Início Site Página 146

Goiás deve ter retorno das chuvas com risco de tempestades nesta quarta-feira (29)

0

Os goianos devem ficar atentos às condições climáticas desta quarta-feira (29). O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê mudanças significativas no tempo, com o retorno das pancadas de chuva e risco de tempestades acompanhadas por ventos fortes, raios e até granizo.

Instabilidade se espalha por várias regiões do estado

Segundo o órgão, o cenário de sol com variação de nebulosidade, somado ao avanço gradual de uma frente fria pela região Sudeste do país, deve favorecer a instabilidade atmosférica. Assim, aproximadamente 80 municípios estão sob influência dessas condições, principalmente nas regiões Centro, Sudoeste, Sul e Oeste de Goiás. Já o Leste e o Norte do estado devem continuar com tempo firme, sem previsão de chuva.

Para as regiões Centro, Sudoeste e Sul, a chuva pode alcançar até 10 milímetros, enquanto no Oeste o volume previsto é de cerca de 5 milímetros. Além disso, as temperaturas no estado variam entre 14°C e 37°C.

Temperaturas variam entre 14°C e 37°C

Em Goiânia e na Região Metropolitana, os termômetros devem oscilar entre 20°C e 33°C, com 5 mm de precipitação e umidade relativa do ar entre 25% e 80%. Já em Anápolis e Rio Verde, as mínimas devem ficar em 18°C e as máximas em 31°C, sob condições semelhantes às da capital.

Equatorial Goiás emite alerta preventivo

Ademais, a Equatorial Goiás também divulgou um alerta preventivo. Segundo a concessionária, as chuvas podem vir acompanhadas de índices pluviométricos entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em alguns municípios, com rajadas de vento de até 50 km/h.

A empresa explica que ventos fortes podem arremessar galhos, lonas e objetos contra a rede elétrica, provocando danos em fios, postes e transformadores. Isso pode causar interrupções temporárias no fornecimento de energia.

Cuidados durante tempestades

Dessa forma, em caso de tempestade, a orientação é desligar aparelhos eletrônicos das tomadas e evitar contato com cabos rompidos. Se houver fios caídos, o morador deve acionar a Equatorial Goiás ou o Corpo de Bombeiros.

Durante períodos de maior instabilidade, é recomendável permanecer em casa, longe de portas, janelas e objetos metálicos. Além disso, não utilize o celular enquanto ele estiver carregando.

Caso o mau tempo te pegue de surpresa fora de casa, evite áreas abertas e não se abrigue sob árvores. Para quem estiver dentro do carro, o ideal é permanecer no veículo, já que os pneus funcionam como isolantes e ajudam na proteção contra descargas elétricas.

Rodovia Sebastião de Pádua deve ser concluída até dezembro, afirma secretário de Infraestrutura de Catalão

0

A Prefeitura de Catalão segue executando obras estruturantes tanto na cidade quanto na zona rural. O secretário de Infraestrutura e Transporte, Bruno Evangelista, concedeu entrevista ao Badiinho Moisés e, durante a conversa, detalhou o andamento de serviços considerados prioritários pela gestão do prefeito Velomar Rios (MDB).

Segundo o secretário, a reconstrução da Rodovia Municipal Sebastião de Pádua — que popularmente é conhecida como estrada das mineradoras, uma das obras mais aguardadas pela população — avança de acordo com o cronograma. Até agora, já foram concluídos cerca de 40% da primeira camada de asfalto, entre o Parque de Exposições e o viaduto.

Leia também:

-Prefeitura de Catalão inicia obra de reconstrução da Estrada das Mineradoras com investimento de R$ 8,7 milhões

Além disso, a etapa seguinte já está em andamento, com aplicação de massa asfáltica após o viaduto, sentido terminal da SEMOC. Mesmo com o início do período chuvoso, a expectativa, portanto, é concluir a obra até meados de dezembro.


95% das estradas vicinais já receberam manutenção

Secretário de Infraestrutura de Catalão afirmou que 95% das estradas vicinais da zona rural do município já receberam manutenção. Foto: Pedro Araújo

Na zona rural, por sua vez, a pasta também mantém ritmo intenso de trabalho. Aproximadamente 95% das estradas vicinais já passaram por patrolamento, o que facilita a mobilidade e o escoamento da produção agrícola.

Ainda assim, alguns pontos críticos seguem recebendo cascalhamento para garantir tráfego seguro. Dessa forma, a meta é finalizar 100% da manutenção em todas as regiões do município — especialmente em Santo Antônio do Rio Verde — até o fim do ano.


Recapeamento urbano: planejamento para 2026

Bruno Evangelista, secretário de Infraestrutura do município de Catalão. Foto: Pedro Araújo

Em relação à recuperação do asfalto na área urbana, o secretário destacou que, apesar das necessidades, parte das licitações enfrentou entraves. Empresas participantes ofereceram descontos muito acima do possível para executar um serviço com qualidade, o que poderia gerar prejuízos e obras mal feitas.

Por isso, a maior parte do recapeamento está sendo planejada para 2026, após a regularização de todos os processos burocráticos.

“O dinheiro público exige cuidado redobrado, principalmente para evitar aditivos e problemas jurídicos futuros”, reforçou Bruno Evangelista.


Duplicação da BR-050 trará mais segurança e fluidez

Outro tema abordado foi a etapa final da duplicação da BR-050. A obra, que já minimizou transtornos com a liberação de acessos como o do JK e da GO-330, segue transformando a mobilidade urbana.

Os quatro novos dispositivos viários — DMIC, JK, GO-330 e Pontal Norte —, além de modernizarem o visual da cidade, aumentam a fluidez e a segurança no trânsito.

Assim, de acordo com o secretário, o projeto representa a realização de um “sonho antigo dos catalanos”.


Gestão reforça compromisso com o desenvolvimento

Por fim, Bruno Evangelista agradeceu o espaço na Rádio Cultura FM e ressaltou que a administração municipal continua comprometida em oferecer melhores condições para quem vive e trabalha em Catalão.

Vagas de Emprego em Catalão nesta quarta-feira (29/10)

A Secretaria do Trabalho e Renda, através do SINE, anunciou nesta quarta-feira (29/10/2025) a abertura de 219 oportunidades de emprego em várias áreas, abrangendo diferentes níveis de experiência e perfis profissionais. Confira os detalhes sobre as vagas, a documentação necessária e como se candidatar.

Oportunidades Disponíveis

As vagas disponíveis contemplam diversos setores e incluem várias funções. Veja alguns exemplos:

  • Açougueiro (1)

  • Ajudante de obras (1)

  • Assistente administrativo (1)

  • Auxiliar de produção (1)

  • Caldeireiro de manutenção (5)

  • Carpinteiro (2)

  • Caseiro (1)

  • Consultor de vendas (3)

  • Engenheiro químico (4)

  • Frentista (6)

  • Jardineiro (20)

  • Mecânico (5)

  • Motorista de caminhão (3)

  • Operador de caixa (4)

  • Operador de empilhadeira (1)

  • Padeiro (1)

  • Pedreiro (5)

  • Servente de pedreiro (5)

  • Soldador (5)

  • Vendedor interno (8)

Além disso, há vagas para diversas outras funções, como atendente de farmácia, auxiliar administrativo, manicure, massagista, recepcionista, inspetor de segurança, tratorista agrícola, supervisor de vendas, vigia noturno, entre outras oportunidades que abrangem diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação.

Documentação Necessária

Assim, para se candidatar, os interessados precisam apresentar:

  • Carteira de trabalho (física ou digital);
  • CPF;
  • Número do PIS.

Para mais detalhes, consulte o SINE de Catalão.

Importante: Caso algum dos documentos esteja ausente, o atendimento será negado. Além disso, as vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.

Como se Candidatar

Assim, os candidatos devem comparecer ao SINE Catalão, onde poderão obter mais informações e realizar a candidatura. Este é um momento importante para aqueles que buscam uma chance de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Portanto, aproveite esta oportunidade para se conectar a vagas que promovem inclusão e diversidade, garantindo acesso a diferentes setores do mercado profissional.

Não deixe para a última hora!

Embate político em Catalão: Jair responde Adib e reafirma apoio a Jamil

0

Presidente do Legislativo reforça apoio a Jamil Calife e diz que vereadores continuarão firmes ao compromisso firmado nas eleições de 2024

O clima político voltou a esquentar em Catalão. Na tribuna da Câmara Municipal, o presidente do Legislativo, Jair Humberto (Solidariedade), respondeu de forma direta às declarações do ex-prefeito Adib Elias, que teria afirmado que acionaria a Polícia Federal para investigar a mesa diretora da Casa.

Segundo Jair, a reação de Adib ocorreu porque a maioria dos vereadores reafirmou o apoio ao projeto de reeleição do deputado estadual Jamil Calife (União Progressista). Esse compromisso, conforme explicou, nasceu ainda nas eleições municipais de 2024, quando Jamil decidiu apoiar a candidatura de Velomar Rios à Prefeitura.

Além disso, o presidente lembrou que Adib foi o responsável direto pela escolha de Jamil como candidato a deputado estadual em 2022, substituindo outro nome que se afastou por motivos de saúde. Após ser eleito com mais de 38 mil votos, Jamil agora busca manter sua cadeira na Assembleia Legislativa. Entretanto, dessa vez ele disputa espaço com o próprio Adib, que anunciou pré-candidatura ao mesmo cargo. Ambos seguem aliados ao projeto de Daniel Vilela ao governo de Goiás, o que aumenta ainda mais o acirramento dentro do grupo.

Leia também:

-Adib Elias e Jamil Calife confirmam pré-candidaturas e agitam política de Catalão

-Política em Catalão: Jamil Calife se reúne com 11 vereadores e Adib intensifica agendas

Deputado estadual Jamil Calife (União Progressista) ao lado do presidente do legislativo catalano, Jair Humberto (SD) e de outros 11 vereadores em recente reunião. Foto: Divulgação

“Nós somos companheiros, não reféns”

Durante o discurso, Jair afirmou que a Câmara atua com respeito, lealdade e firmeza. Portanto, ele não aceitará que o Legislativo ou sua família sofram intimidações.

“Nós somos companheiros. Nós não somos reféns. Não aceitamos ameaças nem intimidações. Não ameacem minha família” — disse. 

Logo depois, ele ironizou a possibilidade de a Polícia Federal ir à Câmara:

“Se quiserem vir, será um prazer recebê-los. A conta chega na mesa certa” — afirmou, reforçando que o Legislativo “pode dormir o sono dos justos”.

Além do recado político, Jair ainda destacou que os vereadores mantêm sua consciência tranquila e que o compromisso assumido com o deputado será honrado, independentemente das pressões externas.

Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:


Disputa interna mira as eleições de 2026

Com o avanço das pré-candidaturas, o episódio expõe uma divisão crescente entre lideranças que, até pouco tempo, caminhavam juntas. Por essa razão, o setor político já avalia que a disputa interna tende a se intensificar nas próximas semanas.

Afinal, tanto Adib quanto Jamil buscam espaço na mesma base e no mesmo eleitorado. Assim, o resultado desse embate pode influenciar diretamente o cenário político de Catalão e o projeto estadual que ambos defendem.

Prefeitura prepara cemitérios de Catalão para receber visitantes no Dia de Finados

0

A Prefeitura de Catalão está realizando uma força-tarefa para garantir que os cemitérios do município estejam prontos para receber os visitantes no Dia de Finados, celebrado no próximo domingo (2). A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, Bruno Evangelista, em entrevista ao Badiinho Moisés.

Segundo o secretário, o município possui 16 cemitérios, entre urbanos, rurais e localizados em distritos como Santo Antônio do Rio Verde, Pedra Branca, Olhos d’Água, Coqueiro e Macaúba. Assim, a administração pública intensificou os serviços de manutenção nos últimos dias.

“Estamos realizando roçagem, retirada de entulhos provenientes de reformas de túmulos, além de pintura e caiação de muros”, explicou Evangelista. Além disso, no cemitério municipal, a Secretaria está corrigindo e revitalizando toda a iluminação, uma das principais demandas de quem visita o local à noite.

Prefeitura busca coibir vandalismo

Cemitério Municipal de Catalão de Catalão passa por reparos para receber público no dia de finados. Foto: Badiinho Moisés

Nos últimos meses, denúncias indicaram a presença de vândalos, principalmente no cemitério do Coqueiro. Conforme relatou o secretário, grupos de motociclistas têm invadido o espaço durante a noite para depredar jazigos e estruturas.

“Infelizmente, ainda existem pessoas que praticam esse tipo de ação. Por isso, estamos atentos e já intensificamos as visitas de fiscalização para coibir o vandalismo”, afirmou. Ele reforçou que a participação da comunidade é fundamental para denunciar qualquer suspeita às autoridades.

Tradição que movimenta a cidade

O Dia de Finados é uma das datas de maior circulação nos cemitérios de Catalão. Portanto, a administração destaca que os espaços estarão organizados para oferecer mais segurança, conforto e respeito aos visitantes que homenageiam familiares e amigos falecidos.

Megaoperação no Rio de Janeiro: 64 mortos, 81 presos e governo cobra apoio federal

0

Após a megaoperação desta terça-feira (28/10) nos complexos do Alemão e da Penha, o governo do Rio determinou prontidão total das forças de segurança. Assim, policiais civis e militares podem ser acionados a qualquer momento para novas ações. A medida ocorre como resposta ao risco de reação do Comando Vermelho.

Durante a ofensiva, as equipes prenderam 81 suspeitos e registraram 64 mortes. Entretanto, os confrontos também resultaram na morte de quatro agentes — dois policiais civis e dois militares. Por isso, o nível de alerta aumentou em todo o estado.

Ação começou ao amanhecer

Logo ao amanhecer, moradores ouviram intensos disparos. Em seguida, criminosos incendiaram barricadas, o que provocou muita fumaça e bloqueou ruas. Mesmo assim, as forças de segurança avançaram com cerca de 2,5 mil agentes em campo. O objetivo era cumprir 51 mandados de prisão contra lideranças do tráfico que atuam na Penha.

Além disso, a operação contou com apoio da Core (PCERJ), do Bope (PMERJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio. Entre os detidos está Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão do Quitungo”, apontado como chefe do tráfico no Morro do Quitungo e suspeito de coordenar disputas violentas contra rivais.

Governo cobra integração nacional

Durante entrevista coletiva, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o Rio enfrenta o crime organizado praticamente sozinho. Segundo ele, em 2010 houve integração nacional, mas hoje o estado não recebe suporte adequado do governo federal.

Castro também declarou que solicitou empréstimo de blindados, contudo recebeu três negativas. Conforme o governador, a União condiciona o envio dos veículos à aprovação de uma operação com GLO (Garantia da Lei e da Ordem), medida que não tem apoio do presidente da República.

“O Estado faz a sua parte, mas já ultrapassamos nossas competências. Precisamos de integração muito maior com as forças federais”, reforçou Castro, ao classificar a ação como a maior da história do Rio de Janeiro.

Grande final do 12º Campeonato Society Metabase promete emoção e premiação de R$ 12 mil

O Campeonato Metabase de Futebol Society chega à sua grande final com muita emoção e espírito esportivo. As semifinais, disputadas na noite do dia 22 de outubro, definiram os finalistas da 12ª edição do torneio, promovido pelo Sindicato Metabase.

Em uma das partidas, os trabalhadores da Mina Boa Vista garantiram vaga na decisão ao vencer a equipe dos Hooligans por 2 a 0. Já no segundo confronto, Boca Juniors e Chapadão empataram no tempo normal, e a vaga foi decidida nos pênaltis, com vitória do Boca por 3 a 2.

A grande final acontece nesta sexta-feira (31), às 19h30, na Associação dos Empregados da Fosfértil, em Catalão (GO). O duelo entre Mina Boa Vista e Boca Juniors (CABJ) promete ser eletrizante, com o título em jogo e a maior premiação da região, R$ 12 mil para o grande campeão.

Durante o campeonato, o Sindicato Metabase investiu mais de R$ 30 mil para garantir estrutura, lazer e integração entre os trabalhadores. O evento se consolidou como uma das principais competições esportivas da categoria, fortalecendo o vínculo entre colegas e famílias.

O presidente do sindicato, Diego Hilário, comemorou o sucesso da competição.

“Grande festa ontem, parabéns a todas as equipes que participaram. E parabéns também para todas as famílias que estão sempre comparecendo, prestigiando e aproveitando esse momento de lazer e descontração promovido pelo sindicato Metabase. É o dinheiro do trabalhador voltando pro trabalhador. Boa sorte agora aos finalistas, em breve, vamos saber quem leva pra casa o cheque no valor de R$ 12 mil”, afirmou.

E para encerrar a noite com chave de ouro, logo após o apito final, jogadores e torcedores poderão saborear um delicioso arroz carreteiro, oferecido pela organização.

Defesa de Bolsonaro recorre ao STF para revisar condenação por tentativa de golpe de Estado

0

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro entrou com embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta segunda-feira (27). O objetivo é corrigir possíveis ambiguidades, omissões, contradições e obscuridades na decisão que o condenou por tentativa de golpe de Estado. O recurso também pede a revisão da pena imposta pela Primeira Turma da Corte.

O STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, atentado contra o Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A Corte o apontou como líder do Núcleo 1 da trama golpista, grupo que teria articulado ações para invalidar o resultado das eleições de 2022 e mantê-lo no poder.

No pedido, a defesa afirma que a decisão não individualizou adequadamente a conduta do ex-presidente e violou o princípio da proporcionalidade. Segundo os advogados, o aumento da pena ocorreu sem cálculo ou justificativa claros. “Não se sabe o que representou cada uma das circunstâncias consideradas pelo relator como ‘amplamente desfavoráveis’”, diz o documento protocolado no STF.

Além disso, os advogados alegam cerceamento de defesa. Eles sustentam que não tiveram acesso integral às provas nem tempo suficiente para analisá-las. A equipe jurídica relata ter recebido cerca de 70 terabytes de dados da investigação, o que, segundo o pedido, impossibilitou a revisão completa do material antes do fim da fase de instrução. “A defesa não pôde sequer acessar a totalidade das provas antes do encerramento da instrução”, afirmam.

Agora, a Primeira Turma do STF vai analisar o recurso e decidir se acolhe ou não os questionamentos da defesa de Jair Bolsonaro.

Campanha do Governo de Goiás faz mais de mil mamografias em 5 dias

0

A Campanha Portas Abertas, promovida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), alcançou resultados expressivos durante o Outubro Rosa. Em apenas cinco dias, as seis Policlínicas Estaduais realizaram 1.023 mamografias em mulheres a partir dos 40 anos.

A ação aconteceu nas unidades de Goianésia, Cidade de Goiás, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Posse e Formosa, e o número representa 20% do total de exames feitos entre janeiro e setembro deste ano.

Mais de 5 mil mamografias realizadas em 2024

Segundo dados da SES, as Policlínicas Estaduais realizaram 5.214 mamografias de janeiro a setembro, todas agendadas por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE).
Durante a Campanha Portas Abertas, entre 13 e 17 de outubro, o atendimento foi feito sem necessidade de agendamento, o que facilitou o acesso e aumentou a adesão das mulheres.

Conscientização e acesso ampliado

O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou que a campanha teve dois objetivos principais: conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e ampliar o acesso ao exame.

“A ação consolidou o Outubro Rosa e o programa Goiás Todo Rosa, prioridades da gestão estadual”, afirmou.

Ele também ressaltou o avanço do processo de Regionalização da Saúde, que tem aproximado os serviços das comunidades.

“O Governo de Goiás garante o exame de mamografia às mulheres com mais de 40 anos durante todo o ano, em unidades próximas de suas residências”, explicou.

Estrutura e prevenção contínua

Atualmente, o estado conta com 38 mamógrafos em funcionamento nos hospitais estaduais e em unidades municipais. As mulheres podem realizar o exame pelo SUS, tanto nas Policlínicas Estaduais quanto nas unidades de Atenção Primária.

“O diagnóstico precoce salva vidas”, reforçou o secretário.

Depoimentos de quem participou

A campanha beneficiou mulheres que, por causa da rotina, adiam o cuidado com a saúde.
A moradora Valdinéia Gomes Ferreira, atendida em Formosa, destacou a importância da iniciativa:

“Participar dessa ação foi essencial. Às vezes, o acúmulo de tarefas nos faz adiar exames importantes. A prevenção é fundamental.”

Já Aparecida Carlos de Oliveira, 57 anos, dona de casa em Quirinópolis, agradeceu pela oportunidade:

“A Semana de Portas Abertas facilitou o acesso ao exame e reforçou o cuidado com a saúde da mulher.”

Impacto social e continuidade

A Campanha Portas Abertas reforçou o compromisso do Governo de Goiás com a prevenção do câncer de mama e a promoção do diagnóstico precoce.
Com resultados positivos, a iniciativa deve continuar integrando o calendário de ações da saúde estadual.

 

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Vagas de Emprego em Catalão nesta terça-feira (28/10)

A Secretaria do Trabalho e Renda, através do SINE, anunciou nesta terça-feira (28/10/2025) a abertura de 198 oportunidades de emprego em várias áreas, abrangendo diferentes níveis de experiência e perfis profissionais. Confira os detalhes sobre as vagas, a documentação necessária e como se candidatar.

Oportunidades Disponíveis

As vagas disponíveis contemplam diversos setores e incluem várias funções. Veja alguns exemplos:

  • Açougueiro – 1 vaga

  • Ajudante de obras – 1 vaga

  • Almoxarife – 1 vaga

  • Armador de ferros – 2 vagas

  • Assistente administrativo – 1 vaga

  • Atendente de farmácia – 1 vaga

  • Auxiliar de limpeza – 1 vaga

  • Auxiliar de produção – 1 vaga

  • Caldeireiro de manutenção – 5 vagas

  • Carpinteiro – 2 vagas

  • Engenheiro químico – 4 vagas

  • Frentista – 6 vagas

  • Jardineiro – 20 vagas

  • Mecânico de máquinas – 2 vagas

  • Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações – 10 vagas

  • Operador de caixa – 2 vagas

  • Soldador – 5 vagas

  • Supervisor de vendas – 1 vaga

  • Vendedor interno – 2 vagas

  • Vendedor pracista – 3 vagas

Além disso, há oportunidades para cargos como auxiliar administrativo, auxiliar de mecânico, copeiro, empregada doméstica, estoquista, lavador de veículos, manicure, marceneiro, massagista, motorista, operador de empilhadeira, padeiro, recepcionista, repositor de mercadorias, tratorista agrícola, vulcanizador, entre outros.

Documentação Necessária

Assim, para se candidatar, os interessados precisam apresentar:

  • Carteira de trabalho (física ou digital);
  • CPF;
  • Número do PIS.

Para mais detalhes, consulte o SINE de Catalão.

Importante: Caso algum dos documentos esteja ausente, o atendimento será negado. Além disso, as vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.

Como se Candidatar

Assim, os candidatos devem comparecer ao SINE Catalão, onde poderão obter mais informações e realizar a candidatura. Este é um momento importante para aqueles que buscam uma chance de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Portanto, aproveite esta oportunidade para se conectar a vagas que promovem inclusão e diversidade, garantindo acesso a diferentes setores do mercado profissional.

Não deixe para a última hora!