16 de maio de 2022

ELEIÇÕES 2022: PARTIDO ‘NOVO’ LANÇA NOME E, SOBE PARA CINCO, O NÚMERO DE PRÉ-CANDIDATOS A DEPUTADOS ESTADUAL, EM CATALÃO

Da esquerda para direita: Marcos Paulo (Novo), Gustavo Sebba (PSDB), Jamil Calife (PP), Luiz Sampaio (SD) e Rodrigão (PRTB). Fotos: Reprodução – Montagem Blog do Badiinho

O número de pré-candidatos a deputado estadual, em Catalão, subiu para cinco, é que o Partido Novo  lançou o nome de Marcos Paulo, de pais ligados ao segmento evangélico, o pré-candidato é estudante do curso de enfermagem na Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Marcos Paulo faz coro nas pré-candidaturas de Edigar Diniz (ao governo) e de Leonardo Rizzo ao Senador Federal, ambos do Partido Novo.

De acordo com Marcos Paulo, suas principais bandeiras serão a educação e saúde, caso consiga se eleger deputado nas eleições deste ano.

Além de Marcos Paulo pelo Partido Novo, pretendem disputar cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás neste ano, o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), Jamil Calife (PP), Luiz Sampaio (SD) e o vereador Rodrigão (PRTB). Veja abaixo um pouco do perfil deles, exceto Marcos Paulo já resumido no início da matéria.


GUSTAVO SEBBA (PSDB)

Gustavo Sebba (PSDB). Foto: Reprodução

Gustavo Sebba (PSDB), hoje com 34 anos de idade, iniciou sua trajetória política em 2014 aos 27 anos, quando disputou pela primeira vez o cargo de deputado estadual, se elegendo com 33.760 votos, recebendo naquele ano, em Catalão, um total de 9.637 (20,22% dos votos válidos). Em 2018, Gustavo se reelegeu com 29.286 votos, sofrendo uma queda na votação em Catalão, quando recebeu 6.419 votos, o que representou naquele ano, 14,52% dos votos válidos.

Nas eleições municipais de 2020, o tucano Gustavo Sebba (PSDB) concorreu ao cargo de Prefeito de Catalão e, obteve 4.869 votos (9,68% dos votos válidos), ficando na terceira colocação atrás de Élder Galdino do MDB que obteve 14.356 votos (28,54% dos votos válidos).

O eleito Prefeito de Catalão em 2020,  foi Adib Elias do Podemos com 28.984 votos (57,62% dos votos válidos).

Gustavo Sebba em 2022 é o único com mandato na chapa do PSDB e comemora novos apoios no norte e nordeste goiano. Seu maior desafio será a corrida para construção de um novo grupo político, e que poderá proporcionar um aumento em sua votação na sua principal base eleitoral.

Leia também:

-ELEIÇÕES 2022: GUSTAVO SEBBA É O ÚNICO COM MANDATO NA CHAPA DE PRÉ-CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL DO PSDB

 

JAMIL SEBBA CALIFE

Jamil Sebba Calife (PP). Foto: Reprodução

Jamil Sebba Calife, é Médico Psiquiatra, empresário do ramo hospitalar, e é Diretor Presidente do Hospital Nasr Faiad. Mesmo tendo familiares políticos, nunca disputou cargo eletivo anteriormente, e na última sexta-feira (15), convidado pelo Prefeito Adib Elias, foi anunciado como pré-candidato a deputado estadual no lugar de Leovil Júnior, que retirou seu nome devido a problemas de saúde.

Leia também:

-ELEIÇÕES 2022: JAMIL SEBBA CALIFE É O ESCOLHIDO DE ADIB ELIAS PARA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

LUIZ SAMPAIO (SOLIDARIEDADE)

Luiz Gustavo Sampaio (Solidariedade). Foto: Reprodução

O cartorário Luiz Gustavo Sampaio, que iniciou seu projeto de pré-candidatura  no Cidadania do vice-governador Lincoln Tejota, vai tentar pela segunda vez conquistar uma cadeira na Alego, só quem no Solidariedade de Lucas Virgílio. Devido a conflitos de bases após Lincoln manifestar interesse em concorrer a uma cadeira na Alego, Sampaio migrou para o Solidariedade antes de encerrar o prazo das filiações no dia 2 de agosto

Sampaio, até o ano de 2017, era considerado um desconhecido no meio político, porém, com forte capital financeiro conseguiu reunir os cartorários do Estado e se lançar como pré-candidato a deputado estadual. Na pré-campanha da eleição de 2018, adquiriu equipamentos sofisticados para forte campanha nas redes sociais, e saiu ao lado de Ronaldo Caiado percorrendo os municípios de Goiás, tudo sendo  registrando e compartilhado nas redes sociais por meio de uma TV Web.

Consolidada sua candidatura 2018, Sampaio que era filiado ao DC obteve 12.993 votos, destes, 4.232  foram na cidade de Catalão, o que representou 9,57% dos votos válidos em Catalão.

Com Caiado governador, Sampaio assumiu a vice-presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab), cargo que ficou até agosto deste ano. Em setembro, Sampaio chegou a assumir a presidência da Agehab, mas deixou o cargo, após ter sofrido pressões de deputados estaduais da base governista, os quais teriam afirmado que ele (Sampaio) estaria usando o órgão para montar base, visando as eleições de 2022, fato destacado pelo Jornal O Popular, porém negado por Sampaio.

No dia 2 de dezembro do ano passado, Luiz Sampaio (Cid) recebeu o apoio do MDB de Catalão em evento realizado na cidade de Três Ranchos, porém, os ‘Irmãos Galdinos e o MDB retiraram apoio e foram de mala e cuia apoiar a pré-candidatura do verador Rodrigão (PRTB), que de acordo com eles, a incompatibilidade de ideias entre os Irmãos Galdinos, o MDB com Sampaio, foi na questão de definição de apoio a deputado federal.

Leia também:

-ELEIÇÕES 2022: PRÉ-CANDIDATO LUIZ SAMPAIO (SD) DIZ CONTAR COM APOIO DE 14 PREFEITOS E DE MAIS DE 150 VEREADORES, EM GOIÁS

 

RODRIGÃO (PRTB)

Rodrigo Alves Carvelo (PRTB). Foto: Reprodução

O vereador e sindicalista Rodrigo Alves Carvelo, o ‘Rodrigão’, que há pouco mais de 60 dias atrás deu o pulo do gato, deixou o Podemos na calada e se filiou ao PRTB, confirmou ainda no final do ano que disputará pela terceira vez o cargo de deputado estadual.

Rodrigão surgiu na política Catalana através do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat), sendo eleito vereador em 2008 pelo PSDB, recebendo naquele ano, um total de 1.963 votos. Em 2012, Rodrigão, ainda no mesmo partido, disputou o cargo de vice-prefeito ao lado do também tucano, ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Jardel Sebba.

Jardel e Rodrigão foram eleitos em 2012, isso em uma eleição muito polêmica, marcada pela  judicialização do processo eleitoral. Porém, Jardel e Rodrigão assumiram seus respectivos mandatos, e o vice-prefeito Rodrigão, assumiu a Secretaria de Infraestrutura de Catalão chamada na época de Seinfra em janeiro de 2013.

 

Em setembro de 2013, em menos de 1 ano de administração o rompimento político entre Rodrigão e Jardel aconteceu, ficando marcado pelas muitas trocas de farpas e acusações de ambos os lados. Rodrigão desligou-se da Seinfra. Na época, Rodrigão afirmou que almejava sair candidato a deputado estadual pelo PSDB com o apoio de Sebba, o qual estava trabalhando para lançar seu filho (Gustavo Sebba) nas eleições estaduais de 2014.

Rodrigão, mesmo rompido com o então prefeito Jardel, disputou o cargo de deputado estadual pelo Solidariedade em 2014, e naquela disputa precisava de aproximadamente de 16 mil votos, mas conseguiu somar 11.127 votos. Na época, o vice-prefeito teve 5.173 votos em Catalão, ficando em terceiro lugar, atrás de Gustavo Sebba (PSDB) que teve 9.637, e do atual prefeito Adib Elias, que era filiado no MDB e obteve 23.183 votos na cidade de Catalão.

No ano de 2016, Rodrigão se aliou até então ao seu maior adversário político, Adib Elias, com quem protagonizou diversos embates e troca de farpas. Neste mesmo ano, Adib Elias foi eleito Prefeito de Catalão, e Rodrigão eleito vereador novamente vereador na coligação de Adib, com 1.630 votos.

No ano de 2018, Rodrigão foi novamente candidato pelo Solidariedade, e na contramão de seu partido que apoiou a reeleição de Zé Eliton, Rodrigão apoiou a candidatura de Caiado, obtendo 12.958 votos, somando um total de 7.676 votos na cidade de Catalão.

Leia também:

-ELEIÇÕES 2022: MDB E IRMÃOS GALDINOS VÃO APOIAR O VEREADOR RODRIGÃO (POD) PARA DEPUTADO ESTADUAL

 

Publicado por: Badiinho Moisés