Início Site Página 1680

Vereadores se reuniram com representantes da mineradora CMOC; executivos disseram que não devem o município; Adib disse que encontro foi sugerido por ele

0
Vereadores de Catalão durante reunião com executivos da CMOC International Brasil, ocorrida na manhã de ontem, segunda-feira (29). Foto: Redes Sociais/Reprodução

Ontem, segunda-feira, 29 de outubro, enquanto as manifestações de bloqueios na ferrovia de acesso as mineradoras por parte da Prefeitura Municipal de Catalão, especificamente a CMOC International Brasil, os 17 vereadores de Catalão, estiveram reunidos com alguns executivos em hotel de cinco estrelas localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Entre os executivos presentes, estavam dos diretores, Eduardo Silva e Eduardo Lima, as informações sobre o que foi discutido nesta reunião deve ser o principal tema da sessão parlamentar desta terça-feira, 30 de outubro, que acontece a partir das 13h30, no Plenário da Câmara Municipal de Catalão, Júlio Pinto de Melo.

Líder do prefeito na Câmara, vereador Jair Humberto (PROS), disse que a reunião aconteceu na manhã de ontem no Mara Turismo Hotel com a participação dos 17 parlamentares, porém, não houve evolução no diálogo.

Já vereador oposicionista a administração atual, Arcilon Sousa Filho (PSD), em suas redes sociais, disse que os representantes da CMOC International Brasil, receberam um ultimato dos parlamentares, perguntando aos diretores da Multinacional se eles fariam o acordo ou não, e a resposta de imediata dos executivos foram de que a empresa não deve ao município de Catalão.

Sobre essa reunião promovida ontem, o Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, disse que essa reunião teria sido sugerida por ele próprio ao tomar conhecimento de que os executivos estariam hospedados no hotel.  

Nossa produção também em contato com a assessoria da CMOC International Brasil, mas não recebemos o posicionamento da empresa até a publicação da matéria. 

Escrito por: Badiinho Filho 

Polícia Civil de Catalão prende jovem com cerca de 500 micro-pontos de LSD

0
Foto:  Genarc-9a DRP-Catalão/Reprodução

A Polícia Civil de Goiás, através da equipe de policias civis do Genarc/9a DRP/Catalão, coordenada pelo Delegado Fernando Maciel, na manhã da última segunda-feira (29) deflagrou a “Operação Alucinação” na cidade de Catalão, visando reprimir o tráfico de drogas sintéticas que têm sido distribuídos de forma ilegal em nossa cidade, sobretudo em festas e casas noturnas.

Desta forma, após três meses de ininterruptas investigações e monitoramentos, surpreendeu em flagrante delito um jovem de 20 anos de, na posse de aproximadamente 500 micro-pontos do entorpecente conhecido como “LSD” (dietilamida do ácido lisérgico, que é uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas), isso, em sua residência situada no Bairro Ipanema.

Diante de tal situação, a droga ilícita foi apreendida e o investigado recebeu voz de prisão, o qual, ao ser questionado, admitiu aos policiais civis que pretendia comercializar a droga na cidade de Catalão. Desta forma, ele foi conduzido à sede do GENARC/9a DRP onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas (art. 33, da Lei 11.343/06, pena de 5 a 15 anos de prisão) e recolhido ao Presídio local, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Escrito por: Redação/Fonte: Polícia Civil 

OPORTUNIDADES DE EMPREGO: VAGAS DESTA TERÇA-FEIRA (30/10/2018)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta terç-feira (30/10) são:

-Mecânico, com experiência na CTPS em automóveis, masculino;
-Montador de andaimes, com experiência na CTPS, masculino;
-Moto taxista, que tenha moto própria, ambos os sexos;
-Técnico em enfermagem, com experiência e Coren, ambos os sexos;
-Vendedor interno, com experiência na CTPS, feminino;
-Vigilante, com experiência, CNH “AB”, curso em dia, ambos os sexos.

Obs.: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário á apresentação CTPS, RG e CPF.

Prefeito Hugo Deleon realiza obras para retirar água de chuva que fica empossada em avenida do centro de Três Ranchos

0
Obras foram iniciadas na semana passada e devem ser finalizadas nestes próximos dias. Foto: Reprodução

O Prefeito Hugo Deleon (PSDB), mesmo sofrendo problemas financeiros na cidade, situação que vive praticamente todos os municípios do país, se esforça para garantir resultilidade de problemas considerados emergenciais, como é o caso da Av. Roldão P. Carneiro, no centro da cidade do Lago Azul, que se deu por conta de problemas no aterramento de um sistema antigo de drenagem que estava dentro de propriedade particular.

Segundo o chefe do executivo, para resolver de vez o problema no local, um novo sistema de drenagem com escavação e implantação de manilhas.

Deleon afirmou ainda que as obras que iniciaram-se na semana passada, serão concluídas ainda nesta semana, porém, o trânsito foi desobstruído no último final de semana.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho

Acesso as mineradoras foram desbloqueados na tarde desta segunda-feira (29) após decisão judicial; prefeitura emite nota

0
Com máquinas e o apoio de caminhoneiros Prefeitura fez manifestação e bloqueia ferrovia e acessos às mineradoras em Catalão (Foto: Prefeitura de Catalão)

O Blog do Badiinho recebeu agora pouco a informação de que uma liminar concedida no período da tarde, determinou o desbloqueio de trechos da ferrovia que estavam bloqueados pelo Poder Público Municipal de Catalão, em ato de manifesto desde o início da manhã desta segunda-feira (29).

A Decisão Judicial foi expedida pelo Juiz de Direito da Comarca de Catalão, Dr. Marcos Vinícius Ayres Barreto. Leiam na íntegra:

 

Em nota, a Prefeitura de Catalão disse que cumpriu a determinação judicial, mas afirma que  a prefeitura não vai abrir mão de lutar pelos impostos que foram levantados pela sua auditoria e que ela entende que foi fruto de fraude e que lesam profundamente o tesouro municipal. A nota diz ainda, que a demanda com a CMOC e outras empresas do setor mineral continua pelas vias judiciais e por outras ações e meios que ainda estão sendo estudados. Leia nota da Prefeitura na íntegra: 

Nota da Prefeitura Municipal de Catalão

A Prefeitura de Catalão cumprindo decisão judicial promoveu na tarde desta segunda-feira (29), às 16 horas o desbloqueio da linha férrea. O pedido de liminar foi feito pela FCA (Ferrovia Centro Atlântica) e deferido pelo juiz Marcus Vinícius Ayres Barreto. A Prefeitura comunica que a demanda com a CMOC e outras empresas do setor mineral continua pelas vias judiciais e por outras ações e meios que ainda estão sendo estudados. A Prefeitura não abre mão de lutar pelos impostos que foram levantados pela sua auditoria e que ela entende que foi fruto de fraude e que lesam profundamente o tesouro municipal. (SECOM – Prefeitura de Catalão).

O Blog do Badiinho também solicitou nota da empresa CMOC INTERNATIONAL BRASIL, mas nossa demanda solicitada não havia sido respondida até a publicação da matéria.

 

Escrito por: Badiinho Filho 

Mineradora CMOC INTERNATIONAL BRASIL cancelou contrato com empresa de transporte de pessoas de Catalão para trabalhar com empresa paulista

0
Com o rompimento repentino do contrato com a Transduarte, ao todo 33 carros deixaram de rodar, entre veículos utilitários, ônibus e micro-ônibus. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

A CMOC INTERNATIONAL BRASIL, empresa mineradora que explora o nióbio e fosfato da cidade de Catalão, mostrou recentemente o seu desprestígio com empresas da região, revelando a falta de comprometimento com a cidade, isso ao promoverem o rompimento do contrato com a empresa de transportes, Transduarte, que por cerca de 20 anos transportou os colaboradores da empresa.

A Transduarte que é a primeira e única empresa catalana a operar no transporte público, a qual atua há quase 40 anos no setor, disse que foi pega de surpresa com o rompimento do contrato, pois a contratante apenas enviou um aviso prévio em agosto deste ano, comunicando que os veículos que faziam o transporte dos colaboradores, teriam que parar de rodar até o dia 17 de setembro, pois a partir daí, quem executaria os serviços seria a empresa sediada em Ribeirão Preto, cidade do Estado de São Paulo, chamada Passaredo. Essa mesma empresa, chegou a operar no transporte público de Catalão na gestão do tucano Jardel Sebba (PSDB).

Por sorte, a empresa Transduarte, detém de um equilíbrio financeiro, e o rompimento deste importante contrato com a empresa mineradora não terminou de forma trágica, ou seja, não levou a falência da empresa e a centenas demissões de trabalhadores. 

A Transduarte informou que ao todo 33 veículos entre carros de passeios, ônibus e micro-ônibus deixaram de rodar com o rompimento do contrato, que venceria somente no ano de 2021.

No final de 2016, a empresa fez um alto investimento com a aquisição de 14 ônibus, sendo 9 carros novos com ar condicionado e outros cinco seminovos para operar no transporte coletivo de Catalão, além de ter implantado o sistema de catraca eletrônica. 

Na manhã de hoje, solicitamos nota a empresa CMOC INTERNATIONAL BRASIL sobre o rompimento deste contrato, porém, no início da tarde, a empresa que faz o assessoramento na área de comunicação da mineradora, contactou a produção do Blog do Badiinho, informando que a CMOC não se manifestaria sobre o assunto.

Escrito por: Badiinho Filho

PREFEITURA X MINERADORAS: Prefeito Adib Elias protesta e bloqueia ferrovia e vias de acesso a CMOC International Brasil

0
Maquinários da Prefeitura Municipal de Catalão fazem o bloqueio da ferrovia. Foto: Reprodução

Como publicamos aqui no post anterior, o Prefeito de Catalão, Adib Elias, na semana passada tornou pública a briga entre município e a empresa mineradora CMOC INTERNATIONAL BRASIL, afirmando que por mais de 40 anos a empresa que atua nas cidades de Catalão Ouvidor, na mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. 

Neste último domingo, 28 de outubro, o diretor executivo da CMOC,  Marcos Stelzer, produziu um vídeo rebatendo as declarações de Adib, afirmando que entende as dificuldades que o prefeito passa no momento em que as prefeituras de todo o Brasil passam por dificuldades, entendendo o serviço que Adib está fazendo, mas que contratou um escritório de advocacia para defender a empresa. 

O Prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), gravou vídeo rebatendo as alegações do diretor executivo, afirmando que eles estão roubando os cofres públicos há exatos 47 anos, e afirmando que paralisaria a ferrovia , e assim o fez logo no início da manhã desta segunda-feira, 29 de outubro, ao colocar maquinários da Prefeitura Municipal de Catalão sobre a linha férrea, bem em frente ao auditório do Cesuc. 

Em entrevista concedida agora pouco, Adib disse que por 1 ano e 2 meses tentou conversar com o setor mineral de Catalão, especialmente a CMOC, e depois de ter feito uma avaliação profunda de técnicos e auditores independentes, o município tem para receber da CMOC, R$ 14 milhões de reais de IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA  (ISS), valor o qual, teria sido sonegado.

Segundo Adib, a empresa CMOC teria feito um processo de maquiagem de sonegação para não repassar o montante divulgado pelo Prefeito. Outra discussão que o Prefeito Adib também revelou que havia discutido, foi com relação ao Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CEFEM), afirmando que não pode a terceira maior cidade mineral do Brasil, receber em média, de R$ 27o a R$ 300 mil reais por mês, ou seja, nas palavras do prefeito, “isso é praticamente esmolar a cidade de Catalão, e estamos assistindo uma empresa da China levando toda a nossa riqueza, todo o nosso dinheiro, deixando aqui apenas a desesperança, deixando aqui a população sofrendo, pedindo algumas coisas e a prefeitura tendo para receber e não consegue receber deles (CMOC).

Sobre o bloqueio

Vias nas laterais também foram bloqueados, impedindo o trânsito de qualquer outro veículo. Foto: Reprodução

O Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, afirmou que está tudo bloqueado os acessos, como a linha férrea, as demais passagens impendido a passagem de carretas e caminhões. Adib também disse que é uma manifestação sem fim, afirmando que empresa já tentou duas medidas liminares e não conseguiram, uma na Justiça Municipal e outra na Justiça Estadual, porém, segundo Elias, sem êxito, mas afirmando que mesmo que sair alguma liminar, eles irão sair, mas retornarão na próxima segunda-feira (05/11), farão novo bloqueio, até que os executivos consigam sentar na mesa e não sentar como antes, pedindo para que a Prefeitura arrume outro advogado para tirar o respeito, a moral e eficiência daqueles que já realizaram durante 1 ano e 2 meses. Assistam a entrevista gravada pela blogueira Maysa Abrão: 

Vejam algumas fotos do bloqueio promovido pelo Prefeito de Catalão: 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Leia também: 

“Há 47 anos que as mineradores estão roubando de Catalão”: Prefeito Adib Elias disse que irá bloquear as entradas e saídas da CMOC, inclusive a ferrovia

Escrito por: Badiinho Filho 

“Há 47 anos que as mineradores estão roubando de Catalão”: Prefeito Adib Elias disse que irá bloquear as entradas e saídas da CMOC, inclusive a ferrovia

0
Prefeito de Catalão, Adib Elias, disse que fechará entradas e saídas da mineradora CMOC, inclusive a linha férrea. Foto: Reprodução

A Semana que passou foi marcada por um assunto bem polêmico, as declarações do Prefeito Adib Elias, dadas em várias entrevistas concedidas a veículos de comunicação local, nas quais Adib afirma em alto e bom tom, que por “47 anos as mineradoras está roubando a cidade de Catalão”, revelando-se tratar-se de impostos não pagos pela CMOC há mais de quatro décadas.

Na noite deste domingo (28), o Diretor Executivo da CEMOC INTERNATIONAL BRASIL, Marcos Stelzer, usou a página oficial da empresa mineradora no Facebook, para postar um vídeo respondendo Adib Elias. Assistam:

Reação imediata 

Ao tomar conhecimento do vídeo feito pelo executivo da empresa, imediatamente, o Prefeito Adib Elias (MDB), gravou um vídeo de dentro de seu gabinete, reafirmando que a empresa está “sonegando impostos, roubando a cidade de Catalão há mais de quatro décadas”.

O Prefeito destacou ainda que a cidade não vive unicamente e exclusivamente do dinheiro de impostos das mineradoras, mas de outras rendas como da pecuária, agricultura e de outros setores, os quais são contribuintes que pagam em dia seus impostos. 

O Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, disse que irá bloquear as entradas e saídas da mineradora CMOC, inclusive a linha férrea, principal meio transporte da empresa para a entrada de matéria prima e principalmente para a escoação da produção mineral, a qual é explorada em Catalão. Assistam o vídeo com as declarações do Prefeito Adib Elias: 


O que é CMOC Brasil International ?

A CMOC Brasil é uma subsidiária da CMOC, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na China, Austrália e República Democrática do Congo. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. 


Escrito por: Badiinho Filho 

Eleito com 54,17% dos votos válidos, Diogo Rosa (MDB) é o novo prefeito de Davinópolis; veja os demais resultados de eleições suplementares em Goiás

0
Diogo Rosa (MDB) e Nelson Machado foram eleitos para prefeito e vice em eleição suplementar na cidade de Davinópolis. Foto: Reprodução

Após a cassação do ex-prefeito de Davinópolis, Robson Gomes e seu vice, Rony Rodovalho, por irregularidades na campanha das eleições de 2016, a Justiça Eleitoral convocou novas eleições na cidade, onde 3.131 eleitores foram as urnas neste domingo, 28 de outubro, para escolherem o novo Presidente da República e também o novo Prefeito e Vice de Davinópolis.

Dois candidatos disputaram as eleições suplementares na cidade, sendo o prefeito interino, presidente da Câmara de Vereadores, Wilker Ferreira (PR) e o filho do ex-prefeito Darci Rosa, Diogo Rosa (MDB), que foi eleito com 1.450 votos, 54,17% dos votos válidos. Já o atual presidente do legislativo davinopolino, Wilker Ferreira (PR), obteve 1.227 votos, 45,83% dos votos válidos.

Foto: O Popular/Reprodução

Veja também os resultados nos outros quatro municípios goianos que tiveram eleições suplementares neste domingo, 28 de outubro de 2018:

Foto: O Popular/Reprodução
Foto: O Popular/Reprodução
Foto: O Popular/Reprodução
Foto: O Popular/Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho

Com 88% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PSL) é o novo Presidente República do Brasil

0
Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou às 19h em ponto no horário de Brasília-DF, o resultado parcial das eleições 2018, 2º turno, e com 55%,70% (51.945.420 votos), Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito para ser o novo Presidente da República do Brasil, contra 44.30% (41.319.261 votos) do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad. 

 

 

Escrito por: Badiinho Filho