“É o fevereiro mais chuvoso dos últimos 61 anos”, afirma o climatologista Rafael Ávila, que também é professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Ruas e avenidas da região central de Catalão ficaram alagadas. Foto: Internauta/Reprodução
Na tarde desta terça-feira (22), uma forte chuva caiu sobre a cidade de Catalão, e em alguns pontos, chegou a assustar as pessoas, como aconteceu no terminal da Copebras, da mineradora CMOC Brasil, onde um vídeo divulgado mostra a forte chuva acompanhada de rajadas de ventos.
No centro de Catalão, vídeos mostram o grade volume de água, causando fortes enxurradas, e na avenida 20 de agosto, motos foram arrastadas.
O climatologista Rafael Ávila, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), confirma que Catalão já atingiu a média histórica dos últimos 61 anos de medição neste mês, e que fevereiro de 2022 está sendo o mais chuvoso dos últimos 61 anos, sendo registrado até o momento um total de 524mm.
A respeito da chuva registrada na tarde desta terça-feira (22) de aproximadamente 1h com ventos que chegaram a 50 quilômetros por hora, sendo registrados 50mm de chuva. Somente em um estação localizada na Avenida Raulina Fonseca Paschoal havia registrado 32.4mm.
De acordo com o climatologista, Rafael Ávila, a previsão é de que as chuvas permaneçam até amanhã, e que nos próximos dias a chuva deve diminuir e as temperaturas se elevarão, mas as chuvas vão dar apenas uma trégua, é quem em março, a previsão é mais chuva para Catalão, região e para Goiás.
Nos bairros, ruas mais pareciam rios. Foto: Internauta/Reprodução
VEJA VÍDEOS DO TEMPORAL NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA, EM CATALÃO:
Dr. Alexandre Goes – Diretor Clínico na Oral Unic Catalão. Foto: Badiinho
Como de praxe em toda semana, o Dr. Alexandre José Goes, diretor clínico da Oral Unic, em Catalão, trouxe logo no primeiro dia da semana, segunda-feira (21), dicas para a sua saúde bucal, que vão te ajudar a ter o tratamento ideal para você estar sempre com um sorriso estampado no rosto.
O primeiro assunto da semana, foi sobre a Faceta Laminada em Porcelana, ou mais conhecida como as famosas lentes de contato, que de acordo com ele, a qualidade das facetas e o capricho do profissional na hora de colocar as lentes, são fundamentais para o sucesso da implantação. Assista a live abaixo:
Sobre a Oral Unic Catalão
Um dos consultório da Oral Unic Catalão. Foto: Divulgação
Inaugurada em Dezembro de 2020, a Oral Unic Implantes Catalão – GO faz parte de uma rede de clínicasespecializadas em Implantes Dentários com sedação consciente e estética bucal, oferecendo tratamentos odontológicos com equipamentos de ultima geração.
Composta por profissionais experientes proporcionamos um tratamento único para cada um dos nossos pacientes. Além de ser especializada em Implantes contamos com uma gama de tratamentos como Lentes de Contato Dental, Bichectomia, Clareamento Dental, Ortodontia, Endodontia e mais, tudo com estrutura completa e Raio-x Panorâmicopara fazer com que seu tratamento fique ainda mais rápido, fazendo tudo em um só lugar sem precisar sair da clínica.
Montada por ambientes aconchegantes pensamos em todo layout da clínica que proporcionam o bem-estar do primeiro contato até o final do seu tratamento odontológico.
A Oral Unic, em Catalão, está situada na Av. Doutor Lamartine Pinto de Avelar, 635 Quadra 20 Lote 20, ao lado da Agência da Caixa Econômica Federal.
Como no ano passado, mais uma vez a Prefeitura de Três Ranchosrealizou, no último sábado (19) um mutirão para limpar as margens do Lago Azul, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Ocupando 29 embarcações, com 3 participantes em casa, foi retirada 1,5 tonelada de resíduos no local. De acordo com o prefeito Hugo Deleon, a meta é fazer a limpeza 2 ou 3 vezes no ano.
À imprensa, a prefeitura Informou que a gestão Hugo Deleon tem dado total apoio às causas ambientais desde o primeiro mandado. Afirmou também que o prefeito faz questão de participar de ações que surtem benefício na comunidade.
Por fim, agradeceu a participação de todos os voluntários das equipes de pesca esportiva, principalmente ao Paulinho Elthon da “Casa da Pesca”, de Catalão, que, segundo a prefeitura, não mede esforços para contribuir com o cidade.
Também participaram do mutirão o presidente da Câmara, Ricardo Ico, e os vereadores Wagner Carlota, José Carlos Bernardes e a sra. Barcela Salia. E todos os secretários envolvidos, no antes, durante e após o recolhimento dos resíduos, secretarias de Transporte, Turismo e Agricultura.
“Todo nosso trabalho é realizado a muitas mãos, vivemos em uma sociedade coletiva, que precisa uns dos outros e todos juntos pelas causas ambientais. Nosso olhar tem que ser um só, de preservar, conservar e conscientizar”, disse a prefeitura.
Rafael Xavier Castro, de 42 anos, foi uma das vítimas do temporal que atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio, na terça-feira, 15. Ele estava em um dos ônibus arrastados após a enchente do Rio Quitandinha. O homem, que a família define como “guerreiro”, já havia superado traumas do passado, como a perda da casa nas chuvas de 2011 na cidade, mas dessa vez não conseguiu escapar dos efeitos da cheia repentina. A informação foi publicada no Portal R7.
“Ele era um guerreiro, não tinha uma perna e penso que isso impediu que ele se salvasse. Como estava de jeans e usava perna mecânica, as pessoas não perceberam essa limitação”, disse o vendedor Filipe Xavier Castro, seu único irmão. Rafael trabalhava no hipermercado Assaí e, naquele dia, saiu por volta das 15h e foi ao centro da cidade, onde tomaria o ônibus para seguir para casa no bairro Quitandinha.
Com 9 anos de idade, Rafael foi atropelado, sofreu um traumatismo craniano severo, ficou dois meses em coma, quase dois anos sem andar, mas se recuperou. Com 24 anos, se envolveu em um acidente automobilístico e perdeu a perna esquerda, mas também se recuperou. Passou a usar prótese e levava uma vida normal. Em 2011, quando as chuvas assolaram a região de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a casa de Rafael foi destruída, a família perdeu tudo, mas ele e os familiares sobreviveram.
Filipe lembra que, na tragédia de 2011, a família estava em casa um sobrado no bairro Benfica, quando desceu uma torrente de água e lama. “Estávamos eu, ele, minha mãe e minha filha, Maria Luísa. A lama tomou todo o andar de baixo e atingiu 30 centímetros no andar de cima. Perdemos tudo, mas conseguimos sair ilesos.” A casa, avariada, foi condenada pela Defesa Civil. A família passou a receber o aluguel social até conseguir refazer a vida. Rafael se casou e foi morar no bairro Quitandinha, mais próximo do trabalho dele e da esposa.
Na semana passada, a família reviveu o drama, dessa vez com um fim trágico. “A região estava toda alagada, acredito que ele achou que estaria mais seguro dentro do ônibus. Por volta das 5h30 (da tarde), ele mandou mensagem para a esposa, Adriana, contando que o rio estava pondo água para fora. Ele estava acostumado, pois o trecho sempre alaga. Só que desta vez foi pior e foi muito rápido. As pessoas que conseguiram sair, disseram que ele estava muito tranquilo, ajudando no salvamento de outras pessoas. Jogaram a corda e muitos saíram por ela, mas, na minha cabeça, imagino que ele nem tentou sair pela corda, pois sem a perna seria difícil. Ele era uma pessoa reservada, não falou da deficiência física, não pediu ajuda”, imagina o irmão.
Na quarta-feira, 16, Filipe saiu de casa à procura do irmão. Foi informado de que havia corpos no IML (Instituto Médico Legal) e foi para lá. “Cheguei meio-dia e saí de lá quase meia-noite, mas com o corpo do meu irmão. Pelo menos, conseguimos dar um velório digno para ele. Ontem (sexta-feira, 18), nossa família se reuniu. Meu pai tem 67 anos e está arrasado. Minha mãe está mais forte, mas refizemos, em nossas lembranças, a vida dele de luta, de superação. Ele venceu, conseguiu realizar muitos dos sonhos que tinha. Foi um guerreiro.”
Jornalista busca irmã e sobrinha
Quando Petrópolis foi atingida pelas chuvas em janeiro de 2011, na maior tragédia já registrada na região serrana do Rio – foram 918 mortos e 100 desaparecidos na região -, o jornalista Tharllen Felipe cobriu o drama das famílias flageladas e acompanhou o resgate dos corpos sob os escombros de casas e barreiras.
Na manhã deste sábado, 19, Tharllen estava de novo no foco de mais uma tragédia. Desta vez, do outro lado: era ele quem os jornalistas procuravam para relatar suas perdas. Desde a terça-feira, Tharllen procura os corpos da irmã Suellen Rosa Felipe dos Santos Gonçalves, de 39 anos, grávida de três meses, e da sobrinha Nataly Vitória Felipe, de 12 anos.
O jornalista, que mantém programa noticioso em rádio local e colabora com veículos de imprensa da região, conta que as duas estavam em casa, no Morro da Oficina, quando tudo deslizou. “Desceu a encosta toda, passou por cima da casa, levou tudo. Foi tão brutal que nem os móveis e os pertences da casa foram encontrados. As duas estavam sozinhas lá. Minha irmã, grávida de três meses, estava cheia de sonhos.”
Na sexta, ele foi informado de que quatro rabecões tinham chegado com corpos ao IML. Nenhum era de seus familiares. Ele também foi a um hospital, após receber informação de que a irmã poderia estar lá. Não estava.
Tharllen conversou com a reportagem por telefone, uma conversa interrompida pelo choro. “Como repórter, acompanhei várias tragédias, mas sempre do outro lado. Nunca imaginei que iria viver essa situação.” Na manhã deste sábado, ele voltou para o local do deslizamento. “Está difícil, ainda está um caos aqui. Ainda não acharam nada.”
Superintendente da SAE, Rodrigo Margon, durante live com o Badiinho. Foto: Badiinho Moisés
O superintendente da SAE – Superintendência Municipal de Água e Esgoto, Rodrigo Margon, esteve mais uma vez com o Badiinho para trazer esclarecimentos referente ao órgão, desta vez, com relação as datas de pagamento da tarifa nos talões, que segundo ele, é um benefício ao cliente, explicando que não trata-se de uma cobrança antecipada, mas sim uma extensão do prazo para a efetuação do pagamento dentro do prazo para cada cidadão.
Na live, realizada na última quinta-feira (17), Rodrigo Margon também trouxe outros esclarecimentos como equipes de manutenção, dentre vários outros que você pode conferir assistindo a nossa live no Instagram do Blog do Badiinho:
Além dos servidores do município de Três Ranchos, também trabalharam no mutirão da limpeza o prefeito Hugo Deleon (Cidadania), vice-prefeito Haroldinho (DEM) e secretários municipais.
O Prefeito Hugo Deleon (Cidadania) também pegou no cabo da enxada e ajudou no mutirão para deixar Três Ranchos limpa. Foto: Vinícius Martins
Nesta semana estão sendo realizados na cidade do lago azul, os serviços de limpeza, capina, poda, retirada de entulhos, tapa buracos, pintura de meio fios e substituição de lâmpadas queimadas em todos os bairros.
A Secretaria de Transportes e Infraestrutura, disse que está permitido a colocação de entulhos e podas em via pública até hoje, terça-feira, 22 de fevereiro. Após essa data, está proibida a colocação desses materiais em vias públicas.
Na imagem estão o ex-prefeito e atual secretário, Rolvander Pereira, prefeito Hugo Deleon (CID) e o vice-prefeito, Haroldo Calaça – ‘Haroldinho’. Além deles, outros secretários também trabalharam no mutirão da limpeza. Foto: Vinícius Martins
Caso haja descumprimento desta clausula, haverá penalidades, conforme estabelece o Código de Posturas do Município.
Para que se tenha uma cidade limpa, organizada e bem cuidada, a Prefeitura de Três Ranchos conta com o apoio de todos para o Programa Cidade Limpa.
O Prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon (Cidadania), também colocou a mão na massa com ao lado dos colaboradores do município, e em live feita em perfil no Facebook, disse que mesmo sabendo que o perído chuvoso que faz com aumente o acúmulo de água, a população deve ser consciente e fazer sua parte para que evite o aumento nos casos de dengue, e agradeceu o empenho de todos que estiveram envolvidos nesse mutirão da limpeza.
Empréstimo permitirá ao Estado liquidar dívida com Banco do Brasil e economizar mais de R$ 700 milhões na transação. Governador Ronaldo Caiado destaca que aval do Ministério da Economia foi possível graças à recente adesão ao RRF.
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Foto: Reprodução
O Ministério da Economia aprovou que Goiás tome financiamento no valor de US$ 510 milhões, junto ao Banco Mundial, para o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica e Ambiental. O empréstimo permitirá ao Estado liquidar dívida com o Banco do Brasil (BB), feita em 2013, e contratar uma nova, de valor igual, mas em condições financeiras mais vantajosas – com menores taxas de juros. Com isso, os cofres públicos estaduais vão economizar mais de R$ 700 milhões. O contrato deve ser firmado até junho.
O aval para o empréstimo foi dado na última quinta-feira (17/02), durante reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). O governador Ronaldo Caiado destacou que o financiamento será possível graças ao ingresso do Estado ao programa de Regime de Recuperação Fiscal (RRF), em dezembro do ano passado. “Estamos avançando para o equilíbrio fiscal”, pontuou. Com isso, o governo estadual pode intensificar investimentos em áreas essenciais, como educação, saúde, segurança pública e infraestrutura.
A secretária da Economia, Cristiane Schmidt, explicou que, sem a adesão ao RRF, não seria possível fazer a troca do empréstimo, ainda que vantajosa, “pelo fato de Goiás ter nota C na classificação da Capag (Capacidade de Pagamento) da Secretaria do Tesouro Nacional”. O Estado foi o único do País a cumprir as metas necessárias para o ingresso ao RRF.
Na nova operação, Goiás terá prazo de 17 anos para quitar a dívida, com três de carência. A taxa média anual do Banco Mundial é estimada em 0,75% ao ano, mais SOFR. No contrato atual com o BB, paga-se juros médios de 4,05% ao ano, mais taxa Libor. No programa “BB Estruturante”, da gestão passada, o valor total liberado do empréstimo foi de US$ 608 milhões para obras de infraestrutura e de tecnologia. O Valor Presente Líquido – VPL da operação estima economia de R$ 726 milhões com a troca das operações.
O Ministério da Economia aponta que o empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) deverá promover o ajuste fiscal estrutural, com medidas que terão efeito a curto e médio prazo. Goiás foi o primeiro e o único Estado, até o momento, beneficiado pela União. As prefeituras do Rio de Janeiro e de Recife também tiveram autorização para contratar empréstimo externo de, respectivamente, US$ 135 milhões e US$ 104 milhões.
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Secretaria da Economia – Governo de Goiás
A Polícia Civil do Rio de Janeiro começa nesta segunda-feira (21) um mutirão para coleta de DNA dos familiares de desaparecidos para ajudar na identificação das vítimas das chuvas em Petrópolis. Com mais de 170 mortos, o temporal ocorrido na terça-feira (15), é o mais letal da história da cidade. A informação foi publicada do jornal FolhaPress.
De acordo com a corporação, diariamente serão chamadas 20 famílias que já registraram ocorrência de desaparecimento na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA). Cada família que coletar o material genético receberá uma cesta básica, em uma parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
A coleta será feita no Clube Petropolitano, localizado à avenida Roberto Silveira, n° 82, no Centro. Devem comparecer somente os convocados para aquele dia, de 9h às 12h e de 13h às 17h.
As famílias que ainda não fizeram o comunicado podem procurar a unidade da DDPA instalada na Sala Lilás, no Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC) de Petrópolis, ou no núcleo instalado no Clube Petropolitano. Depois, a polícia entrará em contato diretamente com a família.
Para facilitar a locomoção até o local, será disponibilizado um ônibus da Polícia Civil, que sairá de um mercado localizado na rua Teresa, no Centro da cidade. O transporte sairá do local para o clube às 8h30 e às 12h30.
No quarto dia de buscas com as próprias mãos, Marcelo Costa, 49, encontrou o corpo de sua esposa, Simone Raesk Moura, 49, próximo ao local em que moravam, no alto do Morro da Oficina, em Petrópolis. Com mais de 150 mortos, o temporal ocorrido na terça-feira (15), é o mais letal da história da cidade.
Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) da última semana informa que somente 3,1% dos municípios de Goiás mantiveram os festejos públicos e privados do Carnaval. Segundo o levantamento, 40,2% deles cancelaram as celebrações. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.
Os mesmos 42,2% ainda não definiram quais medidas serão adotadas. Outros 14,4% cancelaram os festejos públicos, mas mantiveram os privados.
No País, 3,3% dos municípios pretendem manter os festejos públicos e privados. 24,5% cancelaram os públicos, mas mantiveram os privados; 46,1% cancelaram os dois tipos; e 25,1% não definiram as medidas. 1,0% não respondeu.
Ao todo, o CNM ouviu 2.193 gestores (39,4% dos municípios do País) de 14 a 17 de fevereiro. Em Goiás, 97 participaram do levantamento (39,4%).
Algumas cidades
Em Caldas Novas, a prefeitura proibiu os eventos públicos, mas permitiu os privados – mesmo os de grande porte. Além disso, o prefeito Kleber Marra (Republicanos) decretou ponto facultativo nas repartições públicas no dia 28 (segunda-feira), e no dia 2/3 (quarta), até as 14h. A expectativa é receber milhares de turistas no feriado do Carnaval.
Pirenópolis, por sua vez, informou por nota: “Tendo em vista a proteção de seus moradores e visitantes, a Prefeitura informa que não promoverá festas públicas de carnaval e não expedirá alvarás de eventos carnavalescos. Lembra também da importância de todos seguirem as medidas de biossegurança vigentes.”
O Mais Goiás também solicitou a posição oficial da prefeitura Goiânia sobre os festejos, mas não teve retorno. Na Folha, contudo, reportagem informa que decreto recente proíbe as festas de ruas ou locais fechados. O texto, contudo, prevê que bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks, casas de espetáculos e congêneres poderão funcionar com música ao vivo ou som mecânico. Estes, porém, devem respeitar a ocupação de 60% de sua capacidade máxima.
Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade
Catalão segue a todo vapor com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Hoje, terça-feira (22), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.
A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.
Para pedestres
-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC.
-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.
Documentos obrigatórios
A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.
Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão
Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose
O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.
A imunização acontece hoje, terça-feira (22), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).
Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão
Saúde convoca imunossuprimidos e população adulta para receberem a Terceira Dose
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 28 dias, para aplicação da terceira dose. E também convoca os adultos que receberam a segunda dose até o dia 22 de outubro.
A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (21), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:
com imunodeficiência primária grave; • em quimioterapia (câncer); • transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores; • portadores de HIV/ Aids; • em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; • em uso de drogas modificadores da resposta imune; • com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; • pacientes em hemodiálise; • pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).
Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão
Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (22/10), para aplicação da dose reforço (quarta dose).
A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (22), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:
-com imunodeficiência primária grave;
-em quimioterapia (câncer);
-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
-portadores de HIV/ Aids;
-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
-em uso de drogas modificadores da resposta imune;
-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
-pacientes em hemodiálise;
-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Documentos obrigatórios
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.
Pessoas “imunossuprimidas”
Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.
Sobre imunossupressão
O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.
A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.
Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.
Recomendação do Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.
Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.
Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria Municipal de Saúde – Secom/Catalão