Catalão onde será feita a coleta da amostra para que fica armazenada, e assim que  necessitada é feita a testagem para saber se é compatível ou não ao paciente que necessita da doação.


EM CATALÃO, ONDE POSSO DOAR SANGUE?

As doações são feitas no Hemocentro, que fica localizado na Rua Osório Vieira Leite, n° 78, no bairro São João. O horário de funcionamento é de segunda a  sexta-feira das 08h00 às 18h00 sem intervalo para almoço. O telefone de contato do HEMOCAT é o (64) 3411-3730.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

GOIÁS EM MOVIMENTO: CAIADO ANTECIPA AGENDA PARA ÀS 14H30, EM GOIANDIRA

0
Governador Ronaldo Caiado (UB). Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

Marcado para às 15h30, o governador Ronaldo Caiado (UB) antecipou agenda na cidade de Goiandira para às 14h30 desta terça-feira (14), em evento que acontece na Rua Joaquim Neto, em frente a agência do Banco do Brasil.

Ao lado do prefeito Allisson Peixoto (UB) e de lideranças de Goiandira, o governador Ronaldo Caiado (UB) assina ordem de serviço do Goiás em Movimento – Eixo Municípios. O investimento previsto é de R$ 1,7 milhão na recuperação do asfalto de ruas e avenidas de três bairros da cidade.

Equipes da Goinfra iniciaram trabalhos de recuperação do asfalto das ruas de Goiandira nesta segunda-feira (13). Foto: Ascom/Prefeitura de Goiandira


PELA MANHÃ, GOVERNADOR CUMPRE AGENDA EM CALDAS NOVAS

Agora pela manhã, o governador Ronaldo Caiado está participando de inauguração  da sede do Complexo do 19° Comando Regional de Polícia Militar (19° CRPM), no Setor Lagoa Quente, em Caldas Novas.

Caiado também está fazendo a entrega nove viaturas, além de materiais operacionais e de proteção individual para serem utilizados pelas unidades do Corpo de Bombeiros que integram o 7º Comando Regional Bombeiro Militar, com investimento superior a R$ 1 milhão. Em seguida, às 11h, ainda no município, participa do início da colheita do milho safrinha, na Fazenda Planalto.

 

Leia também:

-CAIADO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO E LANÇA RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DE RUAS DE GOIANDIRA NESTA TERÇA-FEIRA (14)

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 56 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA TERÇA-FEIRA (14/06) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 14/06/2022 – Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).


1. Açougueiro, com experiência na CTPS, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

2. Arte Finalista, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

3. Assistente Administrativo, com experiência na área tributária, disponibilidade de horário, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Assistente Administrativo, com experiência, CNH “B”, para trabalhar na cidade de Pires Belo, vaga também para PCD, masculino – 01 vaga;

5. Atendente Balconista, com experiência, feminino – 01 vaga;

6. Auxiliar de Cozinha, com experiência na CTPS, parar trabalhar das 16:20 as 00:00 horas, feminino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Cozinha, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

8. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 01 vaga;

9. Auxiliar de Linha de Produção, para trabalhar na cidade de Pires Belo, vaga também para PCD, ambos os sexos – 01 vaga;

10. Auxiliar de Logística, masculino – 03 vagas;

11. Borracheiro, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

12. Caminhoneiro de Caminhão Pipa, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

13. Chapeiro, ambos os sexos – 01 vaga;

14. Cozinheira, ficar alojada e trabalhar em uma fazenda a 11 km de Catalão, feminino – 01 vaga;

15. Encanador, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

16. Entregador de Gás, CNH “A”, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

17. Entregador de Gás, com experiência, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

18. Estoquista, com moto própria, CNH “A”, masculino – 01 vaga;

19. Gerente Administrativo, com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

20. Instalador de Sistemas Eletrônicos, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

21. Mecânico Automotivo de Linha Pesada, com experiência em Ônibus, ambos os sexos – 01 vaga;

22. Monitor Infantil, com experiência, para trabalhar das 15:00 as 23:00 horas, feminino – 01 vaga;

23. Motorista de Caminhão Betoneira, com experiência na CTPS, CNH “D”, masculino – 01 vaga;

24. Motorista de Micro Ônibus, com experiência na CTPS, CNH “D” ou “E”, curso de transporte de passageiros, ambos os sexos – 01 vaga;

25. Motorista Entregador, com experiência, CNH “C”, masculino – 01 vaga;

26. Motorista Entregador, com experiência, CNH “B”, masculino – 01 vaga;

27. Motorista Entregador, com experiência na CTPS, disponibilidade de horário, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

28. Motorista Entregador, com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

29. Oficial de Serviços Gerias, com experiência, masculino – 01 vaga;

30. Operador de Escavadeira Hidráulica, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

31. Operador de Retroescavadeira, com experiência na CTPS e ter veículo próprio, masculino – 01 vaga;

32. Operador de Rolo Compactador, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

33. Operador de Trator Agrícola, para fazer também o transporte de mercadorias, CNH “C” ou acima, masculino – 01 vaga;

34. Pedreiro, com experiência, masculino – 02 vagas;

35. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

36. Técnico em Informática, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

37. Técnico em Segurança do Trabalho, com experiência na CTPS, para ficar alojado há cerca de 110 km de Catalão, masculino – 01 vaga;

38. Trabalhador Agropecuário, para trabalhar em linha de Produção, masculino – 06 vagas;

39. Trabalhador Rural, com experiência na CTPS, para trabalhar próximo a Davinópolis, masculino – 01 vaga;

40. Trabalhador Rural, para trabalhar em uma chácara há 25 km de Catalão, masculino – 01 vaga;

41. Vaqueiro, com experiência em Gado de Corte, para trabalhar em uma fazenda próximo a Goiandira, masculino – 01 vaga

42. Vendedor Interno com experiência, ambos os sexos – 02 vagas;

43. Vendedor Interno e Externo, para vendas de cursos profissionalizantes, ambos os sexos – 02 vagas;

44. Vendedor Externo, com moto própria, ambos os sexos – 01 vaga. 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

IDOSOS COM 50 ANOS OU MAIS RECEBEM A 4ª DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19 NESTA TERÇA-FEIRA (14); CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEGUEM SENDO VACINADAS

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a segunda dose da CoronaVac

Hoje, terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira dose da CoronaVac entre os dias 26 de janeiro a 20 de maio.

A aplicação do imunizante acontece em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro Integrado da Mulher (CIM);

-Das 09 horas às 16 horas e 30 minutos.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.


Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Covid-19: Saúde convoca crianças de 5 a 11 anos para receberem a vacina pediátrica

A aplicação será tanto para primeira quanto para segunda dose.

Catalão segue  com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para crianças. hoje, terça-feira (14), a primeira dose da vacina pediátrica continua liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade. E também será aplicada a segunda dose nas crianças que receberam a primeira dose da Pfizer, entre os dias 17 de janeiro a 19 de abril.

-Ambas aplicações serão realizadas no Centro Integrado da Mulher (CIM), das 09h às 14h.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Repescagem: Saúde convoca população de 18 anos ou mais para receber a primeira dose

O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 18 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização acontece hoje, terça-feira (14), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Saúde convoca população adulta e gestantes e puérperas de 12 a 17 anos para receberem a Terceira Dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população adulta e gestantes e puérperas de 12 a 17 anos que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 10 de fevereiro, para aplicação da terceira dose.

A imunização acontece hoje, terça-feira (14), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM).

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Covid-19: Saúde convoca pessoas de 50 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente pessoas de 50 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo, após terem recebido a terceira dose (14/02), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização acontece hoje, terça-feira (14), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Até então, o Ministério só recomendava a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, além de imunossuprimidos. Mas algumas cidades já haviam se decidido a fazer a aplicação em maiores de 50. A nota técnica, escrita pela Secretaria de Enfrentamento à Covid, um órgão do ministério, afirma que, apesar de haver poucos dados sobre a o tamanho do benefício da quarta dose, o aumento nos casos de Covid-19 justifica a estratégia de ampliar a aplicação desse reforço.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Ascom -Prefeitura de Catalão

FRIO PERDE INTENSIDADE NO DECORRER DA SEMANA, MAS DEVE VOLTAR NO FINAL DE SEMANA

Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

O climatologista Rafael Ávila informou em nota técnica emitida na manhã desta segunda-feira (13), que em Catalão e na região, o frio perderá intensidade ao longo dessa semana, mas promete voltar com mais força a partir do próximo domingo (19).

De acordo com Ávila, a temperatura mínima registrada em Catalão, na madrugada desta segunda-feira (13), foi de 11,7ºC.

Na nota emitida pelo coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, afirma que nesta terça (14) e quarta-feira (15), teremos uma pequena possibilidade de formação de áreas de instabilidade em algumas regiões do Estado devido ao transporte de umidade da região norte do país, e de quinta até sábado o tempo segue estável.

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

SENADO APROVA PROJETO QUE REDUZ IMPOSTO PARA BAIXAR PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

0
Plenário do Senado Federal, em Brasília (DF). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Com 65 votos a favor e 12 contra, o Plenário do Senado aprovou o projeto que fixa teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público (PLP 18/2022). A proposta prevê uma compensação aos estados com o abatimento de dívidas com a União, quando a perda de arrecadação passar de 5%. Os governos não endividados terão prioridade para fazer empréstimos com o aval da União, e podem ter recursos adicionais em 2023. Os senadores ainda analisam emendas destacadas para votação em separado.

O governo argumenta que a mudança vai diminuir os preços dos combustíveis para o consumidor final e ajudará no controle da inflação, ajudando a economia como um todo. Já os críticos do PLP afirmam que não haverá redução significativa de preços nas bombas, mas áreas como saúde e educação podem ser afetadas.

O relator Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) complementou seu relatório analisando todas as 77 emendas apresentadas por senadores. Ele acolheu quatro emendas de maneira integral e outras nove emendas parcialmente.

Como o projeto considera que combustíveis — assim como energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações — são bens essenciais e indispensáveis,  os governos não poderão cobrar ICMS acima do teto se o PLP virar lei.

Os governadores têm demonstrado resistência à proposta, visto que o ICMS é a principal fonte de arrecadação dos estados. Já os parlamentares de oposição  consideram a medida eleitoreira, que pode prejudicar os governos locais sem surtir o efeito desejado, que é baixar os valores na bomba. A questão também é objeto de processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto aprovado reduz a zero as alíquotas de Cide-Combustíveis e PIS/Cofins incidentes sobre a gasolina até 31 de dezembro de 2022. Atualmente, tais tributos federais já estão zerados para diesel e gás de cozinha. O relator optou também por derrubar a zero a PIS/Cofins incidente sobre álcool hidratado e sobre álcool anidro adicionado à gasolina.

Nos cálculos apresentados por Fernando Bezerra Coelho em plenário, as perdas arrecadatórias de estados e municípios representarão pouco frente ao aumento das receitas dos últimos anos.

— Os estados poderão comportar e dar a sua contribuição para que a gente possa reduzir o preço da energia, o preço dos combustíveis, o preço das telecomunicações (… ) estados e municípios podem, sim, suportar o impacto deste projeto — afirmou o relator.

Para Fernando Bezerra Coelho seu relatório aperfeiçoou os mecanismos de compensação aos estados previstos no projeto original, de autoria do deputado Danilo Forte (União-CE).

Líder do PL no Senado, o senador Flávio Bolsonaro (RJ) defendeu a aprovação do projeto por entender que haverá redução nos preços do frete e dos alimentos, além do alívio inflacionário.

— É um passo importante e corajoso a favor dos mais pobres que o Congresso Nacional dará, pois estamos tratando os combustíveis como bens essenciais que são, conforme já o próprio Poder Judiciário vem reiteradamente reconhecendo e formando um conceito majoritário  — disse Flávio Bolsonaro.

Também apoiaram a aprovação do projeto os senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Marcos Rogério (PL-RO), Carlos Portinho (PL-RJ), Jorginho Mello (PL-SC), Zequinha Marinho (PL-PA), Reguffe (União-DF), Lucas Barreto (PSD-AP), Angelo Coronel (PSD-BA), Esperidião Amin (PP-SC), Fabio Garcia (União-MT) e outros.

Críticas

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) criticou duramente o PLP. Ele disse que há 100 milhões de brasileiros que vivem em insegurança alimentar e que as mudanças vão “subsidiar o combustível dos carros da classe média”

— Enquanto uma criança passa fome e tem o desenvolvimento mental dos seus neurônios comprometido pela ausência de proteínas e de alimentação básica, é justo que se estabeleça uma política pública de usar dinheiro público para financiar combustível de carro de passeio? Eu jamais colocarei minha impressão digital sobre tamanho absurdo. Isso não faz nenhum sentido! — opinou Oriovisto.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) também foi contrária ao PLP. Ela disse que as alterações vão prejudicar os caixas dos estados e diminuir investimentos em saúde e educação. Ela acrescentou não haver garantias que o preço vai diminuir nos postos de combustível.

— Enquanto a Inglaterra está decidindo taxar os lucros das empresas petrolíferas, aqui nós estamos optando por retirar recursos da educação e da saúde dos estados e dos municípios para manter os lucros e os dividendos dos acionistas da Petrobras, que pagam zero de Imposto de Renda. Isso não se pode fazer! — afirmou Zenaide.

Os senadores Jean Paul Prates (PT-RN), Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Oriovisto Guimarães também disseram duvidar que o projeto vai conseguir diminuir o preço dos combustíveis nos postos. Eles chegaram a pedir o adiamento da votação, mas não obtiveram sucesso.

— A nossa posição como líder da minoria é de ceticismo absoluto em relação a esse projeto por saber que a solução não reside em, mais uma vez, atacar a tributação estadual e zerar impostos sobre combustíveis fósseis, sacrificando a capacidade de atendimento dos estados e municípios ao público — afirmou Jean Paul Prates.

Mais informações a seguir, matéria em atualização…

Leia também: 

-PREVISÃO É O PREÇO DA GASOLINA CAIR R$ 2 E O DO DIESEL, R$ 1, AFIRMOU BOLSONARO

 

 

Publicado por: Badiinho/Matéria com Fonte: Agência Senado

FENÔMENO NO INSTAGRAM: DONA DE CASA DE OUVIDOR FICA FAMOSA NA INTERNET COLOCANDO VÍDEOS DO DIA A DIA DA VIDA SIMPLES AO LADO DA FAMÍLIA

0
Kamylla Carter virou sucesso no Instagram fazendo vídeos do seu dia a dia na vida simples que leva ao lado do marido e dos filhos, em casa simples na cidade de Ouvidor. Foto: Instgram – Reprodução

A Record TV Goiás destacou o sucesso de uma moradora da cidade de Ouvidor, que conseguiu virar um fenômeno no Instagram, ao mostrar a luta diária de uma vida simples que leva ao lado do marido que é soldador, e de seus dois filhos, na vizinha cidade de Ouvidor.

Kamila Carter, dona do perfil no Instagram, ‘Pausa Para o Cafezinho’, afirmou a reportagem da emissora da Rede Record, que conseguiram o lar trocando o carro da família por uma casa simples e por acabar, na rica cidade de Ouvidor, dona de uma das maiores arrecadações da região, em decorrência da mineradora de nióbio em solo ouvidorense.

No primeiro vídeo, a influenciadora digital conseguiu alcançar milhares de visualizações além da marca de 50 mil seguidores. No segundo vídeo, o qual ela mostrou seu banheiro, os seguidores ultrapassaram os 137 mil.

O vídeo que projetou Kamila no Instagram, foi justamente o que mostra a negociação da troca do carro pela casa, e de lá pra cá, ela posta a simplicidade do dia a dia dela e de sua família , além da luta para acabar a construção da casa.

O perfil no Instagram da Kamylla Carter já somam mais de 339 mil seguidores, rendendo algumas publicidades que lhe garantiram alguns itens como tanquinho, colchão e até mesmo garantiu a melhora de seu banheiro e fazer o quarto das crianças.

A luta da Kamylla e do marido, agora é para melhorar ainda mais sua casa simples, e os próximos passos agora, é para fazer uma área e o muro da casa, mas o sonho mesmo, é acabar por completa a casinha, e tudo ser postado no seu Instagram.