Início Site Página 808

EQUIPE LUTADORES DE CATALÃO PARTICIPAM DO SUPER CAMPEONATO DE TAEKWONDO, EM SÃO JOSÉ-SC; OURO, BRONZE E VAGA NOS JOGOS PAN-AMERICOS JÁ ESTÃO GARANTIDAS

0
Mestre, técnico da seleção goiana e treindor da equipe Efam, Aparecido Cardoso ao lado dos competidores, em Santa Catarina. Foto: Divulgação

Contando com apoio apenas de venda de rifas e de alguns comerciantes da cidade de Catalão como a Termo Goiás, Júnior Pesca Academia EFAM e do Dr. Pedro Henrique e do Supermercado Bom Sucesso, 12 atletas de artes marciais, lutadores e alunos de Taekwondo da equipe da EFAM Taekwondo Catalão, estão participando do Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo que está sendo realizado na cidade de São José, em Santa Catarina.

De acordo com o Mestre Aparecido Cardoso (5 Dan), que também é o técnico da seleção goiana e treinador da equipe EFAM de Catalão, informou que as lutas continuam durante esse sábado (25), mas que uma medalha de bronze já está garantida, além da medalha de ouro conquistada pelo competidor Kauê Custódio Ribeiro Cardoso, 11 anos de idade, na categoria infantil +52kg.

O Mestre Aparecido afirmou informou que a categoria 80kg está em disputa ainda e que o bronze já está garantido, e também afirmando que a categoria infantil foi terceiro lugar na classificação geral da categoria infantil no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo, em São José-SC, garantindo a vaga para os jogos Pan-Americanos.

Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo, em São José-SC, o qual participa equipe catalana, começou na última quarta-feira (22) e vai até domingo (26). Foto: Divulgação

 

RECEPÇÃO AOS ATLETAS

Equipe de atletas que paticipam do Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo, em São José-SC, retornam hoje para Catalão. Foto: Divulgação

O Mestre Aparecido Cardoso (5 Dan), que também é o técnico da seleção goiana e treinador da equipe EFAM de Catalão, informou que a equipe de competidores partiram em regresso de São José-SC para Catalão ainda na noite de hoje, sendo recepcionados na segunda-feira (27), às 09hrs da manhã, na sede do 10º Batalhão Bombeiro Militar, onde sairão em carro aberto por ruas e avenidas de Catalão.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

ESTADO TEM SUPERÁVIT DE R$ 2,39 BILHÕES NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2022

0

Em prestação de contas na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (22), o primeiro relatório após a vigência do Programa de Recuperação Fiscal demonstra que Governo de Goiás cumpre metas de despesas acertadas com a União.

Prestação de contas do primeiro quadrimestre 2022 foi apresentada pela secretária da Economia, Cristiane Schmidt, na Assembleia Legislativa de Goiás. Resultado orçamentário do período foi de R$ 2,39 bilhões. Foto: Alego/Divulgação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Economia, apresentou na tarde da última quarta-feira (22/06), na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o primeiro relatório de Gestão Fiscal de 2022 do Estado, referente aos meses de janeiro a abril deste ano. Os dados foram demonstrados pela secretária da Economia, Cristiane Schmidt. Os números são positivos e melhores do que os registrados no mesmo período de 2021. O resultado orçamentário foi superavitário em R$ 2,39 bilhões. No mesmo período do ano passado também houve superávit, mas menor, de R$ 1,67 bilhões.

Este é o primeiro relatório entregue após a vigência do Regime de Recuperação Fiscal, em vigor em Goiás desde 1° de janeiro, e demonstra que o Estado cumpre as metas de despesas acertadas com a União. A receita subiu para R$ 12,4 bilhões, número que supera os R$ 10,5 bilhões de 2021. As despesas estaduais liquidadas foram maiores nos quatro primeiros meses do ano, alcançando cerca de R$ 10 bilhões de despesas diversas, contra R$ 8,89 bilhões nos quatro primeiros meses do ano passado.

A Receita Corrente Líquida (RCL) cresceu 18% e atingiu R$ 33,3 bilhões nos últimos 12 meses. Ela foi de R$ 28,2 bilhões no mesmo período de 2021. O maior aumento foi no Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), de 27%, seguido pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com incremento de 25%. Em terceiro lugar veio o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), com 13%.

As vinculações constitucionais com saúde e a educação já liquidadas evoluíram no primeiro quadrimestre. Na educação foram liquidados cerca de R$ 2 bilhões em 2022, com crescimento de 28% acima do mesmo período do ano passado. Na saúde as despesas liquidadas foram de R$ 1,2 bilhão, aumento de 43% em relação ao mesmo período de 2021.


Aumento de despesas

Cristiane Schmidt, na Assembleia Legislativa de Goiás durante prestação de contas. Foto: Alego/Divulgação

O resultado primário em 2022 foi de R$ 1,16 bilhões. A despesa primária cresceu 21,6%, passando de R$ 8,6 bilhões em 2021 para R$ 10,06 bilhões em 2022, com destaques para o aumento de gastos em áreas da educação, regionalização da saúde, programas sociais, infraestrutura e valorização do servidor. Houve crescimento das receitas primárias correntes no período em 15,7%.

A dívida consolidada líquida teve redução de 27,46% no período, passando de R$ 18,4 bilhões para R$ 13,4 bilhões atualmente. A mudança ocorreu porque o Estado controlou as despesas e aumentou a disponibilidade de caixa, com o aumento da receita.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Estado da Economia – Governo de Goiás

APÓS PERDER O CONTROLE E BATER EM BARRANCO NAS MARGENS DA BR-050, MOTORISTA CAPOTA VEÍCULO E MORRE AO SER ARREMESSADO POR 30 METROS

0
Alexandre Lopes de Alencar, 46 anos de idade, morreu após perder o controle do veículo, bater em barranco e capotar na BR-050, em Catalão. Fotos: Vítima – Facebook/Foto do acidente – PRF/Reprodução

Um homem identificado como Alexandre Lopes de Alencar, 46 anos de idade, morreu após ele perder o controle da direção, bater contra um barranco e capotar em seguida.

O acidente foi na tarde de ontem, sexta-feira (24), no km 263 da BR 050, próximo ao trevo de acesso da estrada que leva ao município de Davinópolis.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Catalão esteve no local e disse que socorristas da concessionária que administra a rodovia estiveram no local, porém, quando chegaram o condutor do veículo já estava sem vida.

A PRF disse ainda, que com o impacto da batida do veículo no barranco, Alexandre foi arremessado a uma distância de 30 metros do Hyundai HB20 que estava conduzindo, o que leva a crer que ele poderia não estar usando o cinto de segurança.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Texto baseado nas informações concedidas pela PRF de Catalão

EU SOU OBRIGADO A PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA MESMO TENDO GUARDA COMPARTILHADA?

0
Foto: Reprodução

Independente do tipo de guarda, seja unilateral, alternada ou compartilhada, deve ocorrer o pagamento da pensão alimentícia pelo genitor que não detém a guarda de fato da criança.

Devido à falta de informação, são inúmeras pessoas que procuram por Advogados Especialistas em Direito de Família para ingressarem com ação na justiça para alterarem a guarda unilateral para guarda compartilhada acreditando que esta mudança irá extinguir o pagamento da referida pensão, e, acabam se deparando com uma realidade totalmente diferente. Pois, a guarda compartilhada não tem o condão de afastar o pagamento da pensão, tampouco, reduzir seu valor.

A guarda compartilhada não pode ser confundida com a extinção/exoneração da obrigação de sustento do filho.

Essa modalidade de guarda foi criada com o intuito de criar um vínculo maior do genitor com seu filho, de participar de forma mais ativa na vida, na rotina e na tomada de decisões de forma conjunta entre os genitores.

Portanto, está totalmente equivocado o pensamento de que, se possuir a guarda compartilhada estará livre do pagamento da pensão alimentícia. Uma coisa é tratar sobre o instituto da guarda outra totalmente diferente é tratar sobre os alimentos devidos ao filho.

Com a entrada em vigor da Lei 13.058/2014 (guarda compartilhada) permitiu beneficiar a criança/adolescente, proporcionado uma maior convivência entra ambos os genitores, de forma equilibrada, sempre de acordo com as necessidades da criança e da possibilidade dos genitores, vejamos:

 

Dispõe a Lei 13.058/14 sobre a Guarda Compartilhada:

“Na guarda compartilhada o tempo de custódia física dos filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos”.

 

Atualmente a guarda compartilhada é regra no nosso ordenamento jurídico brasileiro, não sendo determinada pelo juiz somente quando o pai/mãe manifestar desinteresse na guarda do filho ou em situações que essa guarda poderá prejudicar e trazer prejuízos ao menor.

É comum surgir dúvidas a respeito do pagamento ou não da pensão alimentícia nesse caso em que os pais compartilham a guarda da criança. Portanto, é importante esclarecer que, compartilhar não é dividir em partes iguais, ou seja, o filho não ficará 15 dias na casa da mãe e 15 dias na casa do pai, como a maioria das pessoas acham que funciona nesse tipo de guarda.

Contudo, esse pensamento de “divisão” levou as pessoas a pensarem: se é dividido, logo eu arco com as despesas dos 15 dias e o outro genitor arca com as despesas dos outros 15 dias e estará livre do pagamento da pensão.

No direito, temos um princípio de suma importância, que é o “princípio do melhor interesse da criança”, que deve ser levado sempre em consideração. Assim sendo, tratar a criança como objeto de divisão ou uma “bola de ping pong” não é permitido pela nossa constituição.

Um lar de moradia fixa deve ser estipulado para a criança como um ponto de referência, que geralmente é na casa de um dos genitores, o que gera um gasto e um cuidado maior com o filho em relação ao outro genitor que não terá o filho “morando” consigo, logo, é perfeitamente possível a obrigação de cobrar alimentos.

Desta forma, conclui-se que, é dever de ambos os genitores contribuírem para o sustento do filho, sempre observando o trinômio: necessidade, possibilidade e proporcionalidade no pagamento dos alimentos, independente do tipo de guarda estipulada. Lembrando que cada caso deverá ser analisado de forma individualizada.

Almê de Paula Costa Advogada Especialista em Direito de Família e Sucessões. Previdenciário, Consumidor e Criminal. OAB/GO 51.531 WhatsApp: (64) 98128-0275 E-mail: [email protected] Instagram: alme_depaula

Almê de Paula Costa Advogada Especialista em Direito de Família e Sucessões. Previdenciário, Consumidor e Criminal. Foto: Arquivo pessoal. 

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 67 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA SEXTA-FEIRA (24/06) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 24/06/2022 – Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Ajudante de Carga e Descarga, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

2. Ajudante de Serralheiro, com experiência, masculino – 01 vaga;

3. Assistente Administrativo, com experiência, CNH “B”, para trabalhar na cidade de Pires Belo, vaga também para PCD, masculino – 01 vaga;

4. Assistente de Vendas, ambos os sexos – 02 vagas;

5. Atendente Balconista, com experiência, disponibilidade de horário, masculino – 02 vagas;

6. Atendente Balconista, com experiência, feminino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Linha de Produção, para trabalhar na cidade de Pires Belo, vaga também para PCD, ambos os sexos – 01 vaga;

8. Auxiliar de Logística, masculino – 03 vagas;

9. Conferente de Carga e Descarga, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

10. Costureira, com experiência, feminino – 01 vaga;

11. Eletricista Montador, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

12. Encanador, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

13. Mecânico ou Auxiliar de Mecânico, com experiência, masculino – 01 vaga;

14. Montador Mecânico (Auxiliar de montagem de Maquinas Industriais), masculino – 10 vagas;

15. Motorista Carreteiro, com experiência na CTPS, CNH “E”, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

16. Motorista de Caminhão, com experiência na CTPS, para auxiliar também na carga e descarga, CNH “AC”, masculino – 01 vaga;

17. Motorista de Caminhão Munck, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

18. Motorista de Caminhão Munck, com experiência na CTPS, CNH “D”, masculino – 01 vaga;

19. Motorista Entregador, com experiência, feminino – 01 vaga;

20. Motorista Entregador, com experiência, CNH “AB”, disponibilidade de horário, masculino – 02 vagas;

21. Motorista Entregador, com experiência na CTPS, CNH “D” ou “E”, masculino – 01 vaga;

22. Motorista Entregador, com experiência, CNH “C”, masculino – 01 vaga;

23. Pedreiro, com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

24. Pedreiro, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

25. Pintor de Obras, com experiência na CTPS, masculino – 05 vagas;

26. Professor de Matemática, ambos os sexos – 01 vaga;

27. Promotor de Vendas, com disponibilidade para viajar, ambos os sexos – 01 vaga;

28. Repositor de Mercadorias, com experiência, masculino – 03 vagas;

29. Servente de Obras, com experiência, masculino – 05 vagas;

30. Servente de Obras, masculino – 03 vagas;

31. Servente de Obras, com experiência na CTPS masculino – 03 vagas;

32. Servente de Obras, com experiência na CTPS masculino – 01 vaga;

33. Soldador Mecânico, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

34. Técnico de Informática, com experiência, masculino – 01 vaga;

35. Trabalhador Rural, com experiência em Ordenha Mecânica, masculino – 01 vaga. 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

MÉDICO NEUROCIRURGIÃO, DR. RODRIGO LEÃO, É TRANSFERIDO DE CUIABÁ-MT PARA SÃO PAULO; SEDATIVOS FORAM SUSPENSOS

0
Dr. Rodrigo Leão segue respondendo bem ao tratamento intensivo em Hospital de Cuiabá. Foto: Reprodução

O neurocirurgião de Catalão, Dr. Rodrigo Leão, que estava internado no Hospital São Mateus, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, por opção da família, foi transferido ainda na quinta-feira (23) para o Hospital 9 de Julho, em São Paulo, capital.

Conforme o Badiinho apurou, Dr. Rodrigo que se recupera de um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), teve o sedativo suspenso e já apresentava sinais de despertar, porém, para uma melhor reabilitação neurológica, a transferência para a unidade hospitalar na capital paulista se fez necessária.

Os amigos e familiares agradecem as orações e manifestações de solidariedade, porém, pedem cautela nos compartilhamentos de informações a respeito do quadro de saúde.


CASAL DE MÉDICOS DE CATALÃO, SE FERIRAM APÓS SOFREREM QUEDA  DE MOTO NO MATO GROSSO

Moto Big Trail conduzida pelo médico ficou com a frente completamente destruída. Foto: Reprodução

O médio neurologista Rodrigo Mello Leão, e sua esposa, sofreram uma queda de moto na MT-251, no munícipio de Campo Verde, no Estado do Mato Grosso, às 05h30 da manhã do último domingo (19).

A esposa de Rodrigo teve, a médica ginecologista, Dra Luciana Corrêa dos Santos Leão, teve ferimentos leves.  Já Rodrigo Leão, teve que passar por cirurgia na cabeça, ficou em recuperação  em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em hospital de Cuiabá-MT, mas ontem, quinta-feira (23), foi transferido para o hospital 9 de Julho, em São Paulo-SP.

Leia também: 

-NEUROCIRURGIÃO DE CATALÃO E SUA ESPOSA SOFREM ACIDENTE EM RODOVIA ESTADUAL DO MATO GROSSO; MÉDICO SEGUE INTERNADO NA UTI DE HOSPITAL DE CUIABÁ

-FAKE NEWS: É FALSA A INFORMAÇÃO DE FALECIMENTO DO MÉDICO DR. RODRIGO LEÃO, QUE SEGUE EM TRATAMENTO INTENSIVO

-NEUROCIRURGIÃO, DR.RODRIGO LEÃO, COMEÇA TER SEDAÇÃO REDUZIDA

 

Publicado por: Badiinho Moisés

NOTÍCIA FALSA: DEPUTADO HUMBERTO TEÓFILO SERÁ ACIONADO JUDICIALMENTE PELA DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS ENVOLVENDO GOVERNADOR CAIADO

0

Parlamentar postou vídeo afirmando que o governador Ronaldo Caiado teria recorrido ao STF para barrar decisão que derrubou medida do Confaz e estabeleceu cobrança de alíquota única de ICMS sobre combustíveis nos Estados. A Procuradoria-Geral do Estado informa que o governador não interpôs qualquer ação nesse sentido, mas, ao contrário, apenas foram apresentadas manifestações em duas ações propostas pela Advocacia Geral da União (AGU) contra os Estados

Assessoria do governador Caiado confirma que vídeo de deputado Humberto Teófilo é fake news. Foto: Redes Sociais 

O deputado estadual Humberto Teófilo (Patriota) usou as redes sociais para divulgar informações falsas, em que acusa o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), ao lado de outros governadores, de ter proposto ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar decisão monocrática do ministro André Mendonça, o que jamais ocorreu. Onze governadores assinaram ontem um pedido endereçado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para considere inconstitucional a limitação do imposto em 17% sobre os combustíveis. O governador de Goiás não está entre eles.

Atendendo pedido da Advocacia Geral da União (AGU) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7164, o ministro André Mendonça suspendeu convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata da política de cobrança do ICMS sobre os combustíveis e, dentre outras determinações, estabeleceu que as alíquotas do ICMS sejam seletivas, em função da essencialidade dos produtos. O tema da seletividade das alíquotas do ICMS nos combustíveis, contudo, já é objeto de outra ação, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 984, também proposta pela AGU, e cujo relator é o ministro Gilmar Mendes.

A assessoria do Governador Ronaldo Caiado e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) refutam a fake news divulgada pelo parlamentar e informam que não houve, por parte do chefe do Executivo estadual, qualquer ação junto ao STF questionando a decisão do ministro André Mendonça. O Governador já declarou, mais de uma vez, que irá cumprir o que for decidido pelo Congresso Nacional sobre possíveis mudanças na cobrança do imposto. “Cada um tem a sua responsabilidade, cada um tem que avaliar aquilo que é a sua função lá, como deputado e senador da República. Não terá, de maneira alguma, a minha ingerência num assunto que é prerrogativa 100% dos parlamentares. Isso não é um assunto que o Estado deva se meter, diante das discussões que passam no Congresso Nacional”, afirmou Caiado em entrevista ao jornal O Popular e à Rádio CBN Goiânia no início de junho.

Na decisão liminar, André Mendonça atende a um pedido do governo federal para fixar a alíquota do ICMS sobre a gasolina em 17%, após Estados e a União não chegarem a um acordo sobre o percentual a ser cobrado. A AGU questionou o convênio do Confaz e apontou conflito em relação à lei, aprovada pelo Congresso, que determina a cobrança de alíquota única do ICMS sobre gasolina, etanol, diesel e outros derivados.

Manifestação do Conpeg

Diante do que foi decidido pelo ministro André Mendonça na ADI nº 7164 acerca da seletividade no ICMS, o Colégio Nacional de Procuradores-Gerais (Conpeg), instância técnica que reúne os Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal, requereu que a matéria seja submetida ao plenário do Supremo Tribunal Federal e, assim, seja o mérito decidido com a participação de todos membros da Corte, uma vez que a decisão coincide com objeto da ADPF nº 984, de relatoria do ministro Gilmar Mendes.

Na ADPF nº 984 a AGU havia requerido a suspensão de leis estaduais que tratam do ICMS, bem como que a alíquota do ICMS dos combustíveis fosse limitada à mesma prevista para as operações em geral. Contudo, diante da grande relevância da matéria, antes de apreciar a liminar o ministro Gilmar Mendes determinou que fossem ouvidos os governadores e os presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados.

Ao acusar o governador de Goiás de patrocinar uma ação contra projeto aprovado pelo Congresso Nacional, o deputado Humberto Teófilo, adversário político ferrenho de Caiado, incorre na prática de divulgação de fake news, com o objetivo único de obter ganho político – já que é pré-candidato a deputado federal nas eleições de outubro – e de causar prejuízo à imagem do governador. Não é a primeira vez que o parlamentar divulga informações falsas sobre o governo estadual.

Vale lembrar que, ao contrário do que diz Humberto Teófilo, os governadores têm atuado para minimizar o impacto do preço dos combustíveis no bolso do consumidor. Desde novembro de 2021 o Fórum de Governadores decidiu congelar a alíquota do ICMS sobre os combustíveis, fixando o litro da gasolina em R$ 6,55, desde novembro passado, para a base de cálculo da alíquota do ICMS. Deste modo, mesmo diante dos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis o valor do ICMS permanece inalterado e esta medida tem como efeito amenizar a alta dos preços nos postos de gasolina. Somente Goiás já abriu mão de mais de R$ 400 milhões em arrecadação para reduzir o impacto dos aumentos no bolso do consumidor.

APÓS DOIS ANOS, CAIADO E GRACINHA RETOMAM CAMINHADA DA FÉ ATÉ TRINDADE

0

Neste ano, Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno deve atrair 5 milhões de pessoas entre 24 de junho e 3 de julho

O governador Ronaldo Caiado lidera comitiva na GO-060, a Rodovia dos Romeiros, até o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. Fotos: André Saddi e Junior Guimarães

O governador Ronaldo Caiado caminhou pela Rodovia dos Romeiros, a GO-060, de Goiânia a Trindade na noite desta quarta-feira (22/06). A peregrinação de pouco mais de 18 quilômetros integra a cultura popular goiana e mobiliza milhões de fiéis que participam da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. A exemplo da multidão, o governador percorreu o trajeto durante a Caminhada da Fé com 200 integrantes na comitiva. Em 2022, a Romaria retoma a programação presencial a partir desta sexta-feira (24/06) e segue até 3 de julho.

“Estou cada vez mais convicto de que a proteção divina é fundamental para governar”, declarou Caiado. Devoto, lembrou que alcançou resultados e superou dificuldades ao longo do mandato sempre apoiado na fé. “Peço ao Divino Pai Eterno que me guie para continuar cada vez governando melhor para o nosso povo”, afirmou.

Assim como dois anos atrás, Caiado caminhou ao lado da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado. Ao longo da trajetória, pausas para orações e também conversas com fiéis. “A gente tem certeza que é uma caminhada de fé, coração e amizade”, afirmou a primeira-dama na partida.

Trata-se da maior celebração religiosa da região Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil. Serão 10 dias de programação, com expectativa de receber um público de 5 milhões de pessoas. “Esperamos ter um evento que vai bater o recorde de todos os anos”, afirmou o governador. O retorno presencial ocorre após suspensão de dois anos devido ao período mais crítico de disseminação do coronavírus. Médico, Caiado expressou alegria por ver as pessoas retomarem as suas atividades. “Voltar à vida como ela era é uma coisa muito importante para nós. Nós atravessamos um grande desafio, que foi essa pandemia de Covid-19”, disse.

No caminho, o chefe do Executivo goiano cumprimentou comerciantes às margens da rodovia e vistoriou os serviços que serão prestados aos devotos pelo Governo de Goiás, entre eles, o Centro de Apoio ao Romeiro, instalado pela OVG na metade do caminho entre Goiânia e Trindade. No local, há distribuição de lanches, espaço para descanso, banheiros e atendimento de primeiros-socorros. “Preparamos tudo com muito carinho para que os romeiros tenham todo o apoio necessário! A qualquer hora do dia ou da noite, pelos próximos dias, quem passar pela barraca da OVG será muito bem acolhido e terá aquela força a mais para concluir sua caminhada!”, convidou a primeira-dama. O governador destacou o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Vamos ofertar um volume significativo de testes de Covid-19”, afirmou.

Por volta da meia-noite, Caiado e Gracinha foram recebidos pelo prefeito de Trindade, Marden Júnior, no Portal da cidade. “Não se faz uma Festa de Trindade sem parceria com Governo do Estado, com as forças de segurança, na logística, na infraestrutura. É assim que vamos fazer a maior festa de todos os tempos, mas também a mais organizada e segura”, salientou o gestor municipal. Do portal, a comitiva seguiu por mais uma hora de caminhada até o Santuário Basílica, marco final do trajeto, onde recebeu os cumprimentos do reitor, padre João Paulo Santos. “Aqui, neste santuário, somos todos irmãos e hoje eu os acolho como peregrinos e isso é muito bonito. Esse trajeto é também uma viagem espiritual que nos renova”, afirmou.

Para o governador, a tradição e a memória são renovadas a cada passo da caminhada até Trindade. “As minhas tradições vêm de longa data”, declarou ao expressar sua religiosidade e o costume de participar de romarias desde os 14 anos de idade. “Sou muito temente a Deus. Quando está tudo difícil, eu peço ao Divino Pai Eterno que me ajude. É dessa maneira que vou daqui até Trindade, agradecendo e pedindo cada vez mais orientações”, disse ainda no ponto de partida.

Fotos: André Saddi e Junior Guimarães


Romaria 2022

Fotos: André Saddi e Junior Guimarães

A 182ª edição da Romaria é promovida pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), em parceria com o Governo de Goiás e a Prefeitura de Trindade. Somente via Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do programa Goyazes, o Estado investiu R$ 427 mil na festa. A ação do governo envolve ainda logísticas de segurança e transporte públicos, além do sorteio de 166 pontos para montagem de barracas às margens da Rodovia dos Romeiros para venda de comidas, bebidas, roupas e artigos diversos.

Acompanharam o governador na caminhada o deputado federal Delegado Waldir; os secretários de Estado Cristiane Schmidt (Economia), Andrea Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Joel de Sant’Anna Braga (SIC), Renato Brum (Segurança Pública), coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales; o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires; o ex-deputado federal Daniel Vilela; o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot; a advogada Anna Vitória; equipe de governo e integrantes das forças de segurança pública do Estado.

Leia também: 

-EM ROMARIA DO DIVINO PAI ETERNO, GOVERNADOR CAIADO VAI CAMINHAR DE GOIÂNIA A TRINDADE NA NOITE DE HOJE; GOVERNO INTENSIFICA AÇÕES DE SAÚDE AOS ROMEIROS

-A PÉ OU DE COMITIVA DE CARRO DE BOI? VAI COMEÇAR A FESTA DO DIVINO PAI ETERNO, EM TRINDADE GOIÁS

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

A PÉ OU DE COMITIVA DE CARRO DE BOI? VAI COMEÇAR A FESTA DO DIVINO PAI ETERNO, EM TRINDADE GOIÁS

0
Carreiros comerçaram a chegar em Trindade na manhã desta quinta-feira (23). Foto: Diomício Gomes – do Jornal O Popular

Vídeos enviados pelo amigo jornalista Jordevá Rosa, mostra o carreiro do Senhor Jair Pequi, morador de Cromínia próximo de Aragoiânia, que está a caminho de da grandiosa Festa do Divino Pai Eterno, com previsão de chegada até Trindade neste sábado (25).

A 182ª Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade-GO, começa nesta sexta-feira (24) e vai até o dia 3 julho, volta a ser realizada presencialmente depois de 2 anos,  e a expectativa é que mais de 5 milhões de pessoas passem pela cidade Santa nos dias de festa.

Outra expectativa, é que até o dia 30 deste mês, mas de 400 carros de boi cheguem na cidade de Trindade, e as primeiras comitivas começaram a chegar hoje, quinta-feira (23).

A Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade Goiás, conta além das missas, novenas e terços, procissões, shows e encontros de carreiros, cavaleiros e mulandeiros.

 

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DA MAIOR FESTA RELIGIOSA DO ESTADO DE GOIÁS

Foto: Reprodução


Programação Diária

5h – Alvorada Festiva (Praça do Santuário Basílica e Igreja Matriz)

5h20 – Procissão da Penitência – Da Igreja Matriz à Praça do Santuário Basílica (Transmissão: TV Pai Eterno, Rádio Trindade FM e Rádio Difusora Goiânia)

 

Praça do Santuário Basílica

6h – Missa (Transmissão: TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Trindade FM e Rádio Difusora Goiânia)

19h30 – Novena Solene (Transmissão: TV Pai Eterno, TV Aparecida e Rádio Difusora Goiânia)


Santuário Basílica

-11h, 13h30, 17h30 e 22h – Missas;

-8h, 15h – Novenas (Transmissão: TV Pai Eterno)

 

Igreja Matriz

7h, 12h, 16h30 e 19h – Missas

9h e 14h – Novenas

13h – Oração do Terço

 

Igreja do Santíssimo Redentor

8h e 18h – Missas

10h, 16h – Batizados (Inscrições antecipadas na Secretaria Paroquial) – (62) 3505-1129


Carmelo Santíssima Trindade

7h – Missas

 

Vila São Cottolengo

9h – Missas

Confissões

6h às 21h – Todos os dias no Santuário Basílica e na Igreja Matriz


Programação Especial

24 de junho – Sexta-Feira

6h – 13ª Romaria dos Militares – Trevo de Goiânia

11h – Missa dos Militares – Santuário Basílica

16h – 6ª Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia

17h – 1ª Romaria Vocacional (SAV-CRB) – Trevo de Goiânia

19h – 6ª Romaria da Polícia Civil – Terminal Pe. Pelágio

 

25 de junho – Sábado

6h às 0h – 17ª Romaria Arquidiocesana e Bênção no trevo de Goiânia, com participação dos vicariatos na Novena Solene

17h – Romaria da Juventude – Trevo de Goiânia

17h – Saída da 3ª Romaria Motociclista – Terminal Padre Pelágio

17h30 – Missa com os foliões – Praça do Santuário (Transmissão: TV Pai Eterno, RedeVida e Rádio Difusora Goiânia)

18h – Bênção aos Motociclistas – Porta Principal do Santuário

 

26 de junho – Domingo

7h30 – 1ª Romaria dos Ciclistas – Saída pelo Trevo de Goiânia

17h30 – Missa da juventude e orações pelas Vocações – Praça do Santuário (Transmissões: TV Pai Eterno e RedeVida)

22h – Missa com a juventude e Adoração ao Santíssimo – Santuário Basílica

 

30 de junho – Quinta-Feira

7h30 – Romaria dos Carros de Boi, Cavaleiros e Muladeiros com bênção – Praça da Igreja Matriz

17h30 – Missa das Obras Sociais Redentoristas – Santuário Basílica

22h – Missa com a juventude e Adoração ao Santíssimo – Santuário Basílica

 

1 de julho – Sexta-Feira – Dia dedicado à Vila São Cottolengo

5h – Participação dos Internos da Vila São José Bento Cottolengo na Novena Solene – Praça do Santuário

5h30 – Missa com a juventude e Adoração ao Santíssimo – Igreja Matriz

2 de julho – Sábado

25/06, 26/06, 01/07 e 02/07 – às 0h, 2h e 4h 03/07 – às 0h e 2h

 

Missas da Madrugada – Santuário Basílica

6h55 – Missa pelos romeiros falecidos (Santuário) – TV Pai Eterno, RedeVida e Rádio Trindade FM

19h – Missa (Igreja Matriz) – TV Pai Eterno 19h30 – Missa (Santuário) – Rádio Difusora Pai Eterno

 

3 de julho – Encerramento

4h30 – Alvorada Festiva – Praça do Santuário Basílica e Igreja Matriz

5h – Procissão da Penitência, saindo da Igreja Matriz para a praça do Santuário Basílica (Transmissão: TV Pai Eterno, Rádio Trindade FM e Rádio Difusora Goiânia)

5h45 – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica (Transmissão: TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Trindade FM e Rádio Difusora Goiânia)

8h – Missa Solene da Festa na Praça do Santuário Basílica (Transmissão: TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Difusora Goiânia e Rede Vale FM)

17h30 – Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Igreja Matriz até a praça do Santuário Basílica (Transmissão: TV Pai Eterno, RedeVida, TV Aparecida e Rádio Difusora Goiânia) Importante: levar velas

 

Missas deste dia

6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h – Igreja Matriz

10h30, 12h, 13h30 e 15h – Santuário Basílica

7h – Igreja do Carmelo

8h – Igreja do Santíssimo Redentor

9h – Igreja da Vila

4 de Julho – Segunda-Feira

5h – Toque de despertar – Dia especial de oração pelos romeiros já falecidos

 

Santuário Basílica

5h30 e 10h – Missas

6h55 – (Transmissão: TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Trindade FM)

19h30 – (Transmissão: Rádio Difusora Goiânia)

Igreja Matriz

7h e 9h – Missas

19h – (Transmissão: TV Pai Eterno)

 

Leia também:

-EM ROMARIA DO DIVINO PAI ETERNO, GOVERNADOR CAIADO VAI CAMINHAR DE GOIÂNIA A TRINDADE NA NOITE DE HOJE; GOVERNO INTENSIFICA AÇÕES DE SAÚDE AOS ROMEIROS

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

BADIINHO ENTREVISTA NO INSTAGRAM NESTA SEXTA-FEIRA (24), FLÁVIA CANÊDO, AUTORA DO LIVRO ‘DIÁRIO DE UM RELACIONAMENTO ABUSIVO’

0
Flávia Canêdo vai lançar livro baseado em sua vida retrata as características dos relacionamentos abusivos. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

O Badiinho vai entrevistar no perfil do Blog do Badiinho no Instagram nesta sexta-feira (24),  às 21h, a escritora catalana Flávia Canêdo, que lança seu primeiro livro ‘Diário de um Relacionamento Abusivo’, previsto para ser lançado em agosto deste ano.

O livro baseado em sua vida retrata as características dos relacionamentos abusivos, tema que deve ser discutido e promovido! Milhares de mulheres são vítimas de agressões em seus relacionamentos, sejam elas físicas ou verbais, e esse livro é uma forma de chamar a atenção das pessoas para essa causa.

A obra relata a força e empoderamento feminino, em capítulos de superação da expressão sexual das mulheres, possuindo trechos quentes e que levarão os leitores a subir nas paredes!

O lançamento está previsto para início de agasto, sendo em breve anunciado o dia oficial! Até lá a escritora segue realizando o trabalho de empoderar mulheres em sua rede social (@flacanedo), em rádios, mesas de debate, lives e em sua busca por parcerias.

Imagem: Divulgação

 

SIGA O INSTAGRAM DO BLOG DO BADIINHO PARA ASSISTIR ENTREVISTAS E SABER TUDO DO QUE ACONTECE EM NOSSA CIDADE, REGIÃO, ESTADO, BRASIL E MUNDO:  

Publicado por: Badiinho Moisés