Início Site Página 919

PETRÓPOLIS: ‘MAMÃE, ME ABRAÇA QUE A GENTE VAI PARA O CÉU JUNTAS’, DISSE MENINA EM CASA INUNDADA

0
Foto: Reprodução

Qual é o limite da força de uma mãe que busca salvar a vida dos filhos? No caso da dona de casa Monique Mendonça Terra, moradora da Rua Paulista, no bairro da Castelânea, é impossível mensurar. Uma das vítimas da tragédia que atingiu a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, ela sobreviveu a um soterramento e teve forças para tirar cinco filhos, um a um, de dentro de uma casa que estava sendo tomada pela lama e desabava em cima da família, para depois levá-los por dois telhados e muros altos, salvando todos.

Na terça-feira da semana passada, Monique estava no quarto da casa com cinco de seus oito filhos — Maria Isabella, de 13 anos, Marcos, de 7, Isis, de 6, Lia, de 3, e a bebê Manuella, de apenas 8 meses — quando começou o temporal que provocou dezenas de mortes e destruição na cidade. Preocupada, ela abriu a porta da cozinha e se assustou com o volume de água. Ela foi verificar a situação de um vizinho, surdo e mudo, quando o marido a alertou sobre a lama que já deslizava do morro. Em desespero e tentando fugir, eles viram a casa da vizinha, uma senhora que morreu abraçada com o neto, desabar. Seu primeiro pensamento foi o de qualquer mãe:

— Onde estão meus filhos?

Todos, inclusive vizinhos da parte alta, haviam se dirigido para a casa do tio de Monique, que ficava logo abaixo. Nesse momento, uma árvore caiu na entrada da casa, bloqueando a única saída e desviando o rio de lama, que descia da encosta e passou a inundar completamente o imóvel. Nesse momento, quando o nível da lama ia subindo, o desespero bateu em toda a família.

— Esse foi o pior momento. Nós escutamos a nossa casa cair. A minha filha de seis anos me abraçou e falou “mamãe, vamos ficar abraçadas que a gente vai para o céu juntas”. Minha filha de 13 anos me pediu perdão por qualquer coisa que tivesse feito de ruim, abraçou o bebê e se encolheu. Era o pior momento, a única saída bloqueada, a lama entrando e inundando tudo, a casa caindo. Eu comecei a gritar “não vou morrer hoje” — contou.

Com a lama na altura da cintura de todos, Monique resolveu tentar tirar os filhos pelo telhado. Para isso, contou com a ajuda de dois vizinhos. Amarrando lençóis, ela tirou os filhos um a um cavando na lama e os passou para cima. No alto, se deparou com dois muros altos e resolveu passar as crianças jogando-as por cima do obstáculo, que tinha cerca de três metros de altura.

— Foi quando comecei a gritar socorro e foi esse momento que viralizou no vídeo da menina — disse.

O vídeo a que Monique se refere foi um dos primeiros a circularem nas redes sociais, ainda no dia 15. A moça que filma mostra a enxurrada na Rua Primeiro de Maio e de repente diz que há uma mulher gritando, quando foca em Monique no momento em que jogava as crianças pelo muro.

Ao tentar atravessar o muro, um acidente. Após saltar, ela caiu em cima de uma árvore tombada e um galho penetrou em um joelho, enquanto outro furou a sola de um pé. De acordo com ela, não houve dor neste momento. Mesmo ferida, ela ainda passou as crianças por mais uma laje e conseguiu escapar, descendo o morro com todos os filhos pelas mãos.

— No momento crítico a gente não sente dor, não sente nada. A gente só sente que tem que fazer alguma coisa. Quando eu gritei socorro, eu achei que alguém poderia ajudar. Eu vi essa menina na janela e eu sabia que ela podia chamar alguém. Mas como eu vi que não vinha ninguém, a gente cria força de onde não tem, é força de quem ama mesmo. Eu tirei força do amor que eu tenho por eles, do quanto eles mudaram a minha vida e do quanto eles me fazem felizes — completou.

Hospedada na casa de parentes, no bairro Mauá, Monique Terra se recupera das feridas profundas nas pernas. A casa e todos os pertences ficaram debaixo de lama no imóvel que era da família, mas o mais importante ela trouxe.

Publicado por: Badiinho Moisés

GOIÁS REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2022

0
Foto: Reprodução

Uma mulher de 54 anos morreu por complicações da dengue, em Inhumas, na região metropolitana da capital goiana, na terça-feira (22/2). Ela é considerada oficialmente a primeira vítima confirmada da doença em 2022, em Goiás, que registrou aumento de 215% no número de casos em comparação com o ano passado. A informação é de acordo com uma reportagem do site Metrópolis.

O secretário estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, confirmou ao Metrópoles a grande quantidade de casos da doença e fez alerta para a população.

“Em Goiás, tem, sim, muitos casos de dengue. É uma doença que não pode ser subestimada pela população. Ela traz inúmeros sintomas e sua forma mais grave pode levar a morte”, destacou.

Mais 13 mortes suspeitas

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SESGO), o estado analisa outros 13 óbitos que estão suspeitos de dengue. Por isso, o número de mortes pela doença pode aumentar, assim que os resultados dos exames forem divulgados.

Em geral, a quantidade de pessoas com dengue já aumentou 215% nas primeiras semanas deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. Além dos 24.710 casos notificados nestas primeiras semanas, a secretaria investiga também as mortes provocadas por dengue.

Apesar do aumento de casos, o secretário nega qualquer hipótese de epidemia da doença no estado.

“Dengue, em Goiás, no período chuvoso é endêmico. Não se trata de epidemia. Epidemia é o que está fora do previsto. Endemia é o previsto, o esperado. Muitos casos de dengue nesta época do ano são previstos e todo ano tem”, disse Ismael.

Pessoas com algum tipo de doença ou que já pegaram dengue antes, segundo a secretaria, estão mais suscetíveis a terem casos graves da doença. Isto porque o risco é ainda maior para pessoas que tiveram o mesmo diagnóstico após picada do mosquito Aedes Aegypti pela segunda ou terceira vez.

Na lista de doenças que podem piorar o estado de saúde de quem estiver com dengue, estão hipertensão, diabetes, doenças renais ou cardíacas. Além disso, conforme destaca a secretaria, a dengue não escolhe faixa etária.

“Mosquito se reproduzindo”

Infectologistas alertam que alguns sintomas, como vômito e dores abdominais persistentes, são sinais de alerta da dengue. Além disso, as pessoas devem ficar atentas também em casos de febre alta, sangramento, insuficiência hepática ou se não conseguirem ficar em pé.

É por isso que, mesmo durante o período da pandemia da Covid-19, segundo autoridades sanitárias e especialistas, a população não pode se esquecer das ações de prevenção à dengue.

“Sua transmissão é através do mosquito Aedes Aegypti e onde tiver qualquer quantidade de água acumulada poderá ter mosquito se reproduzindo. Uma poça, uma tampinha com água, uma folha com água, tudo isso são locais de proliferação do mosquito, que é o vetor”, explicou o secretário.

SUSTO: ÁGUA INVADIU CASA NO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO TEMPORAL DE TERÇA-FEIRA (22)

0
Água da chuva invadiu casa de moradora na Rua Miguel Safatle, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Foto: Reprodução

Uma moradora da Rua Miguel Safatle, nas próxima ao templo da Assembleia de Deus, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, passou momentos de tensão durante a forte chuva que caiu cidade de Catalão, isso porque a água invadiu sua casa.

Umas possibilidades, segundo ela e moradores, é que bueiros entupidos possam ter contribuído com o problema, claro, associado ao grande volume de água que caiu em 60 minutos.

De acordo com Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE), equipes vão fazer vistorias no local apontado, e se necessário, serão feitas intervenções nos respectivos bueiros.

Leia também:

-CHOVE 50MM EM 1H E VENTOS CHEGARAM A 50 QUILÔMETROS POR HORA, EM CATALÃO; É O FEVEREIRO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 61 ANOS


ASSISTA OS VÍDEOS:

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 36 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA QUARTA-FEIRA (23/02) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 23/02/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Ajudante de Carga e Descarga com experiência CNH “D”, masculino – 01 vaga;

2. Ajudante de Carga e Descarga, masculino – 02 vagas;

3. Analista de Marketing com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Auxiliar Administrativo com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

5. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 02 vagas;

6. Auxiliar de Linha de Produção, para trabalhar com dobra de calhas, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

7. Ajudante de Mecânico com experiência em Montagem, Manutenção e Reparo e Rodízio de Pneus e equipamentos pesados, masculino – 01 vaga;

8. Consultor de Vendas com experiência e noções do pacote Office, ambos os sexos – 01 vaga;

9. Corretor de Imóveis, com experiência e veículo próprio, ambos os sexos – 01 vaga;

10. Encarregado de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

11. Entregador de Gás, CNH “A”, masculino, disponibilidade de horário – 01 vaga;

12. Entregador de Gás, com experiência , CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

13. Lavador de carros de estofados, com experiência, masculino – 01 vaga;

14. Mecânico de Automóveis com experiência, masculino – 01 vaga;

15. Mecânico de Automóveis com experiência, masculino – 01 vaga;

16. Mecânico de Motos com experiência, masculino – 01 vaga; Salário não informado

17. Motorista Entregador com experiência na CTPS, disponibilidade de horários, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

18. Motorista Entregador com CNH “D”, masculino – 01 vaga;

19. Motorista Entregador, para trabalhar com entregas de aplicativo, moto própria, CNH “A”, ambos os sexos – 01 vaga;

20. Oficial de Serviços Gerais, com experiência em elétrica e hidráulica, masculino – 01 vaga;

21. Professor de Educação Física com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

22. Recepcionista de Hotel com experiência na CTPS, para trabalhar das 18h às 06h, masculino – 01 vaga; Salário não informado

23. Técnico Agrícola ou Agrônomo com CNH “B”, feminino – 01 vaga;

24. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

25. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS, para trabalhar à 110km da cidade de Catalão, masculino – 01 vaga;

26. Trabalhador Rural com experiência, para tirar leite e fazer queijos, morar em fazenda próximo a Davinópolis, masculino – 01 vaga;

27. Vendedor de Consórcios, ambos os sexos – 01 vaga;

28. Vendedor Interno com experiência na área de construção civil, ambos os sexos – 01 vaga;

29. Vendedor Interno com experiência, CNH “AB”, ambos os sexos – 01 vaga;

30. Vendedor Interno com experiência no ramo de ferramentas, masculino – 01 vaga;

31. Vendedor Interno com experiência, feminino – 01 vaga;

32. Vendedor Pracista com veículo próprio, para trabalhar no ramo de produtos rurais, que tenha MEI ou que tenho interesse em abrir, ambos os sexos – 01 vaga.

 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO SEGUE VACINANDO CRIANÇAS CONTRA COVID-19, VEJA QUEM MAIS PODE SER VACINADO NESTA QUARTA

0
Foto: Getty Imagens/Reprodução


Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade


Catalão segue a todo vapor com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Hoje, quarta-feira (23), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC.

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Crianças de 9 a 11 anos receberão a segunda dose da Coronavac nesta quarta-feira (23)


Intervalo entre doses da vacina do Instituto Butantan é de 28 dias.

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 9 a 11 anos de idade que receberam a primeira dose da CoronaVac no dia 26 de janeiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.


Vacinação infantil em Catalão

Até segunda-feira (21), 5.419 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 54,2% da população dessa faixa etária (9.998 crianças).

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose


O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (23), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca imunossuprimidos e população adulta para receberem a Terceira Dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 28 dias, para aplicação da terceira dose. E também convoca osadultosque receberam a segunda dose até o dia 23 de outubro.

A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (23), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

 

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (23/10), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização acontece hoje, quarta-feira (23), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

com imunodeficiência primária grave;

em quimioterapia (câncer);

transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

portadores de HIV/ Aids;

em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

em uso de drogas modificadores da resposta imune;

com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

pacientes em hemodiálise;

pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria Municipal de Saúde – Secom/Catalão 

CRIANÇA É PICADA POR COBRA DENTRO DE SALA DE AULA EM ESCOLA, EM GOIÁS

0
Foto: Reprodução

A menina Any Luiza, de 5 anos, foi picada por uma cobra dentro da sala de aula de uma escola da cidade de Iaciara, no nordeste goiano. Valdete Neres, avó da menina, fala que a neta foi examinada e medicada na cidade, mas teve que ser transferida para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. A informação é da Rota Policial Anápolis.

“A escola falou que ela estava chupando um pirulito e foi colocar a mão debaixo da mesa. A cobra estava lá e a picou”, explica a avó.

O incidente aconteceu na tarde da última segunda-feira (21). O pai da menina, Luiz Paulo, fala que a filha passou por uma cirurgia nesta terça-feira (22).

“A cirurgia deu certo e ela está consciente. Os braços dela estavam muito inchados e os músculos estavam obstruindo as veias”, menciona Luiz.

O biólogo Edson Abrão relata que se trata de uma jararaca, a quarta espécie mais venenosa do Brasil. O especialista explica que é uma serpente extremamente agressiva, articulosa, que gosta de ficar em locais escondidos para atacar.

“O veneno começa fazer efeito até 6 horas depois da picada. Ele causa edema local, inchaço e paralisia dos órgãos. Pode causar necrose e amputação. Em caso de crianças pode levar à morte”, pontua Edson.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

VENDAVAL ARRANCA TELHADO E DEIXA IDOSO FERIDO DURANTE FORTE CHUVA EM CATALÃO

0

 

Bombeiros resgataram idoso que se machucou após ser arrancado durante temporal. Foto: 10º BBM/Reprodução.

Um senhor 88 anos ficou ferido depois que o pedaço de um telhado foi arrancado pela força de um vendaval na tarde desta terça-feira (22), no Bairro Jardim Paraíso, em Catalão. A peça metálica foi parar em cima de um muro.

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para socorrer o morador que ficou ferido. Segundo a guarnição, a fiação da casa ficou danificada.

Ainda de acordo com os bombeiros, o local foi isolado para evitar possíveis novos acidentes. A concessionária de energia elétrica esteve no local para fazer os devidos reparos.

A vítima recebeu os primeiros socorros e foi levada a um hospital de cidade. O Blog do Badiinho ainda não recebeu a atualização do estado de saúde do morador.

Foto: 10º BBM/Reprodução.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

COVID, INFLUENZA OU DENGUE? CONFIRA COMO DIFERENCIAR OS SINTOMAS

0
Foto: Reprodução

As infecções provocadas pelos três vírus têm alguns sintomas parecidos e podem confundir as pessoas. De acordo com o infectologista Fernando de Oliveira, médico do Hospital Santa Catarina – Paulista, os sintomas comuns às três doenças são: dor no corpo, fadiga e febre. As informações são de uma reportagem do jornal Metrópoles.

“Essas enfermidades apresentam sintomas parecidos e, muitas vezes, os quadros são leves e autolimitados, o mais importante é evitar a automedicação e monitorar os sinais no corpo nas primeiras 48h”, comenta o infectologista.

Prevenção

Para a dengue, a prevenção é feita com o controle da proliferação de mosquitos, evitando o acúmulo de água parada, com a retirada de materiais como garrafas PET, latas e pneus de áreas externas. Além disso, é recomendado utilizar repelentes à base de DEET, Icaridina e IR 3535.

Já para a influenza e Covid-19, as medidas de prevenção estão relacionadas aos hábitos de higiene das mãos, ao uso de máscaras com a cobertura total do nariz e da boca e ao distanciamento social. Ademais, a vacina para as duas doenças respiratórias ajuda a prevenir complicações mais graves decorrentes dos quadros.

Principais sintomas

Influenza: febre, dor de garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, tosse, dores no corpo, dor de cabeça e diarreia.

Covid-19: febre, espirro, fadiga, dor de garganta, coriza, dores no corpo, dor de cabeça, falta de ar, diarreia, vômito, perda do olfato ou paladar, calafrios e perda de apetite.

Dengue: febre, náuseas, vômito, manchas na pele, dores no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, fraqueza, dor nos olhos e manchas no corpo.

Diferenças entre as doenças

A dengue costuma causar dor atrás dos olhos e aparecimento de manchas pelo corpo, enquanto a influenza e a Covid-19 causam complicações respiratórias, como dor de garganta, coriza e tosse. No entanto, em algumas situações, apenas exames laboratoriais podem dar o diagnóstico final.

Quando procurar atendimento médico?

Recomenda-se procurar atendimento médico na presença de sinais de piora, como dificuldade para respirar, aumento dos batimentos cardíacos, febre constante, presença de sangramentos, sonolência excessiva, vômitos frequentes e dores abdominais contínuas.

“É importante ficar atento a esses sinais, especialmente para as pessoas que têm risco de evoluir de forma grave ou possuem algumas comorbidades, idade avançada, gestantes e portadores de condições imunocomprometidas como câncer e transplantes”, alerta o infectologista.

Tratamentos

Não existe um tratamento único para estas doenças, mas medicamentos como antitérmicos, analgésicos e anti-histamínicos são utilizados para amenizar os sintomas.

Para os casos de Covid-19 e influenza, não é recomendado o uso frequente de corticoides e, para dengue, anti-inflamatórios são desaconselhados.

Além da ingestão de líquidos, o repouso é fundamental na recuperação do paciente – que não deve tomar medicamentos sem prescrição médica.

Para tranquilizar a população, o especialista reforça o aviso de que não existe contraindicação da vacina de Covid-19 para os indivíduos que tiveram dengue e, apesar de improvável, existe a possibilidade de contrair Covid, influenza e dengue ao mesmo tempo.

Publicado por: Badiinho Moisés

CHOVE 50MM EM 1H E VENTOS CHEGARAM A 50 QUILÔMETROS POR HORA, EM CATALÃO; É O FEVEREIRO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 61 ANOS

“É o fevereiro mais chuvoso dos últimos 61 anos”, afirma o climatologista Rafael Ávila, que também é professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Ruas e avenidas da região central de Catalão ficaram alagadas. Foto: Internauta/Reprodução

Na tarde desta terça-feira (22), uma forte chuva caiu sobre a cidade de Catalão, e em alguns pontos, chegou a assustar as pessoas, como aconteceu no terminal da Copebras, da mineradora CMOC Brasil, onde um vídeo divulgado mostra a forte chuva acompanhada de rajadas de ventos.

No centro de Catalão, vídeos mostram o grade volume de água, causando fortes enxurradas, e na avenida 20 de agosto, motos foram arrastadas.

O climatologista Rafael Ávila, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), confirma que Catalão já atingiu a média histórica dos últimos 61 anos de medição neste mês, e que fevereiro de 2022 está sendo o mais chuvoso dos últimos 61 anos, sendo registrado até o momento um total de 524mm.

A respeito da chuva registrada na tarde desta terça-feira (22) de aproximadamente 1h com ventos que chegaram a 50 quilômetros por hora, sendo registrados 50mm de chuva. Somente em um estação localizada na Avenida Raulina Fonseca Paschoal havia registrado 32.4mm.

De acordo com o climatologista, Rafael Ávila, a previsão é de que as chuvas permaneçam até amanhã, e que nos próximos dias a chuva deve diminuir e as temperaturas se elevarão, mas as chuvas vão dar apenas uma trégua, é quem em março, a previsão é mais chuva para Catalão, região e para Goiás.

Nos bairros, ruas mais pareciam rios. Foto: Internauta/Reprodução


VEJA VÍDEOS DO TEMPORAL NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA, EM CATALÃO:  

Publicado por: Badiinho Moisés

DICA PARA SUA SAÚDE BUCAL: DR.ALEXANDRE GOES, DA ORAL UNIC CATALÃO, TRAZ EXPLICAÇÕES SOBRE LENTES DE CONTATO

0
Dr. Alexandre Goes – Diretor Clínico na Oral Unic Catalão. Foto: Badiinho


Como de praxe em toda semana, o Dr. Alexandre José Goes, diretor clínico da Oral Unic, em Catalão, trouxe logo no primeiro dia da semana, segunda-feira (21), dicas para a sua saúde bucal, que vão te ajudar a ter o tratamento ideal para você estar sempre com um sorriso estampado no rosto.

O primeiro assunto da semana, foi sobre a Faceta Laminada em Porcelana, ou mais conhecida como as famosas lentes de contato, que de acordo com ele, a qualidade das facetas e o capricho do profissional na hora de colocar as lentes, são fundamentais para o sucesso da implantação. Assista a live abaixo:

 

Sobre a Oral Unic Catalão

Um dos consultório da Oral Unic Catalão. Foto: Divulgação

Inaugurada em Dezembro de 2020, a Oral Unic Implantes Catalão – GO faz parte de uma rede de clínicas especializadas em Implantes Dentários com sedação consciente e estética bucal, oferecendo tratamentos odontológicos com equipamentos de ultima geração. 

Composta por profissionais experientes proporcionamos um tratamento único para cada um dos nossos pacientes. Além de ser especializada em Implantes contamos com uma gama de tratamentos como Lentes de Contato Dental, Bichectomia, Clareamento Dental, Ortodontia, Endodontia e mais, tudo com estrutura completa e  Raio-x Panorâmico para fazer com que seu tratamento fique ainda mais rápido, fazendo tudo em um só lugar sem precisar sair da clínica.

Montada por ambientes aconchegantes pensamos em todo layout da clínica que proporcionam o bem-estar do primeiro contato até o final do seu tratamento odontológico. 


A Oral Unic, em Catalão, está situada na Av. Doutor Lamartine Pinto de Avelar, 635 Quadra 20 Lote 20, ao lado da Agência da Caixa Econômica Federal.

Fone: (64) 3442-5001 – (64) 98171-5001

Email: [email protected]