“Eu fico decepcionado e preocupado porque a Enel demorou entrar em contato e o gado está lá fedendo. O mínimo que a gente espera é ser indenizado, eles não se ofereceram nem para ajudar a abrir um buraco para enterrá-los”, desabafa o pecuarista.
Em nota, a Enel Distribuição Goiás informou que esteve no local e realizou todos os reparos necessários na rede de distribuição de energia que atende a região. A companhia afirmou que está em contato com o pecuarista para fornecer todas as orientações necessárias sobre o processo de ressarcimento.
Emerson confirma que a morte do gado aconteceu na segunda-feira (21). No entanto, o pecuarista conta eles notaram as mortes na quinta-feira (24), quando foram até a fazenda e se depararam com os animais em cima da fiação.
O pecuarista relata que a Enel Distribuição Goiás entrou em contato por telefone nesta sexta-feira (25), informando que enviará um formulário para ele solicitar a indenização.
“O problema é que é uma questão que eu não sei nem quando vão indenizar, enquanto isso eu tenho que viver com esse cenário de mau cheiro, a gente fica sem ter o que fazer”, conta.
Participaram do encontro parlamentares de Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina de Goiás e Piranhas.
Governador Ronaldo Caiado no encontro com vereadores de 16 municípios: “É na porta da casa de vocês que o cidadão vai bater, porque tem intimidade para poder conversar e falar das dificuldades que tem” . Fotos: Hegon Guimarães, Júnior Guimarães e Wesley Costa.
O governador Ronaldo Caiadose reuniu com cerca de 100 vereadores de 16 municípios do Oeste goiano, nesta sexta-feira (25/02), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O chefe do Executivo estadual recebe os parlamentares municipais para ouvir as principais reivindicações de cada região do Estado.
“Graças à minha vida no Legislativo, à minha experiência de 24 anos no Congresso, é que dei conta de governar. No Legislativo, aprendemos a dividir com os colegas para se chegar a um acordo, que temos de fazer concessão, se aprende a conviver”, contou o governador aos vereadores.
Durante a reunião, Caiado ressaltou a importância do trabalho dos parlamentares para auxiliar as gestões de suas cidades e a do Estado. “Uma verdade: o cidadão se comunica mesmo é com o vereador ou a vereadora. Essa é a realidade. É na porta da casa de vocês que o cidadão vai bater, porque tem intimidade para conversar e falar das dificuldades que tem”, observou.
Sobre o reconhecimento que seu governo dá aos legislativos municipais, o governador citou a sala montada no sétimo andar do Centro Administrativo, em Goiânia, para atender aos vereadores. Ele destacou que as reuniões com grupos de municípios servem para ouvir demandas e críticas. “Entendo que, ao se criticar, não é no sentido maldoso, de querer destruir a função do governante, mas no sentido construtivo, para sabermos construir uma fórmula conjunta para superar os problemas”.
De Amorinópolis, o vereador Cacildo Campos foi o primeiro a falar em nome de cada grupo dos municípios representados. “Em seis mandatos, é a primeira vez que venho a um encontro desses com governador”, disse ele. Clésio Garcia, de Diorama, elogiou a descentralização da saúde promovida pelo atual governo. “Foi excelente. Temos outro nível de saúde em Goiás. Sabemos o quanto é triste uma família passar dificuldade e estar longe do socorro”, disse.
Vereador de Iporá, onde o governo estadual instalou leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Roni Costa agradeceu pelos investimentos, que, segundo ele, “salvaram muitas vidas, sobretudo durante os períodos críticos da pandemia de Covid-19. “O senhor é médico de verdade e age com o coração e com a razão também”, pontuou.
Representando os vereadores de Israelândia, Deusdete Pereira agradeceu ao governador pelos investimentos em Educação. “Sua gestão não tem que discutir, é 100%”, completou. A vereadora Milca Mota, de Montes Claros de Goiás, destacou os investimentos destinados pelo governo estadual ao município e agradeceu pela oportunidade de os vereadores terem sido recebidos pelo governador. “Estamos em peso aqui, com grande satisfação, neste momento tão honroso para todos nós”, disse ela.
Participaram também como convidados prefeitos, vices-prefeitos, secretários estaduais e outras autoridades políticas.
Fotos: Hegon Guimarães, Júnior Guimarães e Wesley CostaFotos: Hegon Guimarães, Júnior Guimarães e Wesley CostaFotos: Hegon Guimarães, Júnior Guimarães e Wesley CostaFotos: Hegon Guimarães, Júnior Guimarães e Wesley Costa
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Secom/Governo de Goiás
Um homem de 49 anos caiu de uma altura de aproximadamente 5 metros após levar choque na rede elétrica de um poste. O acidente aconteceu enquanto ele pintava uma obra na Rua A, no Jardim Europa, no início da tarde desta sexta-feira (25), em Catalão.
Os bombeiros foram acionados por volta das 13h30, quando encontraram a vítima caída no chão.
Depois dos primeiros atendimentos, o pintor foi mobilizado e encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão.
Quando uma pessoa leva um choque, a disponibilidade de oxigênio para diferentes partes do corpo tende a diminuir na hora.
Sobre isso, os bombeiros disseram que a saturação (nível de oxigênio mensurado com um oxímetro) da vítima estava em 60% na hora que foi resgatada.
O ideal é que a saturação de oxigênio esteja sempre o mais próximo possível de 100%, geralmente acima de 95%.
O hospital ainda não informou ao Blog do Badiinho o atual estado de saúde da vítima. Até a hora em que ele foi socorrido, estava desmaiado.
Confira o relato dos bombeiros na íntegra:
“Vítima sexo masculino, 49 anos, sofreu um choque elétrico em uma obra de construção civil, a vítima trabalhava como pintor, e por conta desse choque elétrico, sofreu uma queda de uma escada, de aproximadamente 5 metros de altura.
A vítima apresentava um TCE na região occipital, saturação de 60 % no local e chegando ao hospital em 70 %. Foi encaminhada ao hospital Santa Casa para atendimento médico.”
O uso obrigatório da máscara para proteção contra a Covid-19será reavaliado pelos gestores dos estados brasileiros. No Fórum dos Governadores, a discussão é pela flexibilização da medida após o Carnaval, a depender dos níveis de transmissibilidade, internações e mortalidade nas próximas semanas. A decisão só será tomada com base na avaliação de um comitê formado por técnicos e pesquisadores da área de saúde. A informação foi publicada no Portal R7.
Comitês científicos dos estados e municípios se debruçam sobre o tema, com colaboração do setor privado. A estimativa é de uma resposta entre março e início de abril, como afirma o coordenador do Fórum de Governadores e gestor do Piauí, Wellington Dias (PT). “A própria ciência já reconhece que há uma condição muito grande de, em algum momento, já a partir de março, abril, a gente iniciar no Brasil uma trégua do coronavírus. Assim, poder adotar medidas relacionadas à máscara, relacionadas a um conjunto de outros fatores. É claro que é no sentido, por exemplo, de ter como recomendação ao invés de ser medidas coercitivas, como é hoje.”
A possibilidade de flexibilização também leva em conta os níveis de vacinação. Por isso, os governadores trabalham para avançar nas campanhas, sobretudo para garantir que a população acima de 5 anos complete o esquema primário, e que a dose de reforço seja aplicada nos maiores de 18 anos e em adolescentes imunossuprimidos. Atualmente, o Brasil tem 171,2 milhões de brasileiros com a primeira dose. Os que completaram o ciclo são aproximadamente 155 milhões de pessoas, o que representa 72% da população vacinável imunizada.
A meta dos governadores é vacinar completamente 80% do público-alvo até meados de março e aumentar o número de pessoas com a dose de reforço. “Ao avançar na vacina estamos observando que ela contribui para o controle do vírus”, destacou Dias. Outra ação adotada a fim de possibilitar uma revisão nas medidas de controle da disseminação da Covid é manter as restrições a festividades no Carnaval.
“Com muita responsabilidade, muita segurança, queremos manter regras de restrição ainda para o Carnaval, um sacrifício que vale a pena porque a gente garante as condições de não ter ambiente para ampliar a transmissibilidade ou para a chegada de novas variantes, enquanto a gente avança para essa meta de vacinação”, detalhou Dias.
A maioria dos estados cancelou as comemorações carnavalescas, acordo firmado entre os governadores na última reunião do fórum. A perspectiva é de que, após um carnaval sem grandes estímulos de aglomerações, o Brasil realize a transição de pandemia para endemia.
O rebaixamento do status é estudado pelo Ministério da Saúde. A análise deve ocorrer cerca de 15 dias após a festividade, quando será possível observar se as restrições foram suficientes para não proporcionar um aumento de casos.
Assim como considerada pelos estados, a ação ministerial para rebaixar a Covid-19 a uma endemia leva em conta parâmetros técnicos oficiais internacionais. A indicação de uma flexibilização nas medidas de segurança, incluindo o fim do uso obrigatório de máscaras, pode vir do próprio ministério, mas caberá aos gestores estaduais e municipais decidirem a regras em cada local.
Nota de recomendação considera que pandemia ainda não acabou e que em Goiás ainda há predominância da variante Ômicron, que possui maior potencial de transmissibilidade. Foto: Reprodução
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), divulgou uma nota de recomendação para os gestores municipais no período de Carnaval. O documento apresenta uma série de orientações para reduzir o aumento de casos de Covid-19 no território goiano, especialmente devido à circulação da variante Ômicron, que possui maior potencial de transmissibilidade. O cenário exige vacinação e adesão às medidas de biossegurança.
“O momento é de responsabilidade, por parte dos gestores, na tomada de decisão frente às ações de prevenção e controle nesta fase da pandemia”, diz a nota. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, ainda é preciso ter cautela. “No cenário epidemiológico atual ainda existe um potencial de transmissão considerável, assim a principal recomendação é não realizar eventos sem controle de público”, explica a gestora.
Flúvia ressalta que devem ser exigidos o comprovante de vacinação completo e o teste negativo para Covid-19, realizado nas últimas 24 horas antes do evento. Ela também alerta que há preocupação de aumento do número de internações e óbitos após o feriado. “Com a transmissão da doença sendo acelerada, a possibilidade de hospitalização aumenta e por isso essas medidas de contenção são fundamentais”, argumenta.
Orientações
No total, a nota apontou oito recomendações. Entre elas estão a realização das festividades apenas em locais amplos, com ventilação natural, ambientes ao ar livre, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção facial (cobrir boca e nariz) durante todo o evento. Quem teve contato com pessoas com teste positivo para Covid-19, que apresentem sintomas da doença ou tenham exame comprovando a doença não devem participar, permanecendo isolado em casa.
Segundo a nota, as medidas preventivas devem ser redobradas durante as viagens, sendo mantidas em tempo integral, reforçando o uso de máscara e a higienização das mãos, principalmente nos momentos em que se fizer necessária (tocar inadvertidamente na máscara, em paradas para lanches e após o uso de sanitários).
O documento lembra ainda que a solicitação do comprovante vacinal não desobriga os locais de uso coletivo a adotarem medidas de uso de máscaras de proteção respiratória e utilização álcool a 70% para higienização adequada das mãos, estando sujeitos à fiscalização dos órgãos competentes.
Cenário
Nos hospitais sob a gestão do Estado, atualmente a média de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 tem transitado entre 60% para adultos e 40% na pediatria. Para evitar um possível cenário de sobrecarga dos sistemas de saúde, a superintendente reiterou que a vacinação continua sendo a medida mais eficiente para o controle da pandemia.
Em Goiás, as coberturas vacinais de esquema primário completo e, principalmente, de doses de reforço, estão abaixo da média nacional, com 1.899.000 pessoas com dose de reforço em atraso, um milhão de pessoas com segunda dose em atraso e, aproximadamente, um milhão de pessoas que não receberam nenhuma dose.
De acordo com as últimas análises, o maior número de casos graves e óbitos se deu entre pessoas não vacinadas ou com imunização incompleta. De cada 100 mil pessoas com mais de 60 anos, 594,75 que estavam com cartão incompleto ou sem nenhuma dose foram internadas e 446,06 casos evoluíram para óbitos. Neste mesmo público, quem estava vacinado com o reforço registrou taxa de 31,71 de internações e 20,05 mortes, por 100 mil habitantes.
Cliqueaqui e acesse a nota de recomendação da SES-GO
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da SES-GO/Secom – Governo de Goiás
Unidades do Vapt Vupt funcionarão em horário especial durante feriado prolongado de Carnaval. Foto: Secom Goiás/Divulgação
O feriado de Carnaval 2022 altera horários de prestação de serviços nas repartições públicas vinculadas ao Governo de Goiás. De acordo com a lei ordinária nº 20.756, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, não haverá expediente na terça-feira de Carnaval (1º/3). Nos dias 28 de fevereiro de 2022, segunda-feira de Carnaval, e 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas, até as 14 horas, está instituído ponto facultativo.
As condições de funcionamento estão previstas no decreto nº 10.043, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 9 de fevereiro. Com isso, na maioria dos órgãos, não haverá expediente. Não sofrem mudanças, entretanto, as atividades essenciais, como as que englobam serviços de continuidade indispensável, entre unidades de saúde, policiamento civil e militar, bombeiro militar, arrecadação e fiscalização.
As agências do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor de Goiás (Procon-GO) permanecerão fechadas em Goiânia. Na quarta-feira (2/3), o atendimento será retomado normalmente após as 14h. Os colégios e demais unidades educacionais da rede estadual estarão fechados durante o feriado, com recesso nos dias 28 de fevereiro e 2 de março. As aulas retornam na quinta-feira, 3 de março, dia letivo, conforme previsto no calendário escolar 2022.
Vapt Vupt
As unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e no interior, funcionarão em horário especial durante o feriado prolongado de Carnaval. Em Goiânia e em Aparecida de Goiânia, únicos municípios onde as agências atendem aos finais de semana, as atividades seguem normalmente no sábado (26/2).
Na segunda-feira (28/2), ponto facultativo, e na terça-feira (1º/3), feriado de Carnaval, todas as unidades do Vapt Vupt estarão fechadas. Os atendimentos serão retomados, em horário normal, na quarta-feira (2/3) em todo o Estado.
Os serviços permanecem sendo realizados por meio de agendamento prévio, que podem ser feitos acessando os portais: www.vaptvupt.go.gov.brou expresso.go.gov.br. No endereço eletrônico, é possível também consultar o horário de funcionamento de cada uma das unidades.
Publicado por: Badiinho Filho/ Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação- Secom/Gocverno de Goiás
Hospitais do Governo de Goiás com perfil de urgência e emergência seguem em regime de plantão entre sábado (26/02) e quarta-feira (02/03). Ambulatórios e outros serviços adotam escalas de acordo com cada realidade de assistência.
Hospital Hugo, em Goiânia, capital de Goiás. Foto: Reprodução
Os hospitais da rede pública estadual de Goiásfuncionam em regime de plantão neste sábado (26/02), no domingo (27/02), no ponto facultativo de segunda-feira (28/02), na terça-feira (1º/03) e na quarta-feira de Cinzas (02/03). A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada normalmente nos setores de urgência e emergência. Outros serviços adotam escalas assistenciais próprias, de acordo com cada realidade.
Assim, vão funcionar normalmente os setores de urgência e emergência do Hugol, Hugo, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Estadual da Mulher (Hemu) e do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia; Heapa, em Aparecida de Goiânia; Herso, em Santa Helena de Goiás; Heana, em Anápolis; Heelj, em Pirenópolis, Heja, em Jaraguá; Hospital São Marcos, em Itumbiara; e HEJ, em Jataí.
Os hospitais estaduais de Luziânia, Formosa, São Luís de Montes Belos, Trindade e o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, também funcionarão com serviços de urgência sem interrupção da assistência.
No HDT e Condomínio Solidariedade, em Goiânia, na segunda-feira (28/02) e terça-feira (1º/03), os colaboradores administrativos e assistenciais que não trabalham nos setores de atendimento contínuo serão liberados. Na quarta-feira (02/03), o expediente será normal.
No HGG, também na capital, não haverá atendimento ambulatorial na segunda-feira (28/02) e terça-feira (1º/03). O funcionamento do ambulatório retornará na quarta-feira (02/03), após às 14 horas. Permanece normal, durante o feriado, o atendimento dos pacientes internados e regulados para a unidade, bem como a realização das cirurgias de urgência e transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos.
O Crer, em Goiânia, atenderá normalmente na segunda-feira (28/02) e na quarta-feira (02/03), após às 12 horas, para os agendamentos de terapias, consultas e exames. O cuidado aos pacientes internados segue sem interrupções. A unidade não oferece atendimento de urgência e emergência.
Outros serviços
O Hemocentro Coordenador funcionará no sábado (26/02), das 8 às 12 horas; na segunda-feira (28/02), das 8 às 18 horas, fechando apenas na terça-feira (1º/03), e retornando com o atendimento normal na quarta-feira (02/03). No interior, as unidades estarão fechadas no sábado (26/02) e na terça-feira (1°/03), mas funcionarão normalmente na segunda-feira (28/02), das 8 às 18 horas.
O Centro Estadual de Orientações e Informações em Saúde (Cori) não funcionará no feriado e retoma os atendimentos na quarta-feira (02/03), das 7 às 19 horas, por meio do telefone (62) 3201-3973 ou pelo Chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite http://www.saude.go.gov.br/coronavirus.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.
As Policlínicas Estaduais da Região Nordeste, em Posse; da Região São Patrício, em Goianésia; e da Região Sudoeste, em Quirinópolis suspenderão os atendimentos entre sábado (26/02) e terça-feira (1º/03) e retornarão na quarta-feira (02/03), a partir das 8 horas.
O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) não funcionará no feriado, retornando ao atendimento de rotina na quarta-feira (02/03), a partir das 14 horas.
A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, para atender os casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone para os profissionais de saúde acionarem a equipe é o 62 3201-6097 ou 62 3201 6025.
O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão, com recebimento de amostras para rotina de cultura microbiana, surtos, emergências e Covid-19 todos os dias, das 8 às 16 horas. Serviços administrativos, retirada de kits e outros insumos estarão suspensos e voltarão à normalidade na próxima semana.
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
Órgãos públicos, agências bancárias e casas lotéricas não vão abrir em Catalão na segunda (28/02) e terça-feira (01/02). Foto: Drone Super Catalão/Blog do Badiinho
Ontem, quinta-feira (24), postamos aqui a notícia com relação aos decretos municipais de Catalão, Três Ranchos e Goiandira, cuja as repartições públicas só vão voltar no período da tarde da próxima quarta-feira, 2 de março, o que é válido para os órgãos do estadual.
Muitas dúvidas são levantadas pela população e até mesmo por empresários e comerciantes, é com relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais, de empresas e bem como das instituições financeiras como as agências bancárias e lotéricas.
Para tirar dúvidas dos nossos leitores e seguidores, o Blog do Badiinho fez nesta manhã de sexta-feira (24), véspera de carnaval, o que vai poder funcionar e o que abre e fecha no feriadão. Veja abaixo:
Agências bancárias e casas lotéricas
Na segunda (28/02) e terça-feira (01/03), as agências bancárias de Catalão vão estar fechadas, voltando com seu atendimento na quarta-feira (02/03), do meio dia até às 15hrs.
Com relação as casas lotéricas de Catalão, elas vão estar fechadas na segunda (28/02) e terça-feira (01/03), mas reabrem em seu horário normal na quarta-feira (02/03), sendo das 08h às 18h.
Veja como vai ficar o funcionamento do comércio em Catalão
De acordo com o Everton Alves – O Pingo, presidente do Sindicato dos Empregados no Comercio de Catalão (SINDICOM), tanto o comércio varejista quanto o lojista terão que dar folga para todos os seus colaboradores, bem como as concessionários de veículos, valendo para os atacadistas, afirmando que o segmento de materiais para construção podem trabalhar, pois em acordo, definiu-se que as folgas desses trabalhadores serão nos dias 24 e 31 de dezembro.
Com relação aos supermercados, eles devem procurar o seu sindicato para saberem dos seus respectivos acordos coletivos. Lembrando que no setor comerciário, a folga é somente na segunda-feira, 28 de fevereiro.
Veja abaixo o cronograma de feriados de Carnaval/ Dia do Comerciário:
Imagem: Divulgação/Sindicom
Veja o que disse o Sindicato do Comercio Varejista de Catalão:
A invasão russa da Ucrânia terá impacto também no bolso dos brasileiros. O cenário tende a resultar em novos reajustes dos preços da gasolina, do diesel e do gás, e na elevação dos preços do trigo e milho, o que pode manter a inflação e a taxa básica de juros em alta neste ano. A informação foi publicada no Portal R7.
Os efeitos imediatos já foram sentidos com a disparada do preço no mercado global de petróleo nesta quinta-feira (24), com o brent superando US$ 105 o barril pela primeira vez desde 2014, e com a alta do dólar no Brasil, de 2,03%, a R$ 5,10, a maior valorização em cinco meses, após uma série de quedas e de chegar à casa de R$ 4,99, no dia anterior.
O desdobramento da guerra vai definir o caminho do dólar, de acordo com o economista Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 e professor do Insper. “A inflação brasileira, a taxa básica de juros e o desdobramento da guerra serão muito importantes para direcionar o dólar para cima ou para baixo, com mais ou menos vigor”, explica Liao.
Segundo ele, a grande pressão que contribuiu para a série de queda da moeda norte-americana foi de investidores estrangeiros, atraídos pela taxa de juros de dois dígitos do Brasil. Esses investidores, que acompanham de perto os conflitos entre Rússia e Ucrânia, acabam saindo de lugares mais instáveis e vão para “portos seguros”, como os Estados Unidos, pressionando a nossa moeda.
“A grande análise que tem de ser feita é quanto pode piorar essa guerra. Estruturalmente, o dólar vinha caindo, mas, se essa guerra piorar, o nosso câmbio tende a sofrer muito mais, com a saída de recursos de investidores”, avalia o educador financeiro do C6.
Joaquim Racy, economista e professor de política internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirmou que o primeiro impacto da crise, já apresentado pelos indicadores, está relacionado justamente às cotações do petróleo, da energia e do gás.
“Além do preço, há uma chance de desabastecimento, que pode trazer consequências inevitáveis para o mundo inteiro”, afirma Racy, ao citar a dependência que alguns países têm dos recursos exportados pela Rússia.
Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de Goiás, André Luiz de Carvalho, Comandante do Batalhão Rural. Foto: BPM Rural/Divulgação.
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Badiinho entrevistou no perfil do Instagram do Blog do Badiinho (@blogdobadiinho), o Tenente Coronel André Luiz de Carvalho, atual comandante do Batalhão Rural da Polícia Militar do Estado de Goiás.
De acordo com o T.C Carvalho, atualmente o Batalhão Rural da PM-GO, hoje conta com mais de 63 mil das mais de 180 mil propriedades rurais existentes em todo o território goiano, das quais, grande parte delas, e fazem parte do programa de georreferenciamento, o que permite o trabalho de monitoramento nas comunidades rurais.
O Comandante do Batalhão Rural, afirmou que o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o Secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, tem dado todo o respaldo para investimentos na preparação de sua tropa, revelando ele que os policiais do BPM Rural acabaram de finalizar um curso de resistência, afirmando ele que a equipe do Batalhão Rural está preparada para qualquer situação.
A respeitos dos dados do Batalhão Rural, O T.C Carvalho revelou que ao logo de 2021, um total de 550 cabeças de gado foram recuperados, 193 armas de fogo que estavam em mãos de criminosos foram apreendidas, 160 foragidos foram recolocados na cadeia e 27 pessoas levaram a pior ao tentarem confrontar com policiais do BPM Rural de Goiás.
Neste ano de 2022, as equipes do Batalhão Rural já recuperaram 163 cabeças de gado, apreenderam 33 armas de fogo e capturaram 27 foragidos da Justiça. Em Jataí e Leopoldo de Bulhões, foram os dois municípios goiano que registaram confronto com os policiais.
Badiinho entrevistou o T.C Coronel Carvalho (BPM Rural) na noite de ontem, quinta-feira (24), no perfil do Instagram do Blog do Badiinho. Foto: Instagram/Reprodução
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA EM NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM: