14 de junho de 2022

POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS DE CATALÃO E FAMILIARES CELEBRAM O ‘DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE’ DOANDO NO HEMOCENTRO

No Hemocentro de Catalão, a maior baixa nos estoques são de bolsas de sangue do tipo negativo.

Hemocentro de Catalão. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

Para celebrar o ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’, celebrado hoje, 14 de junho, bem como o ‘Junho Vermelho’, policiais rodoviários federais e seus familiares estarão indo até o Hemocentro de Catalão para uma doação em massa de sangue, que veio justamente em um momento em que o estoque de bolsas de sangue encontra-se baixíssima, principalmente os de tipos negativos.

Recomendações para o dia da doação: nunca vá doar sangue em jejum;- faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;- não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;- evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;- evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes a doação;- interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem as seguintes profissões: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

 

Quem não pode doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;- mulheres grávidas ou amamentando;- pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas;- usuários de drogas;- aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

 

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

A direção do Hemocentro de Catalão ainda destaca a importância da doação de medula óssea, e a pessoa que queira doar, basta ir até o Hemocentro de Catalão onde será feita a coleta da amostra para que fica armazenada, e assim que  necessitada é feita a testagem para saber se é compatível ou não ao paciente que necessita da doação.


EM CATALÃO, ONDE POSSO DOAR SANGUE?

As doações são feitas no Hemocentro, que fica localizado na Rua Osório Vieira Leite, n° 78, no bairro São João. O horário de funcionamento é de segunda a  sexta-feira das 08h00 às 18h00 sem intervalo para almoço. O telefone de contato do HEMOCAT é o (64) 3411-3730.

 

Publicado por: Badiinho Moisés