Médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, ganhou fama internacional por atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, cidade do interior de Goiás. Foto: Reprodução
O Ministério Público de Goiás realizou até as 17 horas desta terça-feira (11/12) 206 atendimentos a mulheres que se apresentam como vítimas de João de Deus. Duas delas são do exterior, uma dos Estados Unidos, outra da Suíça.
A maioria das possíveis vítimas fez contato (156 até o momento) por meio do canal criado exclusivamente para essa finalidade, o e-mail [email protected]. Elas se identificaram como sendo de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O MP-MG informou que fez dois atendimentos hoje.
Nesta quarta-feira (12/12), às 17 horas, os membros da força-tarefa apresentarão mais detalhes em coletiva de imprensa na sede do MP-GO, em Goiânia (Rua 23, esquina com Av. Fued José Sebba, quadra A 06, lotes 15/24, Jardim Goiás). Todas as possíveis vítimas estão sendo orientadas a procurarem o Ministério Público de seu Estado, que ficará responsável pela coleta de depoimentos. Em seguida, essas provas serão enviadas para força-tarefa do MP-GO, que conta com cinco promotores de Justiça e duas psicólogas.
As possíveis vítimas podem procurar o MP-GO pelo e-mail, pelos telefones (62) 3243-8051 e 8052 ou presencialmente.
Hoje, terça-feira, 11 de dezembro, foi realizada a 48ª Sessão Parlamentar da Câmara Municipal de Catalão, a penúltima sessão ordinária do ano de 2018, na qual, dois Projetos de Lei de autoria do Prefeito Municipal, Adib Elias (MDB), que não estavam incluídos, foram colocados e aprovados pela maioria do vereadores, com exceção dos parlamentares que compõe a oposição: Vereadores Sousa Filho (PSD), Marcelo Mendonça (REDE), Rosangela … (PSDB) e Paulo Moreira do Vale (DEM).
O primeiro Projeto de Lei, autoriza o município de Catalão a conceder subvenção financeira ao Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC) de até R$ 1 milhão de reais para a disputa do Campeonato Goiano 2019. Leia o Projeto que foi aprovado:
Foto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: Reprodução
Outro Projeto de Lei de destaque que foi aprovado, é o de número 93, que autoriza o município a fazer reajustes na taxa de iluminação pública. Leia o Projeto de Lei e como ficará os novos valores após a sua aprovação:
Foto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoFoto: Reprodução
Veja tudo o que foi apresentado, debatido e votado pelos 17 vereadores de Catalão na 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Catalão, por meio de transmissão ao vivo em nossa Fan Page.
Um homem matou quatro pessoas, na tarde desta terça-feira (11), na Catedral Metropolitana de Campinas, e deixou outras feridas. Em seguida, o atirador se matou.
Segundo a Polícia Militar, o incidente ocorreu às 13h25 na catedral, localizada na Rua 13 de Maio, no centro da cidade.
De acordo com relatos, um homem invadiu a igreja, atirou contra as pessoas e se matou. Ainda não se sabe a motivação.
Em nota postada no Facebook, a Arquiodiocese de Campinas informou que a catedral permanecerá fechada para atendimento das vítimas e a investigação da polícia.
“Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor”, diz o texto.
Atendimento às vítimas
Assim que soube do incidente, a prefeitura mobilizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Rede Mário Gatti, a Guarda Municipal e a Empresa de Desenvolvimento Municipal de Campinas (Emdec) para assistência às vítimas do ataque ocorrido na catedral. A prioridade no momento é dar total atenção aos feridos e à família das vítimas.
As informações, até agora, são de que um homem, de cerca de 30 anos, entrou na catedral por volta das 13h de hoje. Ele matou quatro pessoas e se matou.
Quatro pessoas estão feridas – duas foram levadas para o Hospital Municipal Mário Gatti, uma para o Hospital de Clínicas da Unicamp e outra para o Hospital da Beneficência Portuguesa.
O prefeito Jonas Donizette disse que está “estarrecido” com o brutal crime e que dedica suas orações às vítimas e suas famílias.
Atirador de Campinas trabalhou como auxiliar da Promotoria de SP
Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, é o autor dos disparos na Catedral Metropolitana de Campinas. Foto: Reprodução
A Polícia Civil informou que Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, é o autor dos disparos na Catedral Metropolitana de Campinas. Ele era morador de Valinhos, cidade vizinha a Campinas.
Euler foi servidor concursado do Ministério Público do Estado de São Paulo, atuando como auxiliar de Promotoria I, na Comarca de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. O Ministério Público de São Paulo informou que ele pediu exoneração do cargo em 3 de julho de 2014. O perfil de Euler em uma rede social, sem postagens, informa que ele estudou no Colégio Técnico da Unicamp e na Unip, em Campinas.
O delegado José Henrique Ventura, que acompanha as investigações do caso, informou que Euler Fernando Grandolpho não tem antecedentes criminais. “A profissão, ao que parece, é analista de sistemas. É uma pessoa fora de qualquer suspeita em circunstâncias normais. Agora, com a identificação, nós vamos investigar a motivação”, apontou.
A carteira de habilitação do atirador foi encontrada em uma mochila dentro da igreja. Ventura informou que será feita uma diligência à casa de Grandolpho para buscar informações que possam levar ao esclarecimento do crime. “Vamos fazer um levantamento da casa, de quem mora, se é casado. Os dados para saber os antecedentes antes dele chegar a Campinas”, explicou.
Investigações preliminares apontam que Grandolpho não conhecia as vítimas. “Estamos agora identificando as vítimas, porque o que nos interessava primeiro era saber quem era o atirador”, apontou o delegado.
As imagens de câmeras de segurança mostram que o atirador entrou na igreja, sentou em um dos bancos e começou a atirar em pessoas que estavam atrás dele. Ele tinha uma pistola e quatro carregadores. “Usou dois carregadores e tinha dois cheios com 22 cápsulas”, disse Ventura. Antes de se matar, o atirador foi atingido pela polícia.
Testemunha
O aposentado Pedro Rodrigues, 66 anos, estava em um dos últimos bancos da igreja quando o atirador abriu fogo. “Eu peguei o final da missa, sentei, mais ou menos depois de 5 minutos que tinha terminado a celebração. Começou a chegar as pessoas para fazer as ações individuais e de repente percebi que no meio um rapaz se levantou, se posicionou em frente a um casal e começou a atirar à queima roupa. Eu vi dois tiros”, contou. Rodrigues correu para fora da igreja e continuou a ouvir disparos. “Eu escutei mais ou menos 15 disparos”.
O tiroteio ocorreu por volta das 13h25, segundo informações da Polícia Militar. Quatro pessoas morreram no local. Ainda não se sabe a motivação do crime.
Feridos
Um homem de 84 anos, que foi atingido no tórax e no abdômen, passou por cirurgia no Hospital Municipal Doutor Mário Gatti e agora está na Unidade de Terapia Intensiva. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o estado de saúde dele é grave. Uma mulher de 65 anos foi levada para a mesma unidade, permanece em observação, mas o estado dela é estável. Ela foi ferida no tórax, na mão e teve uma fratura na clavícula.
As outras duas pessoas baleadas foram levadas para o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e para o Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas.
Evento foi realizado no Castro’s Hotel, em Goiânia. Foto: Assessoria do Governado eleito
O Senador da República e Governador eleito em Goiás no 1º turno, Ronaldo Caiado, faz o anúncio dos primeiros nove nomes que irão compor o seu governo a partir do dia 1º de janeiro de 2019 .
O evento foi realizado no Castro’s Hotel, em Goiânia, onde após a apresentação dos nomes, Caiado respondeu a pergunta de jornalistas presentes no evento.
Nenhum nome de Catalão foi anunciado
Durante todo o final de semana, foi cogitado nas redes sociais a expectativa de que fosse anunciado algum nome com a indicação do atual prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), porém, Caiado não anunciou nenhum nome de Catalão para o seu Governo.
Caiado afirmou que os próximos nomes serão anunciados antes do natal.
1- Rodney Rocha Miranda (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social – SESD)
Delegado aposentado da Polícia Federal, Rodney Rocha Miranda tem 54 anos e é formado em Administração e Direito pela UNIUDF, pós-graduado em Carreiras Jurídicas pela Escola Superior da Magistratura do DF e em Segurança Pública pela ANP/DPF/MJ. Foi integrante da Comissão de Reforma das Leis Criminais e autor do texto que originou o projeto de criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Foi por duas vezes secretário de Segurança do Espírito Santo (2003-2005 e 2007-2010) e também secretário de Defesa Social de Pernambuco (2006). Foi prefeito de Vilha Velha (2013-2016) e deputado estadual (2011-2012).
2-Ricardo José Soavinski (Presidência da Saneago)
Oceanógrafo formado pela Universidade do Rio Grande, Ricardo José Soavinski tem 55 anos, é analista Ambiental Federal de carreira e atual presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Foi presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), secretário nacional de Recursos hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e presidente do Conselho Fiscal da Paraná-Previdência.
3-Adriano da Rocha Lima (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação – SEDI)
Engenheiro formado em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela PUC-Rio, Adriano da Rocha Lima tem 46 anos e é pós-graduado em Planejamento Estratégico de Redes pela Telia Academy (Kalmar-Suécia) e em Administração Executiva de Negócios pela COPPEAD/UFRJ. É mestre em filosofia pela UFRJ e já atuou como engenheiro da Nortel (multinacional de tecnologia da Flórida, nos EUA) e da Promon Eletrônica. Foi diretor de engenharia da Claro Brasil e também fundador e CEO da WebRadar.
4-Ismael Alexandrino (Secretaria de Estado de Saúde – SES)
Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Pernambuco com Fellow em Terapia Intensiva pela Universidade de Milão e Bolonha, Ismael Alexandrino é atual diretor-presidente do Instituto Hospital Base e também conselheiro titular do Colegiado Gestor da Saúde do Distrito Federal. Tem MBA em Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, foi da diretoria Médica Executiva da DASA, chefe da UTI do Hospital Regional do Gama, Diretor Geral do Hospital de Base do Distrito Federal, superintendente de Saúde da Região Sul do DF e secretário Adjunto de Gestão da Saúde do Distrito Federal.
5-Marcos Ferreira Cabral (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDS)
Prefeito de Santa Terezinha de Goiás pelo terceiro mandato (1997-2000; 2009-2012; 2016-2018), Marcos Ferreira Cabral é filiado ao Democratas e foi um dos fundadores do PFL em Goiás. Tem 49 anos, é formado em Gestão Pública e também técnico em Mineração e em Pavimentação Asfáltica. Já foi vereador em Santa Terezinha de Goiás, diretor do programa Asfalto Novo da Agetop e um dos coordenadores em Goiás da campanha de Ronaldo Caiado à Presidência da República, em 1989.
6-Wilder Morais (Secretaria de Indústria e Comércio)
O senador Wilder Morais (DEM) nasceu na cidade de Taquaral (GO) em 1968. Tem 50 anos de idade. Formou-se em Engenharia Civil, na antiga Universidade Católica de Goiás (UCG), hoje Pontifícia Universidade Católica (PUC). Pai de três filhos, Wilder viveu uma infância de pobreza em Taquaral, pequena cidade do interior de Goiás.
Os seus pais moravam na zona rural e de lá tiravam o sustento para os filhos. O irmão mais velho de Wilder se acidentou com um facão e morreu nos braços do pai. Não houve tempo para socorrê-lo. A tragédia e a tristeza de perder um filho levaram seus pais a deixar a vida no campo e foram para cidade, onde o pai virou taxista e a mãe costureira.
Depois de trabalhar como mecânico de bicicletas, Wilder mudou-se para Goiânia para estudar e buscar uma vaga na tão sonhada faculdade. Morava de favor num prédio abandonado no centro e trabalhava durante o dia. Assim que passou no vestibular, logo procurou emprego como estagiário em uma construtora. Da condição de estagiário para sócio, ele teve que ralar muito, trabalhar dobrado e conhecer cada pedaço dos canteiros de obra onde atuava. Wilder então montou, com outros sócios, a Orca, que já chegou a ter cinco mil empregados. Hoje é considerada a empresa que mais construiu supermercados no mundo. Ela é quem edifica os prédios do Carrefour no Brasil e em outros países.
Wilder entra na política nas eleições de 2010. É convidado a ocupar uma secretaria no Governo. À frente da pasta da Infraestrutura, ele começa a aplicar no serviço público o seu estilo de trabalhar na iniciativa privada e vai destravando obras que estavam paradas há anos, como a ponte sobre o Rio Araguaia, no Cocalinho, divisa com o Estado de Mato Grosso. Essa obra foi concluída em parceria com o Governo do Estado, Governo Federal e iniciativa privada. Também se transformou em realidade os viadutos nas saídas de Goiânia, nas Gos 080, 070 e 060, melhorando substancialmente o tráfego de veículos.
Wilder assumiu vaga no Senado em 2012. Apesar de não ter experiência na área política, é considerado uma das grandes revelações no Senado por sua capacidade de articular a liberação de emendas e recursos para Goiás. Nesse período, Wilder conseguiu trazer para o Estado cerca de R$ 4,5 bilhões, recursos utilizados em todas as áreas e destinados a todos os municípios. Sua capacidade de diálogo e a parceria com os municípios ajudaram bastante Wilder no Senado. Os recursos vieram para as áreas da saúde, educação, infraestrutura e outras situações. Wilder é também o responsável por implantar as universidades federais de Jataí e de Catalão, além de ter aprovado no PPA a criação das universidades do Norte e Nordeste do Estado.
Wilder é um dos poucos senadores da atual legislatura que conseguiu aprovar lei. É de sua autoria o projeto – que hoje virou lei e está em vigor – que permite que empresas e pessoas físicas façam doações às universidades para projetos específicos. Wilder conquistou, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a aprovação do projeto que prevê mudanças substanciais no Estatuto do Desarmamento, permitindo que cidadãos de bem possam ter direito a comprar uma arma para defender sua família e propriedade. Wilder atuou ainda fortemente para colocar um fim à indústria da multa. Segundo ele, os instrumentos de fiscalização de trânsito visam tão somente multar, sem propor nenhum tipo de educação aos condutores.
Ainda no campo da política, Wilder iniciou sua vida partidária no DEM. Depois ingressou no PP. Sem espaço na base do governo para disputar a reeleição, Wilder deixou o PP e voltou para o DEM, a convite de Ronaldo Caiado.
7-Marcos Roberto Silva (Presidência do Detran)
Advogado com pós-graduação em direito civil e processual civil, foi sócio-fundador do escritório Rios e Silva Advogados Associados S/S, membro da comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO 2010/2012 e 2013/2015. Foi Procurador da Câmara Municipal de Mozarlândia 2011 a 2013. Atualmente é Tesoureiro e procurador estadual do Democratas em Goiás.
8-José Sóter Arantes de Faria (Diretoria operacional do Detran)
Gestor público em contratos e licitações. Trabalhou na Celg D por 33 anos, onde atirou como presidente da Comissão de Licitações da Celg. Foi também Membro dos conselhos de Administração e Fiscal da CelgPar.
9-Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt (Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ)
Mestre e doutora em Economia pela EPGE/FGV, Cristiane Alkmin Junqueira é conselheira do CADE, professora da FGV e parecerista da Revista de Direito Administrativo da FGV Direito Rio. Foi secretária-adjunta da Seae/MF, gerente-geral de assuntos corporativos da Embratel, economista do Ibre/FGV, diretora do departamento econômico do Family Office do Grupo Libra e economista do Itaú Asset. Foi também gerente estratégica da Cementos Progreso, diretora da ONG Pacunam (ambos na Guatemala), diretora do departamento econômico da Compañia de Comércio e Exportación e diretora adjunta da Autoridade de Desenvolvimento Local, ambos em Porto Rico.
Assista o anúncio de parte do secretariado de Ronaldo Caiado (DEM), em transmissão feita pela TV Catalão:
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da assessoria do Governador eleito
Saiba quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta terça-feira (11/12) são:
-Assistente de vendas, com experiência, PCD, ambos os sexos; -Eletricista força controle, com experiência na CTPS, masculino, ensino médio completo; -Eletricista de manutenção industrial, com experiência na CTPS, ensino médio completo, masculino; -Empacotador a mão, com experiência na CTPS , masculino; -Encarregado de elétrica, com experiência na CTPS, ensino médio completo, masculino; -Mecânico de montagem de maquinas industriais, com experiência na CTPS, masculino; -Repositor em supermercados, com experiência na CTPS, ambos os sexos; -Técnico instrumentista, com experiência na CTPS, masculino; -Trabalhador rural, que saiba tirar leite, com experiência, casado, sem filhos menores, masculino.
Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.
Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.
Iasmim Martins Souza Silva, que na época tinha 08 anos de idade, foi assassinada após ter sido violentada sexualmente. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
No último dia 09 de dezembro, o caso da garota Iasmim Martins, na época com 8 anos de idade, encontrada morta em uma construção do bairro Jardim Paineiras após ser estuprada e assassinada com um pedaço de madeira, completou cinco anos, e até o hoje o assassino não foi identificado e preso.
Completados meia década, a tristeza maior é de um crime bárbaro e cruel contra uma criança ficar impune.
A Polícia Civil disse que o caso foi arquivado pelo Poder Judiciário em 2016, porém, quando novas denúncias surgem, são investigadas e apuradas.
Em reportagem feita pelo Blog do Badiinho no ano passado, quando o caso completou 4 anos, a delegada Alessandra Maria disse o seguinte:
Alessandra Maria é delegada responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM). Foto: Arquivo – Blog do Badiinho
“A Polícia Civil fez todas as investigações necessárias, tudo que estava ao alcance da Polícia Civil, tudo que foi ventilado aqui, todas as notícias que recebemos, apuramos todas. Fizemos as investigações normais para o caso, ou seja, tudo que estava relacionado ao crime, fizemos tudo que podia ser feito, e não foi identificada a autoria. Vários exames de DNA foram feitos, o Instituo de Criminalística trabalhou de forma bem eficiente, porque normalmente exame de DNA é uma coisa mais demorada, mas o instituto fez estes exames com mais agilidade em razão da gravidade do crime. Então, após termos feito tudo o que era possível pela Polícia Civil e não ser identificado a autoria, a providência foi encaminharmos os autos ao Poder Judiciário, que encaminhou o caso ao Ministério Público, órgão que funciona como um fiscal e também seria titular da ação penal. O MP avaliou todo o inquérito, todo o procedimento feito pela a Polícia Civil e devolveu os autos para nós, pedindo a realização de mais algumas diligências, as quais foram feitas, todas elas compridas, e não se chegando a autoria. Nós devolvemos estes autos para o Judiciário, os quais irão permanecer lá até que algum fato novo surja, e partir desse novo fato, as investigações sejam retomadas, pois tudo que foi falado, mencionado na época e até durante algum tempo depois, todas essas situações foram checadas, verificadas e comprovadas que as não eram os autores do crime”, afirmou a delgada Alessandra Maria ao Blog do Badiinho.
A delegada também afirmou que ainda existe como se provar quem cometeu o crime, pois o material genético coletado na vítima está preservado no Instituto de Criminalística, onde permanecerá preservado, e caso apareça um suspeito que tenha algum fundamento, a Polícia Civil fará as devidas investigações para concluir o caso.
“O caso fica em aberto até surgirem novas provas, o que pode acontecer daqui há 20 anos, o que permitirá o caso começar a correr novamente”, finalizou Alessandra Maria, delegada de Polícia Civil responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), da 9ª Delegacia de Polícia Civil da cidade de Catalão.
O Blog do Badiinho conversou na manhã de hoje, terça-feira (11/12), com a delegada responsável pelo caso, Dra. Alessandra Maria. Ela disse que mesmo o caso estando arquivado pelo Poder Judiciário, quando surge novas denúncias, afirmando que novas denúncias foram feitas recentemente, elas são investigadas e apuradas. Quanto a prescrição, Alessandra disse que não acontece, pois começa a ser contado a partir da identificação da autoria.
Entenda o caso
Corpo da garota Iasmin, na época com 8 anos de idade, foi encontrado por pedreiros em uma obra localizada no Jardim Paineiras. Foto: Reprodução/Internet
Iasmin de Sousa Martins Sousa Silva, hoje estaria com 13 anos de idade, estava desaparecida algumas horas, quando na manhã sombria do dia 09 de dezembro de 2013, trabalhadores da construção civil de uma residência no Jardim Paineiras, encontraram o corpo da garota, bastante machucado e com sinais de violência sexual.
Na época, assim como está o tempo agora, chuvoso, a semana em Catalão foi bastante tumultuada desde a morte de Iasmin, com a presença de repórteres do Jornal O Popular, Diário da Manhã e equipes de TV da capital de Goiás, isso até a prisão de um suspeito, um homem de 38 anos de idade, um pedreiro, que passados cerca de um mês que havia sido detido, o exame de DNA confirmou que ele não havia envolvimento com o assassinato da garota Iasmin.
Mãe de Iasmin segura boneca da filha no local onde o corpo foi achado. Foto: Reprodução/Internet
O Instagram ganhou nesta segunda-feira, 10, uma nova opção de mensagem privada. Agora você pode enviar mensagens de áudio para seus amigos na rede social através do Direct, assim como já é possível no WhatsApp.
Para enviar mensagens de áudio pelo Direct do Instagram, basta tocar e manter pressionado o ícone de um microfone na caixa de texto, na parte inferior da tela. Você também pode deslizar para cima para manter a gravação travada enquanto você fala.
Para enviar, é só soltar o botão ou tocar no ícone de uma seta para cima caso esteja com a gravação travada. Você pode enviar mensagens de até 1 minuto de duração – ao contrário do WhatsApp, que não tem limite para os áudios.
João Deus é denunciado por mais de 40 vítimas em força-tarefa do MP-GO após imprensa denunciar abusos promovidos pelo médium na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia-GO. Foto: Reprodução
A força-tarefa instituída pelo Ministério Público de Goiás para apurar as acusações de abuso sexual feitas contra o médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, recebeu nesta segunda-feira (10/12) um total de 40 contatos de mulheres que se identificaram como vítimas. A maioria delas (35) procurou o MP-GO pelo e-mail criado exclusivamente para essa finalidade: [email protected]. Os depoimentos de todas essas vítimas serão agendados para serem colhidos nos próximos dias.
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, assinou portaria designando cinco promotores e duas psicólogas da equipe do MP para integrarem a força-tarefa. O grupo é composto pelo promotor de Justiça Steve Gonçalves Vasconcelos, que está em substituição da Promotoria de Abadiânia, onde os fatos teriam acontecido e onde tramitarão eventuais ações penais; o coordenador e o coordenador adjunto do Centro de Apoio Operacional (CAO) Criminal do MP, Luciano Miranda Meireles e Paulo Eduardo Penna Prado; a coordenadora do CAO dos Direitos Humanos, Patrícia Otoni, e a promotora Gabriella de Queiroz Clementino, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As psicólogas são as servidoras Liliane Domingos Martins e Lícia Nery Fonseca.
No último dia 04 de dezembro, os profissionais dos ITEGOS de Catalão foram até a Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) realizar um ato para denunciar a situação que se encontra os ITEGOS de Catalão. Foto: Reprodução
Profissionais dos ITEGOS de Catalão que atuam na Educação Profissional e Tecnológica estão em greve há quase quatro meses devido a atraso no pagamento dos salários e cobram os repasses do governo estadual para a Organização Social (OS).
Já são três meses de salário em atraso, seguindo para completar o quarto mês (dezembro) e décimo terceiro sem receber.
Além de salários em atraso, são mais de 6 mil alunos presenciais e a distância sem aulas que os três ITEGOS (Labibe Faiad, Antônio Salles e Aguinaldo de Campos Netto) juntos atendiam em Catalão e na região através dos Colégios Tecnológicos (Cotecs).
Os ITEGOS são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura Pecuária e Irrigação (SED) que terceirou a gestão deles a Organizações Sociais (OS). O Instituto Reger OS que faz a gestão dos três ITEGOS de Catalão além de outro em Anápolis esta sem receber 6 repasses por parte do Governo do Estado de Goiás, estes repasses somados totalizam um valor de quase 10 milhões de reais, por se tratar de organização social o Instituto Reger não tem condições de realizar a atualização dos salários e encargos trabalhistas, pois, depende exclusivamente dos repasses para cumprir com suas obrigações.
Neste sentido, os profissionais afetados vêm nos últimos meses mobilizando manifestações pacificas para cobrar os repasses que o Governo de Goiás deve à Organização Social Instituto Reger.
Protestos foram realizados na Alego no último dia 04 de dezembro. Foto: Reprodução
No último dia 04 de dezembro, os profissionais dos ITEGOS de Catalão foram até a Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) realizar um ato para denunciar a situação que se encontra os ITEGOS de Catalão, e ainda solicitar apoio dos deputados na interlocução com o governo para pagamento da OS e ainda, incluir no orçamento impositivo (Lei que está em debate na ALEGO), a destinação de recursos para o pagamento dos profissionais.
O Governo do Estado de Goiás toda vez que pressionado emite notas informando que estão procurando soluções para regularização dos repasses as Organizações Sociais, porém nada de concreto foi feito até o momento. Temos funcionários passando necessidades, com pensão em atraso, com aviso de corte de água e luz, e ainda, com dívidas bancárias acumuladas.
Lembrando que os ITEGOS de Catalão estão fechados desde o dia 03 de dezembro, pois a OS já não tem mais condições de arcar com limpeza e vigilância, em alguns ITEGOS foram feitas interrupções de energia elétrica e internet por falta de pagamento.