Início Site Página 890

ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS IDENTIFICOU 56 MIL CASOS DE FURTO DE ENERGIA NO ESTADO EM 2021

0

Volume de energia furtada no Estado em 2021 seria suficiente para abastecer Palmeiras de Goiás durante todo o ano. Furto de energia prejudica diretamente o cliente que paga suas contas em dia, pois as ligações clandestinas sobrecarregam o sistema elétrico e o volume de energia perdida também é considerado nos reajustes da tarifa.

Foto: Enel-GO/Divulgação

Em Goiás, a distribuidora estima que, anualmente, é furtado o equivalente a 133 GWh. Essa energia seria o suficiente para abastecer, por exemplo, a cidade de Palmeiras de Goias, com uma população estimada de aproximadamente 30 mil habitantes, durante todo o ano de 2021. O responsável por Ações de Combate às Perdas de Energia da Enel Distribuição Goiás, Leonardo Pacheco, explica que além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados.

“As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica e podem causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia. Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico”, completa. 

A Enel Goiás também realiza operações de combate ao furto de energia em parceria com a Polícia Civil. Ao longo do ano de 2021, foram realizadas 29 operações de combate ao furto de energia em Goiás e 16 pessoas foram presas. “O nosso objetivo com esse trabalho de combate às perdas é conscientizar a população goiana dos riscos e prejuízos desta prática e garantir que nossos clientes regulares não tenham a tarifa e nem a qualidade da energia impactada pela ação destas pessoas”, pontua. 

 

Tecnologia

Adicionalmente às inspeções e ações contra o furto de energia, a Enel Goiás tem investido em novos sistemas e tecnologias para aumentar a eficiência de seus processos de combate às perdas de energia. Em todo o Estado, a companhia já instalou 2.262 equipamentos de medição blindada. Esse tipo de tecnologia permite realizar o acompanhamento do consumo de energia, pois os aparelhos são instalados diretamente no poste de energia, assegurando a proteção da medição de ações externas e assim garantindo registro correto da energia utilizada pelo cliente. Desta forma, não é possível realizar quaisquer tipos de fraudes na medição do consumo, uma vez que a energia consumida é medida ainda no poste da distribuidora. 

A distribuidora também realiza inspeções periódicas nos medidores de energia dos clientes com o objetivo de assegurar a qualidade da medição. Em caso de suspeita de falha ou alteração no medidor de energia, o equipamento é retirado para avaliação no Laboratório de Calibração da companhia, que é certificado pelo Inmetro, tem acreditação ISO 17025 e é frequentemente auditado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesses casos o cliente pode acompanhar tanto a retirada do aparelho quanto sua análise laboratorial.

 

Apoio no combate ao furto de energia

Os clientes da Enel Distribuição Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias nos canais de atendimento da distribuidora. As denúncias são anônimas e podem ser feitas pelo site https://www.eneldistribuicao.com.br/EnelGO/AgenciaGO/Servi%C3%A7os/comum/DenunciaFiscalizacao.aspx e pelo Call Center 0800 062 0196.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Assessoria Enel 

NOVO TEMPORAL EM PETRÓPOLIS DEIXA PELO MENOS CINCO MORTOS

0
Foto: Tânia Rêgo/Reprodução

Um novo temporal que atingiu Petrópolis, na região serrana fluminense, nesse domingo (20) deixou pelo menos cinco mortos. Uma pessoa foi resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Defesa Civil Municipal, até o início da madrugada de hoje (21), haviam sido registradas 95 ocorrências, a maior parte deslizamentos.

A nova chuva atingiu a cidade mais de um mês depois do temporal que deixou 233 mortos e quatro desaparecidos, em 15 de fevereiro deste ano.

O local com maior índice de chuva até o início da madrugada de hoje havia sido São Sebastião, onde caíram 415 milímetros de precipitação.

Ainda segundo a Defesa Civil Municipal, mais de 400 pessoas tiveram que sair de suas casas e se deslocar para pontos de apoio nas localidades de Morin, Quitandinha, Amazonas, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Floresta, Independências e Siméria.

“Foi um dia difícil, principalmente depois das 15h, quando Petrópolis foi novamente vítima de grande chuva. Foram mais de 300 milímetros que atingiram a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, em vídeo publicado em sua rede social nos primeiros minutos de hoje.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Agência Brasil 

NOVO LOTE DE SAQUE DO DINHEIRO ESQUECIDO COMEÇA NESTA SEGUNDA (21)

0
Foto: Reprodução

O SVR (Sistema Valores a Receber), do Banco Central, abre um novo lote de acessos a partir desta segunda-feira (21). Os nascidos a partir de 1984 e empresas abertas nesse período que tenham valores a receber esquecidos em instituições financeiras poderão saber a quantia e agendar o saque até a sexta-feira (25). No sábado (26), haverá repescagem, das 4h às 14h, para quem perder o prazo. A informação é de uma reportagem do Portal R7.

Nesta primeira etapa do serviço, de acordo com balanço do Banco Central, a maioria das pessoas tem muito pouco a receber. São 13,8 milhões de pessoas e empresas com dinheiro esquecido em bancos que têm direito de resgatar até R$ 1. Apenas uma minoria, ou 1.318, tem mais de R$ 100 mil para sacar.

A segunda etapa deverá começar em 2 de maio, com mais R$ 4,1 bilhões para serem resgatados. O serviço por meio do SVR abriu as consultas em 14 de fevereiro para que se pudesse verificar se havia dinheiro esquecido em contas bancárias. Agora é possível saber qual é o valor e agendar o resgate.

No caso de existência de saldos residuais em instituições financeiras, o próprio site informou a data e horário de retorno para agendar a retirada. O calendário é escalonado, de acordo com a data de nascimento ou da abertura da empresa.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rapidamente.

Para fazer o resgate, é preciso ter conta nível prata ou ouro do portal gov.br, que demandam mais autenticações como reconhecimento facial e autorização via aplicativo.

Passo a passo para agendar o saque

Passo 1

Faça a consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br/publico para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do sistema financeiro.

Dados necessários:

– pessoa física: CPF e data de nascimento; e

– pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura.

– Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.

– Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.

Passo 2

Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 14h ou das 14h às 24h).

– Se sua data e horário são agora, siga para o passo 3.

– Se não, volte na data e no horário informados pelo sistema.

Passo 3

Clique no botão: Acessar Meus Valores a Receber.

Passo 4

Faça login em sua conta gov.br (nível prata ou ouro).

Se ainda não a tem, faça uma em acesso.gov.br e volte aqui dentro de sua data e horário.

Passo 5

Leia e aceite o Termo de Ciência.

Passo 6

Veja na tela do sistema:

– o valor a receber;

– a instituição que deve devolver o valor;

– a origem (tipo) do valor a receber; e

– informações adicionais, quando for o caso.

Passo 7

Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:

 

Solicitar por aqui

 

– A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.

– Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.

– Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.

 

Solicitar via instituição

 

– A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis.

– Entre em contato pelo telefone ou email informado pela instituição para combinar a forma de devolução.

Calendário do resgate e da repescagem

– 7 a 11 de março

Nascidos antes de 1968 ou empresas abertas antes desse ano

Repescagem: sábado, 12 de março, das 4h às 24h

– 14 a 18 de março

Nascidos entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período

Repescagem: 19 de março, das 4h às 24h

– A partir de 28 de março

Quem perder a repescagem poderá pedir o resgate a partir dessa data

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 56 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA (21/03) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 21/03/2022 Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Almoxarife com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

2. Analista de Marketing com experiência e informática, ambos os sexos – 01 vaga;

3. Arte Finalista com conhecimento no Corel Draw, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Atendente de Balcão com experiência, masculino – 01 vaga;

5. Auxiliar de Escritório com experiência na CTPS, moto própria, CNH “A”, conhecimento em NF, masculino – 01 vaga;

6. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

7. Espeteiro experiência, para fabricar espetinhos de carne, ambos os sexos – 01 vaga;

8. Cozinheira com experiência, para lavar e passar roupas também, trabalhar no bairro das mansões, feminino – 01 vaga;

9. Cuidador de Idosos com experiência, para trabalhar de Segunda a Sexta, das 07h às 17h e Sábado das 07h às 12h, ambos os sexos – 01 vaga;

10. Eletricista (Técnico em Eletrotécnica) com experiência, caso tenha experiência em Pivô de Irrigação será um diferencia, necessário disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

11. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Alto da Boa Vista, feminino – 01 vaga;

12. Encarregado de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

13. Entregador de Gás, CNH “A”, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

14. Farmacêutico com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

15. Garçom com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

16. Garçom, masculino – 01 vaga;

17. Instalador de Alarmes com experiência, masculino – 01 vaga;

18. Lavador de Carros e Estofados com experiência, masculino – 01 vaga;

19. Mecânico Manutenção de Máquinas Industriais com experiência na CTPS, masculino – 01

vaga;

20. Auxiliar de Mecânico com experiência em maquinas pesadas ou automotivas, masculino – 01 vaga;

21. Montador de Andaimes com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

22. Motorista Entregador com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

23. Mototaxista, com moto própria, “CNH A” – ambos os sexos;

24. Recepcionista Atendente com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

25. Recepcionista para trabalhar de forma remota, se tiver CNPJ será um diferencial, feminino – 01 vaga;

26. Redator que esteja cursando superior em administração, letras ou afins, feminino – 01 vaga;

27. Repositor de Mercadorias para trabalhar em Supermercado, ambos os sexos – 01 vaga;

28. Técnico em Química com experiência na CTPS e que possua CRQ, ambos os sexos – 01 vaga;

29. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS em área civil, ambos os sexos – 01 vaga;

30. Torneiro Mecânico com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

31. Vistoriador de Veículos com conhecimento em mecânica, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO COMEÇA SEMANA VACINANDO CRIANÇAS CONTRA COVID-19; 3ª E 4ª DOSE SÃO APLICADAS EM ADULTOS

0
Foto:\ Reprodução

Covid-19: Catalão seguirá vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade

Catalão segue com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. Hoje, segunda-feira (21), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

 

Vacinação infantil em Catalão

Até sexta-feira (18), 6.201 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 62% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento 1.149 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a segunda dose da CoronaVac


Intervalo entre doses da vacina CoronaVac é de 28 dias.

Hoje, segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira dose da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan –  entre os dias 26 de janeiro a 22 de fevereiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.


Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 8 a 11 anos para receberem a segunda dose da vacina Pfizer


Intervalo entre doses da vacina Pfizer é de 56 dias.

Hoje, segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 8 a 11 anos que receberam a primeira dose da Comirnaty – produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório de biotecnologia alemã BioNTech –  nos dias 17,18,19 e 24 de janeiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.


Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca imunossuprimidos para receberem Dose Reforço (4ª dose)

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (21/11), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (21), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Saúde convoca população adulta para receber a Terceira Dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca a população adulta (acima de 18 anos), que recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 21 de novembro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, segunda-feira (21), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos, em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão  

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são da SMS – Pref. de Catalão 

REVOLTADO, ADOLESCENTE MATA MÃE E O IRMÃO COM ARMA DO PAI POLICIAL MILITAR

0
Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Um adolescente de 13 anos confessou ter matado a mãe e o irmão mais novo, no sábado (19), em Patos, no estado da Paraíba.

O pai do garoto, que é policial reformado, também foi ferido por um tiro no peito disparado por ele, porém está estável no Hospital Regional da cidade.

A motivação do crime teria sido o fato dos pais proibirem o uso do celular por parte do adolescente e de jogar um determinado game na internet.

Revoltado com a situação, ele esperou que o pai saísse de casa para ir até o escritório pegar a arma.

De acordo com o UOL Notícias, o garoto levou o irmão, de 07 anos, para o quarto e se dirigiu até a mãe, que estava dormindo.

Foi então que ele atirou na cabeça dela. O irmão menor se desesperou e neste momento o pai regressou à residência.

Nesse instante, o jovem disparou contra o genitor e o irmão, que não resistiu.

Após o crime, ele telefonou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e tentou simular um assalto.

Porém, a versão logo foi derrubada pelo argumento do pai. Ele afirmou ter tirado o celular do filho por conta das notas baixas na escola.

O adolescente foi apreendido e confessou ser o responsável pela tragédia, e agora, está sob responsabilidade da Justiça.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/com informações do Portal 6 e Portal Uol

MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES REVOGA BLOQUEIO AO TELEGRAM

0
Foto: redes sociais/Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu neste domingo (20) o bloqueio ao aplicativo de mensagens Telegram no Brasil. O próprio magistrado havia determinado a interrupção do serviço no país, na última sexta-feira (18), após diversas tentativas de contato do Judiciário brasileiro com a empresa. Pelo despacho do ministro, a plataforma cumpriu as determinações judiciais pendentes. A informação foi publicada no Portal R7.

O Telegram afirmou ao STF que fez uma lista com os 100 principais canais brasileiros e disse que revisará todo o conteúdo postado neles diariamente. “Como esses 100 principais canais respondem por mais de 95% de todas as visualizações de mensagens públicas do Telegram no Brasil, acreditamos que essa medida será impactante.”

A plataforma reconheceu a demora para avaliar o conteúdo brasileiro. “Acreditamos que, se tivéssemos monitorado a mídia no Brasil antes, a crise atual poderia ter sido evitada.”

A empresa declarou que analisa a legislação brasileira para iniciar uma ação de cooperação com o TSE a fim de impedir que fake news sejam propagadas em suas plataformas. O aplicativo planeja criar mecanismos para que pessoas com perfis em suas redes denunciem publicações específicas que tragam informações falsas.

“Conduzimos uma revisão preliminar das leis aplicáveis no Brasil que podem nos ajudar a refinar nossas estratégias de moderação de conteúdo. Com base nos recursos públicos disponíveis, também estudamos as medidas tomadas por nossos pares (como Meta e Twitter) para combater a desinformação. Como resultado, formamos um plano potencial para ações futuras, como permitir que usuários denunciem postagens específicas como falsas (a capacidade de denunciar canais inteiros já está implementada em nossos aplicativos) e juntar o memorando existente ao Tribunal Superior Eleitoral.”

O ministro havia fixado multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da decisão e de R$ 100 mil para cada dia de permanência do perfil no ar após o prazo estipulado. Segundo Moraes, a medida foi necessária diante das diversas tentativas de contato malsucedidas com a empresa que gerencia o serviço. O ministro mandou informar a Polícia Federal sobre a determinação.

O Telegram não possui escritório em território nacional, e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enviou diversos ofícios em que solicitava reuniões com representantes da empresa para tratar do combate a fake news.

Na decisão que suspendeu o aplicativo, Moraes definiu que quem tentasse violar as regras poderia ser multado, fosse pessoa física ou jurídica. “As pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo Telegram estarão sujeitas às sanções civis e criminais, na forma da lei, além de multa diária de R$ 100 mil.”

Neste sábado (19), o aplicativo apagou uma mensagem publicada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em seu canal na plataforma. A mensagem trazia uma investigação da Polícia Federal sobre um ataque de hackers contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A exclusão se dá em cumprimento a uma decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que estabeleceu 24 horas para que a empresa cumprisse ordens judiciais tomadas anteriormente.

Em decisão tomada no mês passado no Supremo, Moraes estabeleceu prazo de 48 horas para que perfis ligados ao blogueiro Allan dos Santos fossem retirados do ar. A decisão foi cumprida pelo aplicativo. Na mesma decisão, Moraes já tinha ameaçado tirar o serviço do ar caso a determinação não fosse cumprida.

O MPF (Ministério Público Federal) vai usar o email fornecido pelo Telegram ao STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir informações sobre o combate à desinformação dentro da plataforma. O órgão conduz investigação sobre irregularidades disseminadas dentro do aplicativo.

Publicado por: Badiinho Moisés

GRAVE ACIDENTE MATA AVÓS E DEIXA NETOS FERIDOS, EM MINEIROS

0
Foto: Bombeiros-GO/Divulgação

Na noite deste sábado (19/3) um acidente de trânsito resultou na morte de duas pessoas e deixou duas crianças feridas, na BR-364, na altura do município de Mineiros, localizado na região sudoeste de Goiás. A colisão envolveu dois caminhões e um carro de passeio.

De acordo com informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), uma outra pessoa também ficou presa às ferragens. A sinalização da rodovia ficou sob a responsabilidade de uma equipe de plantonistas da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Bombeiros e policiais rodoviários não souberam dizer como o acidente aconteceu, bem como não conseguiram confirmar se as vítimas fatais e as crianças são da mesma família. Para auxiliar no resgate o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado.

Desta forma, duas vítimas foram encaminhadas, pelo CBMGO, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mineiros. Já as vítimas em estado mais graves foram levados, pelo Samu, foram levados para um hospital no mesmo município. As equipes de resgate informaram que os corpos das vítimas fatais ficaram sob os cuidados do Instituto Médico Legal (IML) e já foram retirados do local.

Foto: PRF-GO/Divulgação
Foto: PRF-GO/Divulgação
Foto: PRF-GO/Divulgação


Publicado por: Badiinho Moisés com informações do Dia Online

EXÉRCITO RUSSO BOMBARDEIA ESCOLA QUE SERVIA DE ABRIGO EM MARIUPOL

0
Foto: Reprodução

O Exército russo bombardeou uma escola de arte que abrigava várias centenas de pessoas na cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, disseram autoridades locais neste domingo (20), acrescentando que civis ficaram presos sob os escombros. A informação foi publicada no Portal R7.

“Ontem [sábado], os ocupantes russos lançaram bombas na escola de arte G12 […] onde 400 moradores de Mariupol – mulheres, crianças e idosos – haviam se refugiado”, declarou o município da cidade portuária sitiada.

“Sabemos que o prédio foi destruído e que pessoas pacíficas ainda estão sob os escombros. O número de vítimas está se tornando claro”, acrescentou ele em comunicado pelo Telegram.

Mariupol, uma cidade no sudeste da Ucrânia com população de 450 mil habitantes antes da guerra, está sob bombardeio pesado há várias semanas pelas forças russas e por seus aliados separatistas pró-Rússia.

Neste domingo, o governador da região de Donetsk, Pavlo Kirilenko, também acusou Moscou de “deportar à força mais de mil moradores de Mariupol” que vivem no leste da cidade para a Rússia, sem especificar quando o evento ocorreu.

Segundo ele, as forças russas montaram “campos de filtragem” onde “verificam os telefones” dos moradores de Mariupol antes de “confiscar seus documentos de identidade”. No Facebook, Kirilenko disse que eles então “são enviados para a Rússia”, e acrescentou que “seu destino do outro lado [da fronteira] é desconhecido”.

Essas declarações não puderam ser verificadas imediatamente de forma independente.

Na quinta-feira (17), a Ucrânia acusou Moscou de bombardear um teatro da cidade onde centenas de moradores haviam se refugiado, ignorando o aviso “Diéti” (“Crianças”, em russo) escrito no chão, em letras gigantes, ao lado do prédio. Ainda não há relatório de vítimas.

Segundo o governo ucraniano, mais de 2.100 pessoas foram mortas em Mariupol desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

Os sobreviventes se refugiam nos porões, sofrendo múltiplas carências. Algumas das famílias que conseguiram fugir disseram ter visto corpos nas ruas por dias.

Infligir “algo assim a uma cidade pacífica […] é um ato de terror que será lembrado ainda no próximo século”, disse o presidente ucraniano Volodmir Zelenski neste sábado (19), denunciando um “crime de guerra”.

A cidade é de importância estratégica, pois sua captura permitiria à Rússia unir suas tropas na Crimeia com as do Donbass (leste) e, ao mesmo tempo, bloquear o acesso ucraniano ao mar de Azov.

Publicado por: Badiinho Moisés

DUAS APOSTAS ACERTAM MEGA-SENA E LEVAM R$ 94,6 MILHÕES CADA

0
Foto: Reprodução

O concurso 2.464 da Mega-Sena finalmente teve vencedores do prêmio acumulado R$ 189.381.872. Duas apostas acertaram as seis dezenas (02-43-07-52-24-56) e levaram R$ 94,6 milhões cada. Outros 496 apostadores ganharam R$ 35.454,28, por acertar cinco acertos. Com quatro acertos, 31.802 ganharam R$ 789,94 cada. O próximo concurso acontecerá na quarta-feira (23), e deve pagar R$ 80 milhões.

De acordo com reportagem do Portal R7, essa foi a quinta maior premiação da história da loteria em um sorteio regular. O maior montante já sorteado foi R$ 289.420.865, quantia recebida por uma aposta única de um morador de Pernambuco, em 11 de maio de 2019.

As únicas duas vezes em que o prêmio da Mega-Sena superou o ganho pelo apostador de Pernambuco foi nos sorteios especiais da Mega da Virada dos anos de 2017 (R$ 306 milhões) e 2018 (R$ 302 milhões).

Apesar de os valores serem maiores do que o pago ao morador de Recife, eles foram divididos, respectivamente, entre 17 e 52 apostas, o que torna o apostador o recebedor do maior prêmio da história da loteria.

Maiores premiações da história da Mega-Sena

11/05/2019 – R$ 289.420.865 (Um ganhador, de Recife)

27/02/2020 – R$ 211.652.717 (Dois ganhadores, de Fortaleza e Rio Branco)

25/11/2015 – R$ 205.329.753 (Um ganhador, de Brasília)

22/12/2015 – R$ 197.377.949 (Dois ganhadores, de Campo Belo e Santos)

19/03/2022 – R$ 189.381.872 (Ainda a definir)

Publicado por: Badiinho Moisés