Segundo informações de Cabos Eleitorais ligados ao candidato e ao grupo de pessoas que foram presas com panfletos de pesquisas que não estariam registradas, a pesquisa detém o devido registro na Justiça Eleitoral, porém, a legislação eleitoral veda a distribuição de santinhos e materiais de campanha na noite em que antecede a votação de escolha dos postulantes aos cargos.
Foto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: Reprodução
A matéria foi divulgada pelo site do do Jornal O Popular na manhã deste domingo (28), informando as prisões de três suspeitos de praticarem crimes eleitorais. Além das três pessoas detidas, foram apreendidos materiais de campanha como panfletos, dinheiro e munições.
A comunicação social do 18º Batalhão de Polícia Militar, divulgou detalhes da ocorrência registrada na noite de ontem, sábado (27), em Davinópolis:
Na noite de ontem, sábado, 27/10, as equipes do COD – Comando de Operações de Divisas, da Polícia Militar do Estado de Goiás, realizaram a prisão de três homens, um com 31 e dois com 32 anos de idade, suspeitos de praticarem crime eleitoral na cidade de Davinópolis/GO.
Eles foram abordados em um veículo de cor preta portando uma munição calibre .380, mais de 2.400,00 em dinheiro e vários panfletos sobre pesquisas eleitorais, que também estariam sendo distribuídos nas ruas da cidade.
Os três foram encaminhados à central de flagrantes de Catalão e os documentos e dinheiros foram apreendidos. (Texto: 18º Batalhão de Polícia Militar).
No final da tarde do último sábado (27), o condutor de um Fiat Uno, após perder o controle do veículo contra o muro de uma residência na Rua das Azaleias, no Jardim Primavera.
Relatos de testemunhas que estavam próximas ao local o acidente, disseram que o condutor do veículo que chocou-se contra o muro, teria perdido o controle após bater na traseira de outro carro.
Apesar do susto e dos estragos na casa e no veículo, felizmente ninguém se feriu. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Três pessoas foram presas, na noite de sábado (27), por divulgação de pesquisa falsa de um candidato em Davinópolis.
Segundo o Coronel da Polícia Militar (PM), Anésio Barbosa, os suspeitos estavam uma grande quantidade do material, que não estava registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O trio tentou fugir quando viu os PMs, mas acabaram presos em flagrante.
Os três disseram que receberam uma grande quantia em dinheiro para fazer a divulgação da falsa pesquisa. Além disso, um deles carregava munições de calibre 380. Os suspeitos foram levados à Central de Flagrantes de Catalão.
Senador eleito em Goiás, Vanderlan Cardoso (PP), durante assinatura de ação popular> Foto: Redes Sociais/Reprodução
O senador eleito Vanderlan Cardoso (PP) ingressou na última sexta-feira (25) com uma ação popular pedindo que a Justiça Federal suspenda revisão tarifária na conta de energia anunciada pela Enel Distribuição Goiás, antiga Celg. Ele solicita também que o poder judiciário determine que a Enel e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentem planilhas que justifiquem a medida, anunciada no último dia 15.
Na prática, essa revisão resultou em um reajuste médio de 18,54% na conta de luz a partir de 22 de outubro. Para consumidores de baixa tensão, a conta terá alta de 15,31% e para os de média e alta tensão, de 26,52%. Na época, a empresa disse que, mesmo com o aumento, a tarifa ficou na “média do setor”. Ainda assim, o levantamento da variação na tarifa residencial da empresa entre 2008 e 2018 aponta um aumento de 91,38%, acima da inflação no período, de 78%.
O advogado responsável pela ação, Colemar Moura, explicou que eles entenderam que o reajuste é “abusivo e não foi discutido com a sociedade”. “Ele quebra inclusive os limites da própria inflação no Brasil e outro aspecto que a gente discute é a questão da forma com que se justificou. Os termos são extremamente técnicos, mas não apresenta qual é a composição de custos da Enel que justificou o aumento da tarifa em Goiás”, criticou.
Vanderlan havia enviado notificações extrajudiciais para a Aneel e para a Enel no último dia 18, questionando o aumento. Na época, ele prometera que, se não tivesse resposta, entraria com uma ação judicial.
Outro lado
Em resposta, a Enel disse que ainda não foi notificada da ação, mas que é uma empresa de concessão federal e que, portanto, é regida pela Aneel, que “estabelece anualmente reajuste tarifário para todas as distribuidoras de energia do País, que pode ser tanto aumento como diminuição da tarifa”. “Os ajustes tarifários ocorrem para todo o setor, independente da empresa controladora”, afirmaram.
Segundo a empresa, apenas R$ 18 de cada R$ 100 arrecadados são destinados à distribuidora para operação, expansão e manutenção da rede de energia elétrica. O resto custeia a transmissão, os encargos setoriais e tributos.
Atropelamento foi às 19h da noite da última sexta-feira (26). Foto: Zap Catalão/Reprodução
Na noite de ontem, sexta-feira, 26, cerca de 05h após o registro de uma acidente de trânsito com vítima fatal, onde uma estudante de 19 anos de idade acabou perdendo a vida após um caminhão ter chocado com sua motocicleta, na Rua Recife, no bairro Vila Erondina, uma idosa de 79 anos de idade foi atropelada por um motociclista na Avenida José Marcelino, próximo a Praça do Marca Tempo, por volta das 19h30.
A idosa Terezinha Silveira Pereira, 79 anos de idade, foi atropelada por um motociclista de 36 anos de idade, o qual relatou aos policiais militares que não havia percebido a idosa atravessando a rua e que não deu tempo de frear a moto, a colhendo no momento em que ela fazia a atravessa da avenida.
A vítima foi levada por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, onde permaneceu internada por algumas horas, mas teve óbito confirmado por volta de meia noite e meia deste sábado (27).
O condutor da moto e outro passageiro da motocicleta, foram encaminhados ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão com vários ferimentos.
Terezinha Silveira Pereira, 79 anos, morreu na Santa Casa de Catalão na madrugada deste sábado (27), após ter sido atropelada por um motociclista. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Em uma semana, este foi o segundo caso de atropelamento a idosos. No sábado passado (20/10), uma idosa de 74 anos de idade foi atropelada por um motociclista na Avenida JK, saída para Goiânia, com vários ferimentos, a idosa recebeu os primeiros atendimentos na Santa Casa de Catalão, mas teve que ser transferida para unidade hospitalar da capital goiana.
Em greve desde o último dia 16 deste mês de outubro, a comissão de greve do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Aguinaldo Campos Netto, enviou nota para a redação do Blog do Badiinho comunicando a paralisação das atividades do instituto.
Segundo consta no documento, a paralisação tem o objetivo de reivindicar além do pagamento até o quinto dia útil do mês, como também outros direitos que os grevistas afirmam estarem sendo negligenciados pelo Instituto REGER, Organização Social responsável diretamente pelos contratos firmados com os profissionais.
Na manhã de hoje, sábado (27), uma manifestação está programada para acontecer logo mais às 09h, na Praça Getúlio Vargas.
Condutora da motocicleta, uma jovem de 19 anos de idade, não resistiu aos ferimentos e faleceu ao dar entrada na Santa Casa de Catalão. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão, ocorrida por volta das 14h desta sexta-feira (26), na Rua Recife, no bairro Vila Erondina, provocou a morte de uma jovem de 19 anos de idade. Isabella Santos de Paula, conduzia uma Honda Biz, quando se envolveu no acidente.
Segundo informações, além de Isabella que pilotava a motocicleta, uma outra jovem de 16 anos estava na garupa, a qual sofreu algumas lesões e foi encaminhada para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), onde seguia hospitalizada até a publicação desta matéria.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e após prestar os primeiros atendimentos, encaminhou Isabella para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, mas lamentavelmente ela não resistiu aos ferimentos e veio a falecer ao dar entrada na unidade hospitalar.
A PM informou que o acidente ocorreu no cruzamento da Rua Recife, a perícia foi acionada e o condutor do outro veículo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde foi colhido o seu depoimento.
Isabella Santos de Paula, 19 anos de idade, era estudante e cursava o 3º ano do ensino médio no Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Na tarde da última segunda-feira, 22/10, a Polícia Militar recebeu uma denúncia informando que uma residência situada na Vila Erondina era utilizada como ponto de comércio de substâncias entorpecentes.
Dessa forma, os Policias Militares realizaram um cerco nas imediações do local, adentraram a residência apontada e, após procederem abordagem ao morador, apreenderam várias porções de drogas ilícitas, um revólver calibre .38 e 06 pássaros silvestres.
Dessa forma, o agressor da sociedade, de 36 anos, foi preso em flagrante delito.
Artigos da Lei Penal Brasileira relacionados ao fato:
Lei 10.826/03 – Estatuto do Desarmamento
Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa:
Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Lei de Crimes Ambientais
Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas:
[…]
III – quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
PM recupera bicicleta furtada e prende autor de furto
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Na tarde da última segunda-feira, 22/10, após receberem uma denúncia repassada via rádio informando que uma bicicleta avaliada em 3.000,00 fora furtada no Bairro Ipanema, a Polícia Militar iniciou uma saturação com intuito de localizar o autor e, em menos de cinco minutos, lograram êxito no intento.
Dessa forma, o agressor da sociedade, de 28 anos de idade, foi preso em flagrante por furto e a bicicleta foi devolvida ao proprietário legal.
Artigo da Lei Penal Brasileira relacionado ao fato:
Código Penal Brasileiro.
Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Polícia Militar prende autor de tráfico de drogas
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Durante atendimento de uma ocorrência de violência doméstica em uma residência no bairro São João, na tarde da última quinta-feira, 25/10, equipes da Polícia Militar abordaram um homem de 36 anos. Durante as buscas, foram localizados no interior de sua residência três vasos com sete plantas de maconha.
Diante do exposto, o autor foi conduzido para DP juntamente com as plantas, ficando a disposição do Delegado de Polícia Plantonista.
Homem de 47 anos de idade é preso com quase 3 Kg de maconha
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Também na noite da última quinta-feira, 25/10, a Polícia Militar realizou a prisão de um agressor da sociedade de 47 anos por tráfico de drogas no Bairro Evelina Nour. Com o homem, os policiais militares apreenderam quase 3 quilos de maconha e aproximadamente R$ 500 reais em espécie, os quais a PM acredita ser derivados do tráfico. O dinheiro e as drogas foram apreendidos em sua residência.
Em abordagem certeira, CPR apreende arma de fogo
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Na noite de ontem, quinta-feira 25/10, equipe da 1ª CIPMRv realizava operações na GO 305, Km 007, no município de Catalão – GO, quando abordou um veículo Fiat/Palio, placa NWK-2126 de Luziânia – GO com três ocupantes.
Durante buscas pessoal e veicular, os policiais militares localizaram uma arma de fogo tipo revólver calibre 32 com cinco munições intactas.
Foram encontradas também com um passageiro, notas aparentemente falsificadas, sendo duas cédulas de R$ 100 reais e outras duas de R$ 50 reais.
Diante das situações, os três foram encaminhados ao DP de Catalão – GO e autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (Art. 16 da Lei 10.826/2003) e pelo crime de moeda falsa (Art. 289 do CPB).
Escrito por: Redação/Textos: Comunicação Social do 18º BPM
Entre os dias 05 e 09 de novembro de 2018 ocorrerá na UFG a IV Semana de Engenharia Civil, que contará com diversos eventos de extrema importância e renome para qualquer estudante, profissional ou interessado em temas relacionados ao curso e, além disso, contará com toda uma programação voltada para o social, com o intuito de propagar as boas ações para a sociedade.
Organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil da UFG evento em si pode ser dividido de duas formas. Teremos nossa programação paga, que será a parte técnico acadêmica em si, que contará com 10 incríveis palestrantes ditos como referências no país, como:
Túlio Bittencourt (Ex-Presidente do IBRACON e professor titular da USP);
Luiz Guilherme Rodrigues (Conselheiro DER/DF e professor da UnB);
Ubiraci Espinelli (Referência na área de construção civil e professor associado da EPUSP);
Renato Cabral (GST.E da empresa Eletrobrás Furnas e professor da UEG e IPOG);
João Fernando Dias (Consultor de revistas especializadas e professor da UFU);
Marina Ilha (Sócia fundadora do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável e professora da UNICAMP);
Dickran Berberian (Presidente da diretoria de fundação do núcleo regional da ABMS – Asso
ciação Brasileira de Mecânica dos Solos em Brasília e professor da UnB);
Vladimir Villaverde Barbán (Gerencia duas empresas que desenvolvem projetos estruturais e é professor da UnB);
Lívia Maria Dias (Superintendente de Saneamento da Secretaria de Estado das Cidades de Goiás);
José Tadeu Balbo (Assessor da Presidência e Diretor 2° Secretário no IBRACON e professor titular da EPUSP).
A IVSEC também contará com 10 minicursos abordando os mais diversos temas, relacionados a softwares da Engenharia Civil, tendências do mercado de trabalho, estudo orçamentário, licenciamento ambiental, segurança no trabalho, desempenho térmico de construções e muito mais!
Algumas visitas técnicas serão feitas tanto dentro da cidade, como na construção do condomínio Solar das Américas, na Reserva do Lago, quanto fora da cidade, como na Usina Hidrelétrica Serra do Facão e na barragem Ribeirão Pari.
Ainda falando dos privilégios daqueles que terão acesso completo ao evento com a aquisição do ingresso, será realizada uma Competição de Pontes de Palito de Picolé com o intuito de promover o conhecimento e trabalho em grupo de forma divertida onde os participantes criarão pontes seguindo alguns critérios e, aquela que resistir a maiores esforços dará ao grupo uma belíssima premiação de 200 reais.
Partindo para a outra forma de participar do evento sem poder participar das atividades já citadas, a organização da IV Semana de Engenharia Civil fez uma programação toda especial para mobilizar a comunidade catalana, desde o entretenimento até a ajuda social. Começando pelos eventos culturais que ocorrerão no auditório Paulo Bastos a partir das 19h, na segunda (05/11) a orquestra de Catalão “Mãos que tocam” estará no auditório da UFG participando da cerimônia de abertura do evento, na terça (06/11) o terno de congo “Vilão Nossa Senhora do Rosário” também fará sua apresentação e, na quinta (08/11) ocorrerá um incrível sarau da Engenharia Civil. Lembrando que, na entrada dessas apresentações estarão sendo recolhidos alimentos para serem doados a instituições carentes, então aproveite e contribua para que uma boa ação seja feita.
Além da parte cultural, graças a uma parceria com o Lions Clubes de Catalão e de Goiânia Bandeirantes Benincá, uma unidade móvel de oftalmologia virá da capital goiana e fará presença no evento nos dias 08 e 09 realizando consultas oftalmológicas e mais alguns exames gratuitamente para a população.
E pensando em como juntar os temas “Engenharia Civil” e “ação social” a IVSEC vai conseguir trazer para todos treinamentos para a comunidade no dia 08 de novembro com a Vedacit, que falará sobre seus sistemas de impermeabilização pela manhã, e, com a Tigre, que mostrará as suas linhas Tigre Redux e Tigregás Residencial a partir das 14h. Os dois treinamentos contarão com explicações esclarecedoras sobre como utilizar e aplicar esses materiais em suas construções.
A IV Semana de Engenharia Civil está sendo feita com o intuito de trazer muito conhecimento através dos melhores, propagar as boas ações e fazer um entrosamento entre os estudantes de Catalão e região através da festa de encerramento “Baile da maiores”, que está sendo organizada pela parceira do evento, a Atlética Predadora, e pela Atlética Ociosa.
Simultaneamente à IVSEC, ocorrerá o II ENPEEX – Encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão, que está dando oportunidade a pesquisadores do país de enviarem seus artigos, para que eles possam ser publicados durante o evento.
Então não perca tempo e corra lá no site: www.secufcat.compara mais informações, esclarecimento de dúvidas e aquisição do seu ingresso para participação completa no evento!
Nesta sexta-feira (26), a dois dias do segundo turno das eleições, serão exibidos os últimos programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Hoje também é o último dia para divulgação de campanha paga na imprensa.
Sábado
Pelo calendário eleitoral, amanhã, véspera da votação, é o último dia para propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22 horas. O prazo é o mesmo para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou para uso de carro de som com músicas ou mensagens de candidatos.
Domingo
No domingo, podem ser divulgadas as pesquisas de intenção de voto realizadas neste sábado (27), para todos os cargos. As de boca de urna, feitas no dia da eleição, só podem ser conhecidas após encerrado o pleito. No caso de presidente, em razão das diferenças de fuso horário, a divulgação só poderá ser feita quando acabar a votação em todo o território nacional. Nas disputas para governador, a divulgação das pesquisas pode feita após as 17 horas do horário local.
No dia das eleições, domingo, é proibida a aglomeração de pessoas com camisetas padronizadas com o nome de um candidato que caracterize manifestação coletiva. No domingo, os eleitores podem se manifestar usando camisetas, broches ou bandeiras com nome do partido ou candidato de sua preferência desde que de forma individual e silenciosa.
A legislação sobre consumo de bebida alcoólica no período de votação – chamada de Lei Seca – não é determinada pelo TSE. Ela varia de acordo com o estado e fica a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais.