Os estudantes de Catalão já podem consultar os locais onde farão o Enem 2025. De acordo com a coordenadora regional de Educação, Vanessa Rezende, as provas ocorrerão na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Faculdade UNA — antiga Cesuc —, Colégio Militar Iris Rezende, no bairro das Américas, e Colégio Militar Tharsis Campos, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Vanessa recomenda que os alunos visitem os locais com antecedência, a fim de evitar imprevistos. Além disso, ela orienta que cada candidato leve documento oficial com foto, caneta preta de corpo transparente e garrafa de água sem rótulo.
Coordenadora Regional de Educação, Vanessa Rezende de Almeida. Foto: Badiinho Moisés
O uso do celular é permitido. No entanto, o aparelho deve permanecer desligado ou em modo avião. Caso toque, o participante será desclassificado imediatamente.
“Todos os anos vemos alunos se preparando o ano inteiro e perdendo a prova por chegarem atrasados. É essencial se organizar e chegar cedo”, reforçou Vanessa.
Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, pontualmente, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30. O primeiro dia é mais longo, pois inclui a redação.
Provas, prêmios e preparação
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro domingo, os estudantes responderão questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no segundo dia, farão Matemática e Ciências da Natureza.
Além disso, o Governo de Goiás mantém um programa de premiação que oferece até R$ 10 mil aos alunos que atingirem as metas de desempenho. A iniciativa valoriza o esforço dos estudantes e incentiva o bom desempenho nas avaliações.
Antes das provas, no dia 6 de novembro, a Coordenação Regional de Educação e a Faculdade UNA realizarão o evento “Só Vem Enem”. Durante a programação, haverá aulões, dicas de redação, orientações sobre o Prouni e o Fies, além de um lanche especial para os participantes.
Esse momento, segundo Vanessa, ajuda os estudantes a reduzir a ansiedade e a reforçar os principais conteúdos cobrados no exame.
Kit Lanche Enem garantido para toda a rede estadual
Por outro lado, o Governo de Goiás também reforça o apoio logístico aos candidatos. Todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual receberão o Kit Lanche Enem nos dois dias de aplicação das provas.
A ação é coordenada pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, em parceria com o governador Ronaldo Caiado. Portanto, a entrega do kit faz parte do movimento de acolhimento e incentivo promovido pela gestão estadual.
O objetivo é garantir conforto, tranquilidade e energia aos participantes durante o exame. Assim, o governo reafirma seu compromisso com o sucesso dos jovens goianos e o fortalecimento da educação pública.
O presidente do Sindicato Metabase de Catalão, Diego Hilário, reagiu de forma contundente à proposta apresentada pela mineradora CMOC durante as negociações da campanha salarial deste ano. De acordo com ele, a empresa tenta retirar direitos históricos dos trabalhadores, propondo mudanças na jornada de trabalho e cortes de benefícios. O sindicalista classificou a proposta como “indecente e inaceitável”.
Empresa quer alterar jornada e cortar benefícios
Foto: Reprodução/Arquivo – Blog do Badiinho
Segundo Hilário, a CMOC apresentou uma proposta que prevê a substituição do regime de trabalho de quatro dias por quatro de folga pelo modelo seis por um. Além disso, a empresa quer eliminar o prêmio de turno de 13% e retirar o vale-lanche diário de R$ 20. “Essa alteração representa uma redução de aproximadamente 13% no salário e de R$ 250 a R$ 300 a menos por mês no cartão alimentação de cada trabalhador. Quando somamos o impacto geral, estamos falando de quase R$ 1 milhão a menos por mês na economia de Catalão”, explicou Hilário.
Sindicato define prazo e ameaça mobilização
Negociação entre Metabase e CMOC esquenta, e sindicato dá prazo e pode convocar greve em Catalão. Foto: Thiago Santos
Diante disso, o Metabase estabeleceu um prazo de uma semana para que a CMOC apresente uma nova proposta. Caso a empresa não recorra, o sindicato promete mobilizar toda a categoria. “Se a CMOC insistir nessa indecência, vamos fazer o que sempre fizemos: unir os trabalhadores, mobilizar e lutar até garantir nossos direitos”, afirmou o presidente.
Justificativas da empresa são contestadas
Por outro lado, a CMOC justificou as mudanças alegando dificuldades no mercado de fertilizantes e o fato de ter uma política de remuneração acima da média. Entretanto, Hilário rebateu os argumentos. “O agro está aquecido, os fertilizantes continuam sendo consumidos e a empresa segue lucrando. Portanto, esse discurso não se sustenta. Na verdade, o que a empresa quer é aumentar o lucro às custas do trabalhador, e isso nós não vamos permitir”, enfatizou.
Negociações envolvem toda a CMOC e também a Mosaic
Além disso, o dirigente sindical destacou que as negociações abrangem todos os trabalhadores da CMOC, tanto os do nióbio quanto os do fosfato, e não apenas uma linha de produção. Segundo ele, a Mosaic, outra mineradora instalada em Catalão, também será cobrada a manter os direitos trabalhistas. “Já marcamos uma reunião com a Mosaic para a próxima semana. Assim que ela ocorrer, faremos assembleia com os trabalhadores. De forma alguma aceitaremos retrocessos em nenhuma empresa do setor mineral”, declarou.
Redução afetaria toda a economia local
Por fim, Hilário lembrou que a eventual redução salarial não prejudicaria apenas os empregados da CMOC, mas também afetaria o comércio e os serviços de Catalão. “Quando um trabalhador perde poder de compra, toda a cidade sente o impacto. São milhões de reais que deixariam de circular no comércio, na saúde e em outros setores. Essa é uma luta que interessa não só aos trabalhadores, mas a toda a sociedade catalana”, concluiu.
A Polícia Civil de Goiás concluiu que dois filhos do empresário e fazendeiro Jefferson Cury, bilionário assassinado aos 83 anos, planejaram a morte do próprio pai para ficar com a herança. O crime aconteceu em 2023, na zona rural de Quirinópolis.
Durante uma operação conjunta entre as polícias civis de Goiás e São Paulo, foram presos os dois filhos e mais quatro suspeitos, entre eles um corretor de imóveis e funcionários da vítima.
Operação Testamento
A Operação Testamento foi conduzida pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Rio Verde, com apoio da Polícia Civil paulista. Os detidos respondem por homicídio e tentativa de homicídio contra Jefferson Cury e seu advogado, Leonardo Ribeiro Nalesso, de 41 anos. O advogado sobreviveu aos ferimentos graves.
Execução com tiros na cabeça
O crime ocorreu na noite de 28 de novembro de 2023, por volta das 22h20, em uma fazenda às margens da GO-206, em Quirinópolis. Dois homens simularam um defeito no carro em que estavam e abordaram a caminhonete onde seguiam o fazendeiro e o advogado.
Assim, um dos criminosos atirou no rosto de Cury, que morreu na hora. Em seguida, disparou duas vezes contra o advogado, atingindo sua cabeça e uma das mãos. Leonardo foi encontrado apenas no dia seguinte e levado ao hospital.
Planejamento e motivação
Além disso, de acordo com o delegado Adelson Candeo, o homicídio foi executado por um afilhado da vítima, com ajuda dos pais, todos funcionários da fazenda. Porém, o planejamento partiu dos filhos do empresário, com apoio de um corretor que buscava lucros milionários na negociação dos bens.
Apesar de já terem recebido mais de R$ 170 milhões cada um após a morte da mãe, os filhos queriam impedir o pai de transferir o restante do patrimônio, estimado em R$ 1 bilhão, para uma holding.
O fazendeiro assinaria o novo testamento no dia 29 de novembro de 2023, mas foi morto na véspera. Segundo a polícia, a execução também teria servido para quitar uma dívida dos caseiros com a vítima.
Armas e mandados
A operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e resultou na prisão de seis pessoas. Assim, a polícia apreendeu cinco armas de fogo, sendo quatro do mesmo calibre usado no assassinato.
Foram apreendidas armas que podem ter sido usadas nos crimes – Foto: Reprodução
Dessa forma, as ações ocorreram em Ribeirão Preto (SP), São Joaquim da Barra (SP), Barretos (SP), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Quirinópolis (GO), Cachoeira Alta (GO), Caçu (GO), Pires do Rio (GO) e Itarumã (GO).
A Secretaria do Trabalho e Renda, através do SINE, anunciou nesta quinta-feira (30/10/2025) a abertura de 219 oportunidades de emprego em várias áreas, abrangendo diferentes níveis de experiência e perfis profissionais. Confira os detalhes sobre as vagas, a documentação necessária e como se candidatar.
Oportunidades Disponíveis
As vagas disponíveis contemplam diversos setores e incluem várias funções. Veja alguns exemplos:
Açougueiro – 1 vaga
Ajudante de obras – 1 vaga
Almoxarife – 1 vaga
Assistente administrativo – 1 vaga
Atendente de farmácia – 1 vaga
Auxiliar de produção – 1 vaga
Caldeireiro de manutenção – 5 vagas
Carpinteiro – 2 vagas
Consultor de vendas – 3 vagas
Empregada doméstica – 5 vagas
Frentista – 6 vagas
Jardineiro – 20 vagas
Mecânico – 5 vagas
Motorista de caminhão – 3 vagas
Operador de caixa – 5 vagas
Pedreiro – 5 vagas
Servente de pedreiro – 5 vagas
Soldador – 5 vagas
Tratorista agrícola – 15 vagas
Vendedor interno – 10 vagas
Além disso, há vagas para ajudante de açougueiro, auxiliar administrativo, copeiro, engenheiro químico, inspetor de segurança, lavador de veículos, manicure, massagista, monitor de recreação, operador de empilhadeira, recepcionista, supervisor de vendas, vigia noturno, entre outras oportunidades em diferentes segmentos.
Documentação Necessária
Assim, para se candidatar, os interessados precisam apresentar:
Carteira de trabalho (física ou digital);
CPF;
Número do PIS.
Para mais detalhes, consulte o SINE de Catalão.
Importante: Caso algum dos documentos esteja ausente, o atendimento será negado. Além disso, as vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.
Como se Candidatar
Assim, os candidatos devem comparecer ao SINE Catalão, onde poderão obter mais informações e realizar a candidatura. Este é um momento importante para aqueles que buscam uma chance de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.
Portanto, aproveite esta oportunidade para se conectar a vagas que promovem inclusão e diversidade, garantindo acesso a diferentes setores do mercado profissional.
Parlamentares se dividem entre apoio ao ex-prefeito e ao atual deputado estadual; maioria segue com Jamil Calife
Na última terça-feira (28/10), o editor-chefe do Blog do Badiinho e também repórter da Rádio Cultura FM Badiinho Moisés esteve no plenário Júlio Pinto de Melo, na Câmara Municipal de Catalão, para ouvir a opinião dos vereadores sobre o novo cenário político local, marcado pelas pré-candidaturas do ex-prefeito e atual secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias (MDB), e do deputado estadual Jamil Calife (União Progressista), que busca a reeleição.
A disputa ocorre dentro do mesmo grupo político, aliado do vice-governador Daniel Vilela (MDB), e movimenta os bastidores da política catalana.
O editor-chefe do Blog do Badiinho e repórter da Rádio Cultura FM 101,1, Badiinho Moisés, esteve na Câmara Municipal de Catalão para ouvir as opiniões e os posicionamentos dos vereadores sobre o cenário político local, marcado pelas pré-candidaturas de Adib Elias e Jamil Calife. Foto: Ciro Araújo
Rodrigão declara apoio a Jamil e cita emenda para a Casa de Barretos
O vereador Rodrigo Alves Carvelo (Rodrigão) afirmou que seguirá com o deputado Jamil Calife, destacando o apoio do parlamentar à Associação de Combate ao Câncer de Catalão:
“Sou de grupo, e se o candidato do prefeito Velomar é o Jamil, eu vou acompanhá-lo. O Jamil destinou uma emenda de R$ 300 mil para ajudar na Casa de Barretos. Fiz um compromisso com ele e vou cumprir.”
Rodrigão também ressaltou que 11 vereadores da atual legislatura já declararam apoio a Jamil Calife, reforçando a coesão do grupo:
“Onze vereadores estão fechados com o Jamil. Conheço o grupo, ninguém vai abandoná-lo.”
Cláudio Lima prega diálogo e cautela entre Adib e Jamil
O vereador Cláudio Lima afirmou que vê o cenário “com naturalidade” e que a democracia deve prevalecer.
“Vivemos em um Estado Democrático de Direito. Ninguém pode ser impedido de alcançar seus objetivos. O que acontece é que pertencemos a um grupo forte, que há muito tempo administra Catalão.”
Ele defendeu que Adib e Jamil conversem antes de qualquer ruptura:
“A cidade de Catalão é mais importante do que qualquer projeto particular. Os dois precisam sentar e conversar.”
Luiz Pamonheiro: “Sou grupo e vou onde o Velomar for”
O vereador Luiz Pamonheiro destacou sua lealdade ao grupo liderado pelo prefeito Velomar Rios:
“Sou grupo, nós estamos juntos, onde ele for, nós vamos. Nós jamais poderíamos trair nosso amigo deputado Jamil Calife. Quando eu falo, acabou. Eu não volto atrás.”
Rosângela dos Diabéticos reafirma apoio a Gustavo Sebba
A vereadora Rosângela Santana (PSDB), de oposição, reafirmou que continuará com o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), a quem chama de “deputado dos diabéticos”:
“Sempre fui apoiadora do deputado Gustavo Sebba, um grande parceiro da Associação dos Diabéticos. Antes mesmo de termos dois deputados, ele já destinava emendas para Catalão. Tenho carinho e respeito por ele.”
Ela ainda defendeu o respeito entre os grupos políticos:
“Que vençam os melhores, aqueles que trabalham pelo povo de Catalão.”
Helson Barbosa (Caçula) critica disputa por poder e apoia Gustavo Sebba
O vereador Helson Barbosa (Caçula) lamentou o acirramento político e reforçou seu apoio a Gustavo Sebba:
“Infelizmente, Catalão vive disputas pelo poder, e não por projetos de cidade. Tenho compromisso firmado com o deputado Gustavo Sebba e vou cumprir até o fim.”
Pastor Gilberto: “Se Adib for candidato, estarei com ele”
O vereador Pastor Gilberto declarou respeito por ambos, mas disse que, caso Adib confirme a candidatura, seu apoio será ao ex-prefeito:
“Tenho muito respeito pelo Adib. Na eleição passada apoiei Jamil, mas nesta, se o Adib efetivar a candidatura, estarei com ele. O Adib tem uma história muito elevada dentro da região e do estado de Goiás.”
Cleuber Vaz mantém compromisso com Jamil
O vereador Cleuber Vaz afirmou que já havia assumido compromisso com o deputado Jamil e que pretende manter a palavra:
“Quando você palavreia com uma pessoa, tem que cumprir. Já tinha um compromisso com o Jamil, e estou tranquilo. Acredito que o grupo vai decidir junto, mas se for pra escolher, sou Jamil Calife.”
Daniel Tufão pede união e aguarda posição do prefeito
O vereador Daniel Freire (Tufão) destacou que o momento é de tensão, mas reforçou que segue a decisão do prefeito Velomar:
“Sou de grupo. Os ânimos estão exaltados, mas quem sai prejudicado é a população. Já tivemos conversas com o Adib e com o Jamil, e estamos aguardando o posicionamento do prefeito Velomar.”
Gilmar Antônio: “Catalão deve dar mais um voto de confiança a Jamil”
O próximo presidente da Câmara, Gilmar Antônio Neto, destacou o trabalho do deputado e defendeu sua reeleição:
“Respeito os dois nomes, mas tenho compromisso com o deputado Jamil Calife, que vem destinando recursos e lutando pela duplicação de Catalão a Goiânia. A sociedade catalana deve dar mais um voto de confiança a ele.”
Silvinha acompanha decisão da maioria
A vereadora Silvinha disse que considera o momento precoce, mas que seguirá a decisão da maioria dos colegas:
“Acho que está muito cedo pra isso, mas estou junto com a Câmara. Onde a maioria for, eu vou junto, pelo melhor pra população.”
Thomas Mesquita defende diálogo e lealdade
O vereador Thomas Mesquita destacou que o grupo precisa conversar para evitar rupturas:
“No passado, quem elegeu o Jamil foi o próprio Adib. Agora, por desavenças pessoais, há essa divisão. Eu gosto de cumprir meus compromissos, e já firmei com o Jamil. Mas acredito que ainda há tempo para diálogo e reconciliação.”
Sargento Anísio: “Jamil é o candidato natural do grupo”
O vereador Sargento Anísio Pereira reafirmou seu apoio “irrestrito” ao deputado Jamil Calife:
“O Jamil é o candidato natural do grupo. Já havia um acordo há muito tempo. Ele colocou o mandato a favor da duplicação da GO-330 e está conseguindo. Sem ele, ninguém teria tirado essa obra do papel.”
Idelvan da Saúde: “Adib pegou a gente de surpresa”
O vereador Idelvan da Saúde disse que manterá o compromisso assumido com Jamil, apesar de reconhecer a importância política de Adib:
“Adib é uma grande liderança, mas pegou a gente de surpresa lançando a candidatura. Já tínhamos um compromisso com o Jamil e vamos manter. Ainda acredito que eles vão sentar e conversar, com o aval do prefeito Velomar.”
Os vereadores Leonardo Costelinha e Kelly Cristina declinaram da entrevista, enquanto o vereador Deusmar Barbosa não se encontrava nas dependências da Câmara de Vereadores.
Ouça abaixo as falas dos vereadores:
Cenário estadual amplia disputa
Além de Adib Elias (MDB) e Jamil Calife (UP), Catalão poderá ter outros nomes na disputa por vagas na Assembleia Legislativa de Goiás, como Luiz Sampaio (Solidariedade), Gustavo Sebba (PSDB) e Renato Ribeiro (PL), segundo colocado na eleição municipal de 2024, com pouco mais de 11 mil votos.
Pelo menos cinco foragidos da Justiça de Goiás morreram em confrontos durante a Operação Contenção, realizada nesta terça-feira (28) contra integrantes do Comando Vermelho (CV), no Rio de Janeiro. As mortes ocorreram em duas comunidades cariocas. A operação já soma mais de 120 óbitos, sendo considerada a intervenção mais letal da história no estado. Além dos suspeitos, dois policiais civis e dois militares também perderam a vida.
Dessa forma, entre os mortos está Marcos Vinícius da Silva Lima, de 27 anos, conhecido como “Rodinha”. Apontado como chefe do tráfico em Itaberaí, na região central de Goiás, ele se mudou para o Rio no final do ano passado.
Ademais, outro goiano identificado é Rafael Resende Pereira, de 30 anos, o “Panela”. Preso em Goiânia em 2017, ele havia sido acusado de matar o filho de um policial militar por causa de uma dívida de R$ 400. Ainda não há informações sobre quando ele deixou o estado.
Também foi morto Adan Pablo Alves de Oliveira, de 28 anos, o “Madruga”, condenado por homicídio em Trindade e com mandado de prisão em aberto. Ele vivia em um morro carioca sob proteção do Comando Vermelho.
Outro foragido goiano morto é Fernando Henrique dos Santos, o “Fernandinho”, de 29 anos. Mesmo escondido no Rio, ainda era considerado um dos principais líderes da facção em Goiás.
O quinto identificado é Eder Alves de Souza, o “Disquete”, de 37 anos, famoso por comandar um roubo em um hotel de Caldas Novas, em 2017. Imagens dos mortos já circulam em grupos de amigos, acompanhadas de mensagens de pesar.
Foragidos goianos estão entre mortos na operação mais letal da história do Rio – Foto: ReproduçãoGoiás tem cinco foragidos mortos em megaoperação no Rio de Janeiro – Foto: Reprodução
Presença goiana nas favelas cariocas
De acordo com estimativas das polícias Civil e Militar de Goiás, cerca de 50 criminosos goianos com mandados de prisão abertos vivem hoje em favelas do Rio, protegidos pelo Comando Vermelho. Entre eles, está Yuri Alexandre Sousa Andrade, o “Cerradão”, de 22 anos, considerado um dos mais procurados. Pois, ele é suspeito de ordenar mais de dez assassinatos em Goiânia.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ofereceu o envio de tropas da segurança pública goiana para reforçar o policiamento no Rio de Janeiro, após a megaoperação que resultou na ação mais letal já registrada no estado. A proposta foi feita ao jornalista Gerson Camarotti, da TV Globo, na manhã desta quarta-feira (29).
Durante sua participação no telejornal Bom Dia Brasil, Camarotti relatou que Caiado conversou com o governador fluminense, Cláudio Castro (PL), e colocou policiais goianos à disposição para colaborar com ações de segurança. Além disso, o governador de Goiás pretende reunir outros chefes de executivos estaduais alinhados à direita para discutir estratégias conjuntas de combate ao crime organizado.
Caiado elogia operação e critica o governo federal
Confronto no Rio atinge 132 mortos e expõe poder de fogo do Comando Vermelho. Foto: Tercio Teixeira/Metrópoles
Na noite de terça-feira (28), Caiado divulgou um vídeo parabenizando Castro pela operação e, ao mesmo tempo, criticando o governo do presidente Lula (PT). Ele repetiu falas do governador carioca, ao afirmar que o Rio teria “agido sozinho”, sem o apoio federal. Contudo, após declarações de ministros apontarem que não houve solicitação de ajuda e que o governo federal já destinou R$ 288 milhões à segurança fluminense entre 2019 e 2025 — dos quais apenas R$ 157 milhões foram executados —, Castro recuou e disse que suas falas foram mal interpretadas.
Reunião entre governadores
Ainda nesta manhã, a assessoria de Caiado confirmou sua participação em uma videoconferência com outros governadores, realizada por volta das 10h. Até o momento, não há informações sobre o formato da oferta feita por Goiás, nem se Cláudio Castro aceitou o reforço.
Megaoperação deixa mais de 130 mortos
A megaoperação no Rio mobilizou 2,5 mil agentes das forças estaduais e teve como alvo 26 comunidades dos complexos da Penha e do Alemão, áreas dominadas pela facção Comando Vermelho. A reação violenta dos criminosos provocou caos em vários pontos da cidade. O governo do Rio confirmou 64 mortes até a noite de terça-feira, incluindo quatro policiais em serviço. Entretanto, moradores afirmam que mais de 60 corpos foram levados durante a madrugada para uma praça, o que pode elevando o número para um total de 132 mortes.
Rio de Janeiro – O número de mortos na megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) subiu para 132, conforme divulgou o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Dessa forma, a ação realizada na terça-feira (28/10) se tornou a mais letal da história do estado.
Durante a madrugada, moradores do Complexo da Penha transportaram 72 corpos até a Praça São Lucas, dentro da comunidade. Eles afirmaram que encontraram os corpos em uma área de mata que fica entre os complexos do Alemão e da Penha. Segundo relatos, essa região concentrou os confrontos mais intensos da operação.
Além disso, o governo estadual informou que 64 pessoas morreram apenas na terça-feira e 81 suspeitos foram presos. Entre as vítimas, quatro policiais — dois civis e dois militares — também perderam a vida durante o avanço das equipes.
Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:
A ação mobilizou 2,5 mil policiais civis e militares, que atuaram por diferentes acessos das comunidades. Assim, as forças de segurança tentaram romper barreiras do tráfico e enfraquecer a facção. Por outro lado, investigadores apontam que o Comando Vermelho segue com poder de fogo capaz de desafiar até tropas de elite.
Pela primeira vez, criminosos lançaram explosivos por drones contra equipes da Core. Com essa tática, eles monitoraram policiais em tempo real e atacaram posições estratégicas. Portanto, o confronto aumentou de intensidade e alcançou um nível tecnológico incomum no Rio de Janeiro.
Arsenal apreendido
As equipes apreenderam mais de 90 armas, incluindo fuzis de guerra, além de grande quantidade de munição e explosivos. Enquanto isso, os policiais também recolheram rádios comunicadores e cerca de 200 kg de drogas armazenadas em pontos distintos das comunidades.
Por fim, o MPRJ e o governo fluminense devem atualizar os números nas próximas horas, já que o reconhecimento das vítimas ainda está em andamento.
Durante o quadro Metabase na Cidade, levado ao ar na última segunda-feira (27/10), no programa Cultura em Foco da Rádio Cultura FM 101,1, os diretores Mário Neto e Danilo Cândido destacaram, além das negociações do setor mineral, o impacto social que o sindicato vem promovendo em Catalão e região.
O programa abordou principalmente a final do 12º Campeonato Metabase de Futebol Society, que acontecerá na próxima sexta-feira (31/10), às 19h30, no Clube da EF. Mina Boa Vista e Boca Júnior chegaram pela primeira vez à decisão, o que aumenta a expectativa pela partida decisiva.
Além do título, R$ 12 mil serão entregues ao campeão e R$ 3 mil ao vice. Dessa forma, o evento se consolida como uma das maiores competições esportivas sindicais do Estado.
“Tem consumação após os jogos para garantir a confraternização. É o trabalhador tendo lazer, integração e qualidade de vida”, afirmou Danilo Cândido.
Famílias participam ativamente e o sindicato celebra o resultado
Ao contrário de competições tradicionais, o formato criado pelo Metabase estimula o convívio social. Inclusive, segundo os diretores, o que mais chama atenção é o envolvimento das famílias.
“A arquibancada fica lotada. O filho torce, a esposa vibra. Isso é gratificante para todos nós”, disse Danilo.
Assim, o sindicato reforça a proposta do presidente Diego Hilário: devolver ao trabalhador parte do que é conquistado por meio da luta coletiva.
“É o dinheiro do trabalhador voltando para o trabalhador, tanto na luta sindical quanto no lazer”, completou Mário Neto.
Atuação sindical: 94% dos trabalhadores sindicalizados
Além do esporte, o programa destacou o fortalecimento da representação sindical. Hoje, 94% dos cerca de 5 mil trabalhadores da cadeia mineral em Catalão são filiados ao Metabase. Isso, conforme destacou Mário, garante união e vitórias em mesa de negociação.
“A união dos trabalhadores permite grandes conquistas. Portanto, seguimos fortes nas negociações salariais”, disse o diretor.
Além disso, algumas empresas já concluíram acordos coletivos. Outras, como Mosaic e CMOC, iniciaram tratativas mais recentemente.
Mais de 700 crianças em projetos sociais
O Metabase também atua em frentes sociais contínuas. Atualmente, mais de 700 crianças e adolescentes participam das escolinhas esportivas.
Além do futebol, há projetos de pesca, ciclismo e atletismo, que retiram jovens do isolamento digital excessivo.
“Hoje, muitos estão presos ao celular. Assim, o esporte devolve saúde e convivência”, refletiu Danilo.
Saúde mental é pauta global e sindical
No quadro Ponto Fraco, os diretores comentaram levantamento da ONU apontando que 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com transtornos como ansiedade e depressão. Esse cenário também afeta o setor mineral.
“Se detectamos assédio, agimos com firmeza. Não negociamos ambiente de trabalho doente”, enfatizou Mário.
Sebastião de Pádua: obra é destaque positivo
Por outro lado, o Ponto Forte foi dedicado à obra de reconstrução da Rodovia Sebastião de Pádua, a famosa estrada das mineradoras. Segundo o sindicato, a melhoria começou por compromisso assumido com o Metabase e atendeu à necessidade urgente dos trabalhadores.
“O prefeito Velomar se comprometeu e cumpriu. Portanto, agradecemos esse olhar para o trabalhador”, declarou Danilo.
Expectativa pela grande final
Por fim, os diretores convidaram os trabalhadores e familiares para prestigiar a decisão do campeonato no Clube da EF.
“Será mais uma grande festa para o associado do Metabase”, concluiu Mário.
Uma criança de 11 anos está internada em estado grave após ser agredida por quatro jovens em Caldas Novas, no sul de Goiás, segundo informou a Polícia Civil. O delegado Alex Miller explicou que o verdadeiro alvo das agressões era o irmão da vítima, um adolescente de 15 anos. Um vídeo divulgado pela Polícia Militar mostra o momento em que o grupo chega ao local.
O caso aconteceu na segunda-feira (27). Nas imagens, mais de dez jovens aparecem caminhando em direção à casa do adolescente, no Setor Jardim Brasil. Em seguida, o vídeo mostra o grupo saindo do local às pressas.
Um dos envolvidos relatou à PM que o irmão mais velho correu para dentro da casa ao ver os suspeitos se aproximando. Logo depois, o menino de 11 anos foi até o portão e acabou espancado pelo grupo, segundo os militares.
Divergências sobre a motivação
De acordo com o delegado, os suspeitos deram versões diferentes sobre o motivo do ataque. Parte deles afirmou que o adolescente teria furtado um celular, enquanto outros disseram que ele teria ameaçado e agredido um dos participantes.
Após o menino cair desacordado, os agressores fugiram. A polícia conseguiu localizar sete suspeitos, entre eles seis menores e um jovem de 18 anos. Três foram liberados depois que os policiais confirmaram que estavam apenas no local e não participaram das agressões. Dessa forma, eles foram entregues aos responsáveis.
Prisões e estado de saúde da vítima
Segundo o delegado, o jovem de 18 anos foi preso e três menores apreendidos por tentativa de homicídio qualificado pelo meio cruel e associação criminosa. “Os menores serão apresentados ao Ministério Público”, afirmou Alex.
O menino sofreu traumatismo craniano e foi levado para uma unidade de saúde em Goiânia.