Início Site Página 147

Política em Catalão: Jamil Calife se reúne com 11 vereadores e Adib intensifica agendas

0

O deputado estadual Jamil Calife (União Progressista) reuniu 11 vereadores de Catalão na última quinta-feira (23/10), no restaurante do Mara Turismo Hotel. A articulação do encontro partiu do presidente da Câmara Municipal, Jair Humberto (Solidariedade). Logo após a reunião, o deputado comemorou o apoio nas suas redes sociais, reforçando que seguirá como pré-candidato à reeleição.

Leia também:

-Adib Elias e Jamil Calife confirmam pré-candidaturas e agitam política de Catalão

Na imagem publicada, Jamil aparece ao lado dos vereadores Sargento Anísio Pereira, Idelvan da Saúde, Daniel Tufão, Gilmar Antônio, Rodrigão, Kely Cristina, Silvinha, Thomas Mesquita, Luiz Pamonheiro, Jair Humberto e Cleuber Vaz. Assim, a base do parlamentar dentro do Legislativo catalano se torna ainda mais robusta.

Publicação feita pelo deputado Jamil Calife em suas redes sociais. Foto: Instagram

Enquanto isso, os vereadores Rosângela dos Diabéticos e Helson Barbos (Caçula) decidiram apoiar a reeleição do deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB). Eles já haviam declarado essa posição publicamente.

Secretário de estado da Infraestrutura, Adib Elias. Foto: Captura de tela/Vídeo: Instagram

Além do cenário envolvendo Calife, o ex-prefeito e atual secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias (sem partido), também confirmou que disputará novamente uma vaga na Assembleia Legislativa. Nas últimas semanas, ele intensificou suas agendas e passou a divulgar novos apoios, entre eles o prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, a prefeita de Davinópolis, os vereadores Cláudio Lima, Costelinha, Deusmar Barbosa e o Pastor Gilberto. Dessa forma, Adib já demonstra forte movimentação pré-eleitoral.

Por fim, a disputa em Catalão reúne ainda os deputados Luiz Sampaio (Solidariedade) e Gustavo Sebba (PSDB). Outro nome confirmado é o de Renato Ribeiro (PL), segundo colocado na eleição municipal de 2024, com pouco mais de 11 mil votos.

PS2 é liberada neste domingo na BR-050 em Catalão, mas marginais ainda não têm ligação completa

0

A Ecovias Minas Goiás liberou, na manhã do último domingo (26), a Passagem Superior 2 (PS2) no km 280 da BR-050, em frente ao Posto JK, em Catalão. Desde as 10h, os motoristas já utilizam a nova passagem para cruzar entre o centro e os bairros próximos.

Liberação é parcial

A concessionária decidiu liberar apenas a passagem elevada por enquanto. O trânsito flui com o apoio de um semáforo, que organiza o fluxo e aumenta a segurança no trecho. Técnicos seguem atuando no local para monitorar o funcionamento do novo acesso.

Marginais seguem sem ligação total

Marginais ainda não permitem fluxo contínuo e motoristas devem redobrar a atenção. Foto: Badiinho Moisés 

As vias marginais ainda não permitem continuidade de tráfego. Falta concluir as interligações dos trechos já pavimentados, o que impede o uso completo do complexo viário. A Ecovias afirma que essa etapa permanece em execução.

Orientação no trecho

A empresa reforça a sinalização e mantém equipes em campo. A orientação é clara: reduzir a velocidade, respeitar placas e semáforos e dirigir com máxima atenção durante o período de ajustes no trânsito.

Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Acidente grave com seis veículos deixa um morto e cinco feridos em Goiânia

0

Um acidente envolvendo seis veículos deixou uma pessoa morta e outras cinco feridas na tarde deste domingo (26), no Jardim América, em Goiânia.

Testemunhas relataram que o semáforo estava fechado quando uma caminhonete surgiu em alta velocidade e atingiu quatro carros e duas motos que aguardavam no cruzamento.

O Corpo de Bombeiros informou que um homem de 56 anos, que estava entre os feridos, morreu após ser levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). As demais vítimas receberam atendimento médico e continuam sob cuidados hospitalares.

Segundo a Polícia Militar, o motorista da caminhonete, suspeito de causar o acidente, foi levado à delegacia para prestar depoimento.

Atendimento

Equipes do Corpo de Bombeiros usaram técnicas avançadas de resgate veicular e de atendimento pré-hospitalar para retirar as vítimas presas às ferragens.

Ao todo, 21 bombeiros participaram da operação, com o apoio de três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).

As causas do acidente ainda estão sob investigação.

Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Óticas Diniz realiza ação social com exames e óculos para crianças

0

O Diniz Social levou alegria e cuidado para dezenas de crianças no último sábado (25), no auditório da OAB Catalão. A iniciativa das Óticas Diniz Catalão ofereceu exames oftalmológicos gratuitos e, sobretudo, devolveu nitidez e autoestima aos pequenos que enfrentam dificuldades para enxergar.

As equipes selecionaram 134 crianças. No entanto, 110 compareceram e passaram pela triagem com o oftalmologista presente. Após a avaliação, 84 delas receberam a confirmação da necessidade do uso de óculos e já escolheram armação e lentes sem qualquer custo.

Além dos atendimentos, a programação incluiu café da manhã nutritivo, picolés para enfrentar o calor e animação com a Turma da Alegria. Assim, o ambiente uniu cuidado, acolhimento e muita diversão para toda a família.

Professores da rede municipal contribuíram diretamente na identificação dos estudantes. Com esse apoio, o projeto também beneficiou crianças de cidades vizinhas, como Três Ranchos, ampliando o alcance da ação.

A entrega dos óculos acontece no dia 14 de novembro, às 13h, na Loja 1 das Óticas Diniz, na Avenida 20 de Agosto, nº 1262, Centro, em frente à Praça Getúlio Vargas.

Os proprietários Aldelania e Josenildo destacam que o Diniz Social transforma vidas e reafirma o compromisso da empresa com a saúde visual da comunidade. Eles ressaltam que a confiança dos clientes fortalece e possibilita novas ações como essa.

Veja algumas fotos do Diniz Social em Catalão:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Instituto de Olhos de Catalão reforça comunicação sobre saúde visual com parceria do Blog do Badiinho e Rádio Cultura FM

0

O Instituto de Olhos de Catalão firmou parceria com o Blog do Badiinho e com a Rádio Cultura FM 101,1. Na última sexta-feira (24), o editor-chefe Badiinho Moisés se reuniu com o oftalmologista Dr. Nicolau Zacarias Abrahão e com a Dra. Mayara Martins Abrahão para ajustar os detalhes da colaboração.

Os médicos vão produzir conteúdos sobre prevenção, diagnóstico e inovações na oftalmologia. As informações chegarão ao público pelas plataformas digitais do Blog do Badiinho e pela programação da Cultura FM, ampliando o acesso da população ao conhecimento sobre saúde ocular.

Instituto de Olhos de Catalão. Foto: Divulgação

Instalado na Rua Dr. Pedro Ludovico, nº 600, no Centro, o Instituto de Olhos de Catalão atua há cerca de 40 anos. A clínica oferece consultas, exames e cirurgias, utilizando equipamentos modernos e acompanhando os avanços tecnológicos da área.

O agendamento de atendimentos ocorre pelo telefone (64) 9 8111-2007.

Bitrem carregado com soja tomba na BR-050; motorista é socorrido em estado grave

0

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou neste final de semana um acidente na BR-050, rodovia que passa pela região de Catalão (GO).

O sinistro aconteceu na noite deste domingo (26), por volta das 19h45, no km 189 da via, em Campo Alegre de Goiás.

Um bitrem Volvo, carregado com soja, seguia de Brasília (DF) para Catalão (GO) quando o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista e tombou às margens da rodovia.

O condutor sofreu ferimentos graves. Equipes de resgate da concessionária o socorreram e levaram para uma unidade hospitalar em Catalão.

Os policiais rodoviários federais realizaram os levantamentos de praxe, mas não conseguiram acessar o cronotacógrafo, equipamento que registra a velocidade e o tempo de direção. Sem esses dados, não foi possível determinar com precisão as causas do acidente.

A PRF reforça a importância de respeitar os limites de velocidade, cumprir os períodos de descanso e manter a revisão dos veículos em dia para garantir a segurança nas estradas.

PRF registra acidente com bitrem na BR-050 em Campo Alegre de Goiás – Foto: PRF Catalão

Liberação da PS2 na BR-050 é adiada para domingo; veja como ficará o trânsito

0

A Ecovias Minas Goiás adiou a liberação da Passagem Superior 2 (PS2), localizada no km 280 da BR-050, em frente ao Posto JK, em Catalão (GO). A nova previsão para a abertura ao tráfego é domingo (26/10), às 10h.

Segurança orienta mudança no cronograma

rânsito muda na BR-050 em frente ao Posto JK com a liberação da Passagem Superior 2 neste sábado (25). Motoristas devem redobrar atenção e seguir orientação das equipes. Imagem: Divulgação

Segundo a concessionária, equipes técnicas reavaliaram as condições operacionais e decidiram pela alteração de data para garantir a segurança viária e concluir a implantação da sinalização no local. A PS2 integra as obras de duplicação da rodovia no município.

Trânsito com atenção redobrada

A Ecovias destaca que a estrutura é uma ligação estratégica entre o centro e os bairros. Por isso, a empresa reforça que a liberação deve ocorrer com atenção redobrada à segurança dos usuários. A concessionária orienta os motoristas a reduzirem a velocidade, respeitarem a sinalização e seguirem as instruções das equipes em campo.

Atualização permanente

A empresa afirma que qualquer ajuste operacional será comunicado pelos seus canais oficiais, garantindo transparência durante a fase inicial de operação do viaduto.

PS2 da BR-050 será liberada neste sábado em frente ao Posto JK, em Catalão

0

A Ecovias Minas Goiás vai liberar, neste sábado (25), a Passagem Superior 2 (PS2), localizada no km 280 da BR-050, em frente ao Posto JK. A liberação está marcada para começar às 15h e integra as obras de duplicação da rodovia em Catalão.

Tráfego com restrições

Mesmo com a abertura, o tráfego ainda seguirá com limitações. A concessionária manterá as vias marginais bloqueadas para cruzamentos. Assim, o viaduto funcionará somente para quem trafega do centro para os bairros e no sentido contrário. Para garantir fluidez, a Ecovias vai reforçar a sinalização no local.

Orientações aos motoristas

A empresa pede que os motoristas reduzam a velocidade, respeitem a sinalização e sigam as orientações das equipes que estarão em campo. A Ecovias também afirma que pode fazer ajustes operacionais, caso haja necessidade, e informará qualquer mudança pelos seus canais oficiais.

Adib Elias e Jamil Calife confirmam pré-candidaturas e agitam política de Catalão

A política regional ganhou intensidade na sexta-feira (24/10), quando duas importantes lideranças confirmaram suas pré-candidaturas ao cargo de deputado estadual para as eleições de 2026. Assim, o ex-prefeito e atual secretário de Infraestrutura, Adib Elias (MDB), e o deputado estadual Jamil Calife (União Progressista) tornaram oficial o que antes estava apenas nos bastidores.

Leia também:

-Adib Elias dá sinais de que pode disputar vaga na Assembleia Legislativa em 2026

Adib recebe primeiro apoio declarado em Anhanguera

A princípio, Adib divulgou um vídeo gravado em sua fazenda em Anhanguera ao lado do prefeito do município, Marcelo Paiva (MDB). No material, o ex-prefeito comemorou o primeiro apoio público ao seu novo projeto político.

Ele destacou a relação construída ao longo dos anos e projetou uma campanha forte:

“O Marcelo está sendo o primeiro prefeito de apoio à minha candidatura a deputado estadual (…). Tenho certeza que essa é a primeira de muitas entrevistas de prefeitos que nós vamos receber o apoio, além de vereadores e lideranças políticas no Estado de Goiás inteiro.”

Marcelo, por sua vez, retribuiu o reconhecimento e reforçou sua confiança em Adib:

“Para mim, é motivo de muita alegria (…). É o primeiro de uma série de muitos que vão entender que é a pessoa certa e correta para que a gente dê continuidade em todo esse trabalho.”

Enquanto isso, Jamil reafirma reeleição com foco no desenvolvimento da região

Em entrevista às rádios de Ipameri, o deputado Jamil Calife (UP), acompanhado pelo prefeito Jânio Pacheco e pelo deputado federal José Nelto, confirmou sua pré-candidatura à reeleição. Foto: Captura de tela/Instagram

Ao mesmo tempo, em Ipameri, o deputado estadual Jamil Calife concedia entrevistas nas duas emissoras da cidade, Rádio Fênix e Vale FM,  acompanhado do prefeito Jânio Pacheco e do deputado federal José Nelto. Na oportunidade, Jamil confirmou que buscará a reeleição para seguir trabalhando por Catalão e região.

Durante a entrevista, ele explicou sua decisão de permanecer na disputa:

“Eu pensei muito ultimamente sobre isso e tenho ouvido muito a população (…).
Durante os últimos 40 anos, a gente viu políticos interessados em disputas para serem prefeitos na sequência, e largando a região sem deputados.
Eu tive a oportunidade de disputar a prefeitura no ano passado, não tive nenhum interesse, porque o meu sonho é desenvolver essa região (…).
Com muita humildade, eu acredito que quem tem que decidir o nosso futuro é a população.
Então eu estou, sim, pré-candidato à reeleição. Vou trabalhar para continuar trabalhando pelo nosso povo, pela nossa gente. Não por mim, mas sim pelo povo, pela região.”

O beijo de Jamil Calife foi um gesto de agradecimento no anúncio da escolha de seu nome para disputar o cargo de deputado estadual em 2022, decisão que ocorreu de última hora após o afastamento de Leovil Evangelista por questões de saúde. Foto: Reprodução/Internet

Cenário semelhante ao de 2006 pode se repetir

Dessa forma, caso ambos mantenham suas candidaturas, o governadoriável Daniel Vilela (MDB) poderá contar com dois palanques em Catalão. Além disso, a configuração lembra o cenário de 2006, quando Jardel Sebba e Júlio Paschoal concorreram pelo mesmo grupo político. Naquele ano, Jardel foi reeleito com ampla vantagem.

SAE estende inscrições do concurso até 5 de novembro; pagamento pode ser feito até o dia 7

0

A Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) de Catalão decidiu estender o prazo de inscrições do concurso público. Agora, os candidatos podem se inscrever até o dia 5 de novembro, enquanto o pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 7.

Leia também:

-Concurso SAE Catalão 2025 abre 140 vagas com salários de até R$ 9,9 mil

O superintendente Rogério Pires explicou que a medida foi tomada porque muitos inscritos ainda não haviam quitado o boleto. “Queremos dar uma nova chance a quem fez a matrícula, mas não conseguiu pagar dentro do prazo. A prorrogação coincide com o período em que a maioria dos catalanos recebe o salário”, destacou.

As taxas variam entre R$ 100 e R$ 170, de acordo com o cargo pretendido. Apesar da alteração nas datas, as provas continuam marcadas para o dia 30 de novembro. Pires reforçou que é essencial ler o edital com atenção e reunir toda a documentação exigida. “Quem deixar para a última hora pode acabar perdendo a oportunidade”, alertou.

Fornecimento de energia e abastecimento

Durante a entrevista, o superintendente também comentou sobre a instabilidade no fornecimento de energia em Catalão. Segundo ele, a relação entre a SAE e a Equatorial Goiás é positiva e de respeito. “Tivemos quedas pontuais, mas a empresa tem atendido prontamente às nossas demandas e trata a SAE com a mesma prioridade que os hospitais”, afirmou.

Além disso, Pires tranquilizou a população quanto ao abastecimento de água. Apesar do período seco, ele garantiu que não há risco de rodízio ou falta d’água na cidade. “O reservatório do Ribeirão Pari está equilibrado. Estamos captando e distribuindo normalmente para toda a população”, completou.

Por fim, o superintendente incentivou os interessados a concluir o processo de inscrição. “Quem já fez o cadastro deve aproveitar esses dias para efetuar o pagamento e garantir a participação. Desejo boa sorte a todos os candidatos”, finalizou.

Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram: