12 de março de 2021

PRATICAMENTE TODOS OS MUNICÍPIOS DE GOIÁS FOI MANTIDO EM SITUAÇÃO DE CALAMIDADE E DECRETO RESTRITIVO DEVERÁ SER MANTIDO; NO NOVO MAPA DE CALOR, APENAS UMA REGIÃO FOI COLOCADA EM SITUAÇÃO CRÍTICA

As recomendações aplicadas em regiões classificadas como situação “crítica” ou de “calamidade” só poderão ser modificadas se a região apresentar melhora da situação por duas semanas consecutivas (14 dias), ou seja: A região que na semana anterior estava com situação de “calamidade” e nesta semana melhorou para “crítica” ou “alerta”, precisa manter as medidas de “calamidade” por mais uma semana; A região que na semana anterior estava como situação “crítica” e passou para “alerta” nesta semana, precisa manter as medidas de situação “crítica” por mais uma semana; A região que piorou a situação deverá imediatamente adotar as medidas restritivas da situação de piora em que se encontra agora, e manter tais medidas por 14 dias. Imagem: SES-GO/Reprodução 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), atualizou na manhã de hoje, sexta-feira (12/03), o mapa de calor dos casos de Covid-19, mantendo praticamente todas as regiões do Estado em situação de Calamidade, ou seja, no vermelho.

Na atualização, apenas duas regiões foram classificadas na situação laranja, que é estado crítico, sendo as regiões norte e nordeste 2.

Desde o final de fevereiro a SES-GO adotou o mapa de calor que mede o avanço da Covid-19 em Goiás, sendo divulgado as sextas-feiras. O mapa traz três classificações, sendo o amarelo situação de alerta, o laranja situação crítica e o vermelho estado de calamidade, e no caso do vermelho, recomenda-se o fechamento total das atividades econômicas dos municípios.

Para auxiliar os municípios, um mapa de recomendações é divulgado ao lado do mapa de calor, e no caso de hoje, apenas a região nordeste 2 manteve-se na situação crítica, os demais, a recomendação aos municípios é de continuidade nos decretos de medidas restritivas.

Na sexta-feira (05), o Prefeito de Catalão, Adib Elias (POD), acatou a recomendação do Ministério Público local, bem como a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assinou novo decreto fechando as atividades econômicas da cidade e mantendo apenas os serviços considerados essenciais, além de ter adotado o toque de recolher e a proibição da venda de bebidas alcoólicas, medidas essas que valem até o próximo domingo (14/03).

Como a divulgação do novo mapa de calor foi ainda pela manhã, o município de Catalão ainda não se pronunciou sobre qual decisão será tomada.

Escrito por: Badiinho Filho