Início Site Página 877

COM SÉTIMO ENCONTRO, CAIADO ATINGE MARCA DE MIL VEREADORES RECEBIDOS

0

Em reunião no Palácio das Esmeraldas, governador presta contas, ouve demandas e recebe solicitações de parlamentares de 19 municípios. “Câmaras Municipais são chamadas de casa do povo porque nelas é onde realmente se tem 100% da população representada”, diz.

O governador Ronaldo Caiado já recebeu mais de mil vereadores em sete encontros realizados no Palácio das Esmeraldas. Foto: Wesley Costa.

Em reunião com representantes de 19 municípios, realizada nesta quinta-feira (31/03), o governador Ronaldo Caiado atingiu a marca de mil vereadores recebidos para ouvir demandas e prestar contas da administração estadual. Este foi o sétimo encontro realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, e contou com a participação de aproximadamente 120 parlamentares municipais, além de prefeitos, deputados e outras lideranças políticas.

“Os vereadores e vereadoras são os responsáveis por responder por toda a população de seus municípios. Cada um de vocês representa uma parcela. É por isso que as Câmaras Municipais são chamadas de casa do povo. Porque nelas é onde realmente se tem 100% da população representada. Essa representatividade é a prova da relevância do cargo legislativo”, disse o governador, que foi parlamentar por cinco mandatos. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, também participou do evento.

Participaram da reunião vereadores de Abadia de Goiás, Araçu, Aragoiânia, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Cezarina, Damolândia, Guapó, Inhumas, Ivolândia, Nazário, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Santo Antônio de Goiás e Trindade.

Caiado ressaltou que vai receber todos os vereadores do Estado para ouvir demandas e, ao mesmo tempo, fazer prestação de contas dos recursos financeiros e benefícios que o Governo de Goiás destina aos municípios. “Ouviremos de vocês as solicitações específicas para cada um dos 246 municípios. Esses encontros são um canal aberto e definitivo que criamos com todos os vereadores e vereadoras aqui presentes”, destacou o governador.

Vereador por Abadia de Goiás, Cristiano Mendonça (Japão) agradeceu ao governador pelas ações em Abadia de Goiás. “Isso se chama realizar sonhos”, disse. Ele relembrou a trajetória política de Caiado e revelou que o exemplo dado pelo governador serviu de inspiração para que se candidatasse. “Acompanhei toda sua vida parlamentar, que foi muito dinâmica, e me inspirei nela. Foi um espelho para mim o quão o senhor foi, é e será importante para Goiás”.

Do município de Caturaí, a vereadora Maria Destefano agradeceu em nome dos demais colegas pela oportunidade dada pelo governador de terem esse diálogo direto com o governo estadual. “Estamos agradecidos pelo senhor ter dado voz aos vereadores. Afinal de contas, somos nós que estamos de frente com o povo, que recebemos as cobranças e as levamos até os prefeitos, deputados e ao governador”, disse ela.

O vereador Lindomar Alves de Paula, de Guapó, falou dos investimentos na Educação, com destaque para os materiais didáticos entregues pelo Governo de Goiás aos estudantes e, ainda, os uniformes, laboratórios de informática e Chromebooks, dentre outros. “Hoje, as escolas estaduais estão realmente funcionando”.

Marcos Roberto falou em nome dos demais vereadores de Palmeiras de Goiás e destacou as parcerias que o atual governo celebra com prefeituras e câmaras. “O senhor sempre diz que não se governa sozinho. Com esses encontros com vereadores o senhor mostra isso na prática”, observou.

Participaram também da reunião os deputados federais Adriano do Baldy, Delegado Waldir, Francisco Júnior, José Nelto e Zacharias Calil; os estaduais Amauri Ribeiro, Amilton Filho, Bruno Peixoto, Júlio Pina e Wagner Neto; e o ex-deputado federal Daniel Vilela.

Foto: Wesley Costa

 

Publicado por: Badiinho Moisés – Com informações da Secretaria de Comunicação — Governo de Goiás

ELEIÇÕES 2022: MORO DESISTE DE CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

0
ADRIANO MACHADO/REUTERS – 25.11.2021

O ex-juiz Sergio Moro anunciou que desistiu da candidatura à Presidência da República. Moro assinou, na tarde desta quinta-feira (31), a filiação ao União Brasil e, com isso, deixa o Podemos. Apesar da mudança, ele ainda não decidiu a qual cargo concorrerá nas eleições deste ano. A expectativa é que a definição saia até julho a partir da análise de resultados das próximas pesquisas. A notícia é do Portal R7.

“O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única”, escreveu Moro.

“A troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos, a quem agradeço todo o apoio. Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor.”

Antes do anúncio do ex-ministro, membros da cúpula do União Brasil tinham afirmado em um comunicado nesta quinta-feira (31) que Sergio Moro, recém-filiado à legenda, não deve ser o nome do partido nas eleições presidenciais deste ano.

No texto, o partido diz que o ingresso de Moro ao União Brasil “não pode se dar na condição de pré-candidato à Presidência da República”.

“Caso seja do interesse de Moro construir uma candidatura em São Paulo pela legenda, o ex-ministro será muito bem-vindo. Mas, neste momento, não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido”, diz o comunicado.

O posicionamento do União Brasil foi assinado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, secretário-geral do partido, e mais sete integrantes da Comissão Instituidora da legenda. De todo modo, a sigla reconhece que a chegada de Moro pode ser importante.

“Nós, membros da Comissão Instituidora do União Brasil, reconhecemos a importância e respeitamos a trajetória na vida pública do ex-ministro Sergio Moro. Entendemos, também, que Moro pode contribuir muito para o debate político nacional”, destaca o União Brasil.

Filiação

Em novembro do ano passado, Moro filiou-se ao Podemos, e chegou a ser lançado como pré-candidato à Presidência. Os números dele, contudo, não evoluíram nas pesquisas como se esperava e a situação no partido ficou mais complicada. 

Com isso, o União Brasil conseguiu convencer Moro a se filiar à sigla. Como o partido se formou a partir da fusão do DEM com o PSL, terá grande volume de recursos e capacidade de investir na candidatura do ex-ministro para qualquer que seja o cargo definido.

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

GRACINHA CAIADO COMPLETA ENTREGAS DO “MÃES DE GOIÁS” NOS 246 MUNICÍPIOS GOIANOS

0
Foto: Reprodução

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, realizou na manhã desta quinta-feira (31/03) a entrega de cartões do programa Mães de Goiás e outros benefícios sociais em Turvânia, cidade a 90 km de Goiânia. O evento marca o fim da distribuição dos cartões do programa de transferência de renda em todos os 246 municípios goianos, que ainda segue para mães de quatro regiões da capital.

O programa Mães de Goiás concede renda mensal de R$ 250 para mães com filhos de 0 a 6 anos de idade e em situação de vulnerabilidade social. Durante o evento, a primeira-dama reforçou a importância da iniciativa, não apenas no campo social, mas também econômico. “Nossa intenção é ajudar quem mais precisa em cada canto do Estado, mas também gerar renda e circulação de dinheiro dentro de cada município. Por isso, a determinação do governador é para que estabelecimentos locais sejam credenciados. Assim, o dinheiro permanece aqui!”, afirmou.

As equipes do Gabinete de Políticas Sociais e Secretaria de Desenvolvimento Social percorrem todo o Estado desde setembro de 2021, entregando o benefício que já beneficia milhares de mães nos 246 municípios goianos. O valor é pago por transferência de renda direta e utiliza como base de dados o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). O programa tem como objetivo garantir segurança alimentar, oferecer qualidade de vida e assegurar a permanência das crianças nas escolas, além de incrementar a economia local. As mães que não retiraram seus cartões durante os eventos realizados nos municípios onde residem, podem agendar a retirada pelo número (62) 98306-0145.

Durante discurso, Gracinha fez questão de frisar às mães presentes sobre o impacto do benefício social na vida das crianças, logo na primeira infância, “idade em que ainda não há a proteção social da escola, de alimentação, de um lugar para a mãe deixar seu filho enquanto está no trabalho”. “É assim que Ronaldo Caiado governa, fazendo com que a vida de todos possa melhorar. Ele governa para que vocês, as mães de Goiás, tenham apoio para cuidarem de seus filhos”, completou.

O evento em Turvânia também contou com a entrega de 15 kits do programa Aprendiz do Futuro a estudantes selecionados pelo Estado para atuar em órgãos da administração. Além de bolsa no valor de R$ 516,66, os jovens recebem uniformes, crachás, o cartão do vale-alimentação e também um tablet, com acesso à internet, que é utilizado para atividades e cursos on-line. Presente no evento desta quinta, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destacou a importância da iniciativa. “Hoje, estamos aqui para entregar os kits dos aprendizes do futuro, para esses jovens que irão aprender, terão um salário e ainda um vale-alimentação. Isso vai ser muito importante. Ao completar 18 anos, esses meninos estarão prontos para entrar no mercado de trabalho”, ponderou.

A população turvaniense ainda contou com serviços diversos, como emissão de identidade, Passaporte do Idoso e Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Registro Civil. A OVG também marcou presença na solenidade e entregou cerca de 50 donativos à comunidade. O prefeito Fausto Mariano agradeceu o governador e a primeira-dama pelo suporte na área social. “Programas importantes em que não existe politicagem ou apadrinhamento, mas sim uma equipe técnica eficiente, que vai a campo e levanta quais são as verdadeiras necessidades das famílias de Goiás”, destacou o prefeito, durante discurso.

 

Mais entregas

Ainda durante pronunciamento, o prefeito Fausto Mariano comemorou a inauguração da Policlínica Estadual da Região Oeste, em São Luís de Montes Belos, nesta quarta-feira (30/03), a quinta entregue pela atual gestão e que passa a atender também a população de Turvânia. O gestor ainda destacou a parceria com o Governo do Estado e lembrou que, hoje, graças ao suporte do Estado, a prefeitura é capaz de realizar benfeitorias com recursos próprios. “Quando assumi a prefeitura, estava um caos. O governo anterior não repassava os recursos da saúde. Ronaldo Caiado colocou os recursos em dia. Pagou os atrasados da saúde e educação, e, com esses recursos, nosso município pode ter caixa”, contou.

Fausto também adiantou duas grandes obras do governo estadual que vão chegar em breve à cidade. A primeira delas é a construção de 50 casas a custo zero dentro do Programa Pra Ter Onde Morar, por meio do trabalho da Agência Goiana de Habitação (Agehab). “Dentro de 60 dias, iniciaremos essa construção no Jardim Maria Madalena”, contou aos moradores. A segunda obra com recursos estaduais anunciada por Fausto no evento é o recapeamento das ruas de Turvânia, por meio do Programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios. Executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a iniciativa vai garantir mais de R$ 1,2 milhão para a cidade.

 

Balanço social

Desde 2019, o município de Turvânia já recebeu investimentos sociais de quase meio milhão de reais por meio da OVG. Apenas dentro da Campanha de Combate à Propagação de Coronavírus, foram entregues 2.100 cestas básicas na cidade, com aporte financeiro de mais de R$ 160 mil, além de mais de 400 donativos, como cadeiras de rodas, kits de fraldas e cobertores.

As três edições do Natal do Bem receberam investimento de R$ 276 mil, com a entrega de cerca de 1,5 mil brinquedos às crianças da cidade. Já o Programa Universitário do Bem (ProBem) garantiu a entrada de 35 jovens turvanienses no ensino superior, com investimento de quase R$ 300 mil. “Durante a pandemia, passamos por um momento muito difícil, mas graças ao trabalho da primeira-dama Gracinha Caiado e toda a sua equipe contamos com alívio imenso no social”, lembrou, emocionada, a primeira-dama de Turvânia, Fabiane Mariano, durante a solenidade na cidade.

Também estiveram presentes no evento desta quinta-feira o diretor financeiro da Goiás Fomento, Lucas Fernandes; o presidente da Câmara Municipal de Turvânia, Joaquim Monteiro, bem como os vereadores Jadir Policarpio, Thiago Gonçalves, Luizmar Dias e Aléfe Matias.

Publicado por: Badiinho Moisés

EX-NAMORADA PLANEJOU MORTE DO HOMEM ENCONTRADO COM O ROSTO DESFIGURADO EM PIRES DO RIO, DIZ POLÍCIA

Foto: Polícia Civil/ Reprodução

Ex-namorada, de 27 anos, é investigada por planejar a morte do homem encontrado com rosto desfigurado dentro de casa em Pires do Rio, cidade a 116 km de Catalão. A mulher, presa nesta quarta-feira (30/03), confessou o crime. Adolescente que teria participado da trama também foi apreendido na cidade. Um terceiro suposto envolvido na história, ocorrida no último 6 de março, foi detido no Pará. Ele seria o atual namorado da suspeita de arquitetar o homicídio. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

Depois do crime, o suspeito fugiu para o estado do Pará, onde foi localizado e preso. A mulher também planejava fugir, mas a polícia a prendeu no momento em que ela se desfazia de seus pertences para conseguir dinheiro e sair do estado de Goiás.

A suspeita confessou que arquitetou a morte do ex-namorado após brigas por ele discordar da forma como ela cuidava do filho. O casal irá responder por homicídio qualificado. A polícia encaminhou o adolescente ao Juizado da Infância e da Juventude.

Apesar de planejar o crime, a mulher não teria participado diretamente do homicídio. De acordo com a Polícia Civil, atual namorado dela, 21, e o cunhado, menor de idade, foram os responsáveis. Eles teriam invadido a casa da vítima pela madrugada e a espancado com pedaço de madeira até a morte.

Um familiar da vítima foi quem encontrou o corpo Ao chegar na casa, o parente viu manchas de sangue no chão e as seguiu até um cômodo, onde encontrou o homem ensanguentado e com o rosto desfigurado. Ele acionou a Polícia Militar, que convocou a Polícia Técnico-Científica. Peritos concluíram que a vítima foi agredida com auxílio de um pedaço de madeira até perder os sinais vitais.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

REMÉDIOS DEVEM FICAR QUASE 11% MAIS CAROS A PARTIR DE ABRIL

0
Foto: Reprodução

Após a alta no preço dos combustíveis e dos alimentos, agora os medicamentos, outro item essencial, também vão passar por reajuste significativo, possivelmente a partir de 1º de abril. A alta de quase 11% foi autorizada pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), para acompanhar a inflação, e deve ser publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (31).  A informação foi publicada no Portal R7

Conforme a lei, a recomposição anual de preços definida pelo governo poderá ser aplicada neste ano em cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista. Isso significa que o reajuste atinge desde medicamentos para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, até remédios de alto custo fornecidos pelo governo.

Segundo o diretor do Comitê Técnico da Asap (Aliança para Saúde Populacional), Leopoldo Veras, a alta esperada é de 10,8% e deve afetar tanto os medicamentos nacionais como os importados.

“Alguns fatores influenciam esse cálculo, um deles é a produtividade da indústria, outro fator são os ajustes de custos que a indústria tem, e o principal deles é a inflação acumulada. Então, o que a gente espera é que esse reajuste fique entre 10% e 11%”, detalha Veras.

Esse percentual é o máximo que pode ser aplicado pelos fabricantes, e o reajuste pode chegar ao consumidor imediatamente. Segundo dados da Asap, os medicamentos estão em 80% dos tratamentos, e uma em cada dez pessoas consome mais de cinco remédios.

“Gastos com saúde representam algo em torno de 30%, em média, do orçamento familiar, e medicamento é um dos principais gastos nesse ponto. Isso porque, apesar de o SUS ter a cobertura para medicamentos, essa lista é muito restrita, e boa parte do que é prescrito por médicos não está no Sistema Único de Saúde, o que acaba onerando o orçamento familiar, principalmente nas classes mais baixas”, resume.


Publicado por Badiinho Moisés

AGR PODERÁ AUTORIZAR NOVAS EMPRESAS A OPERAR LINHAS INTERMUNICIPAIS

0

Desde 2017, agência estava impedida de conceder novas autorizações, o que resultou na precariedade dos serviços em várias linhas do sistema e no abandono de outras por parte de empresas que alegaram inviabilidade econômica.

Foto: Reprodução

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) poderá, a partir de agora, realizar com plenitude a gestão administrativa do transporte intermunicipal de passageiros no Estado de Goiás. Desde 2017, a agência estava impedida de conceder novas autorizações, o que resultou na precariedade dos serviços em várias linhas do sistema e no abandono de outras por parte de empresas que alegaram inviabilidade econômica.

A AGR obteve, nesta segunda-feira (28/03), efeito suspensivo ao recurso apresentado em ação civil pública que impedia a outorga de novas autorizações para o sistema de transporte intermunicipal. Na decisão, o desembargador Anderson Máximo de Holanda, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), restabeleceu a possibilidade de retomada pela AGR da gestão do transporte intermunicipal até que seja julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

O modelo de autorizações tem sido defendido pelo presidente da AGR, Marcelo Oliveira, que vê a eficácia do modelo na esfera federal. “Defendo que a saída seja esse modelo de autorização que tem se mostrado bastante eficiente no transporte interestadual, que ampliou o número de empresas, o número de linhas e o número de cidades atendidas”, afirmou. Esse é, segundo o presidente da AGR, um modelo que pressupõe a livre concorrência.

De acordo com o presidente da AGR, Marcelo Nunes de Oliveira, a decisão desta semana abre caminho para uma solução definitiva para os problemas que vêm ocorrendo na gestão do transporte entre municípios goianos. Segundo explicou, ao mesmo tempo em que há empresas pedindo renúncia de linhas há outras querendo assumir esses trechos. Agora, elas poderão obter a autorização e prestar serviços regulares e de qualidade aos usuários.

Ao deferir os efeitos suspensivos do recurso apresentado pela AGR, o desembargador considerou a presença do perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Ele destacou os números de linhas que interligam os municípios e a situação em que se encontram, observando que o patamar de 52% de atendimento das linhas não atende à finalidade de universalizar o acesso ao serviço e não promove a concorrência nos mercados.

Atualmente, das 333 linhas existentes no Estado, 113 não foram outorgadas em 2016 e estão sendo atendidas de forma precária e irregular por empresas não autorizadas. Além disso, das 220 linhas autorizadas naquele ano, 46 foram renunciadas ou paralisadas pelas empresas, restando apenas 174 linhas em operação em todo o Estado. Alguns municípios estão completamente isolados, sem ligação de transporte regular com outros municípios, como é o caso de São Miguel do Passa Quatro e Varjão.

“Esse cenário revela, por si só, que o serviço público intermunicipal encontra-se em condições precárias, o que acaba por culminar no aumento do transporte clandestino de passageiros, que, por sua vez, representa dano ao direito social ao transporte e ao direito individual de ir e vir, ambos de assento constitucional”, disse o desembargador na sua sentença. Ele citou também o número de autos de infração emitidos pela AGR desde a entrada em vigor da Lei 18.673/2014: um total de 2.743.

O desembargador Anderson Máximo de Holanda também considerou que “não se revela razoável” impor ao Estado de Goiás, no momento, a realização de licitações na modalidade de concessão ou permissão para exploração das linhas, porque contratos dessa natureza “envolvem prazos longos e, em caso de permissão onerosa ou condicional, como é o caso do transporte intermunicipal de passageiros, implicam indenização em caso de rescisão antecipada”.

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

A FORÇA DA MULHER NO CICLISMO: NESTE FINAL DE SEMANA, CATALANA VAI PARTICIPAR DA COPA INTERNACIONAL DE MONTAIN BIKE, EM PETRÓPOLIS-RJ

0
Ciclista catalana, Laurien Miranda, 20 anos de idade, vai participar da Copa Internacional de Mountain Bike, em Petrópolis-RJ. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal.

A ciclista catalana Laurien Miranda, de apenas 20 anos de idade, vai participar da Copa Internacional de Mountain Bike neste final de semana. A competição ocorrerá no sábado (02) e domingo (03), em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Além de Laurien, também se juntará com os melhores atletas do ciclismo mundial neste evento.

Natural de Catalão, Laurien Miranda coleciona títulos importantes pelo Brasil afora nas suas mais de 100 competições acumuladas na sua carreira, como em 2019, ela foi campeã brasileira de XCO e campeã da Copa Internacional de Mountain Bike, mostrando a força da mulher no ciclismo.

Mais nem tudo são flores, para representar a cidade de Catalão, Laurien Miranda conta apenas com o patrocínio de uma marca de bike, a Groove Bikes. “Junto com ela, recebo todos os equipamentos de bike que preciso, apoiado por outras sete empresas, porém, apoio financeiro não tenho nenhum”, disse Lauren Miranda, destacando ela a falta de incentivos para a modalidade.

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal.

ELEIÇÕES 2022: JOÃO DORIA DEVE ANUNCIAR AINDA HOJE DESISTÊNCIA DA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA

0

Candidato pelo PSDB, governador de SP teria uma série de compromissos nesta quinta, mas agendas foram canceladas.

Doria deve anunciar hoje desistência da candidatura à Presidência pelo PSDB. Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL/JC

O governador de São Paulo, João Doria, deve anunciar nesta quinta-feira (31) a desistência da disputa à Presidência da República nas eleições 2022 pelo PSDB. Ele tinha uma série de compromissos que foram cancelados de última hora. A notícia foi dada pelo Portal R7 na manhã desta quinta-feira (31).

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Governo de São Paulo informou: “Ao contrário do previsto anteriormente, o governador não irá mais até o Edifício-Monumento do Novo Museu do Ipiranga, ao Parque da Cidadania em Heliópolis e à B3. Apenas essa agenda da B3 está mantida, mas sem a presença dele”.

A participação do governador foi confirmada apenas no 4º Seminário Municipalista, que se realiza no Palácio dos Bandeirantes, às 16h. Na ocasião, está previsto um pronunciamento dele à imprensa. Na coletiva desta quarta-feira (30), sobre medidas contra a Covid-19, Doria evitou antecipar informações sobre a candidatura.

Nesta manhã, o governador de São Paulo teria surpreendido aliados e auxiliares ao comunicar que desistiu de concorrer à Presidência. Ele deixaria o cargo no Executivo paulista hoje.

O fato teria pego de surpresa também o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que era apresentado por Doria como CEO do governo e assumiria o cargo. Garcia chegou a pedir demissão da Secretaria de Governo.

Segundo aliados, o governador deve também anunciar a saída do PSDB e que não vai tentar a reeleição ao Governo de São Paulo.

Na noite desta quarta-feira, em jantar com amigos, empresários, aliados e secretários, sem a presença de Garcia, Doria havia sinalizado, em discurso, que poderia abrir mão da disputa. “Não faço imposição do meu nome, pelo contrário. Não parto do pressuposto que tem que ser eu. É preciso ter grandeza e espírito elevado”, afirmou o governador paulista.

ELEIÇÕES 2022: PREFEITO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS DECLARA APOIO A CAIADO

0

Major Eldecirio anuncia apoio à reeleição do atual governador e abandona projeto eleitoral do prefeito de Aparecida de Goiânia.

Foto: Reprodução

O prefeito de São Luís de Montes Belos, Major Eldecirio (PDT), declarou apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O anúncio ocorreu ontem, quarta-feira, 30, durante inauguração da Policlínica Estadual da Região Oeste, um compromisso de campanha de Caiado. Eldecirio havia declarado apoio ao prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriotas).

Durante o discurso, Major Eldecirio comentou que em primeiro momento havia declarado apoio ao prefeito de Aparecida, mas reconheceu a importância da manutenção do projeto de transformação do Estado. “Nós tomamos uma decisão, governador. Por reconhecimento e gratidão, de hipotecarmos o nosso apoio nessa candidatura”, afirmou. “Não podemos deixar de lado a sua humildade. Preciso ser grato, governador”, acrescentou, ao manifestar apoio à reeleição de Ronaldo Caiado.

No último sábado, 26, durante o 1º Encontro Regional do União Brasil e Partidos Aliados, em Jaraguá, Caiado recebeu apoio dos prefeitos Vando Vitor (Palmeiras de Goiás) e Mário Macaco (Itapaci), ambos do PSDB. O evento contou com a participação de 116 prefeitos, lideranças de aproximadamente 200 municípios e milhares de militantes.

Pré-candidato à reeleição, Ronaldo Caiado já tem o respaldo de nove partidos. Além do União Brasil, caminham ao lado do governador MDB, Solidariedade, PRTB, PSC, Avante, PV, PTB e Podemos (legenda que anunciou apoio a Caiado na última terça-feira, 29).

ELEIÇÕES 2022: GUSTAVO MENDANHA VAI DISPUTAR O GOVERNO PELO PATRIOTAS E RENÚNCIA AO CARGO DE PREFEITO ACONTECE HOJE

0
Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. Foto: Facebook/Reprodução

A busca por uma legenda para a disputa do Governo de Goiás terminou para o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha. O ex-emedebista irá continuar a construção de sua pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas pelo Patriota, sigla comandada por Jorcelino Braga. A filiação ocorrerá dentro dos próximos dois dias. Ontem, quinta-feira (31/03), Mendanha passa o bastão da gestão municipal para o vice-prefeito Vilmar Mariano (sem partido), conforme informa matéria do Diário de Goiás na tarde de ontem.

Em fevereiro, o  site Diário de Goiás de Altair Tavaresjá havia adiantado a possibilidade da filiação ao Patriota desde fevereiro. Naquele momento, o prefeito de Aparecida estava com a filiação ao PL praticamente sacramentada, mas a ida do clã do presidente Jair Bolsonaro a legenda e a insistência do deputado federal Major Vítor Hugo em pavimentar sua pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas fizeram Mendanha reconfigurar a rota se aproximando da legenda patriota.

Na semana passada, em entrevista ao Diário de Goiás, o presidente do Patriota em Goiás, Jorcelino Braga destacou que o apoio a Gustavo Mendanha era irrestrito e caminhava independente da filiação ao partido. “O Patriota está próximo dele, independente da filiação ou não. O Patriota é parceiro do Gustavo independente da filiação. Ele deve se filiar naquele que for melhor para o projeto”, disse Braga. 

Na entrevista, Braga pontuou que Mendanha tinha de trabalhar para alcançar maior capilaridade política e alianças fora da legenda. “O Patriota está à disposição dele. É um partido que está com ele. Mas ele tem que fazer uma musculatura política maior. Tem que trazer mais partidos para um projeto de uma envergadura de um pleito para governo”.

Desde que saiu do MDB em setembro do ano passado, Gustavo Mendanha iniciou uma verdadeira peregrinação em busca de um partido. De prima, dizia que o foco não era a pré-candidatura. Naquele momento, o objetivo principal era fortalecer uma frente de oposição ao governador Ronaldo Caiado. Conseguiu apoio de siglas como o PL, Podemos, DC, PTC e o Patriota – a qual se filiará. Chegou a ter conversas com Progressistas, Republicanos e até o PSDB, de Marconi Perillo.

O PL decidiu embarcar no projeto político do deputado federal Major Vitor Hugo para o Palácio das Esmeraldas. O Podemos voltou para a base do governador Ronaldo Caiado com a nomeação do vice-presidente nacional da legenda, Eduardo Machado ao Detran-GO. PP e Republicanos pretendem lançar nomes para o Senado Federal e por isso podem compor a chapa, mas descartavam a filiação de Mendanha. O futuro do PSDB passa por Marconi Perillo. Ele e Braga não se bicam. 

 

Publicado por: Badiinho Moisés