Início Site Página 845

DENTISTA QUE MORDEU BRAÇO DE MULHER EM ACADEMIA DE RIO VERDE É INDICIADO POR LESÃO CORPORAL

0
Foto: captura/Reprodução

O dentista, de 31 anos, acusado de morder o braço de uma mulher (que não o conhecia) em uma academia de Rio Verde (GO), no dia 13 de abril deste ano, foi indiciado. As investigações sobre o caso foram concluídas nesta quarta-feira (04/04). O suspeito deve responder por crimes de lesão corporal e importunação sexual. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

Uma das gravações, que mostra o momento do crime, vazou nas redes sociais uma semana após o fato. Na filmagem, é possível ver o momento em que o homem passa por trás e esbarra na vítima. Ele pede desculpa, sai, mas volta e dá uma mordida no braço dela. Depois, ele ri.

Leia também:

-HOMEM É INVESTIGADO POR MORDER BRAÇO DE MULHER EM ACADEMIA DE RIO VERDE


“Ouvimos todos presentes na academia e também apuramos sobre um rumor que ele ja teria feito isso antes, mas ninguém efetivamente viu isso acontecer com mais de uma pessoa. Ninguém também nunca registrou nada, além desta moça”, explicou.



Publicado por: Badiinho Moisés

DIA DAS MÃES: COMÉRCIO DE CATALÃO PREVÊ AUMENTO DE ATÉ 10% NAS VENDAS

Foto ilustrativa/ Reprodução

Faltando poucos dias para a data dos filhos presentearem as mamães, comerciantes de Catalão estão otimistas para as vendas, já que a cidade vive um contexto de retomada da economia após 2 anos de restrição em decorrência da pandemia de covid-19.

De acordo com Cesar Safatle, presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Catalão e Câmara dos Dirigentes Lojistas (ACIC/CDL), o aumento esperado nas vendas na cidade é em torno de até 10% em relação ao mesmo período de 2021.

Como a Federação do Comércio registrou um aumento de 8% na produção industrial nessa época, entidades prevêem um aumento entre 5% e 10% nas vendas no dia das mães em toda a região.

“Geralmente não são só as mães [que são presenteadas], mas também a sogra, a tia a avó. Então é importantíssimo que o comércio esteja preparado. E está! Está muito preparado em todos os sentidos para atender bem”, disse César.

Além disso, alguns setores podem apresentar uma alta bem mais significativa, principalmente do ramo de calçados, perfumaria, vestuário e eletro-eletrônicos.

Como logo em poucas semanas também haverá o dia dos namorados, data que movimenta expressivamente a comércio da cidade, há uma confiança ainda maior para o crescimento da economia.

“No ano passado, ainda estava naquele impasse de ‘abre, não abre’. Mesmo assim não foram ruins as vendas. Só que nesse ano, temos a expectativa da retomada total”, completou.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

EM CATALÃO, MECÂNICO É ESPANCADO E FICA CEGO DE UM OLHO; POLÍCIA CIVIL DIZ QUE INVESTIGA O CASO COMO TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Câmeras de monitoramento flagram dois indivíduos espancando mecânico na madrugada do dia 21 de abril, na Vila Erondina, em Catalão. Foto: Divulgação/PCGO

O crime de espancamento praticado por dois indivíduos contra um mecânico de 55 anos de idade, foi registrado por câmeras de segurança em edificações da Rua Rio de Janeiro no Bairro Vila Dona Erondina, em Catalão, na madrugada do dia 21 abril, por volta das 02h45. 

O caso foi destaque na edição do Balanço Geral da Record TV Catalão da última quarta-feira (4), apresentado por Marcelo Abrantes.

O atos de brutalidade contra o mecânico rendeu ao mecênico diversas costelas quebradas, ferimentos em outras partes do corpo, além dele ter ficado cego de um olho.

Resgatado e levado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, por decorrência da gravidade dos ferimentos, o mecânico teve que ser transferido para hospital de Goiânia, capital de Goiás, onde ficou internado por mais de 10 dias.

O registro do boletim de ocorrência só foi feito na última terça-feira (3/5), quando o irmão da vítima procurou a Polícia Civil. O mecânico deu seu depoimento no dia sequinte, e a Polícia Civil informou que o inquérito policial foi instaurado como tentativa de homicídio qualificado.

Sem dar detalhes e sem revelar a motivação do espancamento contra o mecânico de 55 anos de idade, a Polícia Civil de Catalão disse que demais informações serão concedidas no momento certo, afirmando ainda em nota que o inquérito está tramitando no 1º Distrito Policial, tendo sido anexadas as imagens do sistema de monitoramento, além de já terem sido realizadas oitivas e diligências para que o fato seja materializado e as autorias sejam esclarecidas. Leia abaixo a nota na íntegra da Polícia Civil de Catalão:

Imagem: PCGO – 9ª DRP/Divulgação 


ASSISTAM A MATÉRIA DO MARCELO ABRANTES, DA RECORD TV CATALÃO:

Publicado por:  Badiinho Moisés

CAMINHÃO CAI DE PRECIPÍCIO DE 75 M E MOTORISTA SOBREVIVE, NO MATO GROSSO

0
Foto: captura/reprodução

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que o motorista de um caminhão perdeu o controle e bateu no paredão de rochas do Portão do Inferno, na Chapada dos Guimarães (MT). O caso foi no início da tarde da última quarta-feira (04/04).

Depois da batida, o veículo escorregou para o lado e caiu no precipício, de uma altura de 75m. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

Segundo a Polícia Militar (PM), o motorista se chama Daniel Francisco Sales, de 65 anos. Ele foi resgatado consciente e encaminhado ao hospital, com uma fratura na perna.

O caminhão transportava galões de água, que caíram do veículo e se espalharam pela MT-251. A rodovia precisou ser interditada nos dois sentidos, enquanto as equipes da PM e do Corpo de Bombeiros trabalharam no resgate do motorista.

O fato de Daniel ter sobrevivido à queda surpreendeu o tenente-coronel Adão César Rodrigues e as equipes de resgate que atenderam a ocorrência.

“Surpreende pela altura e pelo estado do caminhão, além de como foi a queda. O resgate pelo Corpo de Bombeiros exigiu muita dificuldade, porque o local era de difícil acesso”, disse o tenente-coronel.

“Pelas imagens, tudo aparenta que ele realmente perdeu o freio do caminhão. Talvez descendo com velocidade incompatível ao veículo, ao peso que estava carregando naquele momento ou ao local que exigia uma velocidade mais moderada por ser uma curva acentuada”, acrescentou Adão César.

Publicado por: Badiinho Moisés

REDE SPEED JACK ESTÁ COM 30 VAGAS ABERTAS COM CONTRATAÇÕES IMEDIATAS

0
Imagem: Instagram/Divulgação

A rede de bares Speed Jack que está prestes a inaugurar seu terceiro empreendimento na cidade, o Armazém Speed, Restaurante, Chopperia, Churrascaria e Pizzaria, na Rua Vereador Kaveffes Abrão, em frente ao Parque Calixto Abrão, no centro de Catalão, está com 30 vagas de trabalho abertas com contratação imediata.


Confira as vagas disponíveis:

Gerente de Restaurante;

Chefe de Cozinha;

-Auxiliar de Cozinha;

-Repositor de Bufet;

-Auxiliar de Serviços Gerais;

-Operador de Caixa;

-Operador de Balança;

-Repositor;

-Pizzaiolo;

-Segurança;

-Estoquista;

-Forneiro;

-Bartender;

-Auxiliar de Bar;

-Host;

-Garçon;

-Cumim;

-Parrilheiro;

-Confeiteira;

-Saladeira.

Imagem: Instagram/Divulgação

Para os preenchimentos das vagas é exigido experiências, e remuneração serão salários mais benefícios.

Os interessados devem encaminhar currículo até o dia 10 de maio no seguinte e-mail; [email protected]

SÓ SAUDADES: MORTE DE MARÍLIA MENDON ESTÁ COMPLETANDO 6 MESES HOJE E INVESTIGAÇÃO POLICIAL ESTÁ SUSPENSA

0
Marília Mendonça morreu a caminho de show, aos 26 anos. Foto: Instagram/Reprodução

O acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas completa seis meses, nesta quinta-feira (5), com a investigação policial sobre o caso suspensa, afirma matéria veiculada no Portal R7.

O inquérito, presidido pela Polícia Civil de Minas Gerais, foi pausado após as Justiças Estadual e Federal entrarem em conflito sobre qual dos dois órgãos seria o responsável pelo caso. A suspensão foi necessária, uma vez que a apuração deveria ser enviada à Polícia Federal, caso a Justiça Federal assumisse o processo. 

No início desta semana, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) definiu que a Justiça Estadual em Minas deve cuidar da ação. Apesar da decisão, a investigação da Polícia Civil ainda não foi retomada. Segundo a corporação, a unidade aguarda o retorno do tribunal. “Tão logo a PCMG receba os autos do Poder Judiciário, dará continuidade às investigações”, informou.

O inquérito tem como objetivo identificar eventual responsabilidade pela tragédia. A primeira etapa do procedimento, concluída 20 dias após o acidente, indicou que as vítimas morreram por politraumatismo contuso, que são lesões graves em partes vitais do corpo. A perícia apontou que os ferimentos foram causados pelo choque da aeronave contra o solo.


Causa do acidente

Piloto e copiloto também morreram no acidente. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

A causa do acidente ainda não foi esclarecida. A investigação responsável por responder esta questão ficou a cargo do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Força Aérea Brasileira. De acordo com a instituição, o trabalho segue em andamento.

Elizeu Alcântara, diretor da empresa de manutenção de aeronaves que auxiliou o Cenipa na perícia do motor no ano passado, explica que é comum ver investigações de acidentes aéreos durar longos meses.

“Algumas duram anos. Na minha avaliação, esta deve durar pelo menos um ano. Esse tempo é necessário porque não é uma análise simples. É uma apuração aprofundada. Eles precisam apontar se foi falha humana ou mecânica. Para isto, até as condições do piloto no momento do voo precisam ser analisadas”, detalha.

Como o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana também morreram na queda, os investigadores precisam buscar outros meios para colher as informações referentes a eles, como entrevistas com pessoas que tiveram contato com os profissionais.

A perícia da Polícia Civil também já concluiu que a tripulação não passou mal e nem havia ingerido bebidas alcoólicas ou consumido tóxicos.


A queda

Tio e produtor de Marília também morreram. Fotos: Redes Sociais/Reprodução

O bimotor King Air C90 prefixo PT-ONJ caiuum minuto antes de pousar no Aeroporto de Caratinga, a 243 km de Belo Horizonte, na tarde do dia 5 de novembro de 2021. Marília Mendonça, então com 26 anos e com um filho de quase 2 anos, faria um show na cidade naquela noite.

Segundo a investigação, antes de atingir o solo, a aeronave bateu em um cabo das torres de energia da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) que ficam próximas ao aeródromo. A causa da colisão ainda não foi esclarecida.

O avião caiu sobre a área de pedra de uma cachoeira da região. A aeronave ficou praticamente intacta, mas o impacto foi suficiente para matar as cinco pessoas que estavam dentro. Além de Marília, o piloto e o copiloto, também foram vítimas o tio e assessor de sertaneja, Abicieli Silveira Dias Filho, e Henrique Ribeiro, produtor da artista.

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE OFICIAIS DA PM GOIÁS JÁ ESTÃO ABERTAS

A idade máxima para concorrer a uma vaga é de 32 e 35 anos, respectivamente. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130, a inscrição vai até 6 de junho somente on-line. Foto: PMGO/Divulgação

Estão abertas as inscrições para o concurso público para oficiais da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO). O período de inscrição teve início ontem, quarta-feira, 4 de maio e vai até o dia 6 de junho, e podem ser feitas somente de forma on-line, no site do Instituto AOCP (institutoaocp.org.br). São ofertadas 100 vagas para cadetes e 50 vagas para 2° tenentes (médicos, odontólogos e psicólogos). Os salários iniciais variam de R$ 8.433,73 a R$ 13.901,60.

Para concorrer aos cargos é necessário ter formação superior em Direito, para cadetes, ou formação específica para cada função, no caso de 2° tenente. A idade máxima para concorrer a uma vaga é de 32 e 35 anos, respectivamente. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nos dias 17 de julho, para cadetes; e 24 de julho, para o cargo de 2° tenente. A seleção prevê ainda testes de aptidão física e de habilidade específica; avaliação médica e odontológica; avaliações psicológicas e de vida pregressa. A previsão de publicação do resultado final e consequente nomeação é março de 2023.

As vagas para 2° tenente são distribuídas por profissão. São 33 vagas para oficial médico, com as seguintes especialidades: clínica geral, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, médico do trabalho/perícia médica, neurologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, psiquiatria e reumatologia. Para oficial odontólogo são 13 vagas – para clínica geral, endodontia e cirurgia bucomaxilofacial. Por fim, há ainda quatro vagas para oficiais psicólogos.

O edital do concurso e todas as informações pertinentes estão disponíveis no site do Instituto AOCP, responsável pelo certame (institutoaocp.org.br).


Soldados

Seguem abertas, até o dia 30 de maio, as inscrições para o concurso para soldados. São ofertadas 1,5 mil vagas para soldados combatentes e 20 para músicos, com salário inicial de R$ 6.353,13. É necessário diploma de curso superior em qualquer área e ter idade máxima de 30 anos. A inscrição custa R$ 110 e também deverá ser feita on-line, no site do Instituto AOCP.


Leia também: 

-INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR JÁ ESTÃO ABERTAS

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 70 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA QUINTA-FEIRA (05/05) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 05/05/2022 – Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Açougueiro com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

2. Almoxarife, com experiência em ferramentas de mecânica, masculino – 01 vaga;

3. Armador de Ferragens, com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

4. Assistente Administrativo, com experiência CTPS, ter experiência em obra civil será um diferencial, ambos os sexos – 01 vaga;

5. Atendente Balconista, com experiência, feminino – 01 vaga;

6. Auxiliar Administrativo, com experiência na CTPS, CNH “B”, disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Expedição, masculino – 02 vagas;

8. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 01 vaga;

9. Auxiliar de Limpeza, com experiência na CTPS. Feminino – 01 vaga;

10. Auxiliar de Linha de Produção, com experiência, vaga exclusiva para PCD, ambos os sexos – 01 vaga;

11. Auxiliar de Linha de Produção, para trabalho braçal, casado ou solteiro sem filho, masculino – 01 vaga

12. Balconista de Açougue, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

13. Barbeiro com experiência, masculino – 01 vaga;

14. Caldeireiro com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

15. Camareira de Hotel, com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

16. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 10 vagas;

17. Chapeiro de Sanduíche com experiência, para trabalhar em período noturno, ambos os sexos – 01 vaga;

18. Conferente de Mercadoria, com experiência, informática, ambos os sexos – 02 vagas;

19. Cuidador de Idosos com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

20. Eletricista (Técnico em Eletrotécnica) com disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

21. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar de segunda a sexta no bairro Nossa Senhora de Fátima, feminino – 01 vaga;

22. Encanador Predial com experiência na CTPS, masculino – 10 vagas;

23. Encarregado de Manutenção, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

24. Entregador de Gás com CNH “A” e disponibilidade de horários, masculino – 01 vaga;

25. Garçom, masculino – 01 vaga;

26. Gerente Administrativo, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

27. Monitor de Alunos, que esteja cursando área de exatas, ambos os sexos – 01 vaga;

28. Motorista de Ônibus com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

29. Motorista de Micro Ônibus, com experiência na CTPS, CNH D ou E, com curso de transporte de passageiro, masculino – 01 vaga;

30. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

31. Motorista Entregador, com experiência, feminino – 01 vaga;

32. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “A”, ambos os sexos – 01 vaga;

33. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

34. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

35. Auxiliar de Ajudante Geral, para ajudar na fabricação de salgados e limpeza, ambos os sexos – 01 vaga;

36. Auxiliar de Serviços Gerais, masculino – 01 vaga;

37. Padeiro com experiência, para trabalhar das 03:00 ao 12:00, ambos os sexos – 01 vaga;

38. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

39. Pizzaiolo com experiência, masculino – 01 vaga;

40. Professor de Matemática, com formação superior em matemática ou exatas, ambos os sexos, 01 vaga;

41. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

42. Soldador com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

43. Soldador com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

44. Técnico em Edificações com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

45. Técnico em Eletrotécnica com experiência na CTPS, NR-10 e SEP, masculino – 01 vaga.

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO SEGUE VACINANDO CONTRA COVID-19 NESTA QUINTA-FEIRA (05/05)

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Saúde convoca crianças de 5 a 11 anos para receberem a segunda dose da Pfizer


Intervalo entre doses da vacina Pfizer é de 56 dias.

 

Hoje, quinta-feira (05), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 da fabricante Pfizer entre os dias 17 de janeiro a 10 de março.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro de Convivência da Terceira Idade (salão do CRAC);

-Das 08 horas às 14 horas.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a vacina pediátrica

A aplicação será tanto para primeira quanto para segunda dose.

 

Dando sequência com Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para crianças. Em Catalão, hoje, quinta-feira (05), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 6 e 11 anos de idade. E também será aplicada a segunda dose, no mesmo público, que recebeu a primeira dose da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan –  entre os dias 26 de janeiro a 07 de abril.

-Centro de Convivência da Terceira Idade ( salão do CRAC);

-Das 08 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina


O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização está acontecendo hoje, quinta-feira (05), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

                                               
 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose


O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização está acontecendo hoje, quinta-feira (05), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Saúde convoca gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e população adulta para receberem a Terceira Dose


A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as gestantes e puérperas (de 12 a 17 anos) e população adulta (acima de 18 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 04 de janeiro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, quinta-feira (05), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Covid-19: Saúde convoca idosos de 60 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente idosos de 60 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (05/01), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

Idosos acamados ou que possuem alguma dificuldade de locomoção, a vacinação poderá ser em casa. Para isso, um familiar ou responsável deve entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 64 9238-4557.

A imunização está acontecendo hoje, quinta-feira (05), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Já a recomendação para vacinar os idosos com a quarta dose, se deu pelo alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão 

FRIO EM CATALÃO PODE CHEGAR A 13°C ENTRE QUINTA (5) E SEXTA-FEIRA

Foto: Wilsinho/Blog do Badiinho

A cidade de Catalão pode chegar a registrar 13 graus entre quinta (05/05) e sexta-feira (06/05). A informação é do climatologista e professor da UFCat, Rafael de Avila.

Nesse intervalo, pode haver uma queda das temperaturas e chuvas isoladas, ou seja, quando chove em uma parte da cidade, e em outra, não. Ou também pode chover apenas na região rural, e não no centro urbano. Segundo a previsão, nessa semana a umidade relativa do ar pode ficar entre 40% e 95% até sábado.

Ainda nesta quinta, a previsão é de que o dia seja pouco ensolarado, somado a variação de nebulosidade e pancadas de chuvas em áreas isoladas em algumas regiões de Goiás, como na capital. Segundo a Cimehgo, em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 29ºC, com a umidade relativa do ar variando entre 35% a 90%

Municípios de Goiás vão enfrentar uma frente fria, nesta quinta-feira (5), segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Em Goiânia, por exemplo, a mínima deve ser de 16°C; enquanto em Jataí, no Sudoeste do estado, a temperatura mínima será de 10°C, segundo o jornal Mais Goiás.

De acordo com os meteorologistas, a queda das temperaturas acontecerá devido uma massa de ar frio, de origem polar, que tem avançado pelo Brasil. A expectativa é que a frente fria impacte especialmente a região Centro-Sul de Goiás.

Nesta quinta (5), a previsão é de que haja um pouco de sol, somado a variação de nebulosidade e pancadas de chuvas em áreas isoladas em algumas regiões de Goiás, como na capital. Segundo a Cimehgo, em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 29ºC, com a umidade relativa do ar variando entre 35% a 90%.

 

Publicado por: Badiinho Moisés