26 de março de 2021

MAPA DE CALOR É ATUALIZADO E ESTADO DE GOIÁS MANTEVE-SE NO VERMELHO; APENAS UMA REGIÃO APARECE NA COR LARANJA

Mapa de calor foi atualizado na manhã desta sexta-feira (26). Imagem: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), divulgou a atualização do mapa de calor, que mede o avanço da Covid-19 nos municípios goianos, como taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento da Covid-19, novos casos e mortes pela doença.

Na 17 regiões mantidas no vermelho, está a Região da Margem da Estrada de Ferro, onde está o município de Catalão e cidades vizinhas, como Ouvidor, Três Ranchos, Davinópolis, Goiandira, Cumari, Anhanguera, Nova Aurora, Marzagão, Corumbaíba, Rio Quente, Caldas Novas, Palmelo, Pires do Rio, Palmelo, Ipameri e Campo Alegre de Goiás. 

Criado no final do mês de fevereiro, esse “mapa de classificação dividiu o Estado de Goiás em 18 regiões, sendo classificados três estágios de situação: alerta, crítica e calamidade. Quando classificada em situação de alerta, é permitido à região o funcionamento de todas as atividades, exceto eventos com mais de 150 pessoas.

A estratificação em situação crítica requer redução na capacidade de atendimento em atividades de alto risco de contaminação como bares e instituições religiosas, ambos passam a ter permissão para ocupar 30% da capacidade. Já atividades de baixo risco, como salões de beleza, barbearias, shoppings e centros comerciais ficam com o limite de 50% de utilização. Eventos, transporte coletivo e outros setores terão restrições específicas.

Já para os casos de calamidade, o entendimento das autoridades em saúde é que haja a interrupção de todas as atividades, exceto supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde. A nota técnica define ainda que, caso seja observado piora nos indicadores, cada região manterá as medidas restritivas respectivas a cada situação por pelo menos 14 dias”, Assim disse a nota da SES-GO.

https://extranet.saude.go.gov.br/pentaho/api/repos/:coronavirus:paineis:painel.wcdf/generatedContent


REABERTURA DO COMÉRCIO

Na manhã desta sexta-feira (26), o governador Ronaldo Caiado (DEM), confirmou que o novo decreto permitindo a reabertura do comércio será publicado na próxima terça-feira (30), passando a valer na próxima quarta-feira (31), quando termina o prazo de 14 dias de fechamento de serviços não essenciais, estabelecidos no decreto que está em vigor no Estado desde 17 de março, com revezamento das atividades econômicas.

De acordo com Caiado, festas e aglomerações continuarão proibidas.

EM CATALÃO

Na cidade de Catalão o prefeito Adib Elias assinou e publicou na última segunda-feira (22), a manutenção do decreto que estava vigente desde o início do mês, que autorizou o atendimento dos estabelecimentos comércios no balcão e por sistema delivery, mantendo os serviços essenciais abertos, com proibição da venda de bebidas alcoólicas e adotando o toque de recolher entre às 20h30 às 05hrs da manhã.

Como o prefeito segue as determinações adotadas pelo Governo de Goiás, a previsão na cidade de catalão é que Adib decrete a reabertura das atividades econômicas pelos próximos 14 dias.

Escrito por: Badiinho Filho