InícioSaúdeReforço da vacina contra meningite para bebês em Goiás...

Reforço da vacina contra meningite para bebês em Goiás terá proteção ampliada

A partir desta terça-feira, 1º de julho, o Governo de Goiás, em parceria com o Ministério da Saúde, inicia a aplicação da vacina meningocócica ACWY em crianças de 12 meses. A medida amplia a proteção contra meningite e substitui a dose de reforço antes feita com a vacina meningocócica C.

Proteção ampliada contra a meningite

O esquema vacinal infantil continua com duas doses da vacina meningocócica C aplicadas aos 3 e 5 meses de idade. No entanto, agora, o reforço dado aos 12 meses será feito com a vacina ACWY. Essa versão protege contra mais sorogrupos da bactéria causadora da meningite, oferecendo maior cobertura.

“A oferta da ACWY significa uma cobertura mais ampla, o que deixa a criança mais protegida e pode salvar muitas vidas”, destacou Flúvia Amorim, subsecretária de Vigilância em Saúde de Goiás.

Quem deve tomar a vacina?

A nova diretriz está na Nota Técnica nº 77/2025. Segundo o documento:

  • Crianças que já completaram as duas doses da vacina C e tomaram o reforço aos 12 meses não precisam receber a ACWY neste momento.

  • Crianças que ainda não tomaram a dose de reforço aos 12 meses deverão receber a ACWY.

Flúvia Amorim reforçou o alerta:

“Criança que está com seu esquema atrasado deve procurar o posto de vacinação o quanto antes.”

A cobertura vacinal da meningocócica C em Goiás, para crianças menores de um ano, está em 85,61% (dados de março de 2025).

Sobre a doença

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ter origem bacteriana, viral ou fúngica. Quando causada por bactérias, o quadro pode evoluir rapidamente e levar à morte.

Além disso, a meningite pode deixar sequelas graves, como:

  • Perda auditiva

  • Dificuldades motoras

  • Comprometimento da fala

  • Danos neurológicos permanentes

A transmissão da forma bacteriana ocorre, principalmente, por vias respiratórias, através do contato próximo com secreções respiratórias. Infecções mal tratadas, como sinusites ou otites, também podem evoluir para meningite.

Situação em Goiás

Em 2024, Goiás registrou 290 casos de meningite e 50 óbitos. Somente em 2025, já são 76 casos confirmados e 11 mortes.

Vacinação é a principal forma de prevenção

A aplicação da vacina ACWY aos 12 meses é uma estratégia para reduzir o risco de infecção e proteger ainda mais a população infantil. Manter o esquema vacinal em dia continua sendo a melhor forma de prevenção contra a meningite.

 

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Maria Eduarda Furtado
Maria Eduarda Furtado
Graduanda em Letras Português/Inglês pela UFCAT, editora e redatora da empresa Badiinho Publicidades e produtora de jornalismo da emissora de rádio Cultura 101.1 FM, em Catalão (GO).

- Anúncio -

spot_img

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -