Início Site Página 866

DIRETORIA DA OAB CATALÃO É DIPLOMADA COM RECEPÇÃO HISTÓRICA

0
Foto: Divulgação/Ascom – OAB Catalão

Aconteceu na última sexta-feira (08) no Hotel GO Inn a Cerimônia de Diplomação da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Catalão para o triênio 2022/2024.

O evento ficou marcado como a mais prestigiada da história da OAB Catalão e uma das maiores da Seccional Goiás, reunindo mais de trezentos convidados com expressiva participação de autoridades de todo Estado e da região, mostrando a força e o respeito da instituição e sua diretoria.

O presidente reeleito com cem por cento dos votos válidos Dr. Thadeu Aguiar disse da alegria em ser reempossado em um evento tão concorrido: “Estamos muito felizes especialmente por entender a importante de tamanho prestígio. Ninguém faz nada sozinho. Nós não podemos ir muito além sem o apoio de gigantes. Se hoje a Ordem demonstra essa musculatura e respeito nós somos somente um pedaço de toda uma história de construção da nossa entidade. O mérito é todo dos nossos antecessores e respectivos diretores que foram incansáveis assim como nós. Lutaremos para continuar honrando toda essa história.”

O presidente da Seccional Goiás, Dr. Rafael Lara destacou a gestão harmoniosa e construtiva de Thadeu e de sua importância atual no cenário do Estado: “Na Subseção de Catalão a OAB está muito bem servida com grandes líderes conduzindo nossa instituição. O Dr. Thadeu é hoje um dos presidentes de atuação destacável no Estado que utiliza do diálogo para buscar melhorias a advocacia, e por isso fizemos tanto juntos e seguiremos realizando.”

Após o término da cerimônia a nova diretoria ofereceu um coquetel sofisticado assinado por Alexandre Ayres a todos os convidados.


Leia também: 

-NOVA DIREÇÃO DA OAB CATALÃO SERÁ DIPLOMADA E EMPOSSADA NA NOITE DE HOJE

Foto: Divulgação/Ascom – OAB Catalão
Foto: Divulgação/Ascom – OAB Catalão
Foto: Divulgação/Ascom – OAB Catalão
Foto: Divulgação/Ascom – OAB Catalão
Foto: Divulgação/Ascom – OAB Catalão

 

Publicado por: Badiinho Moisés

ELEIÇÕES 2022: MDB DE CATALÃO RETIRA APOIO A SAMPAIO E DECIDE HOJE, SE PARTIDO TERÁ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

0
Ex-prefeito de Ouvidor, Onofre Galdino, presidente estadual do MDB e pré-candidato a vice-governador, Daniel Vilela, agropecuarista e ex-canditado a prefeito, Elder Galdino e o presidente do MDB de Catalão, odontólogo Aprenda a pronunciar Orioval Júnior. Foto: Reprodução

A direção do  Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Catalão, confirmou a retirada de apoio ao pré-candidato Luiz Sampaio, ex-vice-presidente do Cidadania, agora filiado no Solidariedade.

A confirmação foi dada pelo presidente do partido em Catalão, Orioval Júnior, que disse que os novos rumos do partido será definido em uma renião a ser realizada ainda hoje.

O principal motivo da debandada de emedebistas de Sampaio, seria o fato deles já terem apoio definido ao pré-candidato a deputado federal do MDB, o ex-candidato a prefeito de Anápolis, Márcio Correia, que será apoiado pelos irmãos Galdinos e também pelo MDB de Catalão, e Luiz Sampaio teria outro nome definido.

Como opção para uma possível candidatura a deputado estadual, o MDB local conta com o ex-prefeito de Ouvidor, Onofre Galdino, seu irmão Helder Galdino, que foi segundo colocado na eleição municipal de 2020 obtendo quase 15 mil votos, o vereador Helson Barbosa ‘Caçula’,  dentre outros, porém, Orioval Júnior afirmou que essa decisão será definida na reunião de hoje.


Leia também: 

-ELEIÇÕES 202: MDB DE CATALÃO ANUNCIA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE LUIZ SAMPAIO


Até então, confirmaram pré-candidaturas em Catalão os seguintes nomes:


Leovil Júnior (PSD):
candidato apoiado pelo prefeito Adib Elias;


Gustavo Sebba (PSDB),
deputado e candidato a reeleição, é filho do ex-prefeito Jardel Sebba e atualmente único representante de Catalão na Assembleia e oposicionista no município.


Luiz Sampaio (SD):
Cartorário, ex-vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), foi candidato a deputado estadual na eleição passada obtendo mais de 12 mil votos.

Rodrigão (POD): Rodrigo Alves Carvelo ‘Rodrigão’, é ex-vice-prefeito de Catalão, vereador em exercício, líder sindical e desenvolve trabalho social em associação de portadores de câncer.

Caso o MDB de Catalão confirme a candidatura de algum dos irmãos Galdinos,  mudanças no tabuleiro político ocorrerão, comprovando que a política é dinâmica e em uma semana tudo pode mudar.

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

Protegido: POLICIAL MILITAR DE FOLGA EVITA HOMICÍDIO E PRENDE SUSPEITO APÓS ESFAQUEAR VÍTIMA, EM ANHANGUERA

0



QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 59 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA TERÇA-FEIRA (12/04) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 12/04/2022 – Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Assistente de RH ou Contabilidade com experiência, para trabalhar em Pires Belo, vaga também para PCD, ambos os sexos – 01 vaga;

2. Ajudante de Carga e Descarga com experiência, disponibilidade de horário, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

3. Almoxarife com experiência em ferramentas de mecânica, masculino – 01 vaga;

4. Analista de Marketing com experiência e informática, ambos os sexos – 01 vaga;

5. Armador de Ferragens com experiência na CTPS, masculino – 06 vagas;

6. Auxiliar de Cozinha com experiência na CTPS, para trabalhar das 16h20 às 00h, feminino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 01 vaga;

8. Babá com experiência na CTPS, para trabalhar de segunda à sexta, das 08h às 18h no bairro Santa Cruz, feminino – 01 vaga;

9. Comprador com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

10. Corretor de Imóveis com experiência em vendas e veículo próprio, ambos os sexos – 01 vaga;

11. Costureira com experiência, feminino – 01 vaga;

12. Eletricista (Técnico em Eletrotécnica) com disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

13. Eletricista com experiência na CTPS, NR-10, masculino – 01 vaga;

14. Encanador com experiência na CTPS, masculino – 04 vagas;

15. Montador de Equipamentos Automotivos com experiência, masculino – 01 vaga;

16. Monitor de Alunos que esteja cursando área das exatas, ambos os sexos – 01 vaga;

17. Montador de Andaimes com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

18. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “AB”, disponibilidade de horários, para trabalhar com a entrega de gás, masculino – 01 vaga;

19. Motorista Entregador com experiência na CTPS, CNH “D”, para também auxiliar na carga e descarga de materiais, vaga temporária para trabalhar em uma madeireira, masculino – 01 vaga;

20. Motorista Entregador com experiência, CNH “AB”, com disponibilidade de horários, para trabalhar em depósito de gás, masculino – 01 vaga;

21. Mototaxista com moto própria, CNH “A”, ambos os sexos – 01 vaga;

22. Auxiliar de Serviços Gerais para trabalhar com a limpeza de uma oficina mecânica, masculino – 01 vaga;

23. Operador de Empilhadeira, com experiência na CTPS, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

24. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

25. Pedreiro com experiência em reboco, masculino – 01 vaga;

26. Pedreiro com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

27. Pintor de Automóveis com experiência, masculino – 01 vaga;

28. Quitandeira com experiência, feminino – 01 vaga;

29. Quitandeira com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

30. Recepcionista de Hotel para trabalhar na cidade de Ouvidor, com experiência em emissão de notas fiscais e domínio do pacote Office e Redes Sociais, feminino – 01 vaga;

31. Repositor de Mercadorias, com experiência, disponibilidade de horário, masculino – 01 vaga;

32. Repositor de Mercadorias com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

33. Serralheiro com experiência, masculino – 01 vaga;

34. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vagas;

35. Servente de Obras com experiência na CTPS, masculino – 01 vagas;

36. Servente de Serviços Gerais para trabalhar com serviços braçais, masculino – 10 vagas;

37. Técnico em Informática com experiência, masculino – 01 vaga;

38. Técnico em Segurança do Trabalho com experiência na CTPS no ramo de construção civil, necessário ter CNPJ, ambos os sexos – 01 vaga;

39. Vendedor Interno com experiência em área civil, ambos os sexos – 01 vaga;

40. Vendedor Interno, ambos os sexos – 01 vaga;

41. Vendedor externo com disponibilidade para viajar, trabalhar com produtos naturais ambos os sexos – 01 vaga;

42. Vendedor Pracista com veículo próprio, masculino – 01 vaga.

 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

SAÚDE DE CATALÃO VACINA ADOLESCENTES E IDOSOS CONTRA COVID-19 NESTA TERÇA-FEIRA (12)

0
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina

O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (12), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

-com imunodeficiência primária grave;
-em quimioterapia (câncer);
-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
-portadores de HIV/ Aids;
-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
-em uso de drogas modificadores da resposta imune;
-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
-pacientes em hemodiálise;
-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e população adulta para receberem a Terceira Dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca as gestantes e puérperas (de 12 a 17 anos) e população adulta (acima de 18 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 12 de dezembro, para aplicação da terceira dose.

A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (12), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Prefeitura de Catalão

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose

O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 12 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (12), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação (para pedestres):

Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS – Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca idosos de 60 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente idosos de 60 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (08/12), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

Idosos acamados ou que possuem alguma dificuldade de locomoção, a vacinação poderá ser em casa. Para isso, um familiar ou responsável deve entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 64 9238-4557.

A imunização acontecerá nesta terça-feira (12), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Já a recomendação para vacinar os idosos com a quarta dose, se deu pelo alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.

Imagem: SMS – Prefeitura de Catalão

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são da SMS – Pref. de Catalão  

REINO UNIDO ANALISA RELATOS DE ATAQUE QUÍMICO EM MARIUPOL

0
Foto: R7/Reprodução

A ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, disse nesta segunda-feira (11) que os britânicos estão tentando verificar as informações de que a Rússia teria usado armamento químico na cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia. A informação foi publicada no Portal R7.

“Qualquer uso desse armamento é uma cruel escalada neste conflito, e Putin e seu regime deverão prestar contas”, acrescentou Truss.

A deputada ucraniana Ivanna Klympush disse que a Rússia usou uma “substância desconhecida” em Mariupol e que a população apresentava problemas respiratórios. “O mais provável, armas químicas”, tuitou.

O Batalhão Azov, uma força paramilitar ucraniana, assinalou no Telegram que um drone russo havia despejado uma “substância venenosa” nas tropas e civis ucranianos em Mariupol. O grupo afirmou que as pessoas apresentavam problemas respiratórios e neurológicos.

A AFP não foi capaz de verificar independentemente essas denúncias.

Um alto responsável dos separatistas pró-Rússia da região de Donetsk, Eduard Basurin, falou sobre a possibilidade de usar armamento químico contra a cidade portuária que tem resistido a bombardeios durante semanas.

Basurin assegurou que suas forças poderiam “empregar tropas químicas que encontrarão uma forma de fazer as toupeiras fugir de suas tocas”, disse em declarações à agência russa RIA Novosti.

A Rússia negou ter cometido qualquer crime de guerra durante sua ofensiva contra a Ucrânia.

Serviços de inteligência ocidentais e analistas apontaram para a possibilidade de Moscou recorrer a armas não convencionais diante do pequeno avanço de sua ofensiva e da impaciência do presidente Vladimir Putin ante a resistência ucraniana.


Publicado por: Badiinho Moisés

FORÇAS ARMADAS AUTORIZAM COMPRA DE 35 MIL COMPRIMIDOS DE VIAGRA E REPERCUTE NA WEB

0
Foto: Pfizer/ Reprodução

As Forças Armadas brasileiras autorizaram processos de compra de 35.320 unidades de citrato de sildenafila, conhecido como Viagra. O medicamento é indicado para o tratamento de homens com disfunção erétil. Dados do Portal da Transparência e do Painel de Preços do governo federal mostram oito pregões homologados entre 2020 e 2021, e ainda em vigor neste ano. A informação foi publicada no Portal R7.

A maior parte das aquisições é direcionada à Marinha, com 28.320 unidades do medicamento. No caso do Exército, foram 5.000 comprimidos; e da Aeronáutica, foram 2.000.

As informações foram levantadas pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), que apresentou um requerimento solicitando ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, explicações sobre os processos de compra. Paulo Sérgio assumiu a pasta no último dia 8. Até então, o ministro era o general Braga Netto.

“Precisamos entender por que o governo Bolsonaro está gastando dinheiro público para comprar Viagra e nessa quantidade tão alta. As unidades de saúde de todo o país enfrentam, com frequência, falta de medicamentos para atender pacientes com doenças crônicas, como insulina, e as Forças Armadas recebem milhares de comprimidos de Viagra. A sociedade merece uma explicação”, disse o deputado.

O parlamentar também já questionou outras aquisições feitas pelo Ministério da Defesa. Na semana passada, informou ter identificado compra de alimentos de luxo entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano. Vaz apontou que só de filé mignon foram 557,8 mil quilos para atender aos comandos da Marinha, da Aeronáutica e do Exército, além da Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil).

O deputado também detalhou que dados da transparência do governo federal mostraram processo de compra, mediante dispensa de licitação, de 373,2 mil quilos de picanha e 254 mil quilos de salmão. No ano passado, ele e outros parlamentares do PSB denunciaram compras de alimentação dentro do governo federal, dessa vez atingindo o Ministério da Economia, com aquisição de picanha, cerveja e uísque.

Em nota, a Aeronáutica informou que o medicamento é usado para hipertensão arterial pulmonar e em pacientes com esclerose sistêmica, para melhor controle do fenômeno de raynaud em pessoas acometidos pela grave doença. A Aeronáutica ressaltou que o uso para o tratamento de disfunção erétil, principal uso indicado do viagra, “não se encontra priorizada nesse tipo de aquisição”.

“Entre os usos atualmente aprovados da sildenafila estão principalmente o tratamento para hipertensão arterial pulmonar e para melhor controle do fenômeno de raynaud numa doença grave denominada esclerose sistêmica, o que endossa e motiva a aquisição para utilização do aludido medicamento especialmente no âmbito hospitalar. A utilização para o tratamento da disfunção erétil não se encontra priorizada nesse tipo de aquisição”, informou.

No fenômeno de raynaud, o fornecimento de sangue é afetado em determinadas áreas do corpo, geralmente as extremidades (dedos das mãos, pé, orelhas e ponta do nariz), que ficam dormentes e geladas.

“Reiteramos que nossos processos licitatórios são transparentes, com estreita observância aos princípios constitucionais e utilização das ferramentas institucionais e dos sistemas oficiais de compras do Governo Federal, sendo submetidas à fiscalização dos órgãos de controle, interno e externo”, pontuou.

A Marinha também afirmou que os processos licitatórios realizados para a aquisição dos medicamentos visam o tratamento de pacientes com hipertensão arterial pulmonar. “Trata-se de doença grave e progressiva que pode levar à morte. A associação de fármacos para a HAP [hipertensão arterial pulmonar] vem sendo pesquisada desde a década de 90, estando ratificado, conforme as últimas diretrizes mundiais (2019), o uso da sildenafila, bem como da tadalafila, com resultados de melhora clínica e funcional do paciente”, defendeu.

O Ministério da Defesa enviou uma nota frisando a mesma informação: que “a aquisição de sildenafila visa o tratamento de pacientes com Hipertensão Arterial Pulmonar”. “Esse medicamento é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o tratamento de HAP. Por oportuno, os processos de compras das Forças Armadas são transparentes e obedecem aos princípios constitucionais”, pontuou. O Exército ainda não respondeu.

Pneumologista da Faculdade de Medicina do ABC, Franco Martins explica que o sildenafil (viagra) foi descoberto justamente para o tratamento de crianças com hipertensão arterial pulmonar. Com o tempo, o medicamento começou a ser usado em adultos e, durante os estudos clínicos, pacientes apontaram a ereção como um evento adverso.

“Isso ainda na década de 90. Com essas informações, passou-se a seguir a linha de pesquisa para tratar disfunção erétil”, explicou o médico. De acordo com ele, atualmente existem medicamentos mais

modernos para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar, considerada uma doença rara, mas que até hoje, na rede pública, usa-se muito o viagra por ser um remédio mais barato.

O médico ressalta que, em relação à dosagem, normalmente se receita as pílulas de 20 miligramas (mg). A maior parte dos comprimidos adquiridos pelos militares, no entanto, são de 25 mg. Franco Martins explica que é plenamente possível receitar o de 25mg, três vezes ao dia, tendo em vista que a diferença de dosagem será pequena.

O Exército e a Marinha adquiriram 800 unidades de 50 mg. Neste caso, o pneumologista explicou que, geralmente, a dosagem não é receitada a pacientes com a doença pulmonar. Ele pontuou, no entanto, que quando algum paciente compra o de 50 mg, os médicos pedem que a pílula seja dividida ao meio, tornando-se duas pílulas de 25 mg.

 

Publicado por: Badiinho Moisés, com informações do R7 

TIROTEIO E CONFUSÃO EM LUAU TERMINA COM DOIS MORTOS EM IPAMERI

0
Foto: Redes sociais/ Reprodução

Duas pessoas morreram em um tiroteio durante um luau na zona rural de Ipameri, cidade distante a 60 quilômetros de Catalão. A festa começou na noite de sábado (9) em uma chácara a cerca de dois quilômetros da cidade e o tiroteio aconteceu por volta das 6h da manhã de domingo (11/04). Um dos disparos atingiu uma adolescente que foi encaminhada ao hospital. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito chegou no local e efetuou disparos contra os participantes do luau. Uma das vítimas é um rapaz de 24 anos que possui passagens por tráfico de drogas, homicídios, roubo e furto. Ele seria o alvo do atirador. A outra vítima que veio a óbito no local é um adolescente de 13 anos que participava do evento.

O suspeito e a vítima maior de idade possuem uma rixa por disputa de tráfico de drogas, e acredita-se que essa seja a motivação do crime.

Uma adolescente foi atingida com um tiro na perna, recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada ao Hospital Municipal de Ipameri pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também atestou o óbito das duas vítimas fatais.

A Polícia Técnico-Cientifica realizou a perícia no local e liberou os corpos que foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Catalão.

O suspeito de ser o autor dos disparos já foi identificado, a polícia faz buscas para localiza-lo. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

 

Publicado por: Badiinho Moisés

REUTILIZAR ÓLEO DE COZINHA PODE PROVOCAR CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS; ENTENDA OS RISCOS

0
Foto: R7/Reprodução

Especialistas alertam que o óleo de cozinha não deve ser reutilizado, sendo seguro utilizá-lo apenas uma única vez. A informação foi publicada no Jornal Ciência, e confirmado pelo Portal R7, da Record TV.

Para entender o que acontece, devemos considerar vários fatores. Quando o óleo atinge altas temperaturas no processo de fritura, ocorrem mudanças químicas na estrutura das moléculas do óleo, tornando-o tóxico.

A principal substância produzida e, considerada extremamente prejudicial, é conhecida como acroleína, que danifica a saúde dos intestinos e estômago.

Quando esquentamos o óleo, processos de oxidação, polimerização e hidrólise ocorrem, permitindo o surgimento de substâncias muito tóxicas. Alguns tipos de radicais livres que se formam, bem como gordura trans, podem ocasionar risco elevado de doenças cardiovasculares.

Se o óleo for usado para fritar vegetais que contenham amido (como por exemplo batata, mandioca, banana…), o recomendado é jamais utilizar novamente e trocá-lo por um novo. Isso é importante porque o amido dentro do óleo quente forma a chamada acrilamida — uma substância com grande potencial de provocar câncer.


Qual óleo usar?

Entre os óleos disponíveis para uso em fritura, o óleo de girassol é o mais recomendado por resistir melhor à temperatura. Mas, ele contém 65% de gordura poli-insaturada, tornando-o mais propenso a oxidar.

Já o azeite de oliva tem 70% de ácidos monoinsaturados, portanto, não resiste a altas temperaturas e não é recomendado para frituras.

Mas, se for efetuada uma fritura menos intensa, em temperatura inferior a 175 ºC, poderá ser reaproveitado, embora a sua qualidade seja consideravelmente reduzida após a primeira utilização. A temperatura de 175 ºC está abaixo da temperatura ideal do ponto de fritura, que gira em torno de 180 ºC e 190 ºC.


Quer usar novamente?

Se tudo o que foi dito acima não é o suficiente para convencê-lo a mudar os hábitos (inclusive pela alta recente do preço do óleo de cozinha que pesa no bolso do consumidor), existem algumas dicas para reutilizar o óleo com menos impacto à saúde.

Se for reutilizar, prefira guardar em frascos de vidro, por serem mais estáveis do que o plástico. Evite deixar o óleo na panela ou dentro do forno. O óleo aberto na panela pode oxidar rapidamente.

O óleo usado para fritar bata só pode ser reutilizado se você fritar apenas batatas neste óleo. Se fritar peixe ou qualquer tipo de proteína, não reutilize com batatas e vice e versa.

Ao esquentar a panela para cozinhar, caso tenha aquecido demais, atingindo o chamado “ponto de fumaça”, não utilize novamente em nenhuma hipótese. Se for realmente necessário reutilizar o óleo para economizar, não faça isso mais do que 3x.

Quanto mais escuro seu óleo estiver, mais danos poderá provocar no organismo — podendo provocar processos inflamatórios, oxidativos e até mesmo câncer!


Publicado por: Badiinho Moisés com informações do R7

INSS DOBRA TEMPO DE COBERTURA SEM CONTRIBUIÇÃO; SAIBA O QUE MAIS MUDOU

0
Foto: Correio Braziliense/ Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alterou as regras sobre os direitos dos segurados e os processos internos para funcionários públicos. Entre as mudanças estão os critérios para administrar, manter, reconhecer e revisar os direitos dos beneficiários. A informação foi publicada no Correio Braziliense.

A instrução normativa 128, com mais de 200 páginas, foi publicada em 29 de março no Diário Oficial da União. O documento impacta o cadastro do usuário, no benefício, manutenção, processo administrativo previdenciário, acumulação de benefício, acordo internacional, recurso, revisão, compensação previdenciária e reabilitação profissional.

Com a medida, o governo visa reduzir a fila de concessão do benefício do INSS, com cerca de 1,6 milhão de beneficiários que esperam uma resposta do órgão.

 

Mudanças

Entre as principais mudanças está a atualização do Perfil Psicográfico Previdenciário (PPP), que assegura a aposentadoria especial. Foi excluído do formulário a existência de monitoração biológica e o preenchimento do Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

O período de graça – tempo que o trabalhador ainda tem direito a cobertura previdenciária mesmo sem contribuir – aumentou. Se a norma antiga garantia ao trabalhador ter 12 meses de cobertura, a nova instrução agora garante mais 12 meses.

Quem está recebendo herança também deve ficar atento às mudanças. A instrução proíbe herdeiros de trocar a aposentadoria por benefício mais vantajoso. A medida já havia sido barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Já a contagem de tempo do auxílio-doença na aposentadoria deixa de contar, como especial, o tempo de afastamento de trabalhadores que receberam o auxílio-doença e atuam em atividade prejudicial à saúde. Com isso, profissionais afastados de áreas de risco não conseguem uma aposentadoria especial.

Outra alteração é quanto à prova de união estável, que antes exigia a documentação comprobatória da união dos dois anos anteriores ao pedido. Pela nova regra, a instrução exigirá apenas uma documentação de união estável, permitindo que a segunda prova seja por meio da justificação administrativa – pedido para levar testemunhas ao instituto no intuito de conseguir a concessão do benefício. A mudança também atinge indígenas nos casos em que o segurado tenha mais de uma companheira, desde que seja comprovada pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

Publicado por: Badiinho Moisés