Início Site Página 1679

Catalão: feriado de finados marcado por acidentes e assassinato de idoso

0

O feriado de finados na cidade de Catalão foi marcado por um crime de assassinato que aconteceu no bairro JK, e também por alguns acidentes de trânsito, registrados em uma GO da região, além de um outros acidentes que foram registrados nas ruas e avenidas da cidade de Catalão, entre eles uma caminhonete que caiu dentro do Córrego Pirapitinga e de um condutor que derrubou um poste de iluminação pública em um bairro afastado. 


Condutor perde o controle em lombada da ponte do Rio São Marcos e bate em barranco 

Após saída de pista na GO 210 na Ponte do Rio São Marcos, duas mulheres foram levadas para a Santa Casa de Catalão na noite da última quinta-feira (01/10). Foto: Zap Catalão/Reprodução

A onda de acidentes começou ainda na noite da última quinta-feira (01/10), véspera de feriado, onde uma mulher ficou ferida após um acidente que foi registrado na GO 210, entre Catalão e Davinópolis, e segundo informações, o condutor do veículo teria perdido o controle do veículo de passeio ao passar em uma lombada próxima a ponte do Rio São Marcos, saído da pista e colido-se contra o barranco as margens da rodovia estadual 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, duas mulheres, uma de 42 e outra 45 anos de idade, as quais estavam sentadas no banco traseiro do veículo, queixavam-se de dores e foram encaminhadas ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros da cidade de Catalão. Informações é que a família seguia viagem de Brasília-DF com destino a cidade mineira de Monte Carmelo, porém sofrem esse susto, mas felizmente sem nada mais grave. 

Caminhonete fica dependurada em mureta de proteção do Córrego Pirapitinga 

Caminhonete quase caiu dentro do Córrego Pirapitinga na tarde da última sexta-feria (02/10). Foto: Redes Sociais/Reprodução

Na tarde de ontem, sexta-feira (02/10), uma caminhonete Toyota Hillux quase foi parar dentro do Córrego Pirapitinga, próximo ao cruzamento de acesso a represa do Clube do Povo, isso por volta das 17h30. Segundo informações de populares, relataram que o veículo teria descido desgovernado pela Rua Jovina da Silva Leão – bairro São Francisco, parando após bater em uma pequena mureta de proteção do Córrego Pirapitinga, na Avenida Raulina Fonseca Paschoal, ficando dependurada. Por sorte, ninguém se feriu e apenas danos materiais foram registrados para ao proprietário do veículo. 


Carro derruba poste de iluminação pública em Catalão 

Condutor de caminhonete derrubou poste de iluminação e fugiu em seguida. Foto: Redes Sociais/Reprodução

O condutor de uma caminhonete, na noite de ontem, sexta-feira (02/10), derrubou um poste de iluminação pública e em seguida evadiu-se do local. Por sorte, ninguém se feriu. 

Idoso é morto a facadas em Catalão 

Vítima de esfaqueamento, identificada como Reginaldo (Idade não revelada), circulam pelas redes sociais. Foto: Reprodução

Na tarde de ontem, sexta-feira (02/10), um idoso que era gerente de Casa de Apoio aos Moradores de Rua (CAMOR), que sofria de limitações de coordenação motora e dificuldades para falar,  ainda não teve a idade revelada pelas autoridades, apenas identificado como Reginaldo nas redes sociais, foi morto a facadas, em uma residência de apoio a moradores de rua, situada na Rua 3, no Setor JK, onde o idoso recebeu vários golpes de faca.

Segundo informações de outros veículos de comunicação da cidade de Catalão, após o cometimento do crime, o suspeito, um jovem de 26 anos de idade, teria tentado fugir da cidade, mas foi preso pela Polícia Militar de Catalão ao tentar embarcar em um ônibus na rodoviária do Catalão Shopping.

Até a publicação desta matéria, não havia sido divulgado o que teria motivado o crime.

 

Escrito por: Badiinho Filho 

Acidente entre caminhão e carreta na BR 050 deixa motorista ferido

0

Na manhã da última quinta-feira (01/10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Catalão, registram um acidente envolvendo uma carreta e um caminhão, que aconteceu no KM 239 da BR 050 entre o distrito de Pires Belo e a cidade de Campo Alegre de Goiás.

No acidente, um dos condutores de um veículo sofreu algumas lesões e foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por uma unidade de resgate da concessionária que administra a rodovia.

Foto: Divulgação PRF/Reprodução
Foto: Divulgação PRF/Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho

Prefeitura de Catalão afirma em nota que mineradora fez depósito judicial no valor de R$ 1.173.533,47; apólice de seguro foi apresentada como garantia do pagamento do restante da dívida

0

Sobre o impasse da Prefeitura X Mineradoras de Catalão, foi divulgada agora pouco uma nota oficial que partiu diretamente da Casa de Vidro, informando que o Juiz Marcos Vinícius Ayres Barreto, da Comarca de Catalão, determinou o pagamento da dívida por parte da empresa CMOC International Brasil.

Segundo essa nota divulgada pelo Poder Público Municipal, na última segunda-feira (29/10), um depósito judicial foi feito no valor de R$ 1.173.533,47 e como garantia do pagamento do restante da dívida de R$ 6.970. 909, 38 (valor atualizado até outubro/2018), a empresa apresentou uma apólice de seguro no valor de R$. 5.797.375,91. Leia nota na íntegra abaixo: 

 

NOTA

A população pode comemorar a primeira vitória a partir da polêmica envolvendo a dívida milionária das mineradoras com a Prefeitura de Catalão. Após auditorias, abertura de processo administrativo e mesmo após inserir os impostos sonegados pela CMOC na dívida ativa, o município entrou com ação judicial executando R$ 6.970.909,38 (valor atualizado até outubro/2018). O juiz Marcus Vinícius Ayres Barreto determinou o pagamento por parte da empresa. Nesta data, um depósito judicial foi feito no valor de R$ 1.173.533,47 e como garantia do pagamento do restante da dívida a empresa apresentou uma apólice de seguro no valor de R$ 5.797.375,91.

SECOM – Prefeitura de Catalão

Juiz atende ação movida por Vanderlan Cardoso que pede suspensão do reajuste da energia elétrica

0
Senador eleito por Goiás, Vanderlan Cardoso (PP). Foto: Reprodução

O juiz federal Leonardo Buissa Freitas da 3º vara Cível atendeu, em parte, a ação popular movida pelo senador eleito, Vanderlan contra a Aneel, que regula os preços da energia elétrica no Brasil, e a Enel, distribuidora em Goiás. O senador pede a imediata suspenção do aumento da energia elétrica no estado, que teve reajuste médio de 18,54%, e a apresentação de planilhas de custo que justifique aumento tão elevado.

Em seu despacho, na data de hoje, 01 de novembro, o Dr. Leonardo cita as rés para que respondam no prazo estipulado pela lei 4.717/65, que determina 20 dias para contestação. Tanto a Aneel quanto a Enel terão esse prazo para apresentar provas que justifique o reajuste. Caso não atendam o despacho dentro do prazo proposto, a ação seguirá sem as provas.

O juiz não apreciou a tutela de urgência, determinando que isso fosse feito apenas após o estabelecimento de um contraditório. Sendo assim, a ação só será analisada em sua integralidade após decorrido o prazo para que as rés apresentem suas provas.

Entenda o caso

O senador eleito Vanderlan Cardoso (PP) levantou a bandeira de AUMENTO ZERO, para coibir os aumentos abusivos de produtos/serviços que têm os preços controlados por agências reguladoras, como é o caso da energia elétrica e dos combustíveis.

Vanderlan ingressou com uma ação popular pedindo que a Justiça Federal suspenda revisão tarifária na conta de energia anunciada pela Enel Distribuição Goiás, antiga Celg. Ele solicita também que o poder judiciário determine que a Enel e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentem planilhas que justifiquem a medida, anunciada no último dia 15.

Na prática, essa revisão resultou em um reajuste médio de 18,54% na conta de luz a partir de 22 de outubro. Para consumidores de baixa tensão, a conta terá alta de 15,31% e para os de média e alta tensão, de 26,52%.

Diálogo com as classes

Vanderlan está dialogando com a classe política e a sociedade organizada para unir forças contra os aumentos abusivos. Esteve na Câmara de Vereadores de Goiânia e recebeu apoio do legislativo goianiense. Em reunião na Fecomércio, o presidente Marcelo Baiocchi também se comprometeu com a causa.

O senador eleito também visitou o MPE-GO e o procurador geral, Dr. Benedito Torres, confirmou a disposição do Ministério Público em atuar na defesa do consumidor, ajudando a coibir aumentos abusivos.

Ontem, Vanderlan passou o dia em Anápolis onde participou da reunião com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA. Além de agradecer o apoio recebido durante a campanha eleitoral, o senador eleito foi em busca de apoio para a batalha que está travando contra os aumentos abusivos da energia elétrica e dos combustíveis.
Outras entidades e associações também serão procuradas. O objetivo é que não haja mais nenhum aumento injustificável e abusivo.

Setor mineral de Catalão foi o principal debate na 41ª Sessão da Câmara Municipal; auditor da prefeitura fez esclarecimentos e vereador Jair Humberto (PROS) fez denúncias de supostos crimes ambientais praticados por empresa mineradora

0
Setor mineral foi o principal debate na última sessão do parlamento catalano na última terça-feira (30). Foto: Badiinho Filho 

Na 41ª Sessão da Parlamentar da Câmara Municipal de Catalão, realizada na tarde da última terça-feira (30), no Plenário Júlio Pinto de Melo, o embate entre o Poder Público Municipal e  as Mineradoras foi um assunto mais debatido durante praticamente toda a sessão, contando com a participação do diretor de auditória fiscal do município de Catalão, Luciano da Silva Boldrin, responsável pela auditória nas dívidas das empresas mineradoras com o município de Catalão, que segundo planilhas distribuídas para a imprensa, o valor geral da dívida entre das mineradoras com a cidade, somam-se R$ 117. 694.164,57. 

Após a sessão ser suspensa por 10 minutos pela vereadora Silvia Aparecida Rosa (PROS), que presidiu a reunião,  o presidente da auditória, Luciano Boldrin, que é ex-funcionário da CMOC International Brasil, fez uso da tribuna na Casa de Leis para prestar esclarecimentos sob o assunto.

Luciano Boldrin, auditor fiscal do município de Catalão. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Com relação a auditória sob o ISS da empresa Copebrás e Noiobrás, ambas pertencentes ao grupo CMOC, Luciano disse que elas contratam um outra empresa chamada Fagundes para realizarem o serviço de extração mineral. Boldrin disse que no contrato entre as empresas, fica claro que a prestação de serviços tem um preço fixo unitário, e esse preço, em um exemplo apresentado por ele,  se no caso o valor fosse a R$ 1 Real por cada tonelada extraída, no final do mês é feito a apuração, constatando-se por equipes que chegou-se a 1 milhão de toneladas extraídas.

No entendimento da auditória, a Nota Fiscal deveria estar em R$ 1 milhão, R$ 1 real vezes um milhão de toneladas é igual a R$ 1 milhão de reis.  Porém, para que houvesse as alterações, o auditor afirmou que utiliza-se óleo diesel nos caminhões e máquinas da empresa Fagundes, e que esse óleo diesel está bem claro no contrato que ele é por conta da contratada e não da contratante, e segundo Luciano Boldrin, eles utilizam a parcela do óleo diesel justamente para deduzir isso no valor da Nota Fiscal, explicando ele que se o serviço custou R$ 1 milhão de reais, foram gastos R$ 600 mil reais para se fazer esse serviço e a Nota Fiscal é emitida em R$ 400 mil reais, sendo tributada nesses R$ 400 mil reais. Luciano Boldrin classificou tal ato como inadmissível e inaceitável, tanto para os auditores quanto para a apuração do ISSQN. 

Segundo Luciano Boldrin, o município vem perdendo muito dinheiro ao longo dos últimos anos, mas disse que checagem foi feita sob os últimos 5 anos, pois é o que pode ser feito a nível de auditória, onde chegou-se ao resultado de uma dívida para a  Copebrás de R$ 6.974.130,99, uma dívida de R$ 4.152.256,22 para a empresa Niobrás, sendo um total de R$ 11.126.387,21 no resultado final da auditória dos últimos 5 anos. 

Boldrin afirmou que em um primeiro momento eles (empresa) teriam reconhecido as dívidas, e até teriam se comprometido a discutir com a antiga dona da empresa, no caso a Anglo American,  porém, eles teriam pedindo um tempo, que foi concedido, afirmando que eles tiveram na China, onde está sediada a CMOC International e Inglaterra, onde fica a sede do grupo Anglo American, mas ao retornarem ao Brasil, afirmaram que não haviam conseguindo um acordo com a Anglo,  e disseram que não daria para pagar o município, sugerindo o município deviam judicializar a causa,  afirmando os representantes da empresa que no primeiro momento que eles soubessem entender que perderiam a causa, a Anglo pagaria 80% dessa dívida junto com a atual empresa e os outros 20% seriam pagos pela CMOC. Luciano revelou que a judicialização foi feita, passou pela primeira instância em Catalão, onde entram com uma liminar e o Juiz Dr. Marcos Vinícius Ayres Barreto negou essa liminar, alegando que a auditória está correta. Depois disso, eles (empresa) recorreram para Goiânia, onde também o Juiz indeferiu a liminar. 

Luciano Boldrin disse que recentemente a empresa o convocou para uma nova reunião, na qual solicitaram para que fosse contratado uma assessoria jurídica para validação da auditória, afirmando que naquele dia eles davam indícios que  perderiam a causa legalmente. A proposta apresentada foi levada ao Prefeito Adib Elias (MDB), o qual refutou a ideia de contratar outra auditória ou até mesmo uma assessoria Jurídica, afirmando que é incabível auditar uma auditória. 

Outro dado explicado por Lucino Boldrin, foi sobre a  Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CEFEM), que segundo ele, toda a empresa que lava minério, seja ele qual for, ela é obrigada a recolher aos cofres do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o qual recebe o valor e faz o repasse aos cofres dos municípios que tem as minas de extração mineral, sendo 65%, 23% é destinado ao Estado e os outros 12% ficam para a União.  

Boldrin explicou que não é competência do município realizar esse tipo de auditória, porém, as informações foram adquiridas por meio de uma parceria com o DNPM, onde ele afirma que o município detém de uma senha, legalmente disponibilizada pelo órgão, para que os agentes do município possam visualizar  todas as multas, infrações e movimentações financeiras que pertencem ao município, e nesse caso, só se consegue informações referentes a Catalão. Nas informações que a cidade de Catalão tem acesso, foi percebido alguns processos que tramitam na Justiça, desde o exercício de 2008, ou seja , processos que se arrastam por mais de 10 anos, sendo algumas multas que DNPM entendeu,  mas que as empresas entenderam que não, que não devem e que judicializaram as  multas aplicadas pelo órgão. 

A preocupação é de quanto a Justiça e morosa, pois a indagação do auditor é de quantos mais 10 anos serão necessários para dar uma resposta definitiva nestes processos. Segundo ele, as multas são de mais de R$ 21 milhões da Copebrás do ano de 2008, uma de R$ 3 milhões da Niobrás e uma outra de mais R$ 64 milhões da Ultrafértil que já se chamou Vale Fértil e agora com o nome de Mosaic, ou seja, nada mais nada menos que algo entorno de R$ 105,3 milhões, dos quais, cerca de 65% deste montante viriam para os cofres do município caso a Justiça sentenciasse e condenasse as empresas a fazer os pagamentos. 


Debate dos vereadores 

Líder do Prefeito na casa, vereador Jair Humberto (PROS), disse que uma destas mineradoras “estão retirando todos os contratos das pessoas de Catalão, afirmando ele, que quando se muda a diretoria da empresa, os novos diretores têm seus laranjas e por isso que é necessário retirar os catalanos para que se coloque as empresas deles”.  

O líder do prefeito disse ainda, que quem não anda certo não merece amparo da Justiça e nem dos poderes constituídos, solicitando da Prefeitura de Catalão, que os órgãos de fiscalização, no caso a Vigilância Sanitária, que se procedesse fiscalização em todas as instalações da Mineradora, sendo nos restaurantes, banheiros, solicitando ele também a Secretaria de Meio Ambiente do município, para que seja iniciado processos de investigações por supostos cometimentos de crimes ambientais, afirmando ele quem está recebendo denúncias com fotos e vídeos em seu Whatsapp e Facebook, onde uma pessoa teria denunciado a ele, um lago que esconde um poço artesiano, afirmando o parlamentar que as denúncias são de pessoas que estão dispostas a fazer depoimentos.

Também em sua fala, o vereador revelou que o município enviará um Projeto de Lei para o Poder Legislativo que criará no Código Tributário do Município o setor minerário, que hoje é tributado a 4%, mas que sofrerá alteração para 5% e, só não será maior porque a Lei federal não permite que seja mais, afirmando que ou o município tributa essas empresas no limite ou eles acabaram consumindo-os.  

Sindicalista, vereador Rodrigo Alves Carvelo ‘Rodrigão’ (SD), destacou a unificação dos parlamentares para participarem de uma reunião com executivos da minerador CMOC International Brasil, realizada na última segunda-feira (29, em um hotel de Catalão. Segundo o parlamentar, ao chegar no local da reunião encontrou-se com dois velhos conhecidos da empresa, Eduardo Silva e Eduardo Lima, os quais classificou de autores ao dizer que sabia que o teatro estava armado ali naquele momento.

O vereador sugeriu ao prefeito que retorne a manifestação, porém, driblando o interdito proibitório determinado pela Justiça, o qual Rodrigão afirmou que tal decisão judicial teria um preço, no caso da manifestação do setor mineral, segundo parlamentar, o Juiz teria estipulado o valor de R$ 50 mil reis por dia, e teria sugerido ao prefeito comprar a briga e pago os R$ 50 mil reais por dia  para que as patrols  ficassem lá, caso ficasse 10 dias dias no local seriam R$ 500 mil reais para ter o recebimento de R$ 100 milhões, afirmando ele que teria que ter deixado as máquinas no local. 


Prefeito de Catalão grava novo vídeo atualizando as informações sobre o caso 

Na noite da última quarta-feira (31), o Prefeito de Catalão, Adib Elias, divulgou novo vídeo em sua conta no Facebook para atualizar o assunto, informando que havia se reunido com representantes da Mosaic, a qual ele disse ser uma empresa importante por não deixado de ter pagos seus impostos, principalmente de transmissão de todo o patrimônio que ela comprou da antecessora Vale Fértil, afirmando que a empresa teria se colocado a disposição para resolver os problemas tributários, não somente ela como também a Vale Fértil. 

No vídeo Adib também revelou que dos R$ 14 milhões, R$ 7 milhões provenientes de dívidas da CMOC International Brasil foram Judicializados, afirmando que na última terça-feira (30), a empresa teria feito um depósito de fiança bancária no valor de R$ 5, 5 milhões, os quais afirmou que não aceitará, dizendo que nova medida judicial para que seja depositado R$ 1,5 milhão em dinheiro e outros R$ 5,5 milhões em fiança bancária, afirmando que quem decide o que deve ser repassado para a Prefeitura é o próprio Juiz de Direito. Assista abaixo: 

Chuva forte caí na tarde desta quarta-feira (31) em Catalão e provoca transtornos em vários pontos da cidade; energia elétrica faltou em muitos bairros

0
Alagamento no canteiro de obras de extensão da Avenida Raulina Fonseca Paschoal. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Na tarde desta quarta-feira (31), uma forte chuva caiu sobre a cidade de Catalão, foram poucos minutos de chuva e em alguns lugares da cidade houve o registro de chuva de granizo e rajadas de ventos, isso acompanhada de algumas descargas elétricas. 

O canteiro de obras da extensão da canalização do  Córrego Pirapitinga ficou completamente inundada e alguns caminhões que trabalhavam na obra ficaram ilhados. Internautas registram fotos e vídeos de alguns transtornos provocados no momento da chuva. 

No centro de Catalão, na avenida Randolfo Campos esquina com a avenida 20 de agosto, alguns cabos de alta tensão se romperam, provocando algumas faíscas. 

Por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros haviam divulgado um alerta assim que tiveram conhecimento da possibilidade da chuva forte cair na cidade, o qual publicamos alguns minutos depois. Felizmente ninguém se feriu por decorrência do temporal. 


Vários bairros registram interrupção no fornecimento de energia elétrica 

Boa parte da cidade ficou sem energia elétrica por um bom tempo. Foto: Badiinho Filho

Não demorou muito para que várias pessoas de diferentes bairros da cidade começassem a relatar que estavam sem energia elétrica.

Em nota enviada ao Blog do Badiinho, a comunicação da Enel Distribuição em Goiás, disse que as chuvas causaram danos à rede elétrica, o que teria comprometido o fornecimento em vários setores. A nota diz ainda que a situação foi agravada pela queda de galhos e árvores sobre a fiação elétrica. Leia nota na íntegra a nota emitida pela companhia energética em Goiás:

A Enel Distribuição Goiás esclarece que a forte chuva e os ventos que atingiram o município de Catalão na tarde de hoje (31) causaram danos à rede elétrica, comprometendo o fornecimento de energia. A situação foi agravada pela queda de galhos e árvores sobre a fiação elétrica. A companhia ressalta que iniciou imediatamente seu plano de contingência, com o aumento de equipes, para restabelecer integralmente o fornecimento de energia para os clientes impactados.

Assistam os registros feitos em vídeos por moradores de Catalão:  

 

Escrito por: Badiinho Filho 

Corpo de Bombeiros de Catalão emite comunicado de alerta de risco de chuva forte, ventos, descarga elétrica e granizo; veja algumas dicas de segurança

0
Foto: Divulgação do Corpo de Bombeiros/Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Catalão, emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira (31), comunicando o risco de chuvas fortes da cidade de Catalão. Segundo as informações prestadas pela comunicação do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, a formação de áreas de instabilidades e a sua evolução na maioria das das regiões do Estado de Goiás, devido o aumento da temperatura e o contato com a umidade na atmosfera, poderá acarretar chuvas, ventos fortes, descargas elétricas e eventualmente até em chuva de granizo. 

O Corpo de Bombeiros informou que as informações do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SIMEHGO). 

 O aconselhamento é para que em caso de fortes chuvas, evite-se transitar a pé ou com veículos em áreas propensas a alagamentos, o que vale também para os motociclistas que devem redobrar a atenção. Outra dica importante, principalmente para evitar acidentes com as descargas elétricas, é não ficar debaixo árvores, poste ou estruturas metálicas, desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas, e claro, manter-se abrigado em local seguro.

Leiam abaixo o comunicado emitido pelo Corpo de Bombeiros de Catalão: 

Boa tarde a todos, com o intuito de uma ação de prevenção para hoje dia 31/10/2018, a formação de áreas de instabilidade e sua evolução na parte da tarde na maioria das regiões de Goiás, com as temperaturas em elevação e o contato com umidade na atmosfera podem gerar chuvas e ventos de moderado a forte, descargas atmosféricas e eventualmente granizo.


Escrito por: Badiinho Filho 

Afinal, viadutos nos trevos do Castelo Branco e Pontal na BR 050 serão construídos ou não? em entrevista, Adib disse que o que se sabe, é que será implementado o projeto inicial

0
Preocupação maior é em relação ao trevo do Castelo Branco, o qual liga a outros 10 setores além do Castelo Branco. Foto: Wender Borges – Drone Super Catalão/Reprodução

Moradores dos setores Pontal Norte, Castelo Branco e os que precisam ir até o bairro Santa Terezinha e JK pela BR 050, estão preocupados de como será as obras de duplicações da rodovia federal que corta o município de Catalão. Nestes locais, a informação que se ventila e está sendo propagada pelas redes sociais, é que nos trevos de acesso ao bairro Castelo Branco e Pontal Norte, a MGO Rodovias não irá construir os viadutos que iriam separar o transito urbano com o transito da rodovia federal, e até então, o que sabe, é que serão construídos vários acessos nestes locais.

As obras de duplicação da BR 050, segundo informações,  já se aproximam do nosso município e devem começarem a ser notadas ainda neste ano. 

Trevo de acesso ao Castelo Branco e outros dez setores é mais problemático 

No trevo de acesso ao bairro Castelo Branco, o caso é um pouco mais complexo e emblemático, pois além do Castelo, outros dez setores (Portal do Lago, Setor Marcone, Eldorado, Bela Vista, Flamboyant, Liz, Estrela, Maria Amélia I e II e Alvino Albino) ficam do outro lado da rodovia federal, e milhares de pessoas sofrem para acessar os seus bairros ou terem acesso as demais regiões da cidade de Catalão. Para se obter a confirmação do sofrimento de motoristas, motociclistas e pedestres, basta dar um paradinha ali por perto em horários de picos para acompanharem as filas quilométricas que formam nos dois lados dos trevo, isso durante os 365 dias do ano, especificamente no início da manhã, horário do almoço e no final do dia e início da noite.

Trevo de acesso que liga demais locais de Catalão ao bairro Castelo Branco e outros 10 setores que estão localizados do outro lado da BR 050. Foto: Wender Borges – Drone Super Catalão/Reprodução

Outro fator bastante negativo e que tem aumentando bastante neste locais e principalmente no trevo do Posto JK, é a incidência de acintes, a maioria deles de grandes proporções que deixam mortos e feridos. 

Prefeito de Catalão, Adib Elias, disse que o que se sabe até o momento é que o projeto inicial será executado. Leiam: 

Prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), disse que o que será implementado nos trechos dos trevos da BR 050 será o inicial. Foto: Arquivo Blog do Badiinho

O prefeito da cidade de Catalão, Adib Elias (MDB), disse o seguinte sobre o assunto durante uma entrevista concedida a uma emissora de rádio local :  “Eu tenho tanto conhecimento desse projeto que ele foi pago por mim em 2007, porque se você não sabe (ao radialista), a empresa, que na época foi a Paulista, ela não fazia o projeto, o governo não faria, nós tínhamos que levar um projeto, e como não podia pagar pela Prefeitura, a Associação Comercial (ACIC/CDL), solicitou a Prefeitura e assim o Poder Público repassou para a ACIC/CDL, que pagou o projeto que é hoje implementado.  Eu não posso falar adequadamente se serão quatro ou cinco passagens, mas o que aconteceu? Tinham quatro ou cinco passagens, sendo no Pontal Norte, um pouco mais a frente do Pontal, no trevo do Posto JK, na entrada do Distrito Industrial, e quando eu entrei na Prefeitura no ano passado (2017), eles (MGO) tinham mudado o projeto inteiro, eles iriam fazer viadutos por cima, matando todo os comércios. Esses viadutos seriam iguais ao de Araguari-MG, matando praticamente todos os comércios que existem lá. Eu fui para Brasília, e em reunião com a MGO, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), definimos que voltaríamos com o projeto anterior. Então, até agora, o que nós sabemos, é que será mantido o projeto apresentado anteriormente, e inclusive nós pedimos mais uma entrada para o Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC) e eles não quiseram aceitar”, disse o Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, em entrevista para uma emissora de rádio da cidade, concedida na última terça- feira  (30/10).  

Por diversas vezes tentamos contato com a comunicação da MGO Rodovias, concessionária que administra a rodovia, porém, nossas ligações não foram atendidas e retornadas e nem nossas solicitações de notas enviadas por e-mail foram respondidas. Claro, o Blog do Badiinho continuará tentando contato nas buscas por respostas. 

Escrito por: Badiinho Filho 

OPORTUNIDADES DE EMPREGO: VAGAS DESTA QUARTA-FEIRA (31/10/2018)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quarta-feira (31/10) são:

-Babá, com experiência, feminino;
-Balconista de açougue, com experiência, na CTPS em cortes de carne, ambos os sexos;
-Eletricista de manutenção Industrial, com experiência na CTPS, NR10 atualizado masculino;
-Mecânico, com experiência na CTPS em automóveis, masculino;
-Mecânico de manutenção de máquina industrial, com experiência na CTPS, masculino;
-Montador de andaimes, com experiência na CTPS, masculino;
-Operador de caldeira, com experiência na CTPS, disponibilidade para alojar na obra 110 km, masculino;
-Técnico em enfermagem, com experiência e Coren, ambos os sexos;
-Técnico em eletroeletrônica, com experiência em maquinas elétricas, parafusadeira, furadeira, etc., masculino;
-Trabalhador rural, com experiência na CTPS, que seja casado;
-Vendedor interno, com experiência na CTPS, feminino;
-Vigilante, com experiência, CNH “AB”, curso em dia, ambos os sexos.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Facebook chega a 2,6 bilhões de usuários no mundo com suas plataformas

0
Foto: Reprodução

O império Facebook chegou a 2,6 bilhões de usuários em todo o mundo com suas plataformas (WhatsApp, Instagram e Messenger, além da rede social que dá nome à companhia). A informação foi divulgada pelo presidente da empresa, Mark Zuckerberg, após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2018.

Somente o Facebook tem 2,3 bilhões de usuários entrando na plataforma todo mês, sendo 1,5 bilhão todo dia. Com isso, a plataforma avança em sua liderança no rankingmundial de redes sociais e plataformas digitais. A empresa chega com seus produtos a 34% da população mundial, se considerados os 7,5 bilhões de pessoas, de acordo com dados do Banco Mundial.

Segundo o ranking de redes sociais divulgado pela consultoria internacional de levantamento de dados Statista, com informações atualizadas em outubro, seguindo a liderança do Facebook vêm YouTube (1,9 bilhão de usuários), WhatsApp (1,5 bilhão), Facebook Messenger, (1,3 bilhão), WeChat, (1,05 bilhão), Instagram (1 bilhão), QQ (803 milhões), Qzone (548 milhões), Tik Tok (500 milhões) e Sina Weibo (431 milhões).

A empresa é responsável por cinco das seis primeiras redes sociais. As exceções são o YouTube, pertencente à Google, e o WeChat, espécie de WhatsApp chinês. No ranking das 10 principais plataformas, outros aplicativos chineses estão bem colocados, como QQ, Qzone e Tik Took. Contudo, os números de usuários dessas redes são ancorados pela grande população chinesa residindo no país e imigrante em outras nações, com menor expressão em países de outras línguas.

Em seu comunicado, Mark Zuckerberg destacou o aumento das receitas no trimestre, que foi de 33% sobre o mesmo período no ano passado, atingindo US$ 13,7 bilhões (mais de R$ 50 bilhões). No ano passado, a empresa faturou cerca de US$ 40 bilhões (R$ 148 bilhões), em um aumento de quase 50% sobre o ano anterior, quando a companhia havia gerado receitas de US$ 27 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões).

Tendências das redes

Zuckerberg aproveitou a divulgação dos resultados para comentar mudanças nas estratégias da empresa. Ele identificou três grandes tendências e desafios. O primeiro é a mudança das pessoas de redes sociais tradicionais (como o próprio Facebook) para mensagens privadas (como no WhatsApp) e para a linguagem de stories(bastante popular no Instagram).

O segundo é o crescimento do vídeo entre as plataformas do “ecossistema”. Ele reconheceu que o principal aplicativo para isso é o YouTube, mas afirmou que a companhia trabalha para fazer seus serviços de vídeo uma “experiência única centrada nas pessoas”. Ele projeta que as linhas do tempo devem se alterar para stories e vídeos, e que as formas de interação dos próximos 10 anos serão calcadas nos grupos, ou “comunidades”.

O terceiro desafio é o que chamou de “ameaças à segurança”. O FB vem sendo bastante questionado pela disseminação de notícias falsas desde 2016. Neste ano, já teve três grandes vazamentos de dados, sendo o último no mês passado e que comprometeu 30 milhões de usuários. O incidente motivou investigações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e questionamentos de organizações da sociedade civil e do Congresso Nacional.

Outros aplicativos também entraram na mira de autoridades e da atenção mundial. O WhatsApp foi bastante questionado pela onda de linchamentos na Índia neste ano em razão de boatos difundidos pela rede. Como resposta, a empresa reduziu o número de destinatários dos encaminhamentos.

Nas eleições brasileiras encerradas no último domingo (28), o aplicativo também foi criticado pelo seu papel na difusão de desinformação sobre candidatos e apoiadores. Investigações sobre esquemas de disparo em massa foram denunciados pela imprensa e viraram alvo de apuração pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pela Polícia Federal.

“Ao longo dos últimos anos, nós fizemos um monte de trabalho e muito progresso. Nós ainda temos pelo menos um ano antes dos nossos sistemas estarem no nível que queremos, mas eles estão ficando melhor a cada dia – e isso é por conta tanto da tecnologia quanto das pessoas. Nossos sistemas para identificação proativa de conteúdo prejudicial estão melhorando. Nossos sistemas para detecção de interferências nas eleições estão mais maduros agora”, garantiu Zuckerberg.

Escrito por: Redação/Agência Brasil