Início Site Página 883

TROCA DE GASOLINA POR ETANOL PODE NÃO SER VANTAJOSA PARA O CONSUMIDOR

0
Foto: R7/Reprodução

Entre janeiro e fevereiro deste ano, as vendas do etanol hidratado subiram 26,20%. Os dados são da Unica (Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-Açúcar). Na avaliação do diretor técnico da instituição, Antonio de Padua Rodrigues, isso “é um indicativo da recuperação do consumo do biocombustível”. A informação foi publicada no Portal R7.

Com o recente reajuste no preço da gasolina de 18,57%, o etanol pode ser uma alternativa para o abastecimento. A troca, no entanto, pode não ser vantajosa. É o que afirma o professor de Engenharia de Transporte da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Márcio D’Agosto.

D’Agosto explica que a quantidade de energia existente em um litro de etanol é diferente da quantidade em um litro de gasolina. “Aí, tem a famosa relação dos 70%. Significa que um litro de etanol equivale a cerca de 70% do litro da gasolina em termos de conteúdo energético”.

Portanto, o preço do etanol tem que ser menor ou igual a 70% do preço da gasolina. Caso contrário, o custo-benefício entre os combustíveis não será atrativo para os consumidores, explicou.

Para calcular, basta dividir o preço do álcool pelo valor da gasolina. Caso o resultado seja inferior a 0,7, o etanol será uma alternativa economicamente viável. Por exemplo: caso a gasolina esteja avaliada em R$ 7,40 e o etanol em R$ 5,20, o resultado é de 0,702. Neste cenário (5.2 dividido por 7.4), o etanol é vantajoso.

Preços

O levantamento de preços efetuado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) apurou, na semana compreendida entre os dias 13 e 19 deste mês, preços máximos de R$ 8,399 para o litro da gasolina comum e de R$ 7,989 para o litro do etanol hidratado nos postos. “Não vale a pena”, disse o professor da Coppe. “Não dá 70%.”

Márcio D’Agosto afirmou que não tem vantagem alguma para o motorista comprar etanol. “Porque ele vai rodar menos quilômetros com um litro de etanol, vai ter que abastecer com mais frequência e vai acabar gastando mais. O tanque dele vai acabar mais rápido”. Esse preço do etanol é totalmente não competitivo com o da gasolina, afirmou.

Na semana analisada pela ANP, foram encontrados preços máximos para o litro da gasolina por estados. No Rio de Janeiro, o valor atingiu até R$ 8.399; no Maranhão, R$ 8.390; em São Paulo, R$ 8.299; no Piauí, R$ 8.297.

O preço mínimo, que chegou a R$ 5.899, foi registrado em São Paulo.

Em relação ao litro de etanol hidratado, os preços máximos de R$ 7,989 e de R$ 7,899 foram achados no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, respectivamente. Já o preço mínimo por litro do produto ocorreu em Mato Grosso e em São Paulo, de R$ 3,979 em ambas as unidades da Federação.

Amenizando gastos

O jornalista Romildo Guerrante usa gasolina no seu automóvel. Mas, diante do elevado preço do combustível, a saída que encontrou para amenizar os gastos no atual cenário foi viajar menos. “Eu costumava sair e dar uma volta até Petrópolis ou Nova Friburgo. Não vou. Não estou indo mais.” Guerrante disse que não usa etanol porque não vale a pena. “Não há vantagem”, argumentou.

O microempresário Rômulo Cipriani Costa também prefere a gasolina ao etanol em seus carros. Para diminuir os gastos, ele deixou de fazer algumas ações cotidianas, como levar os filhos para a escola de automóvel. “Estamos indo de bicicleta.” Ele também cortou praticamente todos os passeios. “Só [ficaram] os que dão para ir de bike”, relatou.

José Paulo Zymmerman é gerente de banco e tem automóvel movido a gasolina, mas só o usa nos fins de semana. Nos dias úteis, anda de metrô. Para reduzir os gastos com combustíveis, procura “fazer uma direção mais calma, sem acelerar fundo, pois, quando aceleramos muito, o gasto é maior. Mas, se o percurso que tenho que fazer tiver metrô perto, eu sempre dou preferência ao metrô”.

O aposentado Gilson Munhoz Ribeiro também só usa gasolina. “O etanol aqui no Rio de Janeiro não compensa, mesmo em tempos normais.” Ele confessou que não está fazendo nada diferente para compensar o aumento da gasolina, a não ser evitar passeios desnecessários. “Mas o resto não mudou”, destacou.

Publicado por Badiinho Moisés

JOVEM SE AFOGA E DESAPARECE DURANTE PASSEIO COM A FAMÍLIA NO RIO SÃO MARCOS, EM CATALÃO

0
Foto: arquivo

Um jovem de 19 anos desapareceu após se afogar no Rio São Marcos, acima da ponte que liga Catalão a Davinópolis. Equipes de resgate iniciaram a procura na tarde deste domingo (27/03), mas logo o trabalho teve que ser suspenso porque os mergulhadores não podem fazer buscas durante a noite.

A vítima estava às margens do rio com familiares quando fez um mergulho e não foi mais visto.

Como já havia passado um tempo considerável, e os parentes não viram mais o jovem, chamaram os bombeiros.

“Montamos uma guarnição náutica, equipamos a embarcação e deslocamos até o local. Devido a hora já estar avançada (iniciando a noite), foi feito uma averiguação no local indicado e nas mediações”, disseram os bombeiros.

Como os mergulhadores não encontraram a vítima, prestou informações aos familiares e avisou que a equipe está de prontidão, a fim de iniciar efetivamente as buscas no próximo dia pela manhã.

O jovem foi desaparecido tem as iniciais de G F A, nascido em 22/11/2002, e natural de Araguari-MG.


Publicado por: Badiinho Moisés

CONFIRA O RESULTADO DA MEGA-SENA 2466; PRÊMIO É DE R$ 90 MILHÕES

0
Foto: reprodução

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite deste sábado (26/3), seis loterias: os concursos 2466 da Mega-Sena; 2481 da Lotofácil; 5813 da Quina; 1766 da Timemania; 2351 da Dupla Sena; e 584 do Dia de Sorte. O sorteio foi realizado no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, em São Paulo. A informação foi publicada no jornal Correio Braziliense.

Mega-Sena

Com prêmio previsto de R$ 91 milhões para quem acertar as seis dezenas, a Mega-Sena teve as seguintes dezenas sorteadas: 54-53-20-02-13-03.

Quina

A Quina, com prêmio previsto de R$ 650 mil, teve os seguintes números sorteados: 74-80-58-02-37.

Publicado por Badiinho Moisés

BEBÊ DE UM MÊS MORRE APÓS MÃE COCHILAR ENQUANTO AMAMENTAVA, EM MANAUS

0
Foto lustrativa: Pixbay/ Reprodução

Uma bebê identificada como Ayla Ferreira da Silva, que tinha 1 mês de vida, morreu depois de a mãe cochilar enquanto a amamentava. O caso ocorreu na madrugada do último sábado (26), e o caso foi registrado na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). A informação foi publicada no Portal Manaus Alerta, e divulgada pelo Metrópoles.

Segundo as informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), o bebê deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Criança da Zona Leste/Joãozinho (HPSCZL), em estado inconsciente, sem respirar. No relato, foi informado que ao atender a ocorrência, o médico plantonista da unidade hospitalar, informou que a vítima faleceu em virtude de broncoaspiração.

Ainda de acordo com o registro, a mãe do bebê, uma jovem de 22 anos, contou que colocou a vítima para mamar, por volta das 4h da madrugada de sábado, em seguida adormeceu. Ao acordar, pela manhã, percebeu que a filha estava sem respirar e com sangramento nas narinas.

O caso será investigado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Publicado por: Badiinho Moisés

SUSTO: HOMEM ENCONTRA RAPOSA DENTRO DO PRÓPRIO QUARTO, EM IPAMERI

0
Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução

Um homem ficou surpreso ao encontrar uma raposa dentro do próprio quarto, em Ipameri. O caso foi na manhã desse sábado (26).

A reação do dono da casa foi acionar os bombeiros, que ao chegarem no local precisaram usar pinça e caixa de contenção de animais. O bicho foi capturado e solto no habitat natural.

Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução

Raposa é perigosa?

As raposas são frequentemente vistas como uma presença hostil em sítios e fazendas familiares. Além de consumirem o lixo orgânico que produzimos, elas também podem atacar. Entre as principais vítimas estão os animais de estimação, os cães de pastoreio e os próprios rebanhos.

“Se a raposa é perigosa ou não, depende do contexto, como acontece com qualquer animal. Quando um ser vivo se sente ameaçado, naturalmente ele tentará se defender”, diz especialista ao site Meus Animais.

Publicado por: Badiinho Moisés

REFUGIADOS DA UCRÂNIA CHEGAM AO AEROPORTO DE GUARULHOS (SP) E SÃO ACOLHIDOS NO INTERIOR DO ESTADO

0
Foto: Reprodução

Um grupo com 45 ucranianos refugiados desembarcou no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, por volta das 5h50 deste sábado (26), em um voo da Lufthansa. Os jovens e adultos foram recebidos por voluntários da GKPN (Global Kingdom Partnership Network), ligada a uma instituição religiosa. A informação foi publicada no Portal R7.

Os refugiados ucranianos foram levados para São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde serão acolhidos pela comunidade por tempo indeterminado.

Esse foi o segundo grupo de refugiados a chegar ao Brasil. No dia 18 de março, outras 30 pessoas chegaram ao país, sendo 17 delas crianças. Elas também desembarcaram no aeroporto de Guarulhos e seguiram de ônibus até a cidade de Curitiba, no Paraná. O estado abriga a maior comunidade ucraniana do país.

Mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde que a Rússia iniciou a invasão do país, em 24 de fevereiro — anunciou uma agência da ONU (Organização das Nações Unidas) na terça-feira (15).

“Chegamos ao número de 3 milhões de pessoas em termos de movimento populacional para fora da Ucrânia”, disse o porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Paul Dillon, à imprensa em Genebra.

Desse total, 1,4 milhão são crianças, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e entre os refugiados há também 157 mil cidadãos de outros países que fugiram da Ucrânia, segundo a OIM.

A Polônia é a nação que mais recebeu refugiados da Ucrânia. No total, 1,79 milhão de pessoas encontraram refúgio no país desde 24 de fevereiro, segundo o Alto-Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).

Romênia, Hungria e Moldávia também receberam um número significativo de ucranianos em fuga da ofensiva lançada pela Rússia.

Publicado por: Badiinho Moisés

MEGA-SENA ACUMULADA PROMETE PAGAR R$ 90 MILHÕES NESTE SÁBADO

0
Foto:, Reprodução

A Mega-Sena acumulada volta a ser sorteada neste sábado (26) com a promessa de pagar R$ 90 milhões ao apostador que cravar sozinho as seis dezenas reveladas pela loteria. A informação foi publicada no Portal R7.

O sorteio está marcado para acontecer às 20h, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, e tem transmissão ao vivo pelo YouTube da Caixa Econômica Federal.

Caso leve o prêmio sozinho do concurso 2.466, o apostador poderá aplicar toda a bolada na poupança e obter um rendimento mensal superior a R$ 550 mil. O ganho ainda pode ser impulsionado com investimentos mais rentáveis.

Para concorrer à bolada, basta ir a uma casa lotérica e marcar de 6 a 15 números do volante, podendo deixar que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).

Cada jogo de seis números custará R$ 4,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do país. Outra opção é o Bolão Caixa, que permite ao apostador fazer apostas em grupo.

Publicado por: Badiinho Moisés

CATALÃO CHEGA A 63% DAS CRIANÇAS VACINADAS COM A PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID

0
Foto: internet/ Reprodução

Do total das vacinas de primeira dose contra covid-19 em Catalão, 6.319 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade, equivalente a 63,2% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Os dados são de acordo com a Secretaria Municipal Saúde e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE). Até o momento 1.718 crianças tomaram a segunda dose.

O NVE também informou que até sexta-feira (25), foram aplicadas 221.133 doses da vacina contra a Covid-19 no município de Catalão. Destas, 94.138 são referentes a primeira dose do imunizante, 85.782 à segunda dose, 41.093 e 120, à terceira e quarta dose, respectivamente.

Em nota, a comunicação municipal alertou para que os pais ou responsáveis levem suas crianças par receberem o reforço.

“Não deixem de se imunizar. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio”, disse a Secom.

Publicado por: Badiinho Moisés

MÃE FAZ FILHO SE ENTREGAR À POLÍCIA APÓS DESCOBRIR QUE ELE PARTICIPOU DE ROUBO EM GOIÁS

0
Foto: Reprodução

Uma mulher fez o filho, de 16 anos, se entregar à Polícia após descobrir que ele participou de roubo a uma agência dos Correios, em Santa Rita do Araguaia, na região Sudoeste de Goiás, na sexta-feira (24). Segundo a mãe, o adolescente precisa “enfrentar as consequências da escolha”.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o menor e um comparsa entraram na agência armados, renderam os funcionários e os trancaram na cozinha. A dupla abriu encomendas, pegou R$460 que estavam no caixa e fugiu na moto de uma das vítimas. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

A ação foi registrada por câmeras de segurança, que auxiliaram na identificação dos suspeitos. A polícia de Santa Rita do Araguaia investigava o adolescente quando foi informada de que ele se apresentou de forma espontânea na delegacia de Alto Araguaia, no Mato Grosso.

O jovem alegou que a mãe pediu para que ele arcasse com as consequências de suas ações e o convenceu a se entregar. Ele, no entanto, não soube informar como a mãe descobriu sobre o crime.

O menor, que tem passagem por infração análoga ao tráfico de drogas, foi apreendido. O caso segue sob investigação da Polícia Federal, que busca a localização do segundo suspeito.

Publicado por: Badiinho Moisés

CRIANÇA TEM 80% DO CORPO QUEIMADO POR ÁGUA QUENTE DE PANELA EM GOIÁS

0
Foto: redes sociais/ Reprodução

Um menino de 2 anos foi internado em estado grave, em Goiânia, depois de ter 80% do corpo queimado por água quente de uma panela que caiu nele, em Rio Verde, onde mora com os pais, no sudoeste de Goiás. João Lucas Silva Ferreira está sedado e respira com ajuda de aparelhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O caso foi noticiado no jornal Metrópoles.

A informação do estado de saúde do garoto foi divulgada na manhã deste sábado (26/3), pelo Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), onde está internado desde 17/3, quando sofreu o acidente em casa.

“Estávamos cozinhando feijão e ele acabou puxando a panela de água quente que estava em cima do fogão. Saímos de casa desesperados para o hospital”, contou o pai do menino, Lucas Ferreira, segundo o Metrópoles.

Lucas e a mãe da criança, Beatriz Cristina, disseram que estão desempregados e precisaram deixar a cidade onde moram para cuidar da criança, na capital goiana. O casal está dormindo em uma casa de apoio e faz revezamento para acompanhar o filho no hospital.

O menino deve ser submetido a uma traqueostomia e a um procedimento de raspagem de pele ainda neste sábado.

Publicado por: Badiinho Moisés