Início Site Página 144

WhatsApp deixará de funcionar em 24 modelos de celulares a partir deste sábado (1º); confira a lista

0

O WhatsApp não vai mais funcionar em 24 modelos de celulares de sete marcas a partir deste sábado (1º). A maior quantidade de aparelhos afetados é da Samsung (6) e da Apple (5).

Motivo da mudança

A medida foi anunciada pela Meta, que justificou a decisão como parte de um processo para melhorar a segurança e o desempenho do aplicativo. Pois, segundo a empresa, alguns dispositivos não conseguem acompanhar as atualizações necessárias para manter o funcionamento estável e seguro do app.

Assim, os celulares que não atenderem aos requisitos mínimos deixarão de receber suporte e, consequentemente, o WhatsApp poderá parar de funcionar corretamente a partir de novembro.

Modelos afetados

Samsung: Galaxy S3, S4 Mini, Note 2, Core, Trend e S5
Motorola: Moto G (1ª geração) e Moto E (2014)
LG: Optimus G, Nexus 4, G2 Mini e G3
Sony: Xperia Z, SP, T, V e Z2
Huawei: Ascend Mate 2
HTC: One M8
iPhone: 5, 5c, 5s, 6 e 6 Plus (se não atualizados para o iOS 12)

Requisitos para continuar usando o app

A partir de novembro, para que o WhatsApp continue funcionando, o aparelho deve ter Android 5.0 (Lollipop) ou iOS 12, no mínimo. Dessa forma, quem ainda usa versões anteriores precisará atualizar o sistema ou, se isso não for possível, trocar de celular.

Riscos de não atualizar

Caso o aparelho não seja atualizado ou substituído, o aplicativo pode começar a apresentar falhas, como travamentos, dificuldade para abrir, além de impedir o envio e recebimento de mensagens.

Além disso, sem as atualizações, o usuário deixa de receber correções de segurança, o que pode colocar seus dados pessoais em risco.

Por que o WhatsApp faz isso?

As atualizações são aplicadas periodicamente para reforçar a segurança e aprimorar recursos como chamadas de vídeo e integração com inteligência artificial.

Porém, celulares mais antigos não suportam essas novas versões, o que acaba limitando o desempenho. A Meta afirma que manter o suporte a aparelhos obsoletos afetaria a experiência geral dos usuários e comprometeria a integridade da plataforma.

O que fazer se o celular está na lista

  1. Tente atualizar o sistema operacional, caso o fabricante ainda permita.

  2. Se não for possível, substitua o aparelho por um modelo compatível com Android 5.0 ou iOS 12.

Como salvar suas conversas

Antes de trocar de celular, é essencial fazer backup das conversas para preservar a memória das mensagens.

  • No Android: vá em ConfiguraçõesConversasBackup no Google Drive.

  • No iPhone: acesse AjustesConversasBackupBackup no iCloud.

Assim, ao configurar o WhatsApp em um novo dispositivo, será possível restaurar todo o histórico de conversas.

Funerária São Vicente de Paulo orienta famílias a renovar carneiras no Cemitério Jardim São Pedro

0

A Funerária São Vicente de Paulo, responsável pela administração do Memorial Jardim São Pedro, orienta as famílias com carneiras alugadas antes de julho de 2020 a procurarem a sede da instituição para renovar ou regularizar os contratos. O prazo de cinco anos terminou, e o objetivo é garantir mais organização no cemitério e atender melhor a população.

O presidente da associação, Absalão Ramos da Cruz, explicou que o comunicado busca manter um diálogo transparente e acessível com os familiares. “Estamos prontos para negociar. A família pode renovar o contrato, comprar o terreno de forma definitiva ou acompanhar a transferência dos restos mortais para o ossuário”, afirmou.

Além disso, ele lembrou que muitos sepultamentos aconteceram com o apoio da Prefeitura e de entidades beneficentes, que auxiliam famílias de baixa renda. “Essas doações cobrem parte das despesas do funeral. Quando o contrato vence, o espaço pode receber outro sepultamento. No entanto, todo o processo é feito com respeito e acompanhamento, e os restos mortais ficam guardados corretamente no ossuário”, ressaltou.

Cemitério se prepara para o Dia de Finados

Com a chegada do Dia de Finados, neste domingo (2), a equipe da funerária intensificou os cuidados no local. “Mesmo com as chuvas recentes, o cemitério está limpo e bem cuidado. Teremos uma missa às oito horas da manhã e esperamos uma grande presença de visitantes”, destacou Absalão.

Leia também: 

-Prefeitura prepara cemitérios de Catalão para receber visitantes no Dia de Finados

Ao mesmo tempo, a administração investe em melhorias tecnológicas. Em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), será lançado um aplicativo que permite localizar jazigos diretamente pelo celular. “O visitante poderá encontrar o túmulo de seu ente querido de maneira rápida e prática. Além disso, estamos instalando novas placas de identificação, o que facilitará ainda mais as visitas”, explicou o presidente.

Atendimento contínuo e humanizado

Por fim, Absalão reforçou que a Funerária São Vicente de Paulo mantém atendimento diário e aberto ao público. “Queremos tranquilizar as famílias. Ninguém ficará sem assistência. Nosso compromisso é resolver cada situação com diálogo, respeito e humanidade”, concluiu.

Caiado elogia operação no Rio e pede união nacional no combate às facções criminosas

0

Lideranças estaduais lançam o Consórcio da Paz para integrar ações contra o crime organizado

Durante o encontro de governadores realizado na última quinta-feira (30/10), no Palácio Guanabara, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), defendeu que a segurança pública é o alicerce da governabilidade e deve ocupar o centro das prioridades nacionais.

O evento reuniu líderes de vários estados e resultou na criação do Consórcio da Paz, uma aliança entre governos estaduais para integrar forças policiais e serviços de inteligência. Dessa forma, o grupo pretende ampliar a cooperação e fortalecer o combate ao crime organizado em todo o país.

Leia também:

-Megaoperação no Rio de Janeiro: 64 mortos, 81 presos e governo cobra apoio federal

-Confronto no Rio de Janeiro atinge 132 mortos e expõe poder de fogo do Comando Vermelho

-Cinco goianos integram lista de mais de 120 mortos em operação contra o CV no Rio de Janeiro

Apoio ao Rio e críticas ao governo federal

Ronaldo Caiado durante encontro de governadores no Rio de Janeiro. Foto: Walter Folador

Caiado viajou ao Rio para manifestar apoio ao governador Cláudio Castro (PL), após a megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão. Durante o encontro, ele classificou as ações das facções como “terrorismo” e criticou a falta de iniciativa do governo federal diante da escalada da violência.

“O desinteresse é total em dar apoio ao Rio de Janeiro. E não interessa essa pauta a eles, porque são complacentes”, afirmou o governador.

Além disso, Caiado alertou sobre a PEC da Segurança, que, segundo ele, pretende concentrar poderes em Brasília e enfraquecer a autonomia dos estados.

“Temos que desmascarar a tese de que isso tem motivação política. O povo pede segurança, e é isso que estamos fazendo”, acrescentou.

Goiás como referência nacional

Caiado apresentou resultados que comprovam a redução contínua dos índices criminais em Goiás desde 2019. Ele atribuiu o avanço aos investimentos em inteligência, formação de agentes e integração entre as polícias.

“Nunca mais tivemos um sequestro, um novo cangaço, uma invasão de terra”, destacou.

O governador também lembrou que retomar o controle do sistema prisional foi essencial para enfraquecer as facções criminosas.

“Quando o Estado reassume o comando das penitenciárias e o faccionado perde privilégios, a criminalidade despenca. Essa é a realidade”, declarou.

Consórcio da Paz busca união de esforços

O Consórcio da Paz, criado após o encontro, tem como objetivo articular ações conjuntas entre os estados e aprimorar a troca de informações estratégicas. Assim, a iniciativa deve reforçar a integração operacional e a resposta rápida das forças de segurança.

“Se queres a paz, prepare-te para a guerra. É isso que aprendemos”, concluiu Caiado.

Por fim, o governador do Rio, Cláudio Castro, agradeceu o apoio e ressaltou a importância da união entre os estados.

“Foi muito bonito ouvir dos governadores a preocupação com o cidadão que sai de casa cedo e quer ter segurança para sua família”, disse.

Caixa amplia investimentos e condições do Minha Casa Minha Vida em Goiás

0

A Caixa Econômica Federal reforça sua presença no mercado imobiliário goiano. O banco amplia investimentos e facilita o acesso ao crédito para diferentes faixas de renda.

De acordo com o superintendente de Habitação da Caixa no Sul de Goiás, Ubiratan Lima Oliveira, já foram contratados R$ 3,5 bilhões em financiamentos pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) somente neste ano. Esse volume representa um crescimento de 18% em relação a 2024 e, segundo ele, deve ultrapassar R$ 4 bilhões até o fim de 2025.

Durante um evento voltado ao setor imobiliário, Oliveira explicou que a instituição atua tanto com pessoas físicas quanto com construtoras. “Acabamos de assinar um contrato de R$ 17 milhões em Trindade e outro, que será formalizado amanhã, de R$ 100 milhões em Goiânia. Atendemos desde o cliente final até as empresas do setor”, afirmou em entrevista ao jornalista Altair Tavares, do Diário de Goiás.


Expansão do Minha Casa Minha Vida

Em Goiás, o faixa 1 do programa, voltado a famílias beneficiárias do Bolsa Família e do BPC/INSS, soma 4.823 unidades em construção. Além disso, outras 3.250 moradias estão previstas para contratação até abril de 2026.

“Estamos falando de quase 8 mil casas a custo zero para famílias de baixa renda”, destacou o superintendente.

Por outro lado, o faixa 2, que atende famílias com capacidade de financiamento, mantém ritmo acelerado. Somente na região que engloba Goiânia, o Sudoeste e o Sul do Estado, o volume de crédito já supera R$ 3,5 bilhões.

Dois moradores de Catalão são premiados na Nota Goiana de outubro

0

Realizado nesta quinta-feira (30), o sorteio de outubro da Nota Fiscal Goiana premiou mais de 150 consumidores de diversas cidades do Estado. O grande vencedor foi Matheus F. de Rezende, morador de Goiânia, que levou R$ 50 mil após concorrer com 12 bilhetes. Ele se inscreveu no programa em 2024 e pediu o CPF na nota.

Além disso, Lucas F. Lourenço, de Itumbiara, e as goianienses Marina da C. Elias e Danielly Cristine V. Sousa ganharam R$ 10 mil cada. O evento, realizado na sede da Secretaria da Economia, marcou a 107ª edição do sorteio, que distribuiu R$ 200 mil em prêmios.

Premiações e distribuição regional

Ao todo, também foram sorteados quatro prêmios de R$ 5 mil, 50 de R$ 1 mil e 100 de R$ 500, todos em valores brutos. A lista completa dos premiados pode ser consultada no site oficial do programa (goias.gov.br/nfgoiana/sorteio-no-107).

Os vencedores são de 37 municípios goianos. Goiânia lidera com 76 ganhadores, seguida por Aparecida de Goiânia (14), Anápolis (9), Rio Verde (7), Senador Canedo (4), Jataí (4), Valparaíso de Goiás (3) e Morrinhos (3).

Além disso, cidades como Catalão, Guapó, Caldas Novas, Formosa, Goianésia e outras também tiveram representantes premiados.

Como resgatar o prêmio

Para resgatar os valores, os contemplados devem acessar o site www.goias.gov.br/nfgoiana, fazer login na área restrita e preencher os dados bancários na aba Premiação. É importante lembrar que o prazo para solicitar o prêmio é de 90 dias a partir da publicação do sorteio no Diário Oficial do Estado.

Próximo sorteio terá prêmio de R$ 400 mil

Os consumidores cadastrados no programa concorrem automaticamente aos sorteios mensais sempre que pedem nota fiscal com CPF nas compras feitas no comércio goiano. A cada R$ 100 em compras, o participante ganha um bilhete eletrônico.

Além dos prêmios mensais, o programa oferece até 10% de desconto no IPVA para os inscritos.

Por fim, o coordenador do programa, Leonardo Vieira de Paula, lembra que haverá um sorteio especial em dezembro, com R$ 700 mil em prêmios, sendo R$ 400 mil o maior valor individual. “Temos ainda um grande incentivo para quem ainda não participa: basta se cadastrar gratuitamente até 30 de novembro para concorrer ao sorteio de fim de ano”, destacou.

 

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Vagas de Emprego em Catalão nesta sexta-feira (31/10)

A Secretaria do Trabalho e Renda, através do SINE, anunciou nesta sexta-feira (31/10/2025) a abertura de 127 oportunidades de emprego em várias áreas, abrangendo diferentes níveis de experiência e perfis profissionais. Confira os detalhes sobre as vagas, a documentação necessária e como se candidatar.

Oportunidades Disponíveis

As vagas disponíveis contemplam diversos setores e incluem várias funções. Veja alguns exemplos:

  • Atendente de balcão – 01 vaga

  • Atendente de farmácia – 01 vaga

  • Auxiliar administrativo – 01 vaga

  • Auxiliar de produção – 01 vaga

  • Caldeireiro de manutenção – 05 vagas

  • Consultor de vendas – 03 vagas

  • Empregada doméstica – 02 vagas

  • Mecânico de automóveis – 01 vaga

  • Motorista de caminhão – 03 vagas

  • Motorista entregador – 02 vagas

  • Oficial de serviços gerais – 11 vagas

  • Operador de caixa – 07 vagas

  • Operador de empilhadeira – 01 vaga

  • Padeiro – 01 vaga

  • Pedreiro – 05 vagas

  • Recepcionista/secretária – 01 vaga

  • Servente de pedreiro – 05 vagas

  • Soldador – 05 vagas

  • Vendedor interno – 15 vagas

  • Vigia noturno – 03 vagas

Além disso, há vagas para auxiliar de mecânico, auxiliar de recepção, encanador de manutenção, instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança, lubrificador de automóveis, mecânico de manutenção, mecânico de máquinas pesadas, monitor de recreação, operador de caldeira, supervisor de vendas, tratorista agrícola, vendedor pracista, vulcanizador e outras funções.

Documentação Necessária

Assim, para se candidatar, os interessados precisam apresentar:

  • Carteira de trabalho (física ou digital);
  • CPF;
  • Número do PIS.

Para mais detalhes, consulte o SINE de Catalão.

Importante: Caso algum dos documentos esteja ausente, o atendimento será negado. Além disso, as vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.

Como se Candidatar

Assim, os candidatos devem comparecer ao SINE Catalão, onde poderão obter mais informações e realizar a candidatura. Este é um momento importante para aqueles que buscam uma chance de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Portanto, aproveite esta oportunidade para se conectar a vagas que promovem inclusão e diversidade, garantindo acesso a diferentes setores do mercado profissional.

Não deixe para a última hora!

Idosa com Alzheimer desaparece no bairro Santa Cruz; família mobiliza buscas e pede ajuda

0

A idosa Rosa Maria Pereira Leite, moradora do bairro Santa Cruz, em Catalão (GO), está desaparecida desde a madrugada desta sexta-feira (31/10). De acordo com a família, ela saiu de casa enquanto todos dormiam e, até o momento, ninguém conseguiu encontrá-la.

Rosa Maria tem Alzheimer e vestia as mesmas roupas registradas na foto divulgada pelos parentes. O desaparecimento deixou a família desesperada, e todos se mobilizam para localizar a idosa. Eles pedem que a população fique atenta e ajude nas buscas.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Rosa Maria pode ser repassada pelos telefones:
📞 (64) 99973-4651
📞 (64) 98172-2083

A família reforça que toda ajuda é importante para que ela retorne para casa em segurança.

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas no bairro Pontal Norte, em Catalão

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal (GEIC/9ª DRP), prendeu em flagrante, na tarde desta quinta-feira (30), um homem de 52 anos suspeito de tráfico de drogas no bairro Pontal Norte, em Catalão.

Denúncia e monitoramento

Após denúncias sobre a movimentação e o possível comércio de entorpecentes na região, os policiais se deslocaram até a Rua L2 para monitorar o local. Durante a vigilância, a equipe viu uma pessoa entrar rapidamente na residência do suspeito e sair logo em seguida. Ao tentar abordá-lo, o indivíduo fugiu em direção a um matagal, jogando fora uma pequena quantidade de cocaína embalada em um saco plástico preto. Ele não foi identificado, mas a polícia acredita que se trate de um usuário.

Ação na residência

Assim, os agentes retornaram à casa do investigado e encontraram outro homem no local. Durante a busca pessoal, localizaram uma porção de crack dentro da carteira do indivíduo. Em seguida, os policiais realizaram uma busca domiciliar e apreenderam:

  • 09 porções menores de cocaína embaladas e prontas para venda;

  • 01 porção maior da mesma droga;

  • Um caderno com anotações do tráfico;

  • Três aparelhos celulares.

Prisão e encaminhamento

Portanto, o suspeito, que já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi levado à sede do GEIC e autuado em flagrante pelo crime previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006. O homem foi encaminhado ao sistema prisional. Além disso, o segundo indivíduo foi autuado em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 28 da mesma lei, por porte para consumo pessoal.

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Pontal Norte – Foto: 9ª DRP

Ecovias anuncia conclusão da PS2 da BR-050 para novembro e reforça orientações aos motoristas em Catalão

0

A Ecovias Minas Goiás entra na reta final das obras de duplicação da BR-050, no perímetro urbano de Catalão. No último domingo (27/10), a concessionária liberou parcialmente a Passagem Superior 2 (PS2), estrutura que liga o centro ao bairro Castelo Branco. O coordenador de obras da empresa, David Garcia, explicou os detalhes em entrevista ao Blog do Badiinho.

Liberação parcial e ajustes finais

Imagem feita por drone mostra a Passagem Superior que liga o bairro Castelo Branco. Foto: Caleb Silva

Segundo Garcia, a liberação já trouxe melhorias significativas no trânsito da região. “Abrimos apenas a parte superior da PS2, que permite o tráfego entre o centro e os bairros próximos. Agora estamos finalizando os acabamentos, o paisagismo e a instalação dos semáforos para concluir a entrega”, afirmou.

Além disso, o coordenador ressaltou que as vias marginais permanecem bloqueadas. A medida busca evitar acidentes enquanto as equipes configuram os novos semáforos. “Optamos por manter os bloqueios até concluir toda a sinalização. Essa decisão garante segurança tanto aos motoristas quanto aos trabalhadores”, completou.

Segurança e acessibilidade

O projeto da PS2 prioriza sustentabilidade e segurança viária. “Todos os viadutos contam com passagens para pedestres, o que reforça o nosso compromisso com a segurança da população. Por isso, pedimos que os motoristas respeitem as placas e reduzam a velocidade”, destacou Garcia.

Além da passarela já existente, a Ecovias construirá uma nova passagem para pedestres e ciclistas. Assim, a empresa busca ampliar o conforto e a mobilidade de quem utiliza a rodovia diariamente.

Inauguração confirmada para novembro

A concessionária prevê que a inauguração da PS2 ocorra na segunda quinzena de novembro. “Nosso time institucional está em Brasília para definir a data com o ministro e outras autoridades políticas. Queremos entregar a obra com a presença de lideranças regionais e nacionais”, explicou Garcia.

Enquanto isso, as equipes seguem trabalhando no dispositivo do km 278, próximo ao Pontal. Devido ao período chuvoso, o projeto precisou de ajustes técnicos, mas as adaptações já garantem mais eficiência e durabilidade à estrutura.

BR-050 totalmente duplicada

Por outro lado, Garcia comemorou um marco importante para a Ecovias. “Concluímos 100% da duplicação entre Delta e Cristalina. Esse resultado demonstra o compromisso da concessionária com o desenvolvimento do Estado de Goiás e com a segurança dos usuários”, afirmou.

Orientações aos motoristas

Por fim, o coordenador reforçou o pedido de atenção redobrada no trânsito. “Respeitem os limites de velocidade e a sinalização. Nossas equipes ainda trabalham em campo e queremos garantir a segurança de todos até a entrega definitiva da obra”, finalizou.

Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

CAPSI de Catalão promove dia de lazer e acolhimento para crianças e adolescentes

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) de Catalão promoveu, nesta quinta-feira (30), uma atividade externa no Espaço Liana Lara. A iniciativa fez parte do projeto “Atividades Externas do CAPSI – Ações Intersetoriais” e teve como foco proporcionar momentos de lazer, convivência e acolhimento às crianças e adolescentes atendidos pelo serviço.

Com uma programação cuidadosamente planejada, o evento contou com pintura facial, brinquedos, brincadeiras coletivas e alimentação completa, incluindo café da manhã, lanche e almoço. Além disso, todas as atividades foram acompanhadas pela equipe multiprofissional do CAPSI, que ofereceu suporte durante todo o dia.

Segundo a coordenação do serviço, momentos como este são essenciais no processo terapêutico, pois estimulam o desenvolvimento emocional, a autonomia e a socialização das crianças.

“Essas atividades externas são um remédio para a alma. Elas permitem que nossas crianças vivenciem experiências afetivas e integradoras, reforçando sua autoestima e autonomia. É uma alegria ver os sorrisos e a interação de cada uma delas aqui, no nosso município. Estamos mostrando, na prática, que o cuidado em saúde mental também acontece fora das quatro paredes da clínica, com o carinho e a aceitação da comunidade”, destacou a equipe do CAPSI.

Assim, o projeto reafirma o compromisso da Prefeitura de Catalão em promover uma saúde mental humanizada, inclusiva e comunitária. O cuidado vai além do atendimento clínico e alcança espaços de convivência, expressão e afeto.