15 de dezembro de 2021

ELEIÇÕES 2022: três nomes se apresentam como pré-candidatos a deputado estadual por Catalão e região

Gustavo Sebba (PSDB), Luiz Sampaio (Cidadania) e o vereador Rodrigão (Podemos) são os nomes que apresentam como pré-candidatos a deputado estadual por Catalão e região em 2022. Fotos: Reprodução/Montagem – Badiinho

Faltando apenas 16 dias para 2022, ano em que teremos eleições para a escolha do Presidente da República, Governadores, Senadores, além de Deputados Federais e Estaduais, até o momento, em Catalão, apenas três nomes se apresentaram como pré-candidatos na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Em setembro deste ano, os irmãos Galdinos (Elder e Onofrim), que até o dia 16 de setembro eram tidos como pretensos candidatos, desistiram da disputa e anunciaram em encontro realizado em Goiânia com Daniel Vilela, presidente do MDB em Goiás, a pré-candidatura do vereador Helson Barbosa, o ‘Caçula’.

Em nova articulação, os irmãos Galdinos e o vereador Caçula, anunciaram que o partido não lançará candidato na região em 2022, informando eles, o apoio à candidatura do cartorário e ex-vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Gustavo Sampaio (Cidadania), que foi dado em evento na cidade de Três Ranchos no dia 02 de dezembro.

Além de Sampaio, outros dois nomes conhecidos do eleitorado catalano, também confirmam suas pretensões de participarem das disputas em 2022.

O Badiinho fez um resumo do histórico político dos três nomes apresentados até o momento. Leia abaixo: 

Gustavo Sebba do PSDB

Gustavo Sebba (PSDB). Foto: Reprodução

O filho do ex-prefeito Jardel Sebba e atual deputado estadual pelo PSDB de Catalão, Gustavo Sebba foi o primeiro a confirmar pré-candidatura em 2022, e ele vai tentar a reeleição pela terceira vez.

Gustavo Sebba (PSDB), hoje com 34 anos de idade, iniciou sua trajetória política em 2014 aos 27 anos, quando disputou pela primeira vez o cargo de deputado estadual, se elegendo com 33.760 votos, recebendo naquele ano, em Catalão, um total de 9.637 (20,22% dos votos válidos). Em 2018, Gustavo se reelegeu com 29.286 votos, sofrendo uma queda na votação em Catalão, quando recebeu 6.419 votos, o que representou naquele ano, 14,52% dos votos válidos.

Nas eleições municipais de 2020, o tucano Gustavo Sebba (PSDB) concorreu ao cargo de Prefeito de Catalão e, obteve 4.869 votos (9,68% dos votos válidos), ficando na terceira colocação atrás de Élder Galdino do MDB que obteve 14.356 votos (28,54% dos votos válidos).

O eleito Prefeito de Catalão em 2020,  foi Adib Elias do Podemos com 28.984 votos (57,62% dos votos válidos).

O principal desafio de Gustavo Sebba em 2022, será a corrida para construção de um novo grupo político, e que poderá proporcionar um aumento em sua votação na sua principal base eleitoral.

Luiz Sampaio (Cidadania)

Luiz Sampaio (Cidadania). Foto: Reprodução

O cartorário Luiz Gustavo Sampaio, atualmente no Cidadania do vice-governador Lincoln Tejota, vai tentar pela segunda vez conquistar uma cadeira na Alego.

Sampaio, até o ano de 2017, era considerado um desconhecido no meio político, porém, com forte capital financeiro conseguiu reunir os cartorários do Estado e se lançar como pré-candidato a deputado estadual. Na pré-campanha da eleição de 2018, adquiriu equipamentos sofisticados para forte campanha nas redes sociais, e saiu ao lado de Ronaldo Caiado percorrendo os municípios de Goiás, tudo sendo  registrando e compartilhado nas redes sociais por meio de uma TV Web.

Consolidada sua candidatura 2018, Sampaio que era filiado ao DC obteve 12.993 votos, destes, 4.232  foram na cidade de Catalão, o que representou 9,57% dos votos válidos em Catalão.

Com Caiado governador, Sampaio assumiu a vice-presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab), cargo que ficou até agosto deste ano. Em setembro, Sampaio chegou a assumir a presidência da Agehab, mas deixou o cargo, após ter sofrido pressões de deputados estaduais da base governista, os quais teriam afirmado que ele (Sampaio) estaria usando o órgão para montar base, visando as eleições de 2022, fato destacado pelo Jornal O Popular, porém negado por Sampaio.

No último dia 2 de dezembro, Luiz Sampaio (Cid) recebeu o apoio do MDB de Catalão em evento realizado na cidade de Três Ranchos.


Rodrigo Carvelo,  o ‘Rodrigão (POD)

Verador Rodrigão (Podemos). Foto: Reprodução

O vereador e sindicalista Rodrigo Alves Carvelo, o ‘Rodrigão’, atualmente no Podemos, confirmou que disputará pela terceira vez o cargo de deputado estadual, em partido ainda a ser definido dentro do prazo legal determinado pela Justiça Eleitoral.

Rodrigão surgiu na política Catalana através do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat), sendo eleito vereador em 2008 pelo PSDB, recebendo naquele ano, um total de 1.963 votos. Em 2012, Rodrigão, ainda no mesmo partido, disputou o cargo de vice-prefeito ao lado do também tucano, ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Jardel Sebba.

Jardel e Rodrigão foram eleitos em 2012, isso em uma eleição muito polêmica, marcada pela  judicialização do processo eleitoral. Porém, Jardel e Rodrigão assumiram seus respectivos mandatos, e o vice-prefeito Rodrigão, assumiu a Secretaria de Infraestrutura de Catalão chamada na época de Seinfra em janeiro de 2013.

Em setembro de 2013, em menos de 1 ano de administração o rompimento político entre Rodrigão e Jardel aconteceu, e que ficou marcado pelas muitas trocas de farpas e acusações e ambos os lados, sendo Rodrigão desligado da Seinfra. Na época, Rodrigão afirmou que almejava sair candidato a deputado estadual pelo PSDB com o apoio de Sebba, o qual estava trabalhando para lançar seu filho (Gustavo Sebba) nas eleições estaduais de 2014.

Rodrigão, mesmo rompido com o então prefeito Jardel, disputou o cargo de deputado estadual pelo Solidariedade em 2014, e naquela disputa precisava de aproximadamente de 16 mil votos, mas conseguiu somar 11.127 votos. Na época, o vice-prefeito teve 5.173 votos em Catalão, ficando em terceiro lugar, atrás de Gustavo Sebba (PSDB) que teve 9.637, e do atual prefeito Adib Elias, na época filiado no MDB e obteve 23.183 votos na cidade de Catalão.

No ano de 2016, Rodrigão se aliou até então ao seu maior adversário político, Adib Elias, com quem protagonizou diversos embates e troca de farpas. Neste mesmo ano, Adib Elias foi eleito Prefeito de Catalão, e Rodrigão eleito vereador novamente vereador na coligação de Adib, com 1.630 votos.

No ano de 2018, Rodrigão foi novamente candidato pelo Solidariedade, e na contramão de seu partido que apoiou a reeleição de Zé Eliton, Rodrigão apoiou a candidatura de Caiado, obtendo 12.958 votos, somando um total de 7.676 votos na cidade de Catalão.

 

Prefeito Adib Elias ainda não lançou oficialmente o nome de seu candidato

Prefeito de Catalão, Adib Elias (POD), ainda não anunciou de forma oficial o nome que por ele será apoiado. Foto: Reprodução

Pessoas próximas ao prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, dão como certa a candidatura do atual Secretário de Habitação, o jovem Leovil Evangelista, porém, nos bastidores políticos, a conversa é que a primeira dama e Secretária de Ação Social, Adriete Elias, está melhor posicionada em recente pesquisa realizada na cidade.

Mesmo com fortes movimentações entorno do nome de Leovil Evangelista, o fato é que o prefeito Adib Elias ainda não oficializou nome algum, e como acontece no mundo da notícia, e que se usa muito a frase que “em um minuto tudo pode mudar”, na política também é assim, e toda a articulação narrada acima, em um piscar de olhos, também pode mudar completamente, afinal, na hora do seca bagaço é que o bicho pega mesmo!

 

Publicado por: Badiinho Moisés