Início Site Página 873

CIRCULAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE CATALÃO SERÁ DE SEGUNDAS ÀS SEXTAS-FEIRAS; CONHEÇA AS NOVAS ROTAS E HORÁRIOS A PARTIR DESTA TERÇA (05/04)

Assessoria jurídica da empresa Transduarte informou ao Badiinho que ônibus não vão circular aos sábados, domingos e feriados.

Foto: Carlos Duarte – SD News/Reprodução

A assessoria jurídica Transduarte, empresa responsável pelo transporte público da cidade de Catalão, informou que após 22 dias de paralisação, após acordo com o município, o serviço será retomado nesta terça-feira, 05 de abril (matéria já publicada aqui), e nos forneceu as novas rotas e horários de circulação do transporte coletivo, informando ainda que a circulação dos coletivos serão de segundas às sextas-feiras, e que aos sábados, domingos e feriados, os ônibus não irão circular.

O transporte coletivo vai funcionar de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:

05h40, 06h30, 07h20, 10h20, 11h30, 12h20, 16h30, 17h20, 18h10

Sábado, domingo e feriados não têm transporte coletivo.

Veja abaixo as novas rotas a partir desta terça-feira (05/04):

 

Leia também: 

-TRANSPORTE COLETIVO VOLTA NESTA TERÇA-FEIRA; PASSAGEM PASSA A CUSTAR R$ 5 REAIS

-“PREFEITURA FOI PEGA DE SURPRESA”, DIZ ADIB ELIAS SOBRE SUSPENSÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM CATALÃO

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

CENTRO DE PEDIATRIA DE CATALÃO ESTENDE FUNCIONAMENTO ATÉ ÀS 21 HORAS

0

A unidade estendeu o horário de atendimento – de segunda a sexta-feira – das 7h às 21h.

Foto: Reprodução

A partir de hoje, segunda-feira (04), a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai estender o horário de funcionamento do Centro Integrado de Pediatria Silvânia Maria Mesquita, localizado na Praça das Bandeiras, na Vila União.

Essa unidade que funcionava das 7h às 17h de segunda a sexta, agora funcionará das 7h às 21h durante a semana. A estratégia tem o objetivo de desafogar a UPA, disponibilizando para a população mais acesso ao atendimento médico, especialmente neste momento de escassez de médicos pediatras em atendimento 24 horas nas unidades hospitalares da rede privada do município.

O Diretor Técnico UPA, Dr. Adeusimar Alves da Silva Júnior, falou sobre o aumento de atendimentos na unidade para o público infantil. “Houve um aumento de 40% da demanda de atendimento às crianças na UPA, pelo fato da unidade ser a única que dispõe de pediatras 24 horas no município. Somente em 1 mês atendemos cerca de 1.300 crianças a mais,” pontuou o diretor.

O Centro Integrado de Pediatria com horário ampliado, contará com uma equipe de 26 profissionais, entre médicos pediatras, psiquiatras, psicólogos, odontopediatras, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo para atender recém-nascidos a crianças de 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

A unidade manterá a maioria dos serviços prestados na rotina, como por exemplo consultas e exames.

O secretário municipal de Saúde, Velomar Rios, frisou que para o atendimento durante o horário ampliado não precisa de agendamentos. Basta os pais ou responsável comparecer à unidade com o cartão SUS de Catalão da criança. Para mais informações entre em contato por meio do telefone: 3442-4368.

Serviços ofertados na unidade

• Consultas em pediatria geral;
• Consultas em pediatria nas especialidades: pneumologista , alergista e nutróloga;
• Consultas em pediatria com nutricionistas;
• Consultas de psiquiatria infantil;
• Atendimento de psicologia;
• Atendimento odontológicos pediátricos;
• Consultas no programa do PROASMA, bem como palestra e dispensação de medicamentos;
• Consultas no programa de alergia alimentar: realização de teste Prick to Prick, Prick teste e provocação oral;
• Curativo;
• Retirada de pontos;
• Aferição de pressão arterial;
• Dosagem de glicemia capilar;
• Administração de medicamentos;
• Imunização (vacinas);
• Vacinas do Crie – vacinas especiais;
• Triagem neonatal – realização de teste do pezinho;
• Realização de medidas antropométricas (pesagem e estatura);
• Verificação de temperatura corporal;
• Distribuição de preservativos;
• Distribuição de soro de reidratação oral;
• Agendamentos de consultas e exames;
• Acompanhamento do bolsa família.

Imagem: Divulgação/SMS – Pref. de Catalão


Publicado por: Badiinho Moisés/SMS – Pref. de Catalão – ASCOM – Prefeitura de Catalão.

“PREFEITURA FOI PEGA DE SURPRESA”, DIZ ADIB ELIAS SOBRE SUSPENSÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM CATALÃO

Foto: vídeo/ captura

O prefeito de Catalão, Adib Elias (PODEMOS), usou as redes sociais para se pronunciar sobre a situação do transporte público de Catalão em um vídeo publicado na tarde desta segunda-feira (04/04). Entre as declarações, Adib afirmou que a prefeitura foi “pega de surpresa” quando a Transduarte, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, interrompeu a prestação de serviço. Ele afirmou também que o transporte público “no Brasil inteiro” passa por dificuldade.

O chefe do executivo ressaltou que a prefeitura vai subsidiar o serviço e, assim, ônibus vão voltar a circular normalmente a partir dessa terça-feira. De acordo com o prefeito, empresa havia suspendido o serviço tendo como justificativa o aumento do valor do diesel e outros custos, como: pneus, peças.

“Desde o primeiro momento, iniciamos diversas reuniões com a empresa, solicitamos documentos e planilhas e só após a Procuradoria do Município e o Controle Interno avaliarem os custos, conseguimos sustentação legal para resolver o problema”, disse Adib.

Adib disse ainda que para que os ônibus do transporte público continuassem circulando, teria um custo de R$ 10,53 para cada usuário do serviço, e que esse preço “sobrecarregaria o cidadão”, e que, pensando nisso, decidiu subsidiar o valor.


Leia também: 

-TRANSPORTE COLETIVO VOLTA NESTA TERÇA-FEIRA; PASSAGEM PASSA A CUSTAR R$ 5 REAIS

-TRANSDUARTE SUSPENDERÁ TRANSPORTE PÚBLICO DE CATALÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA (14/03); PREFEITURA FOI NOTIFICADA

-EM ENTREVISTA AO BADIINHO, GERENTE DA TRANSDUARTE EXPLICA SOBRE SUSPENSÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM CATALÃO

 

Publicado por: Badiinho Moisés

CATALÃO DESOBRIGA USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS FECHADOS

0
Foto ilustrativa: redes sociais/ Reprodução


A Prefeitura de Catalão emitiu um decreto na tarde desta segunda-feira (04/04) desobrigando o uso de máscaras, agora, também em locais fechados. Antes, era permitido ficar sem máscara apenas em locais abertos e sem grandes aglomerações.

Com o novo decreto, ainda há recomendações para que se mantenha o uso de máscaras de determinados ambientes, como:

– Unidades de saúde;

– Instituições de ensino;

– Locais abertos quando houver aglomeração de pessoas.


Justificativa

A razão para a tomada da medida foi que a cidade já alcançou pelo menos 84% da cobertura vacinal contra a covid-19. De acordo com o decreto, o município tem avançado na aplicação das doses adicionais e de reforço, inclusive na vacinação de crianças.

A cidade também teve uma baixa taxa de ocupação em leitos destinados a pacientes acometidos pela doença, tendo, atualmente, apenas um paciente internado num desses leitos, de acordo com o boletim municipal.

Leia também:

-CATALÃO: LIBERAÇÃO DE MÁSCARAS DEVE SER TEMA DE DISCUSSÃO ENTRE O COMITÊ NESSA SEGUNDA

 


Publicado por Badiinho Moisés 

SOBE PARA 18 O NÚMERO DE MORTES EM RAZÃO DA CHUVA NO RIO DE JANEIRO

0
Foto: Gabriel de Paiva – Agência O Globo/ Reprodução

Subiu para 18 o número de pessoas mortas em razão das fortes chuvas que castigaram o estado do Rio de Janeiro a partir de quinta-feira (31). Dois corpos foram encontrados na madrugada desta segunda-feira (4) em Angra do Reis (a 156 km do Rio), no bairro Monsuaba, uma das regiões mais afetadas pelo temporal. A informação é do Mais Goiás e da Folha Press.

Ao menos seis casas foram atingidas por deslizamentos de terra, deixando pelo menos dez mortos, sendo quatro crianças e quatro adultos. Ainda não foi divulgado se as novas vítimas são adultos ou crianças.

Choveu em 48 horas o equivalente a 655 milímetros no continente, e a 592 milímetros em Ilha Grande. Segundo a prefeitura, são índices jamais registrados antes.

A Ilha Grande, que pertence a Angra, também foi castigada pelas chuvas. No local, as comunidades mais afetadas foram as de Araçatiba, Vermelha, Provetá, Abraão e Aventureiro.

Todas registraram deslizamentos de terra e blocos de pedra, diz a prefeitura. A Praia de Itaguaçu, ao lado da Praia Vermelha, foi praticamente soterrada. De acordo com relatos de moradores da região, quatro pessoas estão desaparecidas.

Segundo a Prefeitura de Angra, 314 pessoas afetadas pelas chuvas estão em 38 pontos de apoio montados pela administração municipal. Nesses locais, elas estão recebendo suporte das equipes da Assistência Social, Educação e Saúde.

Em razão dos estragos causados pelas chuvas, o governo federal reconheceu a situação de emergência de Angra, o que permite acelerar a liberação de ajuda ao município.

A prefeitura também está recebendo doações na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, localizada na Praça Marinha Greenhalgh, 59, ao lado do Teatro Municipal.

Água, toalhas, colchões, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza estão entre os mais necessários.

Além de Angra, outros municípios do estado foram duramente afetados pelas chuvas. Sete pessoas da mesma família foram vítimas de um deslizamento em Paraty (a 240 km da capital).

Segundo a prefeitura, as vítimas foram uma mãe e seis filhos, com idades entre 2 e 17 anos. Um sétimo filho foi resgatado com vida e encaminhado para o Hospital Municipal Hugo Miranda com quadro estável. Outras quatro pessoas também teriam ficado feridas, mas sem gravidade.

O outro óbito ocorreu em Mesquita, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Um homem morreu eletrocutado na região central da cidade em consequência das chuvas. Outras cidades do estado também sofreram danos, como São João de Meriti, Nova Iguaçu e Belford Roxo, município no qual 300 moradores ficaram desalojados.

Publicado por: Badiinho Moisés

GASOLINA DE CATALÃO É MAIS CARA QUE A MÉDIA DO ESTADO, REVELA LEVANTAMENTO

0
Foto ilustrativa: redes sociais/ Reprodução

De acordo com o Procon de Catalão, atualmente o preço médio da gasolina comum no município é de R$ 7,50, já a aditivada está em torno de R$ 7,52. Já um levantamento mostra que o preço médio cobrado pelo litro de gasolina comum em Goiás na última semana, entre os dias 27 de março e 2 de abril, foi de R$ 7,38, o que representa 12 centavos mais barato que a média de Catalão.

Os dados são do Sistema de Levantamento de Preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em Goiânia, um levantamento feito com base nos presos da gasolina de 44 postos, chegou-se ao valor médio de R$ 7,34. O menor preço encontrado foi de R$ 7,14 e o mais caro, R$ 7,82.


Diesel mais barato

O diretor do Procon de Catalão, Thiago Simões, disse à imprensa que nos últimos dias o diesel sofreu uma queda nos preços, em média 15 centavos.

Ele conta que a pesquisa divulgada há 3 semanas mostrou que, até então, o diesel estava com o preço médio de R$ 6,85, e agora, nesta segunda-feira (04/04), em torno de R$ 6,70.


Gasolina pelo Brasil

A média nacional de preço pago por litro de gasolina, segundo a ANP, é de R$ 7,27. O valor médio mais alto foi R$ 8,11, no Piauí. O mais barato no Amapá: R$ 6,33. Veja a lista:

Acre (AC) – R$ 7,51

Alagoas (AL) – R$ 7,11

Amapá (AP) – R$ 6,33

Amazonas (AM) – R$ 7,31

Bahia (BA) – R$ 7,25

Ceará (CE) – R$ 7,47

Distrito Federal (DF) – R$ 7,54

Espírito Santo (ES) – R$ 7,27

Goiás (GO) – R$ 7,38

Maranhão (MA) – R$ 7,14

Mato Grosso (MT) – R$ 7,05

Mato Grosso do Sul (MS) – R$ 6,99

Minas Gerais (MG) – R$ 7,52

Pará (PA) – R$ 7,31

Paraíba (PB) – R$ 7,03

Paraná (PR) – R$ 7,24

Pernambuco (PE) – R$ 7,20

Piauí (PI) – R$ 8,11

Rio de Janeiro (RJ) – R$ 7,70

Rio Grande do Norte (RN) – R$ 7,77

Rio Grande do Sul (RS) – R$ 6,84

Rondônia (RO) – R$ 7,37

Roraima (RR) – R$ 7,05

Santa Catarina (SC) – R$ 6,99

São Paulo (SP) – R$ 6,87

Sergipe (SE) – R$ 7,35

Tocantins (TO) – R$ 7,51


Publicado por: Badiinho Moisés

MOTORISTA GRÁVIDA É AGREDIDA POR PASSAGEIRA CAUSA DE MÁSCARA, EM GOIÂNIA

0
Foto: captura/ Reprodução

Uma motorista por aplicativo, grávida, foi agredida por passageiros nesse domingo (03/04), em Goiânia. A briga aconteceu porque uma das passageiras queria ir no banco da frente sem usar máscara e foi impedida pela motorista.

Divania Moreira de Souza disse já fazia um tempo que ela não trabalhava como motorista por aplicativo em razão da gravidez, e tinha medo de contrair alguma doença. Mas diante das dificuldades financeiras, não restou outra opção senão voltar ao trabalho.

Ao receber um chamado para buscar quatro passageiros no Residencial Oeste, uma idosa, uma criança e um adolescente sentaram no banco de trás, e a mulher que, segundo a motorista, estava visívelmente bêbada, foi para sentar banco da frente e sem máscara.

Foi então que Divana a alertou dizendo que não gostaria que ela sentasse na frente sem usar máscara. A passageira se alterou e ligou para a polícia. Militares responderam que a motorista não tinha a obrigação de levá-la. As duas, então, desceram do carro e a confusão começou.

Divania procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência contra as agressoras.

Publicado por: Badiinho Moisés

TRANSPORTE COLETIVO VOLTA NESTA TERÇA-FEIRA; PASSAGEM PASSA A CUSTAR R$ 5 REAIS

Foto: Reprodução

A Transduarte, concessionária de transporte urbano de Catalão, volta às atividades nesta terça-feira (5/4), após ajuste de preço das tarifas e da definição de novas rotas. Foram 22 dias de trabalho entre representantes da Prefeitura de Catalão, técnicos da empresa e assessoria jurídica para celebrar o acordo.

Desde 2019, a Transduarte não reajusta o valor das passagens (R$ 3,50). Nesse período, a empresa manteve a atividade mesmo com a disparada do preço do diesel no Brasil. Houve aumento de 134% no combustível, um dos principais insumos para a prestação de serviço. A redução de passageiros ano a ano ainda foi drástica por causa da covid-19. Em 2019, foram 985.741 usuários do sistema de transporte. Em 2021, fechou em 247.070 passageiros. Nos primeiros três meses de 2022, a tendência de redução permaneceu e foram registrados 45.721. Os custos operacionais com pessoal e manutenção também sofreram reajuste nesses anos: acúmulo de 7%. 

Com apresentação de planilha de custo, a Transduarte solicitou à Prefeitura de Catalão a revisão da tarifa e uma solução definitiva para não prejudicar seus usuários. Em conjunto com a prefeitura, ficou definido que a nova tarifa será R$ 5,00, mantendo-se a gratuidades e o desconto de 50%, de acordo com as leis. Além da adequação nos valores, um projeto lei permite que seja concedido um aditivo no contrato de concessão do transporte. O valor do aditivo será R$ 40 mil.

Dentro do plano de adequações, a Transduarte sugeriu e foi atendida na mudança das rotas. A partir desta terça-feira, as novas linhas serão nominadas: Pontal Norte/Setor Universitário; Vila Liberdade/Santa Terezinha; Castelo Branco; Ipanema; e Vila União/Bairro das Américas. Os veículos passarão somente nas principais vias de acessos a esses bairros.

 

Leia também: 

-TRANSDUARTE SUSPENDERÁ TRANSPORTE PÚBLICO DE CATALÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA (14/03); PREFEITURA FOI NOTIFICADA

-EM ENTREVISTA AO BADIINHO, GERENTE DA TRANSDUARTE EXPLICA SOBRE SUSPENSÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM CATALÃO

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações TV Sudeste 

CATALÃO: PROMESSA É CONTINUIDADE DO CALOR DURANTE TODA ESSA SEMANA

Foto: Badiinho Moisés/Arquivo

De acordo com o climatologista Rafael Ávila, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), a semana promete ser de muito calor em Catalão, e na região Centro Sul de Goiás.

O Rafael Ávila informou que teremos predomínio de sol com temperaturas máximas elevadas com valores previstos para atingir até 34ºC e umidade relativa do ar em declínio com valores superiores a 30% . Entre segunda (04) a quinta-feira (08) tem baixa possibilidade de pancadas de chuvas, mas podem acontecer de forma muito irregulares e pontuais.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA SAÚDE, O HOSPITAL NASR FAIAD PROMOVE EVENTO NA REPRESA DO CLUBE DO POVO

0
Foto: Reprodução

Depois de dois anos cheio de restrições por causa da pandemia da Covid-19, o Hospital Nasr Faiad promove nesse sábado um evento gratuito e aberto à população com o intuito maior de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Cuidar do corpo e da mente é mais que uma opção. É também um hábito indispensável para garantir saúde e uma vida com mais qualidade. Para reforçar a importância desses cuidados, O Hospital Nasr Faiad, em parceria com a Cross Experience e a Secretaria Municipal de Esportes, promove uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.
O evento será realizado no sábado, dia 09 de abril a partir das 08h30 da manhã, na Represa do Clube do Povo, um dos principais cartões postais da cidade, local que inspira a prática de atividades físicas e passeios em família.

Gratuito e voltado para pessoas de todas as idades, a programação inclui aula de Cross Training com a turma da Cross Experience e aulas de dança. Haverá ainda orientação de médicos do nosso corpo clínico.

Imagem: divulgação


Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Comunicação HNF