Um menino de 2 anos foi internado em estado grave, em Goiânia, depois de ter 80% do corpo queimado por água quente de uma panela que caiu nele, em Rio Verde, onde mora com os pais, no sudoeste de Goiás. João Lucas Silva Ferreira está sedado e respira com ajuda de aparelhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O caso foi noticiado no jornal Metrópoles.
A informação do estado de saúde do garoto foi divulgada na manhã deste sábado (26/3), pelo Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), onde está internado desde 17/3, quando sofreu o acidente em casa.
“Estávamos cozinhando feijão e ele acabou puxando a panela de água quente que estava em cima do fogão. Saímos de casa desesperados para o hospital”, contou o pai do menino, Lucas Ferreira, segundo o Metrópoles.
Lucas e a mãe da criança, Beatriz Cristina, disseram que estão desempregados e precisaram deixar a cidade onde moram para cuidar da criança, na capital goiana. O casal está dormindo em uma casa de apoio e faz revezamento para acompanhar o filho no hospital.
O menino deve ser submetido a uma traqueostomia e a um procedimento de raspagem de pele ainda neste sábado.
Um incêndio destruiu um posto de combustíveis na madrugada deste sábado (26), na Avenida JK, no Jardim Paraíso, em Nerópolis. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um caminhão tanque que estava fazendo o abastecimento dos reservatórios.
De acordo com o Diário do Estado, o fogo também se propagou em uma bomba de combustível e em seguida em todo local.
Outros veículos que estavam no estabelecimento também foram queimados. Apesar dos danos materiais, não houve vítimas no incêndio.
Veja o relato dos bombeiros na íntegra:
Na madrugada deste sábado, 26, o Corpo de Bombeiros em Nerópolis foi acionado para uma ocorrência de incêndio em um posto de combustível, na Av JK Setor Jardim Paraíso.
No local, as equipes de bombeiros militares realizaram o combate às chamas que havia iniciado em um caminhão tanque estava fazendo o abastecimento dos reservatórios, o fogo se propagou em uma bomba de combustível espalhando por todo o local. Não houve vítimas. Equipes finalizaram o combate e realizaram rescaldo.
Desburocratização permite que 80% dos contribuintes emitam Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) para pagamento do tributo no próprio site da Secretaria da Economia de forma antecipada.
Mudança na legislação tem o objetivo de filtrar as demandas do ITCD no site da Secretaria da Economia, desburocratizando processo. Foto: Secretaria da Economia/Secom – Governo de Goiás.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Economia, publicou o decreto 10.048/2022, com base na lei 21.021/2021, que regulamenta o Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). A mudança na legislação tem o objetivo de filtrar as demandas do ITCD no site da secretaria, de forma que 80% dos contribuintes consigam emitir antecipadamente o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) para pagamento do tributo.
“Informatizamos serviços do Estado para facilitar a vida das pessoas. É um trabalho de modernizar cada vez mais. Isso é descentralizar e desburocratizar as ações em benefício de todos os cidadãos e empresas”, salientou o governador Ronaldo Caiado.
O objetivo, explicou a titular da Economia, Cristiane Schmidt, é atender ao interesse do contribuinte, que poderá finalizar seu processo de inventário ou doação. Contudo, ele estará sujeito a análise detalhada posteriormente, com regras a serem definidas por meio de Instrução Normativa (IN), prevista para ser publicada até o final deste mês.
Já o novo sistema deve entrar no ar em abril. Ele está sendo preparado para se adequar à lei, sendo parametrizado conforme os limites da instrução normativa. A emissão facilitada do Dare de ITCD dependerá, entre outros, do valor do bem, do tamanho da área, do tipo de transmissão, entre outros critérios.
ITCD
O imposto deve ser pago quando bens ou direitos que pertenciam a uma pessoa falecida são transferidos para os seus herdeiros ou quando uma pessoa doa a outra um bem ou um direito. Após o óbito de alguém que tinha patrimônio e antes de fazer uma doação, é obrigatório entregar a declaração do ITCD à Secretaria da Economia.
Segundo a superintendente de Política Tributária da Secretaria de Estado da Economia, auditora fiscal Renata Lacerda Noleto, responsável por elaborar junto com a equipe a minuta do projeto de lei, os ajustes na centralização, acrescidos das medidas de tratamento diferenciado para as declarações simplificadas serão capazes de diminuir o estoque.
“Esperávamos um aumento da procura em decorrência da pandemia nos casos de herança, mas fomos surpreendidos pela alta procura por doações. Tivemos que nos adaptar e, agora, buscar medidas para atender ao contribuinte da forma que ele merece, com rapidez e excelência”, destacou o subsecretário da Receita Estadual, auditor fiscal Aubirlan Vitoi.
Informações
O ITCD, também conhecido como imposto sobre herança e doação, é de competência dos Estados e do Distrito Federal. O passo a passo para a declaração do tributo no site da Secretaria pode ser conferido no link https://www.economia.go.gov.br/receita-estadual/itcd.html). O atendimento também pode ser realizado por telefone pelo número: (62) 3237-3800 ou pelo e-mail [email protected].
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Estado da Economia – Governo de Goiás
A Nota Técnica emitida na quarta-feira (23/03) pelo MS destaca que essa dose deve ser aplicada em todas as pessoas com 80 anos ou mais num intervalo de no mínimo quatro meses a partir da aplicação do primeiro reforço (3ª dose). Em Goiás, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), está apto a receber a segunda dose de reforço um contingente de 114.076 pessoas nessa faixa etária.
A gerente de Imunização da SES-GO, Clarice Carvalho, destaca que a secretaria tem feito todos os esforços possíveis para assegurar a vacinação desse grupo de pessoas. A exemplo das demais doses, a segunda dose de reforço está sendo aplicada nos postos de saúde de todos os municípios goianos. “Temos o compromisso de proporcionar a vacinação nos locais mais próximos às casas das pessoas”, sublinha a gerente de Imunização.
Clarice Carvalho também acentua que o PNO é dinâmico e adaptável à evolução do conhecimento científico, à situação epidemiológica verificada no País e à disponibilidade das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, juntamente ao monitoramento da pandemia.
O MS orienta que essa dose deve ser administrada com as vacinas Comirnaty/Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. Os municípios que têm disponibilidade de vacinas foram orientados a iniciar a aplicação a partir da publicação da Nota Técnica. Clarice Carvalho informa que na Central Estadual da Rede de Frio há doses armazenadas suficientes para o início da vacinação desse grupo.
A SES-GO também está em contato contínuo com representantes das 18 Regionais de Saúde com o propósito de orientar os municípios a darem celeridade ao processo de aplicação da segunda dose de reforço às pessoas com 80 anos ou mais. Os municípios que não têm doses disponíveis estão sendo orientados a solicitar o imunizante à Central Estadual de Rede de Frio da SES-GO.
Imunossuprimidos
Além das pessoas com 80 anos ou mais, está apta a receber a segunda dose de reforço (4ª dose) a população de imunossuprimidos, entre os quais as pessoas que vivem com câncer ou HIV/aids e as que usam medicamentos que reduzem a imunidade. A Nota Técnica sobre essa estratégia foi emitida pelo MS em fevereiro deste ano.
Clarice Carvalho também convoca toda a população goiana, de todas as idades, a completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Os dados da SES-GO, disponíveis no Painel Covid, no site da SES-GO (www.saude.go.gov.br), revelam que 772.213 pessoas em Goiás estão com a segunda dose em atraso e que 2.476.747 estão com a dose de reforço em atraso. A vacinação, conforme a gerente de Imunização, é uma das formas fundamentais e eficazes para a prevenção da Covid-19 e os agravos causados pela doença.
Segurança nas proximidades da Subestação Rodoviária do São João é um problema crônico há vários anos. Foto: Badiinho Moisés.
Relatamos aqui na data de ontem, sexta-feira (25), uma confusão iniciada dentro de uma casa lotérica da Subestação Rodoviária do bairro São João, que por pouco não terminou em tragédia após o segurança do recinto ter levado uma pedrada na cabeça de um dos moradores em situação de rua.
O segurança foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), recebendo atendimento e liberado em seguida.
Leia também:
–SEGURANÇA É AGREDIDO POR MENDIGO E VAI PARAR NO HOSPITAL APÓS CONFUSÃO EM RODOVIÁRIA DE CATALÃO
PROBLEMA CRÔNICO EM CATALÃO
Usuários de drogas, e forte comércio de entorpecentes na região causam medo e insegurança em comerciantes da região. Foto: Badiinho Moisés.
Essa não é a primeira vez que cenas de violência naquela região é registrada, pois diversas vezes registramos aqui, ocorrências de brigas, tráfico de drogas, dentre outras. Comerciantes e moradores sempre reclamaram bastante da grande quantidade de usuários de drogas nas imediações.
FURTO DE MOTOCICLETA EM ESTACIONAMENTO DE SUPERMERCADO EM FRENTE A SUBESTAÇÃO RODOVIÁRIA DO BAIRRO SÃO JOÃO
Homem furtou moto de dentro do Supermercado Reis do bairro São João na noite do dia 18 de dezembro. Local é bem iluminado e fica em frente aos caixas das atendentes. Até hoje, motocicleta não foi localizada. Foto: Reprodução
Câmeras de monitoramento do lado externo do estabelecimento, mostraram que um casal segurando capacetes circulavam nas imediações do Supermercado Reis, e em um outro registro, mostrou o homem entrando no estacionamento, e rapidamente desce na motocicleta sem capacete e sem que ela estivesse funcionando, pois no vídeo, é possível ver que as luzes da moto estavam apagadas.
Leia também:
–Motocicleta é furtada dentro do estacionamento do Supermercado Reis do bairro São João, em Catalão; câmeras de monitoramento flagram momento exato do furto
A motocicleta é uma Honda CG Titan 160 ano e modelo 2019 de cor azul, placa: PRG: 5001, que até hoje ainda não foi localizada. Assista os vídeos abaixo:
O Badiinho teve a confirmação da direção da ACIC/CDL de que o espaço foi reservado para os petistas, mas não soube informar maiores detalhes de quem estará presente no evento.
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores de Goiás (PT), Kátia Maria, está na cidade e participará do evento na manhã deste sábado, mas em entrevista para um programa diário nas redes sociais, não citou a possibilidade da presença do ex-presidente Lula.
O Badiinho recebeu de várias pessoas, principalmente de seus contatos de Goiânia, um áudio de pessoas ligadas ao grupo político do presidente Bolsonaro que também afirmam a possibilidade da presença de Lula em Catalão.
OUÇA O ÁUDIO QUE CIRCULA NAS REDES SOCIAIS
Banner digital que circula nas redes sociais de Catalão. Imagem: Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já esteve em Catalão em 2010, participando da inauguração da Usina Hidrelétrica Serra do Facão.
Ex-prefeito de Catalão, Velomar Rios, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 14 de Junho de 2010, em Catalão. Foto: Reprodução
O número de pessoas diagnosticadas com dengue aumentou bastante este ano em Goiás, posicionando o estado como a unidade da federação com mais casos prováveis (44,3 mil), segundo o último boletim do Ministério da Saúde. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.
Já são nove mortes confirmadas por causa da Dengue em 2022 e ainda há outros 38 óbitos suspeitos, de acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO). A pasta está preocupada com a disparada nos números. A população vem sendo chamada a contribuir com a prevenção e combate ao Aedes aegypti.
O território goiano também está entre os três com mais mortes por dengue, junto com Bahia e São Paulo. Na ocasião do último boletim federal, havia seis óbitos em cada um desses estados. No Brasil são 29 mortes confirmadas.
Só nestes primeiros meses de 2020, foram 26,4 mil casos confirmados de dengue em Goiás, segundo a SESGO. Para se ter uma noção do aumento, em todo o ano de 2021 foram apenas 10,9 mil casos. Nos últimos oito anos, 2019 foi recordista de casos confirmados, com 27,4 mil no período de 12 meses.
As cidades goianas que registraram óbitos por dengue foram Goiânia (3), Inhumas (2), Alexânia (1), Itaberai (1) Itapaci (1) e Nova Veneza (1).
Goiânia é a cidade brasileira com mais casos prováveis de dengue e chikungunya, segundo o Ministério da Saúde.
Com forte apoio nacional, Anitta atingiu nesta sexta-feira (25) a primeira posição do Spotify Global com a música Envolver. A artista brasileira superou nomes como Justin Bieber, Glass Animals — que passou três semanas no topo da lista —, Camila Cabello e Imagine Dragons. A informação foi publicada no jornal R7 e foi um dos assuntos mais comentados no país.
“A rainha está onde ela pertence”, disse a plataforma de streaming em um post no Twitter.
Anitta é a primeira artista brasileira a atingir essa posição na história do Spotify. O sucesso de Envolver veio após a música viralizar com coreografias no TikTok, especialmente em países latinos.
O nome da cantora amanheceu entre um dos assuntos mais comentados no Twitter ao lado da hashtag #ElaVenceu, por conta da comoção dos fãs com a conquista dela.
Neste sábado, 26 de março, o Fogão de Lenha Show traz o melhor do forró em dose dupla com os ‘Garotos 100% e o Forró Mió, a partir das 21hrs.
Para sua maior segurança e comodidade, o acesso exclusivo é pela Rua Augusto Silvestre (Rua da Transzero), acessando pela Avenida José Marcelino, no Castelo Branco.
A Polícia Civil prendeu um homem que invadiu uma casa na zona rural de Prainha, no interior do Pará, com o objetivo de cheirar calcinhas, vesti-las e se masturbar com elas. A detenção aconteceu na manhã dessa sexta-feira (25). Câmeras de segurança flagraram a ação do sujeito. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.
De acordo com reportagem do Mais Goiás, o dono da residência disse em entrevista que a prática acontece há mais de dez anos, mas que só agora conseguiu comprová-la. Ele afirma também que a família já precisou mudar de endereço pelo menos três vezes por causa das ações do homem.
O dono da residência diz que o acusado invadia a casa quando ele, a esposa e o filho do casal não estavam no imóvel.
“Há mais de 10 anos que estamos sendo abusados por esse cara. Fomos obrigados a mudar de casa duas, três vezes por causa desse maníaco. Ele entrava em casa, usava as roupas da minha esposa, se masturbava e deixava as roupas imundas na corda. Um cara que faz uma coisa dessas é doido ou está pedindo para morrer”, disse o proprietário da residência.
Na delegacia o homem chegou a questionar o proprietário da casa, perguntando se ele tinha provas da prática que está sendo acusado. Foi então, que o denunciante o confrontou com os vídeos. O homem foi preso e apresentado na delegacia de Polícia Civil de Monte Alegre.