Início Site Página 880

IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS SEGUEM RECEBENDO 4ª DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19 NESTA QUARTA; CRIANÇAS, ADULTOS E ADOLESCENTES SEGUEM SENDO IMUNIZADOS

0
Foto: Reprodução

Saúde convoca idosos de 80 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente idosos de 80 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (30/11), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

Idosos acamados ou que possuem alguma dificuldade de locomoção, a vacinação poderá ser em casa. Para isso, um familiar ou responsável deve entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 64 9238-4557.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (30), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Já a recomendação para vacinar os idosos com a quarta dose, se deu pelo alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a vacina pediátrica


A aplicação será tanto para primeira quanto para segunda dose.

Catalão segue com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para crianças. Nesta quarta-feira (30), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 6 e 11 anos de idade, e, também será aplicada a segunda dose, no mesmo público infantil, que recebeu a primeira dose da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan –  entre os dias 26 de janeiro a 30 de fevereiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

Para pedestres

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC;

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 7 a 11 anos para receberem a segunda dose da vacina Pfizer


Intervalo entre doses da vacina Pfizer é de 56 dias.

Hoje quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 7 a 11 anos que receberam a primeira dose da Comirnaty – produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório de biotecnologia alemã BioNTech –  entre os dias 17 a 28 de janeiro.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.


Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.


Vacinação infantil em Catalão

Até terça-feira (29), 6.356 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 63,5% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento 2.169 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina


O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (30), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

-com imunodeficiência primária grave;
-em quimioterapia (câncer);
-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
-portadores de HIV/ Aids;
-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
-em uso de drogas modificadores da resposta imune;
-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
-pacientes em hemodiálise;
-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose


O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização acontecerá nesta quarta-feira (30), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

Saúde convoca gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e população adulta para receberem a Terceira Dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as gestantes e puérperas (de 12 a 17 anos) e população adulta (acima de 18 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 25 de novembro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (30), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Secom/Pref. Catalão

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são da SMS – Pref. de Catalão 

POLÍCIA INDICIA HOMEM QUE ATEOU FOGO NAS PARTES ÍNTIMAS DA ESPOSA NA FRENTE DO FILHO, EM GOIÂNIA

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Goiás indiciou por tentativa de feminicídio o homem que ateou fogo nas partes íntimas da mulher dele, em Goiânia. O crime aconteceu na madrugada do último dia 19 de março (um sábado) e o inquérito foi concluído nesta semana. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.

O crime aconteceu porque a vítima não teria deixado o marido sair para beber. Um vídeo de uma câmera de monitoramento mostra a mulher correndo por um corredor escuro, com as roupas em chamas.


Na frente do filho

O filho da vítima, uma criança, assistiu a cena e foi abraçado quando a mulher conseguiu se livrar do fogo. O caso foi no Setor Cristina. O acusado confessou o crime e continua preso, segundo a polícia.

De acordo com as investigações, o homem jogou álcool e ateou fogo enquanto a mulher estava deitada. Os nomes do autor e da vítima não foram divulgados. O inquérito foi concluído e remetido ao Poder Judiciário.

A mulher segue internada com diversas queimaduras pelo corpo no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), em Goiânia.


Publicado por: Badiinho Moisés

TRABALHADORES SÃO RESGATADOS EM SITUAÇÃO QUASE DE ESCRAVIDÃO EM FAZENDA DE QUIRINÓPOLIS (GO)

0
Foto: Reprodução

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) resgatou 13 trabalhadores rurais submetidos a trabalhos análogos á escravidão em uma fazenda de cultivo de cana-de-açúcar, em Quirinópolis, região sudoeste de Goiás. A operação aconteceu entre segunda-feira (21) e sexta-feira (25). Os trabalhadores viviam em condições precárias de alojamento e trabalhavam das 5h da manhã até após as 18h. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás

Os treze homens, oriundos de Pernambuco e Alagoas, foram aliciados por representantes de uma empresa inidônea para trabalharem em uma propriedade rural do setor sucroenergético. Segundo o MTP, a fazenda em questão fornece cana-de-açúcar para uma das maiores usinas de etanol de Goiás.

O grupo estava alojado em Bom Jesus de Goiás e para chegar até o local de trabalho precisava se deslocar 150 km todos os dias em uma jornada que se iniciava às 5 horas da manhã e finalizava somente após às 18 horas. A carga horária trabalhada chegava a 13 horas por dia e, por vezes, sem a alimentação adequada, uma vez que o empregador não fornecia a alimentação.

“Eles chegavam muito cansados em casa e ainda tinham que lavar as roupas e acordar cedo no outro dia para fazer a própria comida antes de saírem, já que o empregador não fornecia alimentação para eles. Além disso, todos estavam sem registro e isso por si só é uma infração trabalhista. Caso ocorresse um acidente ou eles adoecessem, ficariam desamparados pela proteção social”, explica Roberto Mendes, Auditor-fiscal do Trabalho do MTP e coordenador da operação.

O alojamento consiste em duas casas. Nessas casas, havia apenas colchões no chão sem roupas de cama. O chuveiro era um cano improvisado, não havia lugar para se sentar e estava sujo, segundo a equipe de resgate.


Punições ao empregador

Foto: reprodução

Ficou estabelecido que a proprietário da fazenda pague verba rescisória de R$83 mil aos trabalhadores, além do pagamento de R$3 mil por danos morais individuais para cada trabalhador e R$50 mil por dano moral coletivo. O empregador também assinou um Termo de Ajustamento de Conduto (TAC), onde se comprometeu a não cometer infrações trabalhistas novamente.

O proprietário ainda receberá cerca de 20 autos de infração e poderá responder por explorar trabalho escravo contemporâneo, bem como ter o seu nome incluso no Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condição análoga à de escravo, conhecido como “Lista Suja”.

Os treze homens retornaram para suas respectivas cidades no sábado (26).A operação teve o auxílio da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Publicado por: Badiinho Moisés

CONFUSÃO POR DÍVIDA DE DROGAS TERMINA COM FACADA NO PESCOÇO, EM CATALÃO

0
Foto ilustrativa: internet/Reprodução

Após um desentendimento por dívida de drogas, um homem de 37 anos levou uma facada no pescoço, nesta terça-feira (29). O caso foi no Bairro Pontal Norte, em Catalão. O suspeito, de 19 anos, foi preso em flagrante e deve responder por tentativa de homicídio.

A vítima precisou ser socorrida em estado grave à Santa Casa por uma equipe do Samu. De acordo com a Polícia Militar (PM), tanto a vítima quanto o suspeito já se conheciam e já tinham envolvimento com a criminalidade.

A vítima ainda estava se recuperando de ferimentos causados por um acidente de trânsito ocorrido recentemente, o que torna mais delicado o estado de saúde. O hospital ainda não atualizou o boletim médico do homem.

A faca usada no crime foi apreendida e levada para a delegacia. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

PRESO ESTUDANTE QUE PLANEJAVA MASSACRES EM BRASÍLIA

0
Foto: PMDF/ Reprodução

Um jovem de 20 anos foi preso nesta terça-feira (29/3), na Asa Sul, por policiais civis da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Em depoimento, o suspeito confessou que planejava cometer massacres em escolas e eventos da capital. Detalhou atos de grave violência e confessou participar de grupos com ideais nazifascistas e antidemocráticos. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Shield, que tem como objetivo reprimir ações graves de violência. A operação contou com apoio do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil do DF (PCDF).

Na casa do suspeito, a equipe encontrou materiais relacionados à pornografia infantil – fotografias e vídeos com cenas de sexo explícito envolvendo criança e adolescente – armazenados no celular do estudante. Também apreendeu taco de beisebol, arma de fogo, faca, quatro telefones e uma máscara do personagem Jason, da série Sexta-Feira 13.

A Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América (U.S. Immigration and Customs Enforcement) e a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations ou HSI), em Brasília, levantaram informações sobre suspeitos com a possível intenção de cometer atos graves de violência, incluindo massacres escolares.

A Coordenação do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública fez levantamento preliminar e repassou as informações à PCDF. Dessa forma, a corporação, por intermédio da DRCC, passou a dar prioridade ao caso.


Publicado por: Badiinho Moisés 

FAMÍLIA RECEBE NOTÍCIA DA MORTE DE JOVEM QUE SE AFOGOU NO RIO SÃO MARCOS: ‘NÃO É FÁCIL’

Gustavo Ferreira de Ávila, de 19 anos, era natural de Araguari-MG e estava em um passeio com a família, no último domingo (27), quando fez um mergulho no Rio São Marcos e não foi mais visto com vida. Foto: arquivo pessoal

Após 2 dias desaparecido, o corpo do jovem que se afogou no Rio São Marcos foi encontrado pelos bombeiros na tarde deste domingo (29), em Catalão. Gustavo Ferreira de Ávila, de 19 anos, era natural de Araguari-MG e estava em um passeio com a família, no último domingo, quando fez um mergulho e não foi mais visto com vida.

“Nossos mergulhadores encontraram o corpo da vítima nas proximidades da ponte que liga Catalão a Davinópolis, a uma profundidade de 9 metros, num local de difícil acesso”, disse o capitão Aurélio Martins, do Corpo de Bombeiros.

Familiares estavam desde domingo fazendo orações enquanto a equipe de mergulhadores dos bombeiros fazia a procura.

“Só Deus para dar conforto. Ore por nós. Não é fácil viu, gente. Não é fácil perder ente querido, não”, disse um parente.

A família está esperando a conclusão dos procedimentos para a liberação do corpo. Ainda não há horário marcado para o velório.

Mergulhadores econtram o corpo do jovem perto do lugar onde ele se afogou, porém local era de difícil acesso devido a forte correnteza, pedras e galhos. Foto: 10º BBM/Reprodução.

 

Leia também: 

JOVEM SE AFOGA E DESAPARECE DURANTE PASSEIO COM A FAMÍLIA NO RIO SÃO MARCOS, EM CATALÃO

 

Publicado por: Badiinho Moisés

GRUPO DE MÃES REALIZA 3ª CAMINHADA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

0
Foto mostra a primeira caminhada organizada por mães e familiares de autistas em 2020. Foto: Facebook/Reprodução.

Acontece neste sábado, 02 de abril, às 08hrs, uma caminhada pela conscientização do Autista. O evento é organizado pelos familiares das pessoas autistas de Catalão e da região.

Organizado por mães de portadores de espectro autistas de Catalão, a 3ª caminhada partirá da avenida 20 de agosto, em frente a agência da Caixa Econômica Federal até a Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.

O grupo de mães também possuem uma página no Facebook com pertil ‘Autistas de Catalão’: https://www.facebook.com/autistascatalao/about/?ref=page_internal

 

Imagem: Divulgação


ENTENDA O QUE É TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais. A interação entre esses fatores parecem estar relacionadas ao TEA, porém é importante ressaltar que “risco aumentado” não é o mesmo que causa fatores de risco ambientais. Os fatores ambientais podem aumentar ou diminuir o risco de TEA em pessoas geneticamente predispostas. Embora nenhum destes fatores pareça ter forte correlação com aumento e/ou diminuição dos riscos, a exposição a agentes químicos, deficiência de vitamina D e ácido fólico, uso de substâncias (como ácido valpróico) durante a gestação, prematuridade (com idade gestacional abaixo de 35 semanas), baixo peso ao nascer (< 2.500 g), gestações múltiplas, infecção materna durante a gravidez e idade parental avançada são considerados fatores contribuintes para o desenvolvimento do TEA.

Atenção: vacinas não são fatores de risco para o desenvolvimento do TEA.

Fatores de risco para um componente genético: evidências indicam influência de alterações genéticas com forte herdabilidade, mas trata-se de um distúrbio geneticamente heterogêneo que produz heterogeneidade fenotípica (características físicas e comportamentais diferentes, tanto em manifestação como em gravidade). Apesar de alguns genes e algumas alterações estarem sendo estudadas, vale ressaltar que não há nenhum biomarcador específico para TEA.

O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. Instrumentos de vigilância do desenvolvimento infantil são sensíveis para detecção de alterações sugestivas de TEA, devendo ser devidamente aplicados durante as consultas de puericultura na Atenção Primária à Saúde. O relato/queixa da família acerca de alterações no desenvolvimento ou comportamento da criança tem correlação positiva com confirmação diagnóstica posterior, por isso, valorizar o relato/queixa da família é fundamental durante o atendimento da criança.

Manifestações agudas podem ocorrer e, frequentemente, o que conseguimos observar são sintomas de agitação e/ou agressividade, podendo haver auto ou heteroagressividade. Estas manifestações ocorrem por diversos motivos, como dificuldade em comunicar algo que gostaria, alguma dor, algum incômodo sensorial, entre outros. Nestes momentos é fundamental tentar compreender o motivo dos comportamentos que estamos observando, para então propor estratégias que possam ser efetivas. Dentre os procedimentos possíveis temos: estratégias comportamentais de modificação do comportamento, uso de comunicação suplementar e/ou alternativa como apoio para compreensão/ expressão, estratégias sensoriais, e também procedimentos mais invasivos, como contenção física e mecânica, medicações e, em algumas situações, intervenções em unidades de urgência / emergência. (Fonte: Ministério da Saúde).

 

Leia também: 

-PROCON GOIÁS VAI PENALIZAR PLANOS DE SAÚDE QUE NÃO ATENDEM CRIANÇAS AUTISTAS

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

PRESIDENTE BOLSONARO RECEBE ALTA APÓS PASSAR A NOITE INTERNADO

0
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta nesta terça-feira (29) após ter dado entrada no HFA (Hospital das Forças Armadas) na noite desta segunda (28). O chefe do Executivo foi internado depois de se sentir indisposto no Palácio do Planalto. Ontem, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, afirmou que o marido “está bem” e foi ao hospital para realizar um exame. Aliados do presidente, no entanto, disseram que ele foi internado em razão de um refluxo. A informação foi publicada no Portal R7.

Bolsonaro deixou a unidade de saúde por volta das 6h30 e vai cumprir a agenda do dia normalmente, segundo apurou a Record TV. Às 9h o presidente embarcou de Brasília para Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, onde participa de cerimônia de entrega de títulos de propriedades rurais a assentados da região.

Inicialmente, Bolsonaro foi atendido por médicos da equipe presidencial; em seguida, foi levado ao hospital para realizar exames. Em janeiro deste ano, o presidente foi internado em razão da suspeita de obstrução intestinal, em consequência da facada que levou durante a campanha eleitoral de 2018.

Bolsonaro já passou por seis cirurgias em decorrência da facada. Foram quatro em 2018 e duas em 2019 – para retirada da bolsa de colostomia e para correção de uma hérnia na incisão da cirurgia. A última internação do presidente foi em janeiro de 2022. Ele passava férias em Santa Catarina e precisou ser deslocado para São Paulo em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Na ocasião, houve a suspeita de que precisaria passar por nova cirurgia, mas, após uma semana de internação, a equipe médica decidiu autorizar a alta, sem a intervenção.

Publicado por: Badiinho Moisés

SAÚDE BUCAL: DR.ALEXANDRE GOES, DIRETOR CLÍNICO DA ORAL UNIC CATALÃO, EXPLICA O QUE É BRUXISMO

0
Dr. Alexandre Goes – Diretor Clínico na Oral Unic Catalão. Foto: Badiinho

O diretor clínico da Oral Unic Catalão, Dr. Alexandre Goes, destaca em sua participação semanal aqui no Blog do Badiinho, sobre o que é o bruxismo, situação clinica muito recorrente e é causa por vários fatores, entre elas a ansiedade.

“O bruxismo é nada mais do que o ranger dos dentes ou o apertamento dental, que são aqueles casos em que várias vezes ao dia a pessoa aperta os dentes como muita do força”, explicou inicialmente Dr. Alexandre Goes, que detalha tudo no vídeo abaixo:

 

Sobre a Oral Unic Catalão

Um dos consultório da Oral Unic Catalão. Foto: Divulgação

Inaugurada em Dezembro de 2020, a Oral Unic Implantes Catalão – GO faz parte de uma rede de clínicas especializadas em Implantes Dentários com sedação consciente e estética bucal, oferecendo tratamentos odontológicos com equipamentos de ultima geração.

Composta por profissionais experientes proporcionamos um tratamento único para cada um dos nossos pacientes. Além de ser especializada em Implantes contamos com uma gama de tratamentos como Lentes de Contato Dental, Bichectomia, Clareamento Dental, Ortodontia, Endodontia e mais, tudo com estrutura completa e  Raio-x Panorâmico para fazer com que seu tratamento fique ainda mais rápido, fazendo tudo em um só lugar sem precisar sair da clínica.

Montada por ambientes aconchegantes pensamos em todo layout da clínica que proporcionam o bem-estar do primeiro contato até o final do seu tratamento odontológico.

A Oral Unic, em Catalão, está situada na Av. Doutor Lamartine Pinto de Avelar, 635 Quadra 20 Lote 20, ao lado da Agência da Caixa Econômica Federal.

Fone: (64) 3442-5001 – (64) 98171-5001

Email: [email protected]

PEDREIRO DE 60 ANOS DE IDADE FICA FERIDO AO CAIR DE ANDAIME DE 5 METROS DE ALTURA, EM CATALÃO

De acordo com os bombeiros, andaime de onde pedreiro caiu é de cerca de 5 metros de altura. Foto: 10º BBM/Reprodução

No início da manhã de hoje, terça-feira (29), o Corpo de Bombeiros de Catalão foi acionado para atender uma ocorrência de queda de altura, na Avenida São João, próximo ao Colégio Estadual Dona Iayá, no Bairro São João.

Os bombeiros informaram que o pedreiro de 60 anos de idade sofreu uma queda de um andaime de aproximadamente 5 metros, sofrendo um corte na face e contusão em membro inferior esquerdo, além de se queixar de dores em outras regiões do corpo.

Após ser avaliado e estabilizado, pedreiro encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Catalão pela unidade de resgate do 10º Batalhão Bombeiro Militar (10º BBM).

Pedreiro de 60 anos de idade foi socorrido e levado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão. Foto: 10º BBM/Reprodução .

 

Publicado por: Badiinho Moisés