A cidade de Catalão contabilizou nessa semana 848 casos de covid-19. A informação é de um levantamento feito pelo Blog do Badiinho levando em conta os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela prefeitura.
Os dados mostram que o dia que mais houve registro de diagnósticos da doença foi em 18/02, quando 208 catalanos testaram positivo.
Dessa forma, hoje a cidade possui 16.130 casos de pessoas que testaram positivo para a covid-19, 1 caso de internação clínica (homem de 82 anos) pacientes apenas de Catalão, e 2 casos de internação em UTI (um homem de 77 anos e uma mulher de 88).
O total de mortes já chega a 434 óbitos confirmados e 13.721 pacientes recuperados da doença.
Por meio do telemonitoramento são acompanhados os casos que ligam no 0800 6461045.
Lembrando que, só serão divulgados os casos de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade
Catalão segue a todo vapor com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19para o público infantil. Hoje, sexta-feira (25), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.
A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.
Para pedestres
-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC.
-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.
Documentos obrigatórios
A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.
Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão
Covid-19: Crianças de 7 a 11 anos receberão a segunda dose da Coronavac nesta sexta-feira
Intervalo entre doses da vacina do Instituto Butantan é de 28 dias.
Nesta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 7 a 11 anos de idade que receberam a primeira dose da CoronaVac no dia 26 e 28 de janeiro.
A aplicação do imunizante está acontecendo em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.
Para pedestres
-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;
-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.
Documentos obrigatórios
A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (em nome dos pais ou responsável legal). Todos originais e cópias.
Intervalos diferentes
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.
Vacinação infantil em Catalão
Até quarta-feira (23), 5.622 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 56,2% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento apenas 15 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais e/ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.
Imagem: SMS/ASCOM – Prefeitura de Catalão
Saúde vacinará pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca em atraso
Atenção pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 (AstraZeneca): a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca para a aplicação do reforço do imunizante. O chamado vale para quem está com a segunda dose em atraso.
A aplicação está acontecendo hoje, sexta-feira (25), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos. Apenas um ponto de atendimento funcionará:
Para pedestres
-Centro Integrado da Mulher
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS ORIGINAIS E CÓPIAS
É OBRIGATÓRIO levar carteira de vacinação (comprovando a primeira dose), documento oficial com foto, CPF e cartão do SUS ou comprovante de endereço no nome da pessoa. Todos ORIGINAIS E CÓPIAS.
Saúde convoca imunossuprimidos e população adulta para receberem a Terceira Dose
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 28 dias, para aplicação da terceira dose. E também convoca os adultos que receberam a segunda dose até o dia 25 de outubro.
A imunização está acontecendo hoje, sexta-feira (25), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:
com imunodeficiência primária grave; • em quimioterapia (câncer); • transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores; • portadores de HIV/ Aids; • em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; • em uso de drogas modificadores da resposta imune; • com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; • pacientes em hemodiálise; • pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).
Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (25/10), para aplicação da dose reforço (quarta dose).
A imunização está acontecendo hoje, nsexta-feira (25), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):
-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.
Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:
-com imunodeficiência primária grave;
-em quimioterapia (câncer);
-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
-portadores de HIV/ Aids;
-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
-em uso de drogas modificadores da resposta imune;
-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
-pacientes em hemodiálise;
-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Documentos obrigatórios
É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.
Pessoas “imunossuprimidas”
Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.
Sobre imunossupressão
O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.
A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.
Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.
Recomendação do Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.
Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.
Oportunidades de empregooferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 25/02/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).
1. Ajudante de Carga e Descarga com experiência CNH “D”, masculino – 01 vaga;
2. Ajudante de Carga e Descarga, masculino – 02 vagas;
3. Almoxarife com experiência em estoque, informática, “CNH” “AB”, masculino – 01 vaga;
4. Analista de Marketing com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
5. Auxiliar Administrativo com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;
6. Auxiliar Administrativo com experiência em atendimento ao público e informática, ambos os sexos – 01 vaga;
7. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 02 vagas;
8. Auxiliar de Linha de Produção, para trabalhar com dobra de calhas, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;
9. Consultor de Vendas com experiência e noções do pacote Office, ambos os sexos – 01 vaga;
10. Corretor de Imóveis, com experiência e veículo próprio, ambos os sexos – 01 vaga;
11. Empregada Doméstica com experiência e referência, para fazer todo serviço de casa, inclusive cozinhar, para trabalhar no bairro Leblon, feminino – 01 vaga;
12. Encarregado de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;
13. Entregador de Gás, CNH “A”, masculino, disponibilidade de horário – 01 vaga;
14. Entregador de Gás, com experiência , CNH “AB”, masculino – 01 vaga;
15. Garçom com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
16. Lavador de Carros e Estofados com experiência, masculino – 01 vaga;
17. Mecânico de Automóveis com experiência, masculino – 01 vaga;
18. Mecânico de Automóveis com experiência, masculino – 01 vaga;
19. Mecânico de Motos com experiência, masculino – 01 vaga;
20. Motorista Entregador com experiência na CTPS, disponibilidade de horários, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;
21. Motorista Entregador, para trabalhar com entregas de aplicativo, moto própria, CNH “A”, ambos os sexos – 01 vaga;
22. Oficial de Serviços Gerais, com experiência em elétrica e hidráulica, masculino – 01 vaga;
23. Professor de Educação Física com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
24. Recepcionista de Hotel com experiência na CTPS, para trabalhar das 18h às 06h, masculino – 01 vaga;
25. Recepcionista Secretária com experiência, e pacote Office completo, feminino – 01 vaga;
26. Técnico Agrícola ou Agrônomo com CNH “B”, feminino – 01 vaga;
27. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS, para trabalhar à 110km da cidade de Catalão, masculino – 01 vaga;
28. Trabalhador Rural com experiência, para tirar leite e fazer queijos, morar em fazenda próximo a Davinópolis, masculino – 01 vaga;
29. Vendedor de Consórcios, ambos os sexos – 01 vaga;
30. Vendedor Interno com experiência em ferragista ou materiais para construção, ambos os sexos – 01 vaga;
31. Vendedor Interno com experiência no ramo de ferramentas, masculino – 01 vaga;
32. Vendedor Interno com experiência na área de construção civil, ambos os sexos – 01 vaga;
33. Vendedor Interno com experiência, feminino – 01 vaga;
34. Vendedor Pracista com veículo próprio, para trabalhar no ramo de produtos rurais, que tenha MEI ou que tenho interesse em abrir, ambos os sexos – 01 vaga.
Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.
Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.
A Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é parte integrante da Operação Rodovida 2021/2022 e será executada em todo o Brasil com o objetivo de promover a segurança viária nos deslocamentos dos usuários pelas rodovias federais. A Operação Carnaval irá ocorrer a partir do dia 25 de Fevereiro até às 23h59 do dia 02 de Março. Para fins de comparação serão utilizados dados de 12/02/2021 a 17/02/2021.
Em Goiás, o reforço na fiscalização ocorrerá em todas as nove rodovias federais que cortam o estado, principalmente naquelas que dão acesso a pontos turísticos, tradicionalmente atrativos para a festa de Momo, como as Brs 153, 060, 414 e 364, utilizadas por quem vai para Caldas Novas, Região dos lagos da Serra da Mesa e São Simão, bem como Pirenópolis e Corumbá de Goiás.
A fiscalização e o policiamento nas rodovias serão intensificados com o aumento das rondas ostensivas e com o posicionamento das equipes em locais estratégicos. Os policiais se revezarão ao longo das rodovias federais nos trechos mais movimentados e também nos considerados críticos pelo alto índice de acidentes ou pelo elevado número de infrações de trânsito.
Um dos principais focos será o combate à mistura álcool e direção, uma das maiores causas de acidentes de trânsito com vítimas gravemente feridas. As equipes da PRF estarão equipadas com etilômetros, equipamentos utilizados para medir a concentração de álcool no organismo através da análise do ar expelido pelos pulmões.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a norma. Mas apesar do rigor da Lei Seca, não é difícil flagrar, nas rodovias federais do país, motoristas que bebem antes de dirigir durante o carnaval.
Dados da PRF mostram que, em 2020, a PRF conseguiu retirar das rodovias federais goianas 142 infratores que dirigiam embriagados, enquanto em 2021 esse número foi de 45 motoristas, quando a pandemia global do coronavírus estava instalada e não houve festa de carnaval no país.
A PRF segue com sua missão de proteger vidas, se empenhando no combate à embriaguez ao volante com ações educativas e uma fiscalização eficiente. Dirigir sob o efeito do álcool reduz a capacidade de reação do motorista, colocando em risco a segurança de todos os usuários das rodovias. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis.
Outra conduta que preocupa a PRF é a ultrapassagem realizada em local proibido ou mal sucedida, manobra que pode provocar batidas frontais gravíssimas. Os policiais estarão atentos ao cometimento dessa infração por parte dos condutores, afim de prevenir acidentes e suas consequências. No carnaval de 2020, 668 motoristas foram flagrados em ultrapassagens indevidas, enquanto no ano passado foram 1.307 flagrantes.
Durante o feriado de carnaval de 2020 a PRF em Goiás registrou 45 acidentes, que resultaram em 7 mortes e deixaram 64 feridos. No ano passado foram 44 acidentes, 4 mortos e 47 feridos nas Brs goianas.
Restrição de tráfego
Considerando o aumento significativo do fluxo de veículos de passageiros durante os feriados e festas nacionais e regionais nas rodovias e estradas federais e que compete à PRF executar ações de prevenção de acidentes de trânsito estabelecendo, inclusive, horários de circulação para veículos especiais. A restrição abrangerá apenas os trechos rodoviários de pista simples.
A restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE)
Datas e horários da restrição
25/02/2022 (sexta-feira), das 16h às 22h; 26/02/2022 (sábado), das 6h às 12h; 01/03/2022 (terça-feira), das 16h às 22h; 02/03/2022 (quarta-feira), das 6h às 12h.
Publicado por: Badiinho Moisés/Polícia Rodoviária Federal-Núcleo de comunicação em Goiás
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quinta-feira (24) sete destaques e concluiu a votação do projeto de lei que legaliza jogos de azar no Brasil, incluindo cassinos, bingos, jogo do bicho e apostas esportivas (PL 442/91). A proposta segue para análise do Senado. No entanto, o líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro vetará o projeto se ele for aprovado pelo Senado.
Os deputados mantiveram o parecer do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que concede licenças permanentes ou temporárias para explorar a atividade. Cada estado poderá ter um cassino, com a exceção de Minas Gerais e Rio de Janeiro, que poderão ter dois, e São Paulo, três.
Tributação
A tributação dos jogos esteve entre os pontos mais polêmicos da votação. Um dos destaques do PT, rejeitado pelos deputados, queria aumentar a alíquota da Cide de até 17% para 30%, com a incidência sobre a receita bruta no lugar do lucro. “O modelo de tributação é muito generoso com os jogos, com alíquota pequena diante da carga tributária de outros setores”, lamentou o líder do partido, Reginaldo Lopes (PT-MG).
O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), observou que a carga tributária dos jogos será menor do que a de alimentos da cesta básica, como o arroz e o feijão. “Uma atividade mais danosa deve pagar mais e outra menos danosa, menos. A cerveja paga mais tributo do que a água”, comparou.
O deputado Felipe Carreras ponderou que o modelo tributário deveria permitir a atração de investimentos. Segundo o relator, a alíquota inda será menor do que a do setor de entretenimento, com incidência de 16,33%. “Não se pode comparar o quilo de arroz com entretenimento. Queremos incentivar a geração de empregos e renda”, declarou.
Deputados da oposição também reclamaram de dispositivo que isenta a exploração de jogos e apostas de quaisquer outras contribuições ou impostos. “A isenção deve ser rapidamente cassada, por ser inconstitucional”, disse o deputado Gilson Marques (Novo-SC).
Cassinos
De acordo com o texto, os cassinos poderão ser instalados em resorts como parte de complexo integrado de lazer que deverá conter, no mínimo, 100 quartos de hotel de alto padrão, locais para reuniões e eventos, restaurantes, bares e centros de compras. O espaço físico do cassino deverá ser, no máximo, igual a 20% da área construída do complexo, podendo ser explorados jogos eletrônicos e de roleta, de cartas e outras modalidades autorizadas.
Para a determinação dos locais onde os cassinos poderão ser abertos, o Poder Executivo deverá considerar a existência de patrimônio turístico e o potencial econômico e social da região.
Cada grupo econômico poderá deter apenas uma concessão por estado, e o credenciamento será feito por leilão público na modalidade técnica e preço. Adicionalmente, o Poder Executivo poderá conceder a exploração de cassinos em complexos de lazer para até dois estabelecimentos em estados com dimensão superior a 1 milhão de quilômetros quadrados (Amazonas e Pará).
Cidades turísticas
Em localidades classificadas como polos ou destinos turísticos, será permitida a instalação de um cassino, independentemente da densidade populacional do estado em que se localizem.
A proposta define esses locais como aqueles que possuam identidade regional, adequada infraestrutura e oferta de serviços turísticos, grande densidade de turistas e título de patrimônio natural da humanidade, além de ter o turismo como importante atividade econômica.
Um cassino turístico não poderá estar localizado a menos de 100 quilômetros de distância de qualquer cassino integrado a complexo de lazer.
Navios
Novidade em relação a versões anteriores do texto é o funcionamento de cassinos em embarcações fluviais, sendo um para cada rio com 1,5 mil km a 2,5 mil km de extensão; dois para cada rio com extensão entre 2,5 mil km e 3,5 mil km; e três por rio com extensão maior que 3,5 mil km.
Essas embarcações não poderão ficar ancoradas em uma mesma localidade por mais de 30 dias consecutivos, e a concessão poderá ser para até dez estabelecimentos. Esses navios deverão ter, no mínimo, 50 quartos de alto padrão, restaurantes e bares e centros de compra, além de locais para eventos e reuniões.
Bingo
No caso do bingo, o texto permite sua exploração em caráter permanente apenas em casas de bingo, permitindo-se a municípios e ao Distrito Federal explorarem esses jogos em estádios com capacidade acima de 15 mil torcedores.
As casas de bingo deverão ter capital mínimo de R$ 10 milhões. A área mínima é de 1,5 mil metros quadrados, onde poderão ficar até 400 máquinas de videobingos. Caça-níqueis serão proibidos.
Pelo texto, será credenciada, no máximo, uma casa de bingo a cada 150 mil habitantes. Os lugares licenciados contarão com autorização de 25 anos, renováveis por igual período.
Jogo do bicho
Para a legalização do jogo do bicho, o texto exige que todos os registros da licenciada, seja de apostas ou de extração, sejam informatizados e com possibilidade de acesso em tempo real (on-line) pela União, por meio do Sistema de Auditoria e Controle (SAC).
Os interessados deverão apresentar capital social mínimo de R$ 10 milhões e reserva de recursos em garantia para pagamento das obrigações e deveres estipulados no projeto, exceto a premiação, podendo ser na forma de caução em dinheiro, seguro-garantia ou fiança bancária.
O credenciamento será por prazo de 25 anos, renovável por igual período se observados os requisitos. Poderá haver, no máximo, uma operadora desse jogo a cada 700 mil habitantes do estado ou DF. Naqueles com menos de 700 mil habitantes, deverá haver apenas uma credenciada para o jogo do bicho.
O resgate de prêmios até o limite de isenção do Imposto de Renda não precisará de identificação do apostador.
Funcionamento provisório
Se após 12 meses de vigência da futura lei não houver regulamentação, será autorizada a operação provisória de videobingo, bingo e jogo do bicho em todo território nacional até sair o regulamento.
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Agência Câmara de Notícias
A Ucrânia contabiliza 57 mortos e 169 feridos após bombardeios provenientes da Rússia e iniciados na madrugada desta quinta-feira (24). As informações foram confirmadas pelo Ministério da Saúde ucraniano. A informação foi publicada numa reportagem do jornal Metrópoles.
Segundo dados preliminares fornecidos pelo Ministério da Defesa do país, o governo ucraniano afirma ter sofrido ao menos 203 ataques russos desde o início da invasão.
Os bombardeios russos se intensificaram nas últimas horas e as tropas já se aproximam de Kiev, capital ucraniana e coração do poder do país. Além disso, os militares tomaram o controle da região onde ficava a usina radioativa de Chernobyl.
O governo ucraniano preocupa-se, sobretudo, com um depósito de resíduos nucleares que existe no local. Chernobyl sofreu um grave desastre nuclear em abril de 1986.
De acordo com o Ministério da Defesa russo, 74 instalações militares ucranianas foram destruídas até o momento, incluindo 11 bases aéreas.
Um assessor da presidência da Ucrânia afirmou que o Aeroporto Militar de Hostomel foi capturado por forças russas. O terminal fica a cerca de 23 quilômetros da capital Kiev.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que destruiu 83 alvos na Ucrânia, segundo a agência russa de notícias Interfax.
Com a aproximação das tropas militares russas, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, determinou toque de recolher. A medida vigora das 22h às 7h, e os residentes da cidade precisam portar documentos de identidade para locomoção durante o período de recolhimento.
A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan, entidade militar liderada pelos Estados Unidos. Na prática, Moscou vê essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança. Os laços entre Rússia, Belarus e Ucrânia existiam desde antes da criação da União Soviética (1922-1991).
Repercussão
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou ajuda financeira para a segurança da Ucrânia e fez novas ameaças ao presidente russo, Vladimir Putin. Esta é a primeira manifestação pública do líder norte-americano após o início dos bombardeios no Leste Europeu.
Nesta quinta-feira (24/2), em pronunciamento transmitido ao vivo de Washington, Biden garantiu que a Rússia será penalizada e impôs novas sanções econômicas. “A agressão de Putin vai custar muito à Rússia”, iniciou.
Sanções
Em pronunciamento, transmitido ao vivo de Bruxelas, Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, afirmou que o bombardeio é “tolo” e que essa é uma violação internacional inadmissível por parte do presidente russo, Vladimir Putin.
“É um ataque contra seres humanos. A União Europeia e seus aliados condenam a Rússia. Continuaremos a enviar ajuda humanitária, financeira e militar para a Ucrânia”, frisou.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que o bloco prepara um novo pacote de sanções econômicas contra a Rússia. A ideia inicial é dificultar o acesso do país a capitais financeiros estrangeiros e restringir a indústria de tecnologia.
“Putin ordenou ações atrozes contra um país soberano, um povo inocente. O que está em jogo é a ordem. Putin traz a guerra de volta à Europa. O povo russo não quer essa guerra.”
Os ataques
A invasão russa ocorreu na madrugada desta quinta-feira (24/2), horário de Brasília. Logo em seguida, as sirenes da capital Kiev começaram a tocar. O som foi o primeiro alerta à população sobre um possível ataque aéreo. O aeroporto da cidade foi esvaziado e teve os voos suspensos.
Na Ucrânia, há registros de ataques vindos da Bielorrússia e Crimeia, região anexada pela Rússia. Militares ucranianos afirmam ter abatido cinco aviões russos, além de um helicóptero, na região de Luhansk, um dos dois territórios separatistas da Ucrânia.
Putin alertou para que nenhum outro país interfira na ofensiva russa na região separatista da Ucrânia. “Quem tentar interferir ou criar ameaças para o nosso país e nosso povo deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história.”
Na manhã desta quinta, uma segunda onda de mísseis teria atingido a Ucrânia. O governo ucraniano fala em oito mortos e diz que está respondendo aos ataques.
A Embaixada brasileira em Kiev, capital da Ucrânia, recomendou nesta quinta-feira (24) que os brasileiros deixem o país, caso tenham essa possibilidade. “A embaixada recomenda que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local”, diz a nota. A informação foi publicada no Portal R7.
Apesar da tensão no país após militares russos invadirem a Ucrânia, segundo a embaixada, no momento, a situação é relativamente estável.
A recomendação sinaliza que os brasileiros que vivem nas regiões na margem esquerda do rio Dnipro, ao leste, onde se encontram as regiões separatistas, que se dirijam para oeste do país.
“Aos brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro, a embaixada orienta a procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica’, diz o comunicado. Cerca de 500 brasileiros vivem no país.
“[Os brasileiros] devem deslocar-se para Kiev e contatar a embaixada assim que possível pelo plantão consular +380 50 384 5484. Solicita-se que o número seja utilizado apenas em caso de necessidade extrema. Orientações à comunidade continuarão a ser transmitidas por este canal [Telegram e Facebook].”, disse a embaixada do Brasil em Kiev.
Para os brasileiros em Kiev, a recomendação parte das autoridades ucranianas. No momento, não devem sair de casa, uma vez que há grandes engarrafamentos nas saídas da cidade. “Os brasileiros que buscarem deixar a cidade nesse momento devem contar com grandes dificuldades. Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada”, diz o texto.
Nesta quinta, o Ministério das Relações Exteriores pediu a “suspensão imediata das hostilidades e o início de negociações conducentes a uma solução diplomática” e disse acompanhar com preocupação as operações militares na Ucrânia.
“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, pontuou o Itamaraty.
Forças terrestres da Rússia entraram na Ucrânia a partir de vários pontos, nesta quinta-feira, informou o serviço de guardas de fronteira da Ucrânia. A ação ocorreu horas depois de Putin anunciar o início de uma operação militar. Pelo menos três soldados ucranianos morreram durante a invasão, informaram guardas de fronteira. Eles detalharam que as vítimas foram mortas na fronteira com a península anexada da Crimeia, no sul do país.
Enquanto aguarda a aprovação para parcelar em até 10 vezes, a Secretaria da Economia alterou provisoriamente o calendário de pagamento do imposto e de licenciamento de 2022 para motoristas com placas de finais 1, 2 e 3. A data limite para o pagamento das três faixas passou para o mês de junho.
A mudança nas datas foi publicada no Suplemento do Diário Oficial do Estado no dia 16 deste mês. Também foram alterados os prazos para o pagamento da segunda parcela para as placas com finais 1, 2 e 3. O vencimento passou para maio, em dias alternados. Foto: Reprodução
O Governo de Goiás enviou projeto de Lei para a Assembleia Legislativa para parcelar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em 10 vezes. Enquanto aguarda a aprovação, a Secretaria da Economia alterou provisoriamente o calendário de pagamento do imposto e de licenciamento de 2022 para motoristas com placas de finais 1, 2 e 3. A data limite para o pagamento das três faixas passou para o mês de junho.
O subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan Borges Vitoi, esclarece que “a mudança nas datas foi publicada no Suplemento do Diário Oficial do Estado no dia 16 deste mês”. Também foram alterados os prazos para o pagamento da segunda parcela para as placas com finais 1, 2 e 3. O vencimento passou para maio, em dias alternados.
Pela Instrução Normativa da Secretaria da Economia divulgada em dezembro do ano passado, o contribuinte com a placa de final 1 deveria pagar a segunda parcela no dia 24 de fevereiro. Agora passou para 2 de maio. O motorista com a placa de final 2 deveria pagar a segunda parcela em 3 de março. Agora a data é 3 de maio. Já o motorista com placa de final 3 pagaria a a primeira parcela em 3 de março. A nova data agora será 4 de abril.
Outras mudanças no calendário poderão ser feitas após aprovação de nova lei pela Assembleia Legislativa com reflexos no pagamento do Imposto do ano em curso e serão amplamente divulgadas no site e nas redes sociais do governo.
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações – Comunicação Setorial/Sec. da Economia
Lembrando que as prefeituras de Três Ranchos e Goiandira, são tradicionais por realizarem grandes eventos de carnaval, e mesmo não podendo realizar eventos públicos, ambas também decretaram ponto facultativos em suas respectivas cidades, sendo de segunda-feira, 28 de fevereiro, até às 13hrs de quarta-feira, 2 de março.
Governo de Goiás também decretou ponto facultativo no feriadão de carnaval deste ano
O governador Ronaldo Caiado por meio de decreto assinado no dia 10 de fevereiro, determinou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais no dia 28/02 (segunda-feira), e no dia 02/03 (quarta-feira), até as 14h.
Com as decisões, repartições públicas estaduais e dos municípios acima citados, não funcionarão entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, retornando o expediente na parte da tarde de 02 de março.
Os decretos de ponto facultativo não se aplicam aos órgãos que, por sua natureza ou em razão do interesse público, desenvolvam atividades indispensáveis como, por exemplo, unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação e fiscalização.
Universitários em situação de vulnerabilidade social foram selecionados para receber bolsas de estudo parciais e integrais e se juntam a outros 7 mil beneficiários do programa. Desde 2019, Governo de Goiás já investiu R$ 212 milhões na formação de estudantes.
Miriã de Souza Santiago vai cursar Educação Física com a bolsa concedida pelo Governo de Goiás. Foto: Aline Cabral.
O Governo Estadual e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) divulgaram, nesta quarta-feira (23/02), no site da instituição (www.ovg.org.br), o resultado do processo seletivo para cinco mil bolsas do Programa Universitário do Bem (ProBem). Com os novos bolsistas, a iniciativa, que proporciona formação superior a estudantes vulneráveis, chega à marca de 12 mil beneficiários no primeiro semestre de 2022.
“A bolsa do ProBem garante o acesso dos nossos jovens ao Ensino Superior. Não tem mais aquela bolsa política. A bolsa agora é responsabilidade, compromisso, cidadania e respeito aos jovens em situação de vulnerabilidade social do Estado de Goiás”, afirma o governador Ronaldo Caiado.
Os estudantes contemplados vão receber o auxílio retroativo ao mês de janeiro deste ano. Para usufruir do benefício, é necessário que o estudante esteja com a matrícula ativa em uma Instituição de Ensino Superior (IES), parceira do ProBem, até o dia 8 de março.
Ao conferir o resultado, os universitários classificados podem verificar o tipo de benefício, se é parcial ou integral, fator que leva em conta os dados de vulnerabilidade em que a família se encontra. Todos que concorreram à bolsa do ProBem precisaram estar com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Ludmilla Rodrigues Renato, estudante de odontologia é uma das beneficiárias do ProBem: “Até agora não acredito que consegui. Parece um sonho”. Foto: Aline Cabral.
Responsabilidade e compromisso
Para que o ProBem pudesse ser viável, foi necessário renegociar uma dívida de R$ 76 milhões, deixada pela gestão anterior. Desse total já foram pagos quase R$ 72 milhões (R$ 71.689.026,08) para as 82 IESs que chegaram a ficar 13 meses sem receber, do então programa Bolsa Universitária. Além do pagamento da dívida milionária deixada pelas administrações passadas, desde 2019, o Governo de Goiás já investiu R$ 212 milhões nas bolsas de estudos concedidas pela OVG.
“O ProBem representa mais que uma bolsa de estudos, representa a oportunidade de mudança de vida para milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado e para suas famílias. É uma alegria imensa ver que esses estudantes agora têm amparo completo durante a graduação”, afirma Gracinha Caiado, presidente de honra da organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
Ludmilla Rodrigues Renato, 31 anos, estudante de Odontologia é uma das beneficiadas pelo ProBem neste processo seletivo. “Minha caminhada até aqui não tem sido fácil, sempre precisei conciliar trabalho e estudo. Isso agora não seria mais possível, devido ao meu curso. O Governo de Goiás é maravilhoso ao conceder essa bolsa. Realmente se preocupa com quem mais precisa. Até agora não acredito que consegui. Parece um sonho”, diz Ludmilla.
“A bolsa de estudos vai garantir a realização do meu sonho de ter um diploma superior. É o maior e melhor presente que já ganhei na vida”, afirma Miriã de Souza Santiago, 28 anos, que graças ao ProBem poderá cursar Educação Física. Miriã é casada e mãe de duas crianças, de 6 e 8 anos. “Com a bolsa, vou construir um futuro melhor para toda a minha família. Vou estudar, dar bom exemplo para as minhas filhas e ter condições de auxiliá-las, garantindo que elas também possam estudar no futuro”, completa Miriã.
O benefício
As bolsas parciais correspondem a 50% do valor da mensalidade, limitadas a R$ 650. Já as integrais correspondem a 100% do valor da mensalidade, limitadas a R$ 1.500. As bolsas concedidas aos estudantes que cursam Medicina ou Odontologia terão seus limites maiores, R$ 2.900 para parciais e R$ 5.800 para integrais, pois os valores das mensalidades são superiores aos dos outros cursos.
O ProBem também oferece oportunidades de estágio, cursos de capacitação, participação em projetos sociais e integração ao mundo do trabalho por meio do Banco de Oportunidades. Além disso, o programa oferece acompanhamento integral à família do bolsista, por meio da articulação com a rede socioassistencial goiana.
A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, frisa que o ProBem tem como um de seus principais diferenciais justamente a oportunidade real de qualificação e ingresso no mercado de trabalho. “O ProBem tem o papel de mudar a realidade das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e que sonham em concluir um curso superior. Os estudantes têm uma nova perspectiva de vida, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, avalia Adryanna.
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são da comunicação da Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás