Início Site Página 846

PESQUISA: SAIBA COMO ESTÁ O PREÇO DE CADA COMBUSTÍVEL EM CATALÃO

0
Foto: Reprodução

Na pesquisa realizada semana passada (28/04) pelo Procon, em relação ao último reajuste, ocorrido em março, o etanol teve uma alta de 11,34%; o diesel comum caiu 3,41%; e o diesel S10 teve uma queda de 5,51%.

A gasolina comum e a gasolina aditivada permaneceram com os mesmos preços. Veja, abaixo, o preço médio dos combustíveis em Catalão.


Média de preços:

-Gasolina comum: R$ 7,50

-Gasolina aditivada: R$ 7,52

-Etanol: R$ 5,52

-Diesel comum: R$ 6,69

-Diesel S-10: R$ 6,83

Uma observação importante na pesquisa feita pelo Procon foi a significativa variação do preço do etanol entre os postos (16%), chegando a 50 centavos por litro de combustível.

“A diferença entre postos está muito alta, podendo chegar a uma diferença de R$20,00 por tanque de combustível. Por isso, a importância de sempre pesquisar”, disse Thiago Simões, diretor do Procon.

Leia também:

-PREÇO DO ETANOL ESTÁ 11,34% MAIS CARO NOS POSTOS DE CATALÃO, DIZ PROCON


Confira, na tabela, a relação dos postos de combustíveis e os preços praticados:

Imagem: Procon – Catalão/Divulgação

 

ANVISA APROVA REMÉDIO ORAL MOLNUPIRAVIR PARA TRATAMENTO INICIAL DA COVID-19

0
Foto: R7/Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quarta-feira (4), em caráter emergencial, o medicamento oral molnupiravir (nome comercial Lagevrio), desenvolvido pela farmacêutica MSD, para o tratamento de quadros iniciais de Covid-19. A informação foi publicada no Portal R7.

A diretora que relatou o processo, Meiruze Freitas, ressaltou em seu voto que a vacinação continua sendo fundamental para o enfrentamento da doença, mas que é importante ter opções de tratamento, especialmente para grupos como idosos e indivíduos imunossuprimidos.

“Reitero que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19 grave, hospitalizações e óbitos. Aqueles que não completaram o curso completo de vacinação têm mais chances de apresentar sintomas moderados ou graves em comparação com aqueles que receberam um reforço, especialmente, os mais vulneráveis.”

O molnupiravir deve ser tomado por pacientes que não necessitem de oxigênio suplementar e que tenham risco de evoluir para quadros graves. O tratamento consiste em 800 mg de molnupiravir a cada 12 horas por cinco dias.

O medicamento será vendido somente sob prescrição médica e não deve ser usado por gestantes.

A partir de agora, abre-se a possibilidade de a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) recomendar que a droga seja oferecida na rede pública.

Este é o segundo remédio oral contra a Covid-19 aprovado pela Anvisa. O primeiro foi o Paxlovid, da Pfizer.

“Estamos felizes de darmos este primeiro passo para garantir o acesso à população brasileira a um medicamento eficiente que reduz significativamente as hospitalizações e 89% de redução da mortalidade”, afirmou em comunicado o diretor-executivo da MSD no Brasil, Hugo Nisenbom.

A farmacêutica acrescenta ainda que o medicamento já está liberado em mais de 30 países, incluindo a União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos.

O antiviral tem demonstrado eficácia contra variantes que surgiram mais recentemente, como a Ômicron.

Publicado por: Badiinho Moisés

SAPO EM ALTO FALANTE SENDO BANHADO COM BEBIDA DURANTE “RAVE” VIRA CASO DE POLÍCIA

0
Foto: vídeo/ captura

A Polícia Civil (PC) de Goiânia está investigando um vídeo que recentemente viralizou nas redes sociais. Pelas imagens é possível ver um sapo sendo banhado por álcool e em cima de um som automotivo. A informação foi publicada no Portal 6.

O registro foi compartilhado em um perfil de som automotivo no Instagram, entretanto já foi removido e a conta desativada na plataforma. Até a exclusão, a postagem já tinha mais de 11 mil visualizações.

A situação é nociva ao sapo, pois a respiração destes animais são realizadas pela pele e, por conta disso, a dor do anfíbio pode ser potencializada.

Veterinários explicam que os sapos têm um tipo de respiração por meio da pele, e quando se submetem a esse tipo de situação, a intensidade da dor que o animal pode sentir aumenta.

O caso, que pode se tratar de um crime ambiental, é reforçado ainda pela importância dos sapos para a fauna, que contribuem para o equilíbrio ecológico.

Publicado por: Badiinho Moisés

MÉDICO AGRIDE ENFERMEIRAS EM HOSPITAL DE PIRES DO RIO APÓS SUPOSTO SURTO PSICÓTICO

0
Foto ilustrativa: Reprodução

Duas enfermeiras foram agredidas com socos e chutes por um médico que estava em surto psicótico no Hospital Municipal de Pires do Rio, cidade que fica a cerca de 116 km de Catalão.

Isso aconteceu na segunda-feira (02/04). De acordo com a prefeitura da cidade, o médico estava na condição de paciente e não faz parte do quadro clínico da unidade de saúde. A polícia civil informou que as vítimas não registraram a ocorrência na delegacia, e que por isso não poderia falar sobre o caso.

O médico foi levado ao hospital por uma equipe de resgate justamente com militares, após supostamente entrar em surto e agredir parentes em casa.

As agressões teriam acontecido porque o médico tentou pegar remédios com conta própria e foi impedido por uma das enfermeiras. Diante da negativa, o doutor partiu para cima da profissional. Isso foi no hospital onde o médico já trabalhou na alguns anos.

Uma funcionária da unidade tentou defender a enfermeira e acabou sendo agredida também com murros.

Publicado por: Badiinho Moisés

DENGUE: PREVISÃO DE CHUVA NESTA SEMANA DEIXA CATALÃO EM ALERTA SOBRE FOCOS DO MOSQUITO

0
Foto: internet/ Reprodução

O anúncio de uma nova frente fria chegando na cidade de Catalão automaticamente levanta um alerta aos moradores e preocupação para prevenir contra focos do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o climatologista e professor da UFCat, Rafael de Avila Rodrigues, entre esta quarta (04/04) e quinta-feira (05), poderá haver uma queda das temperaturas e chuvas isoladas, ou seja, quando chove em uma parte da cidade, e em outra, não. Segundo a previsão, nessa semana a umidade relativa do ar pode ficar entre 40% e 95% até sábado. As temperaturas podem chegar a 13 graus entre quinta e sexta.

O que preocupa é que logo depois desse intervalo de tempo, o clima volta a esquentar, momento oportuno para criadouros do Aedes Aegypti.

Leia também:

-CASOS DE DENGUE AUMENTAM 113,7% NOS QUATRO MESES DE 2022


Dengue em Catalão 

Conforme os indicadores do mapa interativo disposto no site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Catalão apontou 37 casos a cada 100 mil habitantes no intervalo das últimas quatro semanas.

Esse número é considerado fora da área de risco, mas os indicadores se tornam preocupantes quando se comparados a todo o ano de 2022, já que logo no 4° mês soma mais de 600 casos da doença na cidade. Além disso, até março já foram notificadas mais de 620 residências com criadouros do mosquito. Os dados foram confirmados pelo Departamento de Combate a Vetores (Decove).

Em 2021, foram notificados 208 casos, com apenas 1 morte em Catalão. Ou seja, só nos dois primeiros meses deste ano, triplicou o número de casos de dengue na cidade, em relação ao ano passado.


Leia também:

-DENGUE: PROCURA POR REPELENTES DISPARA EM FARMÁCIAS DE CATALÃO

-QUATRO BAIRROS DE CATALÃO ASCENDEM MAIOR ALERTA DE DENGUE; VEJA QUAIS SÃO

 

Publicado por: Badiinho Moisés

AVÔ E NETO MORREM APÓS COLISÃO FRONTAL COM CAMINHÃO NA BR-153, EM JARAGUÁ-GO

0

Uma idosa também estava no veículo e ficou com ferimentos graves.

Avô e neto morrem em acidente na BR-153, em Jaraguá. Foto: PRF/ Divulgação

Um idoso de 74 anos e uma criança de 5 anos morreram após uma colisão frontal entre um carro de passeio e um caminhão na BR-153, em Jaraguá, na região central de Goiás. O acidente aconteceu na noite desta terça-feira (3), conforme infirmou matéria do Portal Dia Online.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo seguia no sentido Rialma/Anápolis quando tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu com um caminhão que seguia no sentido contrário. Com o impacto, os dois veículos saíram da pista e foram parar na faixa de domínio da pista que seguia o caminhão.

Segundo levantamentos da PRF, no veículo de passeio seguiam o idoso que era o motorista, sua esposa de 60 anos e o neto, de 5 anos. A idosa ficou gravemente ferida, foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde em Jaraguá.

Já o motorista do caminhão teve várias escoriações. Ele foi submetido ao teste de bafômetro e não estava alcoolizado. Imagens mostram que o impacto entre os veículos foi tão forte que deixou o Gol quase que totalmente desintegrado. Veja:

Foto: PRF/ Divulgação
Foto: PRF/ Divulgação


Acidentes nas rodovias federais goianas nas últimas 24 horas

De acordo com balanço divulgado pela PRF, nas últimas 24 horas foram registrados quatro acidentes, que deixaram duas pessoas feridas e duas mortas nas rodovias federais que cortam o estado de Goiás.

Além disso, os policiais fizeram 749 autuações de infrações de trânsito, sendo que dez foram de condutores ou passageiros que não usavam o cinto de segurança, dez motoristas que realizaram ultrapassagens proibidas e dois reprovados no teste de alcoolemia.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

GRUPO DE ENFERMEIROS (AS) DE CATALÃO ESTÃO EM BRASÍLIA-DF PARA PARTICIPAR DE MARCHA E ACOMPANHAR VOTAÇÃO DA PL-2564

0

Projeto de Lei que está na pauta de votação da Câmara dos Deputados, prevê reajustes no piso salarial e redução na carga de trabalho da categoria.

Grupo de enfermeiros (as) de Catalão e região foram para Brasília-DF participar de Marcha e acompanhar votação da PL-2564 na Câmara dos Deputados. Foto: Reprodução

A enfermeira Hannayama Nogueira, servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catalão lotada no Hospital Materno infantil, representando o Conselho de Enfermagem do Estado de Goiás (COREN-GO) em Catalão e região, lidera grupo de profissionais da enfermagem de Catalão e da região, na viagem a Brasília-DF, onde estão participando da Marcha em Defesa da aprovação do Piso Salarial da Enfermagem e Parteiras, além da redução da carga de horário de trabalho semanal para 30 horas.

“Nossa viagem rumo a Brasília-DF é para representarmos a enfermagem catalana, e nos juntarmos com tantos outros profissionais do Brasil, para juntos pedirmos o apoio irrestrito do Projeto de Lei 2564, que estabelece o piso salarial e a carga horaria de trabalhado da categoria”, explicou a enfermeira Hannayama Nogueira Aguiar, em vídeo enviado ao Badiinho e divulgado em sua conta no Instagram.

A votação do PL 2564 na Câmara dos Deputados está marcada para hoje, quarta-feira, 04 de maio.

Grupo de enfermeiros (as) de Catalão e região, já em Brasília-DF, se ajuntaram a outros profissionais de várias regiões do Brasil. Foto: Reprodução

Lira confirma votação do piso da enfermagem nesta quarta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou a votação nesta quarta-feira (4) do projeto que estabelece o piso nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados.

Lira anunciou a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) como relatora da proposta em Plenário. O texto já foi aprovado pelo Senado e, caso seja alterado pela Câmara, retornará para análise dos senadores. Lira explicou que a proposta vem sendo intensamente debatida para encontrar fontes de custeio para o pagamento do piso salarial. Segundo o presidente, a proposta deve ter compromisso com a realidade fiscal do País.

“A pauta dos enfermeiros será amanhã [quarta-feira]. Estamos discutindo a forma de custeio, estamos com uma preocupação com os hospitais filantrópicos e públicos, para não haver demissões. Eu me comprometi a votar e estamos discutindo com empresários, parlamentares, com a Comissão Mista de Orçamento e com todos os conselhos do setor”, disse o presidente.

A sessão de votações do Plenário está marcada para as 13h55. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

 

Publicado por: Badiinho Moisés

FILA SE FORMA NA PORTA DO TRE DE CATALÃO NO ÚLTIMO DIA PARA TIRAR OU REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR; EMISSÃO E REGULARIZAÇÃO PODEM SER FEITAS NO SITE DO TSE

Fila na porta do Cartório Eleitoral de Catalão se formava logo nas primeiras horas desta quarta-feira, 04 de maio, último dia para emissão ou regularizar o Título de Eleitor. Foto: Lucimar/Leitora

Hoje, quarta-feira, 04 de Maio, é o prazo final para a pessoa tirar ou regularizar o Título de Eleitor, o que permitirá a participação nas eleições de escolha do Presidente da República, Governadores, Senadores, deputados federais e estaduais.

Logo nas primeiras horas do dia, recebemos um vídeo da Catalana Lucimar que estava na porta do Cartório Eleitoral de Catalão, onde uma enorme fila já se formava, onde pessoas aguardavam abertura do órgão para atendimento.

Afim de esclarecer a população, o Blog do Badiinho entrou em contato com o Marco André, servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 8ª Zona Eleitoral, cuja a sede é em Catalão, informando ele que o Cartório Eleitoral funcionará aqui em seu horário normal, sendo das 12h às 18h, e que serão distribuídas senhas para o atendimento dos que ali estiveram, como aconteceu durante todo o dia de ontem, afirmando ele que cerca de 300 senhas foram distribuídas.

O servidor Marco André́ afirmou ainda, que as atividades no TRE de Catalão serão encerradas às 18h, e destacou que tanto a emissão do primeiro título quanto a regularização do documento podem ser feitos de forma online no site www.tse.jus.br, e que devem procurar o Cartório Eleitoral, aquelas pessoas que não conseguiram resolver o problema de forma online.

Leia também: 

-ELEIÇÕES 2022: TERMINA NESTA QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO, O PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO DE ELEITOR

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 70 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA QUARTA-FEIRA (04/05) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 04/05/2022 – Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).  

1. Açougueiro com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

2. Almoxarife, com experiência em ferramentas de mecânica, masculino – 01 vaga;

3. Armador de Ferragens, com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

4. Atendente Balconista, com experiência, feminino – 01 vaga;

5. Auxiliar Administrativo, com experiência na CTPS, CNH “B”, disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

6. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Limpeza, com experiência na CTPS. Feminino – 01 vaga;

8. Auxiliar de Limpeza, com experiência, feminino – 01 vaga;

9. Auxiliar de Linha de Produção, para trabalho braçal, casado ou solteiro sem filho, masculino – 01 vaga

10. Balconista de Açougue, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

11. Barbeiro com experiência, masculino – 01 vaga;

12. Caldeireiro com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

13. Camareira de Hotel, com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

14. Carpinteiro com experiência na CTPS, masculino – 10 vagas;

15. Chapeiro de Sanduíche com experiência, para trabalhar em período noturno, ambos os sexos – 01 vaga;

16. Cuidador de Idosos com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

17. Eletricista (Técnico em Eletrotécnica) com disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

18. Eletricista Auxiliar, masculino – 01 vaga:

19. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Alto da Boa Vista 1, feminino – 01 vaga;

20. Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar de segunda a sexta no bairro Nossa Senhora de Fátima, feminino – 01 vaga;

21. Encanador Predial com experiência na CTPS, masculino – 10 vagas;

22. Encarregado de Manutenção, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

23. Entregador de Gás com CNH “A” e disponibilidade de horários, masculino – 01 vaga;

24. Garçom, masculino – 01 vaga;

25. Gerente Administrativo, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

26. Monitor de Alunos, que esteja cursando área de exatas, ambos os sexos – 01 vaga;

27. Motorista de Ônibus com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

28. Motorista de Micro Ônibus, com experiência na CTPS, CNH D ou E, com curso de transporte de passageiro, masculino – 01 vaga;

29. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

30. Motorista Entregador, com experiência, feminino – 01 vaga;

31. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “A”, ambos os sexos – 01 vaga;

32. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

33. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

34. Auxiliar de Ajudante Geral, para ajudar na fabricação de salgados e limpeza, ambos os sexos – 01 vaga;

35. Auxiliar de Serviços Gerais, masculino – 01 vaga;

36. Padeiro com experiência, para trabalhar das 03:00 ao 12:00, ambos os sexos – 01 vaga;

37. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

38. Pizzaiolo com experiência, masculino – 01 vaga;

39. Professor de Matemática, com formação superior em matemática ou exatas, ambos os sexos, 01 vaga;

40. Repositor de Hortifrúti, masculino – 01 vaga;

41. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

42. Soldador com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

43. Técnico em Edificações com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

44. Técnico em Eletrotécnica com experiência na CTPS, NR-10 e SEP, masculino – 01 vaga.

 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO SEGUE APLICANDO DOSES DA VACINA CONTRA COVID-19 EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS NESTA QUARTA-FEIRA

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Saúde convoca crianças de 5 a 11 anos para receberem a segunda dose da Pfizer


Intervalo entre doses da vacina Pfizer é de 56 dias.

Hoje, quarta-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica da vacina contra covid-19em crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da Pfizer entre os dias 17 de janeiro a 09 de março.

A aplicação do imunizante acontecerá em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro Integrado da Mulher (CIM);

-Das 09 horas às 14 horas.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

 

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a vacina pediátrica

A aplicação será tanto para primeira quanto para segunda dose.

Seguindo com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para crianças. Hoje, quarta-feira (04), a primeira dose da vacina pediátrica contra covid-19 continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 6 e 11 anos de idade. E também será aplicada a segunda dose, no mesmo público, que recebeu a primeira dose da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan –  entre os dias 26 de janeiro a 07 de abril.

-Centro Integrado da Mulher (CIM);

-Das 09 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina

O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (04), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose

O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização acontecerá nesta quarta-feira (04), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e população adulta para receberem a Terceira Dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as gestantes e puérperas (de 12 a 17 anos) e população adulta (acima de 18 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 04 de janeiro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (04), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca idosos de 60 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente idosos de 60 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (04/01), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

Idosos acamados ou que possuem alguma dificuldade de locomoção, a vacinação poderá ser em casa. Para isso, um familiar ou responsável deve entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 64 9238-4557.

A imunização está acontecendo hoje, quarta-feira (04), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Já a recomendação para vacinar os idosos com a quarta dose, se deu pelo alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão