Início Site Página 891

BANDIDOS APROVEITAM FACILIDADE E “SEQUESTRO DO PIX” CHEGA A GOIÁS

0
Foto: Reprodução

Crime da moda em São Paulo, o chamado “sequestro relâmpago do Pix” ou simplesmente “sequestro do Pix” chegou a Goiás neste ano. Foram registrados pelo menos quatro casos em que os bandidos sequestram as vítimas e exigem transferências instantâneas para liberá-las. Foram três na capital e um em Anápolis. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.

O sequestro relâmpago não é um crime comum no estado do Centro-Oeste brasileiro, independentemente da forma como os bandidos fazem para roubar as vítimas.

Para se ter noção, em todo o ano de 2020 foram registradas seis ocorrências desse tipo, que é identificada na legislação como “extorsão mediante sequestro”. No ano passado foram nove casos.

Ou seja, o mês de março nem acabou e Goiás já teve mais da metade de casos de sequestro-relâmpago que todos os 12 meses de 2020. E quase metade em relação a 2021.

A novidade é que, a partir de 2022, os bandidos estão migrando para o modelo em que existem pagamentos usando Pix, tecnologia lançada em 2020 e que se popularizou a partir do ano passado, em plena pandemia. Esse tipo de sequestro relâmpago não tinha sido registrado no estado anteriormente.

Susto

Um dos últimos casos aconteceu na noite do último domingo (13/3) ao lado do condomínio de luxo Alphaville Flamboyant, em Goiânia. A vítima, uma mulher, estava dentro do carro no estacionamento de uma farmácia, quando foi rendida por dois homens armados.

“Os dois elementos renderam ela no veículo. Outros dois seguiram em um veículo atrás. Pediram para que ela colocasse a senha do aplicativo e efetuaram transferências no Pix, cerca de R$ 30 mil em média”, relatou ao Metrópoles o delegado Daniel Marcelino, do Grupo Antissequestro (GAS) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic).

A extorsão dos bandidos foi realizada enquanto a vítima tinha uma arma de fogo apontada para ela e o carro seguia pela cidade, como se nada estivesse acontecendo.

Depois de conseguirem as transferências, os bandidos abandonaram a vítima e o automóvel no Jardim Novo Mundo, a cerca de 10 km de onde houve a abordagem.

Investigação

Equipes da Polícia Militar de Goiás (PMGO) fizeram buscas pelos bandidos ainda na noite do crime. Três foram presos e um morreu durante abordagem do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), formado por PMs em motocicletas.

Esse caso e os outros dois que aconteceram em Goiânia são investigados pela Deic. O delegado Daniel Marcelino disse que ainda não pode adiantar a investigação e dizer se os crimes foram cometidos pela mesma quadrilha.

No caso de Anápolis, um comerciante de 58 anos foi sequestrado na segunda-feira (14/3). A PM conseguiu localizar e prendeu os dois envolvidos no crime.

Orientações

Segundo o delegado Daniel Marcelino, os criminosos que praticam esse tipo de crime costumam ser reincidentes em roubo e adotaram essa nova tática. A maior parte das vítimas até agora é formada por mulheres.

Há uma preocupação das autoridades diante do risco de que esse tipo de ocorrência se torne mais comum no estado. Nesse sentido, a própria Polícia Civil orienta que as pessoas adotem precauções para que não venham a se tornar potenciais alvos das quadrilhas.

Daniel Marcelino, da Deic, orienta como prevenção que, se possível, as pessoas não deixem limites altos para transferências por Pix. Além disso, sugere que o cidadão deixe deixem pré-cadastro no banco, quando há contas específicas que recebem valores maiores rotineiramente.

Além disso, conforme o delegado, é fundamental que a vítima procure seu banco quando esse tipo de extorsão acontece, já que é possível recuperar o valor surrupiado.

Uma idosa de Goiânia conseguiu decisão judicial favorável para ser indenizada, no ano passado, depois de perder R$ 20 mil no chamado “Golpe do Pix”, outro tipo de crime relacionado à transferência instantânea, que chegou ao Brasil em novembro de 2020. O Banco Central até mudou regras para evitar crimes.

Publicado por: Badiinho Moisés

ANEXO DO PALÁCIO DO PLANALTO PEGA FOGO, EM BRASÍLIA

0
Foto: Record TV/Reprodução

Um incêndio atingiu anexo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), próximo ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF) na tarde deste sábado (19). De acordo com nota do Planalto, o Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e o fogo já foi controlado. A informação foi publicada pela CNN Brasil.

O fogo atingiu a garagem da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), localizada na Via N2. “O incidente foi muito pequeno e controlado em cerca de cinco minutos”, disse o Corpo de Bombeiros.

A nota informa, ainda, que não há registro de vítimas. As perdas materiais ainda estão sendo contabilizadas, informa o Planalto.

Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) a perícia está no local e um procedimento administrativo será aberto para apurar as causas do incêndio.

Publicado por: Badiinho Moisés

CAIADO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE LIVRO SOOBRE BUSCAS A LÁZARO BARBOSA

Governador Ronaldo Caiado recebe livro autografado pelo tenente-coronel Edson Melo, autor de Contagem Regressiva – A Trajetória da Caçada a Lázaro Barbosa. Fotos: André Saddi.

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (18), do primeiro Portões Abertos do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) de 2022, que recebeu a população como forma de aproximá-la da tropa de elite da Polícia Militar do Estado de Goiás. O evento marcou ainda o lançamento do livro Contagem Regressiva – A Trajetória da Caçada a Lázaro Barbosa, escrito pelo tenente-coronel Edson Melo e que narra a jornada de integrantes da Rotam durante as buscas pelo criminoso Lázaro Barbosa.

Para o chefe do Executivo estadual, o evento mostrou a identificação que a Rotam tem com a comunidade. “Presenciamos o carinho das pessoas, das famílias, se aproximando daquilo que traz paz, tranquilidade e segurança. A sociedade tem a noção clara da finalidade e do que realmente a Rotam e a Polícia Militar fazem pelo Estado”, explicou. 

Acompanhando o governador Ronaldo Caiado no evento, a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, pontuou a credibilidade da Rotam. “É um batalhão respeitado não só em Goiás, mas em todo Brasil, que tenho respeito e tem toda uma admiração da população goiana”, assegurou.

“Essa abertura à sociedade é para mostrar parte da nossa Polícia Militar e dizer que o sucesso da nossa corporação é ter uma comunidade de bem”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Renato Brum.

 

Livro

Foto: Reprodução

A obra traz o ponto de vista do policial no caso Lázaro Barbosa, assassino que ficou conhecido após matar quatro pessoas de uma mesma família na zona rural de Ceilândia, no Distrito Federal, e se esconder em matas no Entorno de Brasília. O governador disse que a publicação presta satisfação à sociedade. “É responsabilidade dos policiais dar segurança à população. Um cidadão não pode implantar o terrorismo e o medo”, sublinhou.

O autor Edson Melo é superintendente de Segurança da Secretaria de Estado da Casa Militar e relatou com detalhes a atuação das autoridades de Goiás, com apoio das tropas do DF e das polícias Federal e Rodoviária Federal, além de outras agências federais.

Segundo o PM, foram dias embrenhados pelo mato para procurar um criminoso cruel que tirou a paz de moradores de vários municípios. “O que vivemos ali foi a mais pura realidade de homem de honra, que tem compromisso com a segurança pública. Não estávamos ali por vaidade. Cada um de nós nos dedicamos por amor. Proteger o cidadão goiano é muito mais que função, é um ideal de vida”, frisou o tenente-coronel Edson Melo.

A operação envolveu mais de 270 policiais. O fugitivo foi capturado no dia 26 de junho de 2021. À época, o governador homenageou os policiais goianos que, junto aos do Distrito Federal, trabalharam nas buscas a Lázaro Barbosa. O episódio serviu de inspiração para o tenente-coronel, que fazia parte do comando da equipe de militares, escrever o livro.

Além de integrantes das forças de segurança, participaram do evento o deputado estadual Amauri Ribeiro; o vereador de Goiânia Sargento Novandir e o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secom – Governo de Goiás

COORDENADORA DENUNCIA QUE FOI DOPADA E ABUSADA DENTRO DE ESCOLA EM GOIÂNIA

0
Foto: Reprodução

Uma coordenadora do Centro de Ensino em Tempo Integral (CEPI) Severiano de Araújo, na região Noroeste de Goiânia, denunciou que foi dopada e abusada dentro da unidade escolar. Segundo ela, os crimes foram cometidos em janeiro pela diretora e pelo vigilante do colégio, respectivamente. A Polícia Civil investiga o caso. Todos os envolvidos foram afastados da função temporariamente. A direção nega os delitos. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

A vítima, que não terá o nome divulgado, disse que os crimes ocorreram fora do horário do expediente, quando a equipe realizava obras na escola aos finais de semana. De acordo com ela, tais serviços ocorriam sob som alto e consumo de bebida alcóolica por boa parte dos servidores.

A mulher conta que, em um final de semana, foi dopada pela diretora da unidade. “Ela mesmo me confessou que tinha me dado bala. Eu apaguei, perdi os sentidos. Até então, não sabia do abuso. Fui descobrir mais tarde, depois de ser ameaçada pelo autor e ver vídeos do crime”, disse.

Coordenadora supostamente dopada e estuprada dentro de escola diz que sofre perseguição e ameaça

Dias depois, sem saber da existência dos vídeos, a coordenadora teve, por cerca de 15 dias, um relacionamento amoroso com o vigilante da escola, que também teve relação com a diretora da unidade. A coordenadora relata que, por notar comportamento agressivo do homem, decidiu colocar fim ao relacionamento.

De acordo com ela, após o término, o suposto autor passou a persegui-la e ameaçá-la. “Dizia que se eu não desse dinheiro, divulgaria fotos e vídeos íntimos. Eu estava tranquila, pois não tinha conhecimento do que ele tinha feito, do abuso que eu tinha sofrido”.

À reportagem, a mulher disse que além do vigilante, a diretora e outra coordenadora da escola passaram a praticar assédio moral. “Elas divulgaram os vídeos para outros professores e até mesmo para os alunos. Foi aí que descobri o que tinha acontecido. Um dos vídeos mostra que estou desacordada e que o vigilante está com o órgão sexual no meu rosto. A gravação foi feita pela própria diretora”, afirmou.

Depois da situação, a profissional decidiu levar o caso à Polícia e solicitar medida protetiva contra os autores. “Tenho três filhas e não tenho mais paz. Estou sendo perseguida e ameaçada. Estão querendo me destruir. Me difamaram para toda a escola, inclusive para os alunos. Só quero justiça”, pediu.

 

Investigação

O caso foi registrado na 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), na região Noroeste de Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, testemunhas já estão sendo ouvidas e os celulares dos supostos envolvidos estão sendo periciados.

A corporação visa encontrar o suposto vídeo para confirmar ou não a ocorrência do crime de estupro. O Mais Goiás tentou contato com a diretora e com o vigilante, mas não obteve sucesso.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que todos os envolvidos foram afastados das funções “para que não houvesse prejuízo à comunidade escolar”.

O vigilante teve seu contrato encerrado e a coordenadora e diretora foram afastadas temporariamente.

A pasta disse, ainda, que instaurou uma auditoria no colégio para apurar o ocorrido.

Também por meio de nota, a unidade escolar disse que tem sofrido inverdades e calúnias pela funcionária “que não teve seus caprichos atendidos”.

 

Confira a nota do CEPI na íntegra:

Ao longo do trabalho da gestão do CEPI, a verdade, a honestidade e o cumprimento da lei, foram a base do trabalho. O CEPI vem sofrendo ataques por parte de uma servidora, ataques de ódio, mentiras e difamação. Pedimos encarecidamente que, em caso de inverdades, boatos, fofocas, e fake News espalhadas em grupos de WhatsApp, privados, Instagram e demais, procurem a unidade escolar. Estamos prontos para esclarecer todo e qualquer boatos.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

MEGA-SENA TEM PRÊMIO DE R$ 189 MILHÕES; VEJA AS DEZENAS SORTEADAS

0
Foto: Reprodução

O concurso 2464 da Mega-Sena foi realizado hoje (19), em São Paulo. Segundo a Caixa, a premiação para quem cravar as seis dezenas sorteadas (02-07-24-43-52-56) é de R$ 189.381.872,35.

A Caixa divulgará em breve se sortudos cravaram os números. Caso haja vencedor, o prêmio será o quinto maior da história da Mega-Sena em concursos regulares (veja a lista no final da matéria).

Como faço para participar do próximo sorteio da Mega-Sena?

Você precisa fazer uma aposta de seis a 15 números nas lotéricas credenciais pela Caixa, ou no site especial de loterias do banco. Participam do próximo concurso todas as apostas registradas até 19h do dia do sorteio.

Quanto custa apostar na Mega-Sena?

Depende de quantos números você pretende colocar no jogo. A aposta mínima agora custa R$ 4,50, e você tem direito de escolher seis dezenas de 1 a 60. Se quiser colocar um número a mais para aumentar as chances de acerto, o preço do jogo sobe para R$ 31,50. No cenário mais caro, com 15 números no volante, a aposta chega a custar R$ 22.522,50.

Quais foram os maiores prêmios dos concursos regulares da Mega-Sena?

2.150, 11/5/2019, 1 aposta vencedora; premiação total: R$ 289,4 mi

2.237, 27/2/2020; 2 apostas vencedoras; premiação total: R$ 211,6 mi

1.764, 25/11/2015; 1 aposta vencedora; premiação total: R$ 205,3 mi

1.772, 22/12/2015; 2 apostas vencedoras; premiação total: R$ 197,4 mi

1.655, 22/11/2014; 2 apostas vencedoras; premiação total: R$ 135,3 mi

2.161, 19/6/2019; 1 aposta vencedora; premiação total: R$ 124,2 mi

2.189, 18/9/2019: 1 aposta vencedora; premiação total: R$ 120 mi

1.220, 6/10/2010; 1 aposta vencedora; premiação total: R$ 119,1 mi

1.575, 19/2/2014; 1 aposta vencedora; premiação total: R$ 111,5 mi

1.953, 29/7/2017; 1 aposta vencedora; premiação total: R$ 107,9 mi

Publicado por: Badiinho Moisés 

BOMBEIROS DESMONTAM PORTÃO DE GARAGEM PARA RESGATAR COBRA, EM CATALÃO

0
Foto: Corpo de Bombeiros/ reprodução

Bombeiros precisaram desmontar um portão eletrônico da garagem de uma casa para retirar uma cobra. O caso aconteceu no início da tarde deste sábado (19), no Bairro Dona Sofia, em Catalão.

Os moradores perceberam que o animal estava escondido na estrutura e acionaram o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate.

“Chegando ao local, observamos que se tratava de uma cobra cipó que estava dentro da estrutura lateral de um portão basculante. Com uso de chaves, desmontamos a estrutura e conseguimos acessar e capturar a cobra”, disseram os bombeiros.

A serpente foi colocada em um recipiente para ser levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Publicado por: Badiinho Moisés

ENEL GOIÁS REALIZARÁ MUTIRÕES DE SERVIÇOS EM TRÊS RANCHOS E CATALÃO; GELADEIRAS E LÂMPADAS DE CLIENTES SERÃO SUBSTITUÍDAS

0
Equipes estarão mobilizadas para realização de manutença da rede e poda de árvores. Foto: Divulgação/Enel-GO.

Na próxima quinta-feira (24) e sexta-feira (25), a Enel Goiás deslocará equipes para realizar mutirões de serviços aos clientes de Três Ranchos e Catalão, eventos que serão marcados com presenças de autoridades locais e regionais.

Em ambas cidades, serão realizados grandes mutirões de manutenção da rede e poda de árvores; troca gratuita de lâmpadas por novas no modelo led, mais econômicas (o limite é até 10 por cliente, sendo necessário a apresentação da conta e as lâmpadas velhas). Também feita a troca de geladeiras de clientes pré-selecionados pelas áreas sociais dos municípios, sendo 40 novas geladeiras para Três Ranchos e outras 50 para Catalão.

Em Três Ranchos e Catalão, Caravana da Enel realizará troca de geladeiras de clientes pré-selecionados pelas áreas sociais dos municípios. Foto: Divulgação/Enel-GO.

A assessoria de comunicação da Enel Goiás informou que na Caravana da Enel, que passará por Três Ranchos e Catalão na próxima semana, a unidade móvel estará disponibilizando os serviços e condições especiais para parcelamento de dívidas, e ainda realizará o cadastro da Tarifa Social Baixa Renda, que garante desconto de até 65% na conta de energia das já inscritas no CadÚnico do Governo Federal.

Os eventos em Três Ranchos e Catalão, serão promovidos em parceria com as repectivas prefeitutas dos municípios. 

Enel estará realizando troca de lâmpadas velhas por novas de led, cadastramento do tarifa social, troca de geladeiras para famílias pré-selecionadas, além de renegociação e parcelamento de dívidas. Foto: Divulgação/Enel-GO.

CARAVANA ENEL NA REGIÃO SUDESTE 

TRÊS RANCHOS-GO
Evento: Caravana Enel
Cidade: Três Ranchos-GO
Local: Praça das Mães – Av.Cel. Levino Lopes
Abertura: 09h
Serviços p/ população: 08h às 17h

Imagem: Divulgação/Enel-GO


CATALÃO-GO

Evento: Caravana Enel
Cidade: Catalão-GO
Local: Praça das Bandeiras – Vila União
Abertura: 09h
Serviços p/ população: 08h às 17h

Imagem: Divulgação/Enel-GO

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

CRIANÇAS MATAM GAROTO DE 5 ANOS NA ZONA RURAL DE MARABÁ, NO PARÁ

0
Foto: redes sociais/ Reprodução

Um caso chocou moradores de Marabá, no Pará, nesta quinta-feira (17/3). Um garoto de apenas 5 anos foi morto por três meninos menores de idade às margens de uma represa. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.

Segundo as primeiras informações da polícia, os três meninos teriam amarrado a criança com um fio de carregador e o agredido até que ele desmaiasse. Após isso, jogaram a pequena vítima na represa. A criança morreu afogada.

O corpo foi encontrado boiando pela manhã. O menino estava nu. A roupa dele estava nas proximidades do local. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a mãe carregando o corpo do filho, bastante machucado, pelas ruas da vila.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

UFCAT EXIGE OBRIGATORIEDADE DO COMPROVANTE VACINAL PARA RETOMADA DE ATIVIDADES PRESENCIAIS

0

Portaria define procedimentos para exigência do comprovante de vacina contra a Covid-19. 

Portaria define procedimentos para exigência do comprovante de vacina contra a Covid-19 para retomada das atividades presenciais na Universidade Federal de Catalão. Foto:  Reitoria – UFCAT/Divulgação

Portaria publicada pela reitoria da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) nesta quarta-feira, 16, estabelece orientações e procedimentos para a implementação do comprovante de vacinação para a covid-19, que deverá ser exigido da comunidade universitária e do público externo nas atividades presenciais no âmbito da universidade. Para servidores e terceirizados, o documento estabelece a exigência do esquema vacinal completo para acesso às dependências da instituição. Para estudantes e público em geral, são necessárias duas doses do imunizante.

São considerados comprovantes o cartão de vacinação impresso em papel timbrado ou o certificado nacional de vacinação da covid-19, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – ConectSUS. Estudantes e servidores deverão encaminhar o comprovante de vacinação ou, no caso de contraindicação para a imunização, atestado médico que comprove a condição, pela página www.catalao.ufg.br, na aba #RetomadaUFCAT -> Normas e Protocolos e escolher o formulário específico para estudantes ou para servidores. Será admitido o acesso às dependências da universidade de pessoas não vacinadas, desde que apresentem exame RT-PCR ou teste de antígeno negativo para a covid-19 realizado nas últimas 72 horas.

Confira AQUI a íntegra da portaria 099 de 16 de março de 2022

Formulário de envio do comprovante de vacinação – DISCENTES

Formulário de envio do comprovante de vacinação – SERVIDORES

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Comunicação da Reitoria – UFCAT

RÚSSIA USA MÍSSEIS HIPERSÔNICOS NA UCRÂNIA, ENQUANTO ZELENSKI EXIGE DIÁLOGO PELA PAZ

0
Foto: Reprodução

A Rússia intensificou, neste sábado (19), sua ofensiva na Ucrânia, anunciando o uso, pela primeira vez, de mísseis hipersônicos, enquanto o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, declarou que era hora de Moscou aceitar “conversar” seriamente sobre a paz. A informação foi publicada no Portal R7.

O ministério da Defesa russo garantiu que no dia anterior havia usado mísseis hipersônicos Kinjal para destruir um depósito de armas subterrâneo no oeste da Ucrânia, algo sem precedentes, segundo a agência estatal Ria Novosti. Esse tipo de míssil desafia todos os sistemas de defesa antiaérea, segundo Moscou.

Os mísseis hipersônicos voam à velocidade Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som) e até superior a isso e podem mudar de rumo em pleno voo, dificultando sua detecção e interceptação.

A Rússia nunca havia informado sobre o uso desse míssil balístico em nenhum dos dois conflitos de que participa — Ucrânia e Síria.

O presidente Zelenski, por sua vez, considerou que “as negociações sobre paz e segurança na Ucrânia são a única oportunidade que a Rússia tem de minimizar os danos causados por seus próprios erros”.

“É hora de nos encontrarmos. É hora de conversar. É hora de restaurar a integridade territorial e a justiça para a Ucrânia”, reiterou o chefe de Estado em um vídeo filmado à noite em uma rua deserta de Kiev e postado no Facebook.

“Caso contrário, as perdas para a Rússia serão tais que ela levará várias gerações para se recuperar.”

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, Kiev e Moscou realizaram várias rodadas de negociações, pessoalmente e por videoconferência. A quarta começou na segunda-feira (14).

O chefe da delegação russa falou, na noite desta sexta-feira (18), sobre uma “conciliação” de posições em relação à questão de um status neutro para a Ucrânia — semelhante ao da Suécia e da Áustria — e avanços na desmilitarização do país. No entanto, ele também disse que há “nuances” para discutir sobre as “garantias de segurança” exigidas pela Ucrânia.

Mas um membro da delegação ucraniana, o conselheiro presidencial Mikhailo Podoliak, advertiu que as “declarações do lado russo são apenas o começo de suas exigências”.

“Nossa posição não mudou: cessar-fogo, retirada das tropas [russas] e fortes garantias de segurança com fórmulas concretas”, tuitou.

O inferno

No terreno, o ministério da Defesa russo afirmou que destruiu centros de rádio e inteligência perto de Odessa, em Velikodolinske e Veliki Dalnik.

A Ucrânia, por sua vez, admitiu neste sábado (19) que perdeu “temporariamente” o acesso ao mar de Azov, apesar de a Rússia controlar de fato toda a costa desde o início de março e o cerco da cidade portuária estratégica de Mariupol.

Além disso, o Exército russo afirmou nesta sexta que conseguiu entrar e lutar no centro da cidade ao lado de tropas da “república” separatista de Donetsk.

Segundo o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Vadim Denisenko, citado pela agência Interfax-Ucrânia, a situação é “catastrófica” em Mariupol.

“A luta acontece pela Azovstal”, uma grande siderúrgica nos arredores da cidade. “Uma das maiores siderúrgicas da Europa está sendo arruinada de fato”, lamentou.

As autoridades ucranianas acusaram a Força Aérea russa de bombardear “deliberadamente” o teatro de Mariupol na quarta-feira (16), o que a Rússia negou. Em um abrigo antiaéreo sob este edifício havia “mais de 1.000” pessoas, principalmente “mulheres, crianças e idosos”, segundo a prefeitura deste porto do mar de Azov.

Zelenski disse que mais de 130 sobreviventes foram retirados dos escombros. “Infelizmente, alguns sofreram ferimentos graves. Mas, neste momento, não temos informações sobre possíveis mortes”, declarou, explicando que “as operações de resgate continuam”.

As famílias que conseguiram fugir da cidade contaram que os cadáveres ficavam dias nas ruas e que à noite elas se refugiavam nos porões, com temperaturas abaixo de zero, fome e sede.

Publicado por: Badiinho Moisés